{pág 11} MURICY DIZ QUE HAVIA ATÉ RATO NO VESTIÁRIO … · dade foi escolhida por ser...

16
ELE ‘FLUGIU’ MURICY DIZ QUE HAVIA ATÉ RATO NO VESTIÁRIO DO FLUMINENSE {pág 16} Carnaval de rua é o maior do Brasil Cidade recebeu quase 5 milhões de foliões nos blocos, o dobro do esperado Em 2012, desfiles na zona sul serão reduzidos à metade, quantidade de banheiros químicos será aumentada e haverá multa para mijões {pág 03} Presidente dos EUA vai fazer discurso na praça em visita ao Rio Governante também conhecerá a UPP da Cidade de Deus {pág 02} Japão pede ajuda aos EUA Bernardo, o xodó vascaíno Meia de 20 anos repete feito de Romário e Dodô {pág 15} Após nova explosão, governo pede auxílio para resfriar reator da usina nuclear de Fukushima Itamaraty diz que brasileiros não devem viajar ao país {pág 08} Risco nuclear Obama vai à Cinelândia Restaurante para cães em Copacabana oferece comida natural, feita com peito de peru e até semente de linhaça, no lugar da ração {pág 12} Filho de Elias Maluco é preso ‘Maluquinho’ era procurado por assalto à mão armada {pág 04} Mín 21°C Máx 29°C RIO DE JANEIRO Terça-feira, 15 de março de 2011 Edição nº 108, ano 1 Banquete natural A mostra “O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues” abre hoje na Caixa Cultural {pág 11} RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável. MACARENA LOBOS/METRO RIO

Transcript of {pág 11} MURICY DIZ QUE HAVIA ATÉ RATO NO VESTIÁRIO … · dade foi escolhida por ser...

ELE ‘FLUGIU’MURICY DIZ QUE HAVIAATÉ RATO NO VESTIÁRIODO FLUMINENSE {pág 16}

Carnaval de rua éo maior do Brasil

Cidade recebeu quase 5 milhões de foliões nos blocos, o dobro do esperado Em 2012, desfiles na zona sulserão reduzidos à metade, quantidade de banheiros químicos será aumentada e haverá multa para mijões {pág 03}

Presidente dos EUA vai fazer discurso napraça em visita ao Rio Governante tambémconhecerá a UPP da Cidade de Deus {pág 02}

Japão pede ajuda aos EUA

Bernardo, o xodó vascaíno Meia de 20 anos repete feito deRomário e Dodô {pág 15}

Após nova explosão, governopede auxílio para resfriar reatorda usina nuclear de Fukushima

Itamaraty diz que brasileirosnão devem viajar ao país {pág 08}

Risco nuclear

Obama vai à Cinelândia

Restaurante para cães em Copacabana oferece comida natural, feita com peito de peru e até semente de linhaça, no lugar da ração {pág 12}

Filho de EliasMaluco é preso‘Maluquinho’ era procurado porassalto à mão armada {pág 04}

Mín 21°CMáx 29°C

RIO DE JANEIROTerça-feira, 15 de março de 2011

Edição nº 108, ano 1

Banquete natural

A mostra “O Universo Gráfico de Glauco

Rodrigues” abre hojena Caixa Cultural {pág 11}

RE

CIC

LE A

IN

FOR

MA

ÇÃ

O:

PASS

E

EST

E J

OR

NA

L PA

RA

OU

TR

O L

EIT

OR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

ertif

icad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flore

stal

res

pons

ável

.

MACARENA LOBOS/METRO RIO

02

1foco

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011rio

De braços abertospara receber Obama

Barack Obama A última visita de umpresidente americano aoRio de Janeiro foi a de BillClinton, em 1997. Naocasião, acompanhadopela mulher Hillary (atualsecretária de Estadoamericana), ele conheceua quadra da Mangueira.

Outras informações sobre avisita do presidente americano no site criadopela embaixada: www.obamabr.org

O famoso Cristo Redentor será um dos pontos visitados pela família de Barack Obama

PEDRO KRLLOS/RIOTUR/DIVULGAÇÃO

Palco histórico de manifes-tações sociais no Rio de Ja-neiro, a Cinelândia foi o lo-cal escolhido pela comitivaamericana para o discursooficial do presidente dos Es-tados Unidos, Barack Oba-ma, no Brasil, no domingo.Um dia antes, ele desembar-ca em Brasília para se en-contrar com a presidenteDilma Rousseff.

O evento será gratuito,mas não serão permitidaspessoas no local com mochi-las e bolsas, segundo o con-sulado geral dos EUA. A en-trada será liberada a partirdas 11h30. O discurso deObama terá tradução simul-tânea para o português.

Ontem, um helicópteromilitar sobrevoou os pontos

do Rio por onde passará acomitiva. O presidente ame-ricano virá acompanhadoda mulher, Michelle, e dasduas filhas, Malia e Sasha.

Além do evento na Cine-lândia, ele visitará a Unida-de de Polícia Pacificadora daCidade de Deus. A comuni-dade foi escolhida por ser lo-calizada em uma área plana.Por fim, o roteiro da famíliaObama incluirá um passeiopelo Cristo Redentor.

O governador Sérgio Ca-bral, o prefeito EduardoPaes e o embaixador dos Es-tados Unidos no Brasil, Tho-mas Shannon, reuniram-seontem, no Palácio Guanaba-ra, para acertar os últimosdetalhes da visita de BarackObama. METRO RIO

Presidente americano visita o Riono domingo e discursa na Cinelândia

Evento terá tradução simultânea

Fiscalização começa eBRS já pode multarApós três semanas de orien-tação, os 11 radares eletrô-nicos do corredor expressopara ônibus da avenida Nos-sa Senhora de Copacabanaentraram em operação. Osmotoristas de carros, táxissem passageiro e vans queinvadirem o BRS (Bus RapidSystem) serão autuados eminfração leve, perderão trêspontos na carteira e terãoque desembolsar R$ 53,20.

Segundo a Secretaria Mu-nicipal de Transportes, o es-tacionamento na pista da

esquerda nos dias úteis sóserá permitido depois das21h, após as 14h nos sába-dos e o dia inteiro nos do-mingos e feriados. Quandoo estacionamento estiver li-berado, qualquer veículopode circular pelo corredor.

O sistema vai chegar àrua Barata Ribeiro até o fimdo mês. A via, paralela àNossa Senhora de Copaca-bana, já está sendo prepara-da, com a pintura das faixase instalação de equipamen-tos. METRO RIO

Barata Ribeiro já está

com a faixa pintada

MACARENA LOBOS/METRO RIO

Solução para osolo da serraTRAGÉDIA. A comissão deagricultura, pecuária, polí-ticas rural, agrária e pes-queira da Alerj vai fazeruma visita a Nova Fribur-go hoje. Engenheiros agrô-nomos avaliarão o solo evão propor medidas para arecuperação dos terrenos.

METRO RIO

Lixão de SeropédicaSUBSTITUIÇÃO. Cenário dodocumentário indicado ao

Oscar “Lixo extraordiná-rio”, o lixão de Gramacho,em Duque de Caxias, serádesativado até o fim doano. Mas parte do lixo dei-xará de ir para lá já no fimdeste mês, e será levadopara a nova central de tra-tamento de lixo em Sero-pédica. METRO RIO

Fiscalização do DetranIPVA. Até domingo, o De-tran fará 33 operações defiscalização na região me-tropolitana. O objetivo éapreender veículos cujosresponsáveis estejam emdébito com o IPVA ou diri-gindo com a carteira demotorista vencida ou cas-sada. METRO RIO

Breves

Fiscalização

15veículos queatuavam emsituação irregularno transporte depassageiros foramapreendidos ontemem uma operaçãodo Departamentode TransportesRodoviários (Detro)em vários bairrosdo Rio. Na Ilha doGovernador, umaequipe sofreutentativa deintimidação porparte de algunsmotoristas quetiveram o carroapreendido nobairro da Cacuia.

CPI

A ComissãoParlamentar deInquérito (CPI)para investigar otráfico de armasno Estado foiinstalada ontemna Alerj. “O parlamentoprecisa dar a suacontribuição parauma questãograve, que é otráfico de armas”,diz o deputadoMarcelo Freixo(PSOL), quepreside a CPI.

Marcelo Freixo

Maiores reclamaçõessão banheiros e acessoUma pesquisa encomenda-da pela Riotur à Escola Su-perior de Propaganda e Mar-keting (ESPM) constatouque o principal problemados blocos é a limpeza dosbanheiros, que recebeu no-ta 4,39 dos entrevistados.

A segunda maior recla-

mação é o acesso aos blo-cos (com nota 5,14), segui-da por limpeza do trajeto(5,59) e quantidade de ba-nheiros (5,72). Apenas umserviço recebeu nota acimade 6: a segurança, com 6,7.

Na Sapucaí, as principaisqueixas são a variedade e ospreços da alimentação, quereceberam notas 5,28 e5,21, respectivamente.

A pesquisa entrevistou1.003 pessoas – entre cario-cas, turistas nacionais e es-trangeiros – na Avenida eno Carnaval de rua. R.M.

Teste paraOlimpíadas O secretário de Conserva-ção e Serviços Públicos,Carlos Roberto Osório, afir-mou que o Rio passou, comsucesso, por uma operaçãoque representa mais da me-tade de uma Olimpíada.

“O Carnaval foi o maiordesafio de logística que oRio já viveu em tempos re-centes. Recebemos quase 5milhões de pessoas, enquan-to nos Jogos Olímpicos espe-ramos 9 milhões. Saímosmuito fortalecidos enquan-to capacidade operacionalda prefeitura”, disse. R.M.

Quase 5 milhões de pessoas festejaram nas ruas da cidade, dando ao Rio o título de maior Carnaval do BrasilSuperlotação faz prefeitura fixar novas metas para 2012 e reduzir em 50% o público em blocos da zona sul

Monobloco atraiu cerca de 500 mil pessoas no domingo: bloco já teve de mudar algumas vezes o local de desfile. Na última, saiu da praia de Copacabana para a avenida Rio Branco

MURILO REZENDE/FUTURA PRESS

Uma multidão de foliõesinvadiu o Rio no períodode Carnaval. Pelos cálculosda Riotur, a cidade rece-beu 4.877.900 pessoas –quase o dobro da expecta-tiva inicial da prefeitura.Número que põe o Rio co-mo o maior Carnaval derua do Brasil.

Apesar do sucesso, a pre-feitura constatou que aquantidade de foliões na zo-na sul foi excessiva. A solu-ção, para o próximo ano, vaiser cortar blocos para redu-zir em 50% o número de fo-liões nos bairros da região.

“A zona sul chegou ao li-mite. Foi um recorde mui-

to acima do esperado. Va-mos ter um trabalho paraver quais terão que deixarde desfilar e quais terãoque migrar para outrasáreas. Novos blocos não se-rão aceitos”, afirma o se-cretário de Turismo e presi-dente da Riotur, AntônioPedro Figueira de Mello.

O público estimado nazona sul era de 744.050 fo-liões. No entanto,1.542.900 pessoas pularamCarnaval nas ruas da re-gião. “O impacto é maiorpor causa dos moradores.Então vamos levar em con-ta a tradição e há quantotempo os blocos desfilam.

Os tradicionais foram res-ponsáveis pelo resgate doCarnaval de rua, por issoesses serão mantidos”, ex-plica Antônio Pedro.

Entre as quase 5 milhõesde pessoas que curtiram afolia carioca, um milhãoera de turistas, sendo que40% destes eram estrangei-

ros. Os gringos mais os tu-ristas nacionais e os pró-prios cariocas geraram pa-ra a cidade uma receita deUS$ 740 milhões, o equiva-lente a R$ 1, 23 bilhão.

Invasão de foliões

Em números

1,2 milhão de litros de xixiforam recolhidos pelos ba-nheiros químicos e 750 millitros pelos contêineres. Ouseja, o equivalente a trêspiscinas olímpicas de urina.2.660.850 era o número defoliões estimados para a ci-dade, que acabou receben-do 4.877.900 pessoas.

849,5 toneladas de lixo fo-ram removidas das ruaspela Comlurb nos cincodias oficiais de folia, au-mento de 12% em relaçãoao ano passado.70 toneladas de materialreciclado foram recolhidasna Sambódromo – 12% a13% de redução de lixoque saiu da Sapucaí paraos aterros sanitários.

[email protected]

“Bloco é que nemfeira. Todo mundogosta, mas não nafrente da sua casa.”ANTÔNIO PEDRO FIGUEIRA DEMELLO, SECRETÁRIO DE TURISMO

Em 2012,multa aosmijões A prefeitura admitiu queos banheiros químicosinstalados nas ruas fo-ram insuficientes. Ape-sar de ter triplicado onúmero de sanitários

(com 13 mil posições)em relação ao Carnavalanterior, a quantidadenão deu vazão à invasãode foliões que tomaramas ruas do Rio.

No ano que vem, a me-ta é aumentar mais. Alémdisso, a caça aos mijõesserá intensificada com aaplicação de multa. O se-cretário especial da Or-

dem Pública, Alex Costa,vai sugerir a elaboraçãode um projeto de lei paramultar os infratores.

“Para respeitarem, épreciso também doer nobolso. O mijão seria en-quadrado no artigo 233do Código Civil (ato obs-ceno)”, explica Costa. NoCarnaval, 777 mijões fo-ram detidos. R.M.

39%dos turistasque frequen-

taram os blocos tive-ram suas expectativassuperadas e 61% tive-ram suas expectativascorrespondidas.

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

03rio

Acidente na av.Brasil deixaquatro feridos COLISÃO. Um ônibus, da li-nha 392 – Bangu/Largo daCarioca – seguia no senti-do Centro da avenida Bra-sil quando perdeu a dire-ção, atravessou o canteiroe passou para a pista cen-tral, atingindo o ônibusque fazia o trajeto Caxias –Central. A colisão foi em-baixo do viaduto da LinhaVermelha e deixou quatroferidos. METRO RIO

Apreensão dearmas e drogasBOPE. Policiais do Batalhãode Operações Especiaisapreenderam, ontem,drogas e armas, no Morrode São Carlos, no Estácio.A Polícia Militar informouque, após denúnciaanônima, o material foiencontrado em um lixão,em uma localidadechamada de “Terrinha”.No dia 6 de fevereiro, oBope invadiu ascomunidades Zinco, Querosene, Mineira, São Carlos e Coroa.

METRO RIO

Breves

Dois médicos do InstitutoFernandes Figueira, no Fla-mengo, disseram ter sidopor conta de defeito do bis-turi elétrico a causa da am-putação da perna de um re-cém-nascido na semana pas-

sada. A menina, com menosde três semanas, passavapor cirurgia para tratar hi-drocefalia quando sofreugrave queimadura na pernapor placa de metal.

Foram ouvidos, em de-

poimento ontem pela ma-nhã na 9ªDP (Catete), oneurocirurgião, que estavacomo assistente durante acirurgia, e o pediatra, queacompanha o bebê. O che-fe da equipe médica está

viajando e deve depôr ama-nhã.

O delegado do caso, PedroPaulo Pinho, disse que vaiaguardar laudo da períciamédica para avaliar se hou-ve erro médico. METRO RIO

Polícia civil demite trêse militar afasta quatro

Amputação de perna de bebê recém-nascidofoi por defeito em bisturi, dizem médicos

Cerca de 50,8 mil professo-res contemplados com no-tebooks pelo projeto “Co-nexão Educação” agora vãoreceber a tecnologia 3G. Abanda larga deverá atendertoda a rede estadual e asubstituição pelo 2G deveser finalizada até junho.

O objetivo é disponibili-zar o acesso à tecnologiamais rápida, permitindoque os professores acesseme baixem conteúdos on-linecom maior velocidade. Coma banda larga, os docentestambém vão pode partici-par de videoconferências e

acessar mais facilmente osportais da Seeduc (ConexãoAluno e Conexão Professor).

O investimento da Se-cretaria Estadual de Educa-ção é de R$ 1,6 milhão pormês nos minimodens, quevão permitir o acesso mó-vel à internet. Os aparelhostambém têm a tecnologiaGSM, permitindo a cober-tura por áreas mais exten-sas do Estado. No próximomês, o projeto piloto vaipercorrer escolas na regiãometropolitana para efetuara substituição dos modens.

METRO RIO

Três inspetores da Polícia Ci-vil foram demitidos ontempor prática de transgressõesdisciplinares. Na UPP (Uni-dade de Polícia Pacificadora)do Morro dos Macacos, nazona norte, quatro agentesda Polícia Militar foramafastados pela Secretaria deSegurança Pública (Seseg).

Os inspetores da civil fo-ram denunciados em 2008,por crime de concussão –quando se exige para si oupara outro dinheiro e vanta-gem em razão de início dealguma investigação. Ostrês agentes teriam cobradodinheiro para não abrir in-quérito sobre irregularida-des em documentos do es-

critório de um empresário,que foi à Corregedoria daPolícia Civil e denunciou aprática. A Secretaria de Se-gurança Pública informouque vai apurar o caso.

A Seseg decidiu tambémontem afastar quatro poli-cias da UPP do Morro dosMacacos. Os agentes se en-volveram em uma confusãoe fizeram três disparos, apósserem agredidos por mora-dores que participavam deuma festa na madrugada deontem, na esquina das ruasSilva Pinto e Corrêa de Oli-veira. Cinco pessoas ficaramferidas e outras cinco foramlevadas para a 20ªDP (VilaIsabel). METRO RIO

Banda larga para professores

Prazo para conclusão de obras éde seis meses Enquanto isso, estrutura metálica provisória servirá para travessia de pedestres Após a demolição e a remo-ção da passarela sete naavenida Brasil, na altura deBonsucesso, finalizadas on-tem, a Secretaria Munici-pal de Obras (SMO) anun-ciou que uma nova passa-rela será construída no lo-cal. Enquanto as obras nãosão concluídas, uma traves-sia provisória vai ser insta-lada na via para garantir asegurança dos pedestres.

Segundo a SMO, antesdo acidente que ocorreu nofim de semana e deixou no-ve pessoas feridas, as obrasda passarela que foi demoli-da já estavam previstas. Oprazo para a entrega da no-va passarela é de seis mesese a licitação da obra já ha-via sido realizada. A novaestrutura será construídaem concreto e terá rampasde acessibilidade.

Enquanto a obra não forconcluída, uma passarela

provisória funcionará paraa travessia dos pedestres.Trata-se de uma estruturametálica tubular, que deve-rá ficar pronta em dez dias.

Ontem, durante todo odia, agentes da prefeiturapermaneceram no local dapassarela removida paraorientar os pedestres aatravessarem na passarelaque fica a cerca de 400 me-tros da antiga.

METRO RIO

Obras para passarela já estavam previstas

BRUNO ITAN / FUTURA PRESS

Nova passarelana avenida Brasil

Filho deElias Malucoé presoO filho do traficanteElias Maluco, condenadopela morte do jornalistaTim Lopes, foi preso nanoite de domingo por po-liciais militares do Bata-lhão de Olaria. Diego Pe-reira da Silva, o “Malu-quinho”, 27, estava fora-gido. O rapaz tinha man-dado de prisão expedidopela Vara Criminal deMadureira por assalto à

mão armada. “Maluquinho” foi pre-

so na rua Sebastião Bar-tolomeu, em Vigário Ge-ral, e encaminhado à De-legacia Brás de Pina. Nomomento da prisão, eleestava armado com pis-tola 9 mm. METRO RIO

R$ 3milhões 'é aproxima-damente o valor danova passarela que será construída na avenida Brasil. Asobras já estavam previstas antes do aci-dente com o ônibus ea licitação já foi feita.

Professores do Estado vão ter mais recursos com o 3G

DIVULGAÇÃO

LUCIANO BELFORD / FUTURA PRESS

Homemmorre emacidente naRio-SantosUm acidente na madruga-da de segunda-feira pro-vocou a morte de um ho-mem e deixou outras cin-

co pessoas feridas, na Ro-dovia Rio-Santos.

Um carro de passeio eum ônibus colidiram defrente na altura do Km499, em Angra dos Reis,na Costa Verde.

O motorista do veículode passeio morreu no lo-cal. Os feridos foram en-caminhados ao hospitalem Angra. METRO RIO

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

04 rio

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

06 brasil

Mais malassumiramem 2010O aumento da circulaçãode passageiros nos aero-portos brasileiros tem vin-do acompanhado de umgrave problema: a quanti-dade de pessoas que viaja enão recebe sua bagagem.

Se em 2010 21% maispessoas viajaram de aviãoem todo Brasil, em relaçãoa 2009, o número de pro-blemas de malas extravia-das cresceu 74%, totalizan-do 7.170 reclamações. Asprincipais causas seriam afalta de investimentos ne-cessários devido ao aumen-to da circulação nos aero-portos e à fraca fiscaliza-ção nos terminais. METRO

Novas taxasde embarque passaram a sercobradas ontem

Viagens de avião ficam mais caras

GUILHERME LARA CAMPOS/FUTURA PRESS

TIM BOYLE/GETTY IMAGES

Voar no Brasil já está maiscaro. Os novos valores rea-justados das taxas de embar-que, tanto para voos domés-ticos como internacionais,passaram a valer ontem.

O aumento havia sidoanunciado em janeiro. Ataxa, antes fixada entre R$8 e R$ 19,62 para voos do-mésticos, e de R$ 21 a R$62 para os internacionais,agora pode chegar a R$20,66 (trechos nacionais) eR$ 67 (internacionais).

A faixa mais cara abriga17 aeroportos das maiorescapitais do Brasil, comoPorto Alegre, Belo Horizon-te, Curitiba e Salvador,além dos terminais de SãoPaulo e Rio de Janeiro.

A taxa de embarque, noentanto, agora poderá vari-ar, já que a nova regra daAnac permite que o aero-

porto isente o passageiroda cobrança ou que aindacobre 20% acima do teto (ovalor cobrado a mais em

uma faixa de horário deveser compensado com des-contos em outras).

Por enquanto, a Infraero

deu descontos apenas nastarifas domésticas dos ae-roportos de Galeão (Rio) eConfins (Minas), que conti-

nuarão em R$ 19,22. Todasas outras taxas foram fixa-das no valor máximo per-mitido. METRO

105reclamações por extra-vio ou violação da ba-gem foram registradasem janeiro e fevereirodeste ano só no aero-porto de Brasília.

Elaine de Oliveira, 50anos, corretora de imó-veis de Bauru (SP) – De-pois do programa MinhaCasa Minha Vida, os fi-nanciamentos de imó-veis usados estão demo-rando demais junto àCaixa. Alguns proprietá-rios desistem da nego-ciação. O que a senhorapode fazer para melhoraressa situação, ajudando,assim, os corretores deimóveis?

Presidenta Dilma – Gra-ças à prioridade que o go-verno federal deu à habi-tação, o financiamento deimóveis cresceu 16 vezes

nos últimos oito anos. Em2002, a Caixa Econômicaconcedeu R$ 4,8 bilhõesde financiamento em cré-dito imobiliário e, em2010, chegou a R$ 77,8 bi-lhões, com a assinaturade 1,2 milhão de contra-tos. A evolução se deu tan-to no segmento de imó-veis novos quanto no deimóveis usados. A Caixatem registrado, em mé-dia, a assinatura de 4.300contratos por dia, númeromuito superior ao que osdemais bancos registramem um mês inteiro. Essesfinanciamentos benefi-ciam milhares de famí-lias, que realizam o sonho

da casa própria, e multi-plicam os negócios do se-tor, incluindo a correta-gem. Mas, ao mesmo tem-po, causa um certo des-compasso entre o volumeda procura e a estruturade atendimento disponí-vel. Várias medidas estãoem curso, inclusive a mo-dernização de sistemastecnológicos. Acreditamosque em breve será possí-vel dotar todas as agên-cias da Caixa Econômicade condições de prontoatendimento.

Silvano Silva de Lima, 42anos, desempregado deArcoverde (PE) – Pernam-buco recebeu obras fede-rais, mas mesmo assimnão consegui uma vagade emprego, mesmo es-tando inscrito na Agên-cia do Trabalho. No seugoverno serão criadoscursos de profissionaliza-ção para capacitar aspessoas?

Presidenta Dilma – Silva-no, desde o governo pas-sado, estamos gerandoum volume recorde de

novos empregos e ofere-cendo capacitação para ostrabalhadores. O índicede desemprego atualmen-te é um dos menores dahistória. E aí em Pernam-buco, em breve, você teránovas oportunidades deemprego. O Ministério doTrabalho e Emprego vaioferecer gratuitamentecursos de qualificação pa-ra os trabalhadores do Es-tado, dentro do Plano Se-torial de Qualificação(Planseq). A meta para es-te ano, em Pernambuco, écapacitar 6.180 trabalha-dores, para atuarem naconstrução e em obrasdas refinarias e dos esta-leiros. Haverá tambémcursos para diversas fun-ções nas indústrias deaçúcar e de álcool. Paramais informações, procu-re uma agência do Siste-ma Nacional de Empregos(Sine) da sua região ou aSecretaria de Trabalho doEstado. Isso vale para to-do o país. Outra opção éprocurar uma escola téc-nica. Pernambuco conta-va, até 2002, com oito es-colas técnicas, e, no go-

verno passado, nós cria-mos mais sete unidades.No total, elas ofertarãoneste ano 18.175 vagas.

Neire Lapa Claro, 76anos, dona de casa deSantos (SP) – Várias ve-zes cancelei projetos daminha família, porque asua realização acarreta-ria sacrifício de outrasnecessidades. Como che-fe dessa enorme famíliaque é a população brasi-leira, a senhora não po-deria evitar o desgasteda execução do projetoda Copa do Mundo, em2014, e talvez a vergonhade expormos ao mundoo nosso despreparo?

Presidenta Dilma – Apreparação para um even-to da magnitude de umaCopa do Mundo não é, ob-viamente, uma tarefa fá-cil. Mesmo assim, não te-nho a menor dúvida deque o Brasil terá sucessonessa empreitada. A Copanão é apenas despesa. OMundial vai contribuirpara o nosso projeto dedesenvolvimento, geran-

do empregos e aumentan-do a renda do trabalha-dor. Estimamos que serãocriados 330 mil empregosdiretos e 400 mil tempo-rários. O evento tornará oBrasil uma vitrine inter-nacional –esperamos re-ceber cerca de 600 mil tu-ristas. No setor de infraes-trutura, os investimentoschegarão a R$ 33 bilhões,com 68% de participaçãodo governo federal. Sãorecursos destinados à mo-dernização e construçãode aeroportos, portos,melhorias no transporteurbano, na segurança ena saúde. Os investimen-tos não servirão apenasao evento. O legado daCopa estará presente nocotidiano de cada um dosbrasileiros. Quanto àspreocupações, lembroque durante a Copa dasConfederações, realizadana África do Sul apenasum ano antes da Copa doMundo, dizia-se que opaís não conseguiria rea-lizar as obras necessáriasa tempo. No entanto, oMundial foi consideradoum sucesso.

Coluna

CONVERSA COMA PRESIDENTAENVIE SUAS PERGUNTAS ÀPRESIDENTA PARA O [email protected]

Aeroporto de Congonhas, que está entre os que têm taxas de embarque mais caras

Extravio aumentou

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

07economia

Tramita na Câmara dosDeputados um PL (Proje-to de Lei) que vai obrigaras empresas de transpor-te rodoviário e aquaviá-rio a emitir bilhetes iden-tificados e arquivar os da-dos dos passageiros poraté um ano. A ideia é po-der emitir a segunda viadas passagens, quandonecessário.

Atualmente, os passa-geiros precisam registrarum boletim de ocorrênciapolicial em caso de extra-vio do bilhete para conse-guir embarcar. Mas, de

acordo com o autor do PL ,deputado Hugo Leal (PSC-RJ), o acesso à segunda viada passagem é um direitodo consumidor, que pagoupelo serviço. Ele defendeainda que o armazena-mento de dados do usuá-rio pode ser feito por umbaixo custo.

O PL 8009/10 será anali-sado pelas comissões deDefesa do Consumidor, deViação e Transportes, e deConstituição e Justiça e deCidadania, sem necessida-de de passar pelo plenário.

METRO

Empresas terão de emitir passagem identificada

WESLEY SANTOS/FOLHAPRESS

Bilhete de ônibus terá 2ª via

Consumidor atento pode desfrutar tranquilo da agenda de shows 2011

O ano de 2011 está repletode opções de shows interna-cionais. Nomes como Shaki-ra, Seal, Iron Maiden, OzzyOsbourne, Slash, ChemicalBrothers e Roxette desem-barcam por aqui para ale-gria dos fãs. Mas, compraringresso para assistir a seuartista favorito tem se torna-do um problema recorrentepara os consumidores.

Dificuldade para com-prar o ingresso pela inter-net e cobrança de taxa deserviço são dois pontos po-lêmicos e que geram mui-tas reclamações. De acordocom o Idec, em eventosabertos, não pode havervenda de ingressos comvantagem exclusiva para opúblico vinculado ao patro-cinador em detrimento dopúblico em geral – o que ca-racterizaria uma práticadiscriminatória.

A advogada do Idec, Ma-riana Alves lembra aindaque só pode haver cobran-ça de taxa de conveniênciase, de fato, houver conve-niência para o consumidor.“Vale lembrar que a meravenda de ingressos pormeio eletrônico (sem entre-ga em domicílio) é tambémde interesse do fornecedor,portanto, não pode ser vis-ta como vantagem”, diz.

Em caso de conduta ile-gal, o Idec recomenda queo consumidor procure aempresa formalmente, en-viando uma carta com avi-so de recebimento, paraque haja uma tentativa desolução amigável para o ca-so. Não havendo respostaou sendo essa negativa, oconsumidor pode recorrerao Procon ou à Justiça, pe-dindo a reparação dos da-nos sofridos. METRO

Onde reclamar

São Paulo Rio de JaneiroProcon-SPTelefone: 151Site: www.procon.sp.gov.brEndereços: nos Poupatempos de Itaquera, Santo Amaro e SéJuizado Especial Cível: Para causas de até 20 salários, não é preciso advogado. Veja a lista completa de endereços no site www.procon.sp.gov.br, na opção "Orientações de consumo"

Procon RioTelefone: 151Endereço: R. da Ajuda 5, subsolo, Centro

Delegacia do Consumidor (Decon)Telefones: 3399-7031/ 3399-7034

Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio de JaneiroTelefone: 3814-2220, E-mail: defesaconsumidor@ camara.rj.gov.br

Exija seus direitos nacompra de ingressos

Começa hoje a 19ª Feicon,principal (e maior) vitrinedo mercado da construçãocivil na América Latina,com a participação de 750marcas, de 21 países, dis-tribuídos em 85 mil m² deárea de exposição, e coma expectativa de receber150 mil visitantes até o dia19 de março,

A expectativa de um nú-mero recorde de participa-ção na feira é explicado pe-lo aumento no mercado daconstrução no país nos últi-mos anos. “O consumo dasclasses C e D são funda-mentais para o setor. Hojeesse segmento representa77% do consumo de mate-riais”, explica a diretora dafeira, Liliane Bortoluci.

Direcionado a arquite-tos, decoradores, lojistas econsumidores interessadosem construir e reformar, oevento engloba os setoresde construção e engenha-ria, transporte e logística, eveículos e máquinas, eaposta em produtos que fa-

zem uso de novas tecnolo-gias, como um robô quelimpa a piscina sozinho,uma banheira spa gigante,que produz ondas, e umacasa interativa controladapelo toque. METRO

Onde: no Pavilhão de Exposi-ções do Anhembi (av. OlavoFontoura, 1209, São Paulo, tel.:(11) 2226-0400Site: www.feicon.com.brQuando: de hoje a 19/03Quanto: R$ 50 para visitantesnão credenciados. A entrada égrátis para profissionais e estu-dantes do setor que se creden-ciarem pelo site

Feicon aposta emnovas tecnologias

2500produtos serão lança-dos durante a Feicon,que abriga outroseventos paralelos co-mo o SP Infra-Estrutu-ra – que espera levar15 mil visitantes à áreaexterna do Pavilhão.

Seguro-desemprego soma R$ 20,44 bilhões e bate recorde

Foram pagos R$ 20,44 bi-lhões em seguro-desem-prego no ano passado, in-formou o Ministério doTrabalho. O volume é no-vo recorde histórico e re-presenta um aumento de4,4% em relação a 2009,quando o pagamento so-

mou R$ 19,5 bilhões.De acordo com os dados

divulgados, 7,46 milhõesde trabalhadores recebe-ram o benefício em 2010.No ano anterior, foram 7,8milhões de beneficiados.

O ministério tambémprometeu intensificar o

combate às fraudes na con-cessão do seguro-desem-prego e do abono salarial.A medida visa enxugar emR$ 3 bilhões os gastos dapasta – como parte do cor-te de R$ 50 bilhões no orça-mento do governo desteano. METRO

Inovação: casa interativa é controlada pelo toque

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

TERMÔMETRO ECONÔMICO

Venda decimentocresce 14%O índice de venda de ci-mento no mercado in-terno brasileiro bateuum novo recorde com oaumento de 14% em fe-vereiro em relação aomesmo mês do ano pas-sado. Os dados foram an-tecipados pela colunista

da BandNews FM Môni-ca Bergamo, que ressal-tou o crescimento em ci-ma de números que jáeram elevados.

A venda de cimento éum termômetro impor-tante para a economiaporque diz muito sobrea construção civil, res-ponsável por parte con-siderável dos empregosno país.

Norte e NordesteNúmeros preliminarestambém apontam paraum deslocamento dasfrentes de obras do Nor-deste para o Norte doBrasil. A região Norte te-ve um crescimento de29% nesse setor, três ve-zes mais do que a regiãoNordeste.

29%foi o cresci-mento das

frentes de obras naregião Norte, segun-do dados prelimina-res do setor.Alta de 4,4% ante 2009

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

08 mundo

Apesar de o governo japo-nês garantir que a situaçãoem suas usinas nuclearesestá controlada, um tercei-ro reator de Fukushima te-ve problemas ontem comseu sistema de refrigera-ção, após duas explosõesocorrerem devido ao acú-mulo de hidrogênio.

Ontem, as autoridadesdo país pediram ajuda aosEUA para resfriar os reato-res ameaçados. Segundo opresidente da AutoridadeFrancesa de Segurança Nu-clear, André-Claude Lacos-te, o acidente é mais grave

do que Tokyo indica. Alémde Fukushima, também fo-ram afetadas as usinas deOnagawa e Tokai.

“Temos a impressão deque estamos pelo menosem nível 5 ou 6 (em umaescala que vai de 1 a 7). Éalgo além de Three Mile Is-land (nível 5) e sem alcan-çar Chernobyl (nível 7)”,avaliou. O governo japonêsdiz que o acidente está nonível 4. A Agência Interna-cional de Energia Atômicada ONU também descartoua possibilidade de a situa-ção no Japão se igualar à dausina soviética em 1986.

Segundo o banco CreditSuisse, os prejuízos do Ja-pão com o terremoto che-

garão a 15 trilhões de ienes(R$ 306 bilhões), o queequivale a 3% do seu PIB.

BrasileirosO Itamaraty pediu ontemque os brasileiros evitemviajar ao Japão. O ministé-rio anunciou ontem que oBrasil vai inaugurar umconsulado itinerante nasregiões mais afetadas peloterremoto e pelo tsunamido último fim de semana.

Fukushima tem nova explosão e hárisco de vazamento

Técnicos medem nível radioativo em funcionário da usina

Funcionários da usina voltam a injetar água no reator afetado para evitaracidente Terremoto deslocou o Japão em 4 metros e alterou o equilíbrioda Terra, diminuindo a duração do dia em 1.8 milionésimo de segundo

1,8mil mortes foram con-firmadas até agora,mas o governo japo-nês acredita que o nú-mero possa chegar a10 mil. Pelo menos 12mil pessoas ainda es-tão desaparecidas.

[email protected]

60 segundos

Dr. Thomas Cochran,cientista sênior doprograma nuclear doConselho de Defesa deRecursos Naturais.

O que causou a explosão doreator?Todos os reatores geramenergia a partir da fissãonuclear, o que gera calore material radioativo.Mesmo se o reator fordesligado imediatamen-te, como os japoneses di-zem ter feito, ele conti-nua produzindo calor a10% da capacidade. Porisso é necessário fazer oresfriamento do reator.

Então o verdadeiro problema aconteceu no resfriamento?Sim. O tsunami desligouo gerador que deveriaresfriar o reator. O hidro-gênio explodiu no aci-dente secundário. Os tra-balhadores da centralainda estão trabalhandopara prevenir que o com-bustível radioativo vazepelo fundo da usina.

Esse acidente é comparávelao de Chernobyl?Não será tão ruim. Cher-nobyl era um reator mui-to maior, e o seu revesti-mento tinha muito car-bono que queimou. Essefogo espalhou partículasde fissão no ar. O aciden-te japonês se parecemais ao de Three Mile Is-land, em 1979.

ELISABETH BRAW/MWN

Tokyo ignora ameaçae vive normalmenteApesar da preocupação dacomunidade internacional,os próprios japoneses sesentem tranquilos com asituação do país.

“Minha filha vive na Ale-manha. Ela está aterroriza-da e quer que vá morarcom ela, mas é muito lon-ge... não vou sair daqui”,conta a viúva Fujigo Naga-no, 78, que vive em Tokyo.Ela gosta de observar aspessoas que voltam do tra-balho comendo um sanduí-che na hora do almoço.

“Está vendo? Hoje [ontem]é uma segunda-feira de ne-gócios como outra qual-quer”, afirma, apontandopara o movimento na rua.

O cirurgião dentistaAkio Gondo, 60, está con-fiante. “Eu apoio o nossogoverno quando ele dizque a situação de Fukushi-ma está sob controle. Amenos que um especialistajaponês em energia nu-clear nos diga para fugir,não vou me preocupar.

JORDAN POUILLE/MWNTokyo

Onagawa

Fukushima 1

Fukushima 2

Tokai

EPICENTRO

JA PÃO

Reatores que explodiram

Estado de emergência

Sob alerta

Perigo

O Japão tem 55 usinas de energia nuclear espalhadas peloseu território. As mais afetadas são as do nordeste do país

‘ACIDENTENÃO É TÃO

GRAVE’

KYODO/REUTERS

Microsoft lança o Internet Explorer 9O novo navegador de inter-net da Microsoft foi lança-do mundialmente na ma-drugada de hoje em 40idiomas, e já está disponí-vel para download no linkao lado. Segundo a fabri-cante, a versão de testes foia mais baixada da históriado Internet Explorer, com40 milhões de acessos.

O programa – que só ro-

da nos Windows 7 e Vista –permite aos usuários fixaratalhos de sites na barra detarefas para interagir comeles.

Em até cinco semanas onavegador vai aparecer nasatualizações automáticasdo Windows.

METRO

Conflitos aumentam no Bahrein e na LíbiaA Arábia Saudita envioutropas ao Bahrein ontempara ajudar a reprimir osprotestos da maioria xiitaque se repetem há algumassemanas, em uma iniciati-va que adversários da famí-lia reinante sunita do Bah-rein descreveram comouma declaração de guerra.

Grupos oposicionistasdo Bahrein, incluindo o

maior partido xiita, o We-faq, qualificaram a iniciati-va saudita de ataque contracidadãos indefesos.

Na Líbia, forças leais aMuammar Kadafi retoma-ram a pequena cidade cos-teira de Zuwarah. Nos últi-mos dias, o ditador vem re-cuperando territórios quehaviam sido perdidos paraos rebeldes. AGÊNCIAS

Novidades

Interface mais limpa, queprioriza os sites e diminuio espaço das barras de fer-ramentas.Mais velocidade de proces-samento de conteúdo mul-timídia por meio da utiliza-ção da placa aceleradoragráfica do computador.O Internet Explorer 9 podeser disponibilizado tam-bém para o sistema opera-cional móvel WindowsPhone 7, mas ainda não hádata para isso.

“[A revolta nomundo árabe] éum bem para ademocracia.Depois, poderemoscolher a sensaçãode um OrienteMédio renovado.”LULA, SOBRE AS REVOLUÇÕES ANTI-GOVERNO, EM ENTREVISTA À BBCinternetexplorer9.com.br

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011cultura 09

2cultura

James Ellroy, consagrado autor de ‘Los Angeles - Cidade Proibida’ e ‘Dália Negra’, romances adaptados para o cinema, tem presença

confirmada na Flip 2011 Evento literário homenageará neste ano o escritor brasileiro Oswald de Andrade

James Ellroy, um dos mais importantes autores da literatura policial

MICHAEL BUCKNER/GETTY IMAGES

Os fãs brasileiros da litera-tura terão um ótimo moti-vo para correr ao litoralfluminense, entre os dias6 e 10 de julho: ontem, aorganização da Flip (FeiraLiterária Internacional deParaty) confirmou que oescritor americano JamesEllroy, de 63 anos, vai par-ticipar do evento este ano.O autor dos clássicos “LosAngeles - Cidade Proibida”e “Dália Negra”, entremuitos outros, estará nacidade para lançar o ro-mance “Sangue errante” eduas reedições, ambas noformato de bolso: “Tabloi-de americano” e “6 milem espécie”.

Pelo menos até agora,Ellroy é o escritor de maiorprestígio internacionalcom presença garantida noevento literário.

No ano passado, a Flipsofreu com cancelamentosde última hora e recebeualgumas críticas. Em outu-bro do ano passado, o jor-

nalista Manuel da CostaPinto foi anunciado comonovo curador da Feira, emsubstituição a Flávio Mou-ra, que ocupou a função

durante três anos.A organização da Flip

2011 já havia confirmado apresença dos escritores Da-vid Remnick, Andrés Neu-man, valter hugo mãe (queassina assim mesmo, comletras minúsculas as ini-ciais de seu nome), Joe Sac-co, Pola Olaixarac, JoãoUbaldo Ribeiro e ClaudeLanzmann.

De acordo com notaoficial da organização daFeira Literária Internacio-nal de Paraty, o crítico ita-liano Franco Moretti can-celou sua vinda para oevento deste ano por mo-tivos pessoais.

Gigante do romance

policial

‘A garota da capa ...’ chega às livrariasNovo filme de CatherineHardwick (diretora de“Crepúsculo”), “A garotada capa vermelha”, queestreia no Brasil no dia 21de abril, ganhou uma ver-são em livro assinado pelaescritora Sarah Blakley-Cartwright e David LeslieJohnson, roteirista do lon-ga-metragem. Livro e filmereveem a clássica históriainfantil de ChapeuzinhoVermelho, mas com tonssombrios. METRO RIO

Autor fazestudo sobrea solidãoA Editora Record lança es-ta semana o livro “Soli-dão”, do professor ameri-cano John T. Cacioppo (emparceria com William Pat-rick), um estudo pioneiroque revela os diversos ma-les físicos e psicológicoscausados pelo isolamento.

METRO RIO

David Viñasmorre naArgentina O escritor argentino DavidViñas morreu na madruga-da da última sexta-feira,aos 83 anos, em BuenosAires, após o agravamentode uma infecção provoca-da por uma pneumonia. Oromancista foi fundadorda revista “Contorno”, deorientação esquerdista.Em 1962, Viñas recebeu oPrêmio Nacional de Litera-tura pelo romance “Dar laCara”. Ele ganharia nova-mente o prêmio em 1971,com o livro “Jauría”.

METRO RIO

A capa do livro

DIVULGAÇÃO

Até hoje, o escritor acredita que o mesmohomem que matou sua mãe tambémassassinou a atriz Elisabeth Short, queinspirou o livro ‘Dália Negra’

Sucessoem versõesno cinemaA obra do americano Ja-mes Ellroy já foi adapta-da diversas vezes pelo ci-nema hollywoodiano.Em 1997, “Los Angeles -Cidade Proibida”, longa

de Curtis Hanson, foi in-dicado ao Oscar de me-lhor filme e ajudou a im-pulsionar a carreira deRussell Crowe.

Em 2006, Brian De Pal-ma dirigiu sua versão pa-ra “Dália Negra”, comelenco encabeçado porJosh Hartnett e ScarlettJohansson.

PMCPAULO.COSTA @METROJORNAL.COM.BRWWW.METROPOINT.COM

Breve

A Disneydivulgou aimagem de RipClutchgoneski,personagem daanimação“Carros 2”, queestreia em 3Dnos cinemasbrasileiros em24 de junho. Adivulgaçãoinclui aindapôsteres deinspiraçao retrô.

vem a Paraty

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

10 cultura

Leitor fala

Para falar com a redação: [email protected]

Quem poderia substituir Muricy Ramalho comotécnico do Fluminense?

Siga o Metro no Twitter: @jornal_metroRJ

@soaresbrunop: Muricy não estava tendo um bomrendimento neste ano. Acho que uma boa saída é oDorival, que colocaria o time para frente.

@guinetto: A perda do Muricy é irreparável. Não háoutro nome do Brasil que se compare a ele. Talvez omenos pior seja o Abel Braga.

@zesoares20: O Flu precisa de um técnico jovem,que cresça com o time. Renato Gaúcho ou NeyFranco seriam bons nomes.

Carnaval no RioSou paulistano e passei o Carnavalna zona sul do Rio. Fiquei admiradodas lojas na av. Nossa Sra. deCopacabana, a principal do bairro,ficarem fechadas os três dias. Issoem uma cidade turística que vaireceber eventos como a Copa doMundo e as Olimpíadas. Emcompensação, ambulantes sentadosnas calçadas vendiam produtospirateados. Acredito que o PoderPúblico e a Associação Comercialprecisam rever certas regras.Luis Carlos Neves – São Paulo, SP

Participe também no Facebook:www.facebook.com/metrojornalWeb

Pergunta

Áries – 21/3 a 20/4Arianos terão boa sorte no dia dehoje, impulso emocional forte para

chegar e resolver assuntos que falaram a res-peito de relacionamento.

Touro – 21/4 a 20/5Dia confortável para ti. Vênus, seuplaneta regente, em Aquário te traz

uma vontade muito grande de mudanças e re-novações. Pense e repense suas atitudes.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Mércurio, seu regente, está emáries fazendo com que você fale

sem pensar, cuidado para não magoar as pes-soas que você ama.

Câncer – 21/6 a 22/7A Lua, sua regente, está te aju-dando a confiar mais na sua intui-

ção e no seu coração. Saiba que o amor estápulsando em sua vida.

Leão – 23/7 a 22/8Momento de estar mais intuitivo,confie mais na voz interior que ou-

virá durante o dia, você encontrará soluçõespara vários conflitos na sua vida.

Virgem – 23/8 a 22/9Aproveite a fase da Lua crescente efaça seu planejamento para ampliar

sua prosperidade. Agora é um ótimo períodopara um emprego novo ou uma promoção.

Libra – 23/9 a 22/10Não se aborreça, pois estará so-frendo a influência de saturno em

seu caminho e os obstáculos podem parecermaiores do que são realmente.

Escorpião – 23/10 a 21/11O dia de hoje promete muitos mo-mentos bons. Suas tristezas serão

transformadas em alegria. Oportunidade deser reconhecido com relação aos seus esforços.

Sagitário – 22/11 a 21/12Hoje você receberá uma força extra.Aproveite para iniciar aquele projeto

que há tempos está na gaveta e você estavasem ânimo pra começar.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Esqueça as perdas de seu passado.Existem muitas oportunidades boas

te esperando. As mudanças virão e serãotodas para melhor.

Aquário – 21/1 a 19/2Escute a voz da natureza, pois ela trazmuitas alegrias em sua vida. O amor

e os sentimentos positivos estão em altaneste momento.

Peixes – 20/2 a 20/3Hoje você deve receber uma ótimaproposta. Tenha iniciativa para colo-

car em andamento suas metas e objetivos.Acredite em seu potencial.

Tânia Gori é reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa e convida todos a participar da palestragratuita sobre o tema “Comunicando-se com o Amor”, com a psicóloga Graça Martins, que acontece hoje,às 20h, na sede da instituição (rua Almirante Protógenes, 281, Jardim, Santo André). Mais informações emwww.casadebruxa.com.br ou pelo telefone 4994-4327.

Horóscopo

Hoje é dia da Deusa Cibele, e se festeja o renascimento da Terra. Hoje é um dia que

visa a renovação das pessoas. Nos países Celtas era um dia de oferenda para os

espíritos das águas para o equilíbrio emocional.

por Tânia Gori*

ExpedientePresidente: Cláudio Costa Bianchini. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Diretor de Redação e Jornalista Responsável: José Luiz Longo MTB 13448.Editora Geral: Ana Lúcia do Vale. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz ParanhosEditado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

O jornal Metro é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. Está presente em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. Distribuído gratuitamente de segunda a sexta na cidade do Rio de Janeiro.

Telefone comercial: 021/2586-9575 Telefone redação: 021/2586-9565

“A tiragem desta edição de 1oo.000 exemplares é auditada pela BDO.”

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Os invasores são seres alienígenas criados pelo cartunista Farini que têm a missão de invadir a Terra e eliminar seus habitantes primitivos. Mas a cada dia percebem que são tão desajeitados e cheios de defeitos quanto o homem.

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

11cultura

A Caixa Cultural abre hojea primeira retrospectivada obra de um dos maio-res nomes das artes gráfi-cas brasileiras. A exposi-ção “O Universo Gráficode Glauco Rodrigues” reú-ne mais de cem obras ori-ginais, incuindo litogra-

fias, serigrafias, linoleo-gravuras e ilustrações pa-ra revistas, livros e discos,abrangendo um períodode mais de 50 anos. Todasas obras foram seleciona-das do acervo do artista.

Rodrigues (morto em2004, aos 75 anos) tam-

bém foi desenhista, ilus-trador e cenógrafo.

Os textos de apresenta-ção da mostra e do catálo-go são assinados pelo es-critor Luís Fernando Verís-simo, que foi amigo deGlauco Rodrigues e publi-cou dois livros sobre o ar-

tista. METRO RIO

Na Caixa Cultural (av. Almi-rante Barroso, 25, Centro, tel.:2544-4080). De terça a sexta,das 10h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Entrada franca.Até 8 de maio.

Mostra inéditareúne as obras deGlauco Rodrigues

Caixa Cultural abre hoje exposição que abrange todas as fases da carreira do pintor gaúcho, cujo estilo foi consagrado no Brasil e no exterior

“Ícaro”, uma das obras de Glauco Rodrigues expostas na Caixa

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Camelo divulga capa

O cantor Marcelo Camelo divulgou ontem a capa deseu novo CD, “Toque dela”, cujo lançamento oficialestá previsto para 5 de abril pelo selo “Zé Pereira”,do próprio artista, em parceria com a Universal Mu-sic. A capa e toda a parte gráfica do disco são assi-nadas pelo artista paulista Biel Carpenter.

CD a caminho

A capa do novo disco

Nóbrega participada série ‘Rumos’O músico e dançarino An-tonio Nóbrega apresentano palco do Teatro Sesi-Centro, na próxima quinta-feira, uma aula-espetáculoconcebida por ele exclusi-vamente para o projeto dacaravana “Rumos Itaú Cul-tural”, composta por equi-pes formadas pelo instituto

para divulgar, em todo opaís, editais para Educação,Cultura e Arte; Artes Vi-suais; e Jornalismo Cultu-ral. Hoje, às 19h, na EAV doparque Lage (rua JardimBotânico, 14), o evento seráaberto com uma palestrade Agnaldo Farias e AnaMaria Maia. METRO RIO

Rita Lee coloca suaobra na webA cantora Rita Lee disponi-bilizou para streaming emseu site oficial (www.rita-lee.com) toda a sua disco-grafia, incluindo os álbunscom os Mutantes. Atual-mente, a artista está gra-vando simultaneamentedois novos CDs. METRO RIO

Antonio Nóbrega

WALTER CARVALHO/DIVULGAÇÃO

‘Patagônia’estreia hojena GáveaEstreia hoje no Planetário(rua Padre Leonel França,240, Gávea, tel.: 2274-7722)a peça “Patagônia”, escritapor Furio Lonza. e dirigidapor Xando Graça. A monta-gem aborda com humor ocotidiano de duas prostitu-tas. METRO RIO

Quatorze anos depois daúltima passagem pelo país,a estrela colombiana Shaki-ra retorna hoje aos palcosbrasileiros com seu “PopMusic Festival” – que tam-bém contará com shows doDJ Fatboy Slim, do cantorZiggy Marley e das bandasTrain e Chimarruts.

A primeira cidade a re-ceber o festival é Porto Ale-gre. Na quinta-feira, os mú-

sicos se apresentarão emBrasília. São Paulo, porfim, os receberá no sába-do, dia 19.

No palco, Shakira mos-trará as canções de seu tra-balho mais recente, “Saleel Sol”, e os grandes hits desua carreira, como “HipsDon’t Lie” e “Waka Waka”(a sensação da Copa doMundo de 2010).

METRO

GETTY IMAGESShakira inicia turnê brasileira

Shakira

Peito de peru, alga marinha,semente de linhaça e arrozintegral. Esse prato poderiaser servido em diversos res-taurantes refinados da cida-

de. No entanto,quem des-

fruta desse saudável desje-jum não são seres humanos,mas sim os melhores ami-gos deles, na PetDelícia, emCopacabana, restaurante es-pecializado em comida na-tural para cães.

Os donos do estabeleci-mento, que trouxerem esseconceito de alimentaçãocanina para o Rio, são Jör-gen Dehlbon e Roberta Ca-mara, um casal que resol-

veu abandonar suascarreiras pelo

amor aos bi-chinhos.

“Sou histo-riadora e meu

marido trabalhavana Bolsa de Valores, em No-va Iorque. Mas temos doiscachorros e amamos ani-mais. Um dia, resolvemostrabalhar em algo que nosdesse prazer”, diz Renata.

Até agora, o prazer vemrendendo lucros para osdois. Como é um conceitonovo no Brasil, o restau-

rante para cães, que temaprovação do Ministério daAgricultura, vem sendomuito procurado, chegan-do a ter clientes fixos evender até 40 quilos emum só dia (cada prato variaentre R$ 6,50 e R$ 25).

A eficácia desse tipo dealimentação, que, de acor-do com Roberta, pode subs-tituir as rações convencio-nais, é atestada pelo veteri-nário Décio Lima de Cas-tro, do Conselho de Medici-na Veterinária do Rio de Ja-neiro. “Esse tipo de alimen-tação é interessante, namedida em que tem todosos nutrientes necessáriospara uma alimentação ba-lanceada e ainda não apre-senta certos ingredientesnocivos, como antibióti-cos”, explica.

METRO RIO

Rua Anita Garibaldi, 60A, Co-pacabana. Tel.: 2236-4493www.petdelicia.com.br

Restaurante exclusivo para cães em Copacabana aposta na substituição das rações animais por alimentos naturais Conceito pioneiro no Rio é comum na Europa e nos EUA

FOTOS: MACARENA LOBOS / METRO RIO

Muito além

da ração

As dúvidas mais frequentes dos donos dos bichinhos:

1 Qual é a vantagem daalimentação naturalpara cães?A comida natural nãocontém conservantes esubstâncias que podemser tóxicas, resultandoem alergias, perda depelos, congestão,irritação intestinal,câncer e mudanças dehumor nos cachorros.

2 É válido oferecercomida humana para os cães?Não, afinal o sal emexcesso, os temperos emuita gordura nãofazem bem aos animais.

3 Alimentos naturaispodem melhorar ohálito dos cães?Sim, porque umalimento melhordigerido mantémequilibrado o phestomacal e bucal,evitando, assim, o mauhálito.

4 Esse tipo de comidatambém ajuda cãesobesos a emagrecer?Sim, os alimentosnaturais cozidos sãoideais para cachorroscom excesso de peso e podem substituirtambém as rações dotipo light.

Abobrinha, cenoura e peito de peru fazem parte da

alimentação balanceada dos bichinhos

para cachorro!Bom

A cozinha tem paredes de vidro e está aberta à visitação

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

12 pet

+“Os benefíciosda alimentaçãonatural paracães são a maiorpalatibilidade,a diminuiçãodas fezes e uma maiorfacilidade coma limpeza dosdentes.”RENATA CAMARA, DONA DO PETDELÍCIA

“A alimentaçãonatural temtodos osingredientesnecessários enão apresentacomponentesnocivos, comoantibióticos.”DÉCIO LIMA DE CASTRO,VETERINÁRIO

Quadros são acessóriosimportantes na decoraçãode interiores, mas, paraque deixem o ambienteharmonioso, é aconselhá-vel dar atenção a regrasbásicas.

Autora do livro “Arqui-tetura de Interiores e De-coração”, a arquiteta Clari-ce Mancuso explica que amistura indevida de técni-cas de composição é o erromais comum na hora dependurar quadros. “Se co-locada muito no alto, a pe-ça parece flutuar na pare-de”, diz.

Outro equívoco é colo-car um quadro pequeno

acima de um sofá grande.O segredo é ficar atento àproporção dos móveis edos complementos e pen-durá-los na altura da vista.Em áreas com menos de 2

m de largura, escolha qua-dros verticais. Na escada,mantenha a mesma dis-tância entre eles e os de-graus. Paredes livres, semmóveis encostados ou ou-tros objetos são boas paraousar na composição.

O arquiteto Gustavo Ca-lazans ensina que a distân-cia entre uma peça e outradeve ser de no máximo 10cm. Faça a composição nochão para avaliar o resulta-do e evitar furos desneces-sários. “É interessante tes-tar antes para ter certezade que aquela é a soluçãomais harmônica”, explica.

METRO

“Quadros deixamo ambiente maisharmônico. Mas,se pendurados de formadesalinhada,geram sensação de desordem.”CLARICE MANCUSO, ARQUITETA

Regras básicas

Dois ou mais quadros, namesma parede, devem seralinhados pela base.Quadros no mesmo am-biente, em paredes dife-

rentes, são alinhados pelaparte superior.Quadros colocados sobreum móvel devem ficar dis-tantes 30 cm dele. Peçasgrandes precisam de dis-tância maior.

Quando houver quadrosgrandes e pequenos namesma parede, o menordeve ficar abaixo do maior.Paredes retangulares pe-dem quadro ou grupo dequadros na mesma forma.

Disposição clássica de um quadro:

centralizado acima do sofá

Cada umno seu lugar

FOTOS: DIVULGAÇÃO/GUSTAVO CALAZANS

Pinturas, fotografias ou gravuras, os quadros dão beleza e conforto visual ao ambiente Saber como organizá-los é essencial para o melhor resultado

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

13decoração

Em alto e bom somSistemas de áudio para carros vão desde os mais simples até os mais potentes Equipamento é composto porvários elementos que dão qualidade e altura à música Gaste o mínimo possível em uma boa aparelhagem

Sistemas de som automoti-vo são como brinquedos demontar, você pode sempreadicionar uma nova peça.Caixa selada com subwoo-fer, corneta, tweeter, ampli-ficador, falantes. Com di-nheiro, é possível montarum trio elétrico no carro.

No entanto, dirigir umaboate ambulante não é omaior sonho da maioriadas pessoas. Muitos prefe-rem gastar menos e, mes-mo assim, ter um equipa-mento satisfatório e de boaqualidade. E isso é perfeita-mente possível.

Dono de uma loja desom há mais de 30 anos nomercado, Ricardo Gasparroafirma que um sistema bá-sico, mas de qualidade, saipor cerca de R$ 600, in-cluindo a instalação.

Primeiro, vem a escolhado CD player, que pode serum modelo simples ou ou-tro que aceite diferentes ti-pos de mídia e formatos dearquivo, como mp3 e wav.De acordo com Gasparro,as marcas mais vendidassão Bravox (R$ 290), Ken-wood (R$ 340), Pioneer (R$390) e Sony (R$ 390).

Depois, é hora de com-prar os falantes. Um som de

qualidade exige dois naparte dianteira e dois naparte traseira do carro, compotência entre 40w a 60wRms cada. O kit com quatrofalantes da marca H-Bustercusta R$ 160 instalado. Ou-tro, de melhor acústica so-nora, da marca Bravox, saipor R$ 260.

“Um sistema compostopor um CD player mais umkit com quatro falantes jádá uma boa acústica sono-ra. É suficiente para umsom sem distorções e dequalidade”, diz Gasparro.

Mas, se o dono da caran-ga quiser mais, o limite éproporcional ao tamanhodo bolso de cada um. “Tudodepende de quanto a pes-soa está disposta a gastar. Jáinstalei equipamentos quepassaram de 10 mil reais”,diz. METRO

600reais é o preço médiode um sistema de somautomotivo simples ede qualidade. RádioCD player e kit comquatro falantes já sãosuficientes.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Um sistema simples desom – composto por umCD player mais um kitcom quatro falantes – é su-ficiente para quem gostade ouvir música no carro.

Mas, se a intenção é iralém, existem vários “brin-quedinhos” usados para in-crementar o sistema.

Caixa selada com sub-woofer, corneta, tweeter eamplificador. A lista deitens e a variedade de po-tência só termina quandoacaba o dinheiro.

Caso contrário, é possí-vel dar cada vez mais quali-dade ao som, além de dei-xá-lo sempre mais alto.

A caixa selada com sub-woofer funciona para po-tencializar a função gravedo som. As cornetas sãousadas para reforçar o mé-

dio (voz) e os tweeters dãomais agudo. O amplifica-dor, ou módulo, amplificatodo o som do sistema,dando a sensação de estarem uma danceteria. “Umacaixa selada com subwoo-

fer mais um amplificadormelhora o som em 100%”,afirma Ricardo Gasparro,dono da Agai Som.

Segundo ele, o equipa-mento (caixa selada e mó-dulo), ambos da marca Fal-

con, sai por R$ 520, já ins-talado.

“Em sistemas aindamais potentes utiliza-seamplificadores digitaiscom cabos RCA e fiação es-pecífica, podendo acres-centar cornetas e supertweeters, formando assimum sistema sonoro conhe-cido popularmente comotrio elétrico”, afirma.

METRO

Básico e bom

Um som automotivo de boa qualidade pode ser

adquirido por um preço razoável. Conheça os

equipamentos necessários para se montar um sistema

básico mas satisfatório:

1 CD player

É aconselhável um modelo que tenha entrada paratocadores de MP3, já que a mídia é um dos suportes maisusados para ouvir música. O preço do CD player varia deR$ 290 a R$ 390. As marcas mais procuradas, segundo especialistas em som, são Bravox, Pioneer, Sony e Kenwood.

2 Kit com 4 falantes

Um bom sistema de som automotivo requer dois falan-tes na parte da frente e dois na parte de trás do carro, de40w a 60w Rms de potência cada. As marcas mais indica-das são H-Buster (R$ 160) ou Bravox (290).

3 Capacitores

São usados para cortar as distorções dos falantes. Os de100uF custam entre R$ 2 e R$ 3. Você vai precisar instalarapenas dois deles.

4 Cabos

Deve-se dar atenção especial para eles, pois, além de pro-porcionar mais segurança ao aparelho, podem oferecermaior qualidade de som. Em sistemas mais potentes, sãousados os cabos RCA, com fiação específica.

2 milé o valor mínimo de um equipamentode som muito potente, popularmente conhecido como trio elétrico.

Som automotivo pode ser simples oupotente como um trio elétrico

Instalação deve ser feita por profissionais

Equipamento do carro com a potência de danceteria

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

14 motor

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011esporte 15

3esporte

Invencibilidade à provaDepois do empate em 0 a 0com o Fluminense domin-go, o Flamengo viajou on-tem para o Ceará, onde o ru-bro-negro jogará a primeirapartida da segunda fase daCopa do Brasil contra o For-taleza, amanhã, às 21h50.Se vencer por dois gols dediferença, o time da Gáveaelimina o jogo de volta, no

Rio. Nesta temporada o Fla-mengo está invicto. Fez 13jogos, sendo três clássicos.Não perdeu nenhum, mar-cou 24 gols e sofreu apenasoito. Até agora, o time foicampeão da Taça Guanaba-ra e avançou direto em seuprimeiro confronto na Copado Brasil, contra o Murici-AL (3 a 0). METRO RIO

Léo Moura no embarque

FLAMENGO/DIVULGAÇÃO

O meia Bernardo chegouao Vasco mês passado, emmeio à crise que culminoucom a saída do técnico PCGusmão e a chegada de Ri-cardo Gomes. Sua contra-tação foi pouco comenta-da, apesar de ter feito umbom Campeonato Brasilei-ro pelo Goiás, e estar sen-do vigiado de perto peloclube que o revelou, o Cru-zeiro. Bastaram dois jogoscomo titular e quatro gols- três deles na vitória por 4a 2 sobre o Madureira, do-mingo, pela Taça Rio -, pa-ra o pouco conhecido, po-rém habilidoso jogador, vi-rar o novo xodó na Colina.

Paulista de Sorocaba,Bernardo viveu ontem umdia de herói . Apesar de terapenas 20 anos, o jogadorjá tem bagagem e expe-riência tanto dentro quan-to fora dos campos.

Artilheiro da Copa SãoPaulo de 2009 pelo Cruzei-ro, onde chegou aos 12anos de idade, ele teve pou-cas chances com AdilsonBatista no clube mineiro,devido às seguidas contu-

sões. Ano passado, foi em-prestado ao Goiás e foi umdos destaques da campa-nha que levou o time alvi-verde à final da Sul-Ameri-cana.

Habilidoso, rápido ebom cobrador de falta, omeia tem passagem pelasseleções de base do Brasil econtrato por empréstimocom o time da Colina atédezembro deste ano.

Pai de Beatriz, Enzo eLucca - os dois últimos mo-ram com ele na Barra da Ti-juca -, Bernardo disse gos-

tar de jogos eletrônicos ede ouvir funk e pagode.

Apenas Leandro Amaral,Romário e Dodô fizeramtrês gols com a camisa vas-caína em um mesmo jogo,em partidas oficiais, segun-do a assessoria de impren-sa do clube. O último foiDodô, no dia 31 de janeirode 2010, na vitória por 3 a0 sobre o Friburguense.

Vice-líder do Grupo A daTaça Rio com 6 pontos, oVasco enfrenta o Botafogo,domingo, às 18h30, no En-genhão. METRO RIO

Nova sensação vascaína, meia revelado pelo Cruzeiroiguala feito de Dodô e Romário Aos 20 anos já é casado,pai de três filhos e tem passagem pelas seleções de base

Prazer, Bernardo

Última rodada

3/12 OU 4/12

Corinthians x Palmeiras

São Paulo x Santos

Inter x Grêmio

Atlético-GO x América-MG

Atlético-PR x Coritiba

Bahia x Ceará

Palmeiras x S. Caetano

Vasco x Flamengo

Cruzeiro x Atlético-MG

1ª rodada

21/5 OU 22/5

Palmeiras x Botafogo

Santos x Inter

Flamengo x Avaí

Fluminense x São Paulo

Ceará x Vasco

América-MG x Bahia

Grêmio x Corinthians

Atlético-MG x Atlético-PR

Figueirense x Cruzeiro

Clássicosna últimarodada doBrasileiro A CBF divulgou ontemtabela de jogos doCampeonato Brasilei-ro de 2011. Depois doepisódio das “entrega-das” na rodada finaldo Brasileirão do anopassado, a entidaderecheou a última ro-dada com clássicos es-taduais: oito no total.Com isso, a CBF espe-ra evitar que haja es-calações de equipesreservas por parte declubes que estão forada disputa pelo título.

METRO RIO

OLIMPÍADAS DE LONDRES

Começa avenda deingressospara 2012Os ingressos para os JogosOlímpicos e Paraolímpicos

de Londres-2012 começama ser vendidos hoje. NoBrasil, as entradas poderãoser adiquiridas com o COB(Comitê Olímpico Brasilei-ro) ou pela agência de tu-rismo Tamoyo(http://www.tamoyo.com.br), único revendedor auto-rizado no país. Os preçosdos cerca de um milhão deingressos colocados à ven-da variam entre 20,12 li-

bras (cerca de R$ 53) e2.012 (R$ 5.400). O ComitêOrganizador das Olimpía-das de Londres 2012 (Lo-cog) vai disponibilizar pa-ra o público estrangeirocerca de um milhão de in-gressos para as 26 modali-dades esportivas da com-petição. Mais informaçõesno site oficial dos Jogos:www.london2012.com

METRO RIO

Bernardo: três gols em um jogo, como Dodô e Romário

opinião

A IMPORTÂNCIADO OPEN TEST NAPREPARAÇÃO PARAA TEMPORADA

HELIO CASTRONEVES

Olá, galera do Metro, bom dia. Espero que to-dos tenham se divertido bastante no Carnaval.Enquanto o período era de festas aí no Brasil,

eu passei o tempo todo trabalhando aqui nos EstadosUnidos. Na sede da Penske, na Carolina do Norte, parti-cipei de eventos com patrocinadores, reuniões de traba-lho e várias sessões fotográficas para as mais diversasações de divulgação do 2011 IZOD IndyCar Series.

Nesta terça-feira, estou aqui no Barber MotorsportsPark, no Alabama, participando do terceiro e último diada programação do Open Test. É o treino coletivo organi-zado pela Indy Racing League, com o objetivo de “aque-cer as baterias” para a abertura da temporada, no dia 27em St. Petersburg, na Flórida. Já contei para vocês, em co-lunas passadas, como funcionam os testes na Indy. Elessão reduzidos de propósito, para segurar os custos da ca-tegoria. Exatamente por isso, uma prática como essa étão importante para todos, sejam veteranos e novatos.Mas o Open Test não se resume às atividades de pista deontem e hoje. O trabalho já começou no sábado, quandocheguei aqui, e o primeiro dia oficial foi no domingo, nu-ma atividade que o pessoal da Indy chama de Media Day.

Vou falar uma coisa para vocês. Apesar de a genteficar longe do carro nesse dia, a correria é sem tama-nho. Isso porque ele é totalmente dedicado para sessãode fotos, vídeos e atendimento à imprensa. Não que is-so não aconteça nos outros dias. O acesso que a im-prensa tem aos pilotos, chefes de equipe e dirigentesna Indy é o melhor possível, sempre existindo um con-tato aberto e fácil. Mas o Media Day é um dia especial,é aquele em que todas as atividades são voltadas para aimprensa, para entrevistas mais longas, mais detalha-das e haja história para contar. Tem momentos do diaque fico com a garganta seca de tanto falar, mas isso émuito legal e faço com muita satisfação.

Ontem, a gente participou de duas sessões de trei-nos, num total de cinco horas no circuito misto do Bar-ber Motorsports Park. Hoje, enquanto você estiveremcom o Metro, lendo a minha coluna (e todas as outrasmatérias legais que fazem dele um jornal tão especial),vou iniciar outra bateria de mais cinco horas. E podemapostar que vou aproveitar cada segundinho dessetempo disponível, afinal, depois disso só vou sentar nocarro novamente já na programação oficial da prova deSt. Petersburg. Então, o negócio é acelerar!

É isso aí, galera. Até a próxima e estou gostando mui-to das mensagens enviadas pelo twitter.com/h3lio [email protected].

Castroneves fez o terceiro melhor

tempo pela manhã e o quarto à tarde

CHRIS JONES/IRL

MAURÍCIO VAL / FOTOCOM.NET

Muricy játem o avalde Neymar O atacante Neymar, do San-tos, abriu as portas do CTRei Pelé ao técnico MuricyRamalho: “Eu aprovo o Mu-ricy, sim. Todo o Brasil apoiao Muricy. É um grande trei-nador, todos sabem da capa-cidade dele”, disse o joga-dor, antes do embarque pa-ra o Chile, onde o Peixe enf-renta o Colo-Colo, amanhã,pela Libertadores. A direto-ria santista evita oficializaro interesse pelo ex-técnicodo Flu para dar força ao in-terino Marcelo Martelottena importante partida pelotorneio sul-americano. Ney-mar foi o responsável porderrubar o ex-técnico santis-ta, Dorival Jr., hoje no Atléti-co-MG. METRO RIO

Falta de estrutura, proble-mas com a atual diretoria,conversas de vestiário e ba-te-papo entre diretores quevazaram para a imprensaforam os motivos que fize-ram o técnico Muricy Rama-lho surpreender e pedir de-missão do Fluminense de-pois do clássico contra o Fla-mengo, domingo, no Enge-nhão. Em entrevista ontemao programa Jogo Aberto,da TV Bandeirantes, àBandSports e ao blog do jor-nalista Paulo Vinícius Coe-lho, o treinador falou das di-ficuldades de trabalhar emum clube sem CT e deixoua entender, nas entrelinhas,que a falta de sintonia como atual presidente PeterSiemsen pesou na sua saída.

Falta de estrutura“Saí porque não tem nenhu-ma condição de trabalharno clube. Porque me pro-meteram que a estruturairia melhorar e não melho-

rou. Não tem equipamento,a academia é sucateada, osjogadores se machucam,tem até rato no vestiário”.

Diretoria“O problema é que tivemosuma eleição no meio dissotudo. Houve mudança. Opresidente que entrou é um

cara jovem e a prioridadeno momento é Xerém, queé precário. Eu até entendo,mas tínhamos que fazer pe-lo menos o básico, melho-rar as condições das Laran-jeiras, que são muito ruins.Nossos jogadores vivem ma-chucados... Fred, Deco,Sheik. Eu gosto de treinar,de trabalhar, mas nas condi-ções em que estávamos nãodava”.

Centro de Treinamento“Sei que é muito difícilconstruir um CT em umano. Mas tem de mostrar aomenos interesse, ter umprojeto. No mínimo um ves-tiário melhor, uma acade-mia. Esteira e bicicleta nãoganham jogo, mas mantêmo time na ponta. Somoscampeões brasileiros, nãopodemos nos conformarcom isso. Eu não podiaolhar o que estava aconte-cendo, pegar meu salário enão falar nada”.

Santos“Não tem nada. Vou ficarno mínimo 30 dias paradopara depois pensar no quevou fazer. Não sou de sairde um lugar e ir para ou-tro. Não estou dando o fa-moso ‘migué’. Estouabrindo mão do melhorsalário da minha carreira

para ficar desempregado.O que eu ganho no Flu,com certeza ninguém vai pagar (R$ 700 mil por-mês)”.

Seleção Brasileira“Não me arrependo de terrecusado o convite de assu-mir a Seleção Brasileiraano passado. Era o momen-to de fazer aquilo e cum-prir o meu contrato, dehonrar meus compromis-sos e respeitar a torcida (do Flu)”.

Anúncio“Eu não ia anunciar a minha saída depois do Fla-Flu. Iria convocar umacoletiva na terça-feira (hoje), com calma. Mas va-zou, e os jogadores manda-ram me chamar no vestiá-rio. Todo mundo muitotriste, funcionário chorando. O Conca fez pe-dido, Sheik, Marquinho.Me emocionei”.

Entrevista

Muricy pretendia anunciar sua saída hoje, mas a informação vazou e ele oficializou a demissão após o Fla-Flu

“Não é ‘migué’.Abri mão do

melhor contratoda minha carreira

para ficardesempregado.”

Retrospecto

Muricy Ramalho estreou

no Fluminense no dia 29

de abril de 2010, na

derrota para o Grêmio,

por 3 a 2, no Maracanã,

pela Copa do Brasil. Não

conseguiu fazer o time

chegar à final da Taça Rio

e caiu nas quartas de final

da Copa do Brasil. Foi

campeão Brasileiro ano

passado. Agora, deixa a

equipe praticamente

eliminada da Libertadores

– com apenas dois pontos

em três jogos e

precisando ganhar os

próximos três jogos para

passar à segunda fase sem

depender de ninguém.

54 partidas

28 vitórias

15 empates

11 derrotas

MURICY RAMALHO‘TINHA ATÉ RATO

NO VESTIÁRIO’

FOTOS: WALLACE TEIXEIRA/PHOTOCAMERA

“Não estava feliz.Gosto de treinar,de trabalhar, mas

naquelascondições não

dava.”

Flu sofrepara acharsubstitutoDorival Júnior, do Atlético-MG, Adilson Batista, ex- San-tos, e Caio Júnior, que sedesligou recentemente doAl Gharafa, do Qatar, são al-guns nomes que circulamnas Laranjeiras para ocuparo cargo de Muricy Ramalho.

O presidente do Flumi-nense, Peter Siemsen, noentanto, evita falar em no-mes. O grupo se reapresentahoje já pensando no jogocontra o Boavista, sábado, às18h30, no Engenhão, pelaquarta rodada da Taça Rio,competição em que o Fluocupa a vice-liderança doGrupo B com 7 pontos emtrês jogos, atrás do invictoBotafogo. A boa notícia é avolta de Deco e Fred, recu-perados de lesão.

Pela Libertadores, o Trico-lor só volta a jogar dia 23,contra o América-MEX, noEngenhão, pela quarta roda-da da primeira fase.

O Flu é o terceiro coloca-do do Grupo 3 e para ficarcom uma das duas vagas deacesso à segunda fase dacompetição, precisa venceros mexicanos e devolver aderrota sofrida por 2 a 0 noMéxico, há duas semanas.

METRO RIO

“O Atlético-MGtem o melhorCT do Brasil e temos um ótimorelacionamentocom o Dorival Jr.Ele não sai daqui.”ALEXANDRE KALIL, PRESIDENTE DO ATLÉTICO-MG

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011

16 esporte

Muricy revela que já tinha decidido deixar o Flu há 10 dias Técnico solta o verbo, criticaduramente a estrutura das Laranjeiras e garante que não está acertado com o Santos Faltade um projeto para melhorar o CT por parte da atual diretoria foi um dos motivos da saída