Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A Pastoral Parabéns! M arço é o mês do aniversário da Igreja Metodista em Itaberaba, que comemora 59 anos de vida e missão. É tempo de festa! Mas será que temos motivos para festejar? Segundo alguns critérios e padrões estabelecidos como os de uma igreja boa, talvez não tenha- mos muito do que nos orgulhar. Contudo, se pensarmos naquilo que a Palavra de Deus nos propõe sobre o que é ser igreja, e também de acor- do com a visão metodista a esse respeito, podemos dizer que estamos caminhando muito bem. Há hoje inúmeros modelos e propostas de igreja, muitos deles com gran- de ênfase na quantidade de membros, dentro da mais pura e selvagem lógica de mercado. Para estes, igreja boa é aquela que tem muita gente. Portanto, para serem consideradas boas, as igrejas fazem de tudo para aumentar sua membresia, não importando o que acontece na vida das pessoas, desde que elas estejam sob o jugo da igreja. Segundo esse cri- tério, poderíamos dizer que nossa igreja não é nada boa. Afinal, decorri- dos 59 anos, somos “apenas” 250 membros. Mas a Bíblia nos apresenta ou- tros critérios para avaliar se uma igreja é boa, ou seja, se está ca- minhando de acordo com o pro- pósito de Deus. No capítulo 2 de Atos, versículos de 42 a 47, temos uma discrição de como se porta- va a igreja primitiva, e, graças à bondade e misericórdia de Deus, podemos dizer que a Igreja Meto- dista em Itaberaba tem buscado e conseguido, ainda que parcial- mente, viver aquilo que está pro- posto na Palavra de Deus. Esse trecho de Atos nos mostra que a comunidade perseverava. Ora, nenhuma igreja se mantêm de pé e ativa por quase 60 anos BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 407 • 4 DE MARÇO DE 2012

Transcript of Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e...

Page 1: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

I G R E J A M E T OD I S TA EM I TA

BE

RA

BA

Pastoral

Parabéns!

Março é o mês do aniversário da Igreja Metodista em Itaberaba, que comemora 59 anos de vida e missão. É tempo de festa! Mas será que temos motivos para festejar? Segundo alguns critérios

e padrões estabelecidos como os de uma igreja boa, talvez não tenha-mos muito do que nos orgulhar. Contudo, se pensarmos naquilo que a Palavra de Deus nos propõe sobre o que é ser igreja, e também de acor-do com a visão metodista a esse respeito, podemos dizer que estamos caminhando muito bem.

Há hoje inúmeros modelos e propostas de igreja, muitos deles com gran-de ênfase na quantidade de membros, dentro da mais pura e selvagem lógica de mercado. Para estes, igreja boa é aquela que tem muita gente. Portanto, para serem consideradas boas, as igrejas fazem de tudo para aumentar sua membresia, não importando o que acontece na vida das pessoas, desde que elas estejam sob o jugo da igreja. Segundo esse cri-tério, poderíamos dizer que nossa igreja não é nada boa. Afinal, decorri-dos 59 anos, somos “apenas” 250 membros.

Mas a Bíblia nos apresenta ou-tros critérios para avaliar se uma igreja é boa, ou seja, se está ca-minhando de acordo com o pro-pósito de Deus. No capítulo 2 de Atos, versículos de 42 a 47, temos uma discrição de como se porta-va a igreja primitiva, e, graças à bondade e misericórdia de Deus, podemos dizer que a Igreja Meto-dista em Itaberaba tem buscado e conseguido, ainda que parcial-mente, viver aquilo que está pro-posto na Palavra de Deus.

Esse trecho de Atos nos mostra que a comunidade perseverava. Ora, nenhuma igreja se mantêm de pé e ativa por quase 60 anos

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 407 • 4 DE MARÇO DE 2012

Page 2: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e vem se desen-volvendo a cada ano que passa.

Atos também nos indica que a partilha era essencial na vida comunitá-ria. Nossa igreja tem compartilhado ao longo do tempo o bem maior que temos, que é a salvação em Jesus Cristo. Essa partilha resultou, inclusi-ve, na criação de duas novas igrejas, e estamos prestes a gerar uma nova filha. Além disso, a comunidade primitiva não cessava de louvar ao Se-nhor. Esse quesito creio que estamos cumprindo com excelência. Nossa igreja tem verdadeira vocação para o louvor.

O versículo 47 nos informa que, como consequência do cumprimento da vontade de Deus, Ele próprio acrescentaria muitos que iam sendo salvos. E é assim que cremos. Os números na igreja são conseqüência da trans-formação que acontece na vida das pessoas e do testemunho que elas dão sobre quão bom é viver com Deus!

Queremos cada vez mais agradar ao Senhor com nos-sa postura e forma de ser igreja. Que Ele continue a nos capacitar e orientar ao longo da nossa caminhada mis-sionária!

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.” Agostinho de Hipona, doutor da Igreja Católica (354-430)

Especial

EncontrosNeste mês de aniversário, pedimos a ex-pastores de nossa igreja que nos en-viassem uma mensagem para o Boin. O primeiro a aceitar nosso convite foi o querido Pr. Daniel Rocha, hoje na Igreja Metodista em Santo André. É dele o texto que publicamos a seguir.

A vida é feita de encontros. Desde a primeira infância, quando come-çamos a interagir com as pessoas, tivemos e teremos centenas ou até mesmo milhares de encontros no decorrer de nossa vida. A maioria deles será passageira, fortuita, efê-mera, e não deixará nenhuma mar-ca em nós. Outros indivíduos que encontrarmos farão parte de nossa

Page 3: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

vida durante algum tempo, seus nomes estarão em nossa agenda, porém depois nos afastaremos deles. Mas, finalmente, haverá aquelas pessoas que nos marcarão, e estarão em nossos pensamentos, serão objeto de nossas orações, lembraremos de seus aniversários e saberemos de me-mória seus telefones.

Todos aqueles que marcaram a nossa vida o fizeram porque de alguma forma aprendemos a reconhecer o valor que eles tinham. Quem um dia nos marcou não precisa falar muito. Basta um olhar e já entendemos o que está sentindo. Se alguém um dia marcou nossa vida, não costuma-mos reparar nos defeitos que possui, nem fazemos muita conta de seus erros. Nossos olhos estão voltados para o que essa pessoa representa em sua totalidade, independentemente de seus defeitos.

Deus deseja que em nossa existência tenhamos encontros profundos, verdadeiros e marcantes, porque Ele, em Sua sabedoria, nos garantiu que o Seu conhecimento, o Seu amor e a Sua presença estariam “entre nós” e no meio de “dois ou três”, se nos amássemos uns aos outros. Em outras palavras: Deus está no meio dos encontros verdadeiros. Agosti-nho certa vez escreveu: “Busquei a Deus e não o encontrei. Busquei ao meu irmão... E nós três nos encontramos”.

Um dia, Deus direcionou meu ministério para uma igreja com nome de cidade do interior. Era uma igreja de poucas crianças, poucos recursos, mas havia algo muito, mas muito especial e fundamental para um gru-po que pretende ser igreja de Cristo: era uma igreja que amava as pesso-as e amou o pastor que o Senhor enviou a ela. Por conta disso, passamos ali os melhores anos de nossas vidas. Foram tempos vividos com inten-sidade e respeito por cada ovelha que o Senhor nos deu para pastorear.

Lembrei-me, agora, do último sermão que proferi naquele lugar. Apenas para ter certeza de que ninguém esqueceu as recomendações que fiz, coloco-as novamente aqui:1. Mantenham sempre a simplicidade do evangelho.

2. Acautelem-se dos “falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios escolhidos” (Mt. 24:24).

3. Tenham em alta consideração e tratem com apreço “aqueles que vos lideram no Senhor e vos admoestam” (1 Ts. 5:12).

4. Recebam muito bem os que nos visitam.

5. Evitem qualquer forma de divisão.

6. Sejam crentes bereianos. Eram os irmãos de Bereia, que “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At. 17:11). Por isso, “não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus” (1 Jo. 4:1).

Page 4: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

7. Olhem sempre para as pessoas e para os acontecimentos da vida com “olhos bons”.

8. Não exagerem na dor daquilo que lhes fizeram; não chorem além da conta.

9. Ofereçam a Deus mais do que o trivial, que não nos custa nada.

Última recomendação. Ao saírem da igreja no domingo à noite, apa-guem todas as luzes, desliguem o ventilador do púlpito e verifiquem se todas as portas estão bem fechadas.Pr. Daniel Rocha

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida.” Vinícius de Moraes, poeta e compositor brasileiro (1913-1980)

Humor

Assim não dá!Jesus, Moisés e um velhinho de barba branca es-tão jogando golfe. Moisés pega seu taco e man-da a bola, que sobe numa bela parábola e cai diretamente dentro do lago, ao lado do cam-po. Moisés não se aperta. Levanta o taco e as águas se abrem, dando-lhe passagem para dar uma nova tacada. A bola chega a meio metro do buraco.Em seguida, é a vez de Jesus. Ele pega seu taco e, numa parábola per-feita (afinal, parábola é sua especialidade), manda a bola direto para o lago e ela cai sobre uma vitória-régia. Sem se abalar, Jesus caminha so-bre as águas até a bola e dá a tacada seguinte, chegando a vinte centí-metros do buraco.

Ao chegar sua vez, o velhinho pega seu taco e, numa postura de quem nunca jogou golfe na vida, manda a bola por cima da cerca. Ela aca-ba pulando sobre um caminhão e indo parar numa árvore. Da árvo-re, a bola cai no telhado de uma casa, rola pela calha, segue pelo ralo, vai até uma boca de lobo, de onde é lançada num canal que a manda para o lago ao lado do campo de golfe. Ao atingir o lago, ela esbarra numa pedra e pula para a margem, onde finalmente para. Um grande sapo que passa por ali engole a bola. De repente, lá do céu, baixa um gavião que pega o sapo com a bola e sai voando por cima do campo de golfe. O sapo acaba vomitando a bola, que cai perfeitamente den-tro do buraco!Moisés se vira para Jesus e diz:

– É por isso que eu detesto jogar com seu Pai!

Page 5: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

Avisos

Aniversário da nossa igrejaNeste mês, estamos completando 59 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó. Nossa igreja estará em festa durante todo o mês, para agra-decermos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós. Confi-ra os pregadores que participarão da programação especial de aniversário:

4/3 Rev. Luiz Carlos Ramos, professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista11/3 Revda. Cláudia Nascimento, da I.M. em Vila Conde do Pinhal18/3 Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª. Região Eclesiástica25/3 Rev. Marcos Antônio Garcia, da Catedral Metodista de São Paulo

Campanha em prol de Guidoval (MG)Conforme anunciado no domingo passado, es-tamos em campanha para ajudar os desabri-gados da cidade mineira de Guidoval. Os ítens que deverão ser doados estão discriminados numa lista que está no mural da igreja. Con-tribua e faça com que o amor de Deus chegue àqueles que mais precisam dele!

Aniversariantes5/3 Antônio Roberto Ramos Nogueira9/3 Alcy Pereira do Lago

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Bruno Estrozi, Sr. Davi, D. Herodias Dias da Silva e

Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);• Por Rosimeire e família (irmã da Roseli de Brito);• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos nossos pastores;• Pelos seminaristas Edmilson e Michely;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Parabéns! M - metodistaitaberaba.com.br · sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no po-der e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (4/3) PRÓX. DOMINGO (11/3)FECHAMENTO DA IGREJA Murilo SilasINTERCESSÃO Danilo/Tiago Edward/Maria JoséGUARDADOR DOS CARROS ManoelMINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Patrícia Silvana/CarolinaLOUVOR Geração Eleita EsperançaOPERADOR DE SOM Tiago MarcoOPERADORA DO DATASHOW Bel BiaDIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Flávia Gonçalves Pra. Laura/MarielePREGADOR(A) Pr. Luiz Carlos Ramos Rev. Cláudia Nascimento

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Super Complexo