Panfleto DCE São Carlos | Maio de 2015

2
FICOU SABENDO DA DCE Livre da USP - Alexandre Vanucchi Leme Gestão ‘’Manifesta!’’ No dia 12 de maio, aconteceu em São Carlos a paralisação para o ato durante a reunião do Conselho Gestor (CG). Nesta reunião, as pautas incluídas pelos representantes discentes foram duas, ambas pedindo o posicionamento favorável do CG: quanto a derrubada da liminar, que proíbe eventos dentro do campus; como também contra o PIDV (Plano de Incentivo a Demissão Voluntária) e a favor da contratação de funcionários principalmente para o Bandejão, que vem sido precarizado por conta desta medida tomada pela reitoria em uma tentativa de minimizar a crise nanceira da universidade. O CAASO É NOSSO, E TAMBÉM É DA CIDADE! A postura do CG foi favorável ao posicionamento contra a liminar, com apenas algumas mudanças nos termos propostos pelo CAASO. Agora, com esta postura favorável e explícita da USP, será muito mais fácil uma reunião de conciliação do CAASO com o Ministério Público que expediu esta liminar. Precisamos defender nossa autonomia! TERCEIRIZAR É O CAMINHO? Sobre nossa segunda reivindicação levada ao Conselho Gestor, apesar deste concordar que o PIDV tem precarizado o ensino, trazendo prejuízos às unidades, departamentos, bandejão, dentre outros serviços, não se posicionou contra. Para os dirigentes, PIDV com posterior terceirização dos serviços e redução de cargos é a solução da crise. Ou seja, enquanto pedimos mais contratação pro Bandejão, tendo em vista o desgaste dos funcionários com a exaustiva jornada de trabalho, o CG nos propõe sua terceirização. PARALISAÇÃO ESTUDANTIL?

description

 

Transcript of Panfleto DCE São Carlos | Maio de 2015

FICOU SABENDO DA

DCE Livre da USP - Alexandre Vanucchi Leme Gestão ‘’Manifesta!’’

No dia 12 de maio, aconteceu em São Carlos a paralisação para o ato durante a reunião do Conselho Gestor (CG). Nesta reunião, as pautas incluídas pelos representantes discentes foram duas, ambas pedindo o posicionamento favorável do CG: quanto a derrubada da liminar, que proíbe eventos dentro do campus; como também contra o PIDV (Plano de Incentivo a Demissão Voluntária) e a favor da contratação de funcionários principalmente para o Bandejão, que vem sido precarizado por conta desta medida tomada pela reitoria em uma tentativa de minimizar a crise nanceira da universidade.

O CAASO É NOSSO, E TAMBÉM É DA CIDADE!

A postura do CG foi favorável ao posicionamento contra a liminar, com apenas algumas mudanças nos termos propostos pelo CAASO. Agora, com esta postura favorável e explícita da USP, será muito mais fácil uma reunião de conciliação do CAASO com o Ministério Público que expediu esta liminar. Precisamos defender nossa autonomia!

TERCEIRIZAR É O CAMINHO?

Sobre nossa segunda reivindicação levada ao Conselho Gestor, apesar deste concordar que o PIDV tem precarizado o ensino, trazendo prejuízos às unidades, departamentos, bandejão, dentre outros serviços, não se posicionou contra. Para os dirigentes, PIDV com posterior terceirização dos serviços e redução de cargos é a solução da crise. Ou seja, enquanto pedimos mais contratação pro Bandejão, tendo em vista o desgaste dos funcionários com a exaustiva jornada de trabalho, o CG nos propõe sua terceirização.

PA

RA

LIS

ÃO

ES

TU

DA

NT

IL?

E AGORA, POR QUE SE MANIFESTAR? Motivos não faltam para nossa indignação. Vemos hoje uma tentativa nacional de precarização da Educação. Desde o governo federal até o estadual, o ensino público está longe de ser tratado como prioridade. Não é a toa que temos visto, ao invés de um maior investimento, cortes no ensino (nos seus diversos níveis). E, claro, esses cortes têm grande reexo na nossa universidade, que vem se expandindo nas últimas décadas sem ter tido seu repasse aumentado, conforme acordo com o Governador. Isso, somado à não responsabilização de gestores que fazem mal uso de verba pública, fez com que entrássemos em crise (política e nanceira). Não escolhemos nossos dirigentes, e temos pagado a conta por suas escolhas! Por isso, pedimos o m do PIDV e contratação de funcionários mediante um estudo de sua necessidade. Somado a isso, queremos o aumento do repasse do ICMS ha muito prometido, além de uma auditoria pública das contas da USP. Só assim poderemos avançar com responsabilidade e qualidade.

DCE Livre da USP - Alexandre Vanucchi Leme Gestão ‘’Manifesta!’’

PARALISAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Por tudo isso, nesta quinta (14/05), os funcionários também vão paralisar. É importante que sintamos o quanto a falta de funcionários nos prejudica! Não teremos bandejão e transporte inter-áreas por um dia, para que não percamos para sempre serviços como estes, com qualidade e dignidade aos trabalhadores.