Os segredos da mente milionária -...

121

Transcript of Os segredos da mente milionária -...

Títulooriginal:SecretsofthemillionairemindCopyright©2005porHarvEker

Copyrightdatradução©2006porGMTEditoresLtda.Todososdireitosreservados.

traduçãoPedroJorgensenJuniorpreparodeoriginaisValériaInezPrest

revisãoLuisAméricoCosta

SérgioBellinelloSoaresTerezadaRocha

projetográficoediagramaçãoValériaTeixeira

capaMiriamLernerproduçãodigitalSelêniaServiços

E37s

Eker,T.HarvOssegredosdamentemilionária[livroeletrônico]/T.HarvEker[traduçãodePedro

JorgensenJunior];RiodeJaneiro:Sextante,2010.recursodigital

Traduçãode:SecretsofthemillionairemindFormato:ePubRequisitosdosistema:AdobeDigitalEditionsMododeacesso:WorldWideWebISBN978-85-7542-576-3(recursoeletrônico)

1.Moedas-Aspectospsicológicos.2.Milionários-Psicologia.3.Ricos-Psicologia.4.Riqueza-Aspectospsicológicos.5.Capitalistasefinancistas-Psicologia.6.Sucessonosnegócios-Aspectospsiológicos.7.Livroseletrônicos.I.Título.

10-2511CDD:332.02401

CDU:336.74

Todososdireitosreservados,noBrasil,porGMTEditoresLtda.

RuaVoluntáriosdaPátria,45–Gr.1.404–Botafogo22270-000–RiodeJaneiro–RJ

Tel.:(21)2538-4100–Fax:(21)2286-9244E-mail:[email protected]

www.sextante.com.br

Estelivroédedicadoàminhafamília:àminhaamorosamulher,Rochelle,àminhaincrívelfilha,Madison,eao

meufantásticofilho,Jesse.

“Quemé,afinal,T.HarvEkereporquedevolerestelivro?”

Asidéiaseosconceitosqueapresentoneste livronãosãoporsimesmosverdadeirosnem falsos, nãoestão certosnemerrados.Apenas refletemos resultadosqueobtive emminha carreira e as conquistas queobservei navidademilhares de alunosmeus.Creioque, aplicando os princípios que descrevo aqui, você transformará a sua vida. Não selimitealerestelivro.Leveasérioosconceitose,depois,façaasuaprópriaexperiênciacomeles.Guardeoquelheforútilesinta-seàvontadeparadescartaroquenãofor.

Noqueserefereadinheiro,estelivrotalvezsejaomaisimportantequevocêterálido.Seiqueessaéumaafirmaçãoousada,masacreditoqueelecontémoeloquefaltavaentreodesejoeaconquistadosucesso.Comovocêjádeveterreparado,essessãodoismundosinteiramentediferentes.

Éprovávelquevocêjátenhalidooutroslivros,ouvidofitaseCDs,freqüentadocursoseestudadodiferentesmétodosdecomoenriquecercomimóveis,açõesounegócios.Masoque aconteceu? Para a maioria das pessoas, praticamente nada. Depois de um iníciopromissor,tudovoltouasercomoantes.

Mas a resposta existe.Ela é simples, é garantida, e você nãovai conseguir driblá-la.Tudoseresumeaoseguinte:seo“modelofinanceiro”queexistenoseusubconscientenãoestiver programado para o sucesso, nada que você aprenda, saiba ou faça terá grandeimportância.

Voudesmistificaromotivopeloqualalgumaspessoasestãofadadasaserricaseoutrasdestinadasaumavidadedureza.Vocêentenderáasraízesdosucesso,damediocridadeedo fracasso financeiroe começaráamudarparamelhoro seu futuronessaárea.Saberácomo as influências que recebemos na infância moldam o nosso modelo financeiro epodemnosconduzirapensamentosehábitosautodestrutivos.Aprenderáafazerpoderosasdeclarações que ajudarão a substituir maneiras negativas de pensar por “arquivos deriqueza”: você passará a pensar – e a prosperar – como as pessoas ricas. Conhecerátambém,passo apasso, estratégiaspráticaspara aumentar a sua renda e construir a suariqueza.

Naparte1,explicocomocadaumdenósestácondicionadoapensareagirnosassuntosfinanceiros e esboço quatro estratégias-chave para você rever o seu modelo mental dedinheiro.Naparte2,examinoasdiferençasentreomododepensardaspessoasricasedagrandemaioriadaspessoas.Alémdisso,sugiro17atitudeseaçõescapazesdepromovermudançaspermanentesnasuavidafinanceira.

Equaléaminhaexperiência?Deondevenho?Semprefuibem-sucedido?Quemdera!

Assim como um grande número de pessoas, sempre tive muito “potencial”, mas osresultadosqueconseguiaerampoucos.Liatodososlivros,assistiaatodosossemináriossobrecomoprosperar.Euqueriamuitoserbem-sucedido.Nãosabiaexatamenteseeraporcausa do dinheiro, da liberdade, do sentimento de realização ou apenas para provar aminhacapacidadeaosmeuspais.Dequalquermodo,viviaobcecadocoma idéiadeser“umsucesso”.Entreos20eos30anosdeidade,comeceiváriosnegócios,semprecomosonhodefazerfortuna,noentantoosmeusresultadosforamdefracosapéssimos.

Eu trabalhava semparar,porémnãodecolava.Sofriada“doençadomonstrodo lagoNess”:emboraouvissefalarmuitodessacoisachamadalucro,nuncaconseguiavê-lo.Epensava: “Se eu montar o negócio certo, se pegar uma onda boa, me dou bem.”Masestavaerrado.Nadadavacerto…pelomenosparamim.Efoiaúltimapartedessafrasequeacabouchamandoaminhaatenção.Porqueoutraspessoasqueatuavamnomesmoramoestavamconseguindotersucessoeeucontinuavaquebrado?

Tratei, então, de fazer um rigoroso exame de consciência. Analisando as minhascrenças,observeique,apesardedizerquequeria ficar rico,eu tinhacertas inquietaçõesenraizadasarespeitododinheiro.Acimadetudo,sentiamedo.Temiafracassar,oupior,ter sucesso e acabar perdendo tudo. Nesse caso, eu seria realmente um panaca. Pior,destruiria a única coisa que soprava a meu favor: a lenda de que eu tinha um grandepotencial. E se eu descobrisse que não possuía as qualificações necessárias e estavacondenadoaumavidadetrabalhoduro?

Depois,porsorte,recebiconselhosdeumamigodafamília,umhomemextremamenterico.Ele foi à casa dosmeus pais jogar cartas e notou aminha presença.Na época euestavamorando na “suíte do andar de baixo”, também conhecida como o porão. Era aterceiravezqueeuvoltavaparacasa.Omeupaideveterfaladocomesseamigosobreaminhalamentávelexistênciaporque,quandoelemeviu,tinhanosolhosaquelasimpatianormalmentereservadaaosparentesdeummorto.

Eledisse:

–Harv,eucomeceiigualavocê:umdesastrecompleto.

“Fantástico,issofazcomqueeumesintabemmelhor”,pensei.Mas,antesquepudessedizerqualquercoisa,eleprosseguiu:

–Masrecebiumconselhoquemudouaminhavidaeeugostariadetransmiti-loavocê.Harv,seascoisasnãoestãoindocomovocêgostaria,issoquerdizerapenasqueháalgoquevocênãosabe.

Naépocaeueraumjovemarroganteeachavaquesabiatudo.Porém–aidemim–aminhacontabancáriamostravaocontrário.Comeceiaprestaratenção.Elecontinuou:

–Vocêsabiaqueamaioriadaspessoasricaspensamaisoumenosdamesmaforma?

Eudisse:

–Não,nuncaobserveiisso.

Aoqueelerespondeu:

–Issonãoéciênciaexata,masquasetodososricospensamdeumjeitocompletamentediferente das outras pessoas. O modo de pensar determina as ações dos indivíduos e,conseqüentemente, os seus resultados. Você acredita que, se pensasse como os ricos eagissecomoeles,conseguiriaenriquecertambém?

Lembro-medeterrespondidocomaconfiançadeumabolamurcha:

–Achoquesim.

–Então–eleexplicou–,tudooquevocêprecisafazerécopiaromododepensardosricos.

Céticocomoeueranaépoca,perguntei:

–Enoquevocêestápensandonestemomento?

Asuarespostafoi:

–Estoupensandoqueosricoscumpremosseuscompromissos,eomeunestemomentoécomoseupai.Aspessoasestãomeesperandoparajogar.Agentesevê.

Efoiembora.Masaspalavrasdeleficaramnaminhacabeça.

Comonadaestavadandocertoparamim,pensei:“Porquenãofazeroqueeledisse?”Emedediqueidecorpoealmaaoestudodosricosedoseumododepensar.Aprenditudooquepodiasobreofuncionamentodamentehumana,masmeconcentreiprincipalmentenapsicologiadodinheiroedosucesso.Descobrique,sim,eraverdade:osricospensamdeummodo diferente das pessoas que não possuemdinheiro e até das que têmuma vidaconfortável em termos financeiros. Acabei tomando consciência de como os meuspensamentosmeempurravamparalongedariqueza.Eomaisimportante:aprenditécnicaspoderosasderecondicionamentomentalparapassarapensardamesmaformaqueeles.

Atéqueumdiadecidi:“Chegade teoria,agoravoucolocar issoemprática.”Resolvitentaroutronegócio.Comoestavaenvolvidocomaáreadesaúdeeexercíciosfísicos,abriumadasprimeiraslojasdeequipamentosdeginásticadaAméricadoNorte.Masnãotinhadinheiro,entãopreciseifazerumempréstimodeUS$2milnocartãodecréditoparaabriraempresa.Comeceiaaplicaroquehaviaaprendido,copiandoasestratégiasdenegócioseomododepensardaspessoasricas.Omeuprimeiropassofoimecomprometera fazersucessoeajogarparavencer.Jureimanterofocoejamaisconsiderarahipótesedesairdoramoantesdeficarmilionário,quemsabeatémaisdoqueisso.Eraumcomportamentoradicalmente diferente das minhas iniciativas anteriores. Por pensar sempre no curtoprazo, eu me desviava do rumo quando aparecia uma boa oportunidade ou medesinteressavaquandoascoisasiammal.

Comecei a contestar também a minha atitude mental sempre que tinha pensamentosnegativos ou contraproducentes na área financeira.No passado, eu costumava acreditarque o que aminhamente dizia era verdade.Mas havia aprendido que,muitas vezes, aminha própria mente era o meu maior obstáculo ao sucesso. Decidi desprezar ospensamentosquenão reforçassemavisãoque eupossuíada riqueza.Apliquei todososprincípiosquevocêvaiaprendernestelivro.Sedeucerto?Ecomo!

Omeunegóciofeztantosucessoqueabri10lojasemapenasdoisanosemeio.Depois,vendimetadedasaçõesdaempresaparaumagrandecompanhiaporUS$1,6milhãoememudei para a ensolarada San Diego, na Califórnia. Tirei dois anos para aperfeiçoar asminhas estratégias e começar a prestar consultoria de negócios a clientes em sessõesindividuais. Acredito que esse trabalho tenha sido bastante eficaz, pois essas pessoascomeçaram a levar amigos, parceiros e sócios às reuniões. Em pouco tempo, passei aorientar10,àsvezes20,clientesaomesmotempo.

Um deles sugeriu que eu abrisse uma escola. Considerei a idéia excelente. Fundei aStreet Smart Business School e ensinei a milhares de pessoas estratégias práticas denegóciosparafazersucessoemaltavelocidade.

Enquanto eu viajava realizando seminários, percebi algo curioso. Às vezes, duas

pessoassesentavamladoaladonasalaeaprendiamexatamenteosmesmosprincípioseestratégias. Uma delas utilizava essas ferramentas e subia como um foguete rumo aosucesso.Aoutra,porém,nãoalcançavapraticamentenenhumresultado.

Ficou óbvio que, mesmo de posse das ferramentas mais espetaculares do mundo, apessoa terá grandes problemas se houver um pequeno vazamento na sua “caixa deferramentas”, isto é, na sua cabeça. Por causa disso, formulei um programa chamadoSeminárioIntensivodaMenteMilionária,quesefundamentanojogointernododinheiroedosucesso.Acombinaçãodojogointerno(acaixadeferramentas)comojogoexterno(asferramentas)fezcomqueosresultadosdequase todososparticipantesmelhorassemextraordinariamente.

É istooquevocêvai aprenderneste livro: comodominaro jogo interno dodinheiroparaserbem-sucedidonele– istoé,comopensardamesmaformaqueaspessoas ricasparaficarricotambém.

Costumavamme perguntar se omeu sucesso era “fogo de palha” ou uma conquistasólida.Vouexporaquestãodaseguintemaneira:usandoosmesmosprincípiosqueensino,ganhei muitos milhões de dólares e me tornei multimilionário. Quase todos os meusnegócioseinvestimentosvãodeventoempopa.Háquemdigaqueeutenhoo“toquedeMidas”,porque tudooque tocoviraouro.Essaspessoasestãocertas,masoque talvezelas não percebam é que o toque deMidas é apenas outra maneira de mencionar um“modelo financeiro” programado para o sucesso – exatamente o que você terá quandoaprenderessesprincípiosecolocá-losemprática.

NocomeçodecadaSeminárioIntensivodaMenteMilionária,eugeralmenteperguntoaos participantes: “Quantos de vocês vieram aqui para aprender?”Essa pergunta é umapegadinhaporque,comodizoescritorJoshBillings:“Nãoéoquenãosabemosquenosimpededevencer–onossomaiorobstáculoéjustamenteoquejásabemos.”Estelivroémaissobre“desaprender”doquesobreaprender.Éessencialquevocêreconheçaatéquepontoosseusvelhosmodosdepensareagiroconduziramàsituaçãoemquevocêestáagora.

Se você já é verdadeiramente rico e feliz, ótimo. Caso contrário, eu o convido aconsiderar algumas possibilidades que podem não se adequar ao que você pensa que écertoouapropriadoparaasuasituação.

E,porfalaremconfiança,adoroahistóriadohomemqueestácaminhandoàbeiradeumpenhascoquando,derepente,perdeoequilíbrio,escorregaecai.Felizmente,eletemapresençadeespíritode seagarrar aumasaliênciadopenhascoe ficarpenduradoalideformadesesperadora.Depoisdepassaralgumtemponessasituação,começaagritarporsocorro:

–Háalguémaíemcimaquepossameajudar?

Nãoouvenada.Elecontinuagritando:

–Háalguémaíemcimaquepossameajudar?

Atéqueumavozestrondosaresponde:

–SouEu,Deus.Possoajudá-lo.Solte-seeconfieemMim.

Oqueseouviuemseguidafoi:

–Hámaisalguémaíemcimaquepossameajudar?

A lição é simples.Sevocêquerpassarparaumnível devidamais elevado, temqueestardispostoaabrirmãodealgunsdosseusvelhosmodosdeserepensareadotarnovasopções.Nofim,osresultadosfalarãoporsimesmos.

PARTE1

OseumodelodedinheiroVivemosnummundodedualidades.Altoebaixo,claroeescuro,quenteefrio,rápidoe

lento, direita e esquerda são alguns exemplos dos milhares de pólos opostos com queconvivemos.Paraqueumpóloexista,énecessárioqueooutroexistatambém.Épossívelhaverumladodireitosemquehajaumladoesquerdo?Semchance.

Portanto, se existem regras “externas” para o dinheiro, há também regras “internas”para ele. As primeiras envolvem aspectos essenciais, como conhecimento comercial,administração financeiraeestratégiasde investimento.Masnãomenos fundamental éojogo interno.Vou fazer uma analogia comum carpinteiro e as suas ferramentas.Ter asmaismodernasferramentaséindispensávelparaele,porémserumcarpinteirodeprimeiracategoria,capazdeutilizá-lascomahabilidadedeummestre,éaindamaisimportante.

Eusempredigo:nãobastaestarnolugarcertonahoracerta.Vocêtemqueserapessoacerta,nolugarcerto,nahoracerta.

Quemévocê,então?Comovocêpensa?Quaissãoassuascrenças?Quaissãoosseushábitoseassuascaracterísticas?Qualéasuaopiniãosobresipróprio?Quantaconfiançavocê temem simesmo?Comoéo seu relacionamento comaspessoas?Atéquepontovocêconfianelas?Vocêrealmenteacreditaquemereceserrico?Qualéasuacapacidadedeagirapesardomedo,dapreocupação,doincômodo,dodesconforto?Vocêconsegueiremfrentemesmoquandonãoestádispostoafazerisso?

O fato é que o seu caráter, o seu pensamento e as suas crenças são os fatores quedeterminamoseugraudesucesso.

Stuart Wilde, um dos meus escritores favoritos, apresenta a questão da seguintemaneira:“Achavedosucessoédespertaraprópriaenergia,poisissoatrairáaspessoasatévocê.E,quandoelasaparecerem,fature!”

PRINCÍPIODERIQUEZAOsseusrendimentoscrescemnamesma

medidaemquevocêcresce!

Porqueoseumodelodedinheiroéimportante?

Você já ouviu falar de pessoas que “desabrocham” financeiramente? Já notou quealguns indivíduos ganham rios de dinheiro e depois perdem tudo, ou começamaproveitandoumaexcelenteoportunidadee,emseguida,deixamobolodesandar?Agoravocê sabe qual é a verdadeira causa desse problema. Por fora, parece má sorte, umaoscilaçãonaeconomia,umsóciodesonesto,sejaláoquefor.Pordentro,porém,aquestãoé outra. É por esse motivo que, se uma pessoa ganha muito dinheiro sem estarinteriormentepreparadaparaisso,omaisprováveléqueasuariquezatenhavidacurtaeelaacabesemnada.

A maioria das pessoas simplesmente não tem capacidade interna para conquistar econservargrandesquantidadesdedinheiroeparaenfrentaroscrescentesdesafiosqueafortunaeosucessotrazem.Ésobretudoporcausadissoqueelasnãoenriquecem.

Umbomexemplosãoosqueganhamemloterias.Aspesquisasmostramcontinuamente

que,sejaqualforotamanhodoprêmio,amaiorpartedessesfelizardosacabavoltandoaoseuestadofinanceirooriginal,istoé,ateraquantidadededinheirocomaqualconseguemlidarcommaisfacilidade.

Nocasodequemenriquecepelopróprioesforçoocorreexatamenteocontrário.Repareque,quandoummilionáriodesse tipoperdea fortuna,geralmenteelea refazempoucotempo.Nesseaspecto,DonaldTrumpéumótimoexemplo.Eletinhabilhõesdedólareseperdeucadacentavo.Doisanosdepois,recuperoutudoeatéconseguiumais.

Como se explica esse fenômeno? É simples. Pessoas assim podem perder todo odinheiroquepossuem,masjamaisperdemoingredientemaisimportantedoseusucesso:amentemilionária.NocasodeTrump,asuamentebilionária,éclaro.Vocêjápercebeuqueelenuncapoderiaserapenasummilionário?Comovocêachaqueelesesentiriaarespeitodo seu sucesso financeiro se o seu patrimônio líquido fosse de US$ 1 milhão?Provavelmente,arruinado,umcompletofracassofinanceiro.

Isso acontece porque o “termostato” financeiro desse empresário está regulado paraproduzir bilhões, e não milhões. Algumas pessoas têm um termostato financeiroprogramadoparagerarmilhares,enãomilhões;outras têmumtermostatoajustadoparacriar algumas centenas. Finalmente, existem aquelas cujo termostato financeiro estácondicionadoafuncionarabaixodezero–elasestãocongelandoenemsabemporquê.

A realidade é que amaior parte das pessoas não atinge o seu pleno potencial, não ébem-sucedida. As pesquisas mostram que 80% dos indivíduos jamais serãofinanceiramentelivrescomogostariame80%delesnuncaseconsiderarãodefatofelizes.

Omotivoé simples.Aspessoas,na suamaioria, agemde forma inconsciente.Quasedormemnoponto–trabalhamepensamnumplanosuperficialdavida,baseadassomentenoquevêem.Elasvivemestritamentenomundovisível.

Asraízesgeramosfrutos

Imagine uma árvore. Suponha que seja a árvore da vida.Nela há frutos.Na vida, osnossos frutos são os nossos resultados. Nós olhamos para eles e não gostamos do quevemos–achamosqueosfrutosqueproduzimossãopoucos,muitopequenosouqueoseusabordeixaadesejar.

O que tendemos a fazer, então? A maioria de nós dedica ainda mais atenção aosresultados.Masdeondeelesvêm?Sãoassementeseasraízesqueosgeram.

É o que está embaixo da terra que cria o que está em cima dela. É o invisível queproduzovisível.Eoquesignificaisso?Issoquerdizerque,sevocêquermudarosfrutos,primeiro temque trocar as raízes–quandodeseja alterar oque está visível, antes devemodificaroqueestáinvisível.

PRINCÍPIODERIQUEZASevocêquermudarosfrutos,primeirotemquetrocarasraízes–quandodesejaalteraroqueestá

visível,antesdevemodificaroqueestáinvisível.

Algumaspessoasdizemqueénecessárioverparacrer.Aperguntaquetenhoparaelasé:“Porquevocêpagaacontadeluz?”Mesmonãovendoaeletricidade,vocêcomcerteza

percebeeutilizaopoderqueelatem.Senãoestivermuitocertoacercadasuaexistência,experimente colocar o dedo na tomada. Garanto que a sua dúvida desapareceráimediatamente.

Aprendicomaexperiênciaqueascoisasquenãovemossãomuitomaispoderosasdoqueasquevemos.Talvezvocênãoconcordecomessaafirmação,mas tenhocertezadequevocê sofrerá senãoaplicar esseprincípiona suavida.Porquê?Porqueestará indocontraasleisdanaturezaquedizemqueoqueestáembaixodosologeraoqueestáemcimadele,oqueéinvisívelcriaoqueévisível.

Como seres humanos, não estamos acima da natureza, somos parte dela. Portanto,quandorespeitamosassuasleisecuidamosdasnossasraízes–donossomundointerior–,avidafluisuavemente.Senãofazemosisso,viversetornadifícil.

Emtodafloresta,fazenda,pomar,éoqueestáembaixodaterraquegeraoqueestánasuperfície.Portanto,éinútilconcentrarmosaatençãonosfrutosquejáestãomaduros.Nãotemoscomomudaraquelesquejáestãopendendodosgalhos,maspodemosmodificarosqueaindavãonascer.Paraisso,precisamoscavaraterraereforçarasnossasraízes.

Osquatroquadrantes

Umadascoisasmaisimportantesquevocêdeveentenderéquenãovivemosnumúnicoplanodaexistência.Anossavidaaconteceempelomenosquatroreinosdistintos.Essesquatroquadrantessãoomundofísico,omundomental,omundoemocionaleomundoespiritual.

O que a maioria das pessoas nunca percebe é que o reino físico é apenas uma“impressão”dosoutrostrês.

Suponhaquevocêtenhaacabadodeescreverumacartanocomputador.Vocêapertaatecla“imprimir”eacartaaparecena impressora.Emseguida,vocêexaminaapáginaeencontraumerrodedigitação.Vocêapagaoerro,redigitaapalavracorretamente,depoismandaimprimiroutraveze…láestáomesmoerro.

Mas como pode ser?Afinal, você acabou de corrigi-lo. Então, você apaga uma áreamaior.Até consulta as 300 páginas domanual chamadoCorrigindo erros de digitaçãocom eficácia. Pronto, agora você tem todas as “ferramentas” e o conhecimento de queprecisava.Acionaocomando“imprimir”eláestáoerrodenovo!“Ah!,essanão!”,vocêgrita, perplexo. “Não é possível! O que está acontecendo? Será que entrei na quintadimensão?”

Oqueestáacontecendoéqueoproblemanãopode ser corrigidona“impressão”,nomundofísico,masapenasno“programa”,nosmundosmental,emocionaleespiritual.

Dinheiroéresultado,riquezaéresultado,saúdeéresultado,doençaéresultado,oseupesoéresultado.Vivemosnummundodecausaeefeito.

PRINCÍPIODERIQUEZADinheiroéresultado,riquezaéresultado,saúdeéresultado,doençaéresultado,oseupesoé

resultado.Vivemosnummundodecausaeefeito.

Vocêjáouviualguémdizerqueafaltadedinheiroéumenormeproblema?Naverdade,elanuncaéumproblema,esimumsintomadoqueestáacontecendoembaixodaterra.

Afaltadedinheiroéoefeito.Masondeestáacausa?Elaseresumeaoseguinte:aúnicamaneirademudaroseumundo“exterior”émodificaroseumundo“interior”.

Quaisquer que sejam os seus resultados – abundantes ou escassos, bons ou maus,positivos ou negativos –, lembre-se sempre de que o seumundo exterior é apenas umreflexodoseumundointerior.Seascoisasnãovãobemnasuavidaexterior,éporquenãoestãoindobemnasuavidainterior.Ésimplesassim.

Declarações:umpoderososegredoparaamudança

Nos seminários, uso técnicas de “aprendizado acelerado”. Com elas, as pessoasaprendemmaisdepressaememorizamumaquantidademaiordeensinamentos.Achaveéo envolvimento. A abordagem que emprego segue o velho ditado: “Você se esquecedaquiloqueescuta;vocêselembradaquiloquevê;vocêentendeaquiloquefaz.”

Por isso, vou lhe pedir que, todavez quevocê terminar a leitura de umprincípioderiqueza,façaumadeclaraçãoverbal.Emseguida,emitaoutra“declaração”.Oqueéumadeclaração?Umasimplesafirmaçãopositivapronunciadaenfaticamenteemvozalta.

Porqueasdeclaraçõessãoumaferramentatãovaliosa?Porquetudooqueexisteéfeitodeumaúnicacoisa:energia.Aenergiasempreviajaemfreqüênciasevibrações.Assim,todadeclaraçãotemumafreqüênciavibratória.Quandovocêfazumadeclaraçãoemvozalta,aenergiaqueelaliberavibraportodasascélulasdoseucorpo.Elaenviamensagensespecíficasnãoapenasparaouniversocomotambémparaoseusubconsciente.

A diferença entre uma declaração e uma afirmação é pequena, mas, até onde sei,poderosa. A afirmação é definida como “um enunciado positivo segundo o qual umobjetivoquevocêpretendealcançarjáestáseconcretizando”.Umadeclaraçãoédefinidacomo“oanúncioformaldaintençãodeempreenderumdadocursodeaçãooudeadotarumaposiçãoespecífica”.

A afirmação diz que determinado objetivo já está sendo alcançado. Não a vejo combonsolhosporque,quasesempre,quandoafirmamosalgumacoisaqueaindanãoéreal,umavozdentrodanossacabeçacostumaresponder:“Issonãoéverdade,élorota.”

Poroutro lado,declararnãoédizerquealgojáéreal,esimquetemosa intençãodefazer ou de ser alguma coisa. É uma posição que a voz consegue aceitar, porque nãoestamosafirmandoqueéverdadeagora,masumpropósitoparaofuturo.

Umadeclaraçãoé também,pordefinição, formal.Éaemissãoformaldeumaenergiaquepenetranouniversoepercorreonossocorpo.

Outrapalavraimportantedadefiniçãodedeclaraçãoéação.Devemosexecutartodasasaçõesnecessáriasparaqueasnossasintençõessetornemrealidade.Recomendoquevocêfaçaasdeclaraçõesemvozaltatododiademanhãeànoite.

Devoadmitirque,quandoouvitudoissopelaprimeiravez,eudisse:“Semessa.Essenegóciodedeclaraçãoémuitoartificial.”Mas,comonaépocaeuestavaquebrado,pensei:“Mas que diabos, isso não vai doer!”, e fui em frente. Como agora estou rico, nãosurpreendequeeuacreditequeasdeclaraçõesfuncionamdeverdade.

De qualquer forma, prefiro ser absolutamente crédulo e rico do que absolutamenteincréduloeduro.Evocê?

Euoconvidoadizer:DECLARAÇÃO

Omeumundointeriorcriaomeumundoexterior.

Agoradiga:

Eutenhoumamentemilionária!

Qualéecomoseformouoseumodelodedinheiro?

Nos programas de rádio e de televisão de que participo nos Estados Unidos souconhecido por fazer a seguinte afirmação: “Em cinco minutos posso prever o futurofinanceiroquevocêterápelorestodasuavida.”

PRINCÍPIODERIQUEZAEmcincominutospossopreverofuturo

financeiroquevocêterápelorestodasuavida.

Como?Numarápidaconversacomumapessoa,consigoidentificaraquiloquechamode seu“modelo”dedinheiroede sucesso.Todosnós temosumplanodedinheiroedesucesso inscrito no subconsciente. É esse modelo, mais do que todas as outras coisascombinadas,oquedeterminaonossofuturofinanceiro.

Eoqueéomodelodedinheiro?Voufazerumaanalogiacomoprojetodeumacasa,que é o plano, ou o desenho preestabelecido, para aquela construção.Analogamente, omodelo de dinheiro de uma pessoa é a sua programação, ou o seu modo de serpreestabelecido,comrelaçãoàsfinanças.

Queroapresentarvocêauma fórmulaextremamente importante,quedeterminacomocriamosanossarealidadeeanossariqueza.Muitosdosmaisrespeitadosprofessoresdaárea de potencial humano usam-na como base dos seus ensinamentos. Ela se chamaProcessodeManifestaçãoetemaseguinteseqüência:

PRINCÍPIODERIQUEZAPensamentosconduzemasentimentos.

Sentimentosconduzemaações.Açõesconduzemaresultados.

Omodelofinanceirodeumapessoaconsistenumacombinaçãodosseuspensamentos,dosseussentimentosedassuasaçõesemquestõesdedinheiro.

Como se forma, então, omodelo de dinheiro?A resposta é simples. Ele se constituifundamentalmente da informação ou programação que a pessoa recebeu no passado,sobretudoquandoeracriança.

Quais foram as fontes primárias dessa programação ou condicionamento? Para amaioria de nós, a lista inclui pais, irmãos, amigos, figuras de autoridade, professores,líderesreligiosos,mídiaecultura,paramencionaralgunselementos.

Vejamos a cultura. Sabemos que algumas sociedades têm formas próprias de pensarsobreodinheiro ede lidar comele, enquantooutras fazem issodeummododiferente.Vocêacreditaqueacriançajásaidoventredamãecomasatitudesformadasemrelaçãoao dinheiro ou que ela é ensinada a lidar com ele?Acertou: toda criança é ensinada apensareagirnoquedizrespeitoàsfinanças.

Omesmovaleparavocê,paramimeparatodasaspessoas.Fomosensinadosapensareagir de determinada maneira no que se refere ao dinheiro. Esses ensinamentos setransformaram no condicionamento, que são todas as respostas automáticas que nosconduzemaolongodavida.Amenos,éclaro,quesejamoscapazesdeintervirereverosarquivosdedinheiroquetemosnacabeça.Éexatamenteissooquevocêfaráaolongodaleituradestelivroeoquevenhoensinandoamilharesdepessoasnosmeusseminários.

Eudissequepensamentos conduzema sentimentos, sentimentos conduzemaações eaçõesconduzemaresultados.Nessepontosurgeumaperguntainteressante:deondevêmosseuspensamentos?Porquevocêpensademododiferentedasoutraspessoas?

Os seus pensamentos têm origem nos arquivos de informação que você guarda noscompartimentosdearmazenagemdasuamente.Masdeondeparteessainformação?Dasua programação passada. É verdade, o seu condicionamento determina todos ospensamentosquesurgemnasuamente.Éporissoqueelecostumaserchamadodementecondicionada.

Paraincluiresseentendimento,oProcessodeManifestaçãopodeagoraserajustadodaseguintemaneira:

Asuaprogramaçãoconduzaosseuspensamentos;osseuspensamentosconduzemaosseussentimentos;osseussentimentosconduzemàssuasações;assuasaçõesconduzemaosseusresultados.

Mudandoaprogramação,vocêdáoprimeiroe indispensávelpassoparamodificarosseusresultados.

E como ocorre o condicionamento?Ele se estabelece de trêsmaneiras principais emtodososcamposdavida,inclusivenododinheiro:

Programaçãoverbal:oquevocêouviaquandoeracriança?

Exemplo:oquevocêviaquandoeracriança?

Episódiosespecíficos:queexperiênciasvocêtevequandoeracriança?

Comoémuitoimportantequevocêentendaostrêsaspectosdocondicionamento,vouanalisarcadaumdelesmaisafundo.Naparte2,vocêaprenderáaserecondicionarpara

obterriquezaesucesso.

Aprimeirainfluência:programaçãoverbal

Nasuainfância,quefrasesvocêouviaarespeitodedinheiro,riquezaepessoasricas?

Provavelmentealgocomo:odinheiroéafontedetodomal,poupeparaosdiasruins,osricossãogananciosos,osricossãocriminosos,osricossãodesonestos,vocêtemquedarduroparaganhardinheiro,nãosepodeserricoeespiritualizadoaomesmotempo,dinheiro não nasce em árvore, o dinheiro falamais alto, os ricos ficam cada vezmaisricoseospobrescadavezmaispobres, issonãoéparaonossobico,nemtodomundopodeserrico,nuncasetemobastanteeainfamefrasenãotemosdinheiroparaisso.

Naminhacasa,todavezqueeupediadinheiroaomeupai,elerespondiaaosbrados:

–Vocêachaqueeusoufeitodequê?Dedinheiro?

Rindo,eudizia:

–Atéqueseriabom.Eupegariaumbraço,umapernaeatémesmoumdedoseu.

Elenuncariu.

Esseéoproblema.Todasasfrasesquevocêouviusobredinheiroquandoeracriançapermanecem no seu subconsciente como parte do modelo que governa a sua vidafinanceira.

Ocondicionamentoverbal éextremamentepoderoso.Porexemplo,umdiameu filhoJesse,quenaépocatinhatrêsanosdeidade,veiocorrendoatémimtodoanimadoedisse:“Papai, vamos ver o filme da tartaruga-ninja. Está passando aqui perto.” Juro que nãofaziaamenoridéiadecomoaquelepingodegentejápodiaserumcraqueemgeografia.Duas horas depois, obtive a resposta ao assistir ao anúncio do filme na televisão. Achamadafinaldizia:“Emcartaznumcinemapertodevocê.”

Tive outro exemplo da força do condicionamento verbal por meio de um dosparticipantes do Seminário Intensivo da Mente Milionária. Stephen não tinha nenhumproblemaemganhardinheiro–asuadificuldadeeraconservá-lo.

Naépocaemquese inscreveunoprograma,eleembolsavamaisdeUS$800milporano, omesmo resultado dos nove anos anteriores. Apesar disso, ainda passava sufoco.Stephen dava sempre um jeito de gastar o dinheiro, emprestá-lo ou perdê-lo emmausinvestimentos.Fossequalfossearazão,oseupatrimôniolíquidoaindaeraigualazero.

Ele me contou que, quando era garoto, a sua mãe costumava dizer: “Os ricos sãogananciosos.Eleslucramcomosuordospobres.Agentedeveterosuficienteparaviver.Maisdoqueissoécobiça.”

NinguémprecisaserumEinsteinparaperceberoquesepassavanosubconscientedeStephen. Não era de admirar que ele estivesse quebrado, pois fora verbalmentecondicionadopelamãeaacreditarqueosricossãogananciosos.Conseqüentemente,asuamenteligavaaspessoasricasàambiçãodesmedida,queé,evidentemente,má.Comoelenãoqueriasermau,oseusubconscientelhediziaquenãopodiaserrico.

Stephenamavaamãeenãoqueriaqueelaodesaprovasse.Éóbvioque,pelosistemadecrençasdela,elenãoteriaasuaaprovaçãoseficasserico.Assim,aúnicacoisaquepodia

fazereralivrar-sedetodoodinheiroqueexcedesseoestritamentenecessárioparaoseusustento–deoutraformaestariasendoganancioso.

Vocêdeve estar pensandoque, entre possuir riqueza e ter a aprovaçãodamãeoudequem quer que seja, a maioria das pessoas escolheria ser rica. Nem pensar. A mentehumana não funciona assim. É claro que o dinheiro parece ser a escolha lógica.Mas,quando o subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamenteenraizadas,asemoçõesquasesemprevencem.

PRINCÍPIODERIQUEZAQuandoosubconscientetemqueoptarentrealógicaeasemoçõesprofundamenteenraizadas,

asemoçõesquasesemprevencem.

RetornandoàhistóriadeStephen.Emmenosde10minutosdecurso,usandotécnicasexperienciais extremamente eficazes, ele conseguiumudaro seumodelodedinheirodemodoespetacular.Emapenasdoisanos,passoudefalidoamilionário.

No seminário, Stephen começou a compreender que essas crenças negativas eramdasuamãeenãosuas,esebaseavamnaprogramaçãoqueelareceberanopassado.Deientãoumpassoàfrenteajudando-oacriarumaestratégiaparanãoperderaaprovaçãodela,casoficasserico.Foimuitosimples.

AmãedeStephen sempre adoroupraia.Ele investiu, então, numacasanoHavaí, defrenteparaomar.Elavaiparalátodoanopassaroverãoesesentenocéu,eeletambém.Agora essa senhora considera fantástico o fato de o filho ser alguém bem-sucedidofinanceiramenteenãoeconomizaelogiosàsuagenerosidade.

Eu mesmo, depois de um início lento, ia bem nos negócios, mas nunca chegava aganhar dinheiro com ações. Ao tomar consciência domodelo de dinheiro que possuía,lembrei-medeque,quandoeueragaroto,todososdiasdepoisdotrabalhoomeupaisesentava àmesa de jantar como jornal, examinava as páginas domercado de capitais ebatia comopunhonamesa, reclamando: “Malditas ações!”Depois, elepassava ameiahora seguinte atacando a estupidez do sistema emostrando comoas pessoas podem termaischancesdeganhardinheirocomjogosdeloteria.

Agoraquevocêjáentendeopoderdocondicionamentoverbal,consegueperceberporqueeunãoeracapazdeganhardinheirocomações.Euestava literalmenteprogramadopara fracassar, para escolher a ação errada, pelo preço errado, na hora errada. Por quê?Paravalidarsubconscientementeomodelodedinheiroquebradava:“Malditasações!”

Tudo o que sei dizer é que, depois que arranquei essa erva daninha tremendamentetóxicadomeu “jardim financeiro” interno, comecei a colher os frutos.Apartir domeurecondicionamento,passeiaescolheraçõesquesevalorizavame,desdeentão,continueiater um admirável sucesso no mercado de capitais. Parece incrível, mas, depois que apessoadefatocompreendecomoomodelodedinheirofunciona,issofaztodoosentido.

Repetindo: o condicionamento do seu subconsciente determina o seu pensamento. Oseu pensamento determina as suas decisões e estas determinam as suas ações, que,finalmente,determinamosseusresultados.

Sãoquatrooselementos-chavedamudança,todosessenciaisparaareprogramaçãodoseumodelodedinheiro.Elessãosimples,porémmuitopoderosos.

Oprimeiro elementodamudança é aconscientização.Vocênãopodemodificarumacoisacujaexistênciaignora.

Osegundoelementodamudançaéoentendimento.Compreendendoaorigemdoseu“mododepensar”,vocêserácapazdereconhecerqueeletemquevirdefora.

Oterceiroelementodamudançaéadissociação.Aoconstatarqueessemododepensarnãoéseu,vocêtemaopçãodemantê-looulargá-lo,baseadoemquemvocêéhojeeondequerestaramanhã.Podeobservaressamaneiradepensarevê-lacomoelaé–apenasumarquivo de informação armazenado na suamente hámuito tempo que talvez não tenhamaisumpingodeverdadenemdevalorparavocê.

Oquartoelementoéorecondicionamento. Iniciareiesseprocessonaparte2,emqueapresentoosarquivosmentaisquecriamariqueza.

Agora,vouretornaràquestãodocondicionamentoverbaleexporospassosquevocêpodedardesdejáparacomeçarareveroseumodelodedinheiro.

Passosparaamudança:programaçãoverbal

CONSCIENTIZAÇÃO–Escrevaasfrasesquevocêouviasobredinheiro,riquezaepessoasricasquandoeracriança.

ENTENDIMENTO –Escreva sobrecomoessas frasesvêmafetandoa suavida financeiraatéhoje.

DISSOCIAÇÃO – Você percebe que esses pensamentos representam apenas o seuaprendizado passado, que eles não são parte da sua anatomia, não são quem você é?Consegueverqueopresentelhedáaopçãodeserdiferente?DECLARAÇÃO

Ascoisasqueeuouviasobredinheironãosãonecessariamenteverdadeiras.Optoporadotarnovasformasdepensarquecontribuamparaaminhafelicidadeeomeusucesso.

Agoradiga:

Eutenhoumamentemilionária!

Asegundainfluência:exemplos

A segunda maneira como somos condicionados é chamada de exemplo. Como secomportavam os seus pais ou responsáveis em questões de dinheiro quando você eracriança?Elescuidavambemoumaldasfinanças?Eramgastadoresoueconômicos?Eraminvestidores perspicazes ou nunca investiam? Eram propensos a arriscar ouconservadores?Vocêstinhamdinheirosempreousóesporadicamente?Odinheiroafluíacomfacilidadeàsuafamíliaouerasuado?Erafontedefelicidadeoumotivodeásperasdiscussões?

Porqueessa informaçãoé importante?Você jádeve terouvidoa frase: “Macacovê,macaco faz.” Ora, nós, seres humanos, não ficamos muito atrás. Quando crianças,aprendemosquasetudoapartirdosexemplosquenosdão.

Emboraamaioriadenósodeieadmitiroquevoudizer,háumaboadosedeverdadenovelhoditado:“Afrutanãocailongedaárvore.”

Isso me lembra a história da mulher que estava preparando o pernil para o jantarcortandoasduaspontasdessapeçadecarne.Sementender,omarido lheperguntouporqueelafaziaisso.Elarespondeu:“Eraassimqueaminhamãefazia.”Justamentenaquelanoiteasuamãefoijantarcomeles.Osdoisaproveitaramparalheperguntarporqueelasemprecortavaasduasextremidadesdopernil.Amãerespondeu:“Porqueeraassimqueaminha mãe fazia.” Então eles decidiram telefonar para a avó dela e saber por que elacortavaaspontasdopernil.Aresposta?“Porqueaminhapanelaerapequena!”

Aquestãoé:emmatériadedinheiro,tendemosaseridênticosaosnossospais–aumdelesemparticularouaumacombinaçãodosdois.

Omeupai,porexemplo,eraempresáriodoramodaconstruçãocivil.Construíade12a100 casas por projeto. Cada um desses empreendimentos demandava um pesadoinvestimentode capital.Omeupaiprecisava empenhar tudooque tínhamospara fazerempréstimosnosbancosatéascasasseremvendidaseodinheirocomeçaraentrar.Porisso,todavezqueeledavainícioaumprojeto,nósficávamosmergulhadosemdívidasesemumtostãoparagastar.

Comovocêpode imaginar,poressaépocaohumordomeupainãoeradosmelhoresnemagenerosidadeeraoseuforte.Paratudooqueeulhepedia,mesmoquecustassesóumcentavo,asuaresposta-padrãodepoisde“Vocêachaqueeusoufeitodedinheiro?”era“Estámaluco?”.Éclaroqueeunãoconseguiamaisdoqueaqueleolharde“Nempenseempediroutravez”.Garantoquevocêsabeexatamenteoqueéisso.

Essasituaçãoduravaumanooudois,atéascasasseremvendidas.Depois,ficávamoscheiosdagrana.Danoiteparaodia,omeupaisetransformavaemoutrapessoa.Ficavafeliz,afáveleextremamentegeneroso.Atémeperguntavaseeuprecisavadedinheiro.Eutinhaganasdelhedevolveraqueleolhardaépocadasvacasmagras,mas,comonãoerabobo,diziaapenas:“Claro,pai,obrigado.”Ereviravaosolhos.

Avidaeraboaatéomalditodiaemqueelechegavaemcasaanunciando:“Encontreium ótimo terreno. Vamos construir novamente.” Lembro-me muito bem de que eucostumava dizer “Fantástico, pai, boa sorte!”, com o coração apertado por saber doperíododedurezaqueteríamospelafrente.

Atéondeconsigomelembrar,essepadrãojáexistiaquandoeutinhaseisanosdeidadeedurouatéosmeus21anos,quandosaídefinitivamentedecasa.Foiquandotudomudou–pelomenoseraassimqueeupensava.

Nessa época, terminei os estudos eme tornei, comovocêhá de imaginar, construtor.Depoismemetiemváriosnegóciosrelacionadoscomprojetosdeconstrução.Poralgumestranhomotivo,apósganharpequenasfortunas,empouco tempoeuestavadenovonapindaíba.Então,começavaoutronegócio,sentia-menovamentenotopodomundoe,umanodepois,meviamaisumaveznofundodopoço.

Fiqueicercade10anosnesseesquemadealtosebaixos,atéperceberqueoproblematalvez não fosse o ramo de negócio em que eu estava, os sócios que escolhia, osempregadosquetinha,asituaçãoeconômicadopaísouminhadecisãodedarumtempo

no trabalho e relaxar quando as coisas iam bem. Finalmente, reconheci que, talvez,estivesseinconscientementerevivendoosaltosebaixosdomeupai.

Graças a Deus, tive a oportunidade de aprender o que você está lendo neste livro econsegui me recondicionar a abandonar o modelo ioiô e construir uma vida deprosperidadecrescente.Atéhojesintoânsiademudarquandoascoisasvãobem(esabotaramimmesmonoprocesso),mas agora tenhonamenteoutro arquivoqueobserva essesentimento e diz: “Obrigado pela informação. Pode retomar a concentração e voltar aotrabalho.”

O exemplo seguinte vem de um dos participantes dos seminários. Nunca vou meesquecerdeumsenhorque,emlágrimas,seaproximoudemimnofinaldaapresentaçãocoma respiraçãoofegante e enxugandoosolhosnamangada camisa.Olhei para ele eperguntei:

–Qualéoproblema,senhor?

Elerespondeu:

– Tenho 63 anos de idade. Leio livros e freqüento seminários desde que eles foraminventados.Jáescuteitodotipodepalestranteetenteitudooqueelessugeriram–ações,imóveis, uma dúzia de negócios diferentes. Voltei à universidade e obtive um MBA.Tenho 10 vezes mais conhecimento do que a média das pessoas e jamais alcancei osucesso financeiro.Em todos esses anos, sempre comeceimuito beme acabei demãosvaziasenuncasoubeporquê.Eumeachavaumcompletoidiotaatéhoje.Depoisdeouviro que você falou e processar as informações, finalmente as coisas começaram a fazersentido.Nãohánadaerradocomigo.Simplesmente tragoomodelodedinheirodomeupaigravadonamente,eessetemsidoomeucastigo.Omeupaiperdeutudooquepossuíanum negócio malsucedido. Todo dia ele saía de casa para procurar trabalho ou tentarvender alguma coisa e voltava sem nada.Ah, se eu tivesse aprendido sobremodelos epadrões de dinheiro há 40 anos… Quanta perda de tempo todo esse aprendizado econhecimento.

Ecomeçouachorarconvulsivamente.Eulhedisse:

–Oseuconhecimentonãoédeformanenhumaumaperdadetempo.Eleapenasficoulatente, num canto do seu cérebro, à espera do momento oportuno para se manifestar.Agoraqueosenhorformulouum“modelodesucesso”,tudooqueaprendeuaolongodavidasetornaráútilefarácomquesejabem-sucedido.

Amaioriadenósjásabeaverdadequandoaescuta.Elecomeçouaficarofegantedenovo, depois foi se mostrando mais aliviado e passou a respirar profundamente. Emseguida,umgrandesorrisoiluminouoseurosto.Deu-meumforteabraçoedisse:

–Obrigado,obrigado,obrigado.

Na última vez que tive notícias desse senhor, ele estava nas alturas: acumularamaisriquezanosúltimos18mesesdoquenosúltimos18anos.Paramim,issoéomáximo.

Repito:mesmoquevocêtenhatodooconhecimentoetodaaqualificaçãodomundo,seo seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará condenadofinanceiramente.

Nosseminários,recebomuitaspessoascujospaislutaramnaSegundaGuerraMundialousofreramumagrandeperdafinanceira.Elassempreseespantamaopercebercomoasexperiências dos pais influenciaram as suas crenças e os seus hábitos a respeito dodinheiro.Algumasdelasgastamfeito loucasporque,comodizem:“Émuitofácilperdertudo, por isso o melhor é desfrutar o dinheiro enquanto é possível.” Outras fazem ocaminhoinverso:guardamoquetêmnocofreparaosdiasdifíceis.

Umapalavradesabedoria:pouparparaosdiasdifíceispareceumaboaidéia,maspodetambémcriargrandesproblemas.Umdosprincípiosqueensinonoscursoséopoderdaintenção.Sevocêestájuntandodinheiroparaosdiasdifíceis,oqueacabaráconseguindo?Diasdifíceis!Paredefazer isso.Emvezdeeconomizarparatemposruins,concentre-seem guardar para os dias felizes ou para o dia em que você alcançar a sua liberdadefinanceira.Nessecaso,pelaleidaintenção,éexatamenteissooqueobterá.

Eudisseanteriormenteque,emquestõesdedinheiro,amaioriadaspessoastendeaseidentificar com os pais ou com um deles pelomenos,mas há também o outro lado damoeda.Há quem acabe se tornando exatamente o oposto deles. Por que isso acontece?Seráqueaspalavrasraivaerebeldia têmalgoaver comessahistória?Emsuma, tudodependedoquantoapessoaseirritavacomospais.

Infelizmente, quando somos crianças não podemos dizer a eles: “Mamãe, papai,sentem-seaqui.Querodiscutirumacoisacomvocês:nãogostodamaneiracomovocêslidamcomoseudinheiro.Porisso,quandoforadulto,vouagirdeummodototalmentediferente.Esperoquecompreendam.Agoravãodormir.Tenhambonssonhos.”

Não,ascoisasdefinitivamentenãoacontecemassim.Pelocontrário:quandoosnossosbotõessãoapertados,geralmentetendemosaficarfuriososeareagircomumaatitudedotipo:“Euodeiovocês.Jamaissereicomovocês.Quandoeucrescer,sereirico,tereitudooque quero, gostem vocês ou não.” Depois, vamos para o quarto, batemos a porta ecomeçamos a socar o travesseiro ou o que estiver ao alcance damão para extravasar afrustração.

Muitaspessoasnascidasemfamíliaspobressentemraivaeserebelam.Emgeral,elasvãoàlutaeenriquecemoutêm,pelomenos,oimpulsodeenriquecer.Masháumpequenoproblema, que é naverdadeumproblemão.Mesmoque façam fortunaou sematemdetrabalhar na tentativa de alcançar o sucesso, elas não costumam ser felizes. Por quê?Porque as raízes da sua riqueza ou motivação para ganhar dinheiro são a raiva e oressentimento.Conseqüentemente,dinheiroeraivatornam-seentidadesassociadasnasuamente:quantomaisdinheiroelastêmoulutamparater,maisenraivecidasficam.

Atéodiaemqueasuaconsciêncialhesdiz:“Estoucansadodetantaraivaedetantoestresse.Tudooqueeuqueroépaze felicidade.”Nesseponto,aspessoasperguntamàmesmamentequecriouaquelaassociaçãooquefazerarespeitodessasituação.Eamenteresponde:“Paraselivrardaraiva,seránecessáriodarumfimaoseudinheiro.”Eéoqueelasfazem:inconscientemente,livram-sedele.

Começam a gastar loucamente, a realizar maus investimentos, a pedir divórciosdesastrososdopontodevista financeirooua sabotaropróprio sucessodeoutra forma.Mas não importa, porque agora elas são felizes, certo? Errado. As coisas ficam aindapiores porque agora, além de continuarem a sentir raiva, elas estão também na lona.

Deramfimàcoisaerrada!

Livraram-sedodinheiro,enãodaraiva–dofruto,enãodaraiz–,quandoaverdadeiraquestão é, e sempre foi, a raiva que sentem dos pais. Enquanto esse sentimentopermanecer, elas nunca estarão verdadeiramente felizes ou em paz, não importa quantodinheirotenhamoudeixemdeter.

A sua razão, oumotivação, para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possuiumaraiznegativa,comoomedo,araivaouanecessidadedeprovaralgoasimesmo,odinheironuncalhetraráfelicidade.

PRINCÍPIODERIQUEZAAsuarazãooumotivaçãoparaenriqueceroufazersucessoécrucial.Seelapossuiumaraiz

negativa,comoomedo,araivaouanecessidadedeprovaralgoasimesmo,odinheironuncalhetraráfelicidade.

Por quê? Porque nenhum desses problemas pode ser resolvido com dinheiro. Veja ocaso domedo, por exemplo.Nos seminários, costumoperguntar à platéia: “Quantos devocês diriamqueomedo é a sua principalmotivaçãopara o sucesso?”Poucas pessoaserguem o braço. No entanto, quando eu pergunto “Quantos de vocês diriam que asegurança é uma das suas principais motivações para o sucesso?”, quase todos ospresentes levantam a mão. Mas preste atenção – a segurança e o medo são ambosmotivados pelo mesmo fator. A busca por segurança tem origem na insegurança, cujofundamentoéomedo.

Seráquemaisdinheirodissipaomedo?Quemdera!Arespostaé:absolutamente,não.Porquê?Porqueodinheironãoéaraizdoproblema;omedo,sim.Eopioréqueessesentimento,maisdoqueumproblema,éumhábito.Portanto,ganharmaisdinheiroapenasmudará o tipo de temor que trazemos dentro de nós. Quando não possuímos nada,sentimosmedodenãoconseguirchegarláoudenãotermososuficiente.Seatingimosumpatamarqualquer,omedopassaaser“Eseeuperder tudooqueconsegui?”,ou“Todomundovaiquereromeudinheiro”,ouainda“Vouterquepagarumafortunadeimpostos”.Em resumo, se não formos à raiz da questão e nos livrarmos do medo, nenhumaquantidadededinheiroserácapazdenosajudar.

Éclaroqueamaioriadaspessoas,sepudessemescolher,prefeririasepreocuparcomapossibilidadedeperderodinheiroquepossuianãoterumcentavo,masnenhumadessasduashipótesespropiciaummodoagradáveldeviver.

Assimcomoexistempessoasmovidaspelomedo,háquemsejamotivadoaalcançarosucessofinanceiroparaprovarque“ésuficientementecapaz”.Voutratardetalhadamentedesse desafio na parte 2. Por enquanto, apenas entenda que nenhuma quantidade dedinheirojamaisfarádevocêalguémcompetente.Odinheironãopodetransformá-loemalgo que você já é.Volto a dizer: assim como acontece comomedo, a necessidade deprovarasuacompetênciaotempotodoacabasetornandooseumododeviver.Nempassapelasuacabeçaqueessanecessidadeestágovernandoosseusatos.Vocêseconsideraumgrande realizador,umbaita líder,umapessoadeterminada, característicasque são todasexcelentes.Aquestãoquepermaneceé:porquê?Quemotorestánaraizdetudoisso?

Nocasodosindivíduosmovidospelanecessidadeconstantedeprovarquesãocapazes,

nenhumaquantidadededinheiroconseguealiviaradordaquelaferidainternaquefazcomque,paraeles,todasascoisasetodasaspessoasdasuavidanãosão“osuficiente”.Nemtodoodinheirodomundo,nemqualqueroutracoisadogênero,seráobastanteparaquemnãosesentecapaz.

Maisumavez:estátudodentrodevocê.Lembre-se:oseumundointeriorrefleteoseumundo exterior. Se você não se considera pleno, acabará confirmando essa crença ecriando a realidade de que não tem o suficiente. Por outro lado, se você se sente umapessoaplena,validaráessacrençagerandoabundância.Porquê?Porqueaplenitudeéasuaraizeelasetornaráoseumodonaturaldeviver.

Desvinculando a sua motivação para ganhar dinheiro da raiva, do medo e danecessidadedeauto-afirmação,vocêpoderáestabelecernovasassociaçõesparaprosperarfinanceiramentepormeiodopropósito,dacontribuiçãoedaalegria.Assim,nunca teráqueselivrardodinheiroparaserfeliz.

Serrebeldeouseroopostodosseuspaisnaáreafinanceiranemsempreéumproblema.Aocontrário,sevocêéumrebelde(geralmenteocasodosegundofilho)easuafamíliatemhábitosnegativosnoquedizrespeitoaodinheiro,émuitobompensareagirdeformaopostaaelanessaquestão.Poroutrolado,seosseuspaissãobem-sucedidosevocêestásevoltandocontraeles,podeestaracaminhodeenfrentarsériasdificuldadesfinanceiras.

Emqualquerdoscasos,oimportanteéreconhecercomooseumododeserserelacionacomumdosseuspaisoucomambosemmatériadedinheiro.

Passosparaamudança:exemplo

CONSCIENTIZAÇÃO – Pense nomodo de ser e nos hábitos dos seus pais em relação àriquezaeaodinheiro.Listeporescritoemqueaspectosvocêseconsideraigualacadaumdelesouoseuoposto.

ENTENDIMENTO –Escreva sobreo efeitoque esse exemplovemcausandona suavidafinanceira.

DISSOCIAÇÃO – Você compreende que esse modo de ser é apenas o seu aprendizadopassado,enãoquemvocêé?Consegueperceberquetemaopçãodeserdiferenteagora?DECLARAÇÃO

Oexemploquetivearespeitododinheiroeraomododeagirdosmeuspais.Aminhamaneiradefazerascoisasnessaáreasoueuqueescolho.

Agoradiga:

Eutenhoumamentemilionária!

Aterceirainfluência:episódiosespecíficos

A terceira forma básica de condicionamento são os episódios específicos. Queexperiências com dinheiro, riqueza e pessoas ricas você teve quando criança? Elas sãoextremamenteimportantesporquemoldaramascrenças–oumelhor,asilusões–quehojegovernamasuavida.

Vou dar um exemplo. Josey, uma enfermeira de sala de cirurgia, foi ao SeminárioIntensivo da Mente Milionária. Os seus rendimentos eram excelentes, mas ela sempre

gastavatudo.Quandocavamosumpoucomaisfundo,elafaloudeumepisódioqueviveraaos11anosdeidade.Estavacomospaiseairmãnumrestaurantechinês.Amãeeopaicomeçaram mais uma das suas brigas por causa de dinheiro. De pé, o pai gritava eesmurrava a mesa com o punho quando ficou vermelho, depois azul, e caiu no chão,vítimade umataque cardíaco. Josey era da equipe de nataçãoda escola e tinha feito otreinamento de ressuscitação cardiopulmonar. Tentou de tudo,mas não adiantou.O paimorreunosseusbraços.

Dessediaemdiante,asuamentepassouaassociarodinheiroàdor.Nãoadmiraque,quandoadulta,Joseytenhapassadoaselivrarsubconscientementedetodoodinheiroqueganhava,natentativadedarumfimàdor.Outrodadointeressanteéofatodeelatersetornadoenfermeira.Porquê?Talvezaindaestivessetentandosalvaropai.

Nocurso,nósaajudamosaidentificarerevisaroseuantigomodelodedinheiro.Hojeelaestáacaminhodese tornar financeiramente independente.Enãoémaisenfermeira.Nãoquenãogostassedo trabalho,oproblemaéqueestavanessaprofissãopelomotivoerrado. Hoje Josey trabalha com planejamento financeiro personalizado, ajudando aspessoasa entender comoaprogramaçãopassadagoverna todososaspectosda suavidafinanceira.

O próximo exemplo de episódio específico émais pessoal. Quando aminhamulhertinhaoitoanosdeidade,todavezqueelaouviaabuzinadocaminhãodesorvetenasuarua,corriaatéàmãeparapedirumamoedinha.Eouviaaseguinteresposta:“Sintomuito,querida,eunãotenho.Peçaaoseupai.”Eleentãolhedavaumamoedaeelaiacomprarosorvete,felizdavida.

Toda semana essa mesma história se repetia. O que foi, então, que a minha mulheraprendeuarespeitododinheiro?

Primeiro,quesãooshomensquetêmdinheiro.Eoquevocêachaqueelaesperavademimquandonoscasamos?Exatamente:queeulhedessedinheiro.Sóqueagoraelanãopediamaismoedinhas!Jáeraumamulherformada.

Segundo, ela aprendeu quemulher não tem dinheiro. Se a suamãe (a deusa) não otinha,obviamenteeraassimqueascoisasdeviamser.Paraconfirmaressepadrão,elaselivravasubconscientementede todoodinheiroqueganhava.Eerasempreprecisanesseaspecto.SeeulhedesseUS$100,elagastavaUS$100.SelhedesseUS$200,elagastavaUS$200,se lhedesseUS$500,elagastavaUS$500.Foiquandoelafezumdosmeuscursoseaprendeutudosobreaartedaalavancagemfinanceira.EulhedavaUS$2mileelagastavaUS$10mil!Tenteiexplicar:“Não,meuamor,comalavancagemquerodizerquenósdeveríamosreceberUS$10mil,enãogastá-los.”Poralgumarazão,esseconceitonãosefixavanasuamente.

O únicomotivo pelo qual nós brigávamos era o dinheiro. Isso quase custou o nossocasamento.Oquenão sabíamos eraquedávamos significados inteiramentediferentes aele. Para aminhamulher, dinheiro correspondia a prazer imediato (como saborear umsorvete). Eu, por outro lado, cresci com a crença de que ele devia ser acumulado paraproporcionarliberdade.

Noquemediziarespeito,quandoaminhamulhergastavadinheiro,elaestavaacabandocom a nossa liberdade futura. E, do ponto de vista dela, sempre que eu a impedia de

gastar,estavatirandooseuprazerdeviver.

Felizmente,aprendemosareavaliarosnossosrespectivosmodelosfinanceirose,maisimportante,aestabelecerumterceiromodeloespecíficoparaonossorelacionamento.

Será que dá certo? Deixe-me responder da seguinte maneira: eu testemunhei trêsmilagresnaminhavida:

1.Onascimentodaminhafilha.2.Onascimentodomeufilho.3.Ofimdasminhasbrigascomaminhamulherporcausadedinheiro.

As estatísticas mostram que a causa mais freqüente das separações e divórcios é odinheiro.Eoprincipalmotivopor trásdasbrigasnãoéodinheiroemsimesmo,masoconflitoentre“modelosdedinheiro”.Não importaquantagranavocê tenhaoudeixedeter.Seo seumodelonãoécompatível comodapessoacomquemse relaciona,háumgrandedesafioà sua frente. Issovaleparapessoascasadas,namorados, familiares e atésócios. O fundamental é compreender que você está lidando commodelos, e não comdinheiro.Umavezquetenhaidentificadoomodelofinanceirodoseuparceirooudasuaparceira,conseguirálidarcomeledeummodoquesatisfaçaambos.

Oprimeiropasso é se conscientizar dequeos arquivosdedinheirodessapessoa sãoprovavelmentediferentesdosseus.Emvezdeseaborrecer,procurecompreender.Façaopossívelparasaberoqueéimportanteparaelanessaáreaeidentifiqueassuasmotivaçõeseosseusreceios.Assim,estarálidandocomasraízesenãocomosfrutos,eteráumaboachancedesolucionaroproblema.Docontrário,percaaesperança.

Passosparaamudança:episódiosespecíficos

Há um exercício que você pode fazer com o seu parceiro ou com a sua parceira.Sentem-seefalemsobreashistóriasenvolvendodinheiroquecadaumdevocês temnamemória–oqueouviamquandocrianças,osrespectivosmodelosfamiliaresequaisquerepisódiosemocionaisespecíficosquetenhamvivido.Descubramtambémoqueodinheirorealmente significa para ambos: prazer, liberdade, segurança, status. Isso os ajudará aidentificarosseusmodelosdedinheiroatuaisedescobrirosmotivosdassuasdivergênciasnessaquestão.

Em seguida, falem a respeito do que vocês querem hoje, não como indivíduos,mascomoparceiros.Cheguemaumacordoedecidamsobreosseusobjetivosgeraiseassuasatitudesemrelaçãoadinheiroesucesso.Depois,escrevamnumpapelumalistadasaçõesque os dois consideram positivas para guiar a sua vida. Prendam o papel na parede e,semprequehouverumproblema,lembrem-semutuamenteecomtodaagentilezadaquiloque vocês decidiram juntos quando conversaram demaneira objetiva, desapaixonada elivredasgarrasdosseusantigosmodelosdedinheiro.

CONSCIENTIZAÇÃO–Pensenumepisódioemocionalespecíficoarespeitodedinheiroquevocêtenhavividoquandocriança.

ENTENDIMENTO – Escreva sobre como esse episódio pode ter afetado a sua vidafinanceiraatual.

DISSOCIAÇÃO – Você compreende que esse modo de ser é apenas o seu aprendizado

passadoenãoquemvocêé?Consegueperceberquetemaopçãodeserdiferenteagora?DECLARAÇÃO

Eume liberto dasminhas experiências passadas negativas comdinheiro e crio paramimumfuturonovoerico.

Agoradiga:

Eutenhoumamentemilionária!

Afinal,oqueestáprogramadonoseumodelodedinheiro?

É hora de responder à pergunta que vale ummilhão. Qual é o seu atual modelo dedinheiro e sucesso e para quais resultados ele está dirigindo você subconscientemente?Vocêestáprogramadoparaosucesso,paraamediocridadeouparaofracassofinanceiro?Está programado para viver na dureza ou para fazer fortuna? Está programado parabatalharpordinheiroouparatrabalhardeformaequilibrada?

Você está condicionado a ter um rendimento estável ou flutuante? Já sabe do que setrata:primeirovocêtem,depoisnãotem,depoistem,depoisnãotem.Sempreparecequeas causas dessa drástica variação vêm do mundo exterior. Por exemplo: “Eu tinha umótimoemprego,masaempresafaliu.Entãocomeceiomeupróprionegócio.Ascoisasiamdeventoempopa,porémomercadoencolheu.Omeunegócioseguinteiamuitobematéomeusóciosair”,etc.Nãoseiluda,esseéoseumodeloemoperação.

Vocêestáprogramadoparaterumarendabaixa,umarendamédiaouumarendaalta?Sabia que existem quantidades de dinheiro que amaioria das pessoas está programadaparareceber?VocêestáprogramadoparaganhardeR$30milaR$40milporano?DeR$50milaR$60mil?DeR$80milaR$100mil?DeR$200milaR$300mil?MaisdeR$350mil?

Alguns anos atrás, numa das minhas palestras, havia na platéia um cavalheiroinusitadamente bem vestido. Quando terminei a apresentação, ele veio até mim eperguntouseeuachavaqueoSeminárioIntensivodaMenteMilionáriapoderiafazeralgoporele,considerandoqueosseusrendimentosjáeramdeUS$500milporano.Perguntei-lheháquantotempoeleganhavaessevalor.Elerespondeu:“Háseteanosseguidos.”

Eratudooqueeuprecisavaouvir.Perguntei-lhe,então,porqueelenãoganhavaUS$2milhões por ano. Disse-lhe que os princípios que ensino são destinados a pessoas quedesejamatingiroseuplenopotencialfinanceiroe lhepediquepensassenomotivopeloqualeleestavaparadonomeiomilhão.Eledecidiuparticipardoseminário.

Umanodepois,recebideleume-mailquedizia:“Omeuaprendizadofoiincrível,mascometi um erro. Reprogramei o meu modelo de dinheiro para ganhar apenas US$ 2milhões por ano, como discutimos. Como já cheguei lá, estoume reprogramando paraobterUS$10milhõesanuais.”

Aquestãoé:oseurendimentoatualnãoimporta.Oqueinteressasaberésevocêestáatingindooseuplenopotencialfinanceiroounão.Talvezvocêestejaseperguntandoporque diabos uma pessoa precisa de tanto dinheiro. Primeiro, a própria pergunta não éfrancamente positiva para a sua riqueza, mas um sinal de que você deve rever o seu

modelodedinheiro.Segundo,oprincipalmotivopeloqualaquelesenhorqueriaganhartudoaquiloeraaumentarassuasdoaçõesaumainstituiçãodecaridadequeajudavítimasdaAIDSnaÁfrica.Umgolpenacrençadequeaspessoasricassãogananciosas.

Vamos em frente.Você está programado para economizar dinheiro ou para gastá-lo?Estáprogramadoparaadministrá-lobemouparaadministrá-lomal?

O seu condicionamento o leva a escolher investimentos de sucesso ou a entrar em“roubadas”?Talvezvocêestejaseperguntado:“Comoépossívelqueofatodeeuganharouperderdinheironabolsadevaloresouemimóveisestejainscritonomeumodelo?”Ésimples.Quemescolheasações?Aspropriedades?Você.Quemdecidequandocomprá-las?Você.Quemdecidequandovendê-las?Você.Acreditoquevocêtemalgoavercomtudoisso.

Tenho um conhecido chamado Larry que é um verdadeiro ímã quando se trata deganhardinheiro.Definitivamente,oseumodeloéderendimentoselevados.Mas,quandoaquestãoéinvestiroprópriodinheiro,Larrytemobeijodamorte.Tudooqueelecompradespencacomoumaavalanche.(Vocêacreditaqueopaideletinhaomesmoproblema?)Eumemantenho em estreito contato comele para lhe pedir conselhos financeiros. Sãosempreperfeitos,oumelhor,perfeitamenteerrados!TudooqueLarrysugereeufaçoaocontrário.

Observe,porém,comoalgumaspessoasparecemteroquechameidetoquedeMidas.Tudooque elas tocamse converte emouro.Asduas síndromes, o toquedeMidas eobeijodamorte,nãosãosenãomanifestaçõesopostasdomodelofinanceiro.

Voltoadizer:oseumodelodedinheirodeterminaráasuavidafinanceira–eatéasuavida pessoal. Se você é uma mulher cujo modelo de dinheiro está programado pararendimentosbaixos,omaisprováveléqueatraiaumhomemquetambémapresenteessetipodeprogramação,paraquevocêpossapermanecerna situação financeiraemque sesente confortável e validar o seu modelo. Caso você seja um homem cujo modelo dedinheiro está programado para rendimentos baixos, o mais provável é que atraia umamulher gastadora que arrase a sua conta bancária, para que você possa permanecer nasituaçãofinanceiraemquesesenteconfortávelelegitimaroseumodelo.

Amaioriadaspessoasacreditaqueosucessonosnegóciosdependefundamentalmentedassuasqualificaçõesedosseusconhecimentos,ou,pelomenos,dasuaperspicáciaemidentificarasmelhoresoportunidadesemtermoscomerciais.Odeioterquelhedizerqueissonãoébemassim.

Osucessodoseunegóciodependedoseumodelodedinheiro.Vocêsempreovalidará.SeeleestáprogramadoparalhedarR$30milanuais,essaéamedidaprecisadoêxitoquevocêobterácomele–osuficienteparalhegarantirR$30milporano.

Sevocêévendedore temummodeloprogramadoparaganharR$100milporanoeconseguefecharumgrandenegócioquelherenderáR$150mil,aconteceráoseguinte:ouavendaserácanceladaou,casovocêrecebaosR$150mil,oanoseguinteserápéssimoparacompensarelevá-lodevoltaaoníveldoseumodelofinanceiro.

Poroutro lado,casovocêestejaprogramadoparaganharR$150mile tenhapassadodoisanosnapior,nãosepreocupe:vocêvairecuperartudooquenãoconseguiureceber.

Seránecessariamenteassim,éa leisubconscientedarelaçãoentreamenteeodinheiro.Talvezvocêsigaumaintuiçãoefaçaumbomnegócionomercadodecapitaisouacerteemoutrainvestidaqualquer.Nãoimportaoqueseja:deumjeitooudeoutro,sevocêestáprogramadoparaganharR$150milporano,nofiméissoquevaiter.

E como você pode descobrir a programação do seu modelo de dinheiro? Uma dasmaneirasmaisóbviaséexaminarosseusresultados.Analiseasuacontabancária.Analisea sua renda. Analise o seu patrimônio líquido. Analise o êxito dos seus investimentos.Analise o seu sucesso nos negócios. Analise se você é um gastador ou um poupador.Analise se você administra bem as suas finanças. Analise até que ponto os seusrendimentos são estáveis ou flutuantes. Analise o quanto você dá duro para ganhardinheiro.Analiseosseusrelacionamentosqueenvolvemdinheiro.

Oseudinheiroésuadoouchegaavocêcomfacilidade?Vocêtemumnegócioouumemprego? Você fica muito tempo no mesmo negócio ou emprego ou muda comfreqüência?

Omodelodedinheirofuncionacomoumtermostato.Seatemperaturadasalaé22o,éprovável que o termostato esteja regulado para 22o. E é nesse ponto que a questão ficainteressante.Épossível,considerandoofatodequeajanelaestáabertaefazfrioláfora,que a temperatura da sala caia e atinja 18o? É claro,mas o que acontecerá no fim?Otermostatoseráacionadoeelavoltaráaos22o.

Épossíveltambém,considerandoofatodequeajanelaestáabertaefazcalorláfora,queatemperaturadasalasubaecheguea25o?Éclaroquesim,masoqueaconteceránofim?Otermostatoseráacionadoeelaretornaráaos22o.

A única maneira de mudar permanentemente a temperatura da sala é “zerar” otermostato.Demodoanálogo,aúnicamaneirademodificarpermanentementeoseunívelde sucesso financeiro é zerar o seu termostato financeiro, também conhecido comomodelodedinheiro.

PRINCÍPIODERIQUEZAAúnicamaneirademudarpermanentementeatemperaturadasalaé“zerar”otermostato.Demodoanálogo,aúnicamaneirademodificarpermanentementeoseuníveldesucessofinanceiroézeraro

seutermostatofinanceiro,tambémconhecidocomomodelodedinheiro.

Você pode tentar o que for – desenvolver os seus conhecimentos em negócios,marketing, vendas, negociações e administração e tornar-se especialista em imóveis ouações.Essassãoótimasferramentas.Mas,nofim,seasuacaixadeferramentas internanão for grande e forte o suficiente para ajudá-lo a ganhar e conservar quantidadessubstanciaisdedinheiro,todasasferramentasdomundolheserãoinúteis.

Repito,éumasimplesquestãodearitmética:“Osseusrendimentoscrescemnamesmamedidaemquevocêcresce.”

Felizmente,ouquemsabeinfelizmente,oseumodelodedinheiroesucessotenderáapermanecercomvocêparaorestodavida–anãoserquesejamodificadoetransformado.Eéexatamentedissoquevoucontinuartratandonaparte2.

Lembre-sedequeoprimeiroelementodetodamudançaéaconscientização.Façauma

auto-análise, conscientize-se, observe os seus pensamentos, os seus medos, as suascrenças, os seus hábitos, as suas atitudes e a sua inação.Coloque-se sob a lente de ummicroscópio.Estude-se.

Amaioriadenósacreditaqueviveumavidabaseadaemescolhas,masemgeral issonãoéverdade.Mesmosendopessoasesclarecidas,aolongodeumdia tomamospoucasdecisões que refletem a consciência que temos de nós mesmos naquele momento. Namaior parte do tempo, somos como robôs: agimos no automático, dirigidos porcondicionamentos passados e por velhos hábitos. É nesse ponto que entra aconscientização.Aconsciênciaobservaosnossospensamentoseasnossasaçõesparaquevivamos das escolhas verdadeiras feitas no momento presente em lugar de sermosgovernadosporumaprogramaçãoprovenientedopassado.

PRINCÍPIODERIQUEZAAconsciênciaobservaosnossospensamentoseasnossasaçõesparaquevivamosdasescolhasverdadeirasfeitasnomomentopresenteemlugardesermosgovernadosporumaprogramação

provenientedopassado.

Portanto,adquirindoconsciência,vocêpoderáviverdoqueéhojeemvezdoque foiontem;conseguiráreagirapropriadamenteàssituaçõesqueseapresentam,fazendousodetodaagamaede todoopotencialdas suasqualificaçõesedosseus talentosemvezdereagir de forma inadequada aos acontecimentos, impelido pormedos e inseguranças dopassado.

Umavezconsciente,conseguiráverasuaprogramaçãotalcomoelaé:merasgravaçõesde informações recebidas e aceitas no passado, quando você era muito jovem paraconheceralgomelhor.Entenderáqueessecondicionamentonãoéquemvocêé,masquemescolheuser;compreenderáquevocênãoéa“gravação”,esimo“gravador”;quenãoéo“conteúdo”docopo,masoprópriocopo.

De fato, a genética pode ter influência nisso tudo e, é claro, os aspectos espirituaistambém desempenham o seu papel, porém boa parte domodelo de pessoa que você éprovémdascrençase informaçõesdeoutraspessoas.Comojádisse,ascrençasnãosãonecessariamente verdadeiras nem falsas, nem certas nem erradas – mas, sejam ou nãoválidas, elas são opiniões que foram transmitidas repetidamente e, depois, passadas degeração em geração, até chegarem a você. Sabendo disso, basta renunciar de formaconscienteaqualquerconceitoquenãooajudeaconquistara riquezaesubstituí-loporoutrosquefaçamisso.

Como disse o meu amigo e escritor Robert G. Allen num dos meus seminários:“Nenhumpensamentomoradegraçanacabeçadeninguém–todoselessãoinvestimentosoucustos.Oulevamapessoanadireçãodafelicidadeedosucessoouaafastamdessasduascoisas–ouafortalecemouaenfraquecem.”

Por isso é indispensável quevocê escolha sabiamente os seus pensamentos e as suascrenças. Conscientize-se de que eles não são quem você é, tampouco estãonecessariamente ligados a você. Por mais preciosos que pareçam, não têm maisimportância e significado do que aqueles que você lhes confere.Nada tem significado,excetoaquelequenósmesmosatribuímosàscoisas.

Seoseuverdadeiroobjetivonavidaédecolarrumoaosucesso,nãoacreditenumasópalavra que você mesmo disser. E, se deseja clareza instantânea, não creia num sópensamentoseu.

Caso você seja como a maioria das pessoas, vai acreditar em algo nesse ínterim,portanto pode perfeitamente adotar para si mesmo crenças positivas, enriquecedoras.Lembre-se:pensamentosconduzemasentimentos,queconduzemaações,queconduzema resultados. Você pode optar por pensar e agir como as pessoas ricas e, desse modo,conquistarresultadossemelhantesaosqueelasalcançam.

Aquestãoé:comopensameagemaspessoasricas?Éexatamenteissooquemostrareinaparte2.

Sevocêquermudarparasempreasuavidafinanceira,prossiga.DECLARAÇÃO

Observoosmeuspensamentosesóalimentoaquelesquemefortalecem.

Agoradiga:

Eutenhoumamentemilionária!

PARTE2

Osarquivosderiqueza

Dezessetemodosdepensareagirquedistinguemosricosdasoutraspessoas

Naparte1,abordeioProcessodeManifestação.Lembre-se:pensamentosconduzemasentimentos, sentimentos conduzem a ações e ações conduzem a resultados. Tudo teminíciocomospensamentos.Nãoéespantosoque,emboraessepoderosomecanismosejaabasedanossavida,amaioriadenósnãofazamenoridéiadecomoelefunciona?Comecedando uma rápida olhada em como a suamente trabalha.Metaforicamente falando, elanãoénadamaisdoqueumgrandearmáriocheiodearquivos,similaraoquevocêtalveztenha em casa ou no escritório. Toda informação que entra ali é etiquetada e guardadanessesarquivosdefácilacessoparaajudarnasuasobrevivência.Vocêpercebeu?Eunãodisseprosperidade,dissesobrevivência.

Emcadasituação,vocêrecorreaessesarquivosmentaisparadeterminarasuareação.Digamos, por exemplo, que se trate de uma oportunidade financeira. Você vaiautomaticamenteatéosarquivosquetêmaetiquetadinheiroe,combaseneles,decideoque fazer. Os seus únicos pensamentos possíveis a respeito desse assunto são aquelesarmazenadosnessaspastas,ouseja,elascontêmtudooqueestáguardadonasuamentesobessacategoria.

Assuasdecisõessefundamentamnaquiloquelheparecelógico,sensatoeapropriadonaquele momento. Então você faz o que acredita ser a escolha certa. O problema, noentanto,équeaescolhacertapodenãoserumaescolhabem-sucedida.Naverdade,aquiloquefaztotalsentidoparavocêpodeproduzirpéssimosresultados.

Digamos que a minha mulher está no shopping center e vê uma bolsa verde empromoçãocom25%dedesconto.Elasedirigeimediatamenteaosarquivosdasuamentecom a pergunta: “Devo comprar esta bolsa?” Numa fração de segundo, eles lhe dão aresposta: “Você anda procurando uma bolsa verde para combinar com o sapato quecomprouna semanapassada.Alémdisso, esta temo tamanho ideal.Compre-a.”Ela seencaminha para o balcão sentindo-se emocionada, afinal vai comprar a linda bolsa, etambémorgulhosa,poisaestáadquirindocom25%dedesconto.

Namentedaminhamulher,essacomprafaztotalsentido.Elaquerabolsa,acreditaqueprecisadelae,aindaporcima,queaqueleéum“grandenegócio”.Noentanto,emnenhummomentoasuamenteencontrouoseguintepensamento:“Éverdade,estabolsaémuitolindae,caramba,éumaverdadeirapechincha!Mas,comonestemomentoestoucomumdébitoimensonocartãodecrédito,émelhoreumesegurar.”

Aminhamulher não se deparou comessa informaçãoporque esse dadonão está emnenhum arquivo dentro da sua cabeça. A pasta “Quando você estiver devendo, evitecomprar” nunca foi armazenada na sua mente, portanto essa opção simplesmente nãoexiste.

Percebeu?Senoseuarmáriosóexistemarquivosdesfavoráveisaosucessofinanceiro,essasserãoasúnicasopçõesàsuadisposição:escolhasnaturais,automáticasequefarãototal sentido para você,mas cujo resultado final será um problemamuitomaior ou, namelhordashipóteses,algumacoisamedíocre.Inversamente,senasuamenteháarquivosfavoráveis ao sucesso financeiro, você tomará, de forma natural e automática, decisões

queconduzemaele.Nemprecisarárefletirsobreoassunto.Oseumodonormaldepensarresultará numa ação bem-sucedida da mesma forma que o modo normal de pensar deDonaldTrumpproduzriqueza.

Não seria fantástico se você fosse naturalmente capaz de pensar como os ricos emmatéria de dinheiro?Desejomuito que a sua resposta a essa pergunta tenha sido “comcerteza”oualgosemelhante.

Sim,vocêécapaz.

Como disse anteriormente, o primeiro passo para qualquer mudança é aconscientização. Isto é, o ponto de partida para pensar damesma forma que os ricos ésabercomoelespensam.

Aspessoasricaspensamdeummodomuitodiferentedequemtemumamentalidadepobreouumavisãodeclassemédia.Osseuspensamentossedistinguememmatériadedinheiro,deriqueza,desipróprias,deoutraspessoasedepraticamentetodososaspectosdavida.Nestapartedolivro,voumostraralgumasdessasdiferençase,paraauxiliá-lonoseu recondicionamento, instalarei na sua mente 17 “arquivos de riqueza” alternativos.Novos arquivos possibilitam novas escolhas. Eles o ajudarão a perceber quando vocêestiverraciocinandocomoumindivíduodementalidadepobreoucomoalguémquetemumavisãodeclassemédiaeamudarconscientementeoseufocoparaomododepensardaspessoas ricas.Lembre-se:vocêpodeoptar pormaneirasdepensar favoráveis à suafelicidadeeaoseusucessoedeixardeladoasformasnegativas.

PRINCÍPIODERIQUEZAVocêpodeoptarpormaneirasdepensarfavoráveisàsuafelicidadeeaoseusucessoedeixarde

ladoasformasnegativas.

Antes de começar, quero fazer alguns esclarecimentos. Primeiro, não tenho amenorintençãodemenosprezar quemdispõedepoucos recursos financeiros nemdesejodar aimpressãodequenãomesensibilizocomasuasituação.Nãoconsideroosricosmelhoresdoqueninguém:elesapenastêmmaisdinheiro.Poroutrolado,emalgunscasos,parameassegurar de que você captará a mensagem, utilizo exemplos mais incisivos paradiferenciaromodocomoaspessoaspensam.

Segundo, sempre que menciono indivíduos ricos, pessoas que vivem com grandesdificuldadesfinanceiraseindivíduosquetêmumavidaapenassatisfatórianoqueserefereàsfinanças,estoumereferindounicamenteàsuamentalidade,àsuamaneiracaracterísticade pensar e agir, e não à quantidade de dinheiro que elas têm ou ao seu valor para asociedade.

Terceiro,exponhoaquestãodemaneirageneralizada.Seimuitobemquenemtodorico,assim como nem toda pessoa que dispõe de recursos financeiros limitados ousimplesmentesatisfatórios,écomoapresentoemalgunsexemplos.Repito,omeuobjetivoédestacarasdiferençasentreasmentalidadespara tercertezadequevocêentenderáosprincípioseconseguiráutilizá-los.

Quarto, de modo geral, menciono com menos freqüência a visão de classe média,porque esta costuma ser um híbrido da forma como os ricos pensam e damentalidade

pobre.Omeupropósito,insisto,équevocêseconscientizedolugarqueocupanaescalaeraciocinecomoosricos,casoqueiraserumdeles.

Quinto,vocêpode ter a impressãodequemuitosprincípiosdesta seçãodo livro têmmaisavercomhábitoseaçõesdoquecomformasdepensar.Lembre-se:assuasaçõesprovêmdosseussentimentos,queprovêmdosseuspensamentos.Conseqüentemente,todaação que conduz à riqueza é precedida de ummodo de pensar que segue essamesmadireção.

Finalmente,queroquesedisponhaaabrirmãodaidéiadequeestácerto.Ouseja,queaceitedeixardefazerascoisasdoseumodo.Porquê?Porqueasuaformadeagirfezcomquevocêchegasseexatamenteàsituaçãoemqueestáagora.Casodesejeumpoucomaisdessa mesma experiência, continue a se conduzir à sua maneira. Mas, se ainda nãoenriqueceu, talvez sejahoradeconsiderarumaalternativa indicadaporalguémque temmuitodinheiroejácolocoumilharesdepessoasnaestradadafortuna.Adecisãoésua.

Os conceitos que ensino são simples, porém muito profundos. Eles proporcionammudanças reais, para pessoas reais, no mundo real. Como é que eu sei? Na minhaempresa,aPeakPotentialsTraining,todoanorecebemosmilharesdecartasee-mailsquerelatam como cada um dos arquivos de riquezamodificou a vida das pessoas. Se vocêaprender o que são esses arquivos e usá-los, tenho absoluta confiança de que eles lhedarãoachancedetransformarasuavidatambém.

Nofimdecadaseção,apresentoumadeclaraçãoedescrevoasmedidasquevocêdevetomar para gravar esse arquivo específico de riqueza. É essencial que cada um dosarquivos seja colocado em prática o mais rápido possível na sua vida, para que oconhecimento passe a um nível físico, celular, criando uma mudança permanente eduradoura.

Quasetodasaspessoasentendemquesomoscriaturasdehábitos.Oqueelasnãosabeméqueexistemdoistiposdehábitos:osde fazereosdenãofazer.Tudooquevocênãoestáfazendonestemomentovocê temohábitodenãofazer.Aúnicamaneirademudarissoéfazer.Aleituraoajudará,masaquestãoécompletamentediferentequandosepassada teoria à prática. Caso esteja de fato comprometido com o sucesso, prove issoexecutandoasaçõessugeridas.

Arquivoderiquezano1Aspessoasricasacreditamnaseguinteidéia:

“Eucrioaminhaprópriavida.”Aspessoasdementalidadepobreacreditamna

seguinteidéia:“Naminhavida,ascoisasacontecem.”

Sevocêquerenriquecer,é imperativoacreditarqueestánocomandodasuavida,emespecial da sua vida financeira.Caso contrário, você tem uma crença enraizada de queexercepoucoounenhumcontrolesobreasuaprópriavidae,conseqüentemente,dequeexercepoucoounenhumcontrolesobreoseusucessofinanceiro.

Járeparouqueemgeralsãoaspessoasquetêmumasituaçãofinanceiradifícilasquegastammaisdinheirocomjogos lotéricos?Elasrealmenteacreditamqueariquezacairánoseucoloquandoasbolinhascomosseusnúmerosforemsorteadas.Àsvezespassamanoitecoladasna telada televisãoesperandoansiosamentepelo sorteioparaver sedestavezafortunafinalmentelhessorrirá.

Éclaroquetodomundoquerganharnaloteriaeatéosricosjogamdevezemquandoparasedivertir.Porém,emprimeirolugar,elesnãogastamumapartesubstancialdosseusrendimentoscombilhetes;emsegundolugar,essanãoéasuaprincipal“estratégia”parafazerfortuna.

Você precisa acreditar que é vocêmesmo quem conquista o seu próprio êxito, que évocê mesmo quem promove a sua própria mediocridade e que é você mesmo quemestabelece a sua própria batalha pelo dinheiro e pelo sucesso. Consciente ouinconscientemente,sempresetratadevocê.

Em vez de assumirem a responsabilidade pelo que acontece na sua própria vida, aspessoasdementalidadepobrepreferemsecolocarnopapeldevítimas.Umpensamentotípico de quem apresenta esse padrão é: “Pobre de mim.” Assim, por força da lei daintenção,éliteralmenteistooqueasvítimasconseguemser:pobres.

Repare que eu disse que elas se colocam no papel de vítimas. Não afirmei que sãovítimas.Naminhaopinião,ninguémévítima.Creioqueaspessoasadotamessaimagemporacreditaremquedessemodoconseguemalgumacoisa.Maisadianteexaminareiessaquestãocommaisdetalhes.

Sendo assim, como é que você sabe quando alguém está se fazendo de vítima? Arespostaé:umavítimadeixatrêspistasóbvias.

Pistano1davítima:aculpaédosoutros

Quando o assunto é o motivo de não serem ricas, as vítimas, na sua maioria, sãoespecialistas no “jogo da culpa”. O objetivo desse jogo é ver para quantas pessoas ecircunstâncias umavítima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para simesma.Éalgodivertido,pelomenosparaela.Infelizmente,nãoéassimtãolegalparaqualquerumquetenhaamásortedeestaraoseulado.Arazãoésimples:quemestámuitopróximoaelasetornaumalvofácil.

Avítimapõeaculpanaeconomia,nogoverno,nabolsadevalores,nosseuscorretores,noramodenegócioemqueatua,nopatrão,nosempregados,nogerente,nosdiretoresdaempresa,noserviçodeatendimentoaocliente,nodepartamentodeentregas,nomaridoou

nasuamulher,nosócio,emDeuse,éclaro,nospais.Aculpaésempredeoutrapessoaoudeoutracoisa.Oproblemaéinvariavelmentealguémoualgumacoisa,nuncaelaprópria.

Pistano2davítima:sempreháumajustificativa

Quando não está culpando alguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a suasituação dizendo algo do gênero: “O dinheiro não é assim tão importante.” Eu lhepergunto:vocêachaque,sedisseraoseumaridoouàsuamulher,aoseunamoradoouàsuanamorada,àsuasóciaouaoseusócioqueelesnãosãoassimtãoimportantes,algumdelesficariamuitotempocomvocê?Acreditoquenão.Tampoucoodinheiroficaria.

Nosmeussemináriossempreháparticipantesquevêmmedizer:“Sabe,Harv,dinheironãoétãoimportanteassim.”Euosolhodiretamentenosolhoserespondo:“Vocêestásemdinheiro?”Emgeralelesdesviamoolharparaosprópriospéserespondem,cabisbaixos,qualquer coisa como: “Bem, neste momento estou com alguns problemas financeiros,mas…” Eu digo então: “O problema não é neste momento, você sempre esteve napindaíbaoumuitopertodisso,nãoémesmo?”Aessaalturaelesgeralmentebalançamacabeça concordando e retornam pesarosamente aos seus lugares, dispostos a escutar eaprender, percebendo por fim o resultado desastroso que esse pensamento tem ou tevesobreasuavida.

Éevidentequeessaspessoasestãoenfrentandograndesdificuldadesfinanceiras.Vocêpossuiriaumamotocicletaseelanãofosseimportanteparavocê?Éclaroquenão.Teriaumpapagaiodeestimaçãoseelenão fosse importanteparavocê?Obviamente,não.Damesma forma, se, na sua opinião, o dinheiro não é tão importante assim, vocêsimplesmentenãoteránenhum.

Vou explicar algo sem meias palavras: toda pessoa que diz que dinheiro não éimportantenão temdinheironenhum.Os ricos entendema importânciadodinheiro eolugarqueeleocupanasociedade.Quemtemamentalidadepobre,porsuavez,validaasuaprópria inépcia financeiracomcomparações irrelevantes.Afirma:“Odinheironãoémaisimportantedoqueoamor.”Ora,essaéumacomparaçãoequivocada.Oqueémaisimportante:oseubraçoouasuaperna?Éóbvioqueambostêmimportância.

Odinheiroéessencialnasáreasemqueproduzresultadoseinsignificantenoscamposemquenãotemutilidade.E,emboraoamorpossafazeromundogirar,essesentimentocertamente não paga a construção de hospitais, igrejas e casas. E também não enche abarrigadeninguém.

PRINCÍPIODERIQUEZAOdinheiroéextremamenteimportantenasáreasemqueproduzresultadoseinsignificantenos

camposemquenãotemutilidade.

Nenhum rico acredita que o dinheiro não é importante. E, caso eu não tenha sidoconvincente o bastante e você ainda pense que, de alguma forma, o dinheiro éinsignificante, você não deve ir bem financeiramente e continuará assim enquanto nãoerradicaressearquivonegativodoseumodelodedinheiro.

Pistano3davítima:viversequeixando

Queixar-seéapiorcoisaquealguémpodefazerporsuasaúdeeriqueza.Apiormesmo.

Porquê?

Acredito piamente na lei universal que diz: “Aquilo que focalizamos se expande.”Quandovocêsequeixa,noqueestáseconcentrando:naquiloqueestácertoounoqueestáerradonasuavida?Obviamente,estádandodestaqueaoqueestáerrado.E,umavezqueaquiloqueéfocalizadoseexpande,vocêsóreceberámaisdoqueestáindomal.

Muitosprofessoresdaáreadodesenvolvimentopessoalfalamsobrealeidaatração.Eladiz que “os iguais se atraem” – isso quer dizer que, quando alguém reclama, está narealidadeatraindocoisasruinsparaasuavida.

PRINCÍPIODERIQUEZAApessoaquesequeixatorna-seum“ímãdecoisasruins”vivoepulsante.

Vocêjáreparoucomocostumaserdifícilavidadaspessoasquevivemselamentando?Parecequetudooquepodedarerradolhesacontece.Elasdizem:“Éclaroqueeureclamo–olhasócomominhavidaéumadroga.”Agoraquevocêjásabemaissobreesseassunto,poderáexplicar:“Não:éexatamenteporquevocêsequeixaqueasuavidaéumadroga.”

Isso remete a outro ponto. Você tem que fazer questão absoluta de não ficar nacompanhiadepessoasquevivemreclamando.Se tiverumagrandenecessidadedeestarperto de uma delas, não se esqueça de se proteger com um guarda-chuva de aço, docontrárioacoisaruimqueeradestinadaaelavaicairemcimadevocêtambém.

Eu procuro ficar tão distante quanto possível de quem reclama porque a energianegativa é contagiosa.Muitas pessoas, porém, adoram se aproximar dos resmungões eouvi-los.Porquê?Porummotivosimples:elasestãoesperandoasuavezdesequeixar.“Evocêachaqueissoéhorrível?Esperesóatéouviroqueaconteceucomigo.”

Voulhepassarumdeverdecasaeprometoqueelelhedaráumagrandeoportunidadedemudarasuavida.Euodesafioanãoreclamardenadaduranteospróximossetedias.Enão apenas em voz alta, na sua cabeça também. Porém você terá que fazer isso nospróximos sete dias inteirinhos. Por quê? Porque durante os primeiros dias talvez vocêaindarecebaalgumacoisaruim“residual”dopassado.Porissopodedemorarumpoucoparaelasedissipar.

Desafieimilharesdepessoasa fazeressepequenoexercícioe fiqueiadmiradocomaquantidadedegentequemedissedepoisqueeletransformouassuasvidas.Garantoqueasuavidatambémsetornarásurpreendentequandovocêparardeseconcentrarnascoisasnegativas–edeatraí-las,portanto.Sevocêcostumaselamentar,esqueçaporenquantoaidéiade atrair o sucesso–para amaioriadaspessoas, atingir o “pontomorto” já éumgrandecomeço.

Aatitudedeculparosoutros,justificar-seequeixar-setemomesmoefeitodaspílulas.Sóserveparareduziroestresse.Aliviaatensãodofracasso.Pensenisso.Seapessoanãoestivesse sendo malsucedida de algum modo, ela precisaria responsabilizar alguém,arranjarumajustificativaparaissooureclamar?Arespostaóbviaé:não.

De hoje em diante, quando você se vir culpando os outros, se justificando ou sequeixando,pareimediatamente.Lembre-sedequevocêestácriandoasuavidaeatraindopara ela, a todo momento, o sucesso ou algo negativo. É fundamental que escolha

cuidadosamenteosseuspensamentoseassuaspalavras.

Agoravocêestáprontoparaescutarumdosmaioressegredosdomundo:nãoexistemvítimasverdadeiramentericas.Entendeubem?Afinal,quemouviriaassuasqueixas?“Ai,ai,omeuiateestáarranhado.”Diantedisso,qualquerumresponderia:“Edaí?”

PRINCÍPIODERIQUEZANãoexistemvítimasverdadeiramentericas.

Por outro lado, ser vítima tem as suas recompensas. O que as pessoas ganham secolocandonessepapel?Arespostaé:atenção.Issoéimportante?Comtodaacerteza.Deumaformaoudeoutra,atençãoé tudooqueamaioriadaspessoasalmeja.Eoquefazcom que elas vivam em busca de atenção é o fato de cometerem um grande erro – omesmoquequasetodosnósjácometemos:confundiratençãocomamor.

Acredite: épraticamente impossível ser felizebem-sucedidoquandoseestáo tempotodo precisando de atenção. Por causa dessa necessidade, quem está sempre querendoagradarparaconseguiraprovaçãocostumaficaràmercêdosoutros.Abuscaporatençãocausa mais um problema: a pessoa tende a fazer coisas idiotas para consegui-la. Éessencialdissociaraatençãodoamorporváriosmotivos.

Primeiro, a pessoa fará mais sucesso; segundo, será mais feliz; terceiro, poderáencontraramorverdadeironasuavida.Namaiorpartedoscasos,aquelesqueconfundemamorcomatençãonãoseamamnosentidogenuinamenteespiritualdapalavra,esim,emlargamedida,apartirdoseupróprioego,comonafrase“euamotudooquevocêfazpormim”.Conseqüentemente,orelacionamentodizrespeitoapenasaopróprioindivíduo,nãoàoutrapessoaou,pelomenos,àsduas.

Dissociandoaatençãodoamor,apessoaselibertaparaamarooutropeloqueeleé,enãopeloqueelefazparaela.

Como já disse, uma vítima verdadeiramente rica não existe. Assim, para podercontinuar nesse papel, quem está em busca de atenção faz questão absoluta de nuncaenriquecerdeverdade.

Éhoradedecidir.Vocêpodeserumavítimaoualguémrico,jamaisasduascoisasaomesmo tempo. Preste atenção: toda vez que você culpar alguém, se justificar ou sequeixar,estarásedegolandoemtermosfinanceiros.

Éhoraderesgataroseupoderereconhecerquevocêcriatudooqueexisteeoquenãoexistenasuavida.Observequevocêproduzasuariqueza,asuafaltaderiquezaetodasaspossibilidadesqueestãonomeiodocaminho.DECLARAÇÃO

Eumesmocrioomeuprópriograudesucessofinanceiro.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Todavezquevocêsevirculpandoalguém,sejustificandoousequeixando,passeodedoindicadornafrentedasuagargantanosentidohorizontalparaselembrarde

queessecomportamentopodeviracausarasuadegolafinanceira.Emboraessegestopareçarude,elenãoépiordoqueomalquevocêfazasipróprioaoresponsabilizaraspessoas,sejustificarereclamar,eoajudaráaselivrardesseshábitosdestrutivos.

2.Façaum“controle”.Aofinaldecadadia,listeporescritoumfatoquetenhasidopositivoeoutroquetenhasidonegativo.Depois,escrevaarespostaparaaseguintepergunta: “Como eu criei cada uma dessas situações?” Se houver outras pessoasenvolvidas, responda: “Qual foi o meu papel na criação de cada uma dessassituações?” Esse exercício o manterá responsável por sua vida e consciente dasestratégiasqueestãofuncionandoaseufavoredasqueestãocontravocê.

Arquivoderiquezano2Aspessoasricasentramnojogododinheiroparaganhar.

Aspessoasdementalidadepobreentramnojogododinheiroparanãoperder.

Aspessoasdementalidadepobrejogamojogododinheironadefensiva.Responda:sevocê fossedisputarumapartidadeumesportequalquerusandouma tática estritamentedefensiva,quaisseriamassuaschancesdevencer?Muitagenteconcordariaquepoucaounenhuma.

Noentanto,éassimqueamaioriadaspessoasjogaojogododinheiro.Asuaprincipalpreocupaçãoéasobrevivênciaeasegurança,enãoaconquistaderiquezaeabundância.Então,qualéasuameta,seuobjetivo,suarealintenção?

A meta das pessoas verdadeiramente ricas é ter grande fortuna e abundância. Nãoapenas algum dinheiro, mas muito dinheiro. E qual é o objetivo das pessoas dementalidadepobre?Ter “dinheiro suficienteparapagar as contas…emdia, já seria ummilagre!”Deixe-mefalarumavezmaissobreopoderdaintenção.Seoquevocêpretendeépossuirapenasobastanteparacobrirasdespesas,éexatamenteissooqueconseguirá–nemumúnicocentavoamais.

Aspessoasque têmumavisãodeclassemédiadãopelomenosumpassoalém,penaquesejaumpassomuitopequeno.Oseugrandeobjetivonavidaéigualàpalavradequemais gostam neste mundo: “conforto”, e tudo o que desejam é um pouco mais disso.Odeio ter que lhe dar esta notícia, porém existe uma imensa diferença entre ter algumconfortoeserrico.

Devo admitir que nem sempre eu soube disso.Mas um dosmotivos pelos quaismeconsideronodireitodeescreverestelivroéofatodeterexperimentadoostrêsníveisdesituaçãofinanceira.Houveumafaseemqueestivecompletamentequebrado–chegueiapedirUS$1emprestadoparaabastecerocarro.Masissonãofoitudo.Primeiro,ocarronãoerameu.Segundo,essedólarveionaformadequatromoedas.Vocêfazidéiadecomoéconstrangedorparaumadultoterquepagargasolinacommoedas?Ofrentistameolhoucomoseeufosseumladrãodecofrinhodecriançaeapenassorriu,balançandoacabeça.Nãoseisedáparaimaginar,masessefoiumdosmeusmomentosfinanceirosmaisbaixose,infelizmente,apenasumdeles.

Depoisquemeestruturei,passeiaonívelde terconforto. Issoébom.Pelomenosdáparavariarindoarestaurantesmelhores.Masomáximoqueeupodiapediralierafrango.Não há nada de errado com o frango, se esse é o prato que a pessoa realmente quer.Porém,muitasvezesnãoé.

Naverdade,quemestánumasituaçãoapenasconfortáveldopontodevistafinanceirogeralmenteescolheopratoconsultandoacolunaàdireitanocardápio–oladodopreço.

Aquestãoseresumeaoseguinte:seoseuobjetivoéteralgumconforto,éprovávelquevocênuncafiquerico.Mas,casoasuametasejaenriquecer,éprovávelquevocêalcanceumasituaçãoricamenteconfortável.

PRINCÍPIODERIQUEZA

Seoseuobjetivoéteralgumconforto,éprovávelquevocênuncafiquerico.Mas,casoasuametasejaenriquecer,éprovávelquevocêalcanceumasituaçãoricamenteconfortável.

Umdosprincípiosque ensinonos seminários é: “Sevocê atirar nas estrelas, atingirápelo menos a Lua.” As pessoas de mentalidade pobre não atiram nem no teto da suaprópriacasae,depois,ficamseperguntandoporquenãoacertaramemnada.Bem,vocêacabadedescobrirporquê.Sóconseguimosaquiloqueverdadeiramentealmejamos.Sevocêquerficarrico,asuametatemqueseressa,enãoadeterapenasosuficienteparapagarascontasouparadesfrutardealgumconforto.DECLARAÇÃO

Aminhametaéficarmilionárioemaisainda.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Liste, por escrito, dois objetivos financeiros que demonstrem a sua intenção decriar abundância, e nãomediocridade ou pobreza. Relacionemetas do tipo “jogarparaganhar”emtermosde:

a.rendimentoanualb.patrimôniolíquido

Torneessasmetaspossíveisdentrodeumprazorealista,maslembre-setambémde“atirarnasestrelas”.

2.Váaumrestaurantesofisticadoepeçaumpratocarosemperguntarquantocusta.(Seagranaestivercurta,éaceitáveldividir.)

Obs.:Frangonãovale.

Arquivoderiquezano3Aspessoasricasassumemocompromissodeseremricas.Aspessoasdementalidadepobregostariamdeserricas.

Pergunte às pessoas se elas querem ser ricas.Amaioria delas vai pensar que você édoido. “Éclaroque sim”,dirão.Averdade,porém,équequase todaselasnãodesejamenriquecer. Por quê? Porque têm no seu subconsciente muitos arquivos de riquezanegativosquelhesdizemqueháalgoerradoemserrico.

NoSeminárioIntensivodaMenteMilionária,umadasperguntasquefaçoé:quaissãoalgumasdaspossíveisdesvantagensdeserricooudetentarserrico?

Vejaoqueosparticipantescostumamdizereverifiquesealgumadasrespostastemavercomoquevocêpensaarespeitodessaquestão.

“Eseeumederbemeperdertudo?Aísereirealmenteumfracassado.”

“Nuncavousaberseaspessoasgostamdemimpormimmesmooupelomeudinheiro.”

“Voucairnafaixamaisaltadoimpostoderendaeterquedarmetadedomeudinheiroaogoverno.”

“Dámuitotrabalho.”

“Oesforçopodeacabarcomaminhasaúde.”

“Osmeusamigoseaminha famíliavãomecriticar,dizendo: ‘Quemvocêpensaqueé?’”

“Todomundovaimepedirumaajudinha.”

“Eupoderiaserroubado.”

“Osmeusfilhospoderiamserseqüestrados.”

“É uma responsabilidade muito grande. Terei que administrar rios de dinheiro.Precisarei entender tudo de investimentos. Vou ter que me preocupar com estratégiasfiscaiseproteçãodeativosecontratarcontadoreseadvogadoscaros.Ai,quecoisachata!”

Eporaívai.

Comomencionei anteriormente, cada um de nós tem arquivos de riqueza dentro doarmáriochamadomente.Essesarquivoscontêmasnossascrençaspessoais,umadasquaiséadequeserricoémaravilhoso.Noentanto,nocasodemuitagente,nessaspastasestãotambém informações que dizem que ser rico talvez não seja tão espetacular assim.Ouseja,essaspessoastêmmensagensinternascontraditóriasarespeitodariqueza.Umapartedesses registros afirma, radiante: “Ter mais dinheiro tornaria a minha vidamuitomaisdivertida.”Mas outra parte grita: “É,mas vou ter quemematar de trabalhar!Qual é agraça,então?”Umapartediz:“Voupoderviajarpelomundointeiro.”Eoutradestaca:“É,mas todosvãoquererumaajudinha.”Essascontradiçõespodemparecer inocentes,mas,narealidade,sãoalgunsdosprincipaismotivospelosquaisamaioriadaspessoasnuncaenriquece.

Podemosconsiderar aquestãoda seguintemaneira.Ouniverso (outra formadedizer

“forçasuperior”),queestáligadoaumgrandedepartamentodepedidosviacorreio,estáotempotodolheenviandoacontecimentos,pessoasecoisas.Você“pede”(erecebe)aquiloque deseja encaminhando-lhe mensagens cheias de energia baseadas nas suas crençasdominantes.Porforçadaleidaatração,ouniversofazoqueestáaoseualcanceparadizersim e atende aos seus desejos. Mas, se você tem mensagens contraditórias nos seusarquivosderiqueza,elenãocompreendeoquevocêquer.

Emdeterminadomomento,ouniversoouvequevocêdesejaenriquecerecomeçaalheenviaroportunidadesparaquealcanceoseuobjetivo.Depois,porém,eleoescutadizer“Osricossãogananciosos”ecomeçaaajudá-loanãoganharmuitodinheiro.Emseguida,você pensa: “Ser rico tornaria a minha vida muito mais interessante”, e o universo,perplexo e confuso, recomeça a lhe mandar chances de ganhar mais dinheiro. No diaseguinte,vocênãoestádebomhumorepensa:“Odinheironãoétãoimportanteassim.”Frustrado,ouniversogrita:“Dáumjeitonessasuacabeça.Eulhedareioquevocêquiser,masmedigaoqueé!”

Oprincipalmotivoqueimpedeamaioriadaspessoasdeconseguiroquequerénãosaberoquequer.Os ricosnão têmnenhumadúvidadequealmejamfazer fortuna.Sãoinabaláveis no seu desejo e totalmente comprometidos com a criação da riqueza. Farãotudo o que for legal, moral e ético para concretizar a sua meta. Eles não enviammensagenscontraditóriasaouniverso.Aspessoasdementalidadepobre,sim.

(Porfalarnisso:se,enquantovocêestava lendooparágrafoanterior,umavoz internalhedissealgodogênero“Osricosnãoestãonemaíparaa legalidade,amoralidadeeaética”,vocêestádefinitivamentefazendoacoisacertalendoestelivro.Maisadiante,voumostrarcomoessemododepensarénocivo.)

PRINCÍPIODERIQUEZAOprincipalmotivoqueimpedeamaioriadaspessoasdeconseguiroquequerénãosaberoque

quer.

Aspessoasdementalidadepobreapontamumasériedemotivosparaexplicarporqueenriquecere ser ricopode serumproblema.Conseqüentemente, elasnuncaestão100%certas de que querem fazer fortuna. As mensagens que enviam ao universo sãocontraditórias, assim como aquelas que transmitem aos outros. E por que toda essaconfusão? Porque as mensagens que elas mandam para si mesmas também sãoincoerentes.

Jáfaleisobreopoderdaintenção.Seiqueédifícilacreditar,masvocêsempreconsegueoquequer–aquiloquevocêdesejanoseusubconsciente,enãooquevocêdizquerer.Talvezvocênegueissoenfaticamente:“Estálouco?Porquemotivoeuiaquerercontinuarmematandode trabalhar?”Respondo-lheexatamentecomamesmapergunta:“Nãosei.Porquerazãovocêhaveriadequerercontinuarsematandodetrabalhar?”

Sevocênãoestáobtendoariquezaquedizdesejar,háumagrandeprobabilidadedequesejaporque,primeiro,noseusubconsciente,vocênãoaalmejadeverdade;segundo,vocênãoestádispostoafazeroqueénecessárioparaconsegui-la.

Vouexplorarumpoucomaisessaquestão.Oquerertemtrêsníveis.Oprimeiroé:“Euqueroserrico.”Essaéoutraformadedizer:“Pegareitudooquecairnomeucolo.”Mas

querer somentenãobasta.Vocênuncanotouque “querer”nem sempre conduz a “ter”?Observetambémquequererenãotercriamaisquerer.Querertorna-seumhábitoquesólevaaelemesmo,umcírculoviciosoquenãochegaalugarnenhum.Ariquezanãoresultasimplesmentedofatodeapessoadesejarpossuí-la.Comoeuseidisso?Bastaobservararealidade:bilhõesdeindivíduosqueremserricos,masrelativamentepoucossão.

Osegundoníveldoquereré:“Euescolhoserrico.”Issoimplicaadecisãodeficarrico.Aescolhatemumaenergiamuitoforteeandademãosdadascomaresponsabilidadequeapessoa temdecriarasuaprópria realidade.Apalavradecisãovemdo latimdecidere,queequivalea“eliminar todasasoutrasalternativas”.Escolherémuitobom,masaindanãoéomelhor.

O terceiro nível do querer é: “Eu me comprometo a ser rico.” O significado decomprometer-seé“dedicar-sesemrestrições”,oqueexigenãoserefrearedar100%detudo o que se tem para obter riqueza. Isso requer disposição para fazer o que fornecessárioduranteotempoqueforpreciso.Éocaminhodoguerreiro.Nenhumadesculpa,nenhumse,nenhummas,nenhumtalvez–eofracassonãoéumaopção.Ocaminhodoguerreiroésimples:“Sereiricooumorrereitentando.”

“Eumecomprometoaserrico.”Experimentedizerissoasimesmo.Oquevocêsente?Háquemexperimenteumasensaçãodeforçaeháquemtenhaumasensaçãodemedo.

As pessoas, na sua maioria, jamais se comprometeriam a ser ricas. Se alguém lhesperguntasse: “Vocês apostariam a sua vida que farão fortuna nos próximos 10 anos?”Quasetodaselasdiriam:“Nempensar!”Essaéadiferençaentrequemtemmuitodinheiroe os indivíduos de mentalidade pobre. É por não se comprometerem de verdade a setornaremricosqueestesúltimosnãoosãoeprovavelmentejamaisoserão.

Alguémentreelespoderiadizer:“Harv,nãoseidoquevocêestáfalando.Eutrabalhodurooanointeiro,façoopossível,detodasasformas.Éclaroqueestoucomprometidocomoobjetivodeenriquecer.”Eeuresponderiaquetentarnãoésuficiente.Adefiniçãodecomprometer-seédedicar-seincondicionalmente.

Apalavra-chaveé: incondicionalmente.Elamostraquevocêestádandotudo,equerodizertudomesmo,oquetemparaconseguirserrico.Muitasdaspessoasfinanceiramenteempacadas que conheço têm um limite quanto ao que estão dispostas a fazer, ao queaceitamarriscareaoqueadmitemsacrificar.Emborasedigamprontasparafazertudooque for necessário, eu sempre descubro, quando as questiono profundamente, que elasimpõemumasériedecondiçõesemrelaçãoaoqueestãoounãodispostasarealizarparateremsucesso.

Detestoterquelhedizerisso,masficarriconãoéumpasseionobosque.E,sealguémdisser que é, ou essa pessoa sabe muito mais do que eu ou não é sincera. A minhaexperiênciadizqueenriquecerexigefoco,coragem,conhecimento,especialização,100%dededicação,atitudedenãodesistirjamaise,éclaro,programaçãomentaldepessoarica.Você precisa tambémacreditar piamente que pode conquistar a riqueza e que de fato amerece. Repito: o significado de tudo isso é que, se você não estiver verdadeira eplenamentedeterminadoafazerfortuna,omaisprováveléquenãoaobtenhamesmo.

PRINCÍPIODERIQUEZASevocênãoestáverdadeiraeplenamentedeterminadoafazerfortuna,omaisprováveléquenãoa

obtenhamesmo.

Vocêestádispostoa trabalhar16horaspordia?Aspessoasricasestão.Concordaemtrabalhar setediaspor semanaeabrirmãodamaiorpartedos seus finsde semana?Aspessoasricas,sim.Admitesacrificaroseutempocomafamíliaeosamigoseseprivardassuasdiversõesedosseushobbies?Aspessoasricasfazemisso.Aceitaarriscartodooseu tempo, toda a sua energia e todo o seu capital inicial sem nenhuma garantia deretorno?Aspessoasricascorremesserisco.

Elasestãopreparadasparaagirassimedispostasa fazer tudo issoduranteum tempoquepodesercurtooubastantelongo.Evocê,estáprontoparaessarealidade?

Comsorte,nãoteráquetrabalharmuitotempo,nemmuito,nemsacrificarnada.Desejarédegraça,porémeunãocontariacomisso.

Noentanto,éinteressantenotarque,umavezquevocêsecomprometa,ouniversoseapressará em ajudá-lo. Um dos meus textos favoritos, escrito pelo explorador W. H.MurraynumadassuasprimeirasexpediçõesaoHimalaia,dizoseguinte:

“Atéqueseestejacomprometido,sobrevémahesitação,apossibilidadederecuar,umaineficiênciapermanente.Todoatodeiniciativa(ecriação)respondeaumaúnicaverdadeelementar, edesconhecê-lamata incontáveis idéiaseesplêndidosplanos:apartirdomomentoemqueoindivíduosecomprometedefinitivamente,aProvidênciasemovejuntocomele.Todaumacadeiadeeventosemanadadecisãodoindivíduo,levando a seu favor todos os tipos de imprevistos, encontros e assistênciamaterialqueninguémjamaissonhariaquepudessemocorrerdessamaneira.”

Emoutraspalavras,ouniversoajudará,guiará,apoiaráefaráatémilagresaseufavor.Mas,primeiro,vocêtemquesecomprometer.DECLARAÇÃO

Eumecomprometoaserrico.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Escreva um pequeno parágrafo sobre o motivo exato pelo qual enriquecer éimportanteparavocê.Sejaespecífico.

2.Procureumamigoouparentequeestejadispostoaajudá-lo.Digaaelequevocêquerconquistaromáximodesucessoinvocandoopoderdocompromisso.Olhenosolhosdessapessoaerepitaasseguintespalavras:

“Eu, ______ [o seu nome], pormeio desta declaração,me comprometo a sermilionáriooumaisaindaem____[data].”Peçaaoseuparceiroquediga:“Euacreditoemvocê.”Depoisdiga:“Muitoobrigado.”

Obs.:Observecomovocêsesentiaantesecomosesentedepoisdefirmaroseucompromisso.Seasensaçãoéde liberdade,vocêestánocaminhocerto.Caso

tenha sentido uma pontada demedo, continua no caminho certo.Mas, se nãosignificounada,éporquevocêaindaestánopadrão“Nãoestoudispostoafazertudo o que for necessário” ou no padrão “Não preciso de nenhuma dessasbobagens”. Seja como for, não se esqueça de que o seu padrão o levouexatamenteaopontoondevocêestánestemomento.

Arquivoderiquezano4Aspessoasricaspensamgrande.

Aspessoasdementalidadepobrepensampequeno.

Num dos seminários havia um professor-instrutor que aumentara o seu patrimôniolíquidodeUS$250milparaUS$6milhõesemapenas trêsanos.Quandolhepergunteiqualoseusegredo,eledisse:“Tudomudouapartirdomomentoemquecomeceiapensargrande.”Considerealeidosrendimentos:“Asuaremuneraçãosedaránaproporçãodiretadovalorquevocêagregar,deacordocomomercado.”

PRINCÍPIODERIQUEZALeidosrendimentos:“Asuaremuneraçãosedaránaproporçãodiretadovalorquevocêagregar,de

acordocomomercado.”

Apalavra-chaveévalor.Eéimportanteconhecerosquatrofatoresquedeterminamoseuvalornomercado:oferta,demanda,qualidadeequantidade.Aminhaexperiênciadizqueofatorquerepresentaomaiordesafioparaamaioriadaspessoaséaquantidade.Elecorrespondesimplesmentea:quantodoseuvalorvocêrealmenteagregaaomercado?

Outramaneiradedizerissoé:quantaspessoasvocêatendeouatinge?

Nomeunegócio,porexemplo,háinstrutoresquepreferemensinarapequenosgruposde20pessoasdeumavez,outrosquesesentemconfortáveiscom100ouvintesnasala,outrosquegostamdeumpúblicode500participanteseoutrosaindaqueadoramplatéiasdemila5milpessoasoumais.Hádiferençaderendimentoentreessesinstrutores?Podeacreditarquesim.

No começo deste livro mencionei que fui proprietário de uma cadeia de lojas deequipamentos de ginástica. A partir do momento em que pensei entrar nesse ramo, aminha intençãoera ter100 lojasbem-sucedidaseatendermilharesdeclientes.Aminhaconcorrente,quecomeçouseismesesdepoisdemim,tinhaametadepossuirumaúnicalojadesucesso.

Comovocêquerviver?Comodesejajogarojogo?Preferepensargrandeoupequeno?Aescolhaésua.

Amaioriadaspessoasescolhepensarpequeno.Porquê?Primeiro,porcausadomedo.Elas morrem de medo do fracasso e também do sucesso. Segundo, porque se senteminferioresenãomerecedoras.Nãoseconsideramsuficientementeimportantesoucapazesdefazerumarealdiferençanavidadealguém.

Maspresteatenção:anossavidanãodizrespeitosomenteanós.Dizrespeitotambémacontribuirparaavidadosoutros.Dizrespeitoaserfielànossamissãoeànossarazãodeestarmos neste mundo neste momento. Diz respeito a acrescentarmos a nossa peça aoquebra-cabeça do planeta.Amaioria das pessoas está tão presa ao seu próprio egoquepensa:“Tudogiraemvoltademim,demimedemim.”Noentanto,sevocêquerserriconoverdadeirosentidodapalavra,issonãopodeselimitaravocê.Temqueincluirovalorquevocêacrescentaàvidadosoutros.

BuckminsterFuller, umdosmaiores inventores e filósofosdanossa época, disse: “O

propósito da nossa vida é acrescentar valor à vida das pessoas desta geração e dasgeraçõesseguintes.”

Cadaumdenósveioaomundocomcertos talentosnaturais,habilidades específicas.Essesdonsnosforamdadosporumarazão:usá-losecompartilhá-los.Pesquisasmostramqueosindivíduosmaisfelizessãoaquelesqueexploramaomáximoessestalentos.Partedanossamissãonavidadeveser,portanto,partilharostalentoseovalorquetemoscomomaiornúmeropossíveldepessoas.Issorequerestardispostoapensargrande.

Você conhece a definição de empresário? A minha é: “Uma pessoa que lucrasolucionando problemas alheios.” Exatamente.Um empresário não é nadamais do quealguémquesolucionaproblemas.

Eu lhe pergunto: você prefere resolver problemas de mais pessoas ou de menospessoas?Se respondeumais,vocêprecisacomeçarapensargrandeedecidir ajudarumgrandenúmerodepessoas–milhares,milhõesaté.Oefeitodissoéque,quantomaisgentevocê auxiliar, mais “rico” ficará nos planos mental, emocional, espiritual e, por fim,financeiro.

Nãoseiluda:nestemundotodosnóstemosumamissão.Háumarazãoparavocêestarvivendonesteexatomomento.NolivroFernãoCapeloGaivota,deRichardBach,acertaaltura o personagem pergunta: “Como vou saber se completei a minha missão?” Aresposta:“Sevocêaindarespira,éporqueelaaindanãoterminou.”

Oquetenhotestemunhadoémuitagentedeixandodefazeroseutrabalho,decumprirasua obrigação, ou dharma, como é chamada em sânscrito. O que vejo é muita gentepensandopequenodemaisemuitagentesedeixandoguiarporegosmoldadospelomedo.Oresultadoémuitagenteabrindomãodeviveràalturadoseupotencial,tantoemtermosdaprópriavidaquantodasuacontribuiçãoparaosoutros.

Tudoseresumeaoseguinte:senãoforvocê,quemserá?

Voltoadizer:cadaumdenóstemumpropósitoexclusivonavida.Suponhaquevocêsejauminvestidorquecompraimóveisparaalugá-loseganhardinheirocomofluxodecaixaeavalorização.Queajudavocêestáprestando?Vocêagregavaloràsuacomunidadeauxiliando famílias a encontrar casas confortáveis que, de outra forma, elas talvez nãochegassemaconhecer.Masaquestãoé:aquantasfamíliasepessoasvocêpodedarasuacontribuição?Asuaintençãoéajudar10emvezdeuma,20emvezde10,100emvezde20?Éissooqueeuquerodizercompensargrande.

EmUmretornoaoamor,aescritoraMarianneWilliamsonexpôsaquestãodaseguintemaneira:

“VocêéfilhodeDeus.Viverdemodopequenonãoserveaomundo.Nãohánadade iluminado em se esconder para que as pessoas não se sintam inseguras ao seuredor.Todosnósfomosfeitosparabrilhar,comoascrianças.Nascemospara tornarmanifestaaglóriadeDeusqueestádentrodenós.Nãoapenasdealgumaspessoas,mas de todas. Quando deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damospermissãoaosoutrosparafazeremomesmo.Nomomentoemquenoslibertamosdonossoprópriomedo,anossapresençalibertaautomaticamenteoutraspessoas.”

Omundonãoprecisademaisgentequevivademodopequeno.Éhoradeparardeseescondereiràluta.Éhoradeparardenecessitarepassaraconduzir.Éhoradecomeçaracompartilharosseustalentosemvezdeescondê-losoufingirqueelesnãoexistem.Éhoradedarinícioaojogodavidaemgrandeestilo.

Nofim,pensareagirpequenosólevaaumavidadesacrifícioseinsatisfação.Pensargrandeeagirgrandepermitepossuirdinheiroeumavidacomsentido.Aescolhaésua.DECLARAÇÃO

Eupensogrande.Escolhoajudarmilharesdepessoas.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Liste,porescrito,oquevocêacreditaseremosseustalentosnaturais–ascoisasemquevocêsempresedestacou.Descrevatambémcomoeemquevocêpodeusarmaisessestalentos,especialmentenasuavidaprofissional.

2.Escrevaoufaçaumasessãodebrainstormcomumgrupodepessoassobrecomovocêpoderesolverproblemasdeumnúmerodepessoas10vezesmaiordoqueoquevocê atinge com o seu trabalho ou negócio atual. Proponha pelo menos trêsestratégias.Penseem“alavancagem”.

Arquivoderiquezano5Aspessoasricasfocalizamoportunidades.

Aspessoasdementalidadepobrefocalizamobstáculos.

As pessoas ricas vêem oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre identificamobstáculos. As pessoas ricas reconhecem o potencial de crescimento. As pessoas dementalidade pobre consideram o potencial de perda. As pessoas ricas focalizam aremuneração.Aspessoasdementalidadepobreconcentram-senorisco.

Tudoseresumeàvelhaquestão:“Ocopoestámeiovaziooumeiocheio?”Nãoestoufalandodepensamentopositivo,estoumereferindoàsuaperspectivahabitualdomundo.Grandepartedaspessoasdementalidadepobretomadecisõesinspiradapelomedo.Asuamenteestáotempotodoàprocuradoqueestáoupodedarerradoemqualquersituação.Asua programaçãomental primordial é: “E se não der certo?”Ou,mais freqüentemente:“Issonãovaidarcerto.”

Quem possui uma visão de classe média é ligeiramente mais otimista. A suaprogramaçãomentalé:“Esperoquedêcerto.”

Os ricos, como já disse, assumem a responsabilidade pelos resultados da sua vida eagemsegundoaprogramaçãomental“Vaidarcertoporqueeufareicomquedêcerto”.

Eles esperam ser bem-sucedidos. Têm confiança na sua capacidade e criatividade eacreditamque,sealgumacoisafalhar,vãodescobriroutrojeitodeobtersucesso.

Demodogeral,quantomaiorarecompensa,maiororisco.Porveremoportunidadesotempo todo, as pessoas ricas estão dispostas a arriscar. Elas acreditam que conseguirãorecuperaroseudinheirocasoavacaváparaobrejo.

Aexpectativadaspessoasdementalidadepobre,aocontrário,éfracassar.Elasnãotêmconfiançaemsimesmasnemnasuacapacidade.Estãocertasdeque,senãoforembem-sucedidasnas suas ações, seráumacatástrofe.E, comosóvêemobstáculos,geralmentenãoestãodispostasacorrerriscos.Semrisco,nãohárecompensa.

Ébomlembrarqueestarabertoaaceitarriscosnãocorrespondenecessariamenteaestardisposto a perder. As pessoas ricas correm riscos calculados. Isso quer dizer que elaspesquisam, realizam as análises necessárias e tomam decisões baseadas em fatos einformaçõessólidas.Masseráquepassamavidainteiraseinformando?Não.Elasfazemoqueestáaoseualcance,nomenortempopossível,etomamadecisãocalculadadeiràlutaounão.

Embora digam estar se preparando para uma oportunidade, o que as pessoas dementalidadepobregeralmentefazemémarcarpasso.Morrendodemedo,levamsemanas,meseseatémesmoanosafiopensandonoquefazere,quandodecidem,aoportunidadejádesapareceu.Entãoelassejustificamdizendo:“Euestavamepreparando.”Comcerteza,mas,enquantosepreparavam,osujeitoricoentrouemcena,saiudecenaeganhoumaisumafortuna.

Sei que pode parecer estranho o que vou dizer, considerando quanto valorizo aresponsabilidade do indivíduo para consigo mesmo. Realmente acredito que o que aspessoas chamam de sorte está associado ao enriquecimento e ao sucesso em qualquer

campo.

Nofutebol,umtimepodeganharo jogoporqueogoleirodaoutraequipeengoleumfrangofaltandomenosdeumminutoparaofimdapartida.Nogolfe,podeserumatacadamaldadaquebatenumaárvoreevoltaparaogreena10cmdoburaco.

Nomundodosnegócios,vocêjádeveterouvidofalardealguémqueaplicoudinheironumterrenodaperiferiae10anosdepoissurgiuumconglomeradoquedecidiuconstruiraliumshoppingcenterouumedifíciodeescritórios.Esseinvestidorficourico.Terásidoumabrilhantejogadacomercialoupurasorte?Omeupalpiteé:umpoucodasduascoisas.

A questão, porém, é que a sorte – ou qualquer coisa do gênero – não cruzará o seucaminho se você não executar uma ação. Para ter sucesso financeiro, primeiro énecessárioquevocêfaçaalgo,comprealgooucomecealgo.Edepoisdisso?Terásidoasorte, o universo ou um poder superior que o terá ajudado com um milagre por suacoragem e por seu compromisso de ir à luta? Na minha opinião, tanto faz. Apenasacontece.

Outro princípio-chave pertinente nesse caso é: as pessoas ricas focalizam o que elasquerem,enquantoasquetêmumamentalidadepobreconcentram-senoquenãoquerem.Repetindo, a lei universal diz: “Aquilo que você focaliza se expande.” Como os ricosestão sempre voltados para as oportunidades, elas chovem na sua vida. O seu maiorproblemaéadministrartodasaschancesdeganhardinheiroqueaparecemàsuafrente.Nocasodaspessoasdementalidadepobre,que,poroutrolado,estãosempreenfatizandoosobstáculos,elessemultiplicamaoseu redor.Oseumaiorproblemaécomose livrardetantosproblemas.

A questão é simples. O seu campo focal determina o que você encontrará na vida.Concentre-se nas oportunidades e verá oportunidades. Atenha-se aos obstáculos e teráobstáculos.Nãoestoulhedizendoparanãotomarcuidadocomosproblemas.Tratedelesàmedidaqueforemaparecendo,nomomentopresente.Masmantenhaosolhospostosnassuasmetas,permaneçaemmovimentorumoaosseusobjetivos.Dediqueoseutempoeasuaenergiaaconquistaraquiloquevocêquer.Quandosurgiremdificuldades,supere-ase,emseguida, recupere rapidamenteo seu foco.Nãopermaneça avida inteira resolvendocomplicações.Paredeficaro tempo todoapagando incêndios.Quemfaz issoandaparatrás.Empregueoseutempoeasuaenergiaempensamentoseatos,seguindofirmementeadiante,nadireçãodoseupropósito.

Querumconselhosimplesmasraro?Sevocêdesejaficarrico,concentre-seemganhar,conservar e multiplicar o seu dinheiro. Se prefere ser pobre, dedique-se a gastá-lo.Independentemente de quantas dezenas de livros você leia e de quantos cursos sobresucessovocêfaça,tudoseresumeaisso.Lembre-se:aquiloquevocêfocalizaseexpande.

As pessoas ricas entendem também que não é possível ter todas as informações deantemão. Em um dos meus programas, oriento os participantes a acessar a sua forçainteriorevenceradespeitodetudo.Ensinoumprincípioconhecidocomo“Preparar,fogo,apontar!”.Oquesignificaisso?Prepare-seomelhorquepudernomenortempopossível,ajaecorrija-senocaminho.

Éloucurapensarquesepodesabertudooquevaiocorrernofuturo.Éilusãosuporqueé possível estar preparado para qualquer circunstância que surja no processo e também

protegidocontraela.Nouniversonãohálinhareta,vocêsabia?Avidanãoviajaemlinhasperfeitamente retas. Ela se assemelha mais a uma estrada sinuosa. Em geral, sóconseguimos ver a curva seguinte e, só depois de alcançá-la, é que somos capazes deavistarmais.

Aidéiaévocêcomeçarojogocomtudooquetem,nolugarondeestá.Éoquechamodeentrarnocorredor.Voulhedarumexemplo.Anosatráseuplanejavaabrirumcaféeconfeitaria 24 horas em Fort Lauderdale, Flórida. Estudei as opções de localização, omercadoeoequipamentonecessário.Pesquiseitambémostiposdebolos,tortas,sorvetese cafés disponíveis. O primeiro problema foi que engordei à beça. Comer o objeto daminha pesquisa não foi de grande ajuda. Então me perguntei: “Harv, qual é a melhormaneira de estudar um ramo de negócio?” E esse sujeito chamado Harv, que eraevidentemente muito mais esperto do que eu, respondeu: “Se você quer conhecer umnegócioa fundo,entrenele.Ninguém temaobrigaçãodesaber tudo.Entrenocorredorconseguindoumempregonaárea.Vocêaprenderámaisvarrendoochãoelavandopratosnumrestaurantedoquesepassar10anospesquisandodoladodefora.”(Eunãodissequeeleeramuitomaisespertodoqueeu?)

Foioquefiz.Arranjeiumempregonumaempresadoramo.Gostariadepoderdizerqueosmeussoberbostalentosforamimediatamentereconhecidosequerecebidecaraocargode diretor executivo. Mas, o que fazer… Como ninguém ali percebeu as minhasqualidades de liderança, tive que começar como ajudante de garçom. É isso mesmo,varrendoochãoelavandopratos.Nãoéengraçadocomoopoderdaintençãodácerto?

Você deve estar pensando que eu tive que engolir o meu orgulho para aceitar essetrabalho,masaverdadeéquenuncaconsidereiaquestãodessaforma.Aminhamissãoeraconheceronegóciodosdoces, por issome senti gratopelaoportunidadede aprenderoassunto“decarona”naempresadealguémeaindaporcimaganharumdinheirinho.

Nessa temporada como ajudante de garçom, passei omáximode tempo conversandocomogerentesobrereceitasedespesas,examinandocaixasparadescobrirosnomesdosfornecedores e ajudando o padeiro, às quatro da manhã, para aprender sobre osequipamentos,ingredienteseproblemasdoramo.

Eudevia estar indobastantebemnaminha funçãoporque, depoisdeuma semana, ogerentemechamou,medeuumpedaçode tortaemeofereceuumapromoçãoaopostode…caixa.Penseinaquiloduranteumexatonanossegundoe respondi: “Obrigado,masnão,muitoobrigado.”

Primeiro, não haveria muito o que aprender se eu ficasse preso atrás de uma caixaregistradora.Segundo,jásabiaoqueeuqueriasaber.Missãocumprida.

Éissooquequerodizercom“corredor”:entrarnocampoemquevocêquerestarnofuturo,aceitandoqualquerfunção,paratercondiçõesdeconheceraatividade.Esseé,delonge, o melhor método para se aprender um negócio. Primeiro, você pode vê-lo pordentro;segundo,temcondiçõesdefazeroscontatosnecessários,oqueseriacomplicadoestandodoladodefora;terceiro,umaveznocorredor,outras“portasdeoportunidade”seabremàsuafrente–istoé,observandooquerealmenteacontece,vocêtemachancedeidentificarumnichoquenãohaviapercebidoantes;quarto,talvezvocêdescubraquenãogostado ramo–edêgraçasaDeuspor ter ficadosabendodissoantesque fossemuito

tarde.

Então, qual dessas quatro situações ocorreu comigo?Quando deixei aquela empresa,malpodiaverumatortae,muitomenos,sentirocheirodequalquerumadelas.Segundo,o padeiro saiu de lá um dia depois demim eme telefonou para dizer que acabara dedescobrir um novo e fantástico equipamento de ginástica conhecido como botas paragravidade, que são usadas nos exercícios de inversão corporal feitos em barras (talvezvocêtenhavistoRichardGerecomelasnumacenadofilmeGigolôamericanoemqueeleficapenduradode cabeçaparabaixo).Elequeria saber se eu estava interessadoemdaruma olhada naquele produto. Fui conferir e cheguei à conclusão de que as botas eramsimplesmenteomáximo,masoex-padeiro,não.Assim,entreisozinhononegócio.

Comecei vendendo as botas para lojas de departamentos e de material esportivo.Percebiquetodososrevendedorestinhamalgoemcomum–equipamentosdeginásticademá qualidade. Os sinos do meu cérebro badalaram freneticamente: “Oportunidade,oportunidade, oportunidade.” É engraçado como as coisas acontecem. Era a minhaprimeiraexperiênciacomesse tipodeprodutoeelamelevouaabrirumadasprimeiraslojas de varejo de artigos de fitness da América do Norte e a ganhar o meu primeiromilhão. E pensar que tudo começou quando me propus a ser ajudante de garçom. Amensagem é simples: entre no corredor. Você nunca sabe que portas se abrirão no seucaminho.

Eutenhoumlema:“Aaçãosemprevenceainação.”Aspessoasricassaememcampo,acreditandoque,umavezdentrodojogo,podemtomardecisõesinteligentes,nomomentopresente,fazercorreçõesderumoeajustarasvelasduranteopercurso.

Aspessoasdementalidadepobre,pornãoconfiarememsimesmasenassuasaptidões,acreditam que precisam saber tudo de antemão, o que é praticamente impossível.Enquantoisso,nãofazemnada.

Os ricos, com a sua atitude positiva de “preparar, fogo, apontar”, entram em ação equasesemprevencem.Quempensapequenocostumadizerasimesmo:“Nãovoufazernada até identificar todos os possíveis problemas e saber exatamente como lidar comeles.”Assim,nuncaageeconseqüentementesempreperde.

Osricosvêemumaoportunidade,mergulhamnelaeficamaindamaisricos.Eaquelasoutraspessoas?Aindaestão“sepreparando”.DECLARAÇÃO

Eufocalizoasoportunidadesenãoosobstáculos.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Entrenojogo.Pensenumasituaçãoounumprojetoquevocêtenhatidovontadedecomeçar. O que quer que você esteja esperando, esqueça. Comece agora, de ondeestá, a partir doquevocê tem.Sepossível, dê oprimeiropasso trabalhando comoempregadooucomoutrapessoaparaaprenderosmacetes.Sejáaprendeu,nãotemmaisdesculpa.Váàluta!

2. Pratique o otimismo. Tudo o que alguém considerar problema ou obstáculo,

reclassifique como oportunidade. Você deixará loucas as pessoas negativas, mas,afinal, qual é a diferença?Não é isso o que elas fazem consigomesmas o tempotodo?

3.Focalizeoquevocê temenãooquevocênão tem.Façauma listade10coisaspelas quais você se sente grato e leia-a em voz alta. Repita essa leitura todas asmanhãsduranteos30diasseguintes.Senãogostardoquepossui,nãoterámaisnadadissonemprecisaráter.

Arquivoderiquezano6Aspessoasricasadmiramoutrosindivíduosricosebem-sucedidos.

Aspessoasdementalidadepobreguardamressentimentodequeméricoebem-sucedido.

As pessoas de mentalidade pobre costumam olhar para o sucesso alheio comressentimento,ciúmeeinveja.Oraalfinetamcomfrasesdotipo“Quesorteelestêm!”,orasussurram“Essesricosidiotas”.

Sevocêquerserumapessoaboa,masconsideraosricosnaturalmentemaus,nuncaseráumdeles.Éimpossível.Comovocêpodeseralgoquedespreza?

Éespantosoobservaroressentimentoeatéaraivapuraesimplesquemuitaspessoasdementalidade pobre têmdos ricos.É como se acreditassemque eles são os responsáveispelasituaçãodifícilemqueelasseencontram.“Éissomesmo,osricosficamcomtodoodinheiro,porissonãosobranenhumparamim.”Esseé,obviamente,operfeitodiscursodavítima.

Voucontarumahistória,nãoparamequeixar,maspararegistrarumaexperiênciarealquetivecomesseprincípio.Antigamente,nosmeustemposdedureza,eutinhaumcarrovelho. Mudar de faixa de tráfego nunca era problema. Quase todos os motoristas medeixavam entrar. Depois que fiquei rico e comprei um belo Jaguar preto, novinho emfolha, notei que as coisasmudaram.Deumdia para o outro, comecei a ser cortado, àsvezes ganhando gestos obscenos de brinde. Chegavam a me atirar objetos, e por umaúnicarazão:eupossuíaumJaguar.

Umdia,euestavadirigindoporumbairromuitosimplesondetinhaidodistribuirperusde Natal como caridade. Ao abrir o teto solar do Jaguar, percebi atrás de mim quatrosujeitosmal-encarados encarapitados na traseira de uma picape. Semmais nemmenos,elescomeçaramausaromeucarroparajogarbasquete,tentandoacertarlatasdecervejano teto solar.Vários amassados e arranhões depois, passaram pormim gritando: “Ricofilhodamãe!”

Imaginei, é claro, que se tratava de um incidente isolado, até duas semanas depois,quando deixei o carro estacionado na rua de outro bairro tambémmuito simples e, aoretornar,emmenosde10minutos,encontreiumimensoarranhãonalateralfeitoàchave.

Naocasiãoseguinte,eufuiaessamesmapartedacidadecomumFordEscortalugado.Paraminha surpresa, não houve nenhum problema. Não estou absolutamente inferindoque aqueles bairros sejam habitados por gente má, porém a experiência me diz quealgumaspessoasaliguardamressentimentodosricos.

Éfácilfalaremnãoterressentimentodequemtemmuitodinheiro,porémessaéumaarmadilha em que qualquer um pode cair, até mesmo eu, dependendo do estado deespírito. Certa vez, quando liguei a televisão para saber os resultados esportivos, oprogramaOprah estavanoar.Mesmonão sendoumgrande fãde televisão, euadoroaOprah.Essamulherafetoupositivamentemaispessoasdoquequalqueroutranoplanetaemerece,porisso,cadacentavoquepossui…emuitomais.

ElaestavaentrevistandoaatrizHalleBerry,ganhadoradoOscar2002porsuaatuação

emAúltima ceia. O tema era o contrato queHalle acabara de fechar, um dosmaiorescontratosdeatrizdahistóriadocinema–US$20milhões.Halledissequenãoligavaparadinheiroequelutouporessecontratofabulosoparaabrircaminhoparaassuascolegasdeprofissão.Então,eumevidizendo,ceticamente:“Ah,semessa!Vocêachaquetodasaspessoasqueestãoassistindoaoprogramasãoidiotas?Peguelogoumapartedessagranaedêumaumentoaoseuassessorderelaçõespúblicas.Essaéamelhorjogadapublicitáriaquejávinavida.”

Sentiaenergianegativacrescendodentrodemim.Mas,antesqueelamedominasse,reagi.“Cancela,cancela,obrigadopelainformação”,griteiàminhamente,paraabafaravozdoressentimento.

Nãodavapara acreditar.Ali estava eu, oSr.MenteMilionária empessoa, ressentidocomHalleBerryporcausadodinheiroqueelaganhara.Rapidamente,deiavoltaporcimae comecei a gritar com toda a força dos meus pulmões: “É isso aí, garota! Você é omáximo!Ficoubaratoparaeles,vocêdeviaterpedidoUS$30milhões.Parabéns!Vocêéincrível,vocêmerece.”Depoisdissomesentimuitomelhor.

QualquerquefosseomotivodeHalleBerryquerertantodinheiro,oproblemanãoeraela, era eu.Lembre-se de que asminhas opiniões não fazemnenhumadiferença para afelicidade nem para a riqueza dessa pessoa, no entanto fazem toda a diferença para aminhafelicidadee riqueza.Nãoseesqueça tambémdequeopiniõesepensamentosnãosão bons nem maus, certos nem errados quando entram na nossa mente, mas podem,seguramente,ajudarouatrapalharanossafelicidadeeonossosucessoquandoinvademanossavida.

Nomomentoemquesentiaenergianegativafluindodentrodemim,omeualarme“deobservação”sooue,talcomohaviatreinado,euimediatamenteneutralizeianegatividadenaminhamente.Nãoénecessárioserperfeitoparaficar rico,porémé importantesaberreconhecerpensamentosquenãofortalecemnemvocêmesmonemosoutrosemudarofocoparapensamentosmaispositivos.Quantomaisvocêestudarestelivro,maisrápidoefácilseráoprocesso.

EmOmilionário em um minuto, os meus amigosMark Victor Hansen e Robert G.AllencitamumahistóriacomoventenarradaporRussellH.ConwellemUmafortunaaoseualcance,escritohámaisdeumséculo:

“Eudigoquevocêsdevemenriquecer,queéseudeverenriquecer.Quantosirmãospiedosos me dizem: ‘Mas o senhor, um ministro cristão, usa o seu tempo parapercorrer o país de alto a baixo aconselhando as pessoas a enriquecer, a ganhardinheiro?’Sim,éclaroquesim.Então eles continuam: ‘Que coisa horrível! Por que o senhor não prega o

Evangelho em vez de doutrinar as pessoas a ganhar dinheiro?’ Porque ganhardinheiro honestamente é pregar o Evangelho. Essa é a razão. Os homens queenriquecemtalvezsejamosmaishonestosquepodemosencontrarnacomunidade.‘Mas’,afirmaumjovemaquiestanoite,‘durantetodaaminhavidamedisseram

que as pessoas ricas são desonestas, indignas, vis e desprezíveis.’ Meu amigo, éexatamenteporaceitaressaidéiaquevocênãotemnenhumdinheiro.Abasedasuaféé totalmente falsa.Eu lhedigocom todaaclareza…98decada100homens (e

mulheres)ricosdosEstadosUnidossãohonestos.Eéporissoquesãoricos.Époresse motivo que os outros lhes confiam dinheiro. É por causa disso que realizamgrandesempreendimentosesempreencontrampessoasparatrabalharcomeles.Dizoutrojovem:‘Àsvezesouçofalardehomensqueganhammilhõesdedólares

desonestamente.’Sim,éclaroqueouve,eeutambém.Maselessãotãorarosqueosjornaisfalamaseurespeitootempotodocomonotíciaatéficarmoscomaimpressãodequetodososricosconseguemassuasfortunasdemododesonesto.Meuamigo,leve-meaossubúrbiosdaFiladélfiaemeapresenteaosmoradoresque

possuemcasasaoredordessagrandecidade,casasbelascomjardinseflores,casasesplêndidasderefinadaarte,eeuoapresentareiàspessoasmaisplenasdecarátereiniciativadanossa cidade.Aquelesque têmas suaspróprias casas se tornammaisdignos,honestosepuros,maisfiéis,econômicosecuidadososporpossuí-las.Nóspregamoscontraacobiçanopúlpitoeusamosaexpressão‘lucroimundo’de

ummodotãoradicalqueoscristãosficamcomaidéiadequeépecadoumhomemser rico.Dinheiro é poder, e é preciso ser razoavelmente ambicioso para ganhá-lo.Deveserassimporquevocêspodempraticarmaisboasaçõescomeledoquesemele.OdinheiroimprimeassuasBíblias,odinheiroconstróiassuasigrejas,odinheiroenviaosseusmissionárioseodinheirosustentaosseuspastores.Portanto,eudigoqueénecessárioterdinheiro.Sevocêssãocapazesdeenriquecerhonestamente,éseudeversagradofazerisso.Éumerroterríveldaspessoaspiedosaspensarquesedeveserpobreparaserpiedoso.”

EssapassagemdeConwell expõeexcelentesquestões.Aprimeira é aconfiabilidade.Detodososatributosnecessáriosparaenriquecer,serconfiáveldeveestarpertodotopodalista.Diga-me,vocêfarianegóciocomumapessoaemquemnãoconfiapelomenosumpouco?Nem pensar! Portanto, para enriquecer, é necessário ser confiável aos olhos demuitagente.E,setantaspessoasconfiamassimemalguém,éporqueesseindivíduodevesermesmoconfiável.

Queoutras características aspessoasdevem terpara fazer fortuna e,mais importanteainda,permanecer ricas?Éclaro, toda regra temexceção,mas, em termosgerais,quemvocê precisa ser para se sair bem em qualquer coisa? Considere as seguintescaracterísticas:alguémpositivo,confiável, focado,determinado,persistente, trabalhador,ativo, bondoso, comunicador competente, razoavelmente inteligente e especializado empelomenosumaárea.

Outro aspecto interessante da passagemdeConwell é o fato de tantas pessoas teremsidocondicionadasaacreditarquenão sepode seraomesmo tempo ricoebondosoouricoeespiritualizado.Atéeupensavadessamaneira.Comomuitosdenós,ouviadosmeusamigoseprofessores,damídiaedorestodasociedadequetodoricoé,emprincípio,maueganancioso.Maisumavez,essemododepensarépurabobagem.Combasenaminhaprópriaexperiênciadevida,enãoemvelhosmitosfundamentadosnomedo,descobriqueaspessoasmaisricasqueconheçosãotambémasmaisamáveis.

QuandonosmudamosparaSanDiego,fomosmorarnumdosbairrosmaissofisticadosdacidade.Adorávamosabelezadacasaedaregião,maseuestavaumpoucoinseguro,poisnãoconhecianinguémalieaindanãomesentiaadaptado.Omeuplanoeraficarnaminhaenãomemisturarcomaquelesendinheiradosesnobes.Masquisouniversoqueos

meus filhos, com cinco e sete anos de idade naquela época, se tornassem amigos dascriançasdavizinhança.Assim,nãodemoroumuitoparaqueeuoslevassedecarroaumadaquelasmansões para brincar. Lembro-me perfeitamente domomento em que bati napesada porta demadeira, de pelomenos 6m de altura, maravilhosamente entalhada. Adona da casa a abriu e, com a vozmais simpática domundo, disse: “Harv, é tão bomconhecê-lo,entre.”Eumesentiumpoucoconfusoaoverqueelaestavameservindoumchágeladocomumatigeladefrutas.“Quebrincadeiraéesta?”,aminhamentecéticanãoparava de perguntar. Logo chegou o marido, que antes se divertia com as crianças napiscina.Elefoiaindamaissimpático:“Harv,estamosfelizesporvocêestarmorandonobairro.Venhacomasuafamíliaaonossojantaramanhã.Vamosapresentá-losaosnossosamigos. Nem pense em recusar. Falando nisso, você joga golfe? Vou jogar depois deamanhã no clube. Venha como meu convidado.” Fiquei em estado de choque. Ondeestavam os esnobes que eu tinha certeza que encontraria? Fui para casa dizer àminhamulherqueiríamosaojantar.

–Ai,meuDeus–disseela–,eunãotenhoroupa.

Maseuaacalmei:

– Meu bem, você não entendeu. As pessoas são incrivelmente simpáticas eabsolutamenteinformais.Sejavocêmesmaevaificartudobem.

Fomos e, naquela noite, conhecemos algumas das pessoas mais afetuosas, amáveis,generosas e adoráveis da nossa vida. A certa altura, o assunto enveredou para umacampanhadecaridadedirigidaporumadasconvidadas.Ostalõesdechequesforamlogoaparecendo.Eumalpodiacrernafilaqueseformaraparadardinheiroàquelamulher.Masoschequeseramdoadossobacondiçãodequehaveriareciprocidade:amulherapoiariaaobradecaridadeemqueodoadorestivesseenvolvido.Éissomesmo,cadapessoaalieraresponsávelporumprojetodessanaturezaoutinhaumpapeldedestaquenessetrabalho.

Ocasalquenosconvidouparticipavadeváriasdessasiniciativas.Naverdade,todoanooseuobjetivoeracontribuircomasmaioresdoaçõesindividuaisdacidadeparaoHospitaldaCriança. Eles não apenas doavammilhares de dólares como organizavam um jantaranualdegalaquearrecadavamaisalgunsmilhares.

Depois,nostornamosíntimosdafamíliadeumdosmaisimportantesangiologistasdomundo.Eleganhavauma fortuna fazendoquatrooucincocirurgiaspordia–cadaumadelascustavadeUS$5aUS$10mil.

Eu omenciono como exemplo porque toda terça-feira era o seu dia “livre”, em queoperavapessoasdacidadequenãopodiampagarporesseserviço.Trabalhavadas6hàs22herealizavacercade10cirurgias,todasdegraça.Comosenãobastasse,dirigiaumaorganizaçãoprópria,cujamissãoeraconvenceroutrosmédicosaadotaro“diagrátis”paraosmembrosdassuasrespectivascomunidades.

Desnecessáriodizerque,diantedarealidade,aminhavelhacrençacondicionadadequeos ricos são esnobes gananciosos dissipou-se totalmente. Hoje eu sei que a verdade éoutra.Aminhaexperiênciadizqueaspessoasmaisricasqueconheçosãotambémasmaisamáveis.Easmaisgenerosas.Oquenãoquerdizerquequemnãoé riconãopossa teressasqualidades.Masafirmocomsegurançaqueaidéiadequeosricossãoemprincípiomausépuraignorância.

Averdade é que o ressentimento contra as pessoas bem-sucedidas financeiramente éuma das maneiras mais seguras de alguém continuar na pior. Nós somos criaturas dehábitos–parasuperaresseouqualqueroutrohábito,precisamospraticar.Queroquevocê,em lugar de se ressentir dos ricos, pratique admirá-los, pratique abençoá-los, pratiqueamá-los. Assim, saberá inconscientemente que, quando enriquecer, outras pessoas oadmirarão, o abençoarão eo amarão emvezde se roeremde ressentimentodamaneiracomotalvezvocêfaçaagora.

UmadasminhasfilosofiasdevidaprovémdaancestralsabedoriaHuna,ensinamentosdossábiosdoHavaí.Eladizoseguinte:“Abençoeaquiloquevocêquer.Quandovirumapessoacomumacasabonita,abençoeapessoaeacasa.Quandovirumapessoacomumbelo carro, abençoe a pessoa e o carro.Quando vir uma pessoa comuma bela família,abençoe a pessoa e a família. Quando vir uma pessoa com um belo corpo, abençoe apessoaeocorpo.”

PRINCÍPIODERIQUEZA“Abençoeaquiloquevocêquer.”–FilosofiaHuna

Aquestão é: se de algummodo você se ressente do que as pessoas possuem, nuncapoderátê-lo.

Emqualquercaso:quandovocêviralguémnumbeloJaguarcomo tetosolaraberto,nãoatirelatasdecervejanele!DECLARAÇÃO

Euadmiroaspessoasricas.Euabençôoaspessoasricas.Euamoaspessoasricas.Evouserumapessoaricatambém.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Pratique a filosofia Huna: “Abençoe aquilo que você quer.” Passeie, comprerevistas, observe as casas bonitas e os carros bacanas e leia sobre negócios bem-sucedidos.Abençoetudooquevocêviregostar.Abençoetambémosproprietáriosdessesbensouaspessoasqueestãoenvolvidascomeles.

2.Escrevaeenvieumabrevecartaouume-mailaalguémquevocêconheça (nãonecessariamente em pessoa) que seja extremamente bem-sucedido em qualquercampo,dizendo-lheoquantovocêoadmiraerespeitaporsuasrealizações.

Arquivoderiquezano7Aspessoasricasbuscamacompanhia

deindivíduospositivosebem-sucedidos.Aspessoasdementalidadepobrebuscamacompanhia

deindivíduosnegativosefracassados.

Aspessoasbem-sucedidasobservamoutraspessoasbem-sucedidasparasemotivar–asvêem como exemplos com os quais podem aprender e dizem a si mesmas: “Se elasconseguem, eu também consigo.” Como afirmei antes, o exemplo propicia uma dasmaneirasfundamentaisdeaprendizado.

Queméricosesentegratoporoutraspessoasteremtidoêxitoantesdele,pois,comummodeloparaseguir,ficamaisfácilencontraroprópriosucesso.Porquereinventararoda?Existemmétodos comprovados para enriquecer que dão certo para quase todos que osaplicam.

Omodomaisrápidoefácildeenriqueceréaprendercomoaspessoasricas,mestrasemfazerfortuna,jogamojogodariqueza.Bastacopiarassuasestratégiasinternaseexternas.Fazsentido:sevocêtiverumaprogramaçãomentalidênticaàdelaseimitarasuaformadeagir,assuaschancesdeobterosmesmosresultadosserãomuitograndes.Foioqueeufizeédissoqueestelivrotrata.

Aocontráriodos ricos,muitaspessoasdementalidadepobre,quandoouvemfalardosucesso de alguém, costumam julgar, criticar e escarnecer, além de tentar puxar esseindivíduoparaoseupróprionível.Quantagenteassimvocêconhece?Quantosparentesseusagemdessejeito?Aquestãoé:comoépossívelaprendercomosindivíduosquevocêcriticaouseinspirarneles?

Semprequesouapresentadoaalguémmuitorico,douumjeitodeconheceressapessoaeaprendercomoelapensa.Sevocêachaqueestouerradoemfazerisso,éporquetalvezpensequeeudeveriaficaramigodequemestánapior.Eunãoconcordo.Comomencioneianteriormente,aenergiaécontagiosa,enãoqueromeexporainfluênciasnegativas.

Umdia,enquantoeudavaumaentrevistaparaumarádio,umamulher telefonoucomumaótimapergunta:“Oquefaçosesoupositivaequerocrescereomeumaridoéalguémque puxa tudo para baixo? Devo deixá-lo? Devo tentar mudá-lo?” Ouço perguntassemelhantes a essa pelo menos 100 vezes por semana nos cursos. Quase todos osparticipantesqueremsaberamesmacoisa:“Oquefazerseaspessoasdomeuconvívioíntimonãoestãointeressadasnocrescimentopessoaleatémecriticamporqueeuestou?”

Arespostaéaseguinte:primeiro,nãopercatempotentandomudarpessoasnegativas.Nãoésuaobrigação.Oseudeveréusaroqueaprendeuparamelhorarasimesmoeasuavida.Sejaoexemplo,sejabem-sucedido,sejafelize,quemsabe,aspessoasvejamaluz(emvocê) equeiramumpoucodelapara si próprias.Repito, a energia é contagiosa.Aescuridão se dissipa na luz. As pessoas têm que se esforçar para se manter “escuras”quando há luz à sua volta. A sua tarefa é apenas ser o melhor que puder. Se lheperguntaremoseusegredo,conte.

Segundo, tenha em mente um princípio que ensino nos cursos para que a pessoaaprendaamanifestarasuavontade,mantendo-secalma,centradaeempaz.Elediz:“Tudo

acontece por ummotivo, e essemotivo existe parame ajudar.” De fato, émuitomaisdifícilserpositivoeconscienteaoladodepessoasecircunstânciasnegativas,masesseéoseuteste.Damesmaformacomooaçoéendurecidopelofogo,vocêcrescerámaisrápidoeficarámaisfortesepermanecerfielaosseusvaloresquandotodosàsuavoltaestiveremcheiosdedúvidasepropensosarecriminações.

Nãoseesqueçadequenadatemsignificado,excetoaquelequenósmesmosatribuímosàscoisas.Lembre-setambémdeque,naparte1,vocêleusobrecomonosidentificamoscom os nossos pais ou nos rebelamos contra eles, dependendo do modo como“enquadramos” as suas ações. De hoje em diante, quero que pratique reenquadrar anegatividade alheia para se recordar de como não deve pensar e agir. Quanto maisnegativas forem as pessoas, mais lembranças você terá do quanto é desagradável serassim.Nãoestousugerindoquelhesdigaisso.Apenasajacomoproponho,semcondená-lasporseremcomosão.Secomeçarajulgá-las,criticá-lasemenosprezá-las,vocêacabaránãosendomelhordoqueelas.

Nopiordoscasos,senãoformaiscapazdelidarcomaenergianegativadepessoasqueo cercame se isso o estiver prejudicandode talmaneira que não consigamais crescer,talvezvocêprecisetomaralgumasdecisõescorajosasarespeitodesipróprioedecomoquerviverasuavida.Nãoestou lhesugerindoqueajademodo irrefletido,maseu,porexemplo,jamaispoderiaconvivercomalguémnegativoequedesdenhassedomeudesejode aprender e crescer – pessoal, espiritual e financeiramente. Nunca faria isso comigomesmoporquetenhorespeitopormimepelaminhavida.Mereçotodaafelicidadeetodoosucessoquepuderter.

Repito, a energia é contagiosa: portanto, você pode afetar ou infectar as pessoas. Oinverso também é verdade: ou elas o afetam ou o infectam. Eu lhe pergunto: vocêabraçaria uma pessoa sabendo que ela está com conjuntivite? A maioria de nós diria:“Nem pensar, da conjuntivite eu quero é distância.” Muito bem, acredito que opensamentonegativoéumaespéciedeconjuntivitemental.Emvezdecoceiranosolhos,eleprovocaumsentimentodedesdém;emvezdedor,causavontadedecriticar;emvezdeardência,desencadeiaumsentimentodefrustração.Agoramediga:estásegurodequedesejaficarpertodealguémqueapresentaessessintomas?

Tenhocertezadequevocêjáouviuaexpressão“cadaqualcomoseuigual”.Vocêsabiaque a maior parte das pessoas ganha 20% a mais ou a menos do que os seus amigosíntimos?Por issoé importanteobservarquemsãoaspessoascomquemvocêse juntaeescolhercuidadosamentecomquempassaroseutempo.

Pelaminhaexperiência,vejoqueosricosnãoentramparaclubesdealtaclassesóparajogargolfe,mastambémparaestaremcontatocomoutrosindivíduosbem-sucedidos.Háumditadoquediz: “Não se trata doquevocê sabe,masdequem vocêconhece.”Façoquestãodebuscaracompanhiadepessoaspositivasedesucessoe,tãoimportantequanto,demanterdistânciadequeménegativo.

Além disso, não abromão de evitar situações destrutivas. Não vejomotivo paramedeixarenvenenarporumaenergiaprejudicial.Nissoincluo:discutir,fofocarefalarpelascostas.Eacrescentoohábitodeassistiraprogramasbobocasnatelevisão,anãosercomoestratégiaderelaxamento,nuncacomoformabásicadediversão.Quandovejotelevisão,

geralmente assisto a programas esportivos, jogos e entrevistas com atletas de destaque.Primeiro,porquegostodeveros campeõesdequalquer área emação; segundo,porqueaprecioouvi-los,prestomuitaatençãonasuaprogramaçãomental.Paramim,quemestána primeira divisão de qualquer esporte já é um vencedor. O atleta desse nívelnecessariamente superou diversas etapas para chegar aonde chegou, o que considerofantástico.Admiro a atitude que eles assumemnas vitórias: “Foi umgrande esforço detodaaequipe.Obtivemosumbomresultado,apesardeaindaprecisarmosmelhorarmuitacoisa.Emtodocaso, fomosrecompensadospelonosso trabalho.”Gosto tambémdoqueeles costumamdizerdepoisdasderrotas: “Foi sóumapartida.Estaremosemcampodenovo.Vamossimplesmenteesqueceressejogoenosconcentrarnopróximo.Agoraésóconversarmossobreoserroscometidos,treinarefazeroquefornecessárioparavencer.”

NosJogosOlímpicosde2004,acanadensePerditaFelicien,campeãmundialdos100mcombarreiras,eraafavoritaabsolutaparaamedalhadeouro.Masnaprovafinalelatocounoprimeiroobstáculoecaiufeio.Nemcompletouaprova.Extremamenteabalada,ficouláchorandosemacreditarnoquehaviaacontecido.Passaraosquatroanosanterioressepreparando, seishoraspordia, setediaspor semana.Namanhã seguinte, euouvia suaentrevista coletiva.Devia tê-la gravado. Fiquei impressionado com a visão dessa atletasobreoquelheocorreraesobreofuturo.Eladissemaisoumenososeguinte:“Nãoseipor que aconteceu, mas aconteceu, e eu vou aprender com isso. Estou decidida a meconcentrarmaisetrabalharmaisnospróximosquatroanos.Quemsabequalseriaomeucaminhoseeutivessevencido?Talvezeuperdesseoímpetodecompetir.Nãosei,masaminhaganadevenceréagoramaiordoquenunca.Voltareiaindamaisforte.”Ouvindo-afalarassim,sópudedizer“Caramba!”.Agenteaprendeumbocadocomoscampeões.

As pessoas ricas procuram a companhia de vencedores, enquanto as de mentalidadepobrepreferemestarpertodeperdedores.Porquê?Éumaquestãodeconforto.Osricossentem-sebemcomosucessodosoutros,consideram-sedignosdeestarcomeles.Quempensa pequeno está sempre desconfortável ao lado de indivíduos bem-sucedidos, sejaporquetemmedodeserrejeitado,sejaporquesesentedeslocado.Paraseproteger,oseuegoparteparaojulgamentoeacrítica.

Sevocêquerenriquecer, temquemudaroseumodelo internoparapassaraacreditarque é absolutamente tão capaz quanto qualquer milionário ou multimilionário. Nosseminários,ficopasmoquandoalguémmeperguntasepodetocaremmim,dizendo:“Eununca toqueiummultimilionárioantes.”Emgeral, soueducadoe sorrio,masnaminhacabeça estou dizendo: “Vá viver a sua vida! Eu não sou melhor do que você nemdiferente.Senãoentenderissorapidinho,estarásemprenapior.”

Nãosetratadetocarosmilionários,masdedecidirquevocêétãocapazemerecedorquantoqualquerumdeleseagirdamesmaforma.Omeumelhorconselhoéoseguinte:casovocêqueiratocarummilionário,torne-seumdeles.

Esperoquetenhacompreendido.Emvezdedesdenhardaspessoasricas,imite-as.Emvezdeevitá-las, conheça-as.Emvezdedizer “Caramba, elas sãoomáximo”,diga“Seelaspodem,eutambémposso”.Nofim,quandovocêquisertocarummilionário,bastarátocarasimesmo.DECLARAÇÃO

Euimitoaspessoasricasebem-sucedidas.Eubuscoacompanhiadepessoasricasebem-sucedidas.Seelaspodem,eutambémposso!

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Váaumabiblioteca,aumalivrariaouacesseainternetparalerabiografiadeumapessoaqueéou foi extremamente rica ebem-sucedida.RobertoMarinho,AntônioErmíriodeMorais,AbilioDiniz,BillGates,DonaldTrump,JackWelcheTedTurnersão bons exemplos. Use as suas histórias pessoais para se inspirar, para aprenderestratégias de sucesso específicas e, o mais importante, para copiar a suaprogramaçãomental.

2. Associe-se a um clube de alta classe – de tênis, de negócios, de golfe, etc.Aproxime-sedepessoasricasnumambienterequintado.Senãopuderentrarparaumclube de alto nível, tome um café ou drinque no hotelmais chique da sua cidade.Sinta-seàvontadenessaatmosferaeobserveosclientes.Percebaqueelesnãosãodiferentesdevocê.

3. Identifique uma situação ou pessoa que puxa você para baixo. Afaste-se dessasituaçãoouligaçãooudiminuaoscontatos.

4.Paredeassistirabobagensnatelevisãoefiquelongedeconversasdestrutivas.

Arquivoderiquezano8Aspessoasricasgostamdesepromover.

Aspessoasdementalidadepobrenãoapreciamvendasnemautopromoção.

Nãogostardeautopromoçãoéumdosgrandesobstáculosaosucesso.Emgeral,quemreage negativamente a vendas e promoções está na pior. É óbvio. Como alguém podeobterumareceitasignificativacomoseupróprionegóciooucomorepresentantedeumsenão está disposto a deixar os outros saberem que ele, o seu produto e o seu serviçoexistem?Nocasodequemé empregado, se apessoanãodivulgar asprópriasvirtudes,outro funcionário que se disponha a fazer isso passará rapidamente à sua frente nahierarquiadaempresa.

Aspessoascostumamterproblemascomvendaseautopromoçãoporváriosmotivos.Quemsabevocêreconheceumdelescomooseu?

Primeiro, talvez no passado você tenha tido uma experiência ruim com alguém quetentou lhe vender algo de maneira inadequada. Essa pessoa pode ter forçado a barra,aborrecidovocênummomentoimpróprioouserecusadoaaceitarumnão.Oqueimporta,emqualquercaso,éreconhecerqueesseepisódioficouparatrás.Prender-seaelenãoéútilhoje.

Segundo, pode ser que você tenha vivido uma experiência decepcionante tentandovenderalgoaalguémquenãoestavanemumpouco interessadono seuproduto.Nessecaso,asuaaversãoasepromoveréapenasumaprojeçãodoseuprópriomedodofracassoedarejeição.Repito:opassadonãoénecessariamenteigualaofuturo.

Terceiro, talveza sua resistência seoriginedeumaprogramação transmitidapor seuspais. Muita gente aprende que é falta de educação “vender o próprio peixe”. Mas, nomundorealdosnegóciosedodinheiro,sevocênãovenderoseuprópriopeixe,ninguémfará isso no seu lugar. As pessoas ricas dispõem-se a exaltar as próprias virtudes e osprópriosvaloresaqualquerumquequeiraouvi-lase,quemsabe,fazernegócioscomelastambém.

Finalmente,háquemseconsidereacimadaautopromoção.Chamoissodesíndromedesuperioridade,atitudetambémconhecidacomo“vejamcomosouespecial”.Nessecaso,osentimentoéeste:“Seosoutrosqueremoqueeutenho,elesquemedescubramevenhamamim.”Osqueacreditamnissoouestãonapiorouestarãoempoucotempo,comcerteza.Elespensamqueomundointeirovaisevirarpeloavessoparaencontrá-lossóporquetêmumbomproduto.No entanto, nunca ninguémvai saber que esse produto existe, pois aempáfiadessaspessoasnãolhespermiteanunciarissoaquemquerqueseja,eomercadoestácheiodeconcorrentes.

Talvezvocêconheçaesteditado: “Façauma ratoeiramelhor e todasaspessoasvirãobater à sua porta.” Isso só é verdade quando se acrescenta outra frase depois: “Se elasficaremsabendoquearatoeiraexiste.”

Emgeral,osricossãoexcelentesnaatividadedapromoção.Estãosempredispostosadivulgarosseusprodutos,osseusserviçoseassuas idéiascompaixãoeentusiasmo.Esabem também como colocá-los numa embalagem atraente. Se você acha que isso é

errado,entãodevemosproibirasmulheresdesemaquiare,aproveitandooembalo,acabartambémcomosternosmasculinos.Todasessascoisasnãopassamde“embalagens”.

Robert Kiyosaki, autor dePai rico, pai pobre, diz que todo negócio, inclusive o deescreverlivros,dependedevendas,eobservaqueéreconhecidocomoumautorcampeãodevendasenãocomoomelhorescritor.Aprimeiraqualificaçãopagamuitomaisdoqueasegunda.

As pessoas ricas geralmente são líderes e todo grande líder é excelente emautopromoção.Para ser um líder, você temque ter seguidores e pessoas que o apóiem.Portanto,devesercapazdeconvencer,inspiraremotivarosoutrosaadotarassuasidéias.Atéospresidentesdospaísesprecisam“vender”assuasidéiasotempotodo–aopúblico,aoCongressoeatéaoseupartido–paravê-las implementadas.E,muitoantesdisso,senãoasvenderemasiprópriosemprimeirolugar,nãoconseguirãonemseeleger.

Emsuma,todolíderquenãopodeounãoquersepromovernãoocuparáessaposiçãopormuitotempo,sejanapolítica,nosnegócios,nosesportes–nemmesmoemcasa,comopai ou mãe. Insisto nisso porque os líderes ganham muito mais dinheiro do que osseguidores.

PRINCÍPIODERIQUEZAOslíderesganhammuitomaisdinheirodoqueosseguidores.

Opontocríticonessaquestãonãoésevocêgostaounãodesepromover,masporqueprecisa fazer isso.Tudo se resumeàs suas crenças.Vocêcrêdeverdadeno seuprópriovalor?Acreditade fatono seuprodutoou serviço?Está inteiramente segurodeque elebeneficiaaspessoasparaasquaisestátentandovendê-lo?

Se você tem certeza do valor do seu produto, por que escondê-lo de quem necessitadele?Suponhaquevocêvendesseumremédioparaartriteeencontrasseumapessoaquesofre dessa doença. Você o ocultaria dela? Esperaria que ela lesse a sua mente eadivinhassequevocêtemummedicamentoquepodeajudá-la?Oquevocêpensariadeumindivíduo que, por ser tímido, medroso ou bacana demais para se promover, nãooferecesseumaoportunidadedemelhoraaalguémquesofre?

Aspessoasquedesconfiamdaautopromoçãocostumamnãoacreditarde formaplenanassuascapacidadesenosseusprodutosouserviços.Porissoéextremamentedifícilparaelas imaginar que existe alguém que esteja tão certo do valor daquilo que possui quedesejacompartilhá-lodetodasasformaspossíveiscomquemcruzaoseucaminho.

Se você acreditar que o que tem a oferecer pode ser verdadeiramente útil para aspessoas,terágrandeschancesdeficarrico.DECLARAÇÃO

Promovoomeuvalorcompaixãoeentusiasmo.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Dê uma nota de um a dez ao produto ou serviço que você está oferecendoatualmente(oupensandoemoferecer),deacordocomograudeconfiançaquetem

nele.Seanotafordeseteanove,façaumanovaavaliaçãocomoobjetivodeelevaroseuvalor.Casooresultadosejaigualouinferioraseis,paredeoferecê-loecomeceatrabalharcomalgoemquevocêrealmenteacredite.

2.Leia livrosefaçacursosdemarketingevendas.Torne-seumespecialistanessasáreas,capazdevenderoseuprodutoouserviçocomsucessoetotalintegridade.

Arquivoderiquezano9Aspessoasricassãomaioresdoqueosseusproblemas.

Aspessoasdementalidadepobresãomenoresdoqueosseusproblemas.

Comojádisse,enriquecernãoéumpasseionobosque.Éumaviagemcheiadecurvas,guinadas,desvioseobstáculos.Aestradaparaariquezaérepletadeperigosearmadilhas,e é precisamente por isso que a maioria das pessoas não a toma. Elas não querem osatritos, as dores de cabeça e as responsabilidades decorrentes. Em suma, não desejamproblemas.

Nesse aspecto se encontra uma dasmaiores diferenças entre as pessoas ricas e bem-sucedidaseasdementalidadepobre:asprimeirassãomaioresdoqueosseusproblemas,enquantoasúltimassãomenoresdoqueeles.

Aquelesquepensampequenofazemqualquercoisaparaevitarobstáculos.Quandosevêemdiantedeumdesafio,saemcorrendo.Aironiaéque,nessabuscaporumavidasemcomplicações,elesacabamtendooutrosproblemas,sentindo-semuitasvezesfracassados.Osegredodosucessonãoétentarevitarosproblemasnemseesquivarouselivrardeles,mascrescerpessoalmenteparasetornarmaiordoquequalqueradversidade.

PRINCÍPIODERIQUEZAOsegredodosucessonãoétentarevitarosproblemasnemseesquivarouselivrardeles,mas

crescerpessoalmenteparasetornarmaiordoquequalqueradversidade.

Numa escala de um a dez, imagine-se uma pessoa dotada de força de caráter edeterminaçãodeníveldoisenfrentandoumproblemadenívelcinco.Essadificuldadelheparece grande ou pequena?Olhando do nível dois, um obstáculo do nível cinco há deparecerumgrandeproblema.

Agoraimaginequevocêseaprimoroueasuaforçadecaráteratingiuoníveloito.Essemesmoproblemadenívelcincosemostragrandeoupequenoaosseusolhos?Comonumpassedemágica,elesetransformounumprobleminha.

Paraterminar,suponhaquevocêdeuumdurodanadoconsigomesmoetornou-seumapessoacomforçadecaráterdeníveldez.Omesmoobstáculodenívelcincoéagoraumgrande ou um pequeno problema? A resposta é: ele simplesmente não é mais umproblema.Oseucérebronemsequeroregistracomotaletampoucoesseentraveproduzqualquerenergianegativa–eleéapenasumaocorrêncianormaldoseudia-a-dia,comoescovarosdentesesevestir.

Observe que, independentemente de você ser rico ou pobre, de pensar grande oupequeno, as adversidades não deixam de existir. Enquanto você respirar, sempre estarádiantedoschamadosproblemaseobstáculosdavida.Paraencurtaraconversa:otamanhodoproblemanuncaéaquestãoprincipal–oqueimportaéoseuprópriotamanho.

Issopodedoer,mas,sevocêestáprontoparapassaraonívelseguintedesucesso,vaiterqueseconscientizardoquedefatoacontecenasuavida.Preparado?Entãolávai.

Sevocê temumgrandeproblema, issoquerdizer apenasqueestá sendoumapessoa

pequena. Não se deixe enganar pelas aparências. O seu mundo exterior é um simplesreflexodoseumundointerior.Casoqueirafazerumamudançapermanente,redirecioneofoco:dotamanhodosseusproblemasparaotamanhodasuapessoa.

PRINCÍPIODERIQUEZASevocêtemumgrandeproblema,issoquerdizerapenasqueestásendoumapessoapequena.

Umdoslembretesnadasutisquesugiroaosparticipantesdossemináriosé:semprequevocêpensarque temumproblemão, apontepara simesmoegrite: “Pequeno,pequeno,pequeno!”Issoodespertaráabruptamenteeofaráredirecionarofocoparaoobjetoquenuncadeveriaterabandonado:vocêmesmo.Depois,apartirdoseu“eusuperior”(enãodo eu de vítima, baseadono ego), respire fundo e decida, naquele exatomomento, quevocê será uma pessoamaior, que não permitirá que nenhuma dificuldade ou obstáculoestragueasuafelicidadeeoseusucesso.

Quantomaioresforemosproblemascomosquaisvocêlidar,maioronegócioqueserácapazdeconduzir;quantomaioronúmerodefuncionáriosquevocêadministrar,maioraquantidadedeclientesquepoderáatender;quantomaiorouniversodeclientesquevocêatender, maior omontante de dinheiro que conseguirá controlar e, finalmente, maior afortunaqueterácapacidadedeacumular.

Repito: a sua riqueza cresce na mesma medida que você. O objetivo é evoluirpessoalmente até ser capaz de superar quaisquer problemas e obstáculos que seinterponhamnocaminhodaconquistaeconservaçãodoseudinheiro.

Por falar nisso, conservar a riqueza é uma história inteiramente diferente, sabia? Eunão. Para mim, depois que enriquecesse, permaneceria rico. Acredite: perder o meuprimeiro milhão quase tão depressa quanto o ganhei foi um doloroso despertar. Hojeentendoqualfoioproblema.Naépoca,aminha“caixadeferramentas”nãoeragrandeeforte o suficiente paramanter a riqueza que eu havia conquistado.Digo e repito: aindabemque pratiquei os princípios damentemilionária e conseguime recondicionar.Nãoapenas recuperei o milhão como, por causa do meu novo modelo de dinheiro, ganheimuitos outros. E o melhor de tudo é que, além de conservá-los, eu os faço continuarcrescendonumritmofenomenal.

Pense em você como o seu próprio recipiente de riqueza. Se ele é pequeno e a suafortunaémuitogrande,oqueacontecerá?Vocêaperderá.Orecipientevaitransbordareoexcessodedinheirocairápeloladodefora.Nãosepodetermaisdinheirodoquecabenoprópriorecipiente.Portanto,vocêteráquecresceratésetornarumrecipienteamplo,capaznãoapenasdeguardar,masdeatrairmaisfortuna.Ouniversoabominaovazio–seoseurecipientederiquezaformuitogrande,eleseprontificaráapreencheroespaço.

Um dosmotivos pelos quais as pessoas ricas sãomaiores do que os problemas estárelacionado com algo que expliquei antes. Elas não estão concentradas nos obstáculos,mas nas metas. Repito: em geral a mente focaliza uma coisa principal de cada vez;portanto,ouapessoaestáselamuriandoporcausadadificuldadeouestátrabalhandoparasaná-la.Osricosebem-sucedidossãoorientadosparaassoluções,empregamoseutempoeasuaenergiapensandoemestratégiaserespostasparaosdesafiosquesurgemecriando

sistemasparagarantirqueoproblemanãovolteaocorrer.

As pessoas fracassadas e de mentalidade pobre são orientadas para os problemas.Perdem tempo e energia praguejando e se queixando e raramente encontram soluçõescriativasparaamenizaradificuldade,muitomenosparaqueelanãovolteasurgir.

Os ricos não fogem das adversidades, não se esquivam nem se queixam delas. Sãoguerreiros financeiros. Nos cursos, a definição que dou a guerreiro é: “Aquele queconquistaasimesmo.”

Feitasascontas,sevocêsetornaummestreemlidarcomproblemasenasuperaçãodequalquerobstáculo,oquepodeimpedi-lodealcançarosucesso?Arespostaé:nada.E,senadapodedetê-lo,vocênãopáranunca.E,sejamaispára,queopçõespossuinavida?Arespostaé:todas.Comonadapodefreá-lo,todasascoisasestarãoàsuadisposição.Vocêapenasescolheeaquiloéseu–issoéqueéliberdade.DECLARAÇÃO

Soumaiordoqueosmeusproblemas.Possolidarcomqualquerproblema.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Semprequevocêsesentirperturbadoporum“grande”problema,aponteparasimesmoediga: “Pequeno,pequeno,pequeno!”Emseguida, respire fundoedeclareparasimesmo:“Possolidarcomisso.Soumaiordoquequalquerproblema.”

2.Registreporescritoumproblemaquevocêtem.Depoisliste10medidaspossíveispara resolvê-lo ou, pelomenos, paramelhorar a situação. Assim, você deixará depensar nesse obstáculo e começará a solucioná-lo. Além disso, se sentirá muitomelhor.

Arquivoderiquezano10Aspessoasricassãoexcelentesrecebedoras.

Aspessoasdementalidadepobresãopéssimasrecebedoras.

Seeutivessequeestabeleceracausanúmeroumqueimpedemuitagentedeatingiroseu pleno potencial financeiro, ela seria a seguinte: não saber receber. A maioria daspessoaspodeounãosaberdar,masdefinitivamentenãoéboaemreceber.E,porcausadisso,acabanãorecebendomesmo.

Receber costuma serumdesafiopordiversas razões.Primeiro, apessoanão se sentedignaoumerecedora.Essasíndromepermeiatodaanossasociedade.Eudiriaquemaisde90%dosindivíduoscarregamosentimentodenãoseremmerecedores.

Deondevemtantabaixaauto-estima?Dafontedesempre:onossocondicionamento.Namaiorpartedoscasos, issoéo resultadodeouvirmos20 respostas“Não”paracada“Sim”,10“Vocêestáfazendoerrado!”paraapenasum“Vocêestáfazendocerto!”ecinco“Vocêéumtrouxa!”paracada“Vocêéomáximo!”.

Pormaispositivosquetenhamsidoosnossospaisouresponsáveis,emgeralacabamoscarregandoosentimentodenãoestarmosotempotodoàalturadosseuselogiosedassuasexpectativas.Porissonãonosconsideramosmerecedores.

Alémdisso, amaioria de nós traz o fator punição gravado namente.Essa regra nãoescrita diz que, quando fazemos algo errado, seremos punidos. Algumas pessoas sãocastigadaspelospais,outraspelosprofessores…e,emcertoscírculosreligiosos,háquemsejaameaçadocomamaiordetodasascondenações:nãoirparaocéu.

É claro que, agora que somos adultos, tudo isso é passado. Certo? Errado. Ocondicionamento da punição está tão impregnado na nossa mente que, não havendoninguémporpertoparanoscastigarquandocometemosumerroouquandosimplesmentenão somosperfeitos, nóspunimos anósmesmos semperceber.Nanossa infância, essecastigotalveztenhavindonaclássicamaneira“Vocêsecomportoumal,porissonãovaiganhar chocolate”.Hoje, porém,poderia assumir a forma “Você se comportoumal, porisso não vai ganhar dinheiro”. Isso explica por que algumas pessoas limitam os seusrendimentoseoutrassabotamoprópriosucessodemodosubconsciente.

Nãoadmiraqueaspessoastenhamdificuldadeemreceber.Bastaumpequenoerroparaquesesintamcondenadasacarregaroônusdamisériaedapobrezapelorestodavida.“Issoestámeioexagerado”,vocêdeveestarpensando.Edesdequandoamentetemlógicae compaixão? Repito: a mente condicionada é uma pasta de arquivos cheia deprogramaçõespassadas,significadosinventadosehistóriasdedramasedesastres.“Fazersentido”nãoéoseuforte.

Nos seminários, costumoensinar algoque talvezo faça se sentirmelhor.No fimdascontas, não importa se você se sente merecedor ou não, pois poderá enriquecer dequalquer forma. Muitas pessoas ricas não se consideram altamente merecedoras. Naverdade,essacostumaserumadasmaioresmotivaçõesparaalguémfazerfortuna:provaro próprio valor a si mesmo e aos outros. Mas a idéia de que o mérito próprio éindispensável para a construção do patrimônio líquido não tem necessariamente

fundamento na vida real. Como já disse, enriquecer para atestar a capacidade pessoaltalveznãotorneapessoafeliz,portantoémelhorconquistarariquezaporoutrosmotivos.Oessencialéperceberqueosentimentodenãosermerecedornãoimpedeninguémdeserbem-sucedido – do ponto de vista estritamente financeiro, pode até ser um ativomotivacional.

Dito isso,queroquevocêentendade formabemclaraoquevouafirmaragora.Estepodeserumdosmomentosmaisimportantesdasuavida.Preparado?Entãolávai.

Reconheçaqueserounãomerecedoréapenasuma“história”inventada.Maisumavez:nadatemsignificado,excetoaquelequenósmesmosatribuímosàscoisas.Quantoavocê,não sei,mas eu nunca ouvi falar de alguém que ao nascer tenha passado pela “fila docarimbo”.VocêconsegueimaginarDeuscarimbandoatestadecadapessoaqueacabadechegaraomundo?“Merecedor…nãomerecedor…merecedor…nãomerecedor.Argh…definitivamentenãomerecedor.”Sintomuito,nãoacreditoqueascoisasaconteçamassim.Ninguémlheimpõeesserótulo.Évocêmesmoquemfazisso,queminventaissoequemdecide isso. Você e só você determina se é ou não merecedor. É um ponto de vistaexclusivamenteseu.Sevocêdizqueémerecedor,entãoé.Sedizquenãoé,entãonãoé.Emqualquerhipótese,vocêviveráasuaprópriahistória.Ésimplesassim.

PRINCÍPIODERIQUEZASevocêdizqueémerecedor,entãoé.Sedizquenãoé,entãonãoé.Emqualquerhipótese,você

viveráasuaprópriahistória.Ésimplesassim.

Masporqueaspessoasfazemissoconsigomesmas?Porqueinventamahistóriadequenãosãomerecedoras?Porqueissoédanaturezadamentehumana.Vocêjápercebeuqueumcãonãosepreocupacomessascoisas?Consegueimaginarumcachorrodizendo“Nãovouenterraresseossoparaodiaemquetiverfomeporquenãomereço”?Criaturaspoucointeligentes como essa nunca fariam isso consigomesmas. Somente nós, os seresmaisevoluídosdoplaneta,conseguimosnoslimitardessamaneira.

Umdosmeusprópriosditadosé:“Seumcarvalhode30mdealturativesseamentedeumserhumano,cresceriaapenas3m.”Eis,portanto,aminhasugestão:comoémuitomaisfácilmudarasuahistóriadoqueoseusensodemerecimento,altereasuahistóriaemvezdesepreocuparemmodificaroseusensodemerecimento.Ébemmaissimplesebarato.Apenasinventeumahistórianovaemaispositivaeviva-a.

“Eunãopossofazerisso”,afirmavocê.“Sintomuito,masnãosouindicadoparadizerse souounãomerecedor. Isso temquepartir de outra pessoa.”Sintomuito, digo eu: aquestãodefinitivamentenãoéassim.Nãofazamenordiferençaoquealguémdizagoraoudissenopassadoporque,paraqueessaidéiadêresultado,vocêtemqueacreditarnelaeaceitá-laporinteiro,eissonãopodeserfeitoporoutrapessoaquenãosejavocêmesmo.No entanto, apenas para fazê-lo sentir-se melhor, vamos jogar o jogo: a partir destemomento,euodeclaromerecedorpelorestodasuavida.

PRINCÍPIODERIQUEZA“Seumcarvalhode30mdealturativesseamentedeumserhumano,cresceriaapenas3m.”

Portanto,sigaesteconselho:paredeengoliressatolicede“nãomerecimento”ecomece

atomarasmedidascabíveisparaenriquecer.

O segundo motivo principal da dificuldade de receber é a pessoa ter acreditado noditado: “Dar é melhor do que receber.” Trata-se de um completo disparate. O que émelhor:quenteou frio,grandeoupequeno, esquerdaoudireita, claroouescuro?Dar erecebersãoasduasfacesdeumamesmamoeda.Queminventouqueémelhordardoquereceber, sinto muito, era ruim em matemática. Para todo doador tem que haver umrecebedor;paratodorecebedortemquehaverumdoador.

PRINCÍPIODERIQUEZAParatododoadortemquehaverumrecebedor;paratodorecebedortemquehaverumdoador.

Pensenoassunto:comovocêpoderiadaralgose,dooutrolado,nãoexistissealguémparareceber?Asduaspessoastêmqueestaremperfeitoequilíbrioparaquepossamatuarmeio ameio. E, como dar e receber necessariamente se equivalem, devem também seriguaisemimportância.

Alémdisso,comoéasensaçãodedar?Amaioriadenósprovavelmenteconcordaqueoato de dar nos proporciona um sentimento maravilhoso e gratificante. Por outro lado,como fica o nosso estado de espírito quando queremos dar e a outra pessoa não querreceber?Quasetodosnósnossentimosmuitomalcomisso.Saiba,portanto,oseguinte:aquelequenãosedispõeareceber“rouba”quemquerlhedaralgo.

Recusar-seareceberénegaraooutroaalegriaeoprazerdadoação,éfazê-loinfeliz.Porquê?Porque,comonãomecansodedizer,tudoéenergia.Quandoumapessoaquerdar alguma coisa e não consegue, essa energia não tem como se expressar e fica presadentrodela,transformando-seememoçõesnegativas.

Para piorar as coisas, não estando plenamente propensa a receber, a pessoa está“treinando”ouniversoanãolhedar.Ésimples:sealguémnãoestáabertoareceberasuaparte, ela irá paraquemesteja.Esse é umdosmotivosque levamos ricos a ficarmaisricoseaspessoasdementalidadepobreasevernumasituaçãocadavezmaisdifícil.Nãoé porque os primeiros sejam mais merecedores, mas porque eles admitem receber,enquantoamaiorpartedaquelesquepensampequenonãoaceitaisso.

Aprendi essa lição em grande estilo num acampamento na floresta. Como pretendiapassardoisdiasali,monteiumaespéciedetendacomumalona–prendiumdosladosdotecidonochãoeooutroaumaárvore,mantendoumainclinaçãode45o.Foibomterfeitoesseabrigo,poischoveudurantetodaanoite.Quandosaídalinamanhãseguinte,viqueeu,comotudoomaissobaqueletetoimprovisado,estavaseco,masqueumapoçamuitofundaseformaradoladodefora,nabasedalona.Foiquandoescuteiaminhavozinternadizer: “A natureza é plena em abundância, mas não discrimina nada nem ninguém.Quandoachuvacai,aáguatemqueirparaalgumlugar.Seumaparteestáseca,outratemqueestarduplamentemolhada.”Olhandoapoça,percebiqueessemesmoprocessoocorrecomodinheiro.Verdadeirasfortunascirculamporaíemplenaabundância,eelastêmqueirparaalgumlugar.Aquestãoésimples:seumapessoanãoestápropensaareceberasuaparte, esta acabará indo para quem está.O dinheiro, como a água da chuva, não liga amínimaparaquemvaificarcomele.

Por conta da experiência naquele abrigo, criei uma oração que diz o seguinte:

“Universo, se você mandou uma coisa extraordinária para uma pessoa que não estáquerendorecebê-la,faça-achegaratémim.Estouabertoedispostoaaceitartodasassuasbênçãos.Obrigado.”Peçoaosparticipantesdemeussemináriosquerepitamissocomigo.As pessoas ficam eufóricas. Elas se entusiasmam porque estar inteiramente aberto areceberéalgoincrível,eessasensaçãoémaravilhosa,poisonaturalésesentirdessejeito.Qualqueralternativaquevocêtenhainventadoparaissoé,euinsisto,apenasumahistóriainútil,quenãoserveavocênemaninguém.Deixeasuahistóriapartireoseudinheirochegar.

Quem é rico trabalha muito e acredita que é perfeitamente apropriado ser bemrecompensado por seus esforços e pelo valor que agrega aos outros. As pessoas dementalidadepobretambémdãoduro,masosentimentodequenãosãomerecedorasasfazcrerquenãoéjustoserembemremuneradasporseusesforçosepelovalorqueagregam.Essa crença as predispõe ao papel de vítimas. Pergunto: como alguém poderá ser uma“boa”vítimaseganharbem?

Muitosindivíduosdementalidadepobreacreditamdeverdadequesãomelhoresporquenão têm dinheiro. Algo lhes diz que são mais bondosos, piedosos ou espiritualizados.Bobagem. A única coisa que os distingue é estarem freqüentemente numa situaçãofinanceiraruim.Numdosseminários,umhomemveiofalarcomigoaosprantos.Eledisse:

– Não consigo imaginar como poderei me sentir bem tendo um monte de dinheiroenquantooutraspessoaspossuemtãopouco.

Eulhefizalgumassimplesperguntas:

–Que bem o senhor pode fazer aos necessitados se também é um deles?A quem osenhorestáajudandoseestásemdinheiro?Poracasoosenhornãoéumabocaamaisparaalimentar? Não seriamais eficaz se enriquecesse e fosse capaz de ajudar as pessoas apartirdeumaposiçãodeforçaemvezdeumaposiçãodefraqueza?

Eleparoudechorarerespondeu:

–Agora entendo.Como posso ter acreditado numa bobagem tão grande?Harv, achoquechegouahoradeficarricoe,nocaminho,ajudarosoutros.Obrigado.

Elevoltouaoseulugarcomoumnovohomem.Temposdepois,recebideleume-maildizendo que estava ganhando três vezesmais do que antes e que estava impressionadocom isso. E o melhor de tudo: que era maravilhoso poder ajudar os seus amigos efamiliaresqueaindaestavamemdificuldades.

Issomelevaaumpontoimportante:sevocêpossuimeiosdeganharriosdedinheiro,ganhe. Por quê? Porque muitas pessoas – pense sobretudo nas que vivem em regiõesassoladas pela fome, pelas guerras e pelas doenças – provavelmente jamais terão essaoportunidade.Sevocêéumdosafortunadosquetêmcapacidadeparafazerisso(evocêtem,docontrárionãoestarialendoestelivro),usetodososrecursosdequedispõeparaaconquista desse objetivo. Enriqueça e ajude quem não tem amesma possibilidade quevocê. Essa atitude fazmuitomais sentido do que continuar sem dinheiro e não prestarauxílioaninguém.

Éclaro,haveráquemdiga:“Odinheirovaifazercomqueeumude.Seeuenriquecer,possome tornar um indivíduoganancioso.”Primeiro, as únicas pessoas quedizem isso

sãoasquetêmumamentalidadepobre.Essaidéianãopassadeumajustificativaparaofracasso,frutodasmuitaservasdaninhasdosseusjardinsfinanceiros“internos”.Nãocaianessaarmadilha.

Segundo,querodeixarbemclaro:odinheiroapenasintensificaráaquiloquevocêjáé.Sevocêémesquinho,odinheirolhedaráaoportunidadedesermaismesquinho.Sevocêébom,elelhepropiciaráosmeiosdesermelhor.Sevocêtemmáíndole,elelhepermitiráserpiorainda.Sevocêégeneroso,ariquezasófarácomqueasuagenerosidadeaumente.Equemdisserquenãoéassimestá,comcerteza,numasituaçãofinanceiraruim.

PRINCÍPIODERIQUEZAOdinheiroapenasintensificaráaquiloquevocêjáé.

Oquefazer,então?Comosetornarumbomrecebedor?

Primeiro,comeceanutrirasimesmo.Lembre-se:somoscriaturasdehábitos,portantovocêteráquepraticarconscientementeoatodereceberomelhorqueavidatemparalheoferecer.

Umdos elementos-chavedo sistemade administraçãododinheiroque ensino é ter aContadaDiversão,daqualvocêpoderásacarumvalordesignadoparagastarcomcoisasquelhedãosatisfaçãoeofaçamsentir-se“milionário”.Aidéiacomessacontabancáriaéajudá-loavalidaroseumerecimentoefortaleceroseu“músculorecebedor”.

Segundo,queroquevocêpratiquesesentiremocionadoegratotodavezqueacharoureceberalgumdinheiro.Éengraçado,quandoeuestavanasminhasfasesdedurezaeviauma moeda no chão, jamais me abaixava para apanhá-la. Hoje, que sou rico, pegoqualquercoisaquepareçadinheiro.Dou-lheumbeijodeboasorteedeclaroemvozalta:“Eusouumímãqueatraidinheiro.Obrigado,obrigado,obrigado.”

Nãoficoaliparadojulgandoonomequeaquilotem–dinheiroédinheiro,eachá-loéumabênçãodouniverso.Agora,queestouplenamenteabertoareceberqualquercoisaquepassanaminhafrente,essasdádivaschegamamim.

Essa disposição é absolutamente essencial para quem quer enriquecer. É tambémindispensável para os que desejamconservar a fortuna.Se você émau recebedor e poracasolhecainocoloumaquantidadesubstancialdedinheiro,omaisprováveléqueeledesapareça num instante. Repito: “Primeiro o interior, depois o exterior.” Em primeirolugar,expandaasua“caixa”derecebimento,depoisobservecomoodinheirosurgiráparaenchê-la.

Voltoadizer:ouniversoabominaovazio.Emoutraspalavras,umespaçovaziosempreserá preenchido. Você já notou o que acontece com uma garagem e um armáriodesocupados? Eles geralmente não ficam assim por muito tempo. Já reparou tambémcomoéestranhoqueotemponecessárioparaaexecuçãodeumatarefaqualquerésempreigual ao tempo dado para que ela seja concluída? Não? Quando você expandir a suacapacidadedereceber,perceberáisso.

Emais:assimquevocêsetornarabertoareceber,todasasáreasdasuavidapassarãoaserigualmentereceptivas.Vocêganharánãoapenasmaisdinheirocomomaisamor,maispaz,maisfelicidadeemaissatisfação.Porquê?Porcausadeoutroprincípioqueusocom

freqüência. Ele diz: “Você faz uma coisa do mesmo modo como faz todas as outrascoisas.”

PRINCÍPIODERIQUEZAVocêfazumacoisadomesmomodocomofaztodasasoutrascoisas.

Asuamaneiradesernumaáreaégeralmenteamesmaemtodosossetoresdasuavida.Sevocêsebloqueiaparanãoreceberdinheiro,éprovávelquetambémnãoseabraparaaceitartodasasoutrascoisasboasquepoderiaganhar.Emgeral,amentenãodelimitaumcampo específico em que a pessoa émá recebedora. Na verdade, ocorre exatamente ocontrário: ela temo hábito de generalizar ao extremo, dizendo: “Você é do jeito que é,sempreeemtodososaspectos.”

Sevocêéummaurecebedor,éassimqueageemtodasasáreas.Aboanotíciaéque,quandosetornarumexcelenterecebedor,seráassimtambémemtodososaspectos:abertoparaaceitartudooqueouniversotemalheofereceremtodososcamposdasuavida.

Aúnicacoisadequevocêprecisa se lembrarécontinuardizendo“obrigado”semprequeobtiverumabênção.DECLARAÇÃO

Souumexcelenterecebedor.Estouabertoepropensoarecebergrandesquantidadesdedinheironavida.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Pratiqueserumexcelenterecebedor.Todavezquealguémoelogiarporqualquermotivo, diga apenas: “Obrigado.” Não retribua a gentileza na mesma hora. Issopermitiráquevocêrecebaplenamenteoelogioeseapropriedeleemvezde“mandá-lo de volta”, comomuita gente faz.Alémdisso, garante à pessoa que o elogiou aalegriadelhedaressepresentesemterodesprazerdadevolução.

2.Absolutamente todo dinheiro que você achar ou receber deve ser festejado commuitoentusiasmo.Váemfrenteedeclareemaltoebomsom:“Eusouumímãqueatrai dinheiro. Obrigado, obrigado, obrigado.” Isso vale para o dinheiro que vocêencontrar no chão, para aquele que receber de presente, para aquele que vier dogoverno,paraaquelequechegaràssuasmãoscomopagamentoeparaaquelequeoseunegóciolheproporcionar.Lembre-se:ouniversoestáprogramadoparaapoiá-lo.Casovocêcontinuedeclarandoqueéumímãqueatraidinheiro–eespecialmentesevocêtemumaprovadisso–,ouniversodiráapenas“Certo”elheenviarámais.

3.Trate-se com carinho. Pelomenos uma vez pormês, tome uma atitude especialparaagradaravocêmesmoeaoseuespírito.Recebamassagens,corteocabelonumsalãochique,sedêumalmoçooujantarrefinado,alugueumbarcoouumacasadepraiaoupeçaaalguémquelhesirvaocafédamanhãnacama.Façacoisasquelhepermitamsesentirricoemerecedor.Maisumavez:aenergiavibracionalquevocêemitenessetipodeexperiênciaenviaráaouniversoamensagemdequeaabundância

está presente na sua vida e, insisto, o universo simplesmente fará o seu trabalho,dizendo“Certo”,elhedaráoportunidadesderecebermais.

Arquivoderiquezano11Aspessoasricaspreferemser

remuneradasporseusresultados.Aspessoasdementalidadepobrepreferemserremuneradaspelotempoquedespendem.

Você jádeve terouvidoesteconselho:“Váàescola, tireboasnotas,arranjeumbomemprego, consiga um contracheque ‘estável’, seja pontual, trabalhe duro… e será felizpara sempre.” Não sei qual é a sua opinião a respeito disso, mas eu gostaria de ter agarantiadessapromessaporescrito.Infelizmente,essesábioconselhovemdoLivrodosContosdeFadas,volume1.

Nãovoumedaraotrabalhodedesmascararessaafirmação.Vocêécapazdefazerissosozinho,observandoasuaprópriaexperiênciaeavidadaspessoasaoseu redor.Oquequeroanalisaréaidéiaqueestáportrásdocontracheque“estável”.Nãohánadaerradoemterumcontrachequeassim,anãoserqueeleinterfiranacapacidadequevocêpossuideganharoquemerece.Énessepontoqueestáoproblema:elegeralmenteinterfere.

PRINCÍPIODERIQUEZANãohánadaerradoemterumcontrachequeestável,anãoserqueeleinterfiranacapacidadequevocêpossuideganharoquemerece.Énessepontoqueestáoproblema:elegeralmenteinterfere.

As pessoas de mentalidade pobre preferem receber um salário garantido ou serremuneradas por horas trabalhadas. Precisam da “segurança” de saber que terão aquelaexataquantidadededinheirosemprenamesmadata,todomês.Oqueelasnãopercebeméqueessasegurançatemumpreço,eopreçoéariqueza.

Avidabaseadanasegurançaéumavidafundamentadanomedo.Naverdade,oqueapessoaestádizendoé:“Temonãosercapazdeganharosuficientepelomeudesempenho,porissomecontentoemreceberosuficienteparasobreviverouteralgumconforto.”

As pessoas ricas escolhem ser remuneradas pelos resultados que produzem, se nãototalmente,pelomenosemparte.Elascostumamteroseupróprionegócio.Tiramosseusrendimentos dos lucros que obtêm.Ganhampor comissão ou por percentual de receita.Preferem ações da empresa ou participação nos lucros a salários altos. Observe quenenhumadessasfontesderendadágarantias.Comodisseantes,nomundofinanceiroasrecompensassãogeralmenteproporcionaisaosriscos.

Osricosacreditamemsimesmos.Crêemnoseuvalorenasuacapacidadedeagregá-loaomercado.Pessoasquepensampequeno,não.Éporissoqueprecisamdegarantias.

Certa vez, negociei com uma assessora de relações públicas que queria que eu lhepagassehonoráriosmensaisdeUS$4mil.Perguntei-lheoqueeureceberiaemtroca.ElarespondeuqueeuteriapelomenosoequivalenteaUS$20milemdivulgaçãonaimprensapormês,emmédia.Euquissaber:“Esevocênãoproduziresseresultadooualgopróximoa isso?” Ela afirmou que de qualquer modo estaria dispondo do seu tempo, por issomereciaessevalor.

Eu lhe disse: “Não estou interessado em remunerá-la pelo seu tempo, mas pordeterminadoresultado.Sevocênãooalcançar,porquedevo lhepagar?Poroutro lado,

casovocêobtenhaumresultadomelhor,receberámais.Presteatenção:eulhedarei50%de qualquer valor médio que você produzir. De acordo com os seus números, issocorresponderiaahonoráriosmensaisdeUS$10mil,ouseja,maisdoqueodobrodoquevocêpretendeganhar.”

Elatopou?Dejeitonenhum.Elavaibem?Não,econtinuaráassimatédescobrirque,paraficarrica,precisareceberporseusresultados.

As pessoas de mentalidade pobre trocam tempo por dinheiro. O problema dessaestratégiaéqueoseutempoélimitado.Portanto,elasinvariavelmenteacabamquebrandoaregraderiquezano1,quediz:“Nuncaestabeleçaumtetoparaosseusrendimentos.”Aooptarpor ser remuneradopelo tempoquedespende,vocêestarámatandoas chancesdeficarrico.

PRINCÍPIODERIQUEZANuncaestabeleçaumtetoparaosseusrendimentos.

Essaregratambémseaplicaaosnegóciosdeprestaçãodeserviços,emque,geralmente,aspessoassãoremuneradasporhorastrabalhadas.Éporissoqueadvogados,contadores,consultores e outros profissionais que ainda não são sócios das empresas para as quaiscolaboram–e,portanto,decujos lucrosnãoparticipam–sóconseguem,namelhordashipóteses,rendimentosmoderados.

Suponhaquevocêestánoramodecanetaserecebeumpedidode50milunidades.Oquefarianessecaso?Telefonariaparaoseufornecedor,encomendariaas50milcanetas,asentregariaaoclienteeembolsariaolucro,felizdavida.Agoraimaginequevocêéumexímiomassagistaetem50milclientesfazendofilaàsuaporta,todoselesquerendoosseusserviços.Oquevocêfaz?Simplesmentese róidearrependimentopornãoestarnoramodecanetas.Oquemaispodefazer?Experimenteexplicaràúltimapessoadafilaqueoatendimentovaidemorar “umpouco”porquea consulta teráque sermarcadapara as15h15deumaterça-feiradaquiaquatrodécadas.

Não estou sugerindo que é errado prestar serviços pessoais.Apenas não espere ficarricotãocedo,anãoserquevocêinventeumaformadeseduplicaroudealavancarasimesmo.

Nos seminários, freqüentemente encontro assalariados e profissionais que sãoremuneradosporhoraque sequeixamdenãoestarganhando tantoquantomerecem.Aminharespostaé:“Naopiniãodequem?Tenhocertezadequeoseupatrãoacreditaqueestálhepagandodeformajusta.Porquevocênãosaidoesquemadosalárioepedequeoseupagamentosejafeito,parcialouintegralmente,combasenoseudesempenho?Ou,senão for possível, por que não trabalha por conta própria? Só assim saberá que estárecebendo o quemerece.”Mas esse conselho, por alguma razão, não parece satisfazeressaspessoasque,obviamente,morremdemedodetestaroseurealvalornomercado.

A resistência que as pessoas costumam ter à idéia de receber por seus resultadosdecorre,muitas vezes, apenas domedo de romper com o velho condicionamento. Pelaminha experiência, vejo que a maioria daqueles que estão empacados num empregoestáveltemumaprogramaçãopassadaquelhedizqueessaéamaneira“normal”deserremuneradoporseutrabalho.

Ospaisnãopodemserresponsabilizadospor isso.(Sevocêforumaboavítima,achoaté que colocará a culpa neles.) Em geral, eles tendem a ser abertamente protetores.Portanto, no seu modo de entender, é natural querer que os seus filhos tenham umaexistência segura em termos financeiros. Como você já deve ter percebido, qualquertrabalhoquenãoproporcioneumcontrachequeestávelgeralmenteproduzaquelaterrívelreaçãoporpartedeles:“Quandoéquevocêvaiarranjarumempregodeverdade?”

Quandoosmeuspaisme faziamessapergunta, felizmente aminha resposta era: “SeDeusquiser,nunca!”Aminhamãeficavaarrasada.Masomeupaidizia:“Éissomesmo.Vocêjamaisficaráricotrabalhandoparaoutrapessoaemtrocadesalário.Seéparaterumemprego, faça questão de que lhe paguem em porcentagem. Ou, então, o melhor étrabalharporcontaprópria.”

Eu também o aconselho a adotar esse esquema. Escolha entre abrir o seu próprionegócio,trabalharporcomissãooureceberumaporcentagemdareceita,doslucrosoudasaçõesdaempresa.Qualquerquesejaasuadecisão,assegure-sedecriarumasituaçãoquelhepermitaganharcombasenosseusresultados.

Acredito que a maioria das pessoas deveria trabalhar por conta própria, em tempointegral ou parcial. O principal motivo disso é que a maior parte dos milionáriosenriqueceumontandoumnegóciopróprio.

Sevocênãotemumaidéiabrilhanteparainiciarumnegócio,nãosepreocupe:useadealguém.Porexemplo, trabalhecomoumvendedorcomissionado.Aatividadedevendascostumaproduzirresultadosfinanceirosexcelentes.Casosejabomnisso,teráachancedeganharumafortuna.

Em alguns países, como os Estados Unidos, uma ótima opção é entrar para umaempresa demarketing de rede – um sistema de distribuição quemovimenta bens e/ouserviços do fabricante para o consumidor por meio de uma “rede” de empresáriosindependentes, sem a necessidade de pontos-de-venda. Os produtos são adquiridos poreles diretamente da empresa a preço de distribuidor e revendidos a preço de tabela aoconsumidorfinal.

Mesmo com pouco dinheiro, a pessoa pode se tornar um empresário/distribuidor edesfrutar das vantagens de possuir um negócio próprio com um pequeno número deinconvenientesadministrativos.Porém,eissoéimportante,nãopensenemporumminutoquealguémconsegueserbem-sucedidonessaatividadesemsededicar–onegóciosódácertoquandootrabalhoébem-feito.Oêxitonesseramodependedetreinamento,tempoeenergia.

Outra opção é trocar o emprego por uma relação contratual. Se o seu empregadorestiver disposto, ele pode contratar a sua empresa em vez da sua pessoa para realizarbasicamenteasmesmasatividadesquevocêexecutaagora.Algumasexigênciaslegaistêmqueseratendidas,masoimportanteéque,casovocêconsigaumoudoisclientesamais,mesmoemtempoparcial,poderárecebercomoempresárioemvezdecomoempregadoedesfrutar das vantagens fiscais correspondentes. Quem sabe o tempo parcial se tornatempo integral, dando-lhe a oportunidade de alavancar a si mesmo, contratar outraspessoasparafazerotrabalhoe,finalmente,dirigiroseupróprionegócio?

Vocêdeveestarpensando:“Omeupatrão jamaisconcordariacomisso.”Eunão teria

tantacerteza.Entendaqueocustodeumfuncionárioparaaempresaébastantealto–elatemquepagarnãoapenaso salário,masuma sériede encargos trabalhistasquepodemchegara80%dovalordessaremuneração.Éclaroque,emalgunscasos,vocêtalveztenhaque abrir mão dos benefícios que recebe como funcionário, mas, só com o que estaráeconomizandoem impostos, poderá adquirir oquehádemelhorpara satisfazer as suasnecessidades.

Nofimdascontas,aúnicamaneiradevocêganharoquerealmentemereceérecebercombasenosseusresultados.Nãocusta lembraroquemeupaimedizia:“Você jamaisficará rico trabalhando para outra pessoa em troca de um salário. Se é para ter umemprego,façaquestãodequelhepaguememporcentagem.Ou,então,trabalheporcontaprópria.”

Issoéqueéconselhosábio.DECLARAÇÃO

Prefiroserremuneradocombasenosmeusresultados.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Seatualmentevocêtrabalhaporumsaláriomensal,crieedepoisproponhaaoseuempregador um plano de remuneração que lhe permita receber, ao menosparcialmente, com base nos seus resultados pessoais, bem como nos resultados daempresa.Casovocêtenhaumnegóciopróprio,estabeleçaumplanoderemuneraçãoque permita aos seus colaboradores e fornecedores receberem basicamente pelosresultadosqueproduzemepelosresultadosdasuaempresa.

2.Sevocêestáempregadoenãoganhaoquemerececombasenosresultadosquealcança,penseemabrirumnegóciopróprio,aindaqueemtempoparcial.Umaopçãoéoferecerserviçosindependentesdeconsultoriaàempresaparaaqualtrabalha,masagorarecebendopordesempenhoeresultados,enãoapenaspeloseutempo.

Arquivoderiquezano12Aspessoasricaspensam:“Possoterasduascoisas.”

Aspessoasdementalidadepobrepensam:“Possoterumacoisaououtra.”

As pessoas ricas vivem numa realidade de abundância. As pessoas de mentalidadepobrevivemnumuniversodelimitações.Emboraelashabitemomesmomundofísico,adiferença está nas suas perspectivas. Os indivíduos que pensam pequeno cultivamconceitos baseados na escassez. Deixam-se guiar por lemas como “Nunca se tem obastante” e “Não se pode ter tudo”.Mesmo assim, embora ninguémpossa ter “tudo” –afinal, isso faz parte da vida –, eu acredito que você, com toda a certeza, é capaz depossuir“tudooquerealmentequer”.

Vocêalmejaumacarreiradesucessooutermais tempoparaficarcomasuafamília?Ambos.Vocêquersededicaraosnegóciosousedivertir?Ambos.Vocêdesejadinheiroouumavidacomsentido?Ambos.Vocêpretendeenriquecerou fazero trabalhoqueama?Ambos.Aspessoasdementalidadepobresempreescolhemumacoisaououtra,enquantoos ricos optam por ambas. Eles entendem que, com um pouco de criatividade, podemquasesempreimaginarumaformadepossuiromelhordosdoismundos.

De agora em diante, quando você se confrontar com uma situação do tipo “ou umacoisaououtra”,aquestãofundamentalaperguntarasimesmoé:“Comopossoterasduascoisas?”Essequestionamentomudaráasuavida.Eleolivrarádeummodelodeescassezelimitaçãoe,emtroca,lhedaráumuniversodepossibilidadeseabundância.

Issonãoseaplicaapenasàscoisasquevocêquer,masatodasasáreasdasuavida.Porexemplo:certavez,tivequelidarcomumfornecedorinsatisfeitoqueachavaqueaminhaempresa,aPeakPotentials,deviapagardespesasextrasqueelenãohaviaoriginalmenteprevisto.Omeuentendimentofoidequeaestimativadosseuspróprioscustoseraassuntodele,enãomeu.E,seelehavia tidomaisgastosdoqueoprevisto,aquiloeraalgoquecabiaaelemesmoresolver.Euestavamaisdoquedispostoanegociarumnovoacordopara uma próxima vez, porém, no caso daquele serviço especificamente, fiz questãoabsolutademanter tudooquetinhasidoacertadoentrenós.Nosmeustemposdevacasmagras,euteriaentradonessadiscussãocomoobjetivodedefenderomeupontodevistaedeixarclaroquenãopagariaaosujeitoumúnicocentavoamaisdoqueocombinado.E,mesmo que pretendesse mantê-lo como fornecedor, aquela situação provavelmenteacabarianumagrandebriga.Partiriadoprincípiodequesóhaveriaumvencedor.

Noentanto,comoàquelaalturaeujáestavatreinadoapensaremtermosdeconseguir“asduascoisas”,entreinadiscussãocompletamenteabertoacriarumasituaçãoemquenãopagariaumúnicocentavoamaiseomeufornecedorficariafelicíssimocomoacertoquefizéssemos.Emoutraspalavras,aminhametaeraalcançarosdoisobjetivos.Efoioqueconsegui.

Vejaoutroexemplo.Houveumaépocaemquedecidicomprarumacasade fériasnoArizona.Vasculheiaáreaemqueestava interessadoe todososagentes imobiliáriosmedisseramque,seeuquisesseumacasadetrêsquartoscomumescritórionessaregião,teriaquedesembolsarmaisdeUS$1milhão.Aminha intenção,porém,eragastarmenosdeUS$1milhão.Amaioriadaspessoasreduziriaasuaexpectativaouaceitariapagarovalor

apontadopeloscorretores.Eumepropusaconseguiracasaemanteraquantiaqueestavadisposto a desembolsar por ela.Depois, recebi um telefonema com a notícia de que osproprietáriosdeumacasanolugarqueeudesejavaecomonúmerodecômodosqueeuqueriahaviamreduzidooseupreçoemUS$200mil,ouseja,menosdeUS$1milhão.Maisumtributoàintençãodeobterasduascoisas.

Finalmente, sempre disse aosmeus pais que não pretendiame tornar escravo de umtrabalhoqueeunãoapreciasseeque“ficariaricofazendoaquiloqueamava”.Arespostaerasempreamesma:“Vocêvivenummundodesonhos.Avidanãoéummarderosas.Negóciossãonegócios,prazeréprazer.Cuideprimeirodeganharoseusustento.Depois,sesobrartempo,curtaavida.”

Lembro-meperfeitamentededizeramimmesmo:“Seeuseguiresseconselho,acabareicomo eles. Não, eu vou conseguir as duas coisas.” Foi muito difícil. Às vezes eu eraobrigado a ficar uma ou duas semanas fazendo um trabalho que detestava para podercomer e pagar o aluguel. Mas nunca abri mão da intenção de alcançar os meus doisobjetivos.Jamaispermanecimuitotemponumempregoounegócioqueeunãoapreciava.Nofim,fuicapazdeenriquecerfazendoaquilodequegostava.Agoraqueseiqueissoépossível, continuo em busca somente de trabalhos e projetos que me dão prazer. E omelhordetudo:hojetenhooprivilégiodeensinaroutraspessoasaagirdessemodo.

Em nenhuma outra área o pensamento de que podemos ter “as duas coisas” é maisimportantedoquenocampofinanceiro.Aspessoasdementalidadepobreacreditamquedevemoptarentreariquezaeosdemaisaspectosdavida,porissoracionalizamaposiçãodequeodinheironãoétãoimportante.

Comojádisse,essaidéiaestáerrada.Afirmarqueodinheironãoétãorelevantequantoas outras coisas da vida é absurdo.Volto a perguntar: o que émais importante – o seubraçoouasuaperna?Ambos,éclaro.

O dinheiro é um lubrificante. Ele lhe permite “deslizar” pela vida, em vez de “searrastar”porela.Proporcionaliberdade–paravocêcompraroquedesejarefazeroquequiserdoseuprópriotempo.Comelevocêtemcondiçõesdedesfrutaroquehádemelhore também a oportunidade de ajudar outras pessoas a satisfazer as suas necessidadesbásicas.Acima de tudo, ser rico faz com que você não precise gastar a sua energia sepreocupandocomafaltadedinheiro.

A felicidade tambémé importante.Repito: énessepontoque aspessoasquepensampequenoseconfundem.Muitasdelasacreditamquedinheiroefelicidadesãomutuamenteexcludentes: ou se é ricoou se é feliz. Isso não passa da programação de quem pensapequeno.

Umapessoaqueérica,emtodosossentidosdessapalavra,entendequeasduascoisassão indispensáveis.Damesmaformacomoprecisamosdedoisbraçosededuaspernas,necessitamosdedinheiroefelicidade.

Vocêpodecomeroboloeterobolo!

Chegamos, portanto, a outra importante diferença entre os indivíduos ricos e os dementalidadepobre.

PRINCÍPIODERIQUEZAAspessoasricasacreditamque“sepodecomeroboloeterobolo”.

Aspessoasquetêmumpensamentodeclassemédiacrêemque“boloédocedemais,porissosósedevecomerumpedacinho”.

Aspessoasdementalidadepobre,poracreditaremquenãomerecembolo,pedemumarosquinha,seconcentramnofuroeseperguntamporqueelasnãotêm“nada”.

Eu lhe pergunto: de que serve ter o “bolo” se você não pode comê-lo? O queexatamentevocêdevefazercomele?Colocá-lonumamesaeficarolhando?Boloserveparasercomidoesaboreado.

Omododepensar“ouumacoisaououtra”tambémiludeaspessoasqueacreditamnaseguinteidéia:“Paraeutermais,alguémtemquetermenos.”Voltoadizer:issonãopassadeumaprogramaçãorestritivabaseadanomedo.Anoçãodequeosricosapropriam-sedetodoodinheirodestemundoeporissonãosobraparaninguémmaiséabsurda.Primeiro,essa crença pressupõe que a quantidade de dinheiro existente é limitada. Não soueconomista, mas, até onde consigo perceber, notas e mais notas continuam a serimpressas.Hádécadasaofertadedinheironãoestávinculadaanenhumativo.Portanto,mesmoquehojeosricospossuíssemtodaariquezadoplaneta,amanhãhaveriamilhões,talvezbilhõesmais,disponíveis.

Outroaspectoqueossimpatizantesdessavisãolimitadaparecemnãoobservaréqueomesmodinheiro pode ser usado indefinidamente para criar valor para todas as pessoas.Voudarumexemplo.Nosseminários,peçoacincoparticipantesquesedirijamaopalcolevandoconsigoumobjeto.DouumanotadeUS$5àpessoano1elhedigoparacompraralgodapessoano2comaqueledinheiro.Suponhaqueelaadquiraumacaneta.Agoraapessoano1 temumacanetaeapessoano2,US$5.Apessoano2usaentãoosmesmosUS$5paracomprar,digamos,umapranchetadapessoano3.Depois,comaquelamesmanota, apessoano 3 adquire um laptopda pessoa no 4.Espero que você tenha captado aimagemeamensagem.OsmesmosUS$5foramusadospara levarvaloracadapessoaqueopossuiu.AquelanotapassouporcincoindivíduosecriouUS$5emvalorparacadaumdeleseumtotaldeUS$25emvalorparaogrupo.Portanto,osUS$5,alémdenãoteremseesgotado,circularamecriaramvalorparatodos.

Asliçõessãoclaras.Primeiro,odinheironãoseesgota–amesmanotapodeserusadaanoseanosepormilharesdepessoas.Segundo,quantomaisricoéumindivíduo,maisdinheiro ele pode colocar em circulação, permitindo que outras pessoas tenham maisdinheiroparatrocarpormaisvalor.

Issoéexatamenteocontráriodoquepregaopensamentobaseadoem“ouumacoisaououtra”. Quando uma pessoa possui dinheiro e o usa, tanto ela quanto o indivíduo comquem aquela quantia foi gasta têm, ambos, o valor. Para ser direto: se você está tãopreocupado com as outras pessoas e quer se assegurar de que elas tenham a sua parte(comoseexistisseumaparte),façaoquepuderparaenriquecereespalharmaisdinheiroporaí.

Euoestimuloaselivrardomitodequeodinheiroémauedequevocêdeixarádesertão “bom” ou tão “puro” se enriquecer. Essa crença é uma grande besteira, e, se vocêcontinuaraaceitá-la,ficaráempacadonumimportanteaspectodesuavida.

Serbondoso,generosoeafetuosonãotemnadaavercomaquantidadedenotasquehá

na sua carteira – essas qualidades vêm do que existe no seu coração. Ser puro eespiritualizadonãotemrelaçãocomasuacontabancária–essesatributosseoriginamdoqueestánasuaalma.Acreditarqueodinheirotemopoderdetorná-lobomoumaunãopassadomododepensar“ouumacoisaououtra”,purolixoprogramadoquenãoajudaemnadaasuafelicidadeeoseusucesso.

Essa idéia também não tem a menor utilidade para as pessoas ao seu redor,especialmenteparaascrianças.Sevocêfazabsolutaquestãodeserumaboapessoa,sejabomosuficienteparanãoinfectarageraçãoseguintecomcrençasequivocadasquepossateradotadosemquerer.

Caso deseje viver de fato uma vida sem limites, deixe de lado o modo de pensarexcludenteemantenhaaintençãodeterasduascoisas.DECLARAÇÃO

Eusemprepenso:“Possoterasduascoisas.”

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Pratiquepensaremter“asduascoisas”ecriemaneirasdeconseguirisso.Sempreque se encontrar diante de duas alternativas, pergunte-se: “Por que não posso terambas?”

2.Conscientize-sedequedinheiroemcirculaçãoacrescentavaloràvidadetodasaspessoas.Semprequevocêgastardinheiro,digaasimesmo:“Essedinheiropassaráporcentenasdeindivíduosecriarávalorparatodoseles.”

3.Penseemsiprópriocomoumexemploparaosoutros–mostrandoqueépossívelserbondoso,generoso,afetuosoerico.

Arquivoderiquezano13Aspessoasricasfocalizamoseupatrimôniolíquido.

Aspessoasdementalidadepobrefocalizamoseurendimentomensal.

Emgeral,quandooassuntoédinheiro,aspessoasfreqüentementeperguntam:“Quantovocêganha?”Éraroouvirmos:“Quantovaleoseupatrimônio?”Poucagentefalaassim,anãosernosambientesdealtaclasse.

Nesseslugares,asconversassobredinheirocostumamdizerrespeitoaopatrimônio:“OPedroacaboudevenderasações.EletemagoraumpatrimôniodemaisdeR$3milhões.AempresadeJoãoabriuocapital.EleagorapossuiR$5milhões.AMariavendeuafirmaeagoratemR$8milhões.”Ninguémdiz:“SabiaqueoRicardoganhouumaumento,alémdeumaajudadecustode2%?”

PRINCÍPIODERIQUEZAAverdadeiramedidadariquezaéo

patrimôniolíquidoenãoosrendimentos.

Averdadeiramedidadariquezaéopatrimôniolíquidoenãoosrendimentos.Semprefoi e sempre será.O patrimônio líquido é o valor de tudo o que umapessoa tem.Paradeterminaroseupatrimônio,someovalordetodasascoisasquevocêpossui–dinheiro,ações,títulos,imóveis,oseunegócioatual,asuacasa–edepoissubtraiatudooquedeve.O patrimônio líquido é a medida definitiva da riqueza porque, se necessário, os benspodemserliquidados,ouseja,convertidosemdinheiro.

Queméricosabequeháumaimensadiferençaentrerendimentosepatrimôniolíquido.Osprimeirossãoimportantes,masconstituemapenasumdosquatrofatoresdeterminantesdopatrimôniolíquido,quesão:

1.Rendimentos

2.Poupança

3.Investimentos

4.Simplificação

Toda pessoa rica compreende que a construção de umpatrimônio líquido substancialresulta de uma equação que contém esses quatro elementos. Como todos eles sãoessenciais,examinareiumaum.

Existemdois tipos de rendimentos: ativos e passivos.Rendimento ativo é o dinheiroquevocêganhaporseutrabalho:oseusalárioou,casosejaumempresário,arendaouoslucrosqueobtémcomoseupróprionegócio.Orendimentoativoéimportanteporque,nasuaausência,équaseimpossívelchegaraosoutrostrêsfatoresdopatrimôniolíquido.

Écomosrendimentosativosqueenchemosonosso“funilfinanceiro”,porassimdizer.Emcondiçõesnormais,quantomaiororendimentoativo,maispodemospoupareinvestir.Emboraessetipoderendimentosejafundamental,eurepito:oseuvalordependedapartequeeleocupanoconjuntodopatrimôniolíquido.

Rendimento passivo é o dinheiro que você recebe sem trabalhar ativamente. Depoisabordareiorendimentopassivocommaisdetalhes.Porora,considere-oumadasfontesdeabastecimento do seu funil financeiro, que pode ser usada para gastos, poupança einvestimento.

Poupar também é indispensável. Se você ganhar rios de dinheiro e não conservarnenhum, não fará fortuna. Muita gente tem um modelo de dinheiro programado paragastar – quanto mais ganha, mais gasta. São indivíduos que optam pela gratificaçãoimediata em detrimento do equilíbrio a longo prazo. Os gastadores têm três lemas. Oprimeiroé:“Ah,ésódinheiro.”Conseqüentemente,dinheiroéalgoqueelesnãopossuememgrandequantidade.Osegundoé:“Tudoquevaivem.”Pelomenosédoquegostariam,porque o seu terceiro lema é: “Sinto muito, agora não dá. Estou quebrado.” Semrendimentosparaencherofunilfinanceiroesempoupançaparaconservá-lo,éimpossívelpassaraopróximofatordopatrimôniolíquido.

Depoisquetivercomeçadoapouparumaparteapropriadadosseusrendimentos,vocêpode chegar à etapa seguinte: fazer o seumontante de dinheiro aumentar pormeio deinvestimentos.Emgeral,quantomelhoresosinvestimentos,maisrápidoodinheirocresceemaispatrimôniolíquidoeleproporciona.Aspessoasricasdespendemtempoeenergiaaprendendo a investir e têm orgulho de ser excelentes investidoras ou, pelomenos, decontratar ótimos profissionais para executar essa tarefa por elas. Quem tem amentalidadepobrepensaqueinvestimentoécoisaderico.E,comonuncaaprendeafazerisso,continuanapior.Voltoadizer:todasaspartesdaequaçãosãoimportantes.

O quarto fator do patrimônio líquido pode ser considerado o azarão do páreo: poucagentereconheceasuaimportânciaparaacriaçãodariqueza.Trata-seda“simplificação”.Ela caminha lado a lado com a poupança e requer o estabelecimento consciente de umestilodevidaemquevocêdependamenosdedinheiro.Comareduçãodoseucustodevida,aumentamapoupançaetambémaquantidadededinheirodisponívelparainvestir.

Para ilustrar o poder da simplificação, vou contar a história de uma participante doSeminário daMenteMilionária. Aos 23 anos de idade, Sue tomou uma sábia decisão:comprouumacasa.Nessenegócio, elagastoupoucomenosdeUS$300mil.SeteanosdepoishouveumboomnomercadoimobiliárioeSuevendeuacasapormaisdeUS$600mil,obtendoum lucro superioraUS$300mil.Elapensouemadquirirumanovacasa,mas, após participar do seminário, percebeu que, se investisse o dinheiro com juros de10%esimplificasseoseuestilodevida,poderiaviverconfortavelmentedosrendimentossemnuncamaisterquetrabalhar.Emvezdecomprarumanovacasa,Suefoimorarcomairmã. Hoje, aos 30 anos, ela é financeiramente livre. Não conquistou a independênciaganhando uma tonelada de dinheiro, mas reduzindo conscientemente as suas despesaspessoais.Sim,elaaindatrabalha–porquegosta–,porémnãoprecisariamaisfazerisso.Naverdade,Suesótrabalhaseismesesporano.OsoutrosseismeseselapassanasilhasFiji–primeiro,porqueadoraolugar;segundo,porque,comodiz,láoseudinheirorendemuitomais.Comoviveentreosmoradores locaisenãoentreos turistas,osseusgastosnão são grandes. Você conhece alguém que pode ficar seis meses por ano numa ilhatropicalsemprecisartrabalhar,naflordosseus30anos?Equetalaos40,50,60ouemqualqueroutra idade?Tudo isso aconteceuporqueSuecriouumestilodevida simples.Assim,nãoprecisadenenhumafortunaparasesustentar.

Quanto lhe custa, portanto, ser financeiramente feliz? Se você sente necessidade demorar numa verdadeira mansão, ter 10 carros e três casas de veraneio, dar a volta aomundo todoano, comer caviar ebeberomelhor champanheparapreencher a suavida,ótimo. Saiba, no entanto, que está colocando o seu sonho de felicidade num patamarextremamentealtoepodeprecisardeumtempoenormeparaalcançá-lo.

Mas,casovocênãofaçaquestãodetodosesses“brinquedos”paraserfeliz,éprovávelqueconcretizeoseuobjetivofinanceiromaiscedo.

Volto a dizer: a construção do patrimônio líquido é uma equação de quatro partes.Considereaseguinteanalogia.Imagine-sedirigindoumônibus.Comoseriaaviagemseesseveículosó tivesseumaroda?Provavelmente lenta,acidentada,cheiadepercalços–vocêficariagirandoemcírculos.Soafamiliar?Aspessoasricasjogamojogododinheirocom as quatro rodas. Por isso a viagem que fazem é tão rápida, suave, direta erelativamentetranqüila.

Apropósito,usoaanalogiadoônibusporque,depoisdealcançarosucesso,asuametapodeserlevaroutraspessoasnessepasseio.

Aquelesquetêmumamentalidadepobreouumavisãodeclassemédiajogamojogododinheirocomumarodasó.Acreditamqueoúnicojeitodeenriqueceréganhandoriosdedinheiro. Eles pensam assim porque nunca fizeram fortuna. Não conhecem a lei deParkinson:“Adespesacrescenaproporçãodiretadareceita.”

Vejaoquenormalmenteacontecenanossasociedade.Apessoatemumcarro,depoisganha mais dinheiro e compra um carro melhor; possui uma casa, depois ganha maisdinheiro e adquire uma casa maior; tem roupas, depois ganhamais dinheiro e compraroupasmaiscaras;temférias,depoisganhamaisdinheiroegastamaisnasférias.Éclaroque existem exceções a essa regra, pouquíssimas, aliás. Em geral, à medida que osrendimentosaumentam,osgastossobemtambém.Éporissoqueapenasosrendimentosporsimesmosnãocriamriqueza.

EstelivrosechamaOssegredosdamentemilionária.Eupergunto:milionáriaserefereaos rendimentos ou ao patrimônio líquido? Ao patrimônio líquido. Portanto, se vocêpretendeserummilionáriooualgomaisdoqueisso,temquefocalizaraconstruçãodessepatrimônio, que, como já demonstrei, depende de muitas coisas além dos seusrendimentos.

Adote a política de conhecer o seu patrimônio líquido até o último centavo.Vou lhesugerirumexercícioquepodemudarasuavidafinanceira.

Pegue uma folha de papel e escreva o cabeçalho PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Emseguida,crieumaplanilhasimples,começandocomzeroeterminandocomoobjetivoquevocêconsideraradequado.Anoteoseupatrimôniolíquidoatual.Acada90dias,incluaoseunovopatrimônio líquido.Dessemodo,vocêseveráficandocadavezmaisrico.Porquê?Porqueestarámonitorandoessepatrimônio.

Lembre-se: aquilo que focalizamos se expande.Como sempre digo nos treinamentosqueorganizo:“Éondeaatençãoestáqueaenergiafluieoresultadoaparece.”

PRINCÍPIODERIQUEZA

Éondeaatençãoestáqueaenergiafluieoresultadoaparece.

Monitorando o seu patrimônio líquido, você se concentra nele. Como aquilo que amente focaliza se expande, esse patrimônio crescerá. Por falar nisso, essa lei vale paratodososaspectosdavida:tudoaquilodequevocêcuidacresce.

Para isso, eu lhe recomendoprocurar umbomconsultor financeiro.Esseprofissionalpodeajudá-loamonitorareconstruiroseupatrimôniolíquido.Eleoorientarásobrecomoorganizarassuasfinançaselheensinarámaneirasdepouparefazeroseudinheirocrescer.

Amelhorformadeencontrarumbomconsultorébuscarreferênciascomumamigoouparceiroqueestejasatisfeitocomumespecialistanessaárea.Nãoestoulhedizendoparaaceitartudooqueesseprofissionaldissercomoumdogma.Aminhasugestãoéquevocêescolhaalguémcomasqualificaçõesnecessáriasparaorientá-loaplanejarecontrolarassuasfinanças.Umbomconsultor lhefornecerá instrumentos,programasdecomputador,conhecimentos e recomendações que o ajudarão a adquirir hábitos de investimentogeradoresderiqueza.Emgeral,eurecomendoquesejaumapessoaquetrabalhecomtodotipo de produtos financeiros, e não apenas com seguros e fundos, para que você possaescolherasopçõesquemaislheconvêm.DECLARAÇÃO

Estouconcentradonaconstruçãodomeupatrimôniolíquido.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Mantenha-se concentradonosquatro fatores dopatrimônio líquido: aumentar osseusrendimentos,engordarasuapoupança,elevaroretornodosseusinvestimentosediminuirosgastospessoais,simplificandooseuestilodevida.

2.Crieumextratodoseupatrimôniolíquido.Atualizeemreaistudooquevocêtem(osseusativos)esubtraiaovalordetudooquedeve(oseupassivo).Comprometa-seamonitorarerevisar trimestralmenteesseextrato.Repito:porforçada leidofoco,tudoaquilodequevocêcuidacresce.

3. Contrate um consultor financeiro bem-sucedido que trabalhe para uma firmaconhecida e conceituada. A melhor forma de encontrar um excelente especialistanessaáreaépedirreferênciasaamigoseparceiros.

Arquivoderiquezano14Aspessoasricasadministrambemoseudinheiro.Aspessoasdementalidadepobreadministram

maloseudinheiro.

Para escreverOmilionáriomora ao lado, Thomas Stanley pesquisoumilionários detodaaAméricadoNorte.Olivromostraquemsãoelesecomofizeramfortuna.Assuasliçõespodemserresumidasnumaúnicafrase:“Osricossabemgerirassuasfinanças.”Aspessoasricasadministrambemoseudinheiro.Aspessoasdementalidadepobre,não.

Osricosnãosãomaisinteligentesdoqueosindivíduosdementalidadepobre,apenastêmhábitosdiferentesemaispositivosemrelaçãoàsfinanças.Comoexpliqueinaparte1,esses hábitos se baseiam primordialmente no condicionamento passado. Se alguém nãocontrola o próprio dinheiro de modo adequado, é porque provavelmente não foiprogramadoparalidarcomesseassunto.Eépossíveltambémqueessapessoanãosaibageriroseudinheirodeformasimpleseeficaz.Nãoseiseéoseucaso,masafaculdadequefreqüenteinãoofereciaocursoAdministraçãodoDinheiro.

Talvezessetemanãotenhamuitoglamour,maseleseresumeaisto:oquedistingueosucessodofracassofinanceiroéacapacidadequeapessoatemdeadministraroprópriodinheiro.Ésimples:paracontrolardinheiro,énecessárioadministrá-lo.

Quempensapequenoadministramalsuasfinançasouevitaessetemacompletamente.Muitosindivíduosnãogostamdegerirasuavidafinanceiraporque,segundodizem,issolhestiraaliberdadeouporquenãotêmdinheirosuficienteparacontrolar.

Quantoàprimeiradesculpa:administrardinheironãorestringealiberdadedeninguém– ao contrário, a aumenta. Tomar a frente dessa atividade é o que dá a uma pessoa asituaçãofinanceiradequeelaprecisaparanuncamaisterquetrabalharnavida.Essa,paramim,éaverdadeiraliberdade.

Osquesevalemdoargumento“nãotenhodinheirosuficienteparaadministrar”,porsuavez, estão olhando pelo lado errado do telescópio. Em lugar de dizerem “Quando eupossuirmuitodinheiro,começareiaadministrá-lo”,devemdizer“Quandoeucomeçaraadministrarasminhasfinanças,tereimuitodinheiro”.

Quempretendepassaracontrolarodinheiroassimque“sairdoburaco”secomportadamesma forma que o obeso que diz “Vou começar a fazer exercícios e dieta depois queperder 10kg”. Isso é colocar o carro na frente dos bois e não leva a lugar nenhum.Primeiro,énecessárioqueapessoaadministrecorretamenteodinheiroquepossuipara,depois,termaisrecursosfinanceirosparagerir.

Nos seminários, costumo contar uma história que atinge em cheio a maioria daspessoas.Imaginequevocêestápasseandocomumacriançadecincoanosepassaporumasorveteria.Vocêentrae compraparaelaumabolade sorvetenacasquinha.Depoisquevocêssaemdali,acriançabalançaoconenamãoe,derepente,osorvetecainochão.Elacomeçaachorar.Vocêvoltaàsorveteriae,quandovairepetiropedido,acriançavênumcartazcoloridoafotodeumacasquinhacomtrêsbolas.Elaapontaparaocartazegrita:“Euqueroeste!”

Instala-seoproblema.Porserapessoabondosa,afetuosaegenerosaqueé,vocêfariaa

vontadedacriançaepediriaumacasquinhacomtrêsbolas?Deimediato,asuarespostatalvezseja:“Éclaro.”Mas,pensandoumpoucomelhor,amaioriadosparticipantesdosseminários responde: “De jeito nenhum.” Afinal, por que premiar o erro da criança eprogramá-laparafalhar?Seelanãoécapazdesegurardireitoumacasquinhaquetemsóumaboladesorvete,comovaiconseguirfazerissocomumaquetenhatrês?

Esse mesmo raciocínio se aplica quando se trata da sua relação com o universo.Vivemosnumuniversobondosoeafetuosocujaregraé:“Vocênão terámaisatéprovarqueécapazdelidarcomoquejápossui.”

PRINCÍPIODERIQUEZAVocênãoterámaisatéprovarqueécapaz

delidarcomoquejápossui.

Antes de gerir uma grande fortuna, você precisa adquirir o hábito e a capacidade deadministrarpoucodinheiro.Lembre-se:somoscriaturasdehábitos.Portanto,ohábitodeadministrarodinheiroémaisimportantedoqueaquantidadededinheiroquevocêtem.

PRINCÍPIODERIQUEZAOhábitodeadministrarodinheiroémais

importantedoqueaquantidadededinheiroquevocêtem.

Então,comovocêdeveadministrarseudinheiro?

Primeiro,abraumacontabancáriaebatize-aContadaLiberdadeFinanceira.Depositenela10%de cada real quevocê receber (jádescontadosos impostos).Essedinheiro sódeve serusadopara investir epara compraroucriar fluxosde rendimentospassivos.Afinalidadedessacontaégerarumagalinhaqueponhaovosdeourochamadosrendimentospassivos.Equandoéquevocêvaicomeçaragastaressedinheiro?Nunca!Elejamaisserágasto – trata-se de investimento apenas. Quando você se aposentar, passará a usar osrendimentos dessa conta (os ovos), mas não o principal. Assim, ele estará semprecrescendoevocênuncaficaránamão.

Emma,umadasminhasalunas,contou-measuahistória.Algunsanosatrás,elaestavaàbeiradafalência.Nãoqueria,masnãoviaalternativa:assuasdívidasiammuitoalémdasua capacidade de administrá-las. Depois de conhecer o sistema de administração dodinheiroqueensino,eladisse:“Éissoaí.Éassimqueeuvousairdessaenrascada.”

Comoosdemaisparticipantes,Emmafoiorientadaadividiroseudinheiroentreváriascontas. “Fantástico”, disse a simesma, “mas não tenho nenhum dinheiro para dividir.”Decididaatentar,elacomeçouadepositarUS$1pormêsnassuascontas.

Aplicandoosistemadealocaçãoqueaprendeu,daqueledólareladepositou10centavosnaContadaLiberdadeFinanceira.Oseuprimeiropensamentofoi:“Comovoumetornarfinanceiramente livre com 10 centavos de dólar por mês?” Então, comprometeu-se adobraraquelevalormensalmente.Nomêsseguinte,elaseparouUS$2,noterceiroUS$4,depoisUS$8,depoisUS$16,US$32,US$64eassimpordiante,atéque,apartirdo12o

mês,estavadepositandoUS$2.048.

Dois anos depois, os seus esforços começaram a dar resultados espetaculares:EmmaconseguiudepositarUS$10mildeumasóveznasuaContadaLiberdadeFinanceira.Elahaviadesenvolvidotãobemohábitodeadministrardinheiroque,quandoumprêmiodeUS$10milcaiunoseucolo,Emmanãoprecisoudessaquantiaparanadaepôdeinvesti-lanaquelaconta.

Hoje,essamulhernãodevemaiseestáacaminhodese tornarfinanceiramente livre.Tudoissofoipossívelporqueelaagiudeacordocomoqueaprendeu,começandocomumúnicodólarpormês.

Nãoimportasevocêtemumafortunaoupraticamentenada.Oessencialécomeçarjáaadministraroqueestánassuasmãos.Empoucotempo,vocêficaráimpressionadocomosresultados.

Outrodosmeusalunosdisse:“Comopossogeriromeudinheiroseestouvivendodeempréstimos?” A resposta foi: pegue emprestado mais US$ 1 e administre-o. Nãointeressasevocêestáarranjandodinheiroemprestadoouganhandoumaninhariapormês.Administre o valor que tiver, porque o princípio que está em ação transcende omundofísico: ele é também um princípio espiritual.Milagres financeiros acontecerão se vocêdemonstraraouniversoqueécapazdecontrolaradequadamenteassuasfinanças.

DepoisdeabriraContadaLiberdadeFinanceira,crienasuacasaoPotedaLiberdadeFinanceira e guarde nele alguma quantia todos os dias. Podem serR$ 5 ouR$ 10, umúnicoreal,umcentavoquesejaoutodooseudinheirotrocado.Ovalornãoimporta–ohábito, sim. O segredo, repito, é dar atenção diária ao seu objetivo de se tornarfinanceiramente livre.Os semelhantes se atraem– dinheiro chamadinheiro.Deixe essepotesetornaroseu“ímãqueatraidinheiro”,façacomqueeletragaparaasuavidamaisemaisriquezaeoportunidadesdeliberdadefinanceira.

Tenhocertezadequenãoéaprimeiravezquevocêouveoconselhodepoupar10%dosseusrendimentospara investimentosde longoprazo,mas talvezsejaaprimeiravezquealguém lhedizpara terumaoutraconta–aContadaDiversão–, especificamenteparavocêpodergastarecurtir.

Um dosmaiores segredos da administração do dinheiro é o equilíbrio. Por um lado,vocêdevepoupar omáximopara ter condiçõesde investir e ganharmais dinheiro.Poroutrolado,convémdepositar10%dosseusrendimentosnaContadaDiversão.Porquê?Porque temos uma natureza holística. Não podemos afetar uma parte da vida semafetarmosoutra.Algumaspessoaseconomizamaoextremo.Comisso,oseuserlógicoeresponsávelficasatisfeito,masoseuespírito,não.Nofim,esseladoespiritual,ávidoporsatisfação, diz: “Chega. Quero um pouco de atenção também.” E sabota os seusresultados.

Sevocêapenasgasta,nãosó jamaisenriquecerácomoaparte responsáveldoseuseracabaráfazendocomquevocênãocurtaascoisascomasquaisdespendeoseudinheiro,porque se sente culpado. Então, a culpa o leva a gastar ainda mais como forma deexpressar as suas emoções.Você se sentemelhorduranteum tempo,porémaculpae avergonha logo retornam. A únicamaneira de romper esse círculo vicioso é aprender aadministrarassuasfinançasdeummodoquedêcerto.

O objetivo primordial da Conta da Diversão é a sua satisfação. Ela lhe dará a

oportunidadedefazercoisasquevocênormalmentenãofaria–extravagâncias,comoiraumbom restaurante e pedir uma garrafa domelhor vinho ou champanhe ou alugar umcarrocaroparapassearduranteofimdesemana.

A regra que comanda a Conta da Diversão é: ela tem que ser “zerada” todo mês.Exatamente.Vocêdeve“torrar”mensalmentetodoodinheiroquetiverdepositadodeummodoqueofaçasentir-serico.Imagine-se,porexemplo,despejandocadacentavodessacontanobalcãodeumhoteldealtaclasseparapassarumfimdesemanaali.

Écomoeudisse:umaextravagância.Paraamaioriadenós,aúnicaformaderespeitaroplano de poupança é compensá-lo com um plano que premie o nosso esforço. OutrasfinalidadesdaContadaDiversãosão:fortaleceroseu“músculorecebedor”etornarmaisdivertidaaadministraçãododinheiro.AlémdaContadaLiberdadeFinanceiraedaContadaDiversão,euoaconselhoacriaroutrasquatrocontasparadividiroseudinheiro:

10%paraaContadePoupançaparaDespesasdeLongoPrazo;

10%paraaContadaInstruçãoFinanceira;

50%paraaContadasNecessidadesBásicas;

10%paraaContadasDoações.

Vou dizer outra vez: as pessoas dementalidade pobre pensamque tudo depende dosrendimentos–acreditamque,paraenriquecer,énecessárioterumsalárionababesco.Issoéumagrandebobagem.Averdadeéque,sevocêadministraroseudinheiroseguindooprograma que sugiro, terá grandes chances de se tornar financeiramente livre comrendimentos relativamente baixos. No entanto, caso controlemal as suas finanças, nãoconseguiráessaliberdademesmoquetenharendimentoselevados.Éporissoquealgunsprofissionaisbemremunerados,comomédicos,advogados,dentistaseatéatletas,muitasvezessãoduros.Afinal,nãosetratadequantodinheiroentra,esimdoqueapessoafazcomele.

John,umdosparticipantesdoseminário,disse-mequenaprimeiravezemqueouviufalaremsistemadeadministraçãodedinheiropensou:“Quesaco!Porquediabosalguémgastaria o seu precioso tempo com essa bobagem?” Mais tarde, ele percebeu que, sequisesseser financeiramente livreumdia, tambémteriaquesaberadministraroprópriodinheirocomofazemosricos.

Comoessenovohábitonãoeraalgonaturalparaele,Johnprecisouaprenderessalição.Disse ter se lembrado de quando treinava para provas de triatlo. Era muito bom emnatação e ciclismo,mas não gostava de correr. Sempre forçava os pés, os joelhos e ascostas e ficava todo dolorido depois dos treinos. Durante a corrida, respirava comdificuldadeeosseuspulmõesqueimavam,mesmoqueelenãoseempenhasseaomáximo.Detestavaaquilo,porémsabiaque,sequisesseserumtriatletadeprimeironível,teriaqueaprender a correr e aceitar as conseqüências como parte dos custos da vitória. Johndecidiu,então,corrertodososdias.Apósalgunsmeses,passounãoapenasagostardessaatividadecomoaansiarpelahoradoseutreinodiário.

Aconteceu-lheexatamenteamesmacoisanaáreadaadministraçãododinheiro. Johncomeçou detestando esse sistema, porém depois acabou gostando dele. Agora, aguardapelachegadadopagamentoparadepositá-lonascontas.Ecurtetambémmonitoraroseu

patrimôniolíquido,quepassoudezeroparamaisdeUS$300milecontinuacrescendodiaadia.

Tudoseresumeaoseguinte:ouvocêcontrolaoseudinheirooueleocontrolará.Paracontrolarodinheiro,vocêtemqueadministrá-lo.

PRINCÍPIODERIQUEZAOuvocêcontrolaoseudinheiro

oueleocontrolará.

Adoroouviroqueaspessoasformadasnosmeussemináriosfalamdasuaconfiançaarespeito de dinheiro, de sucesso e de si mesmas depois que começam a administrarcorretamente as suas finanças.E omelhor de tudo é que essa confiança se transfere àsoutras áreas da sua vida, aumentando a sua felicidade e melhorando os seusrelacionamentoseatéasuasaúde.

O dinheiro é uma parte fundamental da existência humana.Quando você aprender acolocarassuasfinançassobcontrole,todosossetoresdasuavidaandarãobem.DECLARAÇÃO

Souumexcelenteadministradordedinheiro.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Abra a Conta da Liberdade Financeira. Deposite nela 10% de todos os seusrendimentos(descontadososimpostos).Essedinheirojamaisdevesergasto,apenasinvestidoparaproduzirrendimentospassivosparaasuaaposentadoria.

2.CrienasuacasaoPotedaLiberdadeFinanceiraeguardeumaquantiaqualqueralitodososdias.PodemserR$5ouR$10,umúnicoreal,umcentavoquesejaoutodoo seu dinheiro trocado. Isso deixará a sua atenção diariamente concentrada na sualiberdade financeira. E, como você sabe, onde a atenção se fixa os resultadosaparecem.

3.Abra a Conta daDiversão ou tenha em casa o Pote daDiversão, no qual vocêdepositará10%detodososseusrendimentos.AlémdaContadaDiversãoedaContada Liberdade Financeira, abra quatro outras contas e deposite nelas as seguintesporcentagensdosseusrendimentos:

10%naContadePoupançaparaDespesasdeLongoPrazo;10%naContadaInstruçãoFinanceira;50%naContadasNecessidadesBásicas;10%naContadasDoações.

4.Independentementedequantodinheirovocêpossui,comeceaadministrá-loagora.Nãodeixeparaamanhã.MesmoquesótenhaR$1,administre-o.Pegue10centavosedepositenoPoteounaContadaLiberdadeFinanceira.Separeoutros10centavosedeposite no Pote ou naConta daDiversão. Essa simples ação enviará ao universo

umamensagemdizendoquevocêestáprontopararecebermaisdinheiro.Éclaroque,sepuderadministrarmais,váemfrente.

Arquivoderiquezano15Aspessoasricaspõemoseudinheiroparadarduroparaelas.Aspessoasdementalidadepobredãoduropeloseudinheiro.

Sevocêécomoamaioriadaspessoas,cresceuprogramadoparaacreditarque“temquedarduroparaganhardinheiro”.Sãoboasaschances,porém,dequetenhasidocriadosemocondicionamentodeque tão importantequanto issoé fazero seudinheiro“darduro”paravocê.

Nãorestadúvidadequetrabalharmuitoéimportante,massomenteissonuncaotornarárico. Como eu sei disso? Observe omundo real. Existemmilhões – não, bilhões – depessoasquesematamde trabalhar,suamacamisadurante todoodiaeatéànoite.Sãotodasricas?Não.Amaioriadelasvivenapindaíbaouquaselá.Poroutrolado,quemvocêvêflanandopelosclubesdealtaclassedetodoomundo?Quempassaastardesjogandogolfeou tênisevelejando?Quemcurteosdias fazendocompraseas semanasgozandoférias?Osricos,éclaro.Portanto,vouserdireto:aidéiadequeénecessáriotrabalhardurodurantetodaavidaparaficarricoébesteira.

Umantigo ditado propõe “um real de trabalho por um real de salário”.Nãohá nadaerradocomesseprovérbio,excetoqueelenãodizoquefazercomesse“realdesalário”.Saber que destino dar a essa quantia é o que permite passar do trabalho duro para otrabalhointeligente.

Os ricos podem viver os seus dias se divertindo e relaxando porque trabalham demaneirainteligente.Elescompreendemoprincípiodaalavancagemeoutilizam–põemnãosóoutraspessoascomooprópriodinheiroparatrabalharparaeles.

Aminhaexperiênciadizquedefatoénecessáriotrabalharmuitoparaganhardinheiro.Paraaspessoasricas,noentanto,essaéumasituaçãotemporária.Nocasodequemtemumamentalidadepobre,épermanente.Osricosentendemqueénecessáriosuaracamisasomenteatéqueoseudinheirocomeceatrabalharduroobastanteparaocuparoseulugar.Eles acreditamno seguinte:quantomaiso seudinheiro trabalha,menos eles terãoquetrabalhar.

Lembre-se:dinheiroéenergia.Amaioriadaspessoasentracomaenergiaoperáriaetiraaenergiamonetária.Osquealcançaramaliberdadefinanceiraaprenderamasubstituiraenergiado trabalhoque investemporoutrasformasdeenergia,que incluemtrabalhodeterceiros, sistemasdenegócios e capital de investimento.Repito: primeiro apessoa suaparaganhardinheiro,depoisdeixaqueeledêduroparaela.

Nojogododinheiro,muitagentenãofazamenoridéiadequantocustavencer.Qualéasua meta? Quando você vence o jogo? Você está jogando para o gasto, para terrendimentos de R$ 30 mil por ano, para ficar milionário ou para se tornar ummultimilionário?O objetivo do jogo do dinheiro que ensino é: nunca ter que trabalharnovamente…anãoserquevocêdesejefazerisso,e,nessecaso,quesejaporopção,nãopornecessidade.

Emoutraspalavras,ametaétornar-sefinanceiramentelivretãorápidoquantopossível.Aminhadefiniçãodeliberdadefinanceiraésimples:éacapacidadedeviveroestilodevidaquevocêdesejasemprecisartrabalharnemdependerdodinheirodealguém.

Observequeháumaboa chancedequeo estilodevidaquevocê almeja custe caro.Conseqüentemente, para ser “livre”, você terá que ganhar dinheiro sem trabalhar. Orendimento sem trabalho é chamado de rendimento passivo. Para vencer no jogo dodinheiro, o objetivo é ter um rendimentopassivo que dê para pagar pelo estilo de vidadesejado.Emsuma,vocêsetornafinanceiramentelivrequandooseurendimentopassivoexcedeassuasdespesas.

Identifiquei duas fontes primárias de rendimentos passivos.A primeira é o “dinheiroque trabalhaparavocê”. Isso incluiganhosde investimentosqueenglobamações, letrasde câmbio,mercado financeiro, fundos de investimento, assim comohipotecas e outrosativosquesevalorizametêmliquidez.

Asegundagrande fontede rendimentopassivoéo“negócioque trabalhaparavocê”.São os rendimentos contínuos de negócios cuja operação não depende do seuenvolvimentopessoal,comoalugueldeimóveis,royaltiesdelivros,músicaseprogramasde computador; licenciamento de idéias; franqueamento de marcas; propriedade dedepósitos; e marketing de rede, ou multinível, para citar alguns. Isso também incluimontarqualquernegócioqueestejasistematizadoparaoperarsemasuapresença.Voltoadizer:éumaquestãodeenergia.Aidéiaéqueonegócio,enãovocê,funcioneeproduzavalorparaaspessoas.

O marketing de rede, por exemplo, é um conceito muito bom. Primeiro, porquegeralmentenãorequerumgrandecapitalinicial.Segundo,porque,umavezestabelecido,proporcionarendimentosresiduaisconstantes(outraformaderendasemquevocêprecisetrabalhar),anoapósano.Experimenteobterissocomumempregodas9hàs6h.

Volto a enfatizar a importância de estabelecer estruturas de rendimento passivo. Ésimples. Sem rendimento passivo, ninguém consegue ser financeiramente livre. Porém,vocêsabiaqueamaioriadaspessoastemmuitadificuldadeparacriarfontesdessetipoderendimento?Issoocorreportrêsmotivos.Primeiro,ocondicionamento.Amaioriadenósfoiprogramadaparanãoterrendimentopassivo.Quandovocêtinhaporvoltados18anosde idade e precisava de dinheiro, o que os seus pais lhe diziam? “Ora, vá arranjar umrendimentopassivo?”Jamais.Omaiscomumeraescutarmososeguinte:“Vátrabalhar!”,“Arranjeumemprego!”,ououtracoisadogênero.Comofomosensinadosatrabalharparaconseguirdinheiro,orendimentopassivoé,paramuitosdenós,algoforadonormal.

Segundo,pouquíssimagenteaprendeuacriar fontesderendimentopassivonaescola,nafaculdadeouemqualqueroutrolugar.Oresultadoéqueamaioriadaspessoasnãosabequasenadae,conseqüentemente,nãofazgrandecoisaarespeitodisso.

Finalmente, comonão tivemos contato com rendimento passivo e investimentos nemaprendemoscoisanenhumasobreessesassuntos,nuncademosmuitaatençãoaeles.Asnossas opções profissionais e de negócios são amplamente baseadas na geração derendimentos com o trabalho. Se você tivesse aprendido desde pequeno que uma metafinanceira básica na vida é criar fontes de rendimento passivo, não teria reconsideradoalgumasopçõesprofissionais?

Semprerecomendoàspessoasqueescolhamumnegócioemqueageraçãodefluxosderendimento passivo seja natural e relativamente fácil. Quando elas estão atuando numcampoquenãopropiciaisso,aminhasugestãoéquemudemdeáreaoudeatividade.Isso

é importante sobretudo numa época em que muitos profissionais são prestadores deserviçospessoaisetêm,portanto,queestarpresentesparaganhardinheiro.Nãohánadaerrado emestar no ramode serviçospessoais, a não ser o fatodeque, se apessoanãomontaroseuprópriocavalodeinvestimentobemcedoecavalgarexcepcionalmentebem,ficarápresanaarmadilhadeprecisartrabalharparasempre.

Optandopornegóciosqueacurtooulongoprazoproduzamrendimentospassivos,vocêterá o melhor dos dois mundos – rendimentos ativos agora e rendimentos passivos nofuturo.Consulte as opçõesdenegóciosgeradoresde rendimentopassivoque apresenteialgunsparágrafosatrás.

Infelizmente,umgrandenúmerodepessoastemummodelodedinheiroprogramadoafavordorendimentoativoecontraorendimentopassivo.Seéoseucaso,procuremudaressaatitude radicalmenteparaqueaobtençãode rendimentospassivossubstanciaissejaalgonormalenaturalnasuavida.

Aspessoas ricaspensama longoprazo.Elas equilibramos seusgastos eprazeresdehoje com os investimentos necessários para a liberdade de amanhã. Os indivíduos dementalidade pobre pensam a curto prazo.As suas vidas são governadas pela satisfaçãoimediata. Eles usam a desculpa: “Como posso pensar no amanhã, se mal consigosobrevivernestemomento?”Oproblemaéque,no fimdascontas,oamanhãse tornaráhoje.Quemnãocuidardoproblemaagoradiráamesmacoisadenovoamanhã.

Paraaumentarasuariquezafutura,vocêteráqueouganharmaisougastarmenos.Nãovejoninguémcomumrevólverapontadoparaasuacabeçaedeterminandoemquecasavocê devemorar, que carro deve ter, que roupas deve usar ou que comida deve comer.Vocêtemopoderdefazerescolhas.Éumaquestãodeprioridades.Quempensapequenooptapeloagora,aspessoasricaspreferemoequilíbrio.Vejaocasodosmeussogros.

Durante25anosospaisdaminhamulherforamdonosdeumalojadeconveniência.Amaiorparteda sua receitaprovinhadavendadecigarros,barrasdechocolate, sorvetes,chicleteserefrigerantes.AvendamédiaerademenosdeUS$1.Emresumo,estavamnoramodos“centavos”dedólar.Aindaassim,elespoupavamamaiorpartedoseudinheiro:nãocomiamemrestaurantes,nãocompravamroupascarasenãotinhamocarrodoano.Viviam de modo confortável, mas modesto, e pagavam a sua hipoteca. Chegaram aadquirirmetadedomercadoondealojaestavasituada.Poupandoeinvestindo“centavos”,omeusogroconseguiuseaposentaraos59anosdeidade.

Detestoserobrigadoalhedizeristo,mas,quasesempre,comprarcoisasparaoprazerimediato não passa de uma tentativa fútil de compensar a insatisfação com a vida. Emgeral,gastarumdinheiroquevocênãoteméamanifestaçãodavontadedeviveremoçõesque já estão a seu alcance. Essa síndrome é comumente conhecida como “terapia dovarejo”.Ogastoexcessivoeanecessidadedegratificaçãoimediatatêmpoucoavercomoquevocêestáefetivamentecomprandoetudoavercomafaltadesatisfaçãonasuavida.Maséclaroque,seoseugastoexcessivonãoformotivadoporsuasemoçõesimediatas,eleprovémdoseumodelodedinheiro.

Natalie,outradasminhasalunas,medissequeosseuspaiseramomáximoemtermosdeavareza.Opaitinhaumcarrovelhode15anos,enferrujado,eelasentiavergonhadeservistanele,principalmentequandoamãeiabuscá-lanaescola.Semprequeentravano

automóvel,rezavaparaqueninguémestivesseolhando.Nasférias,asuafamílianuncasehospedavaemhotéisepousadasnemviajavadeavião:eram11diascruzandoopaísdecarroeacampandoaolongodocaminho,todoano.

Emsuma, tudoera “carodemais”.Pelomodocomoagiam,Nataliepensavaque eleserampobres.MasopaiganhavaUS$75milporano,oquenaépocalhepareciabastantedinheiro.Elaficavaconfusa.

Porodiarasovinicedospais,Natalie tornou-seoopostodeles.Sóqueriaoquefossecaroedeprimeiraqualidade.Quandocomeçouaganharoseuprópriosustentoefoimorarsozinha,torrou,semperceber,todooseudinheiroemuitomais.

Natalie tinha cartões de crédito, cartões de afinidade emuitos outros – e abusou detodoselesaténãoconseguirpagarnemsequerasprestaçõesmínimas.Nessaépoca,elaseinscreveunoSeminárioIntensivodaMenteMilionária.Segundoassuasprópriaspalavras,foioqueasalvou.

Na sessão em que identificamos a sua “personalidade de dinheiro”, toda a vida deNatalie mudou. Ela entendeu por que gastava tanto: era uma forma de ressentimentocontraospaisporseremtãosovinas.Etambémparaprovarasimesmaeaomundoquenãoeratãounha-de-fomequantoeles.Nataliedizque,desdequefezocursoealterouoseumodelo,nãotevemaisânsiadegastarcomcoisassemsentido.

Elanoscontouquecertavezcaminhavaporumshoppingcenterquandoviu,navitrinedeumadesuaslojasfavoritas,umlindocasacodecouromarrom-claro.Namesmahora,asuamentedisse: “Estecasaco ficariaótimoemvocê, combinariamuitobemcomo seucabelo louro.Vocêprecisa dele porquenão temnenhumcasacobonito e elegante.”Elaentrounalojaedissequegostariadeexperimentá-lo.Nessemomento,viuaetiquetacomopreço:US$400.Nuncahaviadesembolsadotantodinheiroporumcasaco.Asuamenteinsistiu:“Edaí,eleficalindoemvocê!Depoisodinheiroentraevocêpaga.”

SegundoNatalie,foinaqueleinstantequeeladescobriuaprofundidadedosprincípiosdamentemilionária.Nomesmomomentoemqueasuamenteaestimulavaacomprar,oseu “arquivo” mental novo e mais positivo apareceu e disse: “Seria muito mais útildepositar este dinheiro na Conta da Liberdade Financeira. Para que você precisa destecasaco?Vocêjátemumemcasaeeleaindaestámuitobom.”

Ela decidiu então suspender a compra até o dia seguinte em vez de fazê-la na hora,comodecostume.Enãovoltoumaisàloja.

Natalieobservouqueosseusarquivosmentaisde“gratificaçãomaterial” tinhamsidosubstituídosporarquivosde“liberdadefinanceira”.Elanãoestavamaisprogramadaparagastar.Hojesabequeéútilusaroexemplodosseuspaisparaeconomizare,aomesmotempo,sepermitirdesfrutardeprazerescomoquedepositanaContadaDiversão.

Algumtempodepois,Nataliefezcomqueosseuspaisparticipassemdoseminárioparaque passassem a agir de modo mais equilibrado. Emocionada, ela disse que elescomeçaramasehospedaremhotéis,compraramumcarronovoe,depoisqueaprenderamapôrodinheiroparatrabalharparaeles,aposentaram-secomomilionários.

Hojeelacompreendeque,parasermilionária,nãoprecisasertãosovinaquantoosseuspais foram.Mas sabe tambémque, se gastar o seu dinheiro de forma desmedida como

antes, nunca será financeiramente livre.Nas suas próprias palavras:“É fantástico ter omeudinheiroeaminhamentesobcontrole.”

Volto a dizer: a idéia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto vocêtrabalhaparaele.Paraisso,énecessáriopoupareinvestiremvezdegastá-locomoseessaprática fosse a missão da sua vida. Chega a ser engraçado: os ricos possuem muitodinheiro e gastam pouco, ao passo que as pessoas de mentalidade pobre têm pouco egastammuito.

Longoprazoversuscurtoprazo:quempensapequenotrabalhaparaganharparaodiadehoje,enquantoaspessoasricastrabalhamparainvestirnoamanhã.

Os ricos compram ativos, coisas cujo valor provavelmente aumentará.As pessoas dementalidade pobre adquirempassivos, coisas cujo valor, com toda a certeza, diminuirá.Queméricocolecionaterrasepropriedades.Osquetêmumamentalidadepobrejuntamcontasapagar.

Ofereço a você o mesmo conselho que dou aos meus filhos: “Compre imóveis.”Embora seja melhor adquirir aqueles que produzam fluxo de caixa, na minha opiniãoqualquerimóvelémelhordoquenenhum.Claro,essesbenstêmaltosebaixos,mas,nofim,sejadaquia10,20ou30anos,podeapostarqueelesestarãovalendomuitomaisdoquehoje,eissoétudodoquevocêprecisaparaficarrico.

Adquira agora o imóvel que está ao alcance do seu bolso. Se precisar de capital,associe-se a pessoas emquemconfia e que conheçabem.Aúnica hipótese de você terproblemascomessesbenséexagerarnadoseeterquevendê-losnabaixa.Mas,seseguiromeuconselhoanterioreadministrarcorretamenteoseudinheiro,aprobabilidadedeissoacontecer é muito pequena. Como diz o ditado: “Não espere para comprar imóveis:compreimóveiseespere.”

Como já dei um exemplo envolvendo os meus sogros, é justo que cite agora umexemplo da vida dos meus pais. Como já disse, eles não eram pobres, mas mal segarantiamnaclassemédia.Omeupaidavaumdurodanadoeaminhamãe,comonãotinhaumasaúdemuitoboa,ficavaemcasacomigoecomosmeusirmãos.Muitocedoomeupaipercebeuquetodososconstrutoresparaquemtrabalhavaconstruíamemterrenosque haviam comprado muitos anos antes. Observou ainda que todos eles ficaramextremamente ricos. Então, osmeus pais, que também poupavam centavos, juntaram osuficienteparaadquirirumterrenode12milmetrosquadradosacercade32kmdacidadeondemorávamos.Custou-lhesUS$60mil.Dez anosdepois, umempreendedordecidiuconstruirumshoppinghorizontalnapropriedade.OsmeuspaisavenderamporUS$600mil.Descontadoo custo inicial, essa operação lhes deuum rendimentomédio anual deUS$54mil.Hojeelesestãoaposentadosevivemconfortavelmente,maseuapostoque,semacompraevendadessapropriedade,estariamatéhojenacordabamba.Felizmente,omeupaipercebeuopoderdoinvestimentoe,principalmente,ovalordoinvestimentoemimóveis.Agoravocêsabeporqueeucolecionoterras.

Enquanto as pessoas de mentalidade pobre vêem cada real como um dinheiro a sertrocadoporalgoquequeremimediatamente,osricosconsideramcadarealquepossuemuma “semente” a ser plantada para render outros 100, que podem ser replantados pararenderoutros1.000eassimpordiante.Pensenisso.Todorealquevocêgastahojepode

lhecustarR$100nofuturo.Eu,pessoalmente,considerocadaumadasminhasnotasdedinheiroumsoldadocujamissãoéconquistaraliberdade.Desnecessáriodizerquetomoomaiorcuidadocomosmeus“soldadosdaliberdade”:nãomedesfaçodelesdemodofácilnemrápido.

PRINCÍPIODERIQUEZAOsricosconsideramcadarealquepossuemuma“semente”aserplantadapararenderoutros100,

quepodemserreplantadospararenderoutros1.000eassimpordiante.

Osegredoéinstruir-se.Aprendasobreomundodosinvestimentos.Familiarize-secomos vários tipos de investimento e instrumentos financeiros, como imóveis, hipotecas,ações, fundos, letras de câmbio, moeda estrangeira, tudo o que esteja ao seu alcance.Escolha uma área para se especializar. Comece a investir nesse campo e depoisdiversifique.

Em suma: as pessoas que pensam pequeno dão duro, gastam todo o seu dinheiro eprecisam trabalhar muito para sempre; quem é rico trabalha duro, poupa e investe odinheiroparanuncamaisterquetrabalhar.DECLARAÇÃO

Omeudinheirotrabalhaparamimesemultiplica.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1. Instrua-se. Assista a seminários sobre investimentos. Leia pelomenos um livrosobre esse assunto por mês, além de revistas e jornais do setor financeiro, comoExame,IstoÉDinheiro,GazetaMercantileValorEconômico.Nãoestoulhedizendoparaseguir todososconselhosdadosporessaspublicações,masquese familiarizecomasopções financeirasque encontrará.Escolhaumaáreapara se especializar ecomeceainvestirnela.

2.Mudeofoco:dorendimento“ativo”parao“passivo”.Relacionepelomenostrêsestratégiascomasquaisvocêpodeobterrendimentossemtrabalhar,sejanocampodos negócios ou na área de investimentos.Comece pesquisando e depois entre emaçãocomessasestratégias.

3.Nãoespereparaadquiririmóveis.Compre-oseespere.

Arquivoderiquezano16Aspessoasricasagemapesardomedo.

Aspessoasdementalidadepobredeixam-separalisarpelomedo.

No começo deste livro apresentei o Processo de Manifestação. Reveja a fórmula:pensamentosconduzemasentimentos,sentimentosconduzemaações,açõesconduzemaresultados.

Milhões de pessoas “pensam” em ficar ricas, e milhares delas fazem meditação edeclaraçõescomesseobjetivo,alémdevisualizaremariquezaquequeremconquistar.Eumedito quase todos os dias. Mas nunca aconteceu de eu estar sentado meditando oufazendoumavisualizaçãoecairumsacodedinheironaminhacabeça.Acreditoquesouapenasumdosinfelizesquetêmquefazeralgumacoisaparatersucesso.

Ameditação, a visualização e as declarações são ferramentasmaravilhosas,mas, atéondesei,nenhumadelasporsisólheproporcionarádinheironomundoreal.Vocêtemquetomarmedidasconcretasparavencer.Eporqueaaçãoétãodecisiva?

RetornandoaoProcessodeManifestação,vejaocasodospensamentosesentimentos:elesfazempartedomundointeriorouexterior?Domundointerior.Agoraosresultados:elesfazempartedomundointeriorouexterior?Domundoexterior.Issoquerdizerqueaaçãoéa“ponte”entreessesdoismundos.

PRINCÍPIODERIQUEZAAaçãoéa“ponte”entreomundointerioreomundoexterior.

Mas,seaaçãoétãoimportante,oquenosimpededetomarasmedidasquesabemosqueprecisamostomar?

Omedo.

Omedo, adúvida e apreocupação são algunsdosmaioresobstáculosnão apenas aosucessocomotambémàfelicidade.Poressemotivo,umadasmaioresdiferençasentreaspessoasricaseasdementalidadepobreéqueasprimeirasestãosempredispostasaagirapesardomedo,enquantoasúltimasdeixam-separalisarporele.

NolivroComosuperaromedo,SusanJeffersdizqueograndeerroqueamaioriadaspessoas comete é esperar que a sensação de medo diminua ou desapareça para quecomecemaagir.Emgeral,elasaguardamparasempre.

Num dos cursos da Peak Potentials, ensino que o verdadeiro guerreiro é capaz de“domaraserpentedomedo”.Issonãopressupõemataraserpentenemselivraroufugirdela.Querdizerexatamente“domar”aserpente.

PRINCÍPIODERIQUEZAOverdadeiroguerreiroécapazde“domaraserpentedomedo”.

O fundamental é você perceber que não é necessário tentar se livrar do medo paravencer.Aspessoasricasebem-sucedidastêmmedo,dúvidasepreocupações.Elasapenas

não se deixamparalisar por esses sentimentos.Os indivíduos dementalidade pobre, noentanto,permitemqueessascoisasosimpeçamdeseguiremfrente.

PRINCÍPIODERIQUEZANãoénecessáriotentarselivrardomedoparavencer.

Porsermoscriaturasdehábitos,precisamosaprenderaagirapesardomedo,dadúvida,dapreocupação,daincerteza,dainconveniênciaedodesconforto.Etemosqueaprenderaagirquandonãotemosvontadedefazerisso.

Certavez,nanoitedeencerramentodeumcursoemSeattle,eufalavasobreopróximoSeminário Intensivo da Mente Milionária que organizaria em Vancouver, no Canadá,quando um homem se levantou e disse: “Harv, pelo menos uma dúzia de amigos efamiliaresmeusjáparticiparamdesseseminárioeosseusresultadosforamabsolutamentefenomenais. Estão todos muito mais felizes do que antes e na estrada do sucessofinanceiro.Elesmedisseramqueéumaprendizadocapazdemudaravidadeumapessoa.Por isso, se você realizasse esse seminário aqui em Seattle, eu com certeza meinscreveria.”

Eu lhe agradeci pelo depoimento e perguntei se ele estava aberto a uma orientação.Depois que ele concordou, perguntei como ele estava se saindo com as finanças.Timidamente,eledisse:

–Nãomuitobem.

–Nãomesurpreende.Sevocêdeixaumaviagemdecarrodetrêshoras,umvôodeumahoraouumacaminhadade trêsdias impedi-lodefazerumacoisaquedesejafazeredaqualprecisa,oquemaispoderáimpedi-lo?Arespostaésimples:qualquercoisa.Nãosetratadotamanhododesafio,setratadoseutamanho.Ouvocêéumapessoaquesedeixadeterouéalguémquenãosedeixadeter.Aescolhaésua.Casoqueiraenriquecerouserbem-sucedido de alguma forma, tem que ser um guerreiro. Precisa estar determinado arealizaroquefornecessárioparaisso.Deveensinarasimesmoanãosedeixarpararpornadanestemundo.Ficarriconemsempreécômodonemfácil.Naverdade,podeseralgomuito difícil.Mas e daí?Um dos princípios-chave do guerreiro é: “Se você só estiverdispostoarealizaroqueéfácil,avidaserádifícil.Mas,seconcordaremfazeroqueédifícil, a vida será fácil.” As pessoas ricas não escolhem as suas ações pela maiorfacilidadeou comodidade – essemodode ser é própriodequem temumamentalidadepobre.

PRINCÍPIODERIQUEZASevocêsóestiverdispostoarealizaroqueéfácil,avidaserádifícil.Mas,seconcordaremfazero

queédifícil,avidaseráfácil.

Nofimdaminharesposta,aplatéiaestavaemsilêncio.

Maistarde,ohomemquehaviacomeçadoaqueladiscussãofoimeagradecerpor“abrirosseusolhos”.Éclaroqueeleseinscreveunocurso,mesmoforadasuacidade,eaindaapareceucommaistrêsamigos.

Agoraquejáfaleisobreacomodidade,voupassarparaotemadodesconforto.Porque

é tão importante agir apesar do desconforto?Porque “confortável” é o lugar onde vocêestáagora.Seoseuobjetivoéatingirumnovopatamardevida,temquesairdasuazonadeconfortoepraticaraçõesdesconfortáveis.

Suponhaquevocêestejalevandoumavidadenívelcincoequeiraconquistarumavidadeníveldez.Osníveisdecincoparabaixoestãodentrodasuazonadeconforto,enquantoosdeseisparacimaestãoforadela,nasuazonade“desconforto”.

As pessoas de mentalidade pobre não se dispõem a sentir desconforto. Lembre-se:sentir-seconfortáveléamaiorprioridadedassuasvidas.Masvoulhedizerumsegredoquesóosricosebem-sucedidossabem:confortoéalgosupervalorizado.Elefazcomqueapessoasintaaconchegoesegurança,noentantonão lhepermitecrescer.Para isso,elatemqueampliarasuazonadeconforto.Alguémsóconsegueseexpandirverdadeiramenteseestiverforadessaárea.

Eu lhe pergunto: na primeira vez em que você experimentou algo novo, sentiu-seconfortáveloudesconfortável?Asegundaopção,provavelmente.Eoqueaconteceudaíemdiante?Quantomaisvocêrepetiaaexperiência,maisconfortávelelasetornava,nãoé?É assimque a coisa funciona.Tudo é desconfortável no começo; porém, se você semantémfirmeeinsiste,acabasuperandoazonadedesconforto.Evence.Então,passaaumazonadeconfortonovaeampliada,mostrandoquesetornouumapessoa“maior”.

Apartirdeagora,semprequevocêsesentirdesconfortável,emvezdeserefugiarnasuavelhazonadeconforto,batanasprópriascostasediga:“Eudevoestarcrescendo”econtinueseguindoemfrente.

PRINCÍPIODERIQUEZAVocêsópoderácrescerdeverdadeseestiverforadasuazonadeconforto.

Caso você deseje ser rico e bem-sucedido, trate de aprender a se sentir bem com odesconforto.Pratiqueconscientementeestarnazonadedesconfortoefazeroquelhedámedo.Queroquevocêselembreparaorestodavidadaseguinteequação:ZC=ZR,istoé,asua“zonadeconforto”éigualàsua“zonaderiqueza”.

Ampliandoasuazonadeconforto,vocêaumentanãosóosseusrendimentoscomoasua zona de riqueza. Quanto mais confortável você quiser se sentir, menos riscos sedisporáacorrer,menosoportunidadesdesejaráexplorar,menospessoasconhecerá,menosestratégias desenvolverá. Captou a mensagem?Quanto mais o conforto se torna umaprioridadenasuavida,maiscontraídodemedovocêfica.Poroutrolado,expandindoasipróprio,vocêampliaasuazonadeoportunidade,oquelhepermiteatraireconservarmaisrendimentos e riqueza. Não se esqueça: se você tiver um grande recipiente (zona deconforto),ouniversoteráprazeremenchê-lo.Aspessoasricasebem-sucedidaspossuemzonasde confortomuito amplas e as aumentamconstantementepara poderemganhar econservarmaisriqueza.

Emboranuncaninguém tenhamorridodedesconforto,aaspiraçãoaoconfortomatoumaisidéias,oportunidades,açõesecrescimentodoquequalqueroutracoisanestemundo.O conforto aniquila. Se a suameta na vida é se sentir confortável, eu lhe garanto duascoisas: primeiro, você nunca ficará rico; segundo, jamais será feliz.A felicidade não éobtida com uma vida mais ou menos satisfatória, em que ficamos o tempo todo nos

perguntando o que mais poderia ter acontecido. A felicidade surge como resultado deestarmosnonossoestadonaturaldecrescimentoevivendoomáximodonossopotencial.

Tentefazeroseguinte.Napróximaocasiãoemquesesentirdesconfortável,indecisoouintimidado,emvezdeseencolherouserefugiarnasegurança,sigaemfrente.Observeevivencieassensaçõesdedesconfortoreconhecendoquesãoapenassensações–incapazesde detê-lo. Insistindo tenazmente apesar do desconforto, você acabará atingindo a suameta.

Não importa se o desconforto não diminuir.Na verdade, se isso acontecer, considereesse fato um sinal para elevar o seu objetivo, porque, no momento em que se sentirconfortável, você vai parar de crescer. Repito: para avançar até o máximo do seupotencial,énecessárioquevocêvivanolimitedassuaspossibilidades.

E, como somos criaturas de hábitos, é necessário praticar. Pratique agir apesar domedo, da inconveniência e do desconforto – e aja quando não estiver com vontade defazer isso.Dessemodo, você passará rapidamente a umpatamar de vidamais alto.Noprocesso, não deixe de verificar com regularidade a sua conta bancária porque, eu lhegaranto,elaestarácrescendocommuitarapideztambém.

A mente humana é uma excepcional romancista. Ela inventa histórias incríveis, emgeral baseadas em dramas e desastres, a partir de coisas que nunca ocorreram e queprovavelmentenuncaacontecerão.OescritorMarkTwainexplicouoassuntocomtodaaclareza: “Já tive milhares de problemas na minha vida, a maioria dos quais nuncaaconteceudefato.”

Umadascoisasmaisimportantesaentendernavidaéquevocênãoéasuamente.Vocêémuitomaioremaispoderosodoqueela.Asuamenteéumapartedevocêtantoquantoasuamão.

Umaperguntaparaprovocaroseuraciocínio:eseasuamãofossecomoasuamente?Elaestariaemtodaparte,dandotapasemvocêotempotodoefalandosemparar.Eoquevocêfaria?Amaioriadaspessoasresponde:“Euacortariafora.”Mas,seasuamãoéumaferramenta poderosa, por que você se livraria dela?A resposta certa, evidentemente, é:vocêgostariadecontrolá-la,manejá-laetreiná-laparatrabalharaseufavor,enãocontravocê.

Saber treinar emanejar a própriamente é omaior talento que se pode ter na vida,tantoemtermosdefelicidadequantodesucesso,eéexatamenteissooquedesejoensinarcomestelivro.

PRINCÍPIODERIQUEZASabertreinaremanejaraprópriamenteéomaiortalentoquesepodeternavida,tantoemtermos

defelicidadequantodesucesso.

Comoéquevocê treinaa suamente?Começandopelaobservação.Notecomoa suamenteproduzregularmentepensamentosdesfavoráveisàsuariquezaefelicidade.Quandoidentificartaispensamentos,comeceasubstituí-losdeformaconscienteporoutrosqueofortaleçam.Eondevocêencontraessesmodosdepensar?Aquimesmo,nestelivro.Todasasdeclaraçõescontidasnestaspáginassãomodosdepensarquetransmitemforçaeêxito.

Adote todas essasmaneiras depensar e ser e tambémessas atitudes como suas.Nãoespereumconviteformal.Decidaagoramesmoqueasuavidaserámelhorsevocêoptarpor pensar da forma como sugiro aqui em vez de permanecer com os hábitosmentaisautodestrutivosdopassado.Determineque,dehojeemdiante,osseuspensamentosnãomaisogovernam,vocêéquemosgoverna.Apartirdeagora,asuamentenãoémaisocapitãodonavio:vocêéocapitãoeasuamenteestásobassuasordens.

Vocêpodeescolherosseuspensamentos.

Vocêtemacapacidadenaturaldedescartar,aqualquermomento,todopensamentoquenão lhe seja favorável. E, a qualquer instante, pode também instalar pensamentosfortalecedores,simplesmenteoptandoporsemanterconcentradoneles.Vocêtemopoderdecontrolarasuamente.

Mais uma vez, cito a frase do meu amigo e escritor Robert G. Allen: “Nenhumpensamentomoradegraçanacabeçadeninguém.”

Issoquerdizerquevocêpagaráporseuspensamentosnegativos.Pagaráemdinheiro,emenergia, em tempo,emsaúdeeem termosde felicidade.Seo seuobjetivoéatingirrapidamenteumnovoníveldevida,comeceaclassificarosseuspensamentosnestasduascategorias–osquelhedãopodereosqueminamoseupoder.Observe-osedetermineseeles contribuem ou não para a sua felicidade e o seu sucesso. Escolha então alimentarsomente aqueles que o fortalecem e recuse-se a se manter concentrado nos que odebilitam. Quando surgir na sua cabeça um pensamento prejudicial, diga “Cancela” e“Obrigado pela informação”. Em seguida, substitua-o por um modo de pensar maisfavorável.Euchamoesseprocessodepensamentopoderoso.Guardeasminhaspalavras:sevocêopraticar,asuavidajamaisvoltaráaseramesma.Éumapromessa.

Então,qualéadiferençaentre“pensamentopoderoso”e“pensamentopositivo”?Elaésutil, porém profunda.Naminha opinião, as pessoas usam o pensamento positivo parafingirqueestátudobemquandoacreditamquenãoestá.Comopensamentopoderoso,nóscompreendemosquetudoéneutro,nadatemsignificado,excetoaquelequenósmesmosatribuímos–nóscriamosanossahistóriaedamosacadacoisaoseusentido.

Essaé adiferençaentrepensamentopositivoepensamentopoderoso.Oprimeiro fazcomqueaspessoasacreditemqueosseuspensamentossãoverdadeiros.Por suavez,opensamento poderoso reconhece que os nossos pensamentos não são verdadeiros, masque,dequalquermodo,nóscriamosanossaprópriahistóriaepodemosinventarumaquenossejafavorável.Nãofazemosissoporqueosnovospensamentossejamverdadeirosnosentidoabsoluto,masporqueelesnos sãomaisúteis enosparecemmuitomelhoresdoqueosoutros.DECLARAÇÃO

Euajoapesardomedo.Euajoapesardadúvida.Euajoapesardapreocupação.Euajo apesar da inconveniência.Eu ajo apesar do desconforto.Eu ajo quandonão estoucomvontadedeagir.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÕESDAMENTEMILIONÁRIA

1.Listeostrêsmaioresmedosoupreocupaçõesquevocêtemarespeitodedinheiroe

riqueza.Paracadaumdeles, escrevaoque faria sea situação temidaefetivamenteacontecesse.Vocêsobreviveria?Asuperaria?Omaisprováveléquearespostasejaafirmativa.Agoraparedesepreocuparecomeceaenriquecer.

2.Pratiquesairdasuazonadeconforto.Tomedeliberadamentedecisõesqueofaçamsesentirdesconfortável.Porexemplo,conversecompessoascomquemnãofalaria,peçaumaumentodesalário,subaospreçosdosseusprodutos,acordeumahoramaiscedotododia.

3. Aplique o pensamento poderoso. Observe a si próprio e os seus padrões depensamento.Acolha somente aquelesquecontribuamparaa sua felicidadeeo seusucesso.Desafieavozdentrodasuacabeçasemprequeelalhedisser“Nãoposso”,“Não quero”, “Não estou a fim”. Não deixe que a voz do medo, que a voz doconforto,sejamaisfortedoquevocê.Façaumpactoconsigomesmo:semprequeavoz tentar impedi-lo de realizar alguma coisa, você a fará de qualquer forma paramostrar à sua mente que é você quem manda, e não ela. Assim, aumentaráespetacularmenteasuaconfiança,enquantoasuavoz,reconhecendoquetempoucopodersobrevocê,sepronunciarácadavezmenos.

Arquivoderiquezano17Aspessoasricasaprendemeseaprimoramotempotodo.

Aspessoasdementalidadepobreacreditamquejásabemtudo.

Nocomeçodosmeusseminários,apresentoàspessoasoquechamodeastrêspalavrasmaisperigosasquepronunciamos.Sãoelas:“Eujásei.”Comovocêsabequesabealgumacoisa?Ésimples.Sevocêavivencia,vocêsabesobreela.Docontrário,ouviufalar, leusobreoucomentoua respeito,masnãosabe.Paraserdireto:éprovávelquevocêaindatenhamuitoaaprenderemrelaçãoadinheiro,sucessoevida.

Comoexpliqueinocomeçodestelivro,naminhaépocadevacasmagras,tiveasortedereceber o conselho de um amigo da minha família que era multimilionário. Ele tevecompaixãoaomevernaquelasituaçãodifícil.Lembre-sedoqueelemedisse:“Harv,seascoisasnãoestãoindocomovocêgostaria,issoquerdizerapenasqueháalgoquevocênãosabe.”Felizmente,euleveiessasugestãoasérioepasseidesabe-tudoa“aprende-tudo”.Daquelemomentoemdiante,aminhavidamudoucompletamente.

As pessoas de mentalidade pobre estão sempre tentando provar que estão certas.Usandoamáscaradequemjásabetudo,elasdizemquefoiumgolpedemásorteouumprobleminhapassageironouniversooqueasdeixoufalidasounumasituaçãoemquetêmquesesacrificarmuitoparaconseguirdinheiro.

Umadasminhasfrasesmaisconhecidasé:“Ouvocêestácertoouvocêérico,nuncaasduascoisasaomesmotempo.”Estar“certo”correspondeaseaferraravelhosmodosdeserepensar.Sintodizer,masfoiissoqueoconduziuàsituaçãoemquevocêestáagora.Essafilosofiatambémseaplicaàfelicidade,nosentidodequeouvocêestácertoouvocêéfeliz.

PRINCÍPIODERIQUEZAOuvocêestácertoouvocêérico,

nuncaasduascoisasaomesmotempo.

OescritorelocutorJimRohndissealgoqueseaplicaperfeitamenteaesseassunto:“Sevocê se mantiver fazendo o que sempre fez, continuará conseguindo o que sempreconseguiu.”Ora,o“seu”jeitovocêjáconhece–agoraprecisaaprendernovasmaneirasdepensar e agir. Foi por essemotivo que escrevi este livro.Omeu objetivo é acrescentaralguns arquivosmentais aos que você já possui. Eles correspondem a novosmodos depensar,anovasaçõese,portanto,anovosresultados.

Éporissoqueéessencialquevocêcontinueaaprenderecrescer.

Os físicos concordam que nada neste mundo é estático. Tudo o que é vivo muda otempo todo. Por exemplo, uma planta que não cresce estámorrendo. Isso tambémvaleparaaspessoaseparaquaisqueroutrosorganismosvivos:portanto, sevocênãocresce,estámorrendo.

Uma das minhas frases favoritas é a do escritor e filósofo Eric Hoffer: “Os queaprendem herdarão a Terra, enquanto os que já sabem estãomagnificamente equipadospara viver nummundo que não existemais.”Dito de outra forma: se você não estiver

aprendendocontinuamente,serádeixadoparatrás.

Aspessoasdementalidadepobredizemquenãopodemseinstruirporfaltadetempoededinheiro.Osricos,poroutrolado,estãomaisligadosnacitaçãodeBenjaminFranklin:“Sevocê achaque a instrução é cara, experimente a ignorância.”Tenho certezadequevocêjáouviuissoantes:conhecimentoépoder.Epoderécapacidadedeagir.

Aúnicamaneiraqueconheçodevocêpossuirariquezaquedesejaésaberjogarojogododinheiro,dentroeforadevocê.Énecessárioqueaprendaastécnicaseestratégiasqueapresentonestelivroparaaumentarosseusrendimentos,paraadministraroseudinheiroeparainvesti-locomeficiência.Adefiniçãodeinsanidadeé:fazersempreamesmacoisaeesperarresultadosdiferentes.Certamente,vocêjáseriaricoefelizseoqueestáfazendodesse certo.Qualquer outra coisa que a suamente invente como resposta não passa dedesculpaesfarrapada.

Detestoterquedizerissocomtodasasletras,masesteéomeutrabalho.Acreditoqueum bom orientador sempre exigirá de você mais do que você exige de si mesmo. Docontrário, por que você necessitaria de um profissional desse tipo? Como orientador, aminhametaé treiná-lo, inspirá-lo,convencê-loe fazê-loobservar,aovivo,oqueoestáimpedindodeprogredir.Resumindo,usar todososmeiospara ajudá-loa conquistarumníveldevidamaiselevado.Seforpreciso,voudespedaçá-loereconstruí-lodeumaformaquedêcerto.Fareitudooqueestiveraomeualcanceparatorná-lo10vezesmaisfelize100vezesmaisrico.SevocêestáatrásdeumaPoliana,eusouocaraerrado.Casodesejesubirdemodorápidoecontínuo,podemosprosseguir.

Sucessoéalgoqueseaprende.Podemosaprenderavenceremqualquercoisa.Sevocêquerserumgrandejogadordegolfe,serácapazdeaprenderafazerisso.Seprefereserumgrandepianista,conseguiráaprenderasetornarum.Sedesejaserverdadeiramentefeliz,terácondiçõesdeaprenderaserassim.Sequerenriquecer,tambémpodeaprendercomofazer isso. Não importa onde você está agora – o essencial é que esteja disposto aaprender.

Umadasminhasfrasesmaisconhecidasé:“Todomestrejáfoiumdesastre.”Vejaumexemplo.Certavez,umesquiadorolímpicoparticipoudeumdosseminários.Quandofizessa afirmação, ele se levantou e pediu a palavra. Pela sua atitude incisiva, pensei quefossediscordarveementementedemim.Aocontrário,ele relatoua todosospresentesasuahistória.Quandocriança, eraopioresquiadorde todoo seugrupodeamigos– tãolerdoqueàsvezesnemochamavamparaesquiar.Entãoeledecidiufreqüentaraulasdeesqui.Todofimdesemana,acordavabemcedoparairàmontanha.Empoucotempo,nãosóalcançouosmesmosresultadosqueosseusamigosobtinhamcomoosultrapassou.Foiquando passou a se envolver em competições de esqui e conseguiu um técnico de altonível.Assuaspalavrasforam:“Souummestrenoesquiagora,masquandocomeceieraum perfeito desastre. Harv tem toda a razão. Podemos aprender a ser vitoriosos emqualquer coisa.Eu aprendi avencernesse esporte.Aminhapróximameta é aprender aganharnojogododinheiro.”

PRINCÍPIODERIQUEZA“Todomestrejáfoiumdesastre.”

Ninguém nasce um gênio das finanças. Toda pessoa rica, inclusive eu, aprendeu avencernojogododinheiro.Lembre-sedolema:“Seelespodem,eutambémposso.”

Enriquecernãodizrespeitosomenteaficarricoemtermosfinanceiros.Émaisdoqueisso:trata-sedapessoaquevocêsetorna,dopontodevistadocaráterementalmente,paraalcançar esse objetivo.Vou lhe contar um segredoquepoucagente conhece: amaneiramais rápida de ficar e permanecer rico é trabalhar no seu próprio desenvolvimento.Aidéia é você se aprimorar para se transformar em alguém bem-sucedido. Repito: o seumundo exterior é apenas um reflexo do seu mundo interior. Você é a raiz, os seusresultadossãoosfrutos.

Gostododitadoquediz: “Você levaa simesmopara todo lugaraquevai.”Sevocêcrescer e se tornarumapessoabem-sucedida em termosde caráter ede atitudemental,serávitoriosodeformanaturalemtudooquefizer.Ganharáopoderdaescolhaabsoluta.Passará a ter força interior e a capacidade de optar por qualquer área de trabalho, denegóciooudeinvestimento,sabendoqueseráumsucesso.Essaéaessênciadestelivro.Quandovocêéalguémgraucinco,obtémresultadosgraucinco.Mas,casovocêcresçaesetorneumapessoagraudez,conseguiráresultadosgraudez.

Presteatenção,porém,nestealerta: sevocênãofizero trabalho interiore,dealgumaforma,conseguirganharriosdedinheiro,terásidoprovavelmenteumgolpedesorte,eépossível que venha a perder tudo.Por outro lado, caso você se torne umapessoa bem-sucedidapordentroeporfora,nãoapenasfarásucessocomoomanterá,oaumentaráe,omaisimportantedetudo,seráverdadeiramentefeliz.

AspessoasricasentendemqueaseqüênciadosucessoéSER,FAZER,TER.

Aspessoasdementalidadepobreeasquetêmumavisãodeclassemédiaacreditamquea seqüênciado sucessoéTER,FAZER,SER.Emsuamaioria, elaspensamo seguinte:“Seeutivermuitodinheiro,podereifazeroquequiseresereiumsucesso.”

Osricosseguemumpensamentodiferente:“Seeumetornarumapessoabem-sucedida,podereifazeroqueprecisofazerparateroquequero,incluindoriosdedinheiro.”

Eisoutracoisaquesomenteaspessoasricassabem:aprincipalfinalidadedeenriquecernãoétertoneladasdedinheiro,masajudá-loacrescerparaseramelhorpessoaquevocêpuder.Naverdade,estaéametadetodasasmetas:crescercomoserhumano.Quandolheperguntaramporquetodoanoelamudadepersonalidade,demúsicaedeestilo,acantoraeatrizMadonnarespondeuqueamúsicaéasuamaneiradeexpressaroseu“eu”equereinventarasiprópriaacadaanoaobrigaacrescerparasetornarapessoaqueeladesejaser.

Em suma, sucesso não é um “o que”, e sim um “quem”.A boa notícia é que o seu“quem”podeser treinadoeensinado.Falopormim.Nãosouperfeitonemestousequerperto disso, mas, quando penso em quem sou hoje comparado ao que era há 20 anos,percebouma correlação direta entre o “eu e aminha riqueza” (ou a falta dela) daquelaépoca e o “eu e aminha riqueza” de hoje. Se eu aprendi o caminho do sucesso, vocêtambémconseguiráfazerisso.Poressemotivo,estounoramodotreinamentopessoal.Seipor experiência própria que praticamente todas as pessoas podem ser treinadas paravencer.Issoaconteceucomigoeagorasoucapazdeorientarmilharesdeindivíduosparaqueelessejamigualmentevitoriosos.

Descobri outra diferença capital entre as pessoas ricas e aquelas que têm umamentalidadepobre:osricossãoespecialistasnoquefazem.Quemtemumpensamentodeclassemédiacostumaserapenasrazoávelnoseucampodeatuação,enquantoaspessoasquepossuemumamentalidadepobresão inexpressivasnasuaárea.Vocêébomnoquefaz? É competente no seu trabalho? Quer um modo totalmente imparcial de saber?Examineoseucontracheque.Elelhedirátudo.Ésimples:paraganharomáximo,vocêtemqueseromáximo.

PRINCÍPIODERIQUEZAParaganharomáximo,vocêtemqueseromáximo.

Vemos esse princípio em operação todos os dias no esporte profissional pelomundoafora.Emgeral,osmelhoresatletassãoosqueganhamosmaioressalários.Sãotambémos que faturammais dinheiro com publicidade. Essemesmo princípio está presente nomundodosnegóciosedasfinanças.Nãoimportasevocêéempresário,profissionalliberaloudistribuidordemarketingderede,nemsevocêganhaporcomissão,seéassalariadoousevivederendasdeimóveis,deaçõesoudeoutrosinvestimentos:quantomelhoroseudesempenhonasuaárea,maisganhará.Essaéoutrarazãopelaqualéobrigatóriovocêseinstruiresequalificarcontinuamente.

Quanto ao aprendizado, vale observar que os ricos não apenas continuam a aprendercomofazemquestãodeseinstruircomaquelesquejáestãoondeelesqueremchegar.Nomeu caso, um dos fatores que fizeram amaior diferença diz respeito à pessoa quemeensinou.Sempreopteiporaprendercomosquesãomestresnosseusrespectivoscampos–não com quem se diz especialista, mas com indivíduos cujo discurso se sustenta emresultados.

Aspessoasricasaconselham-secomindivíduosquesãomaisricosdoqueelas.Quemtemumamentalidadepobrebuscaorientaçãocomosamigos,que,emgeral,estãonumasituaçãofinanceiratãodifícilquantoasua.

Certa vez, tive uma reunião com um banqueiro da área de investimentos que queriafazer negócio comigo. Depois de sugerir que eu realizasse um investimento inicial demilhares de dólares no seu banco, ele me pediu que lhe encaminhasse os meusdemonstrativosfinanceirosparaqueelefizesseassuasrecomendações.

Olheinosolhosdeleedisse:“Desculpe,masvocêjánãotemessehistórico?Sevocêquerqueeuocontrateparacuidardomeudinheiro,nãoseriamaisapropriadovocêmemostrarosseusdemonstrativosfinanceiros?E,sevocênãoforrealmenterico,esqueçaonegócio.” Ele ficou em estado de choque. Eu diria que ninguém nunca havia lheperguntadopeloseupatrimôniocomocondiçãoparainvestirnoseubanco.

Éabsurdo.SevocêquisesseescalaroEverest, contratariaumguiaquenunca tivessechegadoaocumedessemonte?Nãoseriamaisinteligenteprocuraralguémquejátivessealcançadootopováriasvezesequesoubesseexatamentecomofazerisso?

Portanto,euestou,sim,sugerindoquevocêdediquemuitaatençãoeenergiaaaprendercontinuamente e, aomesmo tempo, a escolher comcuidado a pessoa que lhe forneceráconhecimentoseconselhos.Sevocêseinstruircomquemnãovaibem,sejamconsultores,orientadoresouplanejadores,aúnicacoisaqueiráaprenderécomofracassar.

Damesma forma comohá caminhospara subir oEverest comêxito, existem rotas eestratégiascomprovadasparacriar rendimentoselevados, liberdade financeirae riqueza.Vocêtemqueestardispostoaaprendê-laseautilizá-las.

Comopartedométododeadministraçãodedinheirodamentemilionária,sugiromaisumavezquevocêdeposite10%dosseusrendimentosnaContadaInstruçãoFinanceira.Destineessedinheiroespecificamenteacursos,livros,fitas,CDsouaqualqueroutromeioque lhe permita se qualificar, seja no sistema educacional formal, seja em empresasconceituadasemtreinamentoeorientaçãopessoal.Qualquerquesejaasuaescolha,essaconta lhe garantirá os recursos necessários para aprender e crescer em vez de ficarrepetindo o refrão das pessoas de mentalidade pobre: “Eu já sei.” Quanto mais vocêaprender,maisganhará.Podeacreditar.DECLARAÇÃO

Eumecomprometoaaprenderecrescerotempotodo.

Eutenhoumamentemilionária!AÇÃODAMENTEMILIONÁRIA

Comprometa-secomoseucrescimento.Todomês,leiapelomenosumlivroouparticipe de um curso ou seminário sobre dinheiro, negócios oudesenvolvimentopessoal.Oseuconhecimento,asuaconfiançaeoseusucessoagradecerão.

“Eoqueeufaçoagora?”Eagora?Oquevocêfaz?Porondecomeçar?

Esperoquevocêtenhagostadodestelivro,porém,maisimportantedoqueisso:desejoqueuseosprincípiosqueaprendeuparamelhorarespetacularmenteasuavida.Aminhaexperiênciadiz,noentanto,queapenaslernãofaráadiferençaquevocêestábuscando.Leréumbomcomeço,mas, sevocêquervencernomundoreal, sãoassuasaçõesquecontam.

Na parte 1, apresentei o conceito de modelo de dinheiro. É simples: esse modelodeterminaoseudestinofinanceiro.Paracomeçaratrocaromodeloquevocêtemporumquefavoreçaoseusucessofinanceiro,nãodeixederealizartodososexercíciossugeridosnos campos da programação verbal, do exemplo e dos episódios específicos. E façatambémdiariamenteasdeclaraçõessugeridas.

Naparte2,vocêaprendeu17modosdepensarquedistinguemosricosdaspessoasdementalidade pobre. Recomendo que guarde na memória cada um desses “arquivos deriqueza”, repetindo todosos dias as declaraçõespropostas.No fim, você se posicionarádiantedavidae,sobretudo,diantedodinheirodeummodototalmentediferente.Apartirdesseponto, faránovasescolhas, tomaránovasdecisõeseobteránovosresultados.Paraaceleraroprocesso,nãodeixedeexecutarosexercíciospráticosrelacionadosnofimdecadaumdosarquivosderiqueza.

Esses exercícios de ação são obrigatórios. Para que amudança seja permanente, eladeveterumabasecelular–aprogramaçãodoseucérebrotemqueserrefeita.Portanto,vocêprecisacolocarateoriaemprática.Nãobastalersobreela,falarsobreelaepensarsobreela:énecessáriopraticá-laefetivamente.

Atente para a voz dentro da sua cabeça dizendo alguma coisa como: “Exercícios,exercícios–eunãoprecisodelesnemtenhotempoparaisso.”Observequemestáfalando:éasuamentecondicionada.Lembre-se,otrabalhodelaémantê-loexatamenteondevocêestá, na sua zona de conforto. Ignore-a. Execute os exercícios de ação, faça as suasdeclaraçõesevejaasuavidadecolar.

Sugirotambémquevocêleiaestelivrodocomeçoaofimpelomenosumavezpormêsduranteumanointeiro.“Oquê?”,deveestarberrandoavoz.“Eujálitudo,porquetenhoquefazeressaleituratantasvezes?”Boapergunta,earespostaésimples:arepetiçãoéamãedoaprendizado.Voltoadizer:quantomaisvocêestudarestelivro,maisrapidamenteosseusconceitossetornarãonaturaiseautomáticos.

Comodisseantes,euaprendiatrilharocaminhodosucesso,portantoagoraéaminhavezdeajudarosoutros.Aminhamissãoéinstruiraspessoaseinspirá-lasaviveroseu“eusuperior”’,queébaseadonacoragem,nopropósitoenaalegria,enãonomedo,nanecessidadeenaobrigação.

Sinto-me verdadeiramente abençoado por organizar seminários, cursos e outrosprogramasquetransformamavidademuitagentedemaneirarápidaepermanente.Ficoemocionadopor já tersidocapazdeajudarmaisde350milpessoasasetornaremmaisricasefelizes.

Amarcadaverdadeirariquezaédeterminadaporquantoapessoaécapazdedar.

–T.HarvEker

Este livro ensina você a observar o seu modo de pensar e a desafiar os seuspensamentos, os seus hábitos e as suas ações limitadoras e prejudiciais com relação aodinheiro.Começofalandoarespeitododinheiroporqueeleéumadasmaioresfontesdesofrimentonavidadaspessoas.Mas tambémconsideroumquadromaior.Quandovocêpassar a reconhecer o seu comportamento desfavorável em relação às finanças, essaconsciênciasetransferiráatodasasáreasdasuavida.

O objetivo dos princípios que ensino é ajudá-lo a elevar o seu grau de consciência.Repito:consciênciaéobservarospensamentoseasaçõesparapoderagircombaseemescolhasverdadeirasfeitasnopresente,enãonaprogramaçãopassada.Trata-se,comojádisse, do poder de reagir a partir do seu “eu superior”. Dessa forma, você pode ser amelhorpessoaqueécapazdesereassimcumpriroseudestino.

Esabeoquemais?Aessênciadessa transformaçãonãodiz respeito somenteavocê.Temavercomtodoonossomundo,quenãoémaisdoqueoreflexodaspessoasqueoconstroem.Quandocadaindivíduoaprimoraoseugraudeconsciência,aconsciênciadetodooplanetaseeleva–passandodomedoàcoragem,doódioaoamoredaescassezàprosperidadeparatodos.

Cabe,portanto,acadaumdenós,esclarecerasipróprioparapoderacrescentarmaisluzaomundo.

SevocêdesejaqueaTerrasejadedeterminadamaneira,comeceaserdessamaneira.Sevocêquerqueelasetransformenumlugarmelhor,passevocêmesmoasermelhor.Éporissoqueeuacreditoqueésuaobrigaçãocresceratéatingiroseuplenopotencialparacriarabundânciaesucessonasuavida.Dessaforma,serácapazdeajudarosoutrosecontribuirparaomundodeummodopositivo.

Obrigado por dedicar o seu precioso tempo à leitura deste livro. Desejo a você umtremendosucessoeaverdadeirafelicidade.

T.HarvEker

AgradecimentosEscrever um livro parece ser umprojeto individual,mas a verdade é que, quando se

pretendequeelesejalidopormilhares,quemsabeatémilhõesdepessoas,issorequerotrabalhode todaumaequipe.Emprimeiro lugar, agradeçoàminhamulher,Rochelle, àminhafilha,Madison,eaomeufilho,Jesse.Obrigadopormeproporcionaremoespaçonecessáriopararealizaroquemepropusafazer.Tambémqueroagradeceraosmeuspais,SameSara,assimcomoàminhairmã,Mary,eaomeucunhado,Harvey,porseuamoreapoio ilimitados. Toda a minha gratidão ainda a Gail Balsillie, Michelle Burr, ShelleyWenus,RoberteRoxanneRiopel,DonnaFox,A.Cage,JeffFagin,CoreyKouwenberg,KrisEbbesoneatodaaequipedaPeakPotentialsTrainingporseutrabalhoededicaçãoàtarefadedarumacontribuiçãopositivaàvidadaspessoas,além,éclaro,defazerdaPeakPotentials uma das empresas de desenvolvimento pessoal quemais crescem em todo omundo.

Obrigadoaomeubrilhanteagenteeditorial,BonnieSolow,porseupermanenteauxílioeincentivoepormeguiarpelosmeandrosdaáreaeditorial.OutrograndeagradecimentoàequipedaHarperBusiness:aodiretorSteveHanselman,que teveavisãodesteprojetoelhededicoutantotempoeenergia;aomeumaravilhosoeditor,HerbSchaffner;aodiretorde marketing, Keith Pfeffer; e ao diretor de publicidade, Larry Hughes. AgradeçoespecialmenteaosmeuscolegasJackCanfield,RobertG.AlleneMarkVictorHansenporsuaamizadeepermanenteapoiodesdeocomeçodoprojeto.

Finalmente,souprofundamentegratoatodososparticipantesdosmeusseminários,aopessoaldeapoioeaosparceirosdaPeakPotentials.Semvocês,nãohaveriasemináriosdemudançadevida.

Sobreoautor

Aplicandoosprincípiosqueensina,T.HARVEKERconseguiusuperarumapenosafasedealtosebaixosemsuavidaese tornarmilionárioemapenasdoisanosemeio.HojeelepresideaPeakPotentialsTraining,umadasmaisbem-sucedidasempresasdetreinamentopessoalnosEstadosUnidosenoCanadá, responsávelpelaorganizaçãode seminários ecursossobreosprincípiosdamentemilionáriaqueatraemparticipantesdetodoomundo.Maisde350milpessoasjáassistiramàssuaspalestras.

ConheçaosclássicosdaEditoraSextante

1.000lugaresparaconhecerantesdemorrer,dePatriciaSchultzA História – A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim, de TheZondervanCorporationAúltimagrandelição,deMitchAlbomConversandocomosespíritoseEspíritosentrenós,deJamesVanPraaghDesvendandoossegredosdalinguagemcorporalePorqueoshomensfazemsexoeasmulheresfazemamor?,deAllaneBarbaraPeaseEnquantooamornãovem,deIyanlaVanzantFaçaoquetemdeserfeito,deBobNelsonForadesérie–Outliers,deMalcolmGladwellJesus,omaiorpsicólogoquejáexistiu,deMarkW.BakerMantenhaoseucérebrovivo,deLaurenceKatzeManningRubinMildiasemVeneza,deMarlenadeBlasiMuitasvidas,muitosmestres,deBrianWeissNãotenhamedodeserchefe,deBruceTulganNuncadesistadeseussonhosePaisbrilhantes,professoresfascinantes,deAugustoCuryOmongeeoexecutivo,deJamesC.HunterOPoderdoAgora,deEckhartTolleOquetodamulherinteligentedevesaber,deStevenCartereJuliaSokolOssegredosdamentemilionária,deT.HarvEkerPorqueoshomensamamasmulherespoderosas?,deSherryArgovSalomão,ohomemmaisricoquejáexistiu,deStevenK.ScottTransformandosuoremouro,deBernardinho

InformaçõessobreaSextanteParasabermaissobreostítuloseautores

daEDITORASEXTANTE,visiteositewww.sextante.com.br,ecurtaasnossasredessociais.

Alémdeinformaçõessobreospróximoslançamentos,vocêteráacessoaconteúdosexclusivos

epoderáparticipardepromoçõesesorteios.

www.sextante.com.br

facebook.com/esextante

twitter.com/sextante

instagram.com/editorasextante

Sequiserreceberinformaçõespore-mail,bastacadastrar-sediretamentenonossosite

[email protected]

EditoraSextanteRuaVoluntáriosdaPátria,45/1.404–Botafogo

RiodeJaneiro–RJ–22270-000–BrasilTelefone:(21)2538-4100–Fax:(21)2286-9244

E-mail:[email protected]

Sumário“Quemé,afinal,T.HarvEkereporquedevolerestelivro?”

PARTE1–Oseumodelodedinheiro

PARTE2–Osarquivosderiqueza

Arquivoderiquezano1Arquivoderiquezano2Arquivoderiquezano3Arquivoderiquezano4Arquivoderiquezano5Arquivoderiquezano6Arquivoderiquezano7Arquivoderiquezano8Arquivoderiquezano9Arquivoderiquezano10Arquivoderiquezano11Arquivoderiquezano12Arquivoderiquezano13Arquivoderiquezano14Arquivoderiquezano15Arquivoderiquezano16Arquivoderiquezano17

“Eoqueeufaçoagora?”

Agradecimentos

Sobreoautor

ConheçaosclássicosdaEditoraSextante

InformaçõessobreaSextante