Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho...

18
Feriadão Página 5 (Cotidiano) Página 4 Aumenta em 100% movimento na rodoviária Definição Página 6 Policiais e bombeiros entrarão em greve na próxima semana Página 3 (Cotidiano) Juiz libera campanha de Larissa à prefeitura Herval Sampaio cassou registro da candidata que terá direito de seguir com campanha até julgamento no TRE. Gerente Rogério Oliveira estima que procura eleve média diária para 1.500 embarques. Página 3 Cláudia denuncia Silveira de cooptar comissionados Advogados de Cláudia Regina entregam gravação à Justiça, que mostra secretária assediando ocupantes de cargos de confiança. Página 3 Igreja relembra últimos instantes de Jesus VIA CRUCIS Sexta-feira Santa é celebrada em todo o mundo cristão neste 18 de abril. Página 3 (Cotidiano) R$ 1,50 Mossoró - RN, 18 de abril de 2014 - Nº 16.628 www.omossoroense.com.br SEXTA-FEIRA Perda de 477 postos de trabalho coloca município em 16º lugar no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Página 5 (Cotidiano) Mossoró cai para última colocação no ranking da geração de empregos Cidade precisa de mais um Conselho Tutelar Capa (Cotidiano) Mototaxistas anunciam protesto na Câmara Municipal O MOSSOROENSE Gabriel García Márques morre aos 87 anos Página 6 (Cotidiano) Preço do pescado aumenta 23,78% Cacau

Transcript of Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho...

Page 1: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Feriadão

Página 5 (Cotidiano)

Página 4

Aumenta em 100%movimento na rodoviária

Definição

Página 6

Policiais e bombeiros

entrarão emgreve na próxima

semana

Página 3 (Cotidiano)

Juiz libera campanha de Larissa à prefeitura Herval Sampaio cassou registro da

candidata que terá direito de seguir com campanha até julgamento no TRE.

Gerente Rogério Oliveira estima que procura eleve médiadiária para 1.500 embarques.

Página 3

Cláudia denuncia Silveira de cooptar comissionados

Advogados de Cláudia Regina entregam gravação à Justiça, que mostra secretária

assediando ocupantes de cargos de confiança.

Página 3

Igreja relembra últimosinstantes de Jesus

VIA CRUCIS

Sexta-feira Santa é celebrada em todoo mundo cristão neste 18 de abril.

Página 3 (Cotidiano)

R$ 1,50Mossoró - RN, 18 de abril de 2014 - Nº 16.628

www.omossoroense.com.br

SEXTA-FEIRA

Perda de 477 postos de trabalho coloca município em 16º lugar no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Página 5 (Cotidiano)

Mossoró cai para última colocaçãono ranking da geração de empregos

Cidade precisa de mais um Conselho TutelarCapa (Cotidiano)

Mototaxistas anunciam protesto na Câmara Municipal

O MOSSOROENSE

Gabriel García Márques morre aos 87 anos Página 6 (Cotidiano)

Preço do pescado aumenta 23,78%

Cacau

Page 2: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Opinião2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

[email protected]

ROÇAO padre Talvacy Chaves empreen-

deu uma nova experiência na sua a-tividade sacerdotal no dia de ontem.Ele presidiu uma via-sacra na comu-nidade de Alagoinha. As 15 estaçõesda celebração foram observadas em 15residências distintas e com boa par-ticipação dos habitantes do lugar.

JOÃO SABINOO empresário mossoroense João Sa-

bino de Moura, neste ano em que com-pletou seus 70 anos de idade, recebeuuma homenagem tocante elaboradapelo poeta Major Lucena em forma deversos. Esses versos já impressos es-tão sendo distribuídos com os amigosde João.

SERRANOAinda na sequência desta home-

nagem a João Sabino, neste dia 3 demaio haverá, no Hotel Serrano, emMartins, uma seresta dançante comuma noite em que serão homenagea-dos a ex-prefeita Mazé, "Nôm", e o em-presário João Sabino de Moura.

PAIXÃO DE CRISTOA partir das 19h30 de hoje o públi-

co começará a se reunir no Espaço Cul-tural de Santa Clara para ver o grandeespetáculo "A Paixão de Cristo". É odécimo ano em que esse evento émostrado e a cada ano com um públi-co maior. A direção é de Júnior Félixe a direção-geral do padre Sátiro Dan-tas e Flávio Tácito.

COMUNIDADEAquela comunidade denominada de

Santa Clara foi fundada pelo padreSátiro Cavalcanti Dantas no ano de1979. Nesses seus 35 anos de existên-cia, ela só tem feito crescer em termosde estrutura e de adeptos. É hoje umacomunidade consagrada e confirmadana fé dos seus fiéis católicos.

EXPORTAÇÕESAs exportações de frutas tropicais

nos primeiros três meses deste ano jácarrearam para os cofres potiguares63 milhões e 500 mil dólares. Esses sãonúmeros fornecidos pelo Ministério daIndústria e Comércio.

SEM ESTRUTURAGenivan Vale falou com pleno co-

nhecimento. Os médicos que atendemna Uisam estão na iminência de dei-xar aquela atividade por absoluta fal-ta de condições de trabalho. Cuidarde pessoas com problemas mentais,disse Genivan, já é complicado, imagi-ne sem a menor condição ou estrutu-ra para isso. Alô, Prefeitura de Mos-soró!

PÉ QUENTERaclenilson "Pé Quente" chama a

atenção dos telespectadores da TVMossoró e informa que amanhã, sába-do, ele exibirá no programa "SuperTarde" um filme especial sobre "Moisése os 10 Mandamentos". Acompanhe.

ESTRADAQuando o padre Mota foi prefeito de

Mossoró, um dia o dr. Jerônimo Lahy-re de Melo Rosado sugeriu a ele quefizesse uma estrada para Tibau. Na-quela época, essa já era a praia prefe-rida dos mossoroenses. E dr. Lahyrepedia que se fizesse a estrada (não eranem asfaltamento) ao que o padre Mo-ta respondeu: "Não vou fazer, Lahy-re, porque senão vou ter que construirum cemitério logo ali na Gangorra".

DONA LOURDINHANo apartamento de sua pro-

priedade, dona Lourdinha Rosado,aquela que um dia foi a primeira-damade Mossoró (ela era esposa do faleci-do Vingt Rosado), reuniu familiarespara um almoço comemorativo do seuaniversário.

PADRE MOTAPadre Mota, um mossoroense do século retrasado, ficou na história por sua

ação sacerdotal em Mossoró e também como um dos mais operosos prefeitos desua época. Ficou célebre aquela história envolvendo Benício Gago, uma das fi-guras folclóricas daquele tempo em Mossoró.

PADRE MOTA IIUm dia, fiscais da prefeitura prenderam um jumento de Benício Gago. E ele

foi até a prefeitura e fez o pedido ao padre para que soltasse o seu jumento, im-provisando alguns versos: "É padre, é Mota; é gordo e é buchudo; solte o meujumento com cangalhas e tudo".

PADRE MOTA IIIEssa historieta envolvendo o padre Mota veio à tona porque Hermes Alves

de Oliveira relembrou no seu blog que no último dia 15 de abril aquele sacer-dote, se vivo ainda estivesse, faria 117 anos de idade, já que nasceu em 15 deabril de 1897.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Adriana MoraisEditor-geral

Interino

renomado Ariano Suassu-na criou uma polêmica ao

dizer textualmente que "todo es-

critor é um mentiroso". Está cho-vendo protestos vindos de todaparte.

OOPolêmica

Emery Costa

Jornal

história me foi contada por Er-nani Rosado. Médico jovem, emNatal, e amante dos esportes, foi

convidado para acompanhar a seleçãonorte-rio-grandense de remo que par-ticiparia de torneio no Rio Grande doSul. Pela manhã a equipe foi treinar, omesmo acontecendo com os atletas gaú-chos. O professor José Guará, um dosresponsáveis pela equipe potiguar, ani-mava os remadores repetindo sempre"gaúchos atrás, gaúchos atrás". Por con-ta da bruma, a visibilidade era precá-ria. Retornaram alegres, decidindo es-perar a equipe local. Perguntaram, ain-da no cais, qual o tempo previsto paraa chegada da outra canoa. Surpresos,ouviram que os gaú-chos haviam chegado,esperado pelos poti-guares, mas, pela de-mora, resolveram irembora.

Ontem, ouvi depoi-mentos de correligio-nários de candidatosde diferentes coliga-ções, todos eles dandocomo certa a vitória doseu preferido. Semabrir qualquer chancede disputa, o candida-to de cada um estava sempre à frentedos outros. Foi aí que me lembrei da his-tória dos gaúchos. Em política, tambémé possível que a visibilidade prejudiquea interpretação dos fatos, ou até mes-mo das pesquisas. Na eleição suplemen-tar, existe o complicador da ação da Jus-tiça Eleitoral que impugnou candida-turas e limitou a participação de elei-tores nas reuniões partidárias. O apa-rato militar visto nas mobilizações che-ga a inibir o cidadão que tem medo decomparecer e ser interpelado sobre omotivo da presença naquele ato cívico.

Muitos ouvintes do Observador Po-lítico reclamam da falta de um noti-ciário mais amplo sobre a eleição de 4de maio. Faltando 16 dias, pouco se fa-la sobre o assunto. É verdade. Existe oreceio de emitir alguma opinião queseja considerada abuso de mídia emfavor de candidato A ou B. O progra-ma foi denunciado como tendencioso,quando noticiou uma das vindas da go-vernadora Rosalba Ciarlini a Mossorópara participar da campanha de suacandidata, Cláudia Regina. Esse climapoderá perdurar, pois, após a eleiçãosuplementar, será a vez das convençõespara escolher os candidatos a cargoseletivos em 2014. Faz lembrar o golpe

militar, em que os jor-nais ocupavam os es-paços políticos publi-cando versos de "OsLusíadas", de Luís deCamões.

Não sei quem foi ocampeão de remos nes-sa regata, no Rio Gran-de do Sul. Também fi-ca difícil adiantarquem vencerá a eleiçãopara prefeito de Mos-soró. Os candidatos es-tão fazendo sua parte,

indo às ruas e defendendo suas ideias.Precisam convencer o eleitor e atenderàs exigências da Justiça Eleitoral. Nãotenho informações se o DEM insistirácom o nome de Cláudia Regina ou se pro-moverá a sua substituição. Larissa con-tinuará em campanha, aguardando de-cisão do TSE. Francisco José Jr. aguar-da decisão sobre o processo que pede asua impugnação, de autoria do DEM.Os outros três candidatos trabalham pa-ra conseguir votos. Não sei quem são osgaúchos no jogo eleitoral, mas a equipeestá na jogada. E bem colocada.

AGaúchos atrás

Laíre Rosado

Muitos ouvintes do Observador Político

reclamam da falta de umnoticiário mais amplo sobre

a eleição de 4 de maio.Faltando 16 dias, pouco se

fala sobre o assunto.

Page 3: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Francisco José Júnior9h - Visita a Zona RuralVisita o Projeto de Assentamento Novo EspinheirinhoVisita o Projeto de Assentamento Hipólito IVisita o Projeto de Assentamento Hipólito IIVisita o Projeto de Assentamento Quixaba

Visita o Projeto de Assentamento Paulo Freire12h - Visita o Sítio de Leopoldo (vizinho ao Forró Pelado)Local: Projeto de Assentamento Picada I (Contato: Jaqueline 8803-5727)13h - Visita o Projeto de Assentamento Picada II13h30 - Visita a Comunidade de São João da Varzea

Política 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Herval Sampaio Júnior entendeu que deputada não provocou a realização do novo pleito em Mossoró

Juiz indefere candidatura de Larissa, maspermite que ela faça propaganda eleitoral

Decisão

BRUNO BARRETOEditor de Política

O juiz eleitoral HervalSampaio Júnior indefe-riu o registro de candi-datura a prefeito de Mos-soró da deputada esta-dual Larissa Rosado(PSB). Mas, ao contráriodo caso de Cláudia Regi-na (DEM), ele liberou asocialista para fazer acampanha.

A diferença nas deci-sões levou em conta o fa-to de Cláudia ter provo-cado a realização do no-vo pleito e não Larissa."Não se pode querer tra-tar igualmente situaçõesque indiscutivelmentesão diferentes e mesmoadotado o procedimentocomum a ambas as can-didatas, justamente por-que quanto à inelegibili-dade há semelhança,existem peculiaridadesque precisam ser enfren-tadas com o rigor neces-sário, em especial aferirse a requerente tambémdeu causa à nulidade daseleições, situação queconduziria ao mesmo en-tendimento firmado nadecisão já prolatadaquanto a sequer ser ad-mitido o processamentode seu registro, e a viola-ção frontal ao próprioprincípio da razoabilida-de, devendo de plano ser

Interino é alvo de ação por abuso de poderOs advogados da pre-

feita afastada CláudiaRegina entraram ontemcom uma ação pedindo acassação do registro decandidatura do prefeitointerino Francisco JoséJúnior.

A ação é baseada emgravações que comprova-riam que a primeira-dama Amélia Ciarlini e asecretária de Desenvol-vimento Social, FernandaKallyne, estariam pres-sionando servidores comcargos comissionados a seempenharem na campa-nha.

Conforme os advoga-dos de Cláudia Regina,cerca de 35 pessoas esta-riam presentes à reuniãorealizada no começo demarço deste ano na casade uma servidora comis-sionada.

Numa das degrava-ções, Fernanda Kallynedá um aviso: "Como eu nãosou mulher de duas con-

versas e quem me conhe-ce... jamais... sabe exata-mente quando do meu tra-balho... esse é um projetopolítico que eu faço até de-zembro, então convido aosamigos as pessoas envol-vidas as pessoas que têmmuita oportunidade de co-nhecer por continuarem...ninguém tá sendoameaçado a nada. Nin-guém está sendo ameaça-do aqui a nada... ninguémestá sendo ameaçado aquia nada... agora nas nossasescolhas, né?! a gente fezas nossas escolhas, a gen-te paga um preço!!! é na-tural!!!".

Noutro trecho, Kally-ne avisa que está passan-do uma lista de presen-ça: "a gente está passan-do já aí uma relaçãozi-nha... tô pedindo que vo-cês assinem! Não querodizer, necessariamente,que vocês, se forem assi-nar estepapel, vocês já es-tão dizendo que vão tra-

balhar nesse projeto masé... em alguns momentos,vocês vão ser chamados,quem ficar, quem aderira esse projeto, vai ser cha-mado pelo chefe, né?!".

Ao se apresentar aoscomissionados, AméliaCiarlini avisou que esta-va representando o pre-feito interino. "Gente, boanoite, Fernanda já meapresentou, fez esse favorde me apresentar, masmeu nome é Amélia, cer-to?! Podem me chamar deAmélia, eu tô aqui, Né?!...No lugar do prefeito, querealmente está com mui-tas tarefas, é... Não é fá-cil você administrar in-terinamente uma cida-de", disse.

Na ação os advogadosainda falam do uso deexonerações para garan-tir apoios. "Mais graveainda a conduta pratica-da pelo investigado e pu-blicada nos Jornais Ofi-ciais, principalmente on-

de constam exoneraçõesem uma edição e re-nomeações nas ediçõesseguintes, quando os ser-vidores exonerados, pornecessidade alimentar ede sustento da família,submeteram-se a falarcom representantes docandidato investigado e"comprometeram-se" emparticipar de sua campa-nha, ganhando a possi-bilidade de voltar a terseu cargo garantido, fa-to este que será investi-gado em outras ações",destacou.

A reportagem tentoufalar, sem sucesso, com osadvogados de FranciscoJosé Júnior. Foi solicita-do os telefones dos causí-dicos à assessoria de co-municação que ficou deenviar os números e nãoo fez nem atendeu os vá-rios contatos da reporta-gem para lembrar da ne-cessidade do envio dos nú-meros de telefones.

Processo

A COLIGAÇÃO UNIDOS POR MOSSORÓ,composta pelos partidos PSB, PMDB, PEN,PROS, PRTB, PHS, PTC, PR, PPS, PT do B ePRP, vem à público prestar esclarecimentos arespeito do indeferimento em primeira instân-cia do registro de candidatura deLARISSAROSADO.

Inicialmente, deve-se esclarecer para todos osfins que LARISSA ROSADO continua firme noseu propósito de disputa do pleito eleitoral su-plementar que se avizinha, estando a mesmatranquila no que atine à seguir sua caminhadarumo ao dia 04 de maio de 2014.

Ao contrário do que se tem propagado, emque pese a decisão prolatada pelo magistradoda 33ª Zona Eleitoral acerca do indeferimentode seu registro em virtude de suposta inelegi-bilidade causada no pleito de 2012, cumpre es-clarecer que tramita perante o Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) um Recurso Especial tratan-do do seguinte tema, tendo a confiança na re-versão do quadro até a realização do pleito.

Diante disto, LARISSA ROSADO continua suacaminhada como candidata, conforme inclusiveautoriza o art. 16-A da Lei n° 9.504/97, podendoefetuar seus atos de campanha sem qualquerimpedimento, enquanto ainda discutido seu reg-istro de candidatura, fator este que já está sendodevidamente providenciado por sua assessoriajurídica, tomando todas as medidas possíveis paragarantia de participação da candidata neste pleitosuplementar que se avizinha.

Assessoria Jurídica da Coligação Unidos porMossoró.

Larissa poderá seguir fazendo campanha

cancelado o seu registrojunto ao sistema eletrôni-co e a proibição de atos decampanha", explicou.

Ele justificou ainda omotivo de Larissa não terdado causa ao novo plei-to. "Diferente seria se aprimeira colocada não ti-vesse obtido mais de 50%(cinquenta por cento) dosvotos válidos, pois, com oafastamento desta, aque-la ascenderia ao cargo e,com o afastamento tam-bém da segunda, aí simpoderíamos falar em quea requerente, como a pri-

meira, teriam juntas da-do causa a nova eleição,o que distingue completa-mente do caso", destacou.

Ao indeferir, Hervaldeixou em aberto qual ocomportamento que vaiadotar caso haja umamudança na cabeça dechapa. "Isto posto, inde-firo de plano o requeri-mento de registro de can-didatura de Larissa Da-niela da Escóssia Rosadopelos fundamentos su-pra, podendo, contudo,nos termos do Art. 16-Ada Lei das Eleições, caso

recorra desta decisão,realizar atos de campa-nha pelas peculiaridadesapontadas, sob sua con-ta e risco, enunciandoclaramente desde já quea sua insistência em par-ticipar do presente pro-cesso quando tinha ciên-cia de sua patente inele-gibilidade pode vir a re-tirar o direito da coliga-ção da qual faz parte in-clusive a indicar substi-tuto, já que a palavra fi-nal será dada pelo Egré-gio Tribunal SuperiorEleitoral", concluiu.

Josué MoreiraNão enviou

Gutemberg Dias8h - Visita famílias no bairro Santo Antônio16 - Visita famílias no conjunto Santa DelmiraJusué Moreira7h às 12h - Belo Horizonte e Carnaubal.

14h às 17h. - Maisa (Assentamento Apodi).19h - Reunião do PSDC-27.

CinquentinhaNão enviou

Larissa Rosado8h - Caminhada na comunidade da Barrinha;11h - comício relâmpago na comunidade do Riachinho;11h30 - Comício relâmpago na comunidade do Ranchoda Caça;12h - Comício relâmpago na comunidade de Lagoa doXavier;

15h - Comício relâmpago na comunidade de Fazenda Nova;15h30 - Comício relâmpago na comunidade Cheiro da Terra;16h - Comício relâmpago na comunidade Terra Nossa;16h30 - Caminhada na comunidade do Riacho Grande.

Agendas dos candidatos

NOTA OFICIAL

Page 4: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Política4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

[email protected]

Barreto

ProvaMuita gente olhava torto e até me acusou de praticar

“jornalismo desejoso”, quando explicava à exaustão aquie no Observador Político que as situações de LarissaRosado e Cláudia eram diferentes. Não fazia isso porquetrabalho nos veículos de comunicação ligados ao PSB,mas com base nas informações que busco ter para em-basar meus posicionamentos. Ontem, o juiz Herval Sam-paio deu a prova cabal de que estava correto. Cláudianão pode fazer campanha, enquanto recorre, porquedeu causa à eleição suplementar. Situação diferentede Larissa, que poderá seguir pedindo votos.

Prova 2 Cada caso é um caso no direito. Há uma situação

parecida entre as duas, mas não igual. O leitor da colu-na ficou bem informado.

Voto nuloonverso diariamente com muitos leitores dacoluna no Facebook e percebo que surge um

sentimento de votar nulo na eleição suplementar,caso Cláudia Regina e Larissa Rosado não pos-sam ir até o final da campanha. Fruto da instabi-lidade jurídica e política que temos na cidade? Sim.Mas não é só isso que explica o fenômeno. Conver-sando com as pessoas, vou percebendo como cadauma se comporta e entendo que o sentimento do vo-to nulo também surge da tradicional dicotomiaentre os dois principais grupos da cidade. O perfilde quem pensa assim é o de não ver com bonsolhos uma terceira via na política mossoroense.Não se trata de uma posição majoritária, mas deuma parte do eleitorado.

RevisãoQuem não fez a revi-

são biométrica e já eraeleitor de Mossoró em 4de dezembro terá umanova chance de poder vo-tar em 4 de maio. Bastair à Justiça Eleitoral re-novar o título até o dia23 de abril.

Revisão 2A data-limite vale tam-

bém para todos que pre-tendem votar nas eleiçõesde outubro. Quem não fi-zer a renovação do cadas-tro no dia 23 só poderá fa-zer após o pleito de outu-bro e ficará prejudicado.

ConfusãoEm Natal, a confusão

está grande. O prefeitoCarlos Eduardo (PDT)vai a Madri participar deum evento. A vice-prefei-ta Wilma de Faria (PSB)não pode assumir, sob ris-co de ficar inelegível emoutubro.

Confusão 2O presidente da Câ-

mara, Albert Dickson, es-tá no exterior, e o vice-presidente Júlio Protásiode licença. Quem deve as-sumir é o segundo vice-presidente MaurícioGurgel (PHS).

C

Observador PolíticoTransmitido simultaneamente na TV, rádio e In-

ternet, o Observador Político agora tem uma novida-de. Agora tem um blog com informações políticas atua-lizado por Laíre Rosado. Mais uma plataforma do maistradicional programa de debates do interior do RN.O endereço é http://linkis.com/blogspot.com/CZqsS.

AIJE - Coube à prefeita afastada Cláudia Reginaa primeira Ação de Investigação Judicial Eleitoral

(AIJE) da disputa suplementar. O flagrante depressão sobre os cargos comissionados é pesado e

pode render muitos dissabores ao pessedista.

Luto

Ganhador do Nobel de Literatura e autor de obras renomadas sucumbiu à luta contra o câncer

Escritor colombianoGabriel García Márquezfalece aos 87 anos de idade

Dos cem anos de solidão aos 87 de muitos sorrisos

Rodeado de parentese amigos, morreu na tar-de dessa quinta-feira (17),na Cidade do México, o es-critor colombiano GabrielGarcía Márquez. Ganha-dor do Prêmio Nobel deLiteratura de 1982, o es-critor e jornalista faleceuem casa, aos 87 anos, vi-timado por um câncer quedebilitou sua saúde, jáfrágil pela idade.

A notícia foi confirma-da pelo Conselho Nacio-nal da Cultura e das Ar-tes da Colômbia e causouimediata reação de fãsnas redes sociais, que seemocionaram com a per-da de uma dos mais em-blemáticos escritores dahistória da América La-tina, que possuía amploreconhecimento interna-cional.

Em 2009, Gabrielanunciou oficialmentesua aposentadoria, quefoi confirmada em 2012por seu irmão. Vítima dedemência e perda de me-mória, o escritor não pos-sui mais condições inte-lectuais de permanecerescrevendo, àquela altu-ra a aposentadoria já as-sustava os fãs, que sepreocupavam com a debi-litada condição de saúdedo autor, que enfrenta-va um câncer desde 2002.

No início de 2014, a fa-mília de Gabriel infor-mou ao público que a ba-

talha contra o câncer eraextremamente complica-da, visto que a doença jáhavia comprometido pul-mão, gânglios e fígado, eque a idade avançada deGabriel inviabilizava no-vos tratamentos, permi-tindo apenas cuidados pa-liativos, pouco incisivoscontra o câncer.

Nascido em Aracataca,

na Colômbia, no dia 7 demarço de 1927, GarcíaMárquez, que em parte davida também foi jornalis-ta, vivia atualmente noMéxico. Entre seus livrosmais conhecidos, desta-cam-se “Cem Anos de So-lidão” e “O Amor nos Tem-pos do Cólera”.

A obra de Gabriel Gar-cia Marquez é reconheci-

da mundialmente por darvida ao realismo mágicona literatura latino-americana. A mistura deseres, personagens e his-tórias são uma das prin-cipais marcas de seus tex-tos, e dão vazão à imagi-nação de milhares de fãs,que certamente lamenta-rão muito a perda do es-critor.

“Cem anos de solidão”certamente é a obra deGabriel Garcia Marquezmais lida e conhecida emtodo o mundo. A obra jávendeu cerca de 30 mi-lhões de exemplares em35 idiomas, e é ampla-mente discutida e lida poracadêmicos, literatos ejornalistas e, sem dúvida,ocupa lugar de destaqueentre as principais obrasda literatura latino-americana.

A história narra a tra-jetória da família Buen-día, que por várias gera-ções habita a pequena vi-la de Macondo, em umaAmérica Latina geogra-ficamente surreal. Tran-sitando entre a realida-

de crua e a magia, os per-sonagens passeiam pelosaboroso drama do escri-tor, onde a centenáriaÚrsula dá conta das ca-racterísticas físicas e psi-cológicas de cada um dosfilhos, netos e bisnetos dafamília.

Durante o IV Congres-so Internacional da Lín-gua Espanhola, realiza-do em Cartagena, na Co-lômbia, em março de2007, “Cem anos de soli-dão” foi considerada a se-gunda obra mais impor-tante de toda a literatu-ra hispânica, ficando ape-nas atrás de “Dom Quixo-te de la Mancha”, clássi-co do espanhol Miguel deCervantes.

Gabriel García Már-quez, por sua vez, viveuintensamente seus 87anos. Era um homem depersonalidade, gestos esorrisos marcantes. Cer-ta vez, ao ser perseguidopor um incansável papa-razzo, mostrou a línguaem sinal de desagrado, se-guindo por uma série dexingamentos ao repórterfotográfico.

Foi correspondentejornalístico internacio-nal por duas vezes: a pri-meira, na Europa e a se-gunda em Nova York, em1961, auge do períodoanticomunista dos EUA,quando foi perseguidopela CIA por conta desuas intrínsecas ligações

com Fidel Castro, líderrevolucionário cubano.

O escritor era conhe-cido pelo largo sorriso norosto e o jeito despojadoque o acompanhou portoda a vida. Anticonven-cional e averso a forma-lidades, quebrou o pro-tocolo padrão ao recebero prêmio Nobel de Lite-ratura vestido com umaatípica vestimenta quecontrastava com osfraques e ternos de galada cerimônia. Outrapassagem emblemáticafoi quando em 2006, aoencontrar a cantoraShakira, dançou, semnenhuma cerimônia ascanções animadas da co-lombiana.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez

EFE/Mario Guzmán

Page 5: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

FERIADO - Devido aoferiado da Sexta-feirada Paixão, o jornal OMossoroense não cir-culará amanhã, 19. Ocentenário retomará àsbancas e às casas dosassinantes no Domingode Páscoa.

FREQUÊNCIA - Os ve-readores da CâmaraMunicipal do Natalaprovaram o projeto deSandro Pimentel (Psol)que trata da frequênciados vereadores. A maté-ria prevê a publicaçãomensal, no site da Câ-mara Municipal, da fre-quência dos vereadoresnas sessões plenárias.

MEMÓRIA - O Massa-cre de Eldorado de Cara-jás, quando um grupo depoliciais armados inves-tiu contra militantes doMovimento dos Sem-Ter-ra (MST), completou on-tem 18 anos. O saldo daação foram 15 campone-ses mortos, 69 mutiladose nenhuma prisão de po-liciais até o momento.

ESTUDOCerca de 250 ministros extraordinários da Euca-

ristia de Mossoró participarão de um estudo sobre oDiretório Sacramental da Diocese. O estudo acon-tecerá dia 26 de abril, a partir das 8h, na Igreja deSão Paulo Apóstolo.

PESARMorreu ontem o escritor colombiano Gabriel Gar-

cía Márquez, vencedor do Nobel de Literatura de1982. Fragilizado por dois cânceres, o autor de "CemAnos de Solidão", "Amor nos tempos do cólera", en-tre outros, não resistiu e faleceu em casa.

APOSTASEstá mais caro apostar no sonho de ficar milio-

nário. A Caixa autorizou o reajuste no preço das apos-tas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina. Anova tabela está em vigor a partir de 10 de maio.

Sexta-feira (18/4)

HORÁRIO - Hoje, os ban-cos e lojas do comércio nãoterão expediente devidoao feriado da Sexta-feirada Paixão. Já os su-permercados, hipermer-cados e o West ShoppingMossoró funcionarão emhorário especial.

As chiquititas chegam à igreja. Oscar per-gunta para a filha se ela quer mesmo se ca-sar com Junior. O padre pergunta se alguémtem algo a dizer. Tobias entra na igreja ca-racterizado de Tomás Ferraz aos prantos ediz que ela deve se casar com quem realmen-te ama, que é ele. Tobias tira o disfarce, as-sume que cometeu erros, diz a todos que elea ama e que fez tudo isso por amor. Gabrielavê Miguel escondido na igreja e sai até a por-ta atrás dele. O casamento não é concluído etodos saem à procura de Gabriela. Tobiasdiz que Marcelo está demitido e que o perso-nagem Tomás Ferraz acabou.

ChiquititasZelão deixa claro para Rosa que eles

não são noivos e exige que ela deixe Ju-liana em paz. Epaminondas garante aCatarina que conseguirá uma forma deentregar Serelepe para o prefeito e ela nãogosta dessa decisão. Ferdinando comen-ta com Pedro Falcão que não gosta da ideiade Renato construir um pronto-socorro navila. Zelão diz a Rodapé que não entregaráSerelepe para o prefeito, como mandouEpaminondas. Pedro diz a Juliana quegostou de conversar com Renato, e Ferdi-nando sente ciúmes.

Meu Pedacinho de Chão

William afirma a Lili e Marlon que quer ficar com Celina. Inês convoca uma reunião eprova a inocência de Jorge. Álvaro é demitido. Marlon e Lili comemoram o consentimen-to de William ao namoro dos dois. Priscila e Marcelo ficam constrangidos na presença umdo outro. Heloísa decide ir para Tapiré. Fátima se preocupa com o sumiço de Kléber. Williamfinge sentir fortes dores na frente do segurança. Kléber decide deixar Tapiré. Os segurançaslevam William para o centro médico. Thomaz e Heloísa pedem para Jorge levá-los até aComunidade. Keila procura Kléber no cais. William se desespera ao ouvir o alarme soarna Comunidade.

Alice conversa com alguns presidiários para descobrironde está o pai. Luíza e André discutem por causa do ciúmedele. Marina e Clara comemoram juntas o fim de mais umasessão de fotos. Chica e Laerte conversam seriamente sobrea saúde de Selma. Shirley percebe uma troca de olhares en-tre Laerte e Luíza. Nando conta para Cadu que mandou in-vestigar Jairo. Leto visita Selma no apartamento de Verôni-ca e Laerte.

Além do HorizonteEm Família

A família se volta contra Sofia, e Verae Ronaldo se decepcionam com Anita e Benpor terem escondido a verdade sobre a sa-botagem a seu casamento. Hernandez re-vela que Maura e Sidney ajudaram Sofiaem seu plano e a menina se isola da famí-lia. Virgílio confessa a Bárbara que es-creveu as cartas para ajudar Paulino e aprofessora fica envergonhada. Virgílio pe-de uma chance com Bárbara, que o beija,para desespero de Paulino. Serguei deci-de promover uma festa de despedida pa-ra Flaviana. Vera é diagnosticada comestafa e recebe o cuidado da família.

Malhação

Páscoa está chegando, e elame traz a lembrança, mais umavez, do meu avô Lúcio.

Digo que a Páscoa faz com que elese faça mais presente na lembrança,porque ele morava em Corupá, a Ci-dade das Cachoeiras, ao pé da Serrado Mar, quando eu era criança, masquando eu tinha uns 6 ou 7 anos, elemudou-se para Joinville. Ele era fer-roviário, e a imagem dele chegando anossa casa com uma cesta de vime pen-durada no braço direito não me sai damemória. Nossa casa ficava distanteda estação ferroviária, em Corupá,mais ou menos uns dois quilômetros.Mas lá vinha ele, a pé, com a cesta cheiade guloseimas para nós, os netos. Pa-ra nós, era sempre Páscoa, quandoele vinha. Ele trazia aquelas balas

grandes e coloridas, do tamanho de umovo de galinha, que hoje já não exis-tem mais, trazia coco indaial, um co-co do tamanho de um ovo de galinha,também com uma ou duas amêndoasdentro, coisa que já não vejo há déca-das, infelizmente. Trazia tucum ma-duro – uma fruta parecida com butiá,mas preta - a gente come a casca e ocoquinho que tem dentro. Trazia goia-bas, trazia maria-mole, trazia aque-las balas coloridas que eram corta-das em fatias grossas, nem sei se elasainda existem.

Era uma festa a chegada do meuavô a nossa casa em Corupá. Achoque ele ficava colecionando todas es-sas frutas e doces para encher a ces-ta e, num seu dia de folga, tocar pa-ra Corupá para entregar tudo aqui-

lo para a gente. Coisas simples, masque eram oferecidas com carinho e ti-nham um valor incomensurável.

Hoje, os avôs não dão, absolutamen-te, esse tipo de presente. Hoje, os avôsdão brinquedos eletrônicos, como jo-gos, telefones, tablets, consoles etc.Mas aqueles tempos do meu avô er-am felizes e dá uma saudade danada.

Não lembro mais do rosto do meuavô, só lembro que ele era careca, ti-nha apenas uma coroa ao redor da ca-beça. Acho que lembro disto porquetambém estou ficando careca e talvezfique igual a ele. E, engraçado, ape-sar de não lembrar do rosto dele, euainda o vejo chegando com a cesta nobraço, cheia de oferendas. Como umcerto Menino, que nos traz fé, esperan-ça e renovação. Saudade.

A

m decorrência da vigência dalei conhecida como PolíticaNacional de Resíduos Sólidos,

muito se tem falado e escrito sobreo tema nos últimos anos. Enquan-to escrevo este artigo, por sinal, oassunto volta ao noticiário por con-ta da greve dos funcionários das em-presas de limpeza urbana no Riode Janeiro: milhares de toneladasde resíduos amontoados ou espa-lhados pela cidade, que testemu-nham, em lógica perversa, a im-portância que esses serviços têm pa-ra a população.

Outro fosse o município, os resul-tados, mesmo que por motivos di-ferentes, seriam os mesmos. Osexemplos de Nápoles ou de BuenosAires corroboram isso. Mais eviden-tes nas grandes cidades, não sãomenos importantes nas de menorporte, dentre estas as que convivemcom seus lixões a céu aberto.

A responsabilidade pela limpe-za urbana é categorizada como deinteresse local, ou seja, os municí-pios respondem pelas ações neces-sárias nessa atividade. A meu ver,uma responsabilidade objetiva aqual o poder público assume em no-me dos cidadãos que habitam seuterritório. E quem são esses cida-dãos? São aqueles mesmos – comas exceções de praxe – que confun-

dem o espaço público como priva-do, como se as ruas, avenidas, pra-ças e estradas pudessem ser utiliza-das para o descarte de tudo aquilo queconsideram inservível no momento.

O extremo exemplo vem dos cha-mados pontos viciados. São locaisonde diariamente depositam-se ob-jetos volumosos, como móveis eutensílios e resíduos de construção,mesmo com o poder público tendopara isso serviços postos à disposi-ção do cidadão.

De maneira clara, pode-se infe-rir que esse mesmo poder públicoesqueceu-se de buscar o comprome-timento do maior protagonista nes-sas cenas bizarras: o cidadão. His-toricamente, desenvolveu-se umaespécie de ação patriarcal, na qualcabe ao município tudo fazer paraque, sem a sujidade representadapelos resíduos, o ambiente ofereçarespeito à saúde e qualidade de vi-da. A quem? Aos que nesse ambien-te vivem ou transitam, por óbvio.

O município paga para ser lim-po, mas não tem como pagar paramanter a cidade limpa sem que ha-ja o comprometimento do cidadãona manutenção dessa limpeza. Es-sa situação somente será resolvidacom o fornecimento de informaçãoe geração de conhecimento à popu-

lação, e isso se faz através da edu-cação ambiental, partindo-se dopressuposto de que o ambiente po-de ser desfrutado por todos, desdeque com posturas e comportamen-tos que o respeitem como bem cole-tivo, diversificado e com recursos fi-nitos.

Esse processo há que ser inte-rativo, levando ao comprometimen-to progressivo do cidadão com suarua, seu bairro e sua cidade. A edu-cação ambiental ministrada nas es-colas e com reflexos nas entidadescivis públicas e privadas, sindica-tos, e assim por diante pode e devemudar a percepção para com os re-síduos sólidos em médio prazo, umageração talvez. Porém, deve ser con-tinuada como um movimento e nãoapenas como campanhas isoladas,possuir metas e ser adequada naforma e na linguagem para a po-pulação que atende.

Não será a implantação ativa eparticipativa dessa sistemáticaeducativa que imporá aos muni-cípios e aos demais entes federa-dos buracos em seus orçamentos.Estes já existem, representadospor tudo aquilo que a ausência daeducação ambiental determina.Caminhos há! Basta a vontade debuscá-los!

E

O IMPACTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTALNA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

ARIOVALDO CAODAGLIO, cientista social, biólogo, estatístico e pós-graduado em meio ambiente, é presidente do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo).

MEU AVÔ E A PÁSCOALUIZ CARLOS AMORIM – ESCRITOR

Page 6: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Polícia6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

Falta de condições de trabalho e equiparação salarial são alguns pontos reivindicados pela categoria

Policiais e bombeiros militares anunciamparalisação para a próxima semana no Estado

Greve

Em assembleia ex-traordinária realizadana última quarta-feira,defronte à Governado-ria, em Natal, os poli-ciais e bombeiros mili-tares decidiram por pa-ralisar suas atividadesa partir da próximaterça-feira.

De acordo com a As-sociação de Subtenen-tes e Sargentos Poli-ciais Militares e Bom-beiros (ASSPMBM), amotivação pela para-lisação se deu devido àfalta de diálogo entreo poder público e a clas-se militar, que há tem-pos denuncia as precá-rias condições de tra-balho às quais estásubmetida.

Outro ponto reivin-dicado é a aprovação doprojeto de lei de promo-ção de praças, que foiadicionada à pauta dereivindicações maisdemandas importan-tes para a segurançapública, sobretudo àsociedade. Além dos

Empresário assassinadoa tiros em São Miguel

Homicídio

Na noite da últimaquarta-feira, um empre-sário foi assassinado a ti-ros na cidade de São Mi-guel. Carlos Hianto Ro-drigues Pinheiro, 53, foiassassinado a tiros apósdiscussão, no bairro San-ta Tereza.

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, por volta das21h, o empresário, do ra-mo de motocicleta, esta-va na rua Coronel JoãoPessoa quando se envol-veu em uma discussãoacalorada com o acusado,que sacou o revólver edisparou várias vezescontra Carlos Hianto,que morreu no local.

Populares disseramaos policiais que o empre-

sário teria ido à procurado acusado, no sentido dematá-lo e ao localizá-lo te-ve início um bate-boca,tendo o acusado agidomais rápido e matado oempresário.

Quando a equipe doInstituto Técnico e Cien-tífico de Polícia (Itep) deMossoró chegou à cena docrime encontrou dois re-vólveres calibre 38, mu-niciados, na cintura deCarlos Hianto.

O acusado do assassi-nato não foi preso e nemteve o seu nome reveladopela polícia, mesmo játendo sido identificado. Ocrime será investigadopela Delegacia Regionalde Polícia Civil de Pau dosFerros.

Morador de ruaassassinado a pedradas durante briga

Pau dos Ferros

Uma briga envolvendodois moradores de rua, nacidade de Pau dos Ferros,na região do Alto Oestepotiguar, no final da noi-te da última quarta-feira,terminou com um delesassassinado a pedradas,no bairro São Geraldo, zo-na Leste da cidade. LuizMarilac da Silva, o "Sam-budo", 45, foi espancadoa pedradas, após tentarferir o acusado com umafaca.

O acusado foi preso emflagrante, nas proximi-dades de onde aconteceua confusão, e foi identi-ficado como Ailson da Sil-va Santos, "Neguinho",26, que contou aos poli-ciais que matou para nãomorrer.

O CRIMEDe acordo com a Dele-

gacia Regional de PolíciaCivil, por volta das 22h30,a vítima chegou para dor-

mir em um local abando-nado, na rua Capitão Pe-dro Vicente, no mesmomomento em que o acusa-do também chegavaacompanhado pela namo-rada. "Na ocasião, vítimae acusado começaram adiscutir pelo mesmo espa-ço e 'Sambudo' puxouuma faca para furar'Neguinho', que revidoujogando uma pedra. A ví-tima caiu efoi espancadocom várias outras pedra-das. Ele ainda chegou aser socorrido pelo Samu,mas morreu instantesapós", explicou o cheve deinvestigação da DP.

Após matar o desafeto,o acusado fugiu do local,porém foi preso por umaguarnição da Polícia Mi-litar. O corpo de "Sambu-do" foi encaminhado aoInstituto Técnico e Cien-tifico de Polícia (Itep) demossoró, para ser necrop-siado.

Polícia prende cinco e apreendedois quilos de drogas

"Operação Pessach"

Policiais civis da cida-de de Goianinha deflagra-ram na quarta-feira (16)a "Operação Pessach",que significa Páscoa emhebraico. A ação em com-bate ao tráfico de drogasresultou na prisão de cin-

co pessoas e na apreensãode dois quilos de drogas,além de uma balança deprecisão e R$ 1.200 em di-nheiro fracionado.

Segundo informaçõesrepassadas pela Delega-cia Geral de Polícia Ci-

vil (Degepol), as prisõesaconteceram no Distritode Umari e os presos fo-ram identificados comoEdilson Albuquerque daSilva, 20; José Robertoda Silva, 43; Daniel Cas-siano de Lima, 33;Eta-

maldoBezerrio e; Auris-tela Nascimento daCruz.

Todos os suspeitos járespondem por tráfico dedrogas, mas Daniel Cas-siano estava preso em re-gime semiaberto.

Militares decidiram parar atividades em assembleia da categoria

Droga apreendida com... ...quadrilha em Goianinha

quesitos que corres-pondem a obrigações doGoverno estão o reajus-te de 15% do subsídio,que há dois anos não éfeito pelo Estado, devi-do enquadramento dosníveis remuneratórios,pagamento do terço deférias ainda referente

a 2012, integralizaçãodos vencimentos dosque foram promovidose ainda não recebem deacordo com a gradua-ção, revisão da lei e rea-juste da Diária Opera-cional, admissão deetapa alimentação co-mo verba indenizató-

ria,revisão do estatutoda PM em relação à car-ga horária e substitui-ção do RegulamentoDisciplinar da PM pe-lo Código de Ética.

A paralisação estáprevista acontecer emtodo o Estado e por tem-po indeterminado.

Page 7: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Para a comissão técnica do Globo de Ceará-Mirim, ain-da é possível sonhar com o título do Estadual potiguar, mes-mo depois da derrota por 2 a 1 para o América e a segundapartida será na Arena das Dunas. Vejo o Mecão como favoritoquase absoluto, porém também já vimos no futebol muitasituação adversa ser revertida. Olhando assim, o Globopode continuar acreditando que é possível ser campeão.

Coordenação promove reunião paradiscutir Jogos Escolares de Mossoró

Convocação

SÉRGIO OLIVEIRA

Depois do equívoco de proporcionar plenos poderes ao trei-nador Roberto Fernandes, a diretoria do ABC vai colocando acasa em ordem e, a partir de amanhã, já terá seu primeiro gran-de teste para sentir, em situação real, o que mudou e quantomudou para melhor. A estreia do alvinegro potiguar no Cam-peonato Brasileiro da Série B é o primeiro grande desafio, porexemplo, para Zé Teodoro, que conquistou a confiança de todose foi efetivado como treinador para a competição nacional. Tor-ço para que o time acerte e tenha uma temporada mais tranqui-la na Série B, pois é reconhecimento o esforço e a seriedade comque seus dirigentes trabalham. Se assim não fosse, só para exem-plificar, pessoas do nível de seriedade de Ferdinando Teixeiranão insistiriam na missão. No mais, estamos falando de um timegrande, de larga importância no futebol do Brasil, por isso me-rece e tem estrutura para isso, disputar uma Série B sempre en-tre os melhores colocados, e não lutando para se livrar do rebai-xamento como aconteceu nos dois últimos anos.

"O JEJUM ASSUME UM GRANDE VALOR NA VIDA DOS CRISTÃOS, É UMA EXI-GÊNCIA DO ESPÍRITO PARA SE RELACIONAR MELHOR COM DEUS". (Beato JoãoPaulo II)DESEJO assim um bom feriado a todos os leitores e que Deus nos abençoe.

"CRISTO"Vejo hoje o estádio No-

gueirão com o "Cristo" dos es-tádios no Rio Grande do Nor-te. Esse foi o escolhido paraser humilhado e crucificadoaté a morte. Agora, os Pila-tos da história e soldados ro-manos fiquem à vontade pa-ra escolher, as opções exis-tem e estão postas ao longodas matérias que tratam doassunto.

BRIGADepois de medir forças

com a Portuguesa, o novo al-vo da fúria da CBF é o timedo Icasa (CE). O time cearen-se tinha uma liminar colo-cando-o na Série A, e a CBFjá conseguiu cassar. Feito is-so, a entidade ameaça o clu-be da terra do "Padim Ciço"de rebaixamento. A entidademais parece um carrasco.

LEÃOEm Pernambuco, o cami-

nho se desenha para o Leãoser campeão. O Sport, no pri-meiro jogo da decisão do es-tadual, levou a melhor sobreo Náutico, 2 a 0. Vai ser com-plicado para o Timbu rever-ter esse quadro.

POSSÍVEL

O desporto escolar vol-ta a ocupar seu espaço nocenário mossoroensecom a preparação demais uma edição dos Jo-gos Escolares de Mosso-ró (XX Jem’s). Com o ob-jetivo de traçar suas pri-meiras metas, a Secreta-ria de Educação e do Des-porto, através do Depar-tamento de Educação Fí-sica, realizará uma reu-nião na próxima semana.

A data definida para oprimeiro encontro de or-ganização dos Jem’s é odia 22 de abril, primeirodia útil após o feriadão daSemana Santa e Dia de Ti-radentes. O coordenadordos jogos, Uirapuru Cal-das Leonardo Nogueira,agendou para a partir das9h, no Ginásio de EsporteEngenheiro Pedro Ciar-lini, o início da reunião.

Coordenador lembra importância da participação dos professores

América constrói larga vantagem e Globo sonha em reverterA semana fechou bem

para o América de Natal,que construiu uma boavantagem na decisão doCampeonato Estadual de2014. Depois da vitóriapor 2 a 1 em Ceará-Mir-im, o alvirrubro potiguarleva para a segunda par-tida decisiva a vantagem

do empate e o fator cam-po, pois se mantém invic-to nos últimos jogos quedisputou na Arena dasDunas.

A missão agora se tor-nou praticamente irre-versível para o estreantetime do Globo, que entraem campo com a obriga-

ção da vitória. Na avalia-ção da comissão técnicada Águia de Ceará-Mir-im, ainda é possível rever-ter o quadro e fechar atemporada histórica deser campeão estadual de-pois de conquistar a Co-pa RN, além das vagas naCopa do Brasil, Copa do

Nordeste e CampeonatoBrasileiro, logo em seuprimeiro ano na primeiradivisão.

Para o América, quetambém voltou a garan-tir vaga na Copa do Nor-deste e Copa do Brasil,voltar a ser campeão es-tadual, diferente do que

pensam alguns, tambémé uma meta a ser atingi-da em 2014. O sucesso lo-cal certamente dará fô-lego positivo para as dis-putas do CampeonatoBrasileiro da Série B, noqual o time não estevebem nas duas últimasedições.

ABC jogaamanhã emPernambuco na estreia doBrasileiro

Série B

Estadual

Buscando passaruma borracha naqui-lo que não deu certonos últimos anos, otime do ABC come-çará amanhã sua ca-minhada dentro doCampeonato Brasi-leiro da Série B. A es-treia será em Recife,contra o Santa Cruz,outro time que vivemomento de recupe-ração do seu espaçono cenário nacional.

O alvinegro en-frentará a CobrinhaCoral, com bola ro-lando às 16h20, noestádio do Arruda,com previsão de en-carar também umatorcida numerosa eapaixonada quesempre comparece.Na última semanade preparação, o trei-nador Zé Teodorousou muito da con-versa antes dos trei-nos técnico e táticopara tentar quebrarao máximo o gelo eos possíveis erros daestreia.

A boa notícia doinício da semana foidada pelo Departa-mento de Futebolabecedista, que co-municou a comissãotécnica a regulariza-ção dos quatro refor-ços anunciados peladiretoria. São eles: ogoleiro Gilvan, o za-gueiro Robson e osatacantes DênisMarques e João Hen-rique, que estão re-gularizados e à dis-posição do treinadorZé Teodoro, prontospara o primeiro jogodo alvinegro na SérieB amanhã, na capi-tal pernambucana.

Reunião será no Ginásio de Esporte Engenheiro Pedro Ciarlini

O NOSSO PECADO

Quem comemora a construção das arenas pelo Brasilé o Clube de Regatas do Flamengo. O time carioca já foibatizado de "xodó das arenas" e deverá lucrar nos próx-imos meses R$ 7 milhões. Convite é o que não falta parao time carioca deslocar alguns dos seus jogos para cidadesque irão sediar jogos da Copa do Brasil. Liderança eprestígio, não se compram, conquistam-se.

LUCRANDO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Aproveitando a Sexta-feira Santa para pedir perdão eajuda para o futuro, confesso o nosso pecado. Falo do futebolde Mossoró, dando como exemplo, neste momento, o Baraú-nas. Sem uma estrutura que possa mantê-lo de alguma for-ma funcionando, o clube fecha suas portas por completo, parareabri-la somente em julho, quando disputará o CampeonatoBrasileiro da Série D.

Esse começa e encerra a atividade é o que fomenta nos-sos algozes. Eles ficam com o prato cheio para nos criticare desprezar. E aqui não vai nenhuma crítica à diretoriatricolor, e sim lamentação pela estrutura que falta ao fute-bol de Mossoró para ter vida perene e não sazonal. Pois l-ogo mais a situação será vivida pelo Potiguar, quandodeixar a Copa do Brasil, que torcemos, seja de vida longa.Enfim, não ter estrutura para se manter vivo a tempora-da toda, com ou sem uma competição em andamento, é onosso pecado.

Para o encontro, estãosendo convocados todosos professores da educa-ção física, que atuam na

rede de ensino da cidadede Mossoró, já que naoportunidade serão re-passados os informes a

respeito do novo site pa-ra a inscrição dos XXJem’s. "Informamos ain-da que é imprescindível a

presença de todos os se-nhores professores deeducação física", reforçaUirapuru.

Page 8: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

SALVE O CHOCOLATE!Nesta época do ano, a

quantidade de chocolatesao nosso redor costuma au-mentar substancialmente.Para quem normalmente jágosta do doce, mas é preo-cupado com as calorias, aPáscoa é o período mais di-fícil para resistir à tenta-ção, e isso pode comprome-ter os resultados de umaalimentação balanceada.Porém, mesmo saindo dadieta, é possível fazer es-colhas inteligentes.Na ho-ra de escolher seu ovo depáscoa, não se guie apenaspelos nomes "diet, light ezero". Afinal, estes rótulospodem esconder ovos caló-ricos e gordurosos.

UNIFORMESA Fifa mostrou em des-

file durante do Fashion Rioos uniformes que serão usa-dos pelos voluntários du-rante a Copa do Mundo2014. O kit básico compos-to de boné, camisete, calça-bermuda, tênis e meia foicriado pela Adidas e tem pe-quenas variações para seadequar ao clima dascidades-sede.

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

Cafu e Fernanda Lima mostram os

uniformes dos voluntários da Copa

do Mundo 2015.

Sânzia Fernandes e Karen Maia conhecem deprimeira a coleçãoverão 2015 da Carmen Steffens

@ Mudam de idade hoje e re-cebem os cumprimentos da colu-na: Marcos Maia, Lourdinha da Es-cóssia Rosado, Flávia Rosado, Do-ca Fernandes Falcão e EliezerGurgel. Parabéns!

@ O Grande Encontro Român-tico que reúne o melhor da musicafeita "pra ouvir e dançar coladin-ho" -Lairton, Zezo, Forró Pegadade Luzo e banda Encantu's - dia30 de abril noPorcino Park Cen-ter.

@ Ana Maria Cavalcanti seprepara para o casamento do fil-ho Daniel. Produção caprichadae de qualidade indiscutivel.

@ Mesmo já tendo abraçadoGustavo Almeida no dia do seuaniversário, deixamos aqui o reg-istro da data do "feliz aniver-sário"do amigo. Sucesso!

@ Quem chega pra passar ofim de semana na terrinha é a ar-quiteta Jimena Vasconcelos. Poraqui Jimena "passa em revista" aobra de ampliação da Clínica deOlhos Dr. Vasconcelos Neto.

@Eider Medeiros e Luana es-tão em Ribeirão Preto(SP), ondevisitam a morada do filhão Felipe,que faz residência médica.

@Sérgio Chaves vem aí com mile uma para a sua festa Celebra-tion, marcada para o dia 31 demaio.

Telefone: 84 9194 5192

Page 9: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

DeficiênciaMossoró precisa de mais um Conselho

Tutelar para atender demandaConselheiros cobram mais investimentos para melhorar estrutura das unidades

MOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2014 PAIXÃO DE CRISTO

Igreja relembra os últimos instantes deJesus Cristo na Terra

PÁGINA 3COTIDIANO

O Conselho Nacional dosDireitos da Criança e do Ado-lescente (Conanda) recomen-da o número mínimo de umConselho Tutelar com equipede cinco pessoas para cada100 mil habitantes em umacidade. Mossoró conta hojecom mais de 280 mil habitan-tes e duas divisões do órgãode defesa à criança e ao ado-lescente.

É de responsabilidade dasprefeituras abrir e manterequipes e estrutura de conse-lhos tutelares. A Secretaria deDireitos Humanos realizou le-vantamento que mostrou que,em todo o Brasil, seriam neces-sárias mais 632 unidades. Ain-da de acordo com a secretaria,cidades grandes, como SãoPaulo, Fortaleza e Goiânia, es-tão muito distantes do núme-

ro ideal de conselhos tutelarespara a sua população e, nasque há, a estrutura deixa mui-to a desejar para o pleno aten-dimento aos menores de idadee suas famílias.

"Mossoró também vive amesma realidade de São Pau-lo, Goiânia e Fortaleza. Temosquase 300 mil habitantes, se-riam necessários mais conse-lhos tutelares para atender à

população da cidade", disse oconselheiro tutelar Flávio Ro-berto sobre as dificuldades en-frentadas pelas equipes nomunicípio.

Além da necessidade de am-pliação da rede de proteção, oconselheiro afirma ser neces-sário fazer mais investimen-tos para melhorar e manter aestrutura dos conselhos, quemuitas vezes não dispõem do

necessário para o desenvolvi-mento das atividades.

"Falta de celular para plan-tão sob aviso, sede precária, eaté mesmo falta de combustí-vel para a realização de ron-das. A 34ª Zona do ConselhoTutelar, assim como a 33ª, nãofunciona à noite por falta de es-trutura, o que deixa muitasdas nossas crianças desprote-gidas", conta.

Balanço divulgado pelo Conselho Tutelar mostraperfil das violações a menores no município

De acordo com o balanço doprimeiro trimestre de 2014 di-vulgado pelas duas zonas doConselho Tutelar, até o fim demarço, foram registrados 96 ca-sos de violação aos direitos dacriança e do adolescente, a maio-ria na faixa etária entre 12 e 17

anos. Na maior parte das ocor-rências, o agente agressor é daprópria família da vítima.

"O que temos percebido é quea maioria dos agressores aindaé composta por familiares, so-bretudo a mãe, que neste pri-meiro trimestre foi responsá-

vel por 26,19% dos casos na 33ªZona, seguidas pelos própriosadolescentes e padrastos", con-ta o conselheiro tutelar ArnonDutra.

A coordenadora da 34ª Zo-na do Conselho Tutelar, Um-beriana Maniçoba, explica que

para cada tipo de agente agres-sor é feita uma abordagem di-ferente. Quando o maior agen-te é a família, são tomadas me-didas de proteção e campanhasde conscientização, quando oEstado é o maior responsávelpelos registros, o Conselho en-

tra com requerimentos e pro-cessos junto ao Ministério Pú-blico. Já quando a conduta dosmenores de idade é a maiorcausadora de ocorrências, o ór-gão procura apoio de outrasinstituições e órgãos, sobretu-do de educação e segurança.

Legislação prevê um Conselho Tutelar com equipe de cinco pessoas para cada 100 mil habitantes

Page 10: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Gerais2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

motor que garante votos para azeitar a es-trutura de poder do PT, o programa BolsaFamília, alcança 14,1 milhões de famílias

em todo o país. Os dados são referentes ao mês deabril, onde o pagamento, que começou a ser lib-erado na terça-feira (15), segue até o dia 30. Aotodo, o governo federal está investindo mais deR$ 2,1 bilhões no programa. No Rio Grande doNorte o programa atende mais de 360 mil famílias,com uma injeção de R$ 53,5 milhões, o que gerauma renda média de R$ 148,12 por família.

OUm motor chamado Bolsa Família

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

NichoA transferência de

conhecimento intensi-vo e o estímulo acadê-mico estão levando umnúmero cada vez maiorde universitários a in-vestir em um negóciopróprio antes mesmode deixar os bancos dauniversidade.

EspaçoSegundo o Sebrae,

empresas comandadaspor jovens com idade en-tre 18 e 34 anos já cor-responde a 52% dos em-preendedores em todo oBrasil. Os dados são dapesquisa elaborada pelaGlobal Entrepreneurs-hip Monitor (GEM)2012, desenvolvida emparceria com o órgão.

ParalisaçãoOs policiais milita-

res e bombeiros decidi-ram endurecer o movi-

mento e vão iniciar pa-ralisação na terça-feira, 22. As categoriasestão acampadas emfrente à Governadoriahá mais de uma sema-na e só vão sair de lá de-pois que o projeto dePromoção de Praças forenviado à AssembleiaLegislativa e sanciona-do.

ExpectativaO Índice Anteceden-

te de Vendas, estudorealizado pelos associa-dos do Instituto paraDesenvolvimento doVarejo, aponta um cres-cimento real nas vendasde 8,2% em maio, em re-lação ao mesmo períododo ano passado. Já pa-ra junho, o aumento es-perado é de 5,9%, namesma comparação.Em março, o indicadorregistrou crescimentode apenas 1,3%.

ChocolateOntem foi dia de ganhar um pouquinho de pe-

so com os presentes enviados à redação neste perío-do que antecede à Páscoa. Nosso agradecimentoao hotel VillaOeste e à GL Gráficas.

PausaEm função do feriado de hoje, o jornal O

Mossoroense não circulará amanhã. Voltaremosàs bancas e casas dos nossos leitores no domingo.A todos um feriado de boas reflexões e descanso.

Perda - O mundo foi surpreendido ontem com amorte do escritor colombiano Gabriel GarcíaMárquez. Vencedor do Nobel da Literatura em 1982,Márquez é o autor de obras como Cem Anos deSolidão, divisor de águas na minha trajetória comoleitor. Perda irreparável para o mundo da literatura.

Programa Vida Viva do Corpo de Bombeirosterá investimentos do Ministério do Esporte

Reforço

Projeto passará a receber recursos do governo federal

Oportunizar uma me-lhor qualidade de vidaatravés da prática regu-lar de atividade física. Es-se é o objetivo do Progra-ma Vida Viva do Corpo deBombeiros Militar do RN(CBMRN) que oferece,desde 2005, atividades es-portivas regularmente pa-ra população da melhoridade.

Durante um encontroentre o subcomandante dacorporação, coronel OttoRicardo Saraiva, e o Secre-tário de Esportes de Natal,Eduardo Machado, reali-zado no quartel do CBM-RN, em Natal, a institui-ção militar recebeu a no-tícia de que será incluído,pela Prefeitura de Natal,no Programa Vida Saudá-vel, do Ministério do Es-porte.

Com isso, o programaVida Viva, que hoje é man-tido por meio de parceriaentre a academia Flex Fit-ness e o CBMRN, passaráa receber investimentos di-reto do Governo Federalampliando a oferta de ser-viços e, consequentemen-te, o número de vagas pa-ra novos participantes.

De acordo com o Secre-tário Municipal de Espor-te, Luiz Eduardo Macha-do, representantes da Se-cretaria estiveram, emBrasília, com intuito de im-plantar novas ações espor-tivas e de qualidade de vi-da em Natal. Dentre osprojetos, a capital será be-neficiada com 16 núcleosdo programa SegundoTempo, destinado à estu-dantes, e 20 núcleos do pro-grama Vida Saudável, pa-ra o cidadão idoso.

”O Programa Vida Sau-dável, na sua essência, vi-sa oportunizar a prática deexercícios físicos, ativida-des culturais e de lazer pa-ra o cidadão idoso, estimu-lando a convivência sociale contribuindo para que oesporte e o lazer sejam tra-tados como políticas públi-cas e direitos de todos”, dis-se Luiz Eduardo Machado.

Para o coronel Otto Ri-cardo, apesar dos progra-mas sociais não serem umaatividade fim do Corpo deBombeiros, como o comba-te a incêndios e salvamen-tos, a manutenção destesprogramas demonstram oesforço do órgão para ele-var ainda mais o seu pa-pel de responsabilidade so-cial junto a populaçãonorte-rio-grandense.

“O Corpo de Bombeirosoferece à cerca de 100 mu-lheres atividades que pro-movem benefícios à saú-de. Através da prática re-gular da atividade físicaestamos conseguindo pro-mover um estilo de vidamais ativo e saudável pa-ra a população da melhor

idade. A notícia da inclu-são do Vida Viva no pro-grama do Ministério doEsporte é recebida commuita alegria pois permi-tirá aos bombeiros melho-rar as ações já existentese ampliá-las”, disse o sub-comandante do CBMRN.

As atividades do Pro-grama Vida Viva funcio-nam todas as terças e quin-

tas feiras, das 6h às 7h, nointerior do Quartel do Co-mando Geral do CBMRN.As componentes recebemorientações de saúde comprofessores de EducaçãoFísica da academia FlexFitness.

Nestas atividades, oorientador busca, tam-bém, desenvolver nestasjovens senhoras a valori-

zação pessoal delas na so-ciedade. Neste contatocom os militares do Cor-po de Bombeiros, a comu-nidade passa a conhecermelhor a realidade da ins-tituição e ainda adquireconhecimentos que pro-porcionarão, até mesmo,o salvamento de vidas e aredução de acidentes do-mésticos.

Page 11: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Padre Walter Collini destaca importância da data para a Igreja Católica

Igreja Católica relembra os últimosinstantes de Jesus Cristo na Terra

Hoje, Sexta-feira San-ta, a Igreja Católica en-cerra a Tríade Pascal, mo-mento de reviver os últi-mos instantes de JesusCristo na Terra. Por con-ta disso, não se celebranesta data a eucaristiaem nenhuma parte domundo, como forma de re-fletir o julgamento, con-denação, martírio, mor-te e sepultamento do Mes-sias.

"A Sexta-feira é o ápi-ce do amor de Deus. Nãotem amor maior daqueleque dá a vida para os seusamigos. Na morte de Cris-to, podemos ler que Deusama mais aos outros doque a si próprio. Esta é averdade que contempla-mos hoje, único dia do anoem que a eucaristia nãoé celebrada, porque é co-mo se o mundo ficassesem a presença de Jesus",destaca o pároco da Ca-tedral de Santa Luzia,Walter Collini.

Para celebrar a data,a Catedral de Santa Lu-zia realiza, das 7h às 15h,a Via-Sacra, percurso queconsiste em acompanharespiritualmente os pas-sos de Jesus desde a ago-nia no Jardim das Olivei-ras, com momentos demeditação e oração em vá-rias estações. "É a con-templação dos mistériosde dor, de sofrimento e damorte de Jesus Cristo, aolongo do dia. A cada meiahora haverá a meditaçãoem uma estação da Via-Sacra, que são 15 estações

paroquiademartins.blogspot.com.br

Sindmoto prepara mobilização contra projetoque prevê instalação de taxímetros em motos

O Sindicato dos Mo-totaxistas e Entregado-res de Encomendas e Si-milares do Município deMossoró (Sindmoto)prepara para a próximaquinta-feira, 24, umamobilização pelas ruasda cidade contra o pro-jeto de lei que estabele-ce a obrigatoriedade dainstalação do taxímetronos veículos destinadosao serviço de mototáxi.

De acordo com o pre-sidente do Sindmoto,Rivaldo Bezerra, a mo-bilização terá início às9h, em frente à Câma-

ra Municipal de Mosso-ró (CMM), seguindo emdireção ao Palácio daResistência, sede daPrefeitura Municipalde Mossoró (PMM). "Oprojeto não é de interes-se da categoria, poisacarretará custos ex-tras aos mototaxistas,devido à instalação doequipamento e, além detudo, tornará a concor-rência com os profissio-nais clandestinos aindamais desleal", justifica.

A expectativa doSindicato é que cercade 300 mototaxistas

participem da ação,que também tem comoobjetivo combater aprática ilegal da profis-são na cidade. "Solici-tamos que os clandes-tinos sejam fiscaliza-dos com mais rigor pe-la Prefeitura. Infeliz-mente, o poder públi-co tem um interessemuito pequeno em nos-sa categoria", lamen-ta o presidente do Sind-moto.

Outra reivindicaçãoda categoria é a instala-ção de abrigos para mo-totaxistas, luta antiga

do Sindmoto, que vemsendo acompanhada deperto pelo MinistérioPúblico. "Não é de hojeque batalhamos pelaconstrução dos abrigos,essa é uma necessida-de urgente. Desde 2008,2009, que reivindica-mos isso, e temos o apoiodo Ministério Públiconessa luta", enfatiza Ri-valdo Bezerra, acres-centando que existe ho-je, na cidade, cerca de1,4 mil mototaxistas ca-dastrados, sendo apro-ximadamente mil efeti-vamente em atuação.

Protesto

no total", conta padreWalter Collini.

Logo mais à tarde, às16h, na Catedral, será ce-lebrada a ação litúrgica daPaixão e Morte de JesusCristo. A partir das18h,ocorre procissão com aimagem do Senhor Morto,saindo da Catedral em di-reção à Capela de NossaSenhora do Perpétuo So-corro. "A Sexta-feira San-ta é sempre um momentoque traz muitas pessoaspara a Catedral. Como ahumanidade sofre, passa

por mil tipos de dores, par-tidas, saudades, separa-ções, ela se identifica como sofrimento de Cristo",relata o pároco.

Outra forma utilizadapela Igreja para marcara Sexta-feira Santa é arealização da abstinênciae do jejum. Segundo a tra-dição religiosa, é impor-tante que os fiéis façama abstenção de carne, pe-lo menos nas sextas-feiras da Quaresma. A co-mida poderá ser substi-tuída pela privação de ou-

tros alimentos e bebidas,sobretudo os mais re-quintados e dispendio-sos.

Já o jejum é uma for-ma de penitência que con-siste na privação de ali-mentos. Para tal prática,a orientação tradicionalé que se faça apenas umarefeição completa duran-te o dia e, caso haja neces-sidade, pode-se tomar d-uas outras pequenas re-feições, que não sejamiguais em quantidade ha-bitual.

Sexta-feira Santa é celebrada em todo o mundo cristão neste 18 de abril

Page 12: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Gerais4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

DIREÇÃO SEGURAAté o domingo de Páscoa, acontece a

segunda fase da Campanha Educativa"Mais Gentileza, Menos Acidentes", aler-tando a segurança no trânsito. Peças pu-blicitárias chamam atenção dos conduto-res para a necessidade de dirigir com se-gurança nas estradas neste feriadão, queeste ano ganha mais um dia com o feriadode segunda-feira, 21. Segundo o diretordo Detran, Willy Saldanha, este é um dosferiados onde mais acontecem acidentesnas estradas. Fique ligado.

PRÊMIO GOLD PINA empresária Andréa Rosado esteve em

São Paulo, onde participou do evento GoldPin, idealizado pela Volkwagen do Bra-sil, que premiou 11 concessionárias da mar-ca que obtiveram os melhores resultadosno país, em diversos setores. A Socel Veí-culos, situada em Mossoró, foi seleciona-da entre as 11 distribuidoras, sendo a úni-ca no Nordeste a receber o título. Resulta-do de engajamento, desempenho em ven-das, pós-vendas e a satisfação do cliente.A cerimônia contou com a presença do pre-sidente da Volks no Brasil, ThomasSchmall, e outros executivos.

PAIXÃO DE CRISTOHoje, às 20h, a TCM vai transmitir a en-

cenação da Paixão de Cristo que aconte-cerá no Hotel Thermas. No espetáculo, aovivo, 50 atores da Cia. Dupla Face de Tea-tro encenarão a maior história de todos ostempos, com efeitos especiais, iluminação,som, cenários bíblicos como o Palácio deHerodes, o Fórum de Pilatos e o ambienteda Última Ceia, entre outros elementos.

Flash

es V

IPs

Lorene Rosado e a cunhada Ediane Fernandes com os filhos Guilherme e Eduardo

na festa de Cristovam Neto.

No Kiko´s Eventos, Bosco Frota e Savitça Kelly com o filho durante o 1º

aniversário de Cristovam Neto.

Com a mãe Soraia, Monique Mendes celebrou aniversário durante missa com o

papa Francisco, no Vaticano.

Andréa Rosado no Gold Pin 2014. Socel é pre-miada como uma das lojas Volkswagen com os

melhores resultados no país.

-Vivas para os aniversariantes desta sex-ta-feira: Tony Maciel, Edna Lopes, EduardoSoares, Lucas Victor Pires, Sinara Helena,Ilsefthon Tullys e Pedro Sidarque Lima. Tudode bom.

-Direto do Hospital Antônio Prudente, emNatal, o engenheiro Márcio Palermont anun-ciou em seus perfis nas redes sociais o nasci-mento da sua primeira filha com a amadaMyrna Lampreia.A garota atende pelo nomede Maynah.A família e os amigos aguardama chegada da família.

-Aniversariante da última terça-feira, oquerido Duda Lopes saiu do Brasil para fes-tejar a data especial em Vancouver, noCanadá, onde atualmente reside a bela In-grid Paiva,sua namorada.

-Muitos mossoroenses se encontrarão emPipa no feriado da Semana Santa: RadnaAzevedo, Susy Medeiros, Carla Janine, IgoCaldas, Andreya Nogueira e Alison Fernan-des, Sarah Raquel e Isaac Alcântara, KarolVieira e Vingt-un Rosado Neto, Lara Góis eRaphael Araújo, entre outros.

-Fora do Campeonato Estadual 2014, oPotiguar agora segue focado no próximo jo-go da Copa do Brasil. O time recebe re-forços e cumpre agenda de treinos no HotelThermas e Resort.

-Antecipamos os parabéns para os aniver-sariantes deste fim de semana:Hildegard Mo-ta, Higo do Camarão, Abel Dutra, AlbertoOtani, Ricardo André Amorim, Linara Maia,Ricardo Cardoso, Rafael Nunes, AdrianaMorais, Paula Raquel, Tiago Carlos Barbosa,Dário Júnior e Paloma Melo.

-Neste feriado de Páscoa estaremos emMartins,desfrutando as maravilhas da cidadeserrana e os atrativos imperdíveis do HotelSerrano, da Rede de Hotéis Sabino. Três diasde puro relax.

[email protected]

Lima

Page 13: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mossoró ocupa a última colocação noranking da geração de empregos do Caged

Balanço

Curso de Especializaçãoem Gestão Ambientalda Uern prorroga período de inscrições

Pós-graduação

Pelo segundo mês con-secutivo, Mossoró amargaa última posição no ran-king estadual na geraçãode empregos. De acordocom dados do CadastroGeral de Empregados eDesempregados (Caged),divulgados ontem, a capi-

tal do Oeste potiguar fe-chou o mês de março comsaldo negativo de 477 va-gas de emprego, ocupan-do a 16ª posição entre osmunicípios com mais de 30mil habitantes.

Segundo o relatório doMinistério do Trabalho e

Emprego (MTE), em mar-ço Mossoró criou 1.934postos de trabalho e per-deu 2.411 postos de em-prego com carteira assina-da. No primeiro trimestrede 2014, o município acu-mula o saldo negativo de427 postos de trabalho.

No topo do ranking dageração de empregos emmarço, está Natal, com osaldo positivo de 229 pos-tos de trabalho. Em segun-da posição, está São Gon-çalo do Amarante (165 no-vos postos) e Currais No-vos (56).

Município fechou março com saldo negativo de 477 vagas de emprego ocupando a 16ª posição no ranking

Estão sendo ofertadas 44 vagas para a especialização

Município acumula saldo negativo de mais de 400 postos de trabalho

A coordenação do cur-so de Especialização emGestão Ambiental daUniversidade do Estadodo Rio Grande do Norte(Uern) prorroga o perío-do de inscrição para a se-leção de candidatos queirão integrar a terceiraturma.

Estão sendo ofertadas44 vagas. Os interessadospodem se inscrever de ho-je até 16 de maio, atra-

vés do [email protected].

A seleção dos candida-tos será realizada nos dias23 e 24 de maio, tendo co-mo critérios a análise docurrículo e entrevista. Osdias e horários das entre-vistas serão divulgados nodia 19 de maio.

De acordo com o edital,o resultado final da sele-ção será divulgado no dia26 de maio.

Movimento na rodoviária aumenta em100% devido ao feriado prolongado

Viagens

O feriado prolongadoda Sexta-feira da Paixãoe de Tiradentes, na pró-xima segunda-feira, es-tá fazendo com que o mo-vimento de passageirosna Rodoviária Diran Ra-mos do Amaral aumentebastante. De acordo como gerente Rogério Olivei-ra, até amanhã serão,em média, 1.500 pessoasembarcando por dia e, nasegunda-feira, dia de re-torno à cidade, este nú-mero dobra, exigindoplanejamento no atendi-mento e na frota dispo-nível.

"O movimento aumen-tou consideravelmente,cerca de 100%, inclusivecolocamos dois ônibus ex-tras para atender à de-manda crescente. O pú-blico está bem diversifi-cado, desde estudantes deoutras cidades a pessoasque vão visitar familiaresem outras cidades, ou atémesmo aproveitar o feria-

do para fazer passeios tu-rísticos", conta.

Os destinos mais pro-curados são Natal, JoãoPessoa e Fortaleza. Só pa-ra a capital do Estado sãodiariamente seis ônibusem circulação. Contudo,Rogério Oliveira afirmaque, baseado na experiên-cia de anos anteriores, natarde da segunda-feira,21, o número de passagei-ros transitando será o do-bro do atual, já com au-mento, um volume de trêsmil pessoas, que viajaramao longo da semana e es-tarão voltando para casa.

"Por isso pedimos àspessoas que compremsuas passagens com an-tecedência, para que pos-samos nos preparar pa-ra a demanda, colocan-do mais ônibus extrasnos horários em que ha-verá maior movimento.No ano passado, nós pre-cisamos colocar cincoônibus extras no mesmo

Destinos mais procurados são Natal, João Pessoa e Fortaleza

período. Se as pessoascomprarem os bilhetescom antecedência, sabe-

remos quantos veículosa mais serão precisos",disse o gerente.

Page 14: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Cidades6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

Pesquisa aponta aumento médio de 23,78% para os pescados em geral e de 9,02% do bacalhau

Semana Santa

MudançaNATAL - Pesquisadivulgada esta semanapelo Instituto Municipalde Proteção e Defesa doConsumidor (ProconNatal) sobre preços dopescado aponta aumen-to médio de 23,78% pa-ra os pescados em gerale de 9,02% do bacalhau,comparado ao mesmoperíodo do ano passado,o que representa um au-mento substancial eacompanha a tendênciade aumentos dos gêne-ros alimentícios.

A pesquisa foi reali-zada nos dias 3 e 10 des-te mês com o objetivo deorientar os consumido-res em suas comprasneste período e tambémpara informar ao consu-midor sobre eventuaisdiferenças de preços. OProcon Natal pesquisoumais de uma dezena detipos de peixes, dentreos mais consumidos, va-riando nas formas devenda, como, por exem-plo, peixe em posta, fi-lé ou quilo, em 10 super-mercados e hipermerca-dos, distribuídos por to-das as regiões da cida-de.

O consumidor dispõede grande variedade detipos de pescado, tantonos super/hipermerca-dos, como nos mercadi-nhos de bairro. O Proconorienta que o consumi-dor deve observar comcuidado o peixe que vaicomprar, quanto à suaqualidade, aparência,cheiro, cor e consistên-

Equipamentos de informática e apoio pedagógicosão entregues nas escolas com fardamento de alunos

Serra do Mel

SERRA DO MEL –Uma parceria da Prefei-tura de Serra do Mel,por meio da SecretariaMunicipal de Educação,via Programa MaisEducação, do GovernoFederal, contemplou asescolas do municípiocom uma série de novosequipamentos, comocomputadores de mesade última geração eequipados com impres-soras, notebooks e mi-nibibliotecas padroni-zadas, com acervos de

boa qualidade.Além dos equipa-

mentos de informáticae de apoio pedagógico,os livros e armários quecompõem o acervo dasminibibliotecas são pro-venientes de investi-mento próprio do muni-cípio, canalizado peloprefeito Fábio Bezerrade Oliveira, “Fabinho”(PMDB), que disponibi-lizou recursos da ordemde R$ 150 mil para acompra dos livros e dosarmários que vão equi-

par as 22 escolas exis-tentes nas vilas.

O prefeito “Fabinho”aproveitou sua passa-gem pelas escolas e vi-sitou as salas de aulapara cumprimentarprofessores e alunos.Ele estava acompanha-do da secretária de Edu-cação, Meire Victor, e daadjunta, Josenilda An-drade. E ainda o secre-tário de Infraestrutura,Iranilson Lopes, e asgestoras escolares VeraAraújo e Eliude Araújo,

das vilas polo no norteserra-melensse.

Além do aparelha-mento das escolas comequipamentos moder-nos, a prefeitura tam-bém adquiriu umagrande quantidade defardamento escolar queestá sendo distribuídonas 22 escolas e crechesmunicipais.

O secretário de In-fraestrutura, Iranil-son Lopes, aproveitoua oportunidade parainspecionar as estrutu-

ras físicas das escolas,constatando que algu-mas delas necessitamde reparos, cujos ser-viços serão iniciados oquanto antes, garan-tiu.

O secretário aprovei-tou para esclarecer crí-ticas que circularam re-centemente na cidade,partindo de setores quefazem oposição ao atu-al sistema governista,em que insinuavam quealgumas escolas do mu-nicípio estariam com

suas estruturas com-prometidas, colocandoem risco a integridadefísica dos professores edos alunos.

De acordo com o quefoi constatado, os ser-viços que a prefeiturarealizará nas escolas di-zem respeito a rachadu-ras em paredes causa-das pelas chuvas, ma-nutenção de telhados,reposição de aterros ereparos nas instalaçõeselétrica e hidráulica dosbanheiros.

Pesquisa foi realizada nos dias 3 e 10 com o objetivo de orientar consumidores para este período

Peixe está mais caro na capital potiguar

Câmara Municipal de Angicos republicadecreto por incorreção em texto original

ANGICOS – Vinte equatro horas após a pri-meira publicação, na úl-tima quarta-feira, dia 16,se verificou a republica-ção, por incorreção, do De-creto Legislativo nº035/2014, oriundo da pre-sidência da Câmara Mu-nicipal de Angicos, cida-de da região Central po-tiguar. A explicação dadapela presidência da Ca-sa foi que o decreto ante-rior foi divulgado equivo-cadamente.

A matéria, assinadapelo presidente do Par-lamento municipal deAngicos, vereador Fran-cisco Batista Filho, “Jú-nior de Chicola” (PSD),desaprova a prestação decontas da Prefeitura Mu-nicipal de Angicos, refe-rente ao exercício finan-ceiro de 2011 de respon-sabilidade do então pre-feito Ronaldo de Olivei-ra Teixeira (PSB).

A veiculação do atooriginal, na terça-feira,dia 15, provocou um ver-dadeiro rebuliço na Câ-

mara de Angicos, comreação principalmentedos vereadores que ha-viam votado pela rejeiçãoà matéria. Buscandocompreender o que tinhahavido, alguns vereado-res procuraram explica-ções na Secretaria do Po-der Legislativo, onde ob-tiveram a confirmação doerro.

CORREÇÃO A republicação do de-

creto promulga a decisãoda maioria da Câmaraacerca do processo quetrata da prestação de con-tas do ex-prefeito.

“A Câmara Municipalde Angicos, por decisão damaioria dos seus mem-bros, em decisão sobera-na do plenário, desapro-va a prestação de contasreferente ao RelatórioAnual da Prefeitura Mu-nicipal de Angicos, doexercício financeiro de2011, de responsabilida-de do prefeito, sr. Ronal-do de Oliveira Teixeira”,diz o artigo 1º.

cia, no intuito de evitarproblemas à saúde, poisse trata de alimento mui-to perecível.

Nesta pesquisa, o Pro-con Natal constatou quea diferença entre os pre-ços é grande para o mes-mo item em diferentesestabelecimentos, po-dendo chegar a mais de127%. O consumidor de-

ve pesquisar antes decomprar, pois as diferen-ças são grandes e se po-de economizar com asimples comparação.

BACALHAUO Procon Natal pes-

quisou, também, preçosdo bacalhau. Foram en-contrados quatro mar-cas/tipos de bacalhau,

com preços variados:Saith, Ling, Zarbo e Im-perial do Porto. O baca-lhau Saith é o que apre-senta menor preço (R$23,24/kg) e o Imperial doPorto é o mais caro (R$35,89/kg).

A maior diferença en-tre preços se deu no Zar-bo, com um aumento de20,3% ante 2013.

Page 15: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Iniciativa estimula criação de camarões e produção de mel de jandaíra em comunidades rurais

Emenda altera artigo da Lei Orgânicaque trata de sucessão da Câmara

Lagoa Nova

Campo Grande incentiva desenvolvimento de projetos que estão mudando a realidade no campo

Pioneirismo

LAGOA NOVA – Osvereadores da cidade deLagoa Nova, região doSeridó, oficializaram aalteração à Lei Orgânicaque dá nova redação aoart. 25 e seus parágrafos.A promulgação da mu-dança ocorreu com a pu-blicação da Emenda nº01, com data de 11 deabril, assinada pelo pre-sidente do Poder Legis-lativo, Nazareno UlissesAlves, “Bilouro” (PR).Cópia da emenda foi pu-

blicada no Diário Oficialdos Municípios, no por-tal eletrônico da Federa-ção dos Municípios doRio Grande do Norte (Fe-murn), na quarta-feiraúltima, dia 16.

Na Seção IV – Da Elei-ção da Mesa Diretora, oart. 25 passa a conter aseguinte redação: “De-pois de empossados e ve-rificada a presença damaioria absoluta dos ve-readores, passar-se-áimediatamente à eleição

da mesa diretora, sob apresidência do últimopresidente da legislatu-ra anterior, se reeleito,ou do vereador com omaior número de man-datos entre seus pares,ou ainda em última si-tuação, pelo vereadormais idoso dentre os pre-sentes, e com a presen-ça de um secretário”.

“A Mesa Diretoracompõe-se de presiden-te, vice-presidente, pri-meiro e segundo secretá-

rios, com mandato dedois anos e não sendo ve-dada a recondução parao mesmo cargo na eleiçãosubsequente”, define oparágrafo 1º. Já o pará-grafo 2º reza que “A elei-ção da mesa diretora se-rá pelo voto aberto, me-diante votação nominalonde cada vereador de-clarará o voto em favorda chapa que assim o de-seja votar, sendo eleitaa chapa que obtiver amaioria simples dos vo-

tos dos vereadores, des-de que estejam presen-tes, no mínimo, a maio-ria absoluta, proceden-do-se a eleição num sóato de votação para todosos cargos da mesa”.

CONCLUINDONo parágrafo 3º é dito

que “A eleição para reno-vação da mesa diretora dosegundo biênio da legis-latura poderá ser realiza-da até o mês de dezembrodo segundo ano da legis-

latura, ficando a critérioda mesa diretora abrir oprocesso de eleição comcomunicação prévia aosvereadores, observado eatendido o mesmo proce-dimento e forma da elei-ção da mesa diretora nainstalação da legislatu-ra”. E, por fim, o parágra-fo 4º determina que “O Re-gimento Interno da Câ-mara Municipal disporásobre todos os demais pro-cedimentos relativos àeleição da mesa diretora”.

CAMPO GRANDE -Projetos-pilotos de cria-ção de abelhas jandaíra,camarão pitu e de planta-ções de palma forragei-ra, milho e feijão têm as-segurado ao longo do anoo apoio e o incentivo daPrefeitura de CampoGrande, por meio da Se-cretaria Municipal deAgricultura, Meio Am-biente, Abastecimento eRecursos Hídricos. Essesórgãos vêm acompanhan-do de perto o desenvolvi-mento dessas iniciativas.

Os ensaios para a in-trodução do camarão pi-tu foram feitos na comu-nidade rural de Caiana,mais precisamente noaçude do produtor Antô-nio Fernandes de Holan-da, onde nesses primeirosensaios, de acordo com ocoordenador da Secreta-ria Municipal de Agricul-tura, o técnico agrícolaValdécio Medeiros, foiconstatada a presença decamarão de água doce emabundância. Deverão serintroduzidos no açudecerca de 3 mil camarõespitu.

A escolha do açude doprodutor Antônio Holan-da se deu em virtude daágua de ser salobra, sen-do dessa forma mais pro-pícia para a reproduçãodesse tipo de crustáceo.Esse projeto de reprodu-ção do camarão pitu es-tá sendo coordenado e

executado pelo ProjetoAquiflora, da AgênciaBrasileira de Desenvol-vimento Ambiental (AB-DA), e tem por finalida-de a reprodução paraatender outros açudes domunicípio e da região deatuação do projeto como repovoamento destaespécie.

Com relação ao proje-to de criação de abelhasjandaíra e jataí (mosqui-to verdadeiro e amarelo),Valdécio disse que estátrabalhando com um me-liponário com 15 colmeiasna Fazenda Boa Vista.Ele explica que as abelhasestão na fase de reprodu-ção, mas que tudo estáacontecendo de acordocom o esperado.

Valdécio disse aindaque existe um outro me-liponário com 28 col-meias na sede do Institu-to de Assistência Técni-ca e Extensão Rural doRio Grande do Norte(Emater) de CampoGrande, que está sendocultivado pelo engenhei-ro agrônomo Vittor.

Já no que diz respei-to às plantações, elas sãode palma gigante, de mi-lho e de feijão semitrans-gênico. Todas essas cul-turas estão sendo desen-volvidas por meio de pro-cesso de irrigação por go-tejamento ferti irrigado,ou seja, os insumos ne-cessários para o desen-

Cidades 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Açude com água salobra é propício para a reprodução do camarão pitu

volvimento das planta-ções seguem pela águautilizada para irrigar aterra.

As plantações de pal-ma gigante acompanha-das pela Secretaria Mu-nicipal de Agricultura são

na Fazenda Boa Vista, doprodutor Marcelo Veras.Vale ressaltar que essaplantação é a pioneira etem servido de referên-cia no município. De lá, éfeita a retirada da semen-teira para replantio.

Também há plantaçõesde palma gigante no AltoAlegre, do produtor To-tonho; em Caiana, na pro-priedade do produtor Eze-quiel Escolástico; e noBom Jesus do Cuó, do pro-dutor Edson Filho; e na

terra do produtor Ary deSouza.

Também na FazendaBoa Vista estão sendo cul-tivados 1 hectare de mi-lho e 0,8 hectare de feijãosemitransgênico, pelo sis-tema de irrigação.

Page 16: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

PARABÉNS!Esta coluna em clima de Pás-

coa canta vivas com abraçosde saúde e felicidades paraAdriano Félix Neto, DeusdethJulião Neto, Eudson Paiva deGodoy, Núdia Maria de Medei-ros Fontes, Neide Machado deAlmeida, Maurício Galhardo,Cel.Francisco Canindé de Frei-tas, Andiere Rosendo Dantas,Marluzia Mitre Bezerra Silvei-ra, Erecina Souza e JonatanAzevedo Costa Sou-za.Comemora-se neste sábado19, o Dia do Índio.Axé!

TRADIÇÃO DO PEIXEA Prefeitura Municipal do

Alto do Rodrigues, através daSecretaria Municipal de Tra-balho, Habitação e AssistênciaSocial (Semthas), entregou 8mil quilos de peixes tipo corvi-na e pescada.A determinaçãodo prefeito Abelardo RodriguesFilho foi para que a entregachegasse a todas as residênciasdo município, independente dacondição social, religiosa e/oupolítica. A entrega do peixe épara manter a tradição cristãna Semana Santa.

Prefeito AbelardoFilho/RitaRodrigues mantém atradição dopeixe para asfamílas do seumunicípio na Semana Santa.

CELEBRAÇÕES NA MATRIZA coluna registra a programa-

ção de celebrações na Matriz deSão João Batista/Assú, adminis-trada pelo padre Flávio Fortede Melo. Hoje, às 16h, haverácelebração do ato litúrgico da Pai-xão e Morte de Cristo. Amanhã,na Igreja Matriz, ocorrerá às19h30 a Vigília Pascal. No do-mingo, 20, serão celebradas mis-sas da Ressurreição às 6h e19h30.

ALELUIA NA ADEGAOs descolados de plantão vão

curtir amanhã muito forró comToca do Vale e outras atraçõesna Adega da Ponte - BR-304 As-sú. Agende e confira as novida-des preparadas pelo casal Pe-dro Neto "Chocolate" e Georgia-na. Ao sucesso.

GROSSOS EM DESTAQUEOutro município que entre-

gou peixe beneficiando aproxi-madamente duas mil famíliasfoi Grossos - na Costa Branca.O prefeito José Maurício "Mau-ricinho" ao lado da primeira-da-ma Luzia Azevedo, do chefe deGabinete, João Dehon, e secre-tários e auxiliares.

"A casa de Deus não é a Igreja. É a natureza e o seu coração! Se Deus não habita seu coração não habita nada que estiver ao seu redor! - (TICO SANTA CRUZ)

Prefeito Mauricinhocom o deputado

federal Henrique Alves.Ele garante

peixe para duas mil famílias em

Grossos.

Lista foi publicada no Diário Oficial dos Municípios, da Federação dos Municípios do Estado do RN

Portaria define representações com assento noConselho de Desenvolvimento Rural em Afonso Bezerra

Oficialização

AFONSO BEZER-RA – Medida referenda-da pelo prefeito JacksonBezerra (PSD), a Porta-ria nº 028-A/2014, publi-cada quarta-feira, 16,por meio do Diário Ofi-cial dos Municípios, napágina eletrônica da Fe-deração dos Municípiosdo Estado do Rio Gran-de do Norte (Femurn),teve por fim nomear os

membros do ConselhoMunicipal de Desenvol-vimento Rural Susten-tável e Solidário (CM-DRS) da cidade de Afon-so Bezerra.

Os representantes dopoder público, são:Francinaldo Paulino daSilva, indicado pelo Po-der Executivo; AldenorBezerra da Costa, do Po-der Legislativo; e, Ari

Tibiriçá de Macêdo Ne-to, do Governo do Esta-do. As instituições reli-giosas estão simboliza-das por José Nelson Be-zerra, da Igreja MissãoEvangélica Pentecostaldo Brasil; e, José Rai-mundo da Silva, da Igre-ja Evangélica Metodis-ta Wesleyana.

As organizações so-ciais e/ou produtivas de-

signaram a maior repre-sentação: Daliene To-maz Mariano da Silva,do Sindicato dos Traba-lhadores e Trabalhado-ras Rurais do município;Júlio de Souza Tavares,do Centro Rural de Jacu-mã Francisco Gregório;Antônio Carlos Ciríaco,da Associação Comuni-tária de Pequenos Agro-produtores de Serra No-

va; José Maria de JesusBezerra, da Associaçãode DesenvolvimentoAgrário São Francisco.

OUTROS José Cosme Tavares,

da Associação do Proje-to de Assentamento San-ta Maria Agrovila Mole-que; Ligelma FerreiraDantas, da Associação deReforma Agrária Famí-

lia Mendes; Joaquim Ale-xandre Avelino Bezerra,da Cooperativa dos Pro-dutores de Afonso Bezer-ra; José Maria Quirinoda Silva, da AssociaçãoCabeço dos Mendes;Wandirlene Ferreira DeMedeiros, da AssociaçãoJoaci Augusto Barbalho;e, Alzenir Paulino DeSouza, da AssociaçãoNova Floresta I.

Page 17: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Social 9www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 18 de abril de 2014

[email protected]úbas

RodriguesPARABÉNS PARA VOCÊ

Nesta data querida: antecipan-do todos os parabéns da próximasemana devido ao feriado de Tira-dentes: segunda-feira, 21/4, EliasAlves, Senise Barreto Alves, Daní-sia Freitas, Mikleon Fernandes,Sebastião Linhares, Mônica Gur-gel; terça-feira, 22/4, a senhora Ki-nha Silva; quarta-feira, 23/4, He-litânia Meneses, Josivan Felício,Diogo Deveson; quinta-feira, 24/4,Fernanda Augusta FernandesMarques, Denira Fernandes, Gra-ziela Freitas. Muitas felicidades,muitos anos de vida!

ELES EM EVIDÊNCIAOntem, nossa cidade ganhou a

primeiríssima loja inteiramentemasculina. Trata-se da Bohemio,que fica localizada na Galeria Ca-raíbas Center, com as marcas: On-Line, Mk2, Foyller, entre outras.Desde já desejamos boa sorte aosempresários Rafael Alves e Leidi-mar. Passa lá!

ESTILO WELLAPROFESSIONALS

Recebi de Maurílio Tavares,educador Wella Professionals , con-vite para participar do Curso Es-sencial Color e Essencial Foilling,especializado em Mechas, CírculoCromático, Cores Complementa-res, Fundos e Clareamento, Oxi-dação Correta e Correção de Cores,entre outras técnicas em mechas,que acontecerá nos dias 27 e 28 deabril, aqui na terrinha com parti-cipação de vários cabeleireiros quequerem se aperfeiçoar no que fa-zem. Achei chique!

Direto do álbum de família, registramos o aniversário de Senise

Barreto Alves na segunda-feira.Aqui ladeada pelo marido Eugênio e

o filho Givago. Tim-tim!

Aniversariante da segunda-feira, o empresário Elias Alves posa

com a amada Vera e a filha Daniele. Hoje nós antecipamos os

votos de saúde e muita paz!

Aniversariantequerida da próximaquinta-feira, DeniraFernandes recebe oabraço da filha Ariadeny. Desejamosfelicidades mil!

Domingo, DianaRaquelamanhecerá deidade nova, e nósclaro desejamostudo de melhorpara ela sempre!Vivas!

A querida Fernanda Augusta MarquesFernandes, ladeada pelo noivo VonúvioPraxedes, será a aniversariante do dia

24. Hoje nós desejamos toda afelicidade que houver nesta vida!

@ Estive na fábrica dechocolates de Fábia Soares, ea bacana andava feliz da vi-da com o sucesso das embala-gens e ovos de Páscoa por láproduzidos. Tudo um luxo!

@ Direto da Bahia,o tio Nil-ton, que fazia anos que nãonos visitava, chegou na últi-ma terça-feira juntamentecom a esposa Maria Lúcia ea filha Katiane. Bem-vindos!

@ Desde já quero agrade-cer a todos os amigos e leitoresque nos enviaram mensagense mimos de uma Feliz Páscoa.Gente fina é assim mesmo,sem-pre dá um jeitinho de adoçara nossa vida. Obrigado!

@ Hoje, todos os caminhosnos levam para assistir à en-cenação da Paixão de Cristona cidade de Patu, juntamentecom os amigos Alex Peteca esua Josy Maia, além do ami-go Marcos. Hudson Holanda,estamos chegando!

@ A noite de amanhã noOlho d’Água Park Hotel seráde muito humor com o humo-rista Hiram Delmar. Vale con-ferir!

@ Durante toda a semana,tivemos a companhia alegree cheia de vida da titia Fáti-ma Costa, que veio com omaridão Tavares e só hojevoltou ao Assú, onde reside.Sempre bom tê-los em casa!

ESTI

LO Q

UEM

AC

ON

TEC

E...

Page 18: Página 3 Cidade precisa de mais um Conselho Tutelarp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180414.pdf · COMUNIDADE Aquela comunidade denominada de Santa Clara

Cidades10 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 18 de abril de 2014

Programa disponibilizava alimentação, estada adequada, direito ao lazer, assistência à saúde e descanso

Bruno Filho pediu à prefeita Luana Bruno que resgate a Creche Berçário

AREIA BRANCA– A cidade de AreiaBranca voltará a terum local para atenderas mães que traba-lham fora e não têmcomo deixar os filhosem casa ou por carên-cia precisam do apoiodas instituições. Ace-no positivo nesse sen-tido foi dado pela pre-feita Luana Bruno(PMDB), em relaçãoao resgate da Creche

Berçário, sugerido pe-lo secretário munici-pal de Saúde, BrunoFilho, que criou o pro-grama quando foi pre-feito.

Quando em funcio-namento, a CrecheBerçário instalada noconjunto Cohab, pro-porcionava às criançasassistência incluindoalimentação, estadaadequada, direito aolazer, assistência à

saúde e descanso.Mantida pela pre-

feitura, por meio daentão Secretaria deAção Comunitária eSocial do município, acreche funcionava emtempo integral com ascrianças chegando às7h e retornando paracasa às 17h30.

A creche atendia 60crianças entre seismeses e dois anos deidade. O trabalho de

assistência aos meno-res de idade era feitopor 23 funcionáriasentre educadoras, mo-nitoras, merendeirase zeladoras.

É pensamento deLuana Bruno resgataresse espaço, onde ascrianças sejam trata-das com carinho eatenção, além de rece-ber assistência bási-ca oferecida pela ins-tituição.

Ação social

Secretário de Saúde sugere que atual gestão resgate programa Creche Berçário

Projeto mantinha sete unidades no municípioPara se ter ideia da

importância da Cre-che Berçário quandoem funcionamento, amaioria das criançasmatriculadas era for-mada por filhos demães carentes queprecisavam traba-

lhar ou que não tives-se como manter o fi-lho em casa, mas láeram atendidos tam-bém muitas criançasque nem sequer ti-nham família.

A Creche Berçáriofoi uma ação pioneira

da administração doentão prefeito BrunoFilho, que mantinhaem funcionamentosete creches, sendotrês na zona rural.

Antes, o municípionão contava com Cre-che Berçário, sendo a

então secretária deAção Comunitária daépoca, VerônicaCampos Pedrosa,uma grande incenti-vadora do projeto quetinha um grande al-cance social na cida-de.

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto Santa Delmi-ra. Residencial Maria Helena. Casa 3, com2 quartos, banheiro social com box de vidro,sala, cozinha, área de serviço. Condomíniocom piscina, churrasqueira, 2 vagas nagaragem (sendo 1 coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275