PÁG. 6 - andav.com.br · O cadastramento no sistema para a fiscalização da venda e utilização...

8
Nº 8 ANO 2 NOVEMBRO | 2018 PÁG. 6 INTENSIFICADA CAMPANHA CONTRA VENDA ILEGAL DE DEFENSIVOS PELA INTERNET COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES É TEMA DE NOVO MANUAL TÉCNICO PÁG. 7 DIA NACIONAL DO DISTRIBUIDOR 28 anos traduzidos em ações representativas PÁGS. 2 A 5

Transcript of PÁG. 6 - andav.com.br · O cadastramento no sistema para a fiscalização da venda e utilização...

Nº 8 ANO 2

NOVEMBRO | 2018

PÁG. 6

INTENSIFICADA CAMPANHA CONTRA VENDA ILEGAL DE

DEFENSIVOS PELA INTERNET

COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES É TEMA DE NOVO MANUAL TÉCNICO

PÁG. 7

DIA NACIONALDO DISTRIBUIDOR

28 anos traduzidos emações representativas

PÁGS. 2 A 5

O ano entra em sua reta final com a chegada de mais um aniversário da AN-DAV, comemorado no dia 18 de outu-bro, data escolhida como o Dia Nacional do Distribuidor. São 28 anos de muita luta, conquistas e desafios para o cres-cimento sustentável do nosso setor. E 2018 se encerra em breve, confirmando um acúmulo de desafios para o próxi-mo ano, com importantes desfechos de ações que, em parte, estão descritas nessa edição do ANDAV em Ação. A começar nas páginas 2 a 5 com o nos-so especial para o Dia do Distribuidor, que descreve 28 ações contínuas de nossa equipe e Conselho Diretor. Logo na sequência, um assunto de evidência e que envolve diretamente a ANDAV: a campanha contra a venda online e ilegal de agrotóxicos, inciativa que tem expan-dido do estado de São Paulo para o res-tante do país. Confira dados atualizados desta ação na página 6. Já na página 7, sugerimos a leitura das orientações so-bre o sistema Gedave, que inicia a sua utilização no dia 2 de janeiro de 2019, em todo o estado de São Paulo. Por fim, é iniciada a IV Pesquisa Nacional da Distribuição e as etapas de organização do IX Congresso ANDAV – Fórum & Ex-posição, com um trabalho que envolve escolhas de programação e novidades. Saiba mais na página 8.

Desejamos a todos uma boa leitura!

A diretoria.

28 ANOSTRADUZIDOS EM AÇÕES REPRESENTATIVAS

DIA NACIONAL DO DISTRIBUIDOR DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS

Realização: ANDAV – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DISTRIBUIDORES DE INSUMOS AGRÍCOLAS E VETERINÁRIOS.

Conselho Editorial: Humberto Nagata, Luciana Kalaf e Natália Beraldi, Comunicação e Marketing; Diogo Mazotini, Jurídico.Supervisão: Henrique Mazotini, presidente executivo ANDAV.Presidente Conselho Diretor: Antonio Henrique Botelho Lima, gestão biênio 2018/2019.Design gráfico: Charles de Souza Leite.Redação: Newslink Comunicação.Jornalista responsável: Élcio Ramos - MTb 27.784.Revisão ortográfica: Newslink Comunicação.

Fotos: Acervo ANDAV e Shutterstock.

Contato: [email protected]

Esta publicação é destinada aosAssociados da ANDAV.

EXPEDIENTE

No dia 18 de outubro, a AN-DAV completou 28 anos de

atuação. Fundada em 1990 vem, desde então, representando na-cionalmente o canal de distri-buição de produtos agrícolas e veterinários. A data também é marcada por ser o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrí-colas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 2011. Recentemente, a ANDAV diver-

O canal de distribuição é muito dinâmico e tem se empenhado para transformar o agronegócio do país

sificou ainda mais suas frentes de trabalhos e serviços, pro-pondo ao associado uma par-ticipação ativa na representati-vidade do canal de distribuição. Tais ações estão descritas nas próximas páginas organizadas em 28 trabalhos realizados no combate aos desafios do setor, no aprimoramento da gestão e do conhecimento e que mos-tram todo dinamismo e força da ANDAV, confira:

Institucional associativo1

Foco em mostrar a importância do setor, sendo realizado constantemente com os agentes políticos e instituições.

Executivos regionais atuantes2

Maior compreensão regional dos desafios do distribuidor, atuantes nos estados de SP, MG, TO, MT, MS, RS, DF, PR e GO.

REPRESENTATIVIDADE

ESPECIALEDITORIAL

Apoio a eventos7

As inciativas transformadoras que buscam melhorias técnicas, comerciais e ambientais em prol do agronegócio são foco da participação e colaboração da ANDAV e de seus associados.

Participação em conselhos e comitês4

Presença na Câmara de Insumos Agropecuários do MAPA, na Frente Parlamentar de Agricultura (FPA), no Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outros.

Participação macroeconômica8

A expertise da associação é referência e objeto de participação, por meio da grande imprensa, de discussões de temas globais que envolvem o agronegócio.

Encontros com a indústria 5

Periodicamente, o Conselho Diretor da ANDAV se reúne com executivos da indústria para trocas de experiências e entendimento sobre as movimentações de mercado.

Congresso ANDAV6

Em 2019, o Congresso completará nove anos como o maior do mundo no setor e referência em evento agro no país, tendo como objetivo a troca de conhecimento e relacionamento entre os participantes.

Intercâmbio internacional3

Relacionamento contínuo com “associações irmãs”, em países como França e Estados Unidos, trazendo novas visões para o mercado.

DEFESA DO SETOR

Novos caminhos tributários9

Empresários do Conselho Diretor realizam encontros com entidades e governo para melhores condições tributárias para todo o setor.

Grupos de trabalho e comitês10

Crédito Rural, Finanças para autorregulamentação do setor, Prevenção e combate a roubos de insumos são alguns exemplos e novos são criados todos os anos.

Assistência Técnica-Jurídica11

Um trabalho constante, com o atendimento técnico de solicitações e análises jurídicas, focadas na defesa e nas dúvidas dos associados.

CONHECIMENTO E GESTÃO

Condições especiais16

O associado ANDAV conta com uma rede ampla de parceiros para gerir melhor o seu negócio, que vai desde condições especiais na aquisição de produtos até serviços especializados.

Manifestos do setor14

Quando necessários, são realizados nos formatos de carta aberta ou direcionados às autoridades e são fundamentais na conscientização ou alertas ao mercado sobre determinado assunto, como foi a questão do tabelamento do frete deste ano.

Bate-papo virtualda distribuição19

É um sucesso crescente e mostra que o ambiente digital está cada vez mais inserido na educação corporativa do associado.

Pesquisa ANDAV17

A quarta edição está a caminho e tem mostrado um completo raio x do setor e da atuação dos associados. A metodologia tem se destacado pela personalização dos assuntos tratados.

Segurança13Trata-se de um assunto emergencial, de envolvimento nas políticas públicas, resultando em reinvindicações e orientações práticas a serem utilizadas, principalmente em armazéns e transportes.

Seguros12Procura pelo aumento de opções que atendam à demanda do associado e do produtor rural, promovendo a diminuição dos riscos da produção, comercialização de insumos, armazenamento e outras atividades.

Treinamentos presenciais18

São realizados em praticamente todos os estados e focam cada vez mais a gestão e os conhecimentos técnicos e regulatórios.

Combate ao agrotóxico ilegal 15

Atuando nas frentes contra a pirataria, contrabando e comercialização ilegal, a ANDAV tem sido parceira dos agentes públicos na troca de informações e conscientização.

ESPECIAL

Práticas sustentáveis 22

São incentivadas e transformam-se em ações práticas no campo, como é o caso da destinação correta das embalagens vazias.

Planejamento estratégico25

Norteia o futuro associativo. A gestão de processos é mantida rigorosamente e todo o conhecimento adquirido é repassado ao associado.

Informativos e canais de comunicação28

Ferramentas que diariamente partilham com o associado assuntos específicos e notícias que envolvem o setor.

EducANDAV23Tornou-se uma ferramenta importante para capacitar equipes e gestores associados, com ações presenciais e online.

Ações socioambientais26

Incentivadas e discutidas entre os associados, são realizadas diretamente nas comunidades em que as empresas atuam; alguns projetos são referenciados em todo o país.

Assessoria e manuais técnicos20

São cada vez mais utilizados como importante orientação para o dia a dia do distribuidor. Atualizados com frequência, já são referência no setor.

Alerta ANDAV 24

Trata-se de um serviço rotineiro, que traz a tranquilidade ao associado com simples lembretes, no momento em que mais se precisa.

Certificação de Qualidade27

Manutenção da Certificação ISO 9001, renovada anualmente, implantada desde 2015, com índice máximo de conformidade nas avaliações.

Revisão de normas técnicas21

As legislações evoluem constantemente e a ANDAV é bastante ativa junto aos órgãos e instituições.

Com a participação ativa da ANDAV, em parceria com

a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), fo-ram deflagradas diversas ações de combate à venda ilegal de defensivos agrícolas pela inter-net. No último dia 17 de setem-bro, foi iniciada uma importante fase, com ação fiscalizatória e participativa em estados do Sul e do Sudeste. “O alvo principal é a comercialização irregular em ambiente virtual. Pretendemos coibir esse tipo de comércio de produtos de forma direta e que tanto traz problemas para o agronegócio e, principalmente,

INTENSIFICADA CAMPANHA CONTRA VENDA ILEGAL DE DEFENSIVOS PELA INTERNETAções iniciaram em março e aproximadamente 350 anunciantes já foram retirados das plataformas

para a saúde pública e o Meio Ambiente”, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agri-cultura de São Paulo, Rafael de Melo Pereira, que junto à Defe-sa Agropecuária responde pelo Centro de Fiscalização de Insu-mos e Conservação do Solo. O nome da operação (AgroFake), faz referência às empresas fal-sas e as que operam de forma irregular, que atuam no merca-do de agrotóxicos nas regiões Sul e Sudeste do país. A ope-ração conta com o apoio da ANDAV e com a colaboração da plataforma de marketplace Mercado Livre, que, conforme protocolo de cooperação firma-do com a CDA, atendeu pron-

tamente aos requerimentos de remoção de anúncios e de pro-dução dos dados cadastrais dos usuários vendedores responsá-veis por tais anúncios, nos ter-mos da lei. “Os agrotóxicos só́ podem ser adquiridos e utiliza-dos mediante a recomendação técnica feita por um profissional legalmente habilitado no Con-selho Regional de Engenharia e Agronomia filiado do CREA e, após um diagnóstico real da necessidade do uso e em lo-cal de aplicação especifico, é devidamente prescrita em Re-ceita Agronômica, conforme o Art. 66, do Decreto Federal No 4074/02”, explica Diogo Mazoti-ni, diretor jurídico da ANDAV.

AUTUAÇÃO, DEPOIS PUNIÇÃO

Com o desdobramento das autuações, cada órgão participante da campanha encaminha a denúncia ao Ministério Público contra os responsáveis, ou seja, quem comercializa os agrotóxicos de forma irregular nas plataformas virtuais. São planejadas ações in loco, como foi o caso da operação Agro-fake, e a diligência da Polícia Federal e do Minis-tério Público vão até os locais de armazenamento identificados. A comercialização, aquisição e utili-zação de agrotóxicos e afins, em desacordo com as legislações vigentes, sujeita o infrator a res-ponder em processo administrativo, civil e penal e por crime ambiental.

CAMPANHA

Em parceria com a Asso-ciação Paulista dos Produ-

tores de Sementes e Mudas (APPS), a ANDAV desenvolveu o Manual do Comerciante de Sementes, com o objetivo de auxiliar o associado no armaze-namento correto e as melhores práticas para a comercialização de sementes, além de orientar e instruir sobre o cumprimen-to à legislação vigente. “Trata--se de material de referência e consulta dos comerciantes de sementes, com parâmetros

No dia 2 de janeiro de 2019, a Coordenadoria de Defesa

Agropecuária (CDA) inicia, junto à cadeia do agronegócio do Es-tado de São Paulo, a utilização em sua plenitude do sistema eletrônico Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). Isso significa que as indústrias, coo-perativas, distribuidores de insu-mos agropecuários e produtores paulistas que não estiverem ca-dastrados e operando dentro da plataforma estarão impedidos de realizar a venda e também a

COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES É TEMA DE NOVO MANUAL TÉCNICO

ALERTA PARA PRAZOS DO GEDAVE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Benefício exclusivo ao associado no portal ANDAV

O cadastramento no sistema para a fiscalização da venda e utilização de insumos agropecuários vai até 31 de dezembro de 2018

técnicos determinantes para a longevidade das sementes e preservação da qualidade fisio-lógica deste insumo, respon-sabilidade do comerciante que faz o armazenamento”, explica Cássio Luiz Cruz de Camargo, diretor executivo da APPS. Em breve serão lançados os ma-nuais sobre o Gedave e uma atualização para o Manual de Armazenamento, contemplan-do a nova Norma 9.843, da As-sociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

compra de produtos no estado. Com relação ao canal de distri-buição de insumos agropecuá-rios, no ano passado, a ANDAV fez convênio com a CDA, tendo como uma das ações prioritárias o auxílio na divulgação e cons-cientização sobre a importância da informatização de todos os processos envolvendo o uso de defensivos no território paulista. Pioneiro no país, o Gedave está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei federal nº 12.305/2010. A plata-

forma digital de controle de co-mercialização de agroquímicos é executada pelo próprio CDA. A ferramenta possui diversas fun-cionalidades, entre elas inclui o receituário agronômico e siste-mas de relatórios e de auditoria de atividades e, com poucos cliques, o produtor faz diversas consultas e consegue verificar, por exemplo, se um agroquími-co tem registro para uma deter-minada cultura e, ainda, se a loja ou a empresa aplicadora está regularizada com o estado.

Saiba mais em www.andav.com.brAcesse pelo QR Code.

CADASTRAMENTO É ONLINEAcesse o sistema a qualquer momento pelo site gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br

MANUAIS

Outros dados da pesquisa são enviados exclusivamente para os participantes. Mais informações e sugestões podem ser obtidas no site da ANDAV - www.andav.com.br - diretamente no Canal de Atendimento ao Associado ou pelo telefone (19) 3203.9884. Acompanhe também a ANDAV nos canais de relacionamento: site: www.andav.com.br | facebook: /andavbr | instagram: andav.oficial | linkedin: andavoficial | youtube: andavbr

Apróxima edição do Congres-so ANDAV – Fórum & Expo-

sição já tem data marcada: de 12 a 14 de agosto de 2019. Para o presidente executivo da Asso-ciação Nacional dos Distribuido-res de Insumos Agrícolas e Ve-terinários (ANDAV), que realiza o evento, Henrique Mazotini, o encontro deste ano superou as expectativas. “Os temas do Fó-rum atraíram bastante atenção e tivemos, no 1° Encontro das Mulheres da Distribuição, um exemplo de envolvimento, da importância em discutir temá-ticas essenciais para o desen-volvimento de negócios, gestão e, acima de tudo, de pessoas”, analisou Mazotini. Quem esteve

VEM AÍ O IX CONGRESSO ANDAV!8ª edição movimentou público de 5.140 pessoas entre expositores, visitantes e congressistas e fechou com 85 marcas participantes, 16% a mais que em 2017

presente nos três dias de even-to, além de obter grande troca de informações sobre o setor do agronegócio, pôde efetivar networking na área de exposi-ção. Foi o caso das empresas presentes na “Ilha de Startups”, uma novidade da edição. “Logo no primeiro dia fomos surpreen-didos pela qualidade do público que veio nos conhecer. Já valeu! Queremos muito estar aqui na próxima edição, como exposi-tores”, explicou Renan Salvador, da Trace Pack, uma das startups presentes que faz rastreabili-dade de produtos agrícolas. Já Juarez Dias, diretor comercial da Garantia Agronegócios, mar-ca presença no Congresso des-

de a primeira edição. “Nosso seguro agrícola necessita de um contato direto com o distri-buidor e, no evento, consegui-mos acesso direto com quem se interessa pelo nosso negó-cio”, analisou. No segmento de soluções em fertilizantes es-peciais, o Grupo Vittia reforçou a importância do contato com os decisores das empresas de distribuição. “É um momento único, quando conseguimos acessar nossos clientes, estar próximo de todos, além da ex-posição ao mercado, e isso se-ria impossível de se fazer numa agenda durante o ano”, explica José Roberto Pereira de Castro, diretor comercial do Grupo.

VAMOS PARTICIPAR DA IV PESQUISA NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO?A SUA EXPERIÊNCIA, ATUAÇÃO E PONTO DE VISTA SÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO SETOR. PARTICIPE! SAIBA MAIS EM WWW.ANDAV.COM.BR OU PROCURE

NOSSOS CANAIS DE RELACIONAMENTO.

EVENTO