Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confiar!Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confiar! “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8). U ma das primeiras músicas cristãs que aprendi quando me- nina diz assim: “Conheci um grande amigo / Ele é filho de Deus Pai / o Seu nome é Je- sus Cristo / n’Ele a gente po- de confiar”. Essa singela letra, que pode ser facilmente gravada por uma criança, vem me acom- panhando ao longo do meu crescimento e também do meu ama- durecimento. Nessa jornada, muitas foram as lutas que enfren- tei e muitas são as lutas que todos nós enfrentamos. Muitos de nossos sofrimentos nos fazem, por vezes, pensar em desistir. Muitos(as) até pensam em desistir da própria vida! Contudo, é justamente em meio às “tempestades” por nós enfrentadas que podemos perceber que o nosso Deus jamais muda e que Seu amor e Seu zelo por nós também permanecem os mesmos. O texto de Hebreus nos diz que Jesus é o mesmo para sempre; se Ele o é, então temos motivos de sobra para confiar em Seu amor e em Seu poder, pois somente um, Ele mesmo, ressurgiu da morte para a vida e nos proporcionou a graça de também ad- quirirmos a vida eterna. Não podemos jamais nos esquecer de que a nossa herança não está aqui nesta terra. Deus tem, sim, uma vida abundante pa- ra nos conceder hoje, mas nossa maior herança e esperança BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 783 | 6 DE OUTUBRO DE 2019

Transcript of Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confiar!Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja...

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Jesus: n’Ele a gente pode confiar!

“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8).

Uma das primeiras músicas cristãs que aprendi quando me-

nina diz assim: “Conheci um grande amigo / Ele é filho de Deus Pai / o Seu nome é Je-sus Cristo / n’Ele a gente po-de confiar”.

Essa singela letra, que pode ser facilmente gravada por uma criança, vem me acom-

panhando ao longo do meu crescimento e também do meu ama-durecimento. Nessa jornada, muitas foram as lutas que enfren-tei e muitas são as lutas que todos nós enfrentamos. Muitos de nossos sofrimentos nos fazem, por vezes, pensar em desistir. Muitos(as) até pensam em desistir da própria vida! Contudo, é justamente em meio às “tempestades” por nós enfrentadas que podemos perceber que o nosso Deus jamais muda e que Seu amor e Seu zelo por nós também permanecem os mesmos.

O texto de Hebreus nos diz que Jesus é o mesmo para sempre; se Ele o é, então temos motivos de sobra para confiar em Seu amor e em Seu poder, pois somente um, Ele mesmo, ressurgiu da morte para a vida e nos proporcionou a graça de também ad-quirirmos a vida eterna.

Não podemos jamais nos esquecer de que a nossa herança não está aqui nesta terra. Deus tem, sim, uma vida abundante pa-ra nos conceder hoje, mas nossa maior herança e esperança

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 783 | 6 DE OUTUBRO DE 2019

estão firmadas na salvação que recebemos em Cristo Jesus. So-mos agentes de salvação, anunciadores de salvação e só há algo que alegra verdadeiramente o coração de Deus: vidas! O reencon-tro do Senhor com o ser humano perdido é o que mais alegra o co-ração de Deus. Se você deseja alegrar a Deus e se alegrar, entre-gue a sua vida a Ele e seja um agente de promoção de uma nova vida em Jesus Cristo.

Amados irmãos e irmãs, toda luta que passamos nesta vida é pas-sageira; quando depositamos nossa confiança em Deus recebemos forças para passar pelas provações. Mas o nosso Deus, ah, o nos-so Deus! Seu amor, Sua bondade e Suas misericórdias se renovam sobre nós a cada manhã! N’Ele a gente pode confiar!

Descanse sempre no Senhor, pois Ele tem cuidado de você e de sua família. Creia e tão somente veja o mover de Deus em sua vida e nesta igreja.

No amor de Cristo,

Pra. Laura R. C. Valentin

“Guardei muitas coisas em minhas mãos e as perdi todas. Mas tudo o que coloquei nas mãos de Deus, isso eu ainda possuo.”

Martin Luther King Jr., pastor e ativista político estadunidense (1929-1968)

ReflexãoO ensino de Jesus sobre a oração“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14:13).

Jesus estava no Cenáculo com Seus discípulos. Pas-sava-lhes Suas últimas ins-

truções. Falou para eles sobre a Casa do Pai, a segunda vinda e a promessa do Espírito Santo. La-vou seus pés, revelou-lhes Seu amor e inaugurou a nova aliança em Seu sangue. Nesse feixe de benditos ensinamentos, Jesus

falou aos Seus discípulos também sobre oração. No texto em te-la, Jesus ensina quatro verdades sublimes sobre oração. Vejamos:

“Orando”, por Dorina Costras (2017)

Em primeiro lugar, a abrangência ilimitada da oração: “E tudo o que pedirdes…”. Jesus não colocou limites no alcance da oração. Podemos apresentar a Ele nossas necessidades, nossos desejos e nossos propósitos. Para Ele, não há coisa demasiadamente difícil. Ele pode todas as coisas e nada Lhe é impossível. Podemos ser ousa-dos e apresentar a Ele aquilo que é impossível na perspectiva huma-na. Não oramos a um ídolo mudo, mas ao Todo-Poderoso Deus. Ele está assentado no trono. Tem as rédeas da história em Suas mãos. Ele é poderoso para interferir no curso da história e atender o clamor de Seu povo. Ouse apresentar grandes pedidos a Deus. Ouse colocar diante d’Ele o impossível dos homens. O que o homem não pode fa-zer e o que a ciência não pode realizar, Ele pode!

Em segundo lugar, a mediação eficaz da oração: “… em meu no-me…”. Não existe oração forte nem pessoas poderosas na oração. Não oramos fiados em nossos méritos. As orações são atendidas não com base nos méritos de quem ora, mas pelos méritos d’Aquele que media a oração. Achegamo-nos a Ele falidos, mas Ele tem todo o cré-dito. Chegamos à Sua presença fracos, mas Ele tem todo o poder. Chegamos a Ele não em nosso próprio nome, mas em Seu nome. Não é a oração que é poderosa. Poderoso é Aquele que responde as ora-ções. Poderoso é o mediador das nossas súplicas.

Em terceiro lugar, a promessa segura da oração: “… isso farei…”. Jesus nos ensina a orar, promete ouvir nossa oração e garante-nos que a atenderá. Sendo assim, orar é unir a fraqueza humana à onipo-tência divina. É conectar o altar da terra com o trono do céu. Se tu-do é possível para Deus, então, tudo é possível por meio da oração. Sendo Deus soberano, e fazendo todas as coisas conforme o conse-lho de Sua vontade, escolheu, livremente, agir por meio das orações do Seu povo. Tiago, irmão do Senhor, escreveu: “Nada tendes, por-que não pedis” (Tg 4:2). O nosso glorioso Redentor ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7:7). Orar as promessas de Deus é orar com plena ousadia. Ele não é ho-mem para mentir. Em todas as Suas promessas, nós temos o sim e o amém. Nenhuma de Suas palavras cai por terra.

Em quarto lugar, o propósito maior da oração: “… a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”. O fim último da oração não é o bem

do homem, mas a glória do Pai manifestada no Filho. Quando o Se-nhor atende nossas petições e súplicas, o Pai é glorificado e o Filho é exaltado n’Ele. A oração não é antropocêntrica, mas teocêntrica. A oração não visa exaltar o homem, mas a Cristo. Tudo vem de Cris-to, tudo é por meio de Cristo e tudo é para Cristo. Na mesma medida que nossas necessidades são supridas, em resposta às nossas ora-ções, o Pai é glorificado no Filho. Na mesma proporção que apresen-tamos ao Senhor os anseios de nossa alma e encontramos n’Ele res-posta, a bênção que vem do céu a nós retorna para o céu como um

tributo de louvor ao Pai, o único que é digno de toda honra, glória e louvor.

Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES)

“O poder da oração não depende de quem a faz, mas de quem a ouve.”

Max Lucado, escritor e pastor estadunidense

Avisos

Programação especial para nossas criançasSábado (12/10), das 13h30 às 17h00, tarde de lazer (na igreja).

Domingo (13/10), às 9h00, piquenique; e, às 19h00, culto especial com a participação da Cia. de Arte Tranbord’Arte.

Venha e traga uma criança para celebrarmos juntos!

Concílio Local em 3/11Todos os membros da Igreja Metodista em Itaberaba estão convo-cados para o Concílio Local que se realizará no dia 3 de novem-bro (domingo), às 10h00. O principal assunto da pauta será a re-comendação de Renan Fernando dos Santos para ingressar na Faculdade de Teologia. Nesse dia, não haverá culto pela manhã. No horário do culto (9h00), acontecerá a Escola Dominical e, em se-guida, o Concílio Local. Portanto, às 9h00, a Escola Dominical e, às 10h00, o Concílio Local.

BazarDia 26 de outubro (um sábado), das 10h00 às 16h00, realizaremos na nossa igreja um superbazar de roupas seminovas. O valor ar-recadado será destinado à reforma da quadra de esportes da nos-sa igreja. Ajudem-nos a divulgar, venham e tragam outras pessoas!

Aniversariante7/10 Marco Aurélio Laguna

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vas-salo (irmão do Gesué), do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Domi, do Edilson Távora, da Flávia Peres, da Lisete (cunhada do Dil-son), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rose Freitas, da Ro-simeire (irmã da Roseli de Brito), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (6/10) PRÓX. DOMINGO (13/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Tiago/Edward Manoel/Claudete

GUARDADOR DOS CARROS Felipe/Junior Roberto/Marcos F.

ALIMENTANDO VIDAS Juliana Priscila

MINISTÉRIO INFANTIL Pastora/Babi/Edna/Dilson Atividade especial

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Américo Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Renan Pastores

PREGADOR Pra. Laura Cia. de Arte Transbord’Arte

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)

Encontros dos PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.

Humor