Panorama 11.04.2013

8
Complexo será utilizado em aulas do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e para prestar serviços à comunidade, como consultas e cirurgias em geral. Pág. 7 Folclore HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIJUÍ qualifica estrutura de apoio à saúde animal na região FUZILEIROS NAVAIS Baile do Chopp de Augusto Pestana promove a integração e a troca de experiências. Pág. 5 Banda Marcial do Rio de Janeiro se apresentou pela primeira vez no município de Ijuí . Pág. 6 Companhia Circense completa sétimo aniversário levando encanto e magia aos santo-angelenses. Pág. 6 Burzum REGIONAL ANO 5 - Nº 233 - ABRIL DE 2013 panorama_capaB.indd 1 11/04/2013 09:40:36

description

Edição do Panorama Regional do JM

Transcript of Panorama 11.04.2013

Page 1: Panorama 11.04.2013

Complexo será utilizado em aulas do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e para prestar serviços à comunidade, como consultas e cirurgias em geral. Pág. 7

FolcloreHOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIJUÍ qualifica estrutura de apoio à saúde animal na região

FUZILEIROS NAVAIS

Baile do Chopp de Augusto Pestana promove a integração e a troca de experiências. Pág. 5

Banda Marcial do Rio de Janeiro se apresentou pela primeira vez no município de Ijuí . Pág. 6

Companhia Circense completa sétimo aniversário levando encanto e magia aos santo-angelenses.Pág. 6

Burzum

REGIONALANO 5 - Nº 233 - ABRIL DE 2013

panorama_capaB.indd 1 11/04/2013 09:40:36

Page 2: Panorama 11.04.2013

Os frutos do associativismo estão sendo colhidos por quatro mulheres, moradoras do interior de Santo Ângelo, que apostaram na agroindustrialização de queijos. Os 50 litros de leite produzidos quando a ideia surgiu há cinco anos, hoje dão lugar a mil litros, produzidos pelas quatro famílias para abastecer a agroindústria de queijos e doce de leite.

Para chegar ao cenário atual, foi preciso, sobretudo, a virtude que dá nome à agroindústria: união. “O nome é porque nossa comuni-

Empresas que pagaram a contribuição sindical até o dia 31 de janeiro de 2013 participaram da campanha Contribuição Premiada. Pelo Sindilojas Missões, foram sorteadas quatro viagens para Gramado, com direito a acompanhante. O sorteio foi realizado durante As-sembleia Geral, no dia 26 de março.

De acordo com o presi-dente, Luiz Carlos Dallepia-ne, a promoção é um retor-no que a entidade oferece às empresas representadas, que auxiliam para o desen-volvimento das atividades do sindicato patronal. Os recur-sos da Contribuição Sindical são rateados entre o Sindi-cato, a Confederação, Fede-ração do Comércio Varejista e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Na região, outros sindica-tos do comércio varejista participaram da Contribui-ção Premiada: além do Sin-dilojas Missões, o Sindilojas Santa Rosa, Sindilojas Ijuí e Sindilojas Três de Maio.

Ao todo eles sortearam 20 pacotes turísticos a Gramado, em ônibus lei-to e hospedagem no Hotel do Sesc. As viagens estão programadas para aconte-cer em junho ou julho deste ano. Pelo Sindilojas Missões foram sorteados: Lojas Be-cker, Centro Útil, Don Juan Moda Homem e Comercial Monte Sinai.

Ervino Santo Vanzella, nascido em 1º de novembro de 1935, atual-mente residente na cidade de Porto Mauá, é o mais antigo Homem do Tempo.

No ano de 1990 quando ainda residia em São João do Mauá, interior do município, recebeu a visita do técnico agrícola Balbinote (instrutor da empresa fumageira Souza Cruz), que lhe solicitou se não gostaria de registrar a ocorrência das chuvas em sua propriedadeu. Respondeu que não sabia como fazer, o instrutor explicou os procedimentos e lhe trouxe de presente um pluviômetro e folha para os devidos registros. Seguidamente o instrutor ligava para ver o quanto havia chovido.

Em janeiro de 1991, iniciou os registros pluviométricos, que virou um hábito, um compromisso de verificar o quanto havia chovido, hábito este praticado até os dias atuais, mesmo após ter fixado residência na cidade em outubro de 2010. A verificação sempre ocorre por volta das 7 horas da manhã.

Cerca de 400 convidados assistiram à celebração do casamento de seis irmãos, na noite de 6 de abril, em Não-Me-Toque. A decisão de casarem juntos foi tomada há três anos e adiada por causa da morte do pai. No almoço em família, no Natal do ano passado, o projeto foi retomado.

Jocelaine, 27 anos, decidiu que se casaria em 2013 e, se alguém quisesse, que casasse junto. As irmãs Clotilde, 40 anos, e Maria Izabel, 37, toparam no mesmo dia. Depois, os irmãos Adelar, 32, Josemar, 29, e Gilmar, 26, decidiram acompanhar as mulheres.

Até o padre se emocionou com o casamento. Esta foi a primeira vez, em 26 anos de sacerdócio, que o frei Leopoldo Frankowski uniu seis ca-sais em uma mesma celebração. O altar ficou pequeno diante de tantos noivos e os padrinhos tiveram de sentar nos primeiros bancos.

Sindilojas Missões sorteia quatro viagens para Gramado

Mais antigo homem do tempo é de Porto Mauá

Associativismo consolida agroindústria de produtos lácteos

Seis irmãos se casam em única celebração

dade se chama Distrito União, e também pela união das quatro fa-mílias que continuam trabalhando de uma forma associativa. A gente trabalha, tem reuniões, conversa, se organiza, sempre com união, na mesma sintonia”, afirma a agri-cultora Marlene dos Santos Kreu-zberger.

Os resultados do trabalho con-junto estimulam, inclusive, a su-cessão familiar. O jovem técnico agrícola Tiago André Friske, filho de uma das agricultoras, retornou de Mato Grosso, onde trabalhava,

para ajudar os pais na atividade leiteira. “Na propriedade temos a nossa própria renda. Trabalhando de empregado, muitas vezes não tem tanto retorno. A gente, que

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

não-Me-toque

Ideia surgiu há cinco anos, e hoje dá lugar a mil litros produzidos por quatro famílias

SAnto ângelo

Altar ficou pequeno diante de tantos noivos

Ervino iniciou os regis-tros pluviométricos em janeiro de 1991

2Ano 5 - nº 233- ABRIl De 2013

teve a experiência de ter vivido longe da família, sente falta. Ago-ra, na propriedade, ficar perto dos pais é a melhor coisa que tem”, re-lata o jovem.

panorama_pg02.indd 1 11/04/2013 09:50:08

Page 3: Panorama 11.04.2013

No dia 19 de abril, a partir das 20h30, Ijuí receberá o espe-táculo Cris Pereira Ponto Show, estrelado pelo ator Cris Pereira, natural de Novo Hamburgo, e que virou fenômeno da internet com o personagem Jorge da Borracharia.

O show tem apoio cultural da Steffen Pneus, e é composto por seis personagens criados

EXPOTUPÃ E EXPOCULTURA contarão com shows de sérgio reis e armandinho

CRIS PEREIRA SE APRESENTA NO MUNICÍPIO

e interpretados pelo ator. São eles: o chefe dos flanelinhas Claudiovaldo Nogueira, a travesti sem noção Virgínia Istas Uars, o bebum Kirilove, o radialista vai-doso Rodsom dos Anjos, o ba-gual Gaudêncio e, claro, Jorge da Borracharia. Ingressos estão sendo vendidos antecipadamen-te na Cadile’s Calçados e na Ste-ffen Pneus.

IJUÍ

Armandinho foi um dos nomes divulgados para animar Tupanciretã

Agricultor colhe batata-doce de 5 kg e moranga de 30 kgPANAMbI - O agricultor Arno Ricardo Epple, pro-

prietário de 80 hectares de terras na Linha Mo-rengaba em Panambi/RS, vem se surpreendendo a cada ano com novidades da sua terra.

Há cerca de cinco anos, seu Eppel esteve na Ex-podireto de Não-Me-Toque onde adquiriu sementes de moranga e plantou em sua propriedade. Hoje ele está colhendo espécies com mais de 30 quilos e já tornou uma referência na espécie no município.

Mas a propriedade do seu Epple não é generosa só com espécies leguminosas, a batata-doce, uma tuberosa cuja semente foi adquirida no mercado Lisboa no bairro Italiana em Panambi, resolveu de-

Ator ficou conhecido pelo personagem Jorge da Borracharia

SEMINÁRIO SObRE bARRAGENS COM MAb E ELETRObRAS

PORTO MAUÁ - No dia 11 de abril, será realizado em Porto Mauá, junto ao pavilhão da Fes-ta dos Navegantes, às margens do rio Uruguai, um seminário sobre barragens, com partici-pação do MAB – Movimento de Atingidos por Barragens e da Eletrobrás, que trará informa-ções sobre o plano de constru-ção das barragens de Garabi e Panambi.

Pela manhã, Assembleia da População Ameaçada pelas barragens Garabi/Panambi, mística, apresentação dos mu-nicípios, boas-vindas, acordos coletivos, apresentação da Co-ordenadoria Regional dos Atin-gidos e debate sobre as barra-gens Garabi/Panambi, com o tema: para quê e para quem?, com os professores Dorival Gon-çalves Júnior – Universidade Fe-deral do Mato Grosso (UFMT), Domingos de Carvalho Villela Júnior – Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), re-presentantes dos ameaçados da Argentina e representantes das Usinas Hidroelétricas de Machadinho e Barra Grande.

À tarde, haverá o seminário Informações da Eletrobrás so-bre o Plano de Construção das barragens Garabi e Panambi, encerramento e encaminha-mentos.

TUPANCIRETÃ - Os sho-ws que se apresentarão durante a 58ª edição da Expotupã e 9ª Expocul-tura de Tupanciretã, que será realizado no muni-cípio de 29 de maio a 2 de junho, já foram divul-gados. São eles Cristiano Quevedo, As Bahguala-das, Os Federais, Sérgio Reis e Armandinho.

As permanentes es-tão à venda pelo valor de R$50,00 até o dia 20 de maio e por R$60,00 a partir de 21 de maio.

Agricultor vem se surpreendendo com as novidades de sua terra

senvolver-se na mesma intensidade que a moranga, e hoje ele está colhendo espécies que pesam mais de 5 quilos.

A residência do seu Epple, vez por outra está re-cebendo visitas de pessoas que querem conhecer as morangas gigantes e agora podem ver, também, as batatas-doces gigantes também, além de uma ovelha que foi criada na mamadeira, que anda no terreiro em meio a cachorros e aves. Às vezes a ovelha, que ga-nhou o nome de Shadow, ,entra dentro de casa e busca carinho, mesmo já sendo adulta. Teve gente querendo comprar a “Shadow”, diz seu Epple, “mas esta a mulher (referindo-se a sua esposa) não vende de jeito nenhum”.

sétima edição do motaço acontece em panambi

Nos dias 12, 13 e 14 de abril o Moto Clube Cavalo de Aço de Panambi promove o 7º Motaço. O evento acontece no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhar-dt, e tem cunho beneficente, já que está arrecadando alimentos não perecíveis para doação.

O Motaço contará com diver-sos shows, como a dupla ser-taneja Vitor e André, o rock da Ácido Rock Band e da Fiuza River Band, além do show de Whelling com equipe Giro Total.

ANO 5 - Nº 233 - AbRIL DE 2013 3

panorama_pg03.indd 1 11/04/2013 09:50:24

Page 4: Panorama 11.04.2013

Ellen representará a Mulher Mangaba

Casal assumiu namoro durante apresentação do elenco da próxima novela das sete

Ator considera estar vivendo momento de renovação

Comentário do ator rendeu mais de 6 mil “likes” na internet

Roberta fica perturbada com a proximidade de Felipe. Juliana dis-cute com Nando em seu quarto na mansão. Frô se enfurece com Lucilene quando ela volta de seu encontro com Kiko. Kiko fala para Nenê que os diamantes de seu pai estão na boneca russa. Roberta e Charlô recebem uma intima-ção para depor em um processo contra elas. Nenê conta para Ve-ruska sobre a boneca russa e eles pensam em ir ao apartamento de Nando e Juliana.

Isadora e Ronaldo concordam em mandar Manoela para supervi-sionar a sessão de fotos de Fábio. Nenê e Veruska invadem o aparta-mento de Nando e Juliana.

SALVE JORGEThompson repreende Caique

Cassiano recebe Alberto e lhe apresenta Duque, que se disfar-ça de investigador. Donato surge com o barco repleto de peixes. Cassiano diz a Duque que ele será seu aliado para destruir Alberto. Ester encomenda peças de renda para Dadá e Lino. Dora diz a Na-tália para ficar longe de Juliano.

Hélio se aproveita do romance com Zuleika para obter informa-ções sobre o que está acontecen-do na mansão. Samuel revela a Cassiano que Samuca é seu filho. Alberto avisa a Ester que Cassia-no não vai tirar Samuca dele.

FLOR DO CARIBEDuque se disfarça de investigador

Morena desiste de ir para a Tur-quia para ficar com Jéssica Vitó-ria. Áurea incentiva Theo a procu-rar Érica. Stenio pede para Lena explicar para Lucimar por que vai testemunhar a favor de Lívia. De-borah fala que Celso precisa con-versar com o juiz. Antônia desco-bre que o ex-marido rasgou uma correspondência da escola de Raissa endereçada a ela. Thomp-son repreende Caique por mexer nos pertences de Amanda. Carlos tenta falar com Yolanda. Berna diz a Mustafá que perdeu seu colar. Helô e Ricardo monitoram uma conversa telefônica entre Wanda e Russo.

GUERRA DOS SEXOSJuliana discute com Nando

sermão em fã

Alexandre Nero, 43, virou um dos nomes mais co-mentados da internet na última semana após dar uma lição em uma fã que o criticou por se declarar contra o pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Tudo começou quando o Stenio de “Salve Jorge” se posicionou sobre o assunto em seu Instagram: “Sou ator. Represento o Feliciano, mas o Feliciano não me representa”.

A fã, que disse ter amigos gays e ser contra o casa-mento entre pessoas do mesmo sexo, respondeu que queria saber como o ator reagiria se estivesse em um restaurante e visse dois homens se beijando.

Alexandre respondeu que considerava a fã homofó-bica, “pois nada mais homofóbico do que ter medo de ver gays por aí beijando na boca e se amando”.

“Você não é amiga de gays, ou se é, eu que não que-ro uma amiga assim, que não luta pelo amor de um amigo”, completou. “Eu tenho amigos gays, e luto pelo que eles amam, e não o que eu amo.”

O comentário, que teve mais de 6 mil “likes”, rendeu diversos comentários e compartilhamentos no pró-prio Instagram e em outras redes sociais.

Vivendo um momento de renovação em sua vida, Rô-mulo Arantes Neto se prepara para voltar à telinha da Globo, após 4 anos de trabalho na Record. O ator, que já esteve em Malhação, retorna agora em sua primeira novela da emissora carioca, no elenco de Sangue Bom, próxima trama das 19h que substituirá Guerra dos Se-xos no horário, no dia 29 deste mês.

Assunto das últimas semanas, após ter sido clicado em clima de romance com Cléo Pires, a Bianca de Salve Jorge, Rômulo assumiu o namoro e disse que os dois estão sim juntos e felizes, mas que faz pouco tempo.

“A vida é feita de fases. Eu gosto muito de namorar, prefiro estar namorado do que solteiro. Eu sempre admi-rei a Cléo e é sim verdade, estamos juntos, felizes, mas tudo isso tem pouco tempo”, esclareceu o ator.

Selena Gomez foi clicada chegando a um estúdio, em Toluca Lake, para uma entre-vista, toda vestida de preto, exceto pela grande echarpe vermelha, que trazia solta no pescoço. A cantora, aparen-temente, continua a torturar seu ex, Justin Bieber, a julgar pela nova canção de Selena, lançada no último sábado.

O hit Come & Get It fala em sua letra sobre um amor que ainda não acabou.

ASSUMIDOSCHANCE

Em coletiva com a imprensa para apre-sentar o elenco da próxima novela das sete, Sangue Bom, Ellen Roche revelou qual foi sua inspiração para compor a personagem e sobre a malhação, que teve que ser inten-sificada para dar um visual mais maromba-do à sua mulher fruta.

Na trama, Ellen Roche viverá a Brunetty, também conhecida como a Mulher Manga-ba, uma funkeira de São Paulo, ao invés do Rio de Janeiro, e que terá sempre como look vestido curto e salto agulha, conforme revelado pela atriz.

Fernanda Vasconcellos tem vá-rios motivos para sorrir. Isso por-que a atriz assumiu seu namoro com Cássio Reis, na apresentação do elenco da próxima novela das sete da Globo, Sangue Bom, que aconteceu na manhã de 8 de abril, no Rio de Janeiro.

“Estamos bem, estamos felizes. Estamos juntos há pouco tempo”, ela revelou, dando sorrisinhos cada vez que o nome do amado era mencionado.

FELIZES

MULHER FRUTA

ANO 5 - Nº 233 - ABRIL DE 20134

panorama_pg04ok.indd 1 11/04/2013 09:13:48

Page 5: Panorama 11.04.2013

ANO 5 - Nº 233 - Abril DE 2013 5

Miniaparelhos auditivos revolucionam o mercado

Mini aparelhos ganharam cores e praticamente desaparecem no conduto auditivo

Completamente invisíveis no ouvido, os novos aparelhos recentemente lançados na Eu-ropa, já estão disponíveis na PróAudi, distribuidora exclu-siva na região dos aparelhos Siemens e Phonak

O melhor desempenho e a maior satisfação para o pa-ciente. Essa combinação é o destaque do mais novo lança-mento do mercado: os minia-parelhos auditivos.

Para a fonoaudióloga Tânia Ferrari Wallau, responsável técnica do Centro Auditivo PróAudi, de Ijuí, os miniapare-lhos causarão uma revolução no mercado, pois são comple-tamente invisíveis no ouvido. Os novos modelos já estão disponíveis na PróAudi, que

ijuí - A jornalista ijuiense Elia-ne Brum atendeu a imprensa em uma coletiva no dia 10 de abril, no Hotel Vera Cruz. Ela está em Ijuí para participar como palestrante no dia 11 da III Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí, abordando o tema O Sofri-mento Humano na Contempora-neidade.

Gaúcha de Ijuí, nascida em 1966, Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Tra-balhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Ale-gre, e 10 como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Como jornalista, ganhou mais de 40 prêmios nacionais e inter-nacionais de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog, Ayrton Senna, Sociedade Interamericana de Imprensa e Rei de Espanha. Em 2008, recebeu o Troféu Espe-cial de Imprensa ONU, “por tudo o que já fez e vem realizando em de-fesa da Justiça e da Democracia”.

Coletiva de imprensa com a jornalista Eliane brum

9º Encontro de Grupos Folclóricos e 9º bailão do Chopp

AuGustO pEstANA - Todos os anos o grupo Lustige Jugend organiza o Encontro de Grupos Folclóricos e Bailão do Cho-pp de Augusto Pestana, este ano na sua 9ª edição o evento ocorrerá no dia 20 de abril, nas dependências da Comunidade Santo André de Augusto Pes-tana.

Este evento busca fomentar o folclore, gerando integração, trazendo visitantes para Augus-to Pestana, além de ser a fonte de recursos financeiros para a confecção, manutenção dos trajes folclóricos, e apresenta-ções do Grupo Lustige Jugend.

Neste evento os grupos co-nhecem um pouco da cidade de Augusto Pestana, trocam ex-periências, fazem novos conta-tos, novas amizades e trazem a alegria para essa bonita festa, dançando músicas folclóricas de suas nacionalidades, além

de todos participarem de dan-ças de integração, escolhidas pelo grupo anfitrião e logo após participarem do baile do chopp.

Todo ano é preparado um en-contro temático, buscando as-sociar o folclore a algum tema, seja ele de caráter social, am-biental, etc. Neste ano o tema da apresentação do grupo será “Histórias dos Irmãos Grimm”, buscando resgatar o conto in-fantil “João e Maria”, tendo em vista que esta história se pas-sa na Floresta Negra (Schwar-zwald), local de origem do atual traje do grupo Lustige Jugend.

Em 2012 vinte e cinco gru-pos participaram da festa e mais de 1400 pessoas de toda a região.

O evento é aberto à comu-nidade, que pode conferir um pouco da cultura e tradições de seus antepassados ainda culti-vadas pelos grupos folclóricos.

Evento visa fomentar o folclore, gerando integração, levando visitantes para Augusto Pestana

é a distribuidora exclusiva na região dos aparelhos auditivos

Siemens e Phonak, empresas pioneira no lançamento dos menores aparelhos auditivos do mundo.

A Phonak lançou o novo Pho-nak nano disponível dentro das famílias Phonak Ambra e Phonak Solana. Os dois pra-ticamente desaparecem no conduto auditivo, encantando os pacientes para os quais a visibilidade é a preocupação

Novos aparelhos lançados na Europa já estão disponíveis na PróAudi

número um. A Siemens oferece o mode-

lo iMini, completamente invi-sível, colorido e personalizado para encaixar perfeitamente no ouvido.

A PróAudi está situada na Rua 15 de Novembro, 44, Centro. Telefone: 55 3332.5222.

panorama_pg05.indd 1 11/04/2013 09:50:38

Page 6: Panorama 11.04.2013

Banda é considerada uma das dez maiores do mundo

Secretaria da Mulher realiza curso de transformação caseira da soja

trêS de Maio

Santo ângelo - O ginásio de esportes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Santo Ângelo, recebeu um grande público na noite de 7 de abril, quando aconteceu a apresentação da Cia Circense Burzum.

O trabalho de união e solidariedade de entidades oportunizou na noite do domingo a presença de um grande público junto ao Ginásio da Associação Atlé-tica Banco do Brasil, quando das comemorações do sétimo ano de existência da companhia.

Durante a apresentação, a interação dos artistas com o público presente fez com que o espetáculo fos-se intercalado por palmas do grande público, que não desviava sua atenção a cada momento de apresenta-ção no palco.

Grupo está comemorando seu sétimo ano de existência

Burzum leva encanto e magia, e emociona o público

Entre os dias 4 e 5 de abril, 17 mulheres par-ticiparam do Curso de Transformação Caseira da Soja, que foi pro-movido pela Secretaria Municipal de Políticas da Mulher em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O Curso teve a dura-ção de 16 horas e foi ministrado pela instru-tora do Senar, Julianne Freitag Mattioni, que ensinou às participan-tes receitas à base de soja e derivados.

Julianne destacou que é muito importante saber aproveitar a soja, visto que ela beneficia o combate ao coleste-rol e envelhecimento, ameniza os sintomas da TPM, da menopausa e ajuda a repor o cál-cio no organismo. “No curso, as participan-tes aprendem a fazer pratos à base de soja e depois a degustação deles para poderem en-tão repetir em casa as receitas que mais gos-taram”, destaca.

No dia 5, sexta-feira, a vice-prefeita, Eliane Fischer, participou da degustação dos pratos e agradeceu a parceria do Senar, que sempre está à disposição para oferecer os mais varia-dos cursos para os mu-nícipes de Três de Maio.

banda marcial do rio de janeiro realiza apresentação em ijuí

Na tarde de 9 de abril, o 27º GAC de Ijuí recebeu a apresen-tação especial da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que esteve no município pela primeira vez.

Formada por 120 músicos e composta de um repertório ba-seado em clássicos militares, músicas nacionais e internacionais, a banda é considerada uma das dez maiores do mundo. Teve sua primeira formação em 1808, com a chegada da Família Real no Brasil. Desde então, tocou em eventos nos quatro cantos do mun-do, como a abertura do Ano do Brasil na França, em 2009, em

Paris. Nos últimos anos, o grupo se apresentou três vezes na Europa e uma vez em Israel, além de percorrer todos os Estados brasileiros. A banda se apresentou com gaita de fole escocesa, conjunto de instrumento típico da Escócia, que é o maior da América Latina. Essas gaitas foram um presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador Tamandaré, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais.

ano 5 - nº 233 - abril de 20136

panorama_pg06.indd 1 11/04/2013 09:50:52

Page 7: Panorama 11.04.2013

Encontro de Tropilhas e Ginetes das Missões terá R$ 20 mil em prêmioss

Uma das novidades da 16ª Fenamilho e que deve-rá reunir um grande número de tradicionalistas na pista de rodeios, é o 1º Encontro Internacional de Tropilhas e Ginetes das Missões.

No total, são cerca de R$ 20 mil em prêmios. Se-rão três dias, de 3 a 5 de maio. Conforme informado pelo coordenador, Edson da Silva Jardim, que tam-bém recebe inscrições 55 9633-8493, haverá, além do Encontro de Tropilhas, Rodeio Aberto de Ginetea-da, Carreira 100 Metros e Pega do Bagual 21 Dias.

inaugurado hospital veterinário da unijuíNo dia 2 de abril, o IF Farrou-

pilha - Câmpus Santo Augusto recebeu mais um veículo para a sua frota. A nova aquisição no valor de R$ 79.500,00 é um Trator Agrícola, Massey Ferguson. Com essa aquisição, a frota da instituição passa a ser de 12 veículos, sendo 6 carros, 4 utilitários, e 2 trato-res.

O trator será usado nas au-las práticas de mecanização agrícola (aragem, gradagem, subsolagem, pulverização, etc.), na disciplina de Mecani-zação e Máquinas Agrícolas do Curso Técnico em Agropecuá-ria e na disciplina de Máquinas Agrícolas do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio.

santo augustoNovo trator agrícola

Investimentos foram realizados com recursos da própria universidade e do governo

ijuí

santo ângelo

Acontece no dia 18 de maio, no CTG Querência da Serra, o lançamento oficial da 33ª Coxi-lha Nativista.

O evento terá inicio às 19 ho-ras. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3322 6595.

cruz altaLançamento da Coxilha

O Baile Oficial em Comemo-ração ao Aniversário de Boa Vista do Cadeado, que seria realizado no Próximo dia 14 de abril, no Ginásio de Esportes, foi transferido para o dia 27 de abril, no Salão Comunitário Sede. A mudança ocorre em virtude das modificações que serão necessárias devido ao Plano de Prevenção Contra In-cêndio.

boa vista do cadeadoBaile de aniversário

Novidade deverá reunir grande número de tradicionalistas

Foi inaugurado no dia 5 de abril, no Campus Ijuí, o Hospital Veterinário e o Centro de Saúde e Inovação Tecnológica em Pro-dução e Saúde Animal, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.

O complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para completar a estrutura de funcionamento do Curso de Medi-cina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado.

Os investimentos em obras e construções foram realizados com recursos próprios da universidade no valor de R$ 1.746.519,50 e a aquisição de equipamentos contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do repasse de recursos via pre-feitura de Ijuí, por aprovação da bancada federal gaúcha, no valor de R$ 1.060.440,10, totalizando R$ 2.806.959,60.

O responsável pela construção do hospital, Tiago Marder, ex-plica que a obra segue todas as recomendações estabelecidas pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. “Seguimos todas as especificidades de uma obra complexa como esta, com atenção especial para a área cirúr-gica, na qual foram utilizados materiais de ponta e específicos como em qualquer hospital”, afirma o engenheiro.

crissiumal - Aconteceu no dia 7 de abril, mais um encontro de formação e prepara-ção para a Semana Missionária, para repre-sentantes das Paróquias da área Pastoral de Crissiumal (Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, Nova Candelária e São Martinho).

A Semana Missionária são dias que ante-cedem a Jornada Mundial da Juventude, e acontecerá nos dias 16 a 20 de julho em todo o país. O Rio Grande do Sul pretende acolher dezenas de milhares de estrangei-ros.

Estima-se acolher cerca de 30 mil pere-grinos vindos de todo o planeta, e serão dis-tribuídos nas 276 dioceses brasileiras, in-clusive a Diocese de Frederico Westphalen tem previsão de receber 500 peregrinos, e nossa Paróquia Três Santos Mártires das Missões tem inscrição para 10 peregrinos. Mas pode não haver interesse dos estran-geiros em optar por nossa região.

A proposta na Semana Missionária para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil.

Jovens da região têm encontro de formação e preparação para a Semana Missionária

As atividades começarão às 9 horas do dia 3, uma sexta, com a prova Pega do Bagual de 21 Dias, continuando às 13h30. Às 15h, Carreiras 100 Metros Encilhado, e às 16h começa a gineteada elimi-natória, Rodeio Aberto.

No sábado, dia 4, 9h, semi-final da prova Pega do Bagual de 21 Dias; 13h30, montaria da gineteada do Rodeio Aber-to; 16h, abertura oficial; 17h, continuação da gineteada do Rodeio Aberto; e 18h, monta-rias do Encontro de Tropilhas.

Domingo, dia 5, 9h, será a final da prova Pega do Bagual 21 Dias; 10h, semifinal do Ro-deio Aberto; 13h30min, semi-final do Encontro de Tropilha; 15h, final da gineteada do Ro-deio Aberto; e 18h, final do En-contro de Tropilhas.

ano 5 - nº 233 - abril De 2013 7

panorama_pg07.indd 1 11/04/2013 09:51:29

Page 8: Panorama 11.04.2013

Matinê do Grupo Máscharajá tem novo local

cruz alta - Após a interdição do auditório do Sesc, o grupo Máschara esteve com al-gumas dificuldades para encontrar um novo local para prosseguimento do projeto infantil, até que na última sexta-feira, dia 5 de abril, foi fechada uma parceria com o Clube Internacio-nal, definindo o local como sede do projeto.

A segunda edição do Matinê do Máschara, está marcada para o dia 14 de abril, às 16 ho-ras, com a peça teatral, o Castelo Encantado, que retrata a obra de Eríco Veríssimo. Pode ser coincidência do destino, mas a memória de Erico Veríssimo tem estado presente na vida do grupo, após alguns percalços que o Máschara passou.

Recentemente se apresentaram em Capão da Canoa, na Casa de Cultura, que leva o nome do escritor cruz altense e ainda farão a próxi-ma edição do Cena ás Sete, no dia 21 de abril, no Centro de Eventos Eríco Veríssimo, como comentou o ator do Grupo Teatral Máschara, Luís Fernando Lara.

festival anuncia-me revela inúmeros talentos

Evento reuniu várias vozes da música gospel da região

catuípe- Foi realizado com sucesso no dia 6 de abril, no salão comunitário de Engenho Velho-Catuípe a segun-da edição do Festival Anuncia-me, festival da canção jo-vem cristã de Catuípe, evento promovido pela Pascom - Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Catuípe, em conjunto com o Clube de Mães e diretoria da comunidade de Engenho Velho.

As dependências do Salão Comunitário de Engenho Velho receberam um grande público para acompanhar as apresentações dos intérpretes, dos convidados es-peciais como Leandro Almeida, cantor gospel de Catuípe e do sertanejo universitário Fernando Lima, de Indepen-dência. Os intérpretes tiveram o acompanhamento da 4x4 Banda Show que também animou o baile que acon-teceu logo após o festival.

O coordenador da Pascom, Robespierre Ferrazza, fa-lou da satisfação do sucesso alcançado: “Foi um festival de alto nível, com as principais vozes da região, o que dificultou para os jurados na hora das escolhas para a definição dos primeiros colocados.” O coordenador tam-bém destacou que as canções realmente mexeram com o público presente. “Foi uma festa bonita, graças ao tra-balho de todos os envolvidos e a participação de intér-pretes da região, que deram um brilho ainda maior para nosso evento.”

unijuí confirma curso de odontologiapara santa rosa

O Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí definiu, em reunião no dia 3 de abril, a oferta do curso de Odontologia para o Campus de Santa Rosa. Considerando que o projeto já elaborado previa a im-

plantação na cidade de Ijuí, a partir de agora a Comissão do Curso iniciará os procedi-mentos de ajuste do projeto e a Reitoria estabelecerá os contatos em Santa Rosa para constituir as condições de im-plementação. Esta revisão do projeto, que considera tam-bém o número de vagas - que não deve ser inferior a 40 por vestibular - passará por apro-vação do Conselho Universitá-rio.

De acordo com a legislação em vigor, a partir do mês de agosto o projeto poderá ser protocolado junto ao Ministé-rio da Educação (MEC). Após isto, a pasta deverá efetuar a avaliação e deliberar sobre o projeto.

A partir de agosto, projeto será poderá ser protoco-lado junto ao Ministério da Educação

festival de música eletrônica acontece em cruz alta

Acontece no dia 13 de abril, no Centro de Eventos Erico Ve-ríssimo, a 1ª edição do Illusion Valley Festival.

O evento de música eletrônica terá início à meia-noite e terá a presença do DJ Jorge Frizzo, de Pelotas e de Anderson Freitas, de Porto Alegre. Mais informa-ções podem ser obtidas no perfil do facebook Illusion Valley Festi-val.

ijuí - O Museu Antropológico Di-retor Pestana, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indíge-nas da Fidene, Secretaria Mu-nicipal de Educação e 36ª CRE promovem a exposição “O índio no Brasil Contemporâneo – Ex-clusão x Inclusão”, que está sen-do realizada no período de 3 de abril a 3 de maio.

Como objetivos da exposição se destacam reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluri-cultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual, além de discutir o índio dentro do contexto da sociedade brasileira, sem, contudo, deixar de reconhe-cer e valorizar a identidade étni-ca específica de cada uma das sociedades indígenas.

Museu Diretor pestana realiza exposição sobre o índio

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 11/04/2013 09:51:45