OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o...

21
O PARLAMENTO EUROPEU: A VOZ DOS CIDADÃOS NA UNIÃO EUROPEIA

Transcript of OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o...

Page 1: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU: A VOZ DOS CIDADÃOS NA UNIÃO EUROPEIA

QA

-02-14-324-PT-1

Para mais informações:

europarl.europa.eu

Para mais informações sobre a União Europeia na Internet, via servidor Europa: http://europa.eu

Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2015

ISBN 978-92-823-5508-4 doi:10.2861/56655

Manuscrito concluído em janeiro de 2015

Ilustrações: Jing Zhang/© União Europeia

© União Europeia, 2015 Reprodução autorizada mediante indicação da fonte

Printed in BelgiumIMPRESSO EM PAPEL BRANQUEADO SEM CLORO ELEMENTAR (ECF)

Europe Direct é um serviço que respondeàs suas perguntas sobre a União Europeia

Linha telefónica gratuita (*):

00 800 6 7 8 9 10 11(*) As informações prestadas são gratuitas, tal como a maior parte das chamadas,

embora alguns operadores, cabinas telefónicas ou hotéis as possam cobrar.

OUTSIDE

wire bind this edge

please adjust the width of this page if required!!

Page 2: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU: A VOZ DOS CIDADÃOS NA UNIÃO EUROPEIA

QA

-02-14-324-PT-1

Para mais informações:

europarl.europa.eu

Para mais informações sobre a União Europeia na Internet, via servidor Europa: http://europa.eu

Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2015

ISBN 978-92-823-5508-4 doi:10.2861/56655

Manuscrito concluído em janeiro de 2015

Ilustrações: Jing Zhang/© União Europeia

© União Europeia, 2015 Reprodução autorizada mediante indicação da fonte

Printed in BelgiumIMPRESSO EM PAPEL BRANQUEADO SEM CLORO ELEMENTAR (ECF)

Europe Direct é um serviço que respondeàs suas perguntas sobre a União Europeia

Linha telefónica gratuita (*):

00 800 6 7 8 9 10 11(*) As informações prestadas são gratuitas, tal como a maior parte das chamadas,

embora alguns operadores, cabinas telefónicas ou hotéis as possam cobrar.

OUTSIDE

wire bind this edge

please adjust the width of this page if required!!

Page 3: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

A União Europeia baseia-se numa noção fascinante de paz, liberdade, estabilidade e prosperidade. Depois de séculos de sofrimento em consequência de confli-tos devastadores e da catástrofe de duas guerras mundiais, a criação da União Europeia abriu uma nova era. A ausên-cia de guerra, associada à abertura das fronteiras da Europa, permitiu que um dos sonhos mais antigos da humanidade se tornasse realidade. Uma guerra entre os Estados-Membros da União é hoje impensável. O mercado único é uma realidade diária para 500 milhões de europeus. Vivemos hoje numa Europa livre e aberta, numa Europa que se pode orgulhar da sua diversidade cultural e do seu empenho na defesa dos direitos dos cidadãos e de valores comuns.

Se lográmos transformar inimigos em amigos, superar diferenças nacionais, reli-giosas e filosóficas, e crescer juntos numa Europa unida, é porque entendemos

que os nossos interesses deixaram de ser independentes dos dos nossos vizinhos. Ou perdemos ou ganhamos, mas sempre juntos.

O que significa isto na prática? Significa procurar uma solução para os conflitos pela via do diálogo e do consenso; signi-fica fundar as nossas decisões nos prin-cípios da solidariedade e da democracia e não simplesmente remetê-las para os que têm mais poder; significa conciliar os interesses dos pequenos e grandes Estados-Membros, da Europa do norte como da Europa do sul, da Europa oriental como da ocidental; e significa colocar o bem comum acima dos interesses individuais.

Não devemos, contudo, pensar que a União Europeia ou o projeto da inte-gração europeia são factos adquiridos. Enfrentamos um período conturbado da nossa história. Para muitos cidadãos

INTRODUÇÃO DO PRESIDENTE

Page 4: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

europeus, estes são tempos difíceis. Com a crise financeira e económica, muitos europeus estão a perder a confiança na política e nas institui-ções. Esta crise de confiança também afeta o processo de integração europeia. Temos de compreender que os europeus têm pouco tempo para dedicar a debates institucionais, pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma.

Se a Europa aspira a ser, novamente, um projeto vivo, deve demonstrar a sua capacidade para resolver os problemas que são importantes aos olhos dos seus cidadãos. O Parla-mento Europeu é o fórum da demo-cracia e do debate sobre o futuro rumo político da União.

Os deputados ao Parlamento Europeu são os defensores dos cidadãos e, enquanto presidente, sinto um orgulho particular por esse facto e por presidir a um Parlamento tão empenhado e aberto como este. O Parlamento Europeu é um

organismo através do qual todos os cidadãos podem ser ouvidos, pois são os cidadãos que elegem os seus representantes para defender os seus interesses fundamentais. E nós queremos escutar todos.

Trabalhemos agora por uma Europa para a nossa geração e para as futuras, por uma Europa que en-cerre a promessa de ser um espaço economicamente forte, socialmente justo, livre e democrático para todos os europeus.

O Parlamento Europeu é o coração da democracia da União Europeia e estará sempre ao lado dos seus cidadãos, esforçando-se por melhorar a vida quotidiana de centenas de milhões de europeus. O Parlamento Europeu trabalhará de uma forma digna e justa, fundando-se no respeito e na não-discriminação.

Martin Schulz Presidente do Parlamento Europeu

Page 5: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU:A VOZ DOS CIDADÃOS NA UNIÃO EUROPEIAU M B R E V E G U I A D O PA R L A M E N T O E U R O P E U

Page 6: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

A União Europeia (UE) é uma parceria económica e política única, constituí da por 28 Estados-Membros. Foi criada após a Segunda Guerra Mundial para fomentar a coopera-ção económica: a ideia subjacente assentava no pressuposto de que os países que têm relações comer-ciais se tornam interdependentes economicamente e, por conseguinte, o risco de entrarem em conflito é menor. A UE baseia-se no Estado de direito: toda a sua ação tem suporte nos tratados, aprovados por todos os Estados-Membros.

A UE está empenhada em manter as suas instituições transparen-tes e democráticas. Por exemplo, o Parlamento Europeu é uma assembleia parlamentar multinacio-nal única, eleita diretamente pelos cidadãos. Os 751 deputados ao Parlamento Europeu representam mais de 500 milhões de cidadãos de 28 Estados-Membros. Os cidadãos europeus podem participar no processo político de várias formas. Podem, nomeadamente, votar em eleições, contactar os deputados ao Parlamento Europeu, apresentar petições ao Parlamento Europeu ou organizar uma iniciativa de cidadania requerendo à Comissão Europeia que elabore uma proposta legislativa.

A UNIÃO EUROPEIA: O QUE É E PORQUE SURGIU

Como apresentar uma petição ao Parlamento Europeu:europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/00533cec74/Petitions.html

Page 7: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

EIS ALGUNS DOS PRINCIPAIS SUCESSOS DA UNIÃO EUROPEIA:

Ô

1. Meio século de paz, estabilidade e prosperidade, fatores que melhoraram consideravelmente o nível de vida de milhões de europeus.

4. A criação de uma moeda única, o euro, utilizada pela maioria dos Estados- -Membros, tornou as relações comerciais e as deslocações ainda mais fáceis.

5. Os valores de dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e respeito pelos direitos humanos estão consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. As instituições da UE e os governos europeus têm a obrigação legal de respeitar esses valores quando aplicam a legislação europeia.

6. Uma política externa e de segurança comum, que permite à União Europeia falar a uma só voz a nível mundial. De igual forma, a UE age em bloco na prestação de ajuda ao desenvolvimento a países extracomunitários, acompanhando as questões relacionadas com direitos humanos em todo o mundo e gerindo as relações comerciais com países extracomunitários.

3. O «mercado único» permite que a maioria dos bens, serviços, capitais e pessoas circulem livremente na UE e é o seu principal motor económico.

2. Graças à supressão dos controlos nas fronteiras entre os países da União Europeia, as pessoas podem circular livremente em quase todo o continente. Tornou-se também muito mais fácil viver e trabalhar noutro país da União Europeia.

Page 8: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA:

representa os governos de cada um dos Estados- -Membros. A Presidência do Conselho é partilhada pelos Estados-Membros numa base de rotatividade semestral.

O CONSELHO EUROPEU:

as grandes prioridades da União Europeia são definidas pelo Conselho Europeu, que reúne governantes nacionais e dirigentes da UE. É composto pelo seu presidente, pelos chefes de Estado ou de Governo dos Estados-Membros e pelo presidente da Comissão.

AS INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA SUCINTAMENTE, SÃO AS SEGUINTES AS INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA E RESPETIVAS FUNÇÕES PRINCIPAIS.

Ô

O PARLAMENTO EUROPEU:

o único órgão da UE eleito diretamente. Representa os 500 milhões de cidadãos da União Europeia. Desem-penha um papel fundamental na eleição do presidente da Comissão Europeia. Partilha competências orçamentais e legislativas com o Conselho da União Europeia.

Page 9: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

C

Saiba mais sobre as instituições e os órgãos europeus em: http://europa.eu/geninfo/atoz/en/index_1_en.htm

O TRIBUNAL DE CONTAS:

audita as finanças da União. Enquanto auditor externo, contribui para o aperfeiçoamento da gestão financeira da UE e atua como guardião independente dos interesses financeiros dos cidadãos da União Europeia.

O BANCO CENTRAL EUROPEU:

é responsável pela moeda única europeia, o euro. A principal missão do BCE é preservar o poder de compra do euro e, por conseguinte, a estabilidade dos preços na área do euro.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA:

a mais alta instância judiciária em matéria de direito da União Europeia. Interpreta e garante uma aplicação uniforme do direito da UE em todos os Estados-Membros.

A COMISSÃO EUROPEIA:

o órgão executivo da União Europeia, responsável por propor e controlar a aplicação da legislação da UE. Vela pelo respeito dos tratados e exerce competências executivas e de gestão.

Page 10: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU, PODERES E COMPETÊNCIAS

O Parlamento Europeu (PE) é um exemplo único de democracia plurinacional e multilingue em ação. Os deputados eleitos para o Parlamento Europeu participam em debates públicos e desempenham um papel fundamental na elaboração das políticas da União Europeia. As áreas principais em que intervêm incluem:

LEGISLAÇÃO

O PE toma decisões em conjunto com o Conselho da União Europeia sobre a legislação com impacto no quotidiano dos cidadãos da União. Decide sobre temas como a liberda-de de circulação, a segurança alimen-tar e a proteção dos consumidores, o ambiente e a maior parte dos se-tores económicos. Os Estados-Mem-bros conservam o direito de veto em domínios como a fiscalidade, os negócios estrangeiros e a defesa. Em alguns domínios, o Conselho tem de

obter a aprovação do Parlamento Eu-ropeu antes de tomar uma decisão. Contudo, mesmo os domínios em que os Estados-Membros conservam autonomia, como a educação e a cul-tura, beneficiam frequentemente de medidas de apoio da União Europeia. É o caso, por exemplo, do programa Erasmus+, que oferece aos jovens europeus oportunidades de estudo, voluntariado, formação ou experiên-cia profissional noutro país da UE.

Participe na definição das políticas da União Europeia: europa.eu/eu-law/have-your-say/index_pt.htm

Page 11: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

FICOU CÉLEBRE A REJEIÇÃO POR PARTE DO PARLAMENTO EUROPEU, EM 2012, DO CONTROVERSO ACORDO COMERCIAL ANTICONTRAFAÇÃO (ACTA)

Este acordo multinacional tinha como fim criar normas internacionais para tornar efetiva a proteção dos direitos de propriedade intelectual. Contudo, organizações representativas de cida-dãos e de interesses não governamen-tais argumentaram que o acordo ACTA podia violar alguns direitos fundamen-tais, como a liberdade de expressão e a privacidade.

Além disso, as negociações do acordo, envolvidas em algum secretismo, ex-cluíram do processo grupos da socie-dade civil, países em desenvolvimento

e o público em geral. A assinatura do acordo por parte da União Europeia e de muitos dos seus Estados-Mem-bros resultou em grandes protestos por toda a Europa. Como consequên-cia da pressão exercida pela sociedade civil, que incluiu cinco petições, uma das quais com 2,8 milhões de assi-naturas, o Parlamento Europeu após exame minucioso ao acordo acabou por rejeitá-lo.

Foi o fim do acordo ACTA, cujo texto não pôde ser adotado por nenhum dos Estados-Membros da UE.

Page 12: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

100%

33,9%

1,6%

6,1%

6,4%

13,1%

38,9%

ORÇAMENTO

Os poderes orçamentais são a prin-cipal prerrogativa de qualquer par-lamento: quem afeta os fundos tem o poder de definir as prioridades polí-ticas. Ao nível da União Europeia este poder é partilhado entre o Parlamento

Europeu e o Conselho. Adotam em conjunto um quadro financeiro pluria-nual, a cada sete anos, e anualmente examinam e aprovam o orçamento para o ano seguinte, assim como as despesas do ano transato.

Mais informação sobre o orçamento da União Europeia: europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/003dcd4001/The-budget-procedure-explained.html

O ORÇAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA A LONGO PRAZO, PARA 2014-2020 Teto de despesas (em euros) para sete anos

Ô

Conservação e gestão dos recursos naturais Política agrícola comum e desenvolvimento rural (373,2 mil milhões)

Competitividade para crescimento e emprego Investigação e tecnologia (125,6 mil milhões)

Administração (61,6 mil milhões)

A UE como parceiro mundial Assuntos externos (58,7 mil milhões)

Liberdade, segurança e justiça Assuntos internos (15,7 mil milhões)

Coesão para crescimento e emprego Emprego, coesão territorial e cooperação (325,1 mil milhões)

Total de despesas (960 mil milhões) incluindo 27 milhões de compensação para a Croácia

Page 13: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

CONTROLO

O Parlamento Europeu assegura a gestão correta dos fundos da União Europeia. Os resultados das eleições para o PE são tidos em consideração na designação do presidente da Comis-são Europeia. Cabe ao Parlamento eleger o presidente da Comissão, cujos membros (presidente e colégio de comissários) são depois colegialmente sujeitos a um voto de aprovação do PE, que no entanto mantém ao longo da legislatura o poder de obrigar a Comis-são a demitir-se. Os comissários são fre-quentemente instados a justificar as suas políticas perante o Parlamento e quer o presidente do Conselho Europeu quer

o alto-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Po-lítica de Segurança comparecem com regularidade no Parlamento para infor-mar os deputados e responder às suas perguntas. Ao longo dos últimos anos, aumentou significativamente o número de debates que o Parlamento realizou com os principais decisores sobre ques-tões relacionadas com o euro, numa tentativa de tornar mais transparentes as tomadas de decisão em matéria de política monetária. Neste sentido, o PE tornou-se um fórum incontornável em prol da transparência da governação da área do euro.

Mais informação sobre os poderes e procedimentos do Parlamento Europeu:europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/007c895f4c/Powers-and-procedures.html

Page 14: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU E A DEFESA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA

Sendo a única instituição eleita da União, o Parlamento encara de forma muito séria o seu papel de guardião das liberdades, dos direitos humanos e da democracia na Europa e para além dela. A principal missão dos seus deputados é representar os cidadãos na UE e defender os seus interesses junto dos líderes e das instituições da União Europeia.

A aprovação do PE é necessária para a maior parte dos acordos internacionais celebrados pela UE e o Parlamento também participa na definição da política de ajuda ao desenvolvimento e de ajuda humanitária da União Europeia. Os deputados ao PE exercem cada vez maior influência na política externa

europeia e mantêm ligações estreitas com legisladores em todo o mundo.

É frequente os deputados ao PE par-ticiparem como observadores elei-torais em países por todo o mundo a fim de examinar eventuais irregu-laridades. Os deputados asseguram que a proteção dos direitos humanos seja inscrita nos acordos económicos e comerciais externos da União Eu-ropeia e atribuem o Prémio Sakharov para homenagear indivíduos ou or-ganizações que defendem os direitos humanos, a democracia e a liberdade de expressão e que combatem a in-tolerância e a opressão em qualquer parte do mundo. Entre os premiados contam-se Malala Yousafzai, Nelson Mandela e Aung San Suu Kyi.

Mais informação sobre o prémio Sakharov do Parlamento Europeu:europarl.europa.eu/sakharov

Page 15: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos
Page 16: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

A ORGANIZAÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEUCOMPOSIÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEU POR GRUPO POLÍTICO (14.1.2015)

Ô

PPE Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos)

S&D Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu

ECR Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus

ADLE Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa

GUE/NGL Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde

Os Verdes/ALE Os Verdes/Aliança Livre Europeia

EFDD Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta

NI Não-Inscritos

PPE

219

S&D

191 ECR

71

ADLE

68

GUE/NGL

52

Os Verdes/ALE

50

EFDD

48

NI

52Total 751

Page 17: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

DISTRIBUIÇÃO DOS LUGARES POR GRUPO POLÍTICO E ESTADO-MEMBRO (14.1.2015)

Ô

PPE S&D ECR ADLEGUE/ /NGL

Os Verdes/ /ALE EFDD NI Total

Bélgica 4 4 4 6 2 1 21

Bulgária 7 4 2 4 17

República Checa 7 4 2 4 3 1 21

Dinamarca 1 3 4 3 1 1 13

Alemanha 34 27 8 4 8 13 2 96

Estónia 1 1 3 1 6

Irlanda 4 1 1 1 4 11

Grécia 5 4 1 6 5 21

Espanha 17 14 8 11 4 54

França 20 13 7 4 6 1 23 74

Croácia 5 2 1 2 1 11

Itália 17 31 3 17 5 73

Chipre 2 2 2 6

Letónia 4 1 1 1 1 8

Lituânia 2 2 1 3 1 2 11

Luxemburgo 3 1 1 1 6

Hungria 12 4 2 3 21

Malta 3 3 6

Países Baixos 5 3 2 7 3 2 4 26

Áustria 5 5 1 3 4 18

Polónia 23 5 19 1 3 51

Portugal 7 8 2 4 21

Roménia 13 16 3 32

Eslovénia 5 1 1 1 8

Eslováquia 6 4 3 13

Finlândia 3 2 2 4 1 1 13

Suécia 4 6 3 1 4 2 20

Reino Unido 20 20 1 1 6 24 1 73

Total 219 191 71 68 52 50 48 52 751

Page 18: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

CONHEÇA MELHOR O PARLAMENTO EUROPEUVISITE…

Está interessado em saber como as propostas se transformam em legislação e como os deputados ao PE participam nas decisões com impacto no seu dia-a-dia?

Em Bruxelas e em Estrasburgo, o Parlamento Europeu oferece aos visitantes diversas oportunidades interativas para compreender melhor a instituição, a sua história e o contexto da União Europeia como um todo. Pode obter mais informa-ções sobre todas as atividades e recursos disponíveis no sítio web do Parlamento Europeu: europarl.europa.eu

PARLAMENTARIUM (BRUXELAS):saiba mais sobre a história da integração europeia e a influência da União Europeia nas nossas vidas quotidianas através de ferramentas multimédia divertidas e intera-tivas. Está aberto sete dias por semana e não é necessária marcação prévia.

CASA DA HISTÓRIA EUROPEIA (BRUXELAS): permite aos visitantes conhecer a história europeia do século XX e compreender o seu significado nos dias de hoje.

VISITA INDIVIDUAL AO HEMICICLO: visite o hemiciclo em Bruxelas com a ajuda de um guia multimédia (há duas visi-tas por dia e não é necessária marcação prévia) ou assista a uma sessão plenária em Estrasburgo na galeria reservada aos visitantes.

VISITAS PARA GRUPOS AO HEMICICLO: assista a uma apresentação, por parte de um funcionário da instituição, sobre as competências e o funcionamento do PE. A visita inclui uma passagem pelo hemiciclo em Bruxelas ou em Estrasburgo (apenas durante a semana e mediante reserva, para grupos de 20 ou mais pessoas).

Page 19: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

JOGOS DE SIMULAÇÃO PARA ESCOLAS (BRUXELAS): uma oportunidade para os alunos simularem algumas atividades parlamentares durante duas horas e meia e aprenderem, de forma inovadora e interessante, como se processa a tomada de decisão no Parlamento Europeu (apenas durante a semana e mediante reserva, para grupos de 16 a 32 participantes).

PROGRAMA EUROSCOLA (ESTRASBURGO):nas bancadas do hemiciclo do Parlamento Europeu, os alunos do ensino secundário têm a oportunidade única de experimentarem o processo de tomada de decisão da UE sob a forma de um Parlamento Europeu dos Jovens, de carácter multilingue.

O PARLAMENTO PERTO DE SI:visite exposições e participe em eventos e debates sobre questões europeias, orga-nizados pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, presentes em todos os Estados-Membros.Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal:

Largo Jean Monnet 1, 6.°1269-070 LisboaTel.: +351 213504900Fax: +351 [email protected]

Page 20: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

… OU MANTENHA O CONTACTO!

VISITE O NOSSO SÍTIO WEB: aqui pode acompanhar os debates da sessão plenária em direto, encontrar os con-tactos dos deputados ao PE do seu país, bem como informação sobre as notícias mais recentes e estudos e relatórios sobre temas específicos. europarl.europa.eu.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO FACEBOOK E PARTICIPE NOS DEBATESfacebook.com/europeanparliament

SIGA-NOS NO TWITTER: twitter.com/europarl_pt

ACOMPANHE EM DIRETO TODOS OS DEPUTADOS AO PE E PARTIDOS POLÍTICOS:epnewshub.eu

Se já visitou o Parlamento Europeu, pode enviar o seu endereço de correio eletrónico para [email protected] para se manter em contacto com os outros membros do seu grupo de visitantes, enviar e receber fotografias e receber um boletim informativo sobre a atividade do PE.

Page 21: OUTSIDE - European Parliament · pois estão demasiado preocupados com o futuro dos seus filhos, o seu emprego e a sua reforma. Se a Europa aspira a ser, novamente, ... Trabalhemos

O PARLAMENTO EUROPEU: A VOZ DOS CIDADÃOS NA UNIÃO EUROPEIA

QA

-02-14-324-PT-1

Para mais informações:

europarl.europa.eu

Para mais informações sobre a União Europeia na Internet, via servidor Europa: http://europa.eu

Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2015

ISBN 978-92-823-5508-4 doi:10.2861/56655

Manuscrito concluído em janeiro de 2015

Ilustrações: Jing Zhang/© União Europeia

© União Europeia, 2015 Reprodução autorizada mediante indicação da fonte

Printed in BelgiumIMPRESSO EM PAPEL BRANQUEADO SEM CLORO ELEMENTAR (ECF)

Europe Direct é um serviço que respondeàs suas perguntas sobre a União Europeia

Linha telefónica gratuita (*):

00 800 6 7 8 9 10 11(*) As informações prestadas são gratuitas, tal como a maior parte das chamadas,

embora alguns operadores, cabinas telefónicas ou hotéis as possam cobrar.

OUTSIDE

wire bind this edge

please adjust the width of this page if required!!