Parte escrita da apresentação do seminário

8

Click here to load reader

Transcript of Parte escrita da apresentação do seminário

Page 1: Parte escrita da apresentação do seminário

Quantidade de fluido no corpo humano:A quantidade de fluido varia conforme a idade, uma pessoa adulta possui cerca de 60% enquanto um idoso apenas 45%. Pessoas mais gordas tem menos água na composição corporal, pois a quantidade de água é inversamente proporcional a quantidade de gordura. É constituído de uma solução aquosa de íons e outras substâncias.

Compartimento dos líquidos corporais: O líquido intracelular consiste em 40% do peso de uma pessoa, já o líquido extracelular 20%, subdividido em líquido intersticial (Entre as células), plasma e outros líquidos.

LEC: Também chamado de meio interno onde estão imersas as células do corpo,Consiste em uma solução de cloreto de sódio e outros íons ( como o bicarbonato, cálcio)Seu transporte ocorre no sangue circulante, portanto está em constante movimento no corpo.

LIC: Contém grande quantidade de íons potássio, magnésio e fosfato. É importante na regulação de eventos celulares como crescimento e metabolismo.(falta no slide)

Homeostasia: É um processo dinâmico no qual consiste na manutenção de condições estáticas ou constantes do meio interno, mesmo as condições do ambiente externo sendo muito inconstantes. Um exemplo é a oscilação nos níveis sanguíneos se glicose. Após uma refeição os níveis sanguíneo de glicose podem quase dobrar, porém quando a glicose aumenta, mecanismos compensatórios restabelecem os níveis basais. No caso da glicose, o responsável por esse sistema de controle é o sistema endócrino.

Mecanismos homeostáticos dos principais sistemas funcionais:-Sistema circulatório do sangue:O transporte do fluido celular ocorre através de dois estágios, movimentação de sangue pelo corpo nos vasos sanguíneos e movimentação de fluido entre os capilares sanguíneos e os espaços intercelulares entre as células dos tecidos.A primeira figura é um esquema da circulação onde todo o sangue atravessa o circuito inteiro em média uma vez a cada minuto quando o corpo está em repouso e seis vezes a cada minuto quando esta em movimento.A segunda figura mostra a troca contínua de fluido extracelular entre a parte do plasma do sangue e o fluido intersticial que preenche os espaços intercelulares. As paredes dos capilares são permeáveis à maioria das moléculas de proteína plasmática. Portanto, grandes quantidades de fluido e de seus constituintes dissolvidos difundem-se em ambas as direções entre o sangue e os espaços dos tecidos, como é mostrado pelas setas. Esse processo é causado pelo movimento cinético das moléculas no plasma e no fluido intersticial. O que assegura a difusão de qualquer substancia dos capilares pelas células em poucos segundos é a pequena distancia entre um capilar e a célula.

-Sistema respiratório:Cada vez que o sangue passa pelo corpo ele passa através dos pulmões, onde o sangue captura nos alvéolos o oxigênio necessário para as células. O oxigênio se difunde por movimento molecular através dos poros da membrana entre os alvéolos e o lúmen dos capilares pulmonares, para o sangue da mesma maneira que a água e os íons de difundem através das paredes dos capilares dos tecidos.

Page 2: Parte escrita da apresentação do seminário

Ao mesmo tempo o sistema respiratório é responsável pela capta o oxigênio dos pulmões, ele é responsável pela remoção do dióxido de carbono que é o mais abundante produto final do metabolismo.

-Trato gastrointestinal: Grande parte do sangue bombeado passa também pelo trato gastrointestinal, onde diferentes nutrientes dissolvidos, como carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, são absorvidos do alimento para o fluido extracelular.

-Fígado e outros órgãos que realizam funções primordialmente metabólicas:Como nem todas as subtancias absorvidas pelo trato gastrointestinal podem ser usadas na forma em que são absorvidas, o fígado altera quimicamente muitas dessas substâncias para formas mais utilizáveis, e outros tecidos do corpo como as células adiposas, mucosa gastrointestinal, rins e glândulas endócrinas, contribuem para modificar as substancias absorvidas.

-Sistema músculo esquelético: Como função básica na obtenção de alimento.

-Rins: A passagem de sangue pelos rins remove do plasma substâncias que não são necessárias para a célula, como uréia, ácido úrico, excesso de íons e água que podem se acumular no fluido extracelular.A principal função do rin é a de filtração de plasma através dos glomérulos para os túbulos e depois reabsorver para o sangue as substancias necessárias ao corpo, como glicose, aminoácidos, quantidades adequadas de água e muitos dos íons. A maioria das substancias desnecessárias são pouco reabsorvidas e passa pelos túbulos renais para a urina.

-Sistema nervoso: Composto pela parte de aferencia sensorial, composta por receptores sensoriais que detectam o estado do corpo ou o estado do meio ambiente, por exemplo os receptores na pele informam o organismo quando um objeto toca na pele. sistema nervoso central, composto pelo cérebro e medula espinhal. O cérebro pode armazenar informações, gerar pensamentos, criar ambições e determinar reações do organismo em respostas ás sensações. E parte de eferencia motora.O sistema autônomo opera em níveis subconscientes e controla funções dos órgãos, como o movimento do trato gastrointestinal.

-sistema hormonal de regulação: No corpo existem 8 glândulas que secretam hormônios, que são transportados no fluido extracelular para todas as partes do corpo para participar da regulação da função celular. Por exemplo, o hormônio da tireoide aumenta as taxas da maioria das reações químicas em todas as células, assim contribui para estabelecer o ritmo da atividade corporal (metabolismo). Assim, os hormônios são um sistema de regulação que complementa o sistema nervoso. O sistema nervoso regula principalmente as atividades musculares e secretórias, enquanto o sistema hormonal regula muitas funções metabólicas.

-Reprodução: Ela contribui para a homeostasia, através da substituição dos seres que estão morrendo por novo.

EXEMPLOS DE MECANISMOS DE CONTROLE:

Regulação das concentrações de O2 e CO2 no fluido extracelular:

Page 3: Parte escrita da apresentação do seminário

A manutenção da concentração adequada de oxigênio no fluido extracelular depende das características químicas da hemoglobina, que está presente em todas as hemácias. A hemoglobina combina-se com o oxigênio na passagem do sangue pelos pulmões. Quando o sangue passa pelos capilares dos tecidos, a hemoglobina não libera O2 ao fluido tecidual se já houver O2 demais no local. Mas, se a concentração se O2 estiver baixa demais, uma quantidade suficiente de O2 é liberado para reestabelecer uma concentração adequada. Esta regulação é chamada de função de tamponamento do O2 pela hemoglobina.Já a concentração de CO2 no fluido extracelular é regulada de forma diferenciada. O CO2 é o principal produto final das reações oxidativas das células e dessa forma se todo o CO2 formado permanecesse no organismo, as conversões de energia na célula seriam prejudicadas. Porém uma concentração mais alta que o normal de CO2 excita o centro respiratório aumento a frequência e a intensidade respiratória.

Regulação da pressão sanguínea arterial: Vários sistema contribuem para a manutenção da pressão sanguínea arterial, um deles é o barorreceptor que tem ação rápida. Nas paredes da região de bifurcação das artérias carótidas no pescoço e também no arco da aorta no tórax, encontram-se vários receptores nervosos chamados de barorreceptores, que são estimulados pelo estiramento da parede do vaso sanguíneo. Aumenta pressão arterial= inibição do vasomotor=diminuiu o número de impulsos=diminuição da atividade de bombeamento sanguíneo e a dilatação dos vasos=aumenta o fluxo sanguíneo nos vasos = diminui a pressão arterial.

Inversamente, uma pressão arterial abaixo do normal reduz o estímulo dos receptores de estiramento, permitindo ao centro vaso motor uma atividade mais alta, causando assim vasoconstrição e aumento do bombeamento cardíaco, com elevação da pressão arterial de volta ao normal.

Faixas normais e características físicas de importantes constituintes do fluido extracelular:Exemplo: Um aumento de apenas 7 graus na temperatura corpórea normal pode causar um circulo vicioso de aumento do metabolismo celular que destrói as células.Quando os íons potássio cai para menos de um terço do normal o individuo pode ter paralisia, pois os nervos ficam incapacitados de conduzir impulsos. Assim como se a taxa de íons potássio aumentar para duas ou mais vezes em relação a faixa normal, o músculo cardíaco provavelmente será gravemente deprimido.Esses exemplos mostram a necessidade e extrema importância do grande número de sistemas de controle.

Características dos sistemas de controle:-Feedback negativo: é uma resposta oposta ao estímulo inicial para a manutenção da homeostase.Exemplo: Produção de energia na célulaQuando a célula necessita de energia moléculas de açúcar (glicose) ação convertidas em uma forma armazenada de energia química denominada trifosfato de adenosina( ATP). O ATP que se acumula na célula inibe a atividade de algumas das enzimas envolvidas na conversão química de glicose em ATP. Portanto, á medida que os níveis de ATP aumentam dentro de uma célula, a maior produção de ATP é reduzida. Contrariamente,

Page 4: Parte escrita da apresentação do seminário

quando os níveis de ATP caem dentro de uma célula, a retroalimentação é liberada e mais glicose é consumida para produzir novo ATP.

Regulação da temperatura corporal: A diminuição da temperatura ambiente faz com que o corpo perca maior quantidade de calor e consequentemente ocorre a diminuição da temperatura corporal. O corpo reage através da constrição dos vasos sanguíneos da pele e o indivíduo se encolhe para evitar a perda de calor e o corpo começa a tremer pra aumentar a produção de calor, dessa forma a temperatura corporal retorna ao valor original.

“Ganho” de um sistema de controle:O sistema de controle nem sempre é 100% eficaz no retorno ao estado inicial.

Exemplo: Desconsiderando o funcionamento do barorreceptor e considerando que uma pessoa receba uma transfusão de sangue e sua pressão arterial ultrapasse o nível normal, de 100 mmHg para 175mmHg, porém se considerarmos o funcionamento do sistema barorreceptor, a pressão sobe apenas 25 mmHg. Assim, o sistema de controle por feedback causou uma correção de 50 mmHg. Permanece um aumento de pressão de 25mmHg, chamado de “erro”.O ganho do sistema barorreceptor de uma pessoa é a correção que foi de 50mmHg e o erro de 25mmHg, então o ganho é 2.

Feedback positivoO feedback positivo geralmente leva a instabilidade, causando um circulo vicioso.

Exemplo: a quantidade sanguínea do corpo de um adulto gira em torno de 5 litros, mas se uma pessoa perder subitamente 2 litros de sangue, o coração perde sua capacidade de bombeamento sanguíneo devido a insuficiência de sangue. Consequentemente, a pressão arterial cai, e o fluxo de sangue para o músculo cardíaco diminui. Isso resulta em enfraquecimento cardíaco, diminuindo ainda mais o bombeamento, o ciclo se repete várias vezes até ocorrer a morte.

Mas o feedback positivo moderado pode ser superado pelos mecanismos de controle por feedback negativo, e o circulo vicioso não se desenvolve.

O feedback positivo também pode ser usado pelo corpo de forma positiva.

Exemplo: Quando um vaso sanguíneo se rompe e um coágulo começa a se formar, múltiplas enzimas chamadas de fatores de coagulação são ativadas dentro do próprio coágulo. Algumas dessas enzimas agem sobre outras enzimas inativas no sangue imediatamente adjacente, causando assim mais coagulação sanguínea.

Durante um parto, as contrações uterinas se tornam suficientemente fortes para a que a cabeça do bebê comece a empurrar o colo uterino, o alongamento do colo envia sinais através do músculo uterino para o corpo do útero, causando contrações ainda mais fortes. Assim, as contrações uterinas alongam o colo, e este alongamento causa contrações mais intensas. Quando este processo se torna suficientemente poderoso, o bebê nasce. Caso contrário, se não fossem suficientemente forte, as contrações cessam, e somente recomeçam após alguns dias.

Page 5: Parte escrita da apresentação do seminário

As diferentes partes do corpo operam em harmonia para manter o equilíbrio. Em suma, o corpo é na verdade uma sociedade de 100 trilhões de células organizadas em estruturas funcionais chamadas de órgãos. Cada célula se beneficia da homeostasia e contribui com sua parcela para a manutenção desta.

-Nutrição celular: Ocorre principalmente por difusão, onde o soluto se desloca do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Há a difusão simples e a facilitada.Ou por transporte ativo, que há gasto de energia e ocorre contra o gradiente de concentração (substancia vão do meio mais concentrado para o meio menos concentrado), por exemplo, a bomba de sódio e potássio.Há também o englobamento de partículas maiores por endocitose. Onde a fagocitose é o englobamento de partículas maiores, essa partícula fica em uma bolsa chamada de fagossomo e depois essa bolsa se une ao lisossomo para que a digestão aconteça.Enquanto a pinocitose é o englobamento de partículas menores através de canais que se formam na membrana plasmática

-Secreção e excreção celular: Secreção: Envolve o aspecto celular (secreção de neurotransmissores, mensageiros químicos, hormônios)e também aspectos sistêmicos (Secreção de glândulas endócrinas como hipófise) e exócrinas(secreções digestivas, sudoríparas, mucosas, sebáceas, salivares)Excreção: É um processo de eliminação de subprodutos do metabolismo, como excreção de uréia e ácido úrico. Tanto em nível celular quanto sistêmico, por exemplo, excreção de elementos pelos rins.