Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confi...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confiar! “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8). U ma das primeiras músicas cristãs que aprendi quando menina diz as- sim: “Conheci um grande amigo, Ele é filho de Deus Pai, o Seu nome é Jesus Cristo; n’Ele a gente pode confiar”. Essa singela letra, que pode ser facilmente gravada por uma criança, vem me acompanhando ao longo de meu crescimento e também do meu amadureci- mento. Nessa jornada, muitas foram as lutas que enfrentei e muitas são as lu- tas que todos nós enfrentamos. Muitos de nossos sofrimentos nos fazem, por vezes, pensar em desistir (muitos(as) até pensam em desistir da própria vida). Contudo, é justamente em meio às “tempestades” por nós enfrentadas que podemos perceber que o nosso Deus jamais muda e que Seu amor e Seu ze- lo por nós também permanece o mesmo. O texto de Hebreus nos diz que Jesus é o mesmo para sempre; se Ele o é, então temos motivos de sobra para confiar em Seu amor e em Seu poder, pois somente um, Ele mesmo, ressurgiu da morte para a vida e nos propor- cionou a graça de também adquirirmos a vida eterna. Não podemos jamais nos esquecer de que a nossa herança não está aqui nesta terra. Deus tem, sim, uma vida abundante para nos conceder hoje, mas nossa maior herança e esperança estão firmadas na salvação que recebe- mos em Cristo Jesus. Somos agentes de salvação, anunciadores de salvação e só há algo que alegra verdadeiramente o coração de Deus: vidas! O reen- contro do Senhor com o ser humano perdido é o que mais alegra o coração de Deus. Se você de- seja alegrar a Deus e se alegrar, entregue a sua vida a Ele e seja um agente de promoção de uma nova vida em Je- sus Cristo. Amados irmãos e irmãs, toda luta que passamos nesta vida é passagei- ra; quando depositamos BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 539 | 19 DE OUTUBRO DE 2014

Transcript of Pastoral Jesus: n’Ele a gente pode confi...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Jesus: n’Ele a gente pode confi ar!

“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8).

Uma das primeiras músicas cristãs que aprendi quando menina diz as-sim: “Conheci um grande amigo, Ele é fi lho de Deus Pai, o Seu nome é Jesus Cristo; n’Ele a gente pode confi ar”.

Essa singela letra, que pode ser facilmente gravada por uma criança, vem me acompanhando ao longo de meu crescimento e também do meu amadureci-mento. Nessa jornada, muitas foram as lutas que enfrentei e muitas são as lu-tas que todos nós enfrentamos. Muitos de nossos sofrimentos nos fazem, por vezes, pensar em desistir (muitos(as) até pensam em desistir da própria vida). Contudo, é justamente em meio às “tempestades” por nós enfrentadas que podemos perceber que o nosso Deus jamais muda e que Seu amor e Seu ze-lo por nós também permanece o mesmo.

O texto de Hebreus nos diz que Jesus é o mesmo para sempre; se Ele o é, então temos motivos de sobra para confi ar em Seu amor e em Seu poder, pois somente um, Ele mesmo, ressurgiu da morte para a vida e nos propor-cionou a graça de também adquirirmos a vida eterna.

Não podemos jamais nos esquecer de que a nossa herança não está aqui nesta terra. Deus tem, sim, uma vida abundante para nos conceder hoje, mas nossa maior herança e esperança estão fi rmadas na salvação que recebe-mos em Cristo Jesus. Somos agentes de salvação, anunciadores de salvação e só há algo que alegra verdadeiramente o coração de Deus: vidas! O reen-contro do Senhor com o ser humano perdido é o que mais alegra o coração de Deus. Se você de-seja alegrar a Deus e se alegrar, entregue a sua vida a Ele e seja um agente de promoção de uma nova vida em Je-sus Cristo.

Amados irmãos e irmãs, toda luta que passamos nesta vida é passagei-ra; quando depositamos

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 539 | 19 DE OUTUBRO DE 2014

nossa confiança em Deus recebemos forças para passar pelas provações. Mas o nosso Deus, ah, o nosso Deus Seu amor, Sua bondade e Suas mise-ricórdias se renovam sobre nós a cada manhã! N’Ele a gente pode confiar!

Descanse sempre no Senhor, pois Ele tem cuidado de você e de sua família. Creia e tão somente veja o mover de Deus em sua vida e nesta igreja.

No amor de Cristo,

Pra. Laura R. C. Valentin

“ Guardei muitas coisas em minhas mãos e as perdi todas. Mas tudo o que coloquei nas mãos de Deus, isso eu ainda possuo. ”

Martin Luther King Jr., pastor e ativista político norte-americano (1929-1968)

AlertaRasgando o véu“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fen-deram-se as rochas” (Mt 27.50-51).Diante da dor, do sofrimento e das in-justiças, se faz necessário rasgar o véu. Esta é uma das atitudes e re-flexões às quais a Rede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violên-cia nos desafia. É preciso tecer redes identificando os mais diversos tipos de violência contra a mulher, desde as objetivas até as subjetivas.

Há muito para repensar e reestruturar. Há muito para refletir, principalmente em relação às contextualizações históricas, em que o neoliberalismo perce-be as relações de interação, proximidade, respeito e afeto somente pelo pa-drão da coisificação dos seres, apresentados pelas mais amplas e variadas formas de consumo. A mulher, como objeto patriarcal, somente existe a partir do seu valor de mercado, que se dará da pele para fora, mediante sua apre-sentação estética.

Em tempos de ostentação da riqueza, da beleza, e legitimação do mercado religioso, a pauta da beleza e da estética recai sobre a estética narcisista es-tereotipada feminina, desde que esta se mantenha sempre calada e subjuga-da, conforme ordena o “bom” e velho machismo.

Partindo da forma de perceber a realidade e o mundo, para algumas mulhe-res evangélicas, seguir o padrão estético feminino ditado pela indústria midi-ática é possuir o passaporte para um casamento bem-sucedido e uma vida abastada. E isso, por si só, basta para a existência subjetiva da mulher. Essa lamentável forma de conceber a sociabilidade fere, no mínimo, um dos princí-pios básicos da vida espiritual e político-social entre os seres humanos: todos somos iguais, cada um com sua individualidade singular.

Se faz urgente a real necessidade de fomentar o debate nos espaços religio-sos, uma vez que a violência contra a mulher é uma herança da mitologia ju-daico-cristã, a qual passeia inebriada nos braços sedutores de uma teologia da moda, uma teologia atônita que vagueia no perigoso quintal do perverso neoliberalismo, o qual tem por principal função e prazer a inversão dos valo-res humanos, com a naturalização dissimulada das mais perversas formas de desigualdade e violência.

Por Elzira Caetano, assistente social e membro da Igreja Batista da Videira e da Rede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violência

Texto extraído do boletim Saúde e Direitos, de Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço.

“ A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora. ”

Benedetto Croce, filósofo e historiador italiano (1866-1952)

Reflexão

Senhor, ensina-me a sorrir!A habilidade para sorrir é um verda-deiro dom de Deus. Eu acredito que essa é a expressão de um coração cheio de alegria. Infelizmente, para uma pessoa comum, gargalhadas só acontecem dependendo das circuns-tâncias. Mas nós, como crentes, te-mos um privilégio maravilhoso: pode-mos sorrir mesmo quando as coisas não estão da forma que gostaríamos.

Uma das razões para podermos sorrir e desfrutar nossa vida, apesar das atu-ais circunstâncias, é porque Jesus é a nossa alegria. Ele é a vinha e nós so-mos os galhos. À medida que aprendemos a permanecer n’Ele, vamos render ou produzir o fruto do caráter de Cristo. E a alegria é um fruto. Longe d’Ele, não podemos fazer nada, mas na Sua presença nossa vida irá transbordar de alegria. E eu creio que, quando a alegria for transbordante, existirá uma liga-ção para o sorriso.

O sorriso surge de um coração alegre

A Bíblia diz que, quando nós aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, a totalidade de quem Deus é começa a existir dentro de nós. Em outras palavras, a divina semente que vai produzir todos os frutos do Espírito de Deus, incluindo alegria, está em nós. Não é uma coisa que estamos ten-tando adquirir, mas algo que já existe. O que precisamos aprender é como desprender esta alegria, pois algumas vezes o “bem-estar” de nossa alma se trava, e isso impede que a alegria de Deus seja liberada.

No Velho Testamento, uma das estratégias de guerra para bloquear o “bem-estar” do inimigo era mostrando ossos e muita sujeira. Quando conseguiam atingir esse “bem-estar”, ninguém mais conseguia encorajá-los. O mesmo acontece conosco. Nosso inimigo tenta atingir nosso bem-estar atirando “pe-dras” de ressentimento, amargura, falta de perdão, temores, dúvidas, depres-são... Você pode até listar. Se aceitarmos essa “sujeira”, que vem em forma de pensamentos, vamos impedir grandemente o fluir de “águas vivas” em nosso espírito.

Mas Deus não deseja que vivamos assim. Ele deseja liberar nosso bem-es-tar. Ele deseja que o rio do Espírito Santo flua livremente em nós e através de nós para tocar outros. Interessante que, quando os filisteus desestabiliza-ram Abraão com sujeira, Deus usou Isaque para restaurá-lo. O nome de Isa-que significa “alegria”. E foi a alegria que restaurou o bem-estar de Abraão. Eu acredito que o desejo de Deus é usar a alegria e o sorriso para restaurar o seu bem-estar também.

Houve um tempo em minha vida em que eu raramente sorria ou deixava um sorriso solitário escapulir. Eu me tornei uma pessoa tão séria e intensa que deixava passar muitas oportunidades de sorrir. Felizmente, Deus mudou isso em minha vida. Agora, quando surge uma oportunidade de sorrir, eu simples-mente agarro essa oportunidade. Vou direto para o sorriso e aproveito o má-ximo que posso disso, pois descobri o tremendo alívio do estresse e da ten-são que uma boa gargalhada pode trazer.

Quando estou cansada ou exausta para lidar com as coisas da vida, eu me sinto como um armário sujo, envelhecido e com necessidade de renovo. Mas, quando Deus me dá uma oportunidade de sorrir, parece que vem uma brisa sobre mim, levantando-me da opressão e me refrescando completamente.

Por Joyce Meyer, escritora e oradora cristã norte-americana

“ A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcioneis apenas

os vossos cuidados, mas também o vosso coração. ”

Madre Teresa de Calcutá, missionária católica naturalizada indiana (1910-1997)

AvisosAssinatura do No CenáculoQuem tiver interesse em fazer ou renovar a assinatura do devocional diário No Cenáculo deve procurar a Delta ou a Fernanda Carneiro, até o dia 9 de no-vembro (domingo). O valor da assinatura anual é de R$ 25,00.

Aniversariantes.19/10 Gabriel Ladeia Gomes Levy Cotes;

21/10 Erick Novaes Gomes;

23/10 Silvana Cristina Zotto Sanguin;

24/10 Érica Kelly Amaral Pereira, Eula Laura Ladeia Gomes e José Cleuton Feitosa.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir-mãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Ari (genro da Cleide), da D. Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (19/10) PRÓX. DOMINGO (26/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Edward/Tiago Manoel/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Almir

MINISTÉRIO INFANTIL Thais/Jessica Rosa/Bia

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Emerson Pra. Laura/Carol Abib

PREGADOR Pr. Tiago Sem. Lucas

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

No dia 25 de outubro de 2014 (sábado), às

19h00, a Cia. de Teatro Transbord’Arte terá o

prazer de compartilhar com toda a igreja a

peça Marionet. Esse trabalho foi apresentado

inicialmente no acampamento da nossa igreja e agora chegou a

hora de toda comunidade receber essa mensagem impactante. Não perca!