Pagina 09

1
Edição semanal 119 - De 7 a 13 de março de 2009 9 a a mulher no Cabo o dos Guararapes 8 de Março... A luta das mulheres é também a nossa luta Homenagem do Vereador Ricardinho ao Dia Internacional da Mulher mulheres. O prefeito, Lula Cabral, ao criar a Secretaria Executiva da Mu- lher, afirma o compromisso do go- verno municipal com os movimen- tos e organizações sociais na implantação de políticas públicas efetivas para as mulheres. ANA SELMA – Secretária Es- pecial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes TRIBUNA POPULAR - Como vê as políticas públicas volta- das à mulher em execução no município? ANA SELMA - A instituição dos organismos de mulheres tem sido uma importante estratégia para promoção de políticas públi- cas para as mulheres, na medida em que busca a transversalidade da questão de gênero no conjunto das ações governamentais. Esta perspectiva permite potencializar com mais prioridades as políticas de educação, saúde, geração de emprego e renda, cultura e assis- tência voltada para as especifici- dades das mulheres. Permite ain- da elaborar e executar uma política de prevenção e combate à violência de gênero adequada às peculiaridades do município. TP - Como está estruturada a rede de atendimento à mu- lher no município? AS - A rede de atendimento às mulheres no município é com- posta por uma Delegacia Espe- cializada da Mulher, um Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Vítimizadas (funcio- nando a partir da 2ª quinzena de março) e um Serviço de Atenção à Saúde da Mulher. Recentemente foi conquistado o plantão da De- legacia Especializada para os fi- nais de semana com funciona- mento a partir de abril. TP - Quais são as principais ações da Secretaria da Mulher para este ano? AS - As principais ações estão voltadas para a consolidação da rede de atendimento às mulheres de forma descentralizada; im- plantação do Conselho Munici- pal de Defesa dos Direitos das Mulheres; implantação de um Programa de Capacitação e Qua- lificação profissional das mulhe- res na perspectiva da geração de emprego e renda; implantação de um Programa em todas as regio- nais de difusão dos direitos das mulheres e de consolidação de uma rede de prevenção e combate à violência contra as mulheres, em parceria com a sociedade ci- vil. TP - Há muito a se propor em termos de políticas públicas para a mulher? AS - O eixo da reparação na política pública para a mulher in- dica que séculos de desigualdade e exclusão requerem um esforço concentrado dos governos e so- ciedade no sentido de garantir o pleno direito das mulheres de acesso a todas as políticas e a equidade de gênero. Nesse aspec- to destacamos que a questão da violência ainda aparece como grande desafio a ser superada, apesar dos significativos avanços.

Transcript of Pagina 09

Page 1: Pagina 09

Edição semanal N° 119 - De 7 a 13 de março de 2009 9

Conheça as Políticas Públicas para a mulher no Cabo de Santo Agostinho e em Jaboatão dos Guararapes

8 de Março...

A luta das mulheres é também a nossa luta

Homenagem do Vereador

Ricardinhoao Dia Internacional da Mulher

mulheres. O prefeito, Lula Cabral, ao criar a Secretaria Executiva da Mu-lher, afirma o compromisso do go-verno municipal com os movimen-tos e organizações sociais na implantação de políticas públicas efetivas para as mulheres.

ANA SELMA – Secretária Es-pecial da Mulher de Jaboatão dos Guararapes

TRIBUNA POPULAR - Como vê as políticas públicas volta-das à mulher em execução no

município?ANA SELMA - A instituição

dos organismos de mulheres tem sido uma importante estratégia para promoção de políticas públi-cas para as mulheres, na medida em que busca a transversalidade

da questão de gênero no conjunto das ações governamentais. Esta perspectiva permite potencializar com mais prioridades as políticas de educação, saúde, geração de emprego e renda, cultura e assis-tência voltada para as especifici-dades das mulheres. Permite ain-da elaborar e executar uma política de prevenção e combate à violência de gênero adequada às peculiaridades do município.

TP - Como está estruturada a rede de atendimento à mu-lher no município?

AS - A rede de atendimento às mulheres no município é com-posta por uma Delegacia Espe-cializada da Mulher, um Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Vítimizadas (funcio-nando a partir da 2ª quinzena de março) e um Serviço de Atenção à Saúde da Mulher. Recentemente foi conquistado o plantão da De-legacia Especializada para os fi-nais de semana com funciona-mento a partir de abril.

TP - Quais são as principais ações da Secretaria da Mulher para este ano?

AS - As principais ações estão

voltadas para a consolidação da rede de atendimento às mulheres de forma descentralizada; im-plantação do Conselho Munici-pal de Defesa dos Direitos das Mulheres; implantação de um Programa de Capacitação e Qua-lificação profissional das mulhe-res na perspectiva da geração de emprego e renda; implantação de um Programa em todas as regio-nais de difusão dos direitos das mulheres e de consolidação de uma rede de prevenção e combate à violência contra as mulheres, em parceria com a sociedade ci-vil.

TP - Há muito a se propor em termos de políticas públicas para a mulher?

AS - O eixo da reparação na política pública para a mulher in-dica que séculos de desigualdade e exclusão requerem um esforço concentrado dos governos e so-ciedade no sentido de garantir o pleno direito das mulheres de acesso a todas as políticas e a equidade de gênero. Nesse aspec-to destacamos que a questão da violência ainda aparece como grande desafio a ser superada, apesar dos significativos avanços.