Para desvendar e - revistacartapremium.com.br · cachaça mineira, aliada a novos recursos...

24

Transcript of Para desvendar e - revistacartapremium.com.br · cachaça mineira, aliada a novos recursos...

2

Para desvendar ecompartilharNas páginas a seguir, algumas importantes dicas e indicações para ampliar a sua carta de conhecimento sobre bebidas es-peciais brasileiras, com receitas simples, criativas ou também sofisticadas de drinques e coquetéis, com depoimentos e mais informações sobre os produtores, empreendedores brasileiros que apostam na qualidade de seus produtos para conquistar o País e bem nos representar no mundo. Em sua 16a. Edição, o Festival Mundial da Cachaça de Sali-nas tornou-se uma referência nacional e um ponto de encon-tro para degustar essas bebidas especialíssimas. A Associa-ção dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) já contabiliza quase trinta empresas produtoras na região, e muitos mantêm o alambique de portas abertas à visitação, podendo orientar os profissionais de A&B, proprietários de bares, bistrôs e restaurantes a como melhor explorar em suas cartas o nosso destilado especial. No site www.apacs.com.br há informações sobre os produtores.Parabenizamos tanto a Prefeitura local quanto a Apacs por mais essa edição do evento, que traz também agora a alta gas-tronomia, recebendo famosos chefs brasileiros. Entre nossas dicas de visita está o Museu da Cachaça, que completará 5 anos em 2017, localizado na Avenida Antônio Carlos, 1.250, e também o Mercado Velho da Cidade, inaugurado em 1910.Em nossa página, www.revistacartapremium.com.br, Menu Nossas Edições, também podem ser baixados este e os guias anteriores, o Bar de Bolso e o Tour de Bolso.Boa leitura, ótima visita e um grande abraço.

Equipe Carta Premiumwww.revistacartapremium.com.br

Museu da Cachaça, em Salinas

3

Cachaça Souza PaiolPitangui, MGMedalha de Prata na Expocachaça 2017 na categoria Ar-mazenadas em Carvalho Francês, a Cachaça Souza Paiol mantém o processo de fabricação artesanal da autêntica cachaça mineira, aliada a novos recursos tecnológicos de controle e melhoria de qualidade. A fermentação é natural, sem aditivos químicos. A versão Prata é uma cachaça na-tural, a versão Ouro é armazenada por 3 anos em tonéis de madeiras mistas (carvalho e bálsamo) e a versão Amburana é armazenada por 3 anos em tonéis de Amburana. Esse armazenamento, além de salientar seu aroma e paladar, modifica a coloração de branca para amarelada, tornando-a macia e aveludada.

Informações: (37) 3271-1617, 0800 940 9567, [email protected], www.souzapaiol.com.br

Medalha de Prata na Expocachaça 2017

4

Dicas especiais:Drinques e coquetéis com cachaçasPor Zéca Meirelles, da ProDrinks*

1. Os destilados envelhecidos em carvalho usados nas receitas podem ser substituídos por cachaça envelhecida na mesma ma-deira, como por exemplo, os coquetéis clássicos da International Bartenders Association (IBA). No site da IBA há uma lista de co-quetéis clássicos, contemporâneos e os considerados da Nova Era (www.iba-world.com). A lista pode servir de inspiração para relei-turas com muita brasilidade.

2. Na mesma concepção, substituir os destilados brancos das re-ceitas por cachaça branca, mesmo as armazenadas em amendoim ou jequitibá.

3. Não substituir os destilados brancos por alguma cachaça enve-lhecida usar sempre a cachaça armazenada.

4. No caso de infusões com ingredientes leves, como flor de hibis-cus, por exemplo, usar cachaça armazenada.

5. Dica para inovação: procurar sempre usar nas receitas as ca-chaças envelhecidas ou armazenadas em madeiras brasileiras para fugir da mesmice do carvalho.

6. Conheça e respeite seu ingrediente! Para criar as receitas, faça antes uma análise sensorial da cachaça a ser utilizada.

7. Nunca use cachaças que não forem registradas pela segurança de quem vai provar o seu coquetel. Segurança de todos em pri-meiro lugar!

* A ProDrinks Escola de Bartenders, com sede na capital paulista, oferece cursos especiais na área de Mixologia e também de cachaça, como o de Master Blender e de Sommelier de Cachaças. O time de docentes é formado por profissionais renomados como Zéca Meirelles, chef e mixólogo, formado pela WSET Spirits & Professional Bartenders School, um dos precursores da mixologia progressiva no Brasil; e Mestre Derivan, que conquistouvários prêmios como barman do ano na Veja SP Prêmio Gula, além de ser diretor da IBA e ABB.Informações pelo telefone: (11) 2539-0212, [email protected], e site www.prodrinks.com.br

5

Cachaça SaliníssimaSalinas, MG

Produto da Natique, também res-ponsável pelas consagradas San-to Grau e Espírito de Minas, a cachaça artesanal premium Sali-níssima já conquista consumido-res em todo o Brasil, atendendo aos paladares mais exigentes.Produzida na Fazenda Matro-na, que tem como principal atividade, desde 1955, a elabo-ração de cachaças e rapaduras, reúne características de uma genuína bebida de alto padrão. O processo de envelhecimento, em barris de bálsamo, confere um sabor amadeirado e macio,

a cor amarelada e o corpo vigoroso refletem o cuidado com o cultivo e as práticas originais de produção das cachaças ar-tesanais mineiras. “Nosso objetivo é valorizar a apreciação da cachaça artesanal além de popularizar seu consumo, e, com a Saliníssima, estamos chegando cada vez mais perto disso. Queremos mostrar ao consumidor as diversas for-mas de apreciação deste produto tão tradicional brasileiro”, explica Luis Henrique Munhoz, sócio diretor da Natique.

Caipirinha de Três LimõesIngredientes:• 70 ml de Saliníssima• ½ Limão Taiti• ½ Limão Siciliano• ½ Limão Cravo• 3 colheres de rapadura cortada• Gelo Preparo: adicione em um copo de caipirinha todos os limões cortados em fatias, a rapadura e macere. Acres-cente o gelo, a cachaça e mexa bem.

6

7

8

CachaçaCompanheiraJandaia do Sul, PR

Algumas Premiações de 2016

Posicionada entre as três melhores cacha-ças do Brasil segun-do o rigoroso Ranking Cúpula da Cachaça, o Alambique Compa-nheira fica próximo a grandes cidades pa-ranaenses como Ma-ringá e Londrina. São muitas medalhas re-cebidas nos últimos anos, principalmente as internacionais.

Para apreciadores, sommeliers, maîtres, profissionais de A&B e apreciadores interessados, a Companheira oferece visitação técnica com a explicação de todo o processo de produção, desde a moagem da cana de açúcar até o resulta-do final, engarrafamento, armazenagem e envelhecimento. O tour é acompanhado do próprio produtor, o engenheiro químico Natanael Carli Bonicontro, criador da bebida. Agora em julho, novidades: a Companheira inaugura no-vas instalações para maior conforto e deleite, uma loja com ambiente refinado e preparada para receber visitantes de todo o Brasil e do mundo.

INFORMAÇÕES: Cachaça CompanheiraBonicontro Indústria de Bebidas - Rodovia BR 369, km 4, Zona Rural, Jandaia do Sul, PR, fone (44) 8803-0456, e--mail [email protected] e site www.cachacacompanheira.com.br

9

Caipirinha de BananaPor: Queila Turchetto, nutricionista professora econsultora em gastronomia

Confraria ProfissionalOpinião: “A Companheira Envelhecida é um blend de ca-chaça branca e de Extrapremium envelhecida oito anos em barricas de carvalho. Possui aroma agradável, persistente e que não queima as narinas na análise olfativa. Apresenta baixa acidez e seu sabor com notas frutadas e de especia-rias permanece na boca. Agradou muito os jurados”. Jornal Gazeta do Povo, PR.

Ingredientes:• 100 ml de Cachaça• Companheira armazenada • em tonel de Imburana• 20 ml de Licor• Companheira de Banana• 30 g de banana nanica• 20 g de açúcar• 20 ml de suco de limão

Preparo: cortar as bananas em rodelas. Macerar com o açúcar e o limão. Colocar gelo, a cachaça e o licor de banana. Decorar com banana.

10

Cachaça PardinSão Paulo, SP

Uma cachaça para marcar e fazer história, onde nada nela é comum. Em muito breve presente nas principais casas, ba-res e restaurantes especializados em cachaça de excelência, principalmente na capital paulista e região, a Cachaça Pardin já nasce fugindo do padrão tradicional: é produzida na maior metrópole do País, São Paulo, e de forma artesanal. E sua ori-gem está na busca da perfeição: seu produtor fez vários cursos na área da cachaça e destilados, tanto para se buscar as me-lhores combinações, quanto para realmente atender os mais exigentes consumidores, estudando as melhores técnicas des-de o plantio da cana até o envelhecimento. E também visitou muitos alambiques de referência no País. Por isso, a Cachaça Pardin é fruto de inovação, pesquisa e muita excelência. São pequenas quantidades de uma bebida realmente única, para aguçar os mais exigentes paladares. Reserve a sua pois poderá não ter a chance de degustar dessa preciosidade.

Informações: https://www.facebook.com/cachacaPARDIN/[email protected] ou (11) 99253-9209.

Medalha de Prata na Expocachaça 2017

11

12

13

14

Mantendo a tradição da produção artesanal, o sabor original do destilado premium de alambique e a alta qualidade de cada produto, a WIBA! veio para fazer o consumidor descobrir ou re-descobrir o prazer de beber uma boa cachaça. Isso porque trou-xe um modelo sem precedentes no mercado, a Caipirinha na Boca®: uma desconstrução do drink, em que frutas e temperos são servidos separados em um recipiente para o consumidor fa-zer sua própria combinação. A ideia é molhar a fruta no açúcar, mel, sal ou no ingrediente que preferir, mastigar sem engolir e em seguida dar pequenos goles de WIBA!. Com padronização fi-nal feita pelo master blender Armando Del Bianco, um dos mais prestigiados e premiados do País, a WIBA! já teve sua qualidade reconhecida por grandes mestres alambiqueiros e foi atestada pelo certificado de análise da ESALQ-USP. Em seu portfólio estão a WIBA! Branca, descansada em dornas de inox, muito suave e com aroma frutado, a WIBA! Amburana, com marcante presença de madeira e floral que tanto agrada os apreciadores da clássica cachaça e a WIBA! Blend de Carvalhos, resultado de uma cuidadosa combinação de cachaças armazenadas em to-néis de carvalho americano novos, trazendo notas amadeiradas, baunilhadas e frutadas. WIBA! já foi considerada uma das me-lhores cachaças do Brasil, por possuir concentrações inferiores de aldeído, o vilão da ressaca.Informações: Cachaça Wiba! - Sitio Bairro dos Lemes, s/n, Área Rural, Torre de Pedra, SP - [email protected] - Tel. (11) 5041-1591 - (15) 99603-5945 - www.cachacawiba.com.br

Cachaça WIBA!Torre de Pedra, SP

15

Opinião“Quando o Wilson Barros me con-vidou para conhecer a produção da WIBA! aceitei na hora. Testemunhei o rigor em busca de qualidade. Foi um dia memorável regado à cachaça direto da fonte”. Gérson de Souza, jornalista e repórter da TV Record.

Caipiwiba de InvernoPor: Antonio Charles RodriguesPresente na nova carta de Caipirinhas de inverno da Chur-rascaria Barbacoa do Shopping Morumbi em São Paulo, esta Caipiwiba leva Cachaça WIBA! Branca, Manga, Pimen-ta Dedo de Moça e muito talento do barman.

É Ouro!A Cachaça Lambe-Lambe More-ninha, produzida e engarrafada pela WIBA!, levou medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles Edição Brasil com seu Blend de Amburana e Carvalho. Para experimentar, visite o bar/restaurante Lambe-Lambe, loca-lizado na Rua Aracaju, 239 – Hi-gienópolis – São Paulo.

16

Alambique JPItupeva, SP

Produzida no Sítio Serra do Japi, na cidade de Itupeva, a apenas 60 km da capital pau-lista, Cachaça Itupeva provém de uma tradição que remonta a 1890, quando o antigo pro-prietário, Luiz Petena, come-çou a produzir a bebida. Em 1948, os irmãos Danilo, Ciro, Antenor, Teodomiro e Lélio Tonoli, reativaram o alambi-que e deram início a produ-ção de Aguardente de Cana Japi. Hoje o senhor Danilo,

seu filho Cyrineo e seu neto Fernando trabalham juntos, aliando tradição e inovação para a produção de cachaças de altíssima qualidade, com premiações em concursos na-cionais e internacionais. Situado no Circuito das Frutas, o Sítio Serra do Japi é uma excelente opção de turismo. Além da produção de cachaças, o sítio produz vinhos, li-cores e oferece o chamado “turismo rural e pedagógico”, no qual o visitante, além de se distrair, poderá conhecer e aprender um pouco sobre os processos de produção de cachaça, vinho e etanol. Informações: (11) 4593-1083 e www.sitioserradojapi.com.br

17

Confraria profissionalConheça a linha da cachaça Itupeva e as indicações para a carta do seu empreendimento:• Cachaça Itupeva Cristal: bidestilada e armazenada em to-néis de amendoim, passa por microfiltração, o qual confere um aspecto cristalino à esta cachaça prata. Apresenta um leve aroma de cana, com um toque herbáceo. No paladar, é macia, com baixa acidez e sabor levemente amadeirado, devido ao seu armazenamento em tonéis de amendoim. Ideal para o preparo de caipirinhas e coquetéis.• Cachaça Envelhecida Itupeva Carvalho: envelhecida por dois anos em barris de carvalho europeu e submetida poste-riormente a um processo de microfiltração, apresenta aspec-to visual cristalino, cor ouro, aroma adocicado e amadeirado, com toques de cacau e baunilha. No paladar, apresenta aci-dez moderada e sabor amadeirado, levemente doce.• Cachaça Extra Premium Itupeva Carvalho 5 Anos: seme-lhante a Cachaça Envelhecida Itupeva Carvalho, porém com maior tempo de envelhecimento, o que lhe confere o título de Extra Premium. Apresenta aspecto visual cristalino, cor ouro, aroma amadeirado intenso, com presença marcante de cacau, baunilha, caramelo e levemente floral. No paladar, apresenta acidez moderada, encorpada, sabor amadeirado doce, levemente adstringente.• Cachaça Itupeva Umburana: bidestilada e armazenada em barris de Umburana de primeiro uso por seis meses, é uma cachaça ouro cristalina, com aroma de flores brancas e fru-tas secas. No paladar é muito macia, com toque aveludado e apresenta sabor amadeirado e doce.

18

Cachaça PremissaSalinas, MG

Medalhista de ouro no Con-curso Mundial de Bruxelas Edição Brasil 2016, a cachaça Premissa une inovação, pes-quisa e tradição. Foi idealiza-da por Edilson Jardim Viana, sócio proprietário, professor do Instituto Federal do Nor-te de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas, onde mi-nistra disciplinas nos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Produção de Cachaça, único superior no País relacionado à bebida.

Com menos de dois anos de comercialização, a Premissa já é reconhecida por muitos como uma das melhores cachaças de Salinas e vem se consolidando como marca de alto pa-drão. Ela associa tradição a técnicas exclusivas de blenda-gem, o que a torna uma cachaça de incomparável qualidade. Atualmente no portfólio da empresa, está disponível a pre-miada Cachaça Premissa Tradicional (armazenada por 6 anos) e a Premissa Clássica (armazenada por 3 anos) lan-çada no XVI Festival da Cachaça de Salinas 2017. Am-bas em embalagens de 670 ml e armazenadas em uma variedade de bálsamo específica que potencializa as suas características sensoriais, comparado ao bálsamo mais tradicional. Com graduação alcoólica de 42% vol, é um produto suave, de baixa acidez, com um buquê complexo que agrada aos paladares mais exigentes. Ainda nesse ano a empresa deve lançar a Premissa Bran-ca, envelhecida em Jequitibá por 3 anos, além da Premissa Premium (Carvalho Francês).Mais informações: [email protected], fa-cebook: cachacapremissa, instagram: cachaca.premissa, www.cachacapremissa.com.br e (38) 3841-5128

19

20

Análise profissional: “A cachaça Premium Gouveia Brasil tem paixão, um blend maravilhoso e exclusivo de madeiras brasileiras e importadas. Tem um equilíbrio ímpar, um amadeirado e frutado, onde todos os aromas brindam a sua sensibilidade e que com certeza agradam os paladares mais exigentes. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, assadas na brasa , grelhadas ou fritas, combina com outras carnes em molhos cremosos como salmão ao molho branco, filé de porco ao mollho madeira. Soma com seus aromas e sabores amadeirado e frutado na porção certa para completar o prazer. Em noites frias, vai muito bem com pedacinhos de choco-late meio amargo. No calor harmonize com pedaços de frutas geladas empanadas no açúcar refinado. E se você quiser pode consumir a cachaça gelada. Experimente.” Armando Del Bianco, Master Blender, especialista em cachaça, responsável pela criação de diversas cachaças premiadas nacional e internacionalmente.

A versão premium é um blend de cachaças artesa-nais, produzidas no Sul de Minas Gerais, envelhecidas em tonéis de três diferen-tes madeiras (Amburana, Jequitibá Rosa e Carvalho). O líquido dourado denso e oleoso ressalta no olfato os aromas de frutas, madeiras e flores com toques de vanilla, amêndoa e nozes. Na boca, sensações as mais variadas se completam como frescor e calor, picância e suavidade, adstringência e doçura, com um equilíbrio singular e raro.

Cachaça PremiumGouveia Brasil Blend premiado internacionalmente

Ficha Técnica:Origem: Turvolândia, MGTipo: Premium, Extra PremiumEnvelhecimento: Sim (Amburana, Jequitibá Rosa e Carvalho)Teor Alcoólico: 40%

21

22

Água de ArcanjoMaquiné, RS

E que tal conhecer uma cachaça que além de premiada no Brasil vem conquistando apreciadores e profissionais ao redor do mundo? Próximo ao litoral gaúcho está o alambique da cachaça premiada Água de Arcanjo. Pro-duzida em Maquiné, (RS), a Água de Arcanjo é elaborada sob clima temperado, que resulta numa cana de alto teor de açúcar e, consequentemente, uma melhor fermenta-ção do caldo de cana, a Água de Arcanjo recebe de braços abertos os visitantes aberto a visitas. Para agendar entre em contato com a empresa pelo telefone (51) 3109-8881 / (51) 99830-8881 (Whatsapp), e-mail [email protected] ou pelo site www.aguadearcanjo.com.br .Mas se estiver pela região, a Água de Arcanjo está tam-bém presente em diversos bares e restaurantes de Porto Alegre (RS), e principais cidades do interior do Estado gaúcho. E vale mencionar: você pode encontrá-la tam-bém em outros países onde a Água de Arcanjo já con-quistou bartenders e apreciadores, não se espante em uma viagem à Ásia, por exemplo. Em tempo, ainda mais premiações: em meio a 2.252 spirits de todo o mundo, a Água de Arcanjo acaba de faturar mais duas condeco-rações nos EUA, no San Francisco World Spirit Compe-tetition: Medalha Prata para sua versão Ouro e Medalha Bronze para sua versão Prata. Mais informações sobre os premiados em: www.sfspiritscomp.com.

23

24