Panorama do NT - Tito

28
PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO TITO

Transcript of Panorama do NT - Tito

Page 1: Panorama do NT - Tito

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTOTITO

Page 2: Panorama do NT - Tito

Introdução Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo para incentivar o seu irmão na fé, Tito, o qual havia sido deixado em Creta para liderar a Igreja que Paulo havia estabelecido em uma de suas viagens missionárias (Tt 1.5). Esta carta aconselha Tito a respeito de quais qualificações deve-se buscar nos líderes da igreja e instruções a vários grupos sociais, situadas em contraste com os falsos mestres. Ele também alerta Tito acerca da reputação daqueles que viviam na ilha de Creta (Tt 1.12).

Page 3: Panorama do NT - Tito

Informações Básicasa) Grupo: Epístolas paulinas pastoraisb) Autor: Pauloc) Data: 62-66 d.C.d) Local: Macedôniae) Alvo: Titof) Versículo-chave: Tt 1.5g) Expressão-chave: Ordem na igreja

Page 4: Panorama do NT - Tito

EsboçoDefenda a sã doutrina Desfrute da sã doutrina

Organização Tt 1 Doutrina Tt 2 Obediência Tt 3

Ordem na igreja

Page 5: Panorama do NT - Tito

Principais PersonagensPaulo: escreveu para encorajar Tito e orientá-lo a respeito de sua posição de liderança na igreja (1.1 – 3.15).Tito: cristão grego enviado por Paulo para pastorear a igreja situada na ilha de Creta (1.4-3.15).

Page 6: Panorama do NT - Tito

O Caráter de DeusDeus é bondoso – 3.4-6Deus é amoroso – 3.4-7Deus é misericordioso – 1.18; 3.5Deus cumpre suas promessas – 1.2Deus é verdadeiro – 1.2

Page 7: Panorama do NT - Tito

Contexto da EpístolaTITO

Page 8: Panorama do NT - Tito

Destinatário Tito era gentio (Gl 2.3), foi convertido por meio de Paulo, um “verdadeiro filho na fé” (Tt 1.4). Acompanhou Paulo em algumas viagens, e foi a ele que Paulo confiou algumas das tarefas mais difíceis, como a de levar a epístola à igreja de Corinto (2Co 2.13; 7.6,13) e a oferta aos pobres de Jerusalém (2Co 8.6,16-17).

Page 9: Panorama do NT - Tito

Destinatário Em Tito 1.5, lemos que Paulo lhe confiou a organização da igreja em Creta, cujos habitantes eram conhecidos como difíceis de lidar, o que mostra seu caráter enérgico e o seu zelo na causa de Cristo (2Co 7.13-15). Deveria ser mais velho que Timóteo e parece bem mais forte, física e moralmente, pois Paulo mostra mais preocupação com Timóteo do que com Tito.

Page 10: Panorama do NT - Tito

Origem da Igreja Havia cretenses presentes em Jerusalém quando da descida do Espírito Santo; foram convertidos por meio do sermão de Pedro e levaram o Evangelho ao retornarem à terra natal (At 2.11).

Page 11: Panorama do NT - Tito

Propósito O propósito é mostrar a Tito que há necessidade de boa ordem na igreja, de se estabelecer presbíteros e a dificuldade de se alcançar boa conduta no meio de crentes tão grosseiros e difíceis (Tt 1.12-13). Paulo quis também avisar Tito da sua viagem e marcar um encontro em Nicópolis (Tt 3.12).

Page 12: Panorama do NT - Tito

Conteúdo da EpístolaTITO

Page 13: Panorama do NT - Tito

Tarefa de TitoSeu dever (Tt 1.5)Pôr em ordem as coisas restantes e constituir presbíteros em cada cidade.

Seu desafio (Tt 1.10-16)Calar os falsos mestres e reprendê-los severamente.

Page 14: Panorama do NT - Tito

Resumo teológico Consciência do chamado (Tt 1.1-4)◦Posição (v.1)◦Escravo◦Apóstolo

◦Função (v.1)◦Fortalecer a fé◦Ensinar a verdade

Page 15: Panorama do NT - Tito

Resumo teológico Consciência do chamado (Tt 1.1-4)◦Garantia (v.2)◦Vida eterna

◦Consequência (v.4)◦Fé◦Graça◦Paz

Page 16: Panorama do NT - Tito

Resumo teológico Comportamento cristão (Tt 2.12-15)◦Modo de vida cristã (v.12)◦Abandonar estilo de vida ímpio◦Abandonar prazeres pecaminosos◦Viver com sabedoria◦Viver com justiça◦Viver com devoção

Page 17: Panorama do NT - Tito

Resumo teológico Comportamento cristão (Tt 2.12-15)◦Expectativa do cristão (v.13)◦Bendita esperança◦Manifestação da glória

◦Obra de Cristo (v.14)◦Libertou de todo pecado◦Nos purificou◦Nos fez dedicados às boas obras

Page 18: Panorama do NT - Tito

Resumo teológico Convicção da Salvação (Tt 3.1-7)◦Quem éramos (v.3)◦Quem nos transformou (v.4)◦Como fomos transformados (v.5-6)◦Quem somos (v.7)

Page 19: Panorama do NT - Tito

Falsos Mestresa) Perfil dos falsos mestresa) Rebeldes (Tt 1.10) – Não respeitam a

liderança nem os ensinamentos da Palavra.b) Promovedores de conversas inúteis – vivem

falando coisas sem importância (Tt 1.10) – Usam linguagem impressionante para com os ouvintes, contudo a mensagem deles traz pouca ou nenhuma solidez ou verdade.

Page 20: Panorama do NT - Tito

Falsos Mestresa) Perfil dos falsos mestres

c) Enganadores (Tt 1.10) – Enganam pela eloquência vazia.

d) Impuros – Tudo o que fazem não tem valor para Deus, pois a mente e a consciência deles estão corrompidas.

Page 21: Panorama do NT - Tito

Falsos Mestresa) Perfil dos falsos mestrese) Detestáveis (Tt 1.16) – Tal sujeito causa horror e

nojo a Deus, tornando-se algo abominável aos Seus olhos.

f) Desobedientes (Tt 1.16) – Não se submeter a determinado ensino leva a viver de modo desobediente. Os desobedientes estão reprovados diante de Deus, mesmo que façam “boas obras”.

Page 22: Panorama do NT - Tito

Falsos Mestresb) O que fazem os falsos mestresa) Pervertem famílias inteiras (Tt 1.11) – Infiltram-se

na casa dos membros e disseminam sua heresia, fazendo com que tais famílias saiam da igreja.

b) Ensinam falsidades (Tt 1.11) – Não se preocupam em pregar a Palavra de Deus, mas o próprio ensino.

c) Dizem, falsamente, conhecer a Deus (Tt 1.16) – Paulo afirma que não basta professar conhecer o Senhor, é preciso demonstrar por meio de obras.

Page 23: Panorama do NT - Tito

Falsos Mestresc) Tarefa de Titoa) Calá-los (Tt 1.11) – A palavra, no original, indica

colocar uma mordaça. Tal atitude é necessária para que não venham a perverter casas inteiras com sua mensagem.

b) Repreendê-los severamente (Tt 1.13) – Tito, apegando-se à palavra fiel (Tt 1.9), deveria repreender os falsos mestres e dissidentes de maneira muito dura, a fim de que se tornem sadios na fé.

Page 24: Panorama do NT - Tito

Cristo em Tito A obra da redenção é belamente expressa por Paulo (Tt 2.13-14): “enquanto aguardamos esperançosamente o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo, inteiramente dedicado às boa obras.”

Page 25: Panorama do NT - Tito

Aceitação no Cânon Há uma possível citação Tito 3.1 em Clemente de Roma, outras claras citações em alguns escritores do século II, inclusive Tertuliano e Irineu. Como as demais cartas pastorais, aparentemente, houve uma certa hesitação na aceitação da epístola, mas no final do século II a carta é universalmente aceita.

Page 26: Panorama do NT - Tito

Tito na Prática O apóstolo Paulo merece a nossa atenção quando buscamos obter na Bíblia instruções sobre como viver uma vida agradável ao Senhor. Podemos aprender o que devemos evitar, assim como aquilo que devemos imitar. Paulo sugere que busquemos ser puros ao evitarmos as coisas que contaminam nossas mentes e consciências.

Page 27: Panorama do NT - Tito

Tito na Prática Em seguida, Paulo faz uma afirmação que jamais deve ser esquecida: “Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por seu modo de viver. São detestáveis e desobedientes, e não servem para fazer nada de bom" (Tt 1.16). Como cristãos, devemos examinar nossas próprias vidas a fim de garantir que alinham-se com a nossa profissão de fé em Cristo.

Page 28: Panorama do NT - Tito

Tito na Prática Junto com esse aviso, Paulo também nos diz como evitar negar a Deus: "ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tt 3.5b-6). Ao buscar uma renovação diária de nossa mente pelo Espírito Santo, podemos desenvolver-nos em cristãos que honram a Deus pela maneira como vivemos.