Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na...

17
Dehonianos ........................................ 1 |||| Abrindo Espaços e criando Laços! Para Começar P edro, Tiago e João exercem funções de liderança no grupo de discípulos e terão tarefa de coordenação na comunidade primitiva. Agora, Jesus os toma consigo para um momento especial de graça que é o da transfiguração, antecipação da gloriosa ressurreição. O alto da montanha revela particular teofania, no caso, encontro com o Pai e confirmação da missão de Jesus. Moisés e Elias expressam uma das representações de todo AT: “a Lei e os Profetas”. O que eles previam e anunciavam, Jesus cumpre e realiza. Agora conta quem é Jesus (“Este é o meu Filho amado!”) e o que Ele ensina (“Escutem o que Ele diz!”). Moisés e Elias, como João e Paulo, como nós e todos os discípulos, são relativos. Eles apontam para Jesus, cedem o 1º lugar a Jesus, são-lhe relativos. Daqui por diante é Ele o critério para agir e o conteúdo para anunciar. Pode-se descer da montanha e prosseguir a missão. Antes, porém, é preciso saber de que jeito Jesus é o quanto dele se afirma. É o “segredo messiânico” ao qual o Evangelho de Marcos alude seis vezes. O que é isso? Trata-se da série de proibições que Jesus faz, após efetuar um ato prodigioso ou ser reconhecido qual Messias, no sentido de que não se publique que ele de fato é o Messias. Ao longo de Mc há seis ocorrências de ditas desautorizações. 1) Mc 1,25; 3,12: Jesus rejeita a “confissão” dos espíritos impuros; 2) Mc 1,44: pede silêncio sobre sua identidade, após a cura do leproso; 3) Mc 5,43: depois de ressuscitar a filha de Jairo insiste em que o fato não seja tornado público; 4) Mc 7,36: ao curar o surdo-mudo Jesus lhe proibiu de contar sobre o acontecido; 5) Mc 8,30: após a confissão de Pedro Jesus proíbe seriamente aos discípulos a divulgação de sua identidade; 6) Mc 9,9: depois da transfiguração Jesus recomenda que até a sua ressurreição a ninguém seja contado o sucedido. Enquanto não ficasse claro de que jeito Jesus era Messias tal afirmação de fé geraria equívocos. Para os discípulos, Jesus é o Cristo (Mc 8,9). Mas eles precisam aprender de que jeito ele o é. Essa verificação só pode ser feita depois da paixão: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (Mc 15,39). Agora, sim, o segredo deve ser revelado e precisa ser testemunhado. 7) Mc 16,15.20. Depois deste percurso está claro que Jesus é o Messias na linha do Filho do Homem e do Servo de Javé que veio para servir e dar a vida em resgate por muitos (cf. Mc 10,45). P. Mariano,scj. ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 83 a Edição - 27/02/15 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Transcript of Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na...

Page 1: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 1

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Para Começar

Pedro, Tiago e João exercem funções de liderança no grupo de discípulos e terão tarefa de coordenação na comunidade primitiva. Agora, Jesus os toma consigo para um momento especial de graça que é o da transfiguração, antecipação da gloriosa

ressurreição.O alto da montanha revela particular teofania, no caso, encontro com o Pai e confirmação

da missão de Jesus. Moisés e Elias expressam uma das representações de todo AT: “a Lei e os Profetas”. O que eles previam e anunciavam, Jesus cumpre e realiza. Agora conta quem é Jesus (“Este é o meu Filho amado!”) e o que Ele ensina (“Escutem o que Ele diz!”). Moisés e Elias, como João e Paulo, como nós e todos os discípulos, são relativos. Eles apontam para Jesus, cedem o 1º lugar a Jesus, são-lhe relativos.

Daqui por diante é Ele o critério para agir e o conteúdo para anunciar. Pode-se descer da montanha e prosseguir a missão. Antes, porém, é preciso saber de que jeito Jesus é o quanto dele se afirma. É o “segredo messiânico” ao qual o Evangelho de Marcos alude seis vezes. O que é isso? Trata-se da série de proibições que Jesus faz, após efetuar um ato prodigioso ou ser reconhecido qual Messias, no sentido de que não se publique que ele de fato é o Messias.

Ao longo de Mc há seis ocorrências de ditas desautorizações. 1) Mc 1,25; 3,12: Jesus rejeita a “confissão” dos espíritos impuros; 2) Mc 1,44: pede silêncio sobre sua identidade, após a cura do leproso; 3) Mc 5,43: depois de ressuscitar a filha de Jairo insiste em que o fato não seja tornado público; 4) Mc 7,36: ao curar o surdo-mudo Jesus lhe proibiu de contar sobre o acontecido; 5) Mc 8,30: após a confissão de Pedro Jesus proíbe seriamente aos discípulos a divulgação de sua identidade; 6) Mc 9,9: depois da transfiguração Jesus recomenda que até a sua ressurreição a ninguém seja contado o sucedido.

Enquanto não ficasse claro de que jeito Jesus era Messias tal afirmação de fé geraria equívocos. Para os discípulos, Jesus é o Cristo (Mc 8,9). Mas eles precisam aprender de que jeito ele o é. Essa verificação só pode ser feita depois da paixão: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (Mc 15,39). Agora, sim, o segredo deve ser revelado e precisa ser testemunhado. 7) Mc 16,15.20. Depois deste percurso está claro que Jesus é o Messias na linha do Filho do Homem e do Servo de Javé que veio para servir e dar a vida em resgate por muitos (cf. Mc 10,45).

P. Mariano,scj.

ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 83a Edição - 27/02/15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Page 2: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Igreja e Congregação

Palavras de Padre Dehon 4Intenções do Apostolado da Oração de março

“Dehonianidades” de Março 7

Fussball im Winter 8

Palavras de Padre Dehon 5Palavras de Padre Dehon

Chile, nova fronteira missionária de BSP/BRM 9

Falecidos do mês de fevereiro 10

Page 3: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 3

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Província BSP e Distrito BSL

P. José Stolfi: como reencontrar o bem estar? 14

Saberes e Sabores 17

Eventos Provinciais de Março 11

Reunião do Conselho Provincial da Província BSP 12

Estado clínico de Dom Geraldinho 13

P. Augusto lança livro 15

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção 16

Page 4: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Intenções do Apostolado da Oração, março

Geral: cientistas a serviço do bem – Para que todos aqueles que se dedicam à investigação científica se ponham a serviço do bem integral da pessoa humana.

Evangelizadora: contribuição da mulher na Igreja – para que se reconheça cada vez mais a contribuição específica da mulher na vida da Igreja.

Page 5: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 5

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon20ª Meditação – o Coração de Jesus perante a natureza e a arte

O sentimento da natureza em Jesus devia ser delicado, e a sua humanidade encontrou aí, seguramente, ao mesmo tempo mais que um caminho para ir até ao seu Pai, a fonte de alegrias delicadas e intensas. Ele sentia, mais do que nós, a sua beleza e ascendia sem dificuldade ao seu Autor para o louvar.

1. A terra prometidaTinha escolhido para aqui descer um dos pontos mais belos e mais ricos do globo.

O nome de Terra prometida não era uma palavra vã. O anúncio da terra onde corre leite e mel não era um engodo. Ora, na época de Jesus, a bela pátria de Israel estava em pleno

desenvolvimento e em plena pujança. Não era uma natureza embriagante pelas voluptuosas indolências, como o Bósforo ou as ilhas da Grécia; era uma beleza larga e sã, com um matiz de melancolia em direção à Judeia.

As planícies e os vales tinham uma fertilidade exuberante. Do alto dos cumes, via-se, de um lado o vale simbólico do Jordão e o lago da morte; e, do outro, o grande mar que conduzia para as terras do Ocidente.

Para seu berço, Jesus tinha escolhido a cidade branca, a cidade do pão, Belém, disposta acima de um vale em terraço que é um verdadeiro canto de abundância onde crescem a vinha, o trigo, a figueira e a oliveira. Perto estavam as fontes e os jardins de Salomão, a fonte selada e o jardim fechado, aos quais Salomão se comprazia comparar a sua esposa.

Nazaré, onde Jesus passará a sua longa vida solitária, é a cidade das flores. Ela abriga-se debaixo dos rochedos como um ninho de pombas, acima da planície de Jesrael. Tem em frente o Carmelo, a bela montanha arborizada e florida, que dá um pouco de alegria à paisagem.

É lá em Nazaré, na calma e no recolhimento, que Jesus há de repetir todos os dias o seu Ecce venio, oferecendo ao seu Pai todos os seus pensamentos, todas as suas penas, todos os seus labores, todos os seus suspiros, como tantos atos de redenção.

A Galileia, onde passará três anos, é a terra da atividade, da pesca e da sementeira. O meio era favorável para o desenvolvimento da sua vida ativa.

2. De Nazaré a JerusalémJesus percorreu muitas vezes o caminho que conduz da Galileia à Palestina. Era pela Samaria que

passavam todos os peregrinos. Jesus dirigia-se lá pela planície de Esdrelon quando ia três vezes por ano às festas religiosas de Jerusalém. Era sempre na bela estação, na Primavera, pela Páscoa e pelo Pentecostes; no Outono, pela festa dos Tabernáculos.

Jesus deixava atrás de si a cadeia do Líbano, com o Hermon coroado de neve. No levante, estava o mar da Galileia, mal velado por uma rede de colinas, futuro teatro dos seus feitos divinos; no poente, ficava o grande Mar, por onde a Boa Nova tomaria voo com largas asas.

A grande planície de Esdrelon, na Primavera, era como um mar de verdura em movimento onde brilhavam florinhas de todas as cores e particularmente anêmonas vermelhas, formando tapetes mais ricos que a púrpura de Salomão.

Jesus gostava dos trabalhos dos campos, do aspecto imponente das montanhas, das águas férteis, das flores com mil perfumes, da obra de Deus que prova e canta a sua glória.

Na Primavera, era ainda o perfume das amendoeiras e dos limoeiros tão numerosos nas sinuosidades do terreno. No Outono, eram os joeiradores que atiravam o grão aos ventos na eira da herdade, os trabalhadores que regressavam na hora em que o sol poente empurpurava as montanhas, os rebanhos que levantavam ao longe nuvens de pó, os vigias que ocupavam os seus turnos de guarda.

Jesus passava junto do Tabor, o pedestal da sua glória, em Dotain onde José foi vendido, em Silo onde repousou a arca, em Betel onde Jacó adormecido entreviu o céu, e noutros lugares onde se passaram fatos históricos, que preparavam e figuravam a redenção.

Jesus inspirava-se em recordações das suas viagens para nos dizer as suas belas e poéticas parábolas do semeador, da vinha, do bom Pastor.

Porque não sabemos compreender e saborear a natureza! Os nossos discursos colheriam aqui imagens deliciosas que encantariam os nossos auditores.

Page 6: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon

3. A Judeia

A Judeia propriamente dita não tinha nem a fecundidade nem o encanto da Galileia nem da Samaria. Parece que Deus tenha querido estabelecer uma diferença entre a terra onde Jesus semeou a boa nova e aquela onde a sua raça deicida quis abafar a sua voz. A região era montanhosa, a água era rara, os rochedos feriam o solo, e o aspecto geral era especialmente triste.

Descendo o Monte das Oliveiras, Jesus admirava o Templo, a sua massa, as suas esculturas e os seus ornamentos (cf. Lc 21,5). Depois anunciava aos seus discípulos o castigo próximo, a destruição deste Templo pelos Romanos.

A natureza e a arte elevam as almas para Deus. Saibamos apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares representam-nos o calvário. As flores, as harmonias, os perfumes da natureza cantam a glória de Deus. Aprendamos a gostar de dizer o cântico Benedicite diante dos nossos jardins e dos nossos belos campos.

(Padre Dehon, O Coração Sacerdotal de Jesus).

Page 7: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 7

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

“Dehonianidades” de Março

14/03/1843: Nascimento do Servo de Deus, Leão Dehon em La Capelle (Fundador e 1º Supeior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus). Dia Mundial de Orações pela Vocações Dehonianas;24/03/1843: Batismo de Leão Dehon;21/03/1866: Leão Dehon é recebido noviço na Terceira Ordem de S. Francisco de Assis na Igreja da Imaculada, pelo Superior Geral dos Capuchinhos e adota o nome de Francisco;21/03/1867: Padre Dehon professa na Ordem Terceira Franciscana;29/03/1880: Decreto contra os religiosos, na França. Expulsão dos Jesuítas e obrigação para as Congregações não autorizadas a pedir a autorização no prazo de três meses;19/03/1883: Morre em La Capelle Estefânia Vandelet, mãe do Padre Dehon;29/03/1884: A Santa Sé autoriza o recomeço da Congregação com o

nome de “Sacerdotes do Coração de Jesus”;03/03/1886: O Padre Dehon começa a escrever as suas memórias (Notes sur l’histoire de ma vie), em 8 volumes;01/03/1897: Conferências sociais do Padre Dehon em Roma;01/03/1897: Padre Dehon publica a obra Nos Congrès, sobre os Congressos da democracia cristã;11/03/1897: Quinta Conferência Social do Padre Dehon em Roma, sobre a missão social da Igreja;25/03/1897: Padre Dehon aceita a missão no Congo;04/03/1900: Padre Dehon começa a sua viagem a Espanha e Portugal;19/03/1902: Encíclica “Vigesimo Quinto Anno”, testamento sócio-político de Leão XIII;06/03/1903: O arcebispo de Malines, Card. Goossens, autoriza a transferência da casa mãe da Congregação de Saint-Quentin para Bruxelas;10/03/1908: A Prefeitura apostólica de Stanley-Falls (Congo) é elevada a Vicariato Apostólico;12/03/1908: Mons. E. G. Grison é eleito Vigário Apostólico;02/03/1911: Retorno de Padre Dehon à França depois da viagem à volta do mundo;14/03/1912: Padre Dehon publica Souvenirs (breves memórias);12/03/1917: Padre Dehon é deportado de Saint-Quentin para a Bélgica e fica hospedado nos Jesuítas, em Enghien;17/03/1917: Morte da Irmã Maria do Coração de Jesus, Fundadora das Servas, em Soignies;17/03/1921: O Pe. Michele Buckx é nomeado Administrador Apostólico do Vicariato da Finlândia, com os privilégios de um Prefeito Apostólico;14/03/1923: Constituição da Associação Adveniat Regnum Tuum (ART);12/03/1938: Constituição da Província do Brasil Setentrional, desmembrada da Província da Holanda;14/03/1982: A Santa Sé aprova as novas Constituições da nossa Congregação;24/03/1991: Carta do Superior Geral, Pe. Antonio Panteghini, aos jovens religiosos da Congregação;14/03/1993: Carta Circular do Superior Geral, Pe. Virgínio Bressanelli, sobre a celebração internacional dos 150 anos do nascimento do Padre Dehon;14/03/1996: Carta Circular do Superior Geral, Pe. Virgínio Bressanelli, que institui o dia 14 de Março como o dia de oração pelas vocações dehonianas;14/03/1998: Constituição da Província de Moçambique, desmembrada da Província da Itália Setentrional;19/03/2015: Solenidade de São José, padroeiro da Igreja e da Congregação;25/03/2015: Solenidade da Anunciação do Senhor (Ecce Venio, Ecce Ancilla).

(cf. http://www.dehonianos.org/portal/agenda.asp).

Page 8: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Fussball im Winter (Futebol no inverno)

Olá, padre Mariano e confrades do Brasil!

O inverno alemão não está tão rigoroso, mas mesmo assim precisamos dos aquecedores. Contudo cuidamos para que as nossas atividades não se congelem com o tempo lá fora. Umas delas é o futebol! No mês de janeiro disputamos um torneio de futsal na forma

alemã de futsal, bola de campo dentro da quadra - imaginem a bola como pula kkk.

Aqui na Alemanha existem vários caminhos para que a vida continue mesmo com as temperaturas negativas do inverno. Dessa vez resolvemos acompanhar os alemães. Participamos de um torneio e conseguimos avançar pelo menos uma fase. Todos estudantes da casa de Freiburg participaram, em suma 9 dehonianos no meio do povo. Cerca de 20 equipes, mais torcida.

Eis o nosso time (é um Grêmio Internacional)... Em pé, da esquerda para direita: Michel dos Camarões, Theophile do Congo, Max do Brasil, Theodore dos Camarões, Adam da Polônia e Munk Bar da Mongólia; Agachados, da esquerda para direita: Boris dos Camarões, Bruno de Madagascar, Paulo do Brasil e Lenin da India.

Foi um final de semana bem agradável. Convivência e futebol e, com certeza, novas amizades.Einen schönen Tag wünsche ich noch allen!

Gottes Segen!Max, de Freiburg.

Page 9: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 9

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Chile, nova fronteira missionária da BSP e BRM

Quatro Confrades brasileiros estão no Chile: P. Reinaldo Braga Ferreira, Fr. Lucas Lopes Silva e Fr. Thiago

Caveriani (da Província BSP) e Fr. Itaianan Bozza Vieira (da Província BRM). Eles viajaram na manhã de 26/02 (5ª feira).

Os da BSP passaram os últimos dias precedentes em São Paulo, no Provincialado e no IMSJT, depois de passarem algum tempo com os familiares. Fr. Lucas inclusive teve Missa de despedida com toda

a sua família participando, a saber que ele é filho único, na Paróquia São Cristóvão em Cabo Frio/RJ. A presidência da Eucaristia coube a P. Pedro Paulo dos Reis Mendes e concelebraram quatro padres e um diácono permanente.

Na manhã do dia 25/02 (4ª feira), depois da breve reunião do Setor 1/SP, celebramos Missa de Envio do nosso Trio. Foi no salão, feito capela interina, do IMSJT. Fizeram-se presentes numerosos confrades de São Paulo, P. Rafael Querobin (que será o referencial da Província para os três), familiares de Fr. Thiago (mãe, pai, irmão, irmão, tias) bem como os fiéis que costumam frequentar as Eucaristias no Instituto. Presidiu P. João Carlos Paschoalim, pregou P. Victor de Oliveira Barbosa e P. Mariano Weizenmann conduziu o Envio propriamente dito. Depois confraternizamos animadamente na comunidade do IMSJT.

No começo da noite, já no provincialado, com adoração e jantar, encerramos as despedidas. Ao raiar do dia de ontem (26/02), PP. Renato e Mariano levaram os missionários ao Aeroporto de Guarulhos onde, procedente de Curitiba, se juntou Fr. Itaianan. Pelas 10:00 decolaram rumo a Santiago do Chile.

Redação de E&L.

Page 10: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Falecidos do mês de fevereiro

No dia 06 de fevereiro/2015 faleceu nosso confrade Ir. Erônides Medeiros de Faria da Província Brasil Recife (BRE), em João Pessoa/PB, Brasil. Nascido a 31/05/1965, havia professado em 02/02/2003.

No dia 14 de fevereiro/2015 faleceu nosso confrade P. Joseph Coppens da Região do Canadá (CAN), em Toronto, Canadá. Nascido aos 29/08/1920, professou no dia 08/09/1942 e foi ordenado presbítero em 20/07/1947.

No dia 20 de fevereiro/2015 faleceu nosso confrade P. Piero Todesco da Província Italiana Setentrional (ITS), em Bologna, Itália. Nasceu em 28/06/1937, professou aos 29/10/1960 e ordenou-se padre no dia 26/06/1966.

No dia 22 de fevereiro/2015 faleceu nosso confrade P. François Le Penven da Província Europa Francófona (EUF), em Mougins, França. Ele nascera aos 06/11/1914, professara no dia 18/02/1935 e fora ordenado em 19/06/1943.

No dia 24 de fevereiro/2015 faleceu nosso confrade P. Valentino Lanfranchi da Província Italiana Setentrional (ITS), em Porto Recanati, Itália. Ele nasceu no dia 21/07/1933, professou em 29/09/1951 e ordenou-se presbítero aos 26/06/1960.

“Você faz suas escolhas e elas fazem você!” (Steve Beckman).

Page 11: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 11

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Eventos Provinciais de Março

01: Aniversário natalício de P. Carlos José Ramos;02 – 05: Retiro do Setor 6/MT, no Sítio Cachoeira;03: Aniversário natalício de Fr. Rodrigo Lopes de Araújo;04: Aniversário natalício de P. Cláudio Buss;05: Aniversário natalício de P. Edson Benedito dos Santos;06: Aniversário natalício de P. Ademir Joel Pedroso;08: Aniversário natalício de P. Aurélio Mariotto;09 – 12: Encontro de Lideranças no Cenáculo de Varginha/

MG;12: Aniversário natalício de Fr. Wellynghton Messias Mendes;13: Aniversário natalício de Fr. Paulo César Henrique;14: Abertura do Ano da Comunidade Religiosa Dehoniana, Aniversário natalício de P. Victor de Oliveira Barbosa;16: Reunião do Conselho do Distrito Brasil São Luís, Aniversário natalício de P. Vitor de Jesus Nascimento;17: Aniversário natalício de Ir. Irineu da Silva Apolinário;19: Aniversário de P. José Stolfi, Aniversário natalício de Diác. Reginaldo José Sturion;20: Aniversário de Ir. Valdemar Érico Scramin;22: Aniversário natalício de P. Antônio Marcos Damázio, Aniversário natalício de Fr. Welliton Rodrigo Costa;23: Aniversário natalício de P. Ronilton Souza de Araújo;24: Aniversário natalício de P. Mariano Weizenmann;25: Aniversário natalício de Dom Antônio Wagner da Silva;28: Aniversário natalício de P. Joaquim Donizete Tomba;29: Aniversário natalício de P. Cristiano Francisco de Assis;30: Aniversário natalício de P. Celson Altenhofen.

Page 12: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Reunião do Conselho Provincial da Província BSP

Nos dias 19 e 20 de fevereiro reuniu-se o conselho provincial da Província

Brasil São Paulo, na sede provincial. Por conta de problemas de saúde, P. Heitor Rafael não participou.

A pauta teve a apreciação das comunicações e solicitações de vários confrades, a avaliação dos eventos celebrativos da virada do ano, o processo de escolha do novo governo

provincial, as questões econômicas e o encaminhamento do próximo Encontro de Lideranças.

Redação de E&L.

Page 13: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 13

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Estado clínico de Dom Geraldinho

Boa tarde, Confrades!Notícias de Dom Geraldo!Dom Geraldo saiu da UTI dia

19/02 (quinta-feira), com previsão de alta nesta segunda-feira passada. Após a liberação do plano e todo o procedimento com a Home Care, não foi possível a sua alta devido Dom Geraldo ter apresentado durante um dia refluxo, bastante secreção na traqueostomia, necessidade de

mudar a traqueostomia de PVC para Metal e durante esta observação e avaliação médica no apartamento

ele tem a previsão de alta para casa na próxima semana de quarta até sexta.Continuemos unidos na oração e agradeço pela mesma e as manifestações

de solidariedade!

P. Valdenir Tadeu da Cunha,scj.

Page 14: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. José Stolfi: como reencontrar o bem estar?

Há algum tempo atrás, P. José Stolfi foi levado de Formiga à comunidade do Conventinho de Taubaté para atendimento mais adequado da saúde. No momento, o problema que o levou a

Taubaté foi superado, mas insistente depressão acometeu nosso confrade.Por isso, P. Marcelo Reis (reitor do Conventinho), a senhorita Carol

(cuidadora/enfermeira), P. Aurélio Pereira (pároco da Paróquia São Vicente Férrer) e P. Mariano Weizenmann (provincial), auscultando mais do que escutando os desejos de P. José, resolveram pela alternativa de reabilitá-lo de volta à “sua casa” de Formiga.

P. Sebastião Andrade entende assim: “Alô Pe. Mariano. Aqui está tudo bem. Iniciamos a Quaresma com muito trabalho. O Pe. José está melhor. Chegou muito agitado. Agora, com o acompanhamento do médico que o conhece bem está mais disposto, alimentando-se bem. Dorme bem à noite. Anda! Fez exames. Vamos aguardar o resultado. Um grande abraço e obrigado pelos boletins EeL”.

Redação de E&L.

Page 15: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Augusto César Pereira, scj, lança livro sobre a Quaresma

A Quaresma é Páscoa, porque existe relação íntima entre si, já que buscam o mesmo resultado feliz, ou seja, a

Ressurreição para a vida nova em Cristo. Todos os exercícios quaresmais têm como objetivo chegar à vitória da Graça sobre o pecado, da vida sobre a morte em vista da construção do mundo novo.

Tanto o a Quaresma como o Tempo Pascal se caracterizam pela experiência da vida concretizada na prática diária dos valores do Evangelho.

A Campanha da Fraternidade não termina nem no fim da Quaresma nem com o término do Tempo Pascal. Termina o período de intensidade da reflexão quaresmal, mas permanece

a prática cotidiana da vida. A Campanha da Fraternidade é o instrumento não só de mudança de mentalidade, mas de profunda conversão duradoura de vida para e com os irmãos na fraternidade do Evangelho.

Este livro pretende guiar o Povo de Deus na reflexão diária e na experiência decisiva para a transformação da vida de todos.

P. Augusto, scj.

Page 16: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

16 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção

Se Não Fosse Jesus

Se não fosse Jesus e este sonho insistente que ele plantou.

Se não fosse Jesus e o projeto exigente que nos deixou.

Se não fosse Jesus e os santos e as santas que ele formou,

A esperança de um mundo melhor seria muito pequena,

A esperança de um mundo melhor seria menor.Se não fosse Jesus e esta ânsia de eterno que

ele plantou.Se não fosse Jesus e o projeto fraterno que nos

deixou.Se não fosse Jesus e as muitas verdades que

ele gritou,A esperança de um mundo melhor seria muito

pequena,A esperança de um mundo melhor, seria menor.

http://letras.mus.br/padre-zezinho/1998821/

Page 17: Para Começar P - dehonianos.org.br e... · apreciá-las e nelas nos inspirarmos na oração e na pregação. As nossas reservas de trigo recordam a Eucaristia; os nossos lagares

Dehonianos ........................................ 17

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e Sabores de discipulado

Este Jesus me provoca

Eu me perturbo e irrito e Ele me diz: sossega, perdoa!Eu tenho medo e Ele me ordena: coragem! Eu duvido e Ele me sussurra: confia! Eu estou amedrontado e apavorado e ele me diz: fica tranquilo!Eu quero ficar sozinho, na minha, e Ele me convida: vem e segue-me!Eu traço planos e faço sonhos e Ele me desafia: renuncia a eles!Eu quero certezas e Ele me assegura: eu não lhe garanto nada!Eu ajunto bens e seguranças e Ele me sugere: deixa-os!Eu quero viver para mim e Ele me propõe: entrega tua vida

pelos outros!Eu acho que já sou bom e Ele me provoca: isto não basta, tu podes ser melhor! Eu quero cargos e mandar e Ele me segreda: experimenta servir! Eu quero dar ordens e conselhos e Ele me diz: obedece! Eu quero compreender e Ele me interpela: crê!Eu quero clareza e precisão e Ele me ensina em parábolas!Eu quero poesia e me refugio na fantasia e Ele me fala da crua realidade! Eu quero minha tranquilidade e Ele me enche de inquietação. Eu quero me impor pela força da guerra e Ele me pede lutar pela paz! Eu apelo para a espada e Ele me convida apostar na palavra da profecia! Eu decido dar o troco e me vingar e Ele me sugere: apresenta a outra face! Eu procuro a paz do comodismo e do descompromisso e Ele me desafia: sai da moita e dá teu testemunho! Eu busco contornar e tapear e Ele me diz que preciso da honestidade e da ousadia!Eu quero ser importante, grande, e Ele me cobra: sê pequeno e serve! Eu procuro me esconder e fugir e Ele me propõe: mostra tuas obras e sê luz!Eu aspiro pelo primeiro lugar e Ele me diz: senta no último!Eu quero ser visto, aparecer e ser apreciado e Ele me diz: sê discreto!Não mesmo! Este Jesus eu não entendo! Ele me provoca e desinstala!Como vários de seus discípulos, eu também quereria outro Mestre a seguir, que fosse mais condescendente e menos exigente!Mas, assim como Pedro, eu sei muito bem que não há outro Mestre que tenha palavras de vida eterna. Por isso decidi: com Ele quero ficar, como discípulo; em nome dele quero partir, como missionário!

P. Zezinho, http://oamorsobrevivedeintervalos. blogspot.com.br/2013/03/este-jesus-me-provoca.html