Pa Lavra

5
Palavra: Pr. Gustavo "Destruição" João 10:10 Satanás não quer nos destruir. Ele quer destruir os planos de Deus em relação a nós para provar que Deus está errado. Somos apenas um brinquedo para ele. Apocalipse 12:9, 13-13:2 O restante da descendência sou eu. A serpente que enganou Eva se tornou um dragão porque nosso pecado deu poder a ele. Para ser salvo é preciso ser cheio do Espírito Santo. Sem o Espírito não somos nada. Nós podemos ficar sem o Espírito e podemos ser os causadores de nossa destruição. Mateus 12:43-45; 12:28-37 Para que um espírito imundo tome conta do nosso coração o Espírito Santo não pode estar em nós. Muitas pessoas vivem suas vidas baseados em desculpas. Nossas atitudes estão sob nossa responsabilidade e delas daremos conta. Não podemos culpar outra pessoa. Se alguém falar contra o Espírito perderá a presença de Deus. Casa vazia! O Espírito Santo não pode habitar uma casa imunda. Não conseguimos conversar com Deus através da carne ou da alma. Ele nos deu espírito para falarmos ao Espírito Santo. Gálatas 4:5-7 Quando começamos a pecar e não nos arrependemos, negamos a verdade de Deus. É como dizer que não queremos a presença de Deus.

description

Satanás não quer nos destruir. Ele quer destruir os planos de Deus em relação a nós para provar que Deus está errado. Somos apenas um brinquedo para ele.

Transcript of Pa Lavra

Page 1: Pa Lavra

Palavra: Pr. Gustavo

"Destruição"

João 10:10

Satanás não quer nos destruir. Ele quer destruir os planos de Deus em relação a nós para provar que Deus está errado. Somos apenas um brinquedo para ele.

Apocalipse 12:9, 13-13:2

O restante da descendência sou eu.

A serpente que enganou Eva se tornou um dragão porque nosso pecado deu poder a ele.

Para ser salvo é preciso ser cheio do Espírito Santo. Sem o Espírito não somos nada.

Nós podemos ficar sem o Espírito e podemos ser os causadores de nossa destruição.

Mateus 12:43-45; 12:28-37

Para que um espírito imundo tome conta do nosso coração o Espírito Santo não pode estar em nós.

Muitas pessoas vivem suas vidas baseados em desculpas. Nossas atitudes estão sob nossa responsabilidade e delas daremos conta. Não podemos culpar outra pessoa.

Se alguém falar contra o Espírito perderá a presença de Deus. Casa vazia!

O Espírito Santo não pode habitar uma casa imunda.

Não conseguimos conversar com Deus através da carne ou da alma. Ele nos deu espírito para falarmos ao Espírito Santo.

Gálatas 4:5-7

Quando começamos a pecar e não nos arrependemos, negamos a verdade de Deus. É como dizer que não queremos a presença de Deus.

1 Samuel 4:14-22

A Presença de Deus (arca/Espírito Santo) me dá vitória.

Pode ser que estamos na igreja mas não temos o Espírito Santo.

1 Samuel 2:12-

***Sinais de que não se tem a Presença

1-Não se importar com Deus

Page 2: Pa Lavra

2-Debochar das coisas de Deus

3-Ser sarcástico, mentiroso, manipulador

4-Só faz a própria vontade

Quer saber se a pessoa tem Espírito Santo? Dê poder a pessoa. Quer saber se a pessoa realmente tem o Espírito? Retire o poder.

Assim como Hofni e Fineias muitos manipulam a palavra para continuar em pecado. O pecado dos dois fez a nação perder a arca.

Pv. 18:7

A nossa própria boca nos destrói.

1 Co. 10:9-13

Nossa murmuração traz destruição.

1 João 3:5-10

O nascido de Deus tem uma semente em si, e isso nos impede de pecar.

Tg. 2:26

Como me libertar de mim mesmo?

Hebreus 12:10-14

***Observações

1º Pregação – Roubar – O pecado é sorrateiro e muitas vezes passa despercebido. Ele move-se em segredo. Como vencer? Verdadeiro arrependimento e quebrantamento. O Senhor está perto dos que tem coração quebrantado.

2º Pregação – Matar – A morte é consequência do pecado não confessado. Quando vivemos uma vida de pecados morremos espiritualmente. Nessa condição, não nos preocupamos em fazer a obra de Deus. Como mudar? Abandonar o estilo de vida medíocre e viver a obra de Deus.

3º Pregação – Destruir – O diabo tem o propósito de nos destruir por frustrar os planos de Deus para nossa vida.

Quando aceitamos Jesus, nós nascemos de novo. Passamos a ter duas naturezas: uma natural, pecadora por ser descendente de Adão e uma natureza espiritual que é gerada pelo Espírito Santo. O homem espiritual não peca. Mas o homem natural continua pecando. Nossa luta é romper todas as ligaduras da impiedade, todo pecado que o homem natural pratica, e que impede que o homem espiritual se desenvolva.

O Espírito Santo vem habitar em nós no momento em que aceitamos a Jesus. (At. 8:15-16) Mas para sermos cheios do Espírito precisamos recebê-lo em nós, tomar posse dele. Ser cheio é ser

Page 3: Pa Lavra

batizado, imerso totalmente de modo que Ele tenha o controle de nossas vidas e não nós mesmos. Somos ungidos por Ele até transbordar. (Salmo 23:5)

O jugo do inimigo nos leva a fazer o que não desejamos. Temos um bloqueio espiritual, fazemos coisas que não queremos, temos pensamentos impuros, não conseguimos ler a Bíblia etc. Muitas vezes nós mesmos tomamos esse jugo sobre nós ou o aceitamos sobre nossa vida. O único jugo que devemos levar é o de Jesus. (Is. 10:27; Mt. 11:29-30)

Exemplos de jugos que nós mesmos tomamos ou aceitamos: jugo desigual com incrédulos; religiosidade; responsabilidades que se tornam um peso grande demais para levar. A sobrecarga nos impede de ter comunhão com Jesus e nos faz olhar para os problemas.

O que nos prende ao pecado? Isaías 58:6

Ligaduras da impiedade (ou correntes da injustiça): amarras (legalidades) que nos ligam ao diabo em consequência de pecados ou práticas espirituais ilicitas passadas e não-confessadas. Isso dá a ele o direito legal de nos atingir. (Dt. 28:15)

Ataduras da servidão (ou cordas da injustiça): prática e repetição do mesmo pecado. Isso nos torna escravos ou servos do pecado e do demônio que atua na área daquele pecado específico.

Jugo: Opressões, jugos, maldições, falta de amor, falta de temor a Deus, traumas e feridas na alma que contaminam as emoções, mente e vontade e imperam em nossa vida através do velho homem.

Muitos podem até manifestar dons do Espírito, mas sua vida não manifesta os frutos espirituais.

A responsabilidade pela Presença de Deus é nossa. (Arrependimento + confissão + comunhão + santificação = Presença)

O jejum pode revelar se temos ou não o Espírito Santo. Nesse momento em que nossa carne está mortificada e nossos sentidos estão mais aguçados devemos analisar como nos encontramos. Estamos de fato sendo guiados pelo Espírito? Ou agimos apenas segundo o que a nossa mente julga ser mais vantajoso, mais racional, mais seguro?

Nossa boca nos leva à destruição. Ex: Encontramos falhas na igreja. Ao invés de murmurar e criticar, Deus nos chama para reparar a brecha por meio da oração. Ezequiel 13:3-5: Se os profetas tivessem reparado as brechas, Israel resistiria ao combate no dia do Senhor.

Como me libertar de mim mesmo?

Quando um criminoso era condenado à crucificação, ele levava vários dias para morrer e se fosse deixado na cruz poderia acontecer de seus familiares retirarem o corpo, cuidarem das feridas e o criminoso voltar às suas atividades ilegais. Por isso era comum os soldados quebrarem as pernas dos condenados. (João 19:32-33) Se não crucificarmos o homem natural todos os dias, provavelmente ele será retirado da cruz, tratado e voltará a controlar nossa vida para o mal.

Page 4: Pa Lavra

Hebreus 12:10-14

Fortalecer as mãos enfraquecidas – não se deixar levar por dificuldades e desânimo.

Fortalecer os joelhos vacilantes – sair do estado de paralisia espiritual e voltar a correr. Fortalecer o espírito.

Fazer caminhos retos – parar de mancar em duas opiniões (santidade X pecado / igreja X mundo).

Esforçar-se para viver em paz com todos e ser santo – viver o processo de santificação todos os dias.