Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

9
Resol ução de exercício de cont rapont o Cantiga da Bernun ça (Santa Catarin a) CF superior Lembramos que a solução abaixo é apenas uma das soluções possíveis e que esse passo a passo foi feito para compreender melhor as escolhas feitas, portanto, não deve ser adotado como uma fórmula para ser usada nos demais exercícios. As regras ajudam a construir um bom contraponto, na condução de vozes, mas a principal ferramenta é o ouvido, que nos ajuda a perceber a sonoridade resultante, das melodias e da harmonia. 1 – Para começar o contraponto, em geral é recomendado um intervalo de 8ª ou 5ª justa se o cantus firmus estiver na voz de baixo. Isso porque normalmente o cantus firmus começa com a tônica da escala, e dessa forma um intervalo de 8ª e 5ª contribuiria para apresentar a tonalidade, pois a tônica e o quinto grau são as notas mais importantes da tonalidade. Na melodia da Cantiga de Bernunça (cantus firmus), a primeira nota é um si, terceiro grau da tonalidade de sol maior, e não a tônica, como ocorre com mais freqüência. Dessa forma, começaremos o contraponto com a tônica (nota sol), para apresentar a tonalidade, formando assim um intervalo de 3ª em relação ao cantus firmus.

description

fds

Transcript of Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

Page 1: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 1/9

Resolução de exercício de contraponto

Cantig a da Bernun ça (Santa Catarina) CF superior

Lembramos que a solução abaixo é apenas uma das soluções possíveis e que esse passo a

passo foi feito para compreender melhor as escolhas feitas, portanto, não deve ser adotadocomo uma fórmula para ser usada nos demais exercícios.

As regras ajudam a construir um bom contraponto, na condução de vozes, mas a principalferramenta é o ouvido, que nos ajuda a perceber a sonoridade resultante, das melodias e daharmonia.

1 – Para começar o contraponto, em geral é recomendado um intervalo de 8ª ou 5ª justa se ocantus firmus estiver na voz de baixo. Isso porque normalmente o cantus firmus começa coma tônica da escala, e dessa forma um intervalo de 8ª e 5ª contribuiria para apresentar atonalidade, pois a tônica e o quinto grau são as notas mais importantes da tonalidade.

Na melodia da Cantiga de Bernunça (cantus firmus), a primeira nota é um si, terceiro grau datonalidade de sol maior, e não a tônica, como ocorre com mais freqüência. Dessa forma,começaremos o contraponto com a tônica (nota sol), para apresentar a tonalidade, formandoassim um intervalo de 3ª em relação ao cantus firmus.

Page 2: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 2/9

2 – Para a segunda nota de contraponto, temos as seguintes opções:

• Sol Fá# – intervalo de 6ª (Fá# - Ré) Apesar de ser uma consonância e estar próximo,não é uma boa opção por causa da harmonia da música. Experimente ouvir e compararo Fá# com as outras opções e você perceberá que esta nota não soa tão bem.

• Sol Si – intervalo de 3ª (Si – Ré) Assim, teríamos um movimento paralelo de terça.

• O movimentoSol Ré já pode ser descartado, pois resultaria num movimento de 8ªdireta (movimento ascendente na mesma direção - Sol/Ré e Si/Ré).

Assim, optamos pelo movimentoSol Si :

3 – Na terceira nota do cantus firmus, ocorre um salto descendente. Como já fizemosmovimento paralelo na nota anterior, agora é bom realizar um movimento contrário pra criarmaior independência entre as vozes. Por isso, escolhemos a nota Ré, formando assim umintervalo de 6ª.

4 – A seguir, a voz do cantus firmus salta para a nota Ré. Como já realizamos dois saltos namesma direção (Sol Si – Si Ré), é aconselhável mover a voz do contraponto na direçãocontrária. Assim, a melhor opção é conduzir a voz do contraponto para a nota Si, resultandonum intervalo harmônico de 3ª.

Page 3: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 3/9

5 – Agora temos a repetição da nota Ré na voz do cantus firmus. Nesse caso, as duasmelhores opções para o contraponto são: voltar para a nota Ré (intervalo harmônico de 8ª) ourealizar um salto descendente para a nota Sol (intervalo de 5ª).

Neste caso podemos optar por uma consonância perfeita (5 ª ou 8 ª), pois estes intervalos sãoos mais próximos. Além disso, até agora só foram utilizados intervalos de 3ª e 6ª e devemosvariar o uso de intervalos sempre que possível.

Assim, optamos pelo movimentoSi Sol :

6 – Enquanto o CF se movimenta para a nota Mi, as três opções mais próximas de intervalosconsonantes são:

1. Sol Lá – (intervalo harmônico de 5ªJ: Lá – Mi) Neste caso, teríamos o movimento dequintas paralelas que não é permitido no contraponto (Sol/Ré – Lá-Mi).

2. Sol Mi – (intervalo harmônico de 8ªJ: Mi – Mi) Esta opção não é recomendada, poisteríamos o terceiro salto na mesma direção. Alem disso, se estivermos realizando a vozdo contraponto para ser cantada, a nota Mi ficaria num registro muito grave.

3. Sol Dó – (intervalo harmônico de 3ª) Esta é a melhor opção, já que realizamovimento contrário em relação ao cantus firmus.

Page 4: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 4/9

7 – Para a próxima nota do CF, as opções mais adequadas são:

1. Dó Mi – Apesar de realizarmos no contraponto o segundo salto na mesma direção, éuma boa opção, já que o salto maior de 4ª justa (Sol Dó) ocorre antes do saltomenor, ou seja, de terça maior (Dó Mi).

2. Dó Lá – Neste caso teríamos um salto de terça em movimento contrário ao saltoanterior, o que resultaria numa maior independência entre as vozes. Por isso,escolhemos esta opção.

8 – Agora temos como opções mais próximas de consonâncias:

1. Lá Si – É ótima opção, pois teríamos movimento contrário por grau conjuntoascendente após o salto (Dó Lá).

2. Lá Sol – Nesta opção, teríamos o movimento de quintas paralelas que não é

permitido. (Lá/Mi – Sol/Ré).3. Lá Fá# - Apesar de resultar num intervalo harmônico de 6ª, teríamos o segundo salto

melódico na mesma direção e um movimento direto com a voz do cantus firmus(Lá/Fá# – Mi/Ré).

Assim, optamos pela opção 1 (Lá Si ):

Page 5: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 5/9

9 – As duas consonâncias mais próximas que temos agora são:

1. Si Sol

2. Si Fá#

Optamos pela primeira possibilidade, pois é o intervalo melódico mais próximo.

10 – Na sequência, após um salto de terça descendente (Si Sol), utilizaremos um

movimento por grau conjunto ascendente, indo para o lá, formado assim um intervalo de terçacom a voz do cantus firmus.

11- Nessa parte do cantus firmus a nota Dó é repetida sete vezes.Como não há movimento navoz do cantus firmus, devemos movimentar o contraponto sem repetir nota para criar omáximo de independência entre as vozes.

Uma boa maneira de realizar o contraponto neste trecho, é analisar quais as notasconsonantes com a nota que se repete (Dó) e criar uma melodia coerente com elas. Vejamosquais as notas são consonantes com o dó:

• Dó – Lá (intervalo de 3ª)• Dó – Dó (intervalo de 8ª)• Dó – Mi (intervalo de 6ª)• Dó – Fá# (intervalo de 5ª)

Agora basta pegar essas notas e tentar fazer uma pequena melodia com as notas repetidas,de preferência sem muitos saltos bruscos, mantendo a coerência com o que foi feito antes.

Page 6: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 6/9

Nossa sugestão é a seguinte melodia: Dó Lá Dó Mi Fá# Mi Dó:

12- Após as repetições da nota Dó, temos a nota Ré na voz do cantus firmus e as seguintesopções:

1. Dó Si (intervalo harmônico de 3ª: Si - Ré)

2. Dó Sol (intervalo harmônico de 5ª: Sol - Ré)

3. Dó Ré (intervalo harmônico de 8ª: Ré - Ré) Nessa opção teríamos um movimento de8ª paralelas, que não permitido (Dó/Dó – Ré/Ré).

4. Dó Fá# (intervalo harmônico de 6ª: Fá - Ré)

Escolhemos a opção 1, por ser a consonância mais próxima e por ser mais coerente com amelodia que está sendo construída.

13- Temos agora o mi no cantus firmus e as seguintes opções de consonâncias:

1. Si Dó (intervalo harmônico de 3ª: Dó - Mi)

2. Si Mi (intervalo harmônico de 8ª: Mi - Mi)

3. Si Lá (intervalo harmônico de 5ª: Lá - Mi)

4. Si Sol (intervalo harmônico de 6ª: Sol - Mi)

Page 7: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 7/9

Todas as opções apresentadas acima, podem ser consideradas possíveis. No entanto,optamos pela a opção 1 ( Si Dó ).

14- Estamos agora no penúltimo compasso, e já podemos começar a pensar na última nota,ou seja, como iremos chegar no final do exercício.

Normalmente é recomendado que utilizemos para a última nota um intervalo de 8ª, que é omais estável de todos e dá sensação de repouso. Isso porque normalmente o cantus firmus

costuma terminar com a tônica (1º grau da escala).Dessa forma o intervalo de 8ª reforçaria esse repouso. Só que este cantus firmus tem a notaSi (3ºgrau da escala), como última nota e, portanto, não produz a mesma sensação derepouso do 1º.

Nesse caso, recomendamos colocar a tônica (nota Sol) na voz do contraponto, para produzirmaior sensação de estabilidade e repouso, mesmo formando intervalo harmônico de terça.

Agora que sabemos que o Sol será a última nota, vamos escolher em qual oitavacolocaremos essa nota. Como estamos no registro mais grave, optamos pela oitava mais

grave.

Page 8: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 8/9

Page 9: Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

7/21/2019 Passo a Passo Contraponto 1a Especie Bernunca

http://slidepdf.com/reader/full/passo-a-passo-contraponto-1a-especie-bernunca 9/9