PALAVRA DO PÁROCO Sagrada Família - cruztorta.org.br DEZEMBRO CT.pdf · a esperança em seu Reino...

4
PALAVRA DO PÁROCO Em oração e esperança, Côn. Severino Martins BOLETIM PAROQUIAL - DEZEMBRO 2016 - ANO II - Nº XIII Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente no seu coração e em toda sua vida. Aproxima-se o final de mais um ano – tempo de avaliações e projetos: avaliar a caminhada para ver os erros e acertos – as alegrias e as tristezas, as perdas e os ganhos. Agradecer a Deus por tudo que se pode viver, pedir perdão pelos erros e fazer projetos para o novo ano que virá – projetos que devem levar em conta toda a nossa vida: espiritualidade, família, profissão, amizades, saúde, lazer, estudos... enfim, tudo aquilo que nos cerca e contribui para a nossa realização como pessoas e filhos de Deus que somos. Pessoalmente louvo a Deus por todo esse ano – as dificuldades e os desafios não foram poucos nem pequenos – mas é verdade que no balanço final só nos resta agradecer a Deus pelo dom da vida e a força que nos concede para enfrentar a jornada de cada dia e de todos os dias e até porque tudo contribui para o nosso crescimento. Que o Natal de Nosso Senhor que este mês celebramos nos encha da alegria cristã: a certeza de nos saber amados por Deus – tão amados ao ponto d'Ele descer até nós, vir ao nosso encontro para nos devolver a dignidade perdida pelo pecado. Agradeço a todos que têm colaborado com nossa comunidade: todas as equipes de pastoral e de serviços, aos dizimistas, a todos os paroquianos que encontram em nossa comunidade um lugar de viver a sua fé – de colocar-se diante daquele que é nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo, numa atitude de confiança filial e na plena certeza de que é Ele o Caminho seguro que conduz a vida feliz. Dia 09 celebro mais um ano de ordenação sacerdotal, o 27º. Peço sua oração fraterna para que eu possa continuar fiel ao meu ministério! Confio todos aos cuidados maternais de nossa Senhora Mãe do Salvador! Que ela nos conceda sempre a sua bênção proteção. ATENÇÃO Tome Nota < Dia 03 das 08h30 às 11h00 Preparação para o Batismo Dia 04 das 09h00 às 19h00s Preparação para o Matrimônio Dias 07 e 08 a partir das 09h00 Bazar - Brechó Dia 24 às 19h00 Missa de Natal Sagrada Família

Transcript of PALAVRA DO PÁROCO Sagrada Família - cruztorta.org.br DEZEMBRO CT.pdf · a esperança em seu Reino...

PALAVRA DO PÁROCO

Em oração e esperança,Côn. Severino Martins

BOLETIM PAROQUIAL - DEZEMBRO 2016 - ANO II - Nº XIII

Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça de nossoSenhor Jesus Cristo esteja sempre presente no seucoração e em toda sua vida.

Aproxima-se o final de mais um ano – tempo deavaliações e projetos: avaliar a caminhada para ver oserros e acertos – as alegrias e as tristezas, as perdas e osganhos. Agradecer a Deus por tudo que se pode viver,pedir perdão pelos erros e fazer projetos para o novo anoque virá – projetos que devem levar em conta toda anossa vida: espiritualidade, família, profissão, amizades,saúde, lazer, estudos... enfim, tudo aquilo que nos cerca econtribui para a nossa realização como pessoas e filhosde Deus que somos.

Pessoalmente louvo a Deus por todo esse ano –as dificuldades e os desafios não foram poucos nempequenos – mas é verdade que no balanço final só nosresta agradecer a Deus pelo dom da vida e a força quenos concede para enfrentar a jornada de cada dia e detodos os dias e até porque tudo contribui para o nossocrescimento.

Que o Natal de Nosso Senhor que este mêscelebramos nos encha da alegria cristã: a certeza de nossaber amados por Deus – tão amados ao ponto d'Eledescer até nós, vir ao nosso encontro para nos devolver adignidade perdida pelo pecado.

Agradeço a todos que têm colaborado com nossacomunidade: todas as equipes de pastoral e de serviços,aos dizimistas, a todos os paroquianos que encontramem nossa comunidade um lugar de viver a sua fé – decolocar-se diante daquele que é nosso Senhor e Deus,Jesus Cristo, numa atitude de confiança filial e na plenacerteza de que é Ele o Caminho seguro que conduz a vidafeliz.

Dia 09 celebro mais um ano de ordenaçãosacerdotal, o 27º. Peço sua oração fraterna para que eupossa continuar fiel ao meu ministério!

Confio todos aos cuidados maternais de nossaSenhora Mãe do Salvador! Que ela nos conceda semprea sua bênção proteção.

ATENÇÃOTome Nota<Dia 03 das 08h30 às 11h00Preparação para o Batismo

Dia 04 das 09h00 às 19h00sPreparação para o Matrimônio

Dias 07 e 08 a partir das 09h00Bazar - Brechó

Dia 24 às 19h00Missa de Natal

Sagrada Família

Não temais!Eis que vos anuncio uma grande alegria,que será para todo o povo:Nasceu-vos hoje um Salvador,que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.(Lc 2,10-11)

Quando um profundo silêncioenvolvia o universo,

e a noite estava no meio do seu curso,a vossa Palavra onipotente, Senhor,desceu do céu, do vosso trono real.”

(Da liturgia do Natal, cf Sb18,14-15)

Nesta época do ano muitas famílias montam umpresépio em suas residências, fazendo vibrar a fantasia dascrianças. Museus e outras instituições abrem exposições depresépios, mantendo viva uma tradição cultural e religiosado povo brasileiro.

A representação plástica que evoca a natividade deJesus não vai além de uma rude manjedoura, quiçá umatosca pousada de migrantes na beira da estrada, poucoimportando o número de personagens envolvidos e se osfatos correspondem mais ou menos à realidade.

O presépio não é uma exibição cerebrina, não é umboletim de ocorrência, não é para convencer qualquererudito, ou justo, ou puro: só convence a quem tiver o espíritoda humildade, da hospitalidade, da sabedoria dos pequenos.É um convite à imaginação cordial: não de um coração depedra, mas um coração de carne, como ensinou Ezequiel(36,26); um coração contrito, como reza o Salmo (51,19).

Longe da estridência, usa a linguagem dasimplicidade, da intimidade, da entrega, do acalento, doamor. Será que me lembro da última vez que isso aconteceucomigo, de verdade? É para ser contemplado segurando amão de crianças, dos velhinhos, da mulher ou do homemamado, apoiando-se nos ombros dos amigos, em sintoniacom a reverberação da vida. Não é para ser visto àspressas, é para ser saboreado ao som do cântico dosilêncio, sentindo a pulsação da prece. Terei vergonha severter uma lágrima que limpe os olhos da minha fé?

Um dos nossos maiores poetas, Mário Quintana,exprimiu admiravelmente qual deve ser o caminho queultrapassa a especulação, para além da própria ação, e quenos aproxima do agir de Deus, que é contemplar. Seusversos podem ser uma oração a ser recitada diante dopresépio:

Sentir primeiro, pensar depoisPerdoar primeiro, julgar depoisAmar primeiro, educar depois

Esquecer primeiro, aprender depoisLibertar primeiro, ensinar depoisAlimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depoisAgir primeiro, justificar depois

Navegar primeiro, aportar depoisViver primeiro, morrer depois.

Mais que tudo: deixemo-nos moldar pela mensagemque nos legaram o Rei do universo – a plenitude que se fezfragmento – e sua família, ainda reclusos numa choupana,às vésperas da fuga para o exílio, por causa da perseguiçãode um outro tipo de rei. Os pastores, gente excluída econsiderada impura, foram os primeiros a ouvir dos anjos docéu o precônio de um novo mundo, que mais tarde oCarpinteiro de Nazaré externou como o mais transformadordos programas de vida, as Bem-aventuranças (Mt 5; Lc 6).

A devoção à infância de Jesus existe desde o berçoda Igreja. O centro da devoção foi sempre o lugar donascimento, Belém de Judá. Salvo em períodos deperseguição, peregrinos de todas as partes da cristandade

afluíram a Belém e de lá levavam troféus que lhesevocassem o Menino Jesus, sua mãe Maria e seu pai José.Não bastando a veneração aos troféus, os cristãoscomeçaram a construir capelas imitando a gruta de Belém.A basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conserva umasingela construção do século V conhecida como SanctaMaria ad Presepe. Numa magnífica simbologia, muito cedose deu a aproximação entre o altar e a creche natalina. Comefeito, Belém significa, em hebraico, “casa do pão”; Jo6,41.51 chama Jesus de “pão vivo”. Os Santos Padres nãonegligenciaram essa fonte de inspiração. S. Gregório deNissa, por exemplo, compara os cristãos aos animais que,para se nutrir, dirigem-se à manjedoura. S. João Crisóstomoafirma que “este altar funciona como uma manjedoura”.Numerosos autores repetirão que na creche ou em Belém opão vivo se oferece aos homens, como na Eucaristia sobreo altar. E os artistas, em suas Natividades frequentementerepresentam o Menino deitado sobre o altar.

O símbolo entre a Eucaristia e o berço certamenteinspirou S. Francisco de Assis quando ele celebrou a festado Natal em Greccio (Úmbria, Itália), em 1223. Daícertamente derivam as representações que até hojeconservamos nas confecções dos presépios. No meio deum bosque o Poverello encontrou uma escavação em formade gruta, em que ele colocou uma manjedoura com ojumento, o boi e o feno. Ainda nenhuma imagem da Virgem,do Menino e de José. Os participantes da cerimôniacompletaram com sua criatividade a composição dramáticada cena do nascimento do Salvador. Em cima damanjedoura celebrou-se a Missa e aos poucos o altarprovisório foi substituído por um definitivo. Nenhumdocumento registra se essa solenização foi renovada por S.Francisco ou por seus filhos e filhas espirituais. A Legendade Santa Clara narra que a santa, doente, impedida departicipar dos ofícios litúrgicos natalinos, teria tido umavisão das representações. Não foram, contudo, osfranciscanos, mas sim os jesuítas, que divulgaram essaversão de Francisco de Assis como o iniciador da devoçãoao presépio.

Da península itálica essa devoção se estendeu paratoda a Europa e durante toda a idade média teve forteaceitação na península ibérica, de onde nos veio a tradiçãoportuguesa das singelas e artísticas lapinhas.Na cidade de São Paulo, temos encantadoras reproduçõesde presépios, desde os expostos no Museu de Arte Sacra(como o imenso, variado e até divertido “presépionapolitano”), até a impressionante e cada vez maior coleçãode presépios do mundo inteiro expostos nesta época do anopelos frades franciscanos no Convento São Francisco, nocentro da capital.

Nas palavras de Tomás de Celano, biógrafo de SãoFrancisco, aquela celebração era realmente nova, “um novomistério... uma nova alegria. O Menino Jesus estavaesquecido nos corações de muitos... Francisco oressuscitou”.

Domingos Zamagna - Jornalista e professor em SP

O presépio: evangelização pela simplicidade

Feliz Natal de alegria e paz!

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de vivera esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida emcomunidade.

Caríssimo(a) irmão(ã) paroquiano(a), contamos com sua colaboração para o bem de nossa comunidade – faça suainscrição e retire seu carnê na secretaria paroquial e comece a expressar sua fé e gratidão a Deus através da oferta doDízimo – como lembra oApóstolo Paulo: “Deus ama ao que dá com alegria (2Cor 9,7). Retire seu carnê na secretaria ou

faça sua contribuição mensal em nome de Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, CNPJ 63.089.825/0015-40, Banco Itaú - Ag. 0300 /Conta Corrente 29746-2. Mande-nos o comprovante para controle de sua ficha de dizimista.

DÍZIMO #

Tempo devigilância

Advento

Escreve a nossa liturgista Ione Buyst, em seu livroPreparando Advento e Natal (Paulinas, São Paulo), p. 13:"Costumamos dizer que o Ano Litúrgico começa no 1odomingo do Advento, assim como o ano civil começa em1o de janeiro. Mas, na verdade, o Ano Litúrgico não temcomeço nem fim. Todo ano comemoram-se duas grandesfestas: Páscoa e Natal. A Páscoa é mais importante que oNatal. É a maior festa cristã, porque celebra a ressurreiçãode Jesus. Ambas as festas são precedidas por um tempode preparação".

"Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais..."(Alceu Valença, Anunciação). Esta música popular,cantada por muitos jovens, pode nos ajudar a entrar noespírito do tempo do Advento, seguir as pistas dos sinaisdo Reino e acolher a presença de um Deus que vem aonosso encontro.

As antigas comunidades cristãs, quandocomeçaram a celebrar o Natal, o fizeram, ao mesmotempo, como o desdobramento da alegria pascal e comocelebração do início do mistério da salvação. E assimcomo a festa da páscoa era preparada por um tempo dejejum e escuta da Palavra, colocaram também um tempode preparação antes da festa do Natal.

A palavra Advento, como tantos outros termosimportantes do cristianismo, foi tirada do vocabuláriopagão, e significa chegada ou vinda.Ao longo do tempo, foiassumindo o sentido tanto do nascimento do Senhor (oSenhor veio!), quanto da preparação para este evento (oSenhor vem!) e também da espera da segunda vinda deCristo (o Senhor virá!).

A liturgia ocidental, nas duas primeiras semanasdo advento, acentua a espera da segunda vinda de Cristono final dos tempos, enquanto nas outras duas semanascoloca a ênfase na preparação para a solenidade do Natal.Os cristãos primitivos tinham o costume de esperar acelebração de cada domingo com uma vigília de oração.Com isto desejavam expressar uma verdade profunda deseu modo de viver o cristianismo. Como afirmou SantoAgostinho em uma destas vigílias: "Para nós, cristãos,viver não é outra coisa que vigiar. E vigiar é abrir-se à vida".

No Evangelho, encontramos muitas palavras deJesus nos exortando à vigilância. Um dos textos queinspirou muito a liturgia do advento é a parábola dasvirgens sábias, contada em Mt 25,1-13, com sua imagemdas lâmpadas acesas e seu mandamento de vigiar.

Isto poderia ser vivenciado, por exemplo,retomando a antiga tradição das vigílias (o Ofício Divinodas Comunidades tem um roteiro muito bom). Mastambém poderia ser feito através da solenização doacendimento da coroa do advento, como expressão davontade comunitária de vigiar. É claro que tudo isto terá umsentido profundo se dedicarmos um tempo maior para aoração pessoal e escuta da Palavra de Deus.

Concluindo, citemos de novo Ione Buyst: "Acelebração do Ano Litúrgico é uma forma de a gentelembrar, ao longo da caminhada, a presença dinâmica deDeus em meio a seu povo. E, lembrando, unimo-nos e noscomprometemos com ele. Celebrando a Páscoa de Jesus,fazemos hoje, nele, a nossa Páscoa. Celebrando o Natalde Jesus, fazemos hoje, nele, o nosso Natal. Celebrando oAdvento... de Jesus, ele se manifesta a nós e nos fazcaminhar mais depressa em direção ao Reino. Foi por issoque o papa Paulo VI disse que a celebração do AnoLitúrgico não é só recordação de um fato passado, mas''goza de força sacramental e especial eficácia paraalimentar a vida cristã''(ibid., p. 14).

Pe. Marcelo Rezende GuimarãesFormação Litúrgica em MutirãoCNBB - rede celebra - Ficha 13

Nome: ______________________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________________

CEP: _________________ Tel.: ____________________________________________ Aniv.: ________________

E-mail.: ____________________________________________________ Data: _____/ ______/ _______________

FICHA DE INSCRIÇÃO DE DIZIMISTA#

MISSA DA RENOVAÇÃOCARISMÁTICA E GRUPO DE ORAÇÃO

Encontros de oração às terças-feiras as 20h00 e missatoda quarta segunda-feira de cada mês às 20h30!

Expediente: De segunda-feira a sábado: das 09h00 às 11h30 e das13h00 às 18h00. Aos Domingos: das 09h00 às 12h00.

Impressão: A.N. Gráfica / Tiragem: 1.000 exemplaresparoquianossasenhoramaedosalvador

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR (CRUZ TORTA)

www.cruztorta.org.br

CRUZ TORTA

Av. Professor Frederico Herrmann Júnior, 105 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SPCEP: 05.459-010 - Fones: (11) 3031-8554 / 3032-2336 - e-mail: [email protected]

NARS

APARELHOS AUDITIVOSR. dos Macunis, 614

Vila MadalenaSão Paulo - SPwww.sonaraparelhosauditivos.com.br

Fones: (11) 3097-9368 / 3661-3223

MISSASDomingos: às 09h00, 12h00 (meio-dia) e às 18h30,Segundas-feiras: às 12h00 (Missa da Esperança)

e às 18h00.Terças-feiras a sextas-feiras: às 18h00.

Aos sábados: às 15h00.

Toda primeirasexta-feira do

mês às 17h00!

HORA SANTA

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES17- Cristina Lourdes da C. Ferraz

18- Helton Barral

SANTOS DO MÊS DE DEZEMBRO01 - Santo Elói02 - Santa Bibiana03 - São Francisco Xavier04 - São João Damasceno05 - São Sabas07 - Santo Ambrósio06 - São Nicolau08 - Imaculada Conceição daSantíssima Virgem09 - Santa Leocádia10 - São Melquíades11 - São Dâmaso I12 - Nossa Senhora de Guadalupe13 - Santa Luzia14 - São João da Cruz15 - São Mesmino

16 - Santa Adelaide17 - Santa Olímpia18 - São Gaciano19 - Beato Urbano V20 - São Domingos de Silos21 - São Pedro Canísio22 - Santa Francisca Xavier Cabrini23 - São João Câncio24 - São Charbel Makhlouf25 - Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo26 - Santo Estevão27 - São João28 - Santos Inocentes29 - São Tomás Becket30 - Sagrada Família31 - São Silvestre I

BATIZADOS REALIZADOS EM NOVEMBRO

Adolpho Bergamini FilhoAna Carolina Lopes de Castro MuzettiAndré Augusto Botelho P. de AndradeAntônio Rosenstock RamosBento Fraccaroli Perricelli MadeiraFelipe Passeira MonteiroGabriel Mesqueta SantucciGabriela Pereira GagliazzoIsabella Figueiredo do Amaral Dias CorreaJosé Alves WipfliJulia Vessoni SalernoLucca Kawahara AssakawaLuiza Oliveira MarquesMarcelo Tessetore Garcia JúniorMaria Figueredo GarciaMariana Ayumi MinamigushiMiguel Araújo LimaOlivia Colacique MendesRafael Modolo GassiottoValentina Yumi Meloni FigueiredoVitória Cupertino Durão Barcellos

BAZAR DAPECHINCHA - BRECHÓ

Dias 07 e 08 a partir das 09h00 estaremos realizando maisum bazar, aceitamos doações de roupas usadas, sapatos,brinquedos e outras doações que podem ser entregues na

secretaria paroquial. Desde já, nossa gratidão!

CASAMENTOS REALIZADOS EM NOVEMBROFrancisco paulino de Moraes e Camila da Costa Silva

Fabiano Pereira do Amaral e Keila Silva Sousa

Gustavo Henrique Alonso Milani e Amanda Aparecida de Faria

Leonardo Pedrosa Cardoso e Giuliana Cristina Pepicelli Gianesi

Luciano Apóstolo Barreto e Mariana Cornachione de Sylos

Gustavo Gomes Correia e Nidiacris Couto Francisco Ribeiro

Carlos Henrique Cneme Brassolatti e Simone Fukushima de Paula

Danilo Anjos Blanco e Camila Amaral Souza

Diego Bonza de Novais e Aline Marcolino de Castro