Pax - Dezembro 2012

3
www.gearas.org.br Final de ano no Gearas Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo PAX Edição 22 Dezembro de 2012 1 No mês de dezembro, o Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo (Gearas) comemorou o encerra- mento das atividades de 2012. O dia 15 (sábado) foi marcado por diversas entregas de conquistas espe- ciais e etapas de progressão, desde o ramo lobo até o pioneiro. Durante o dia, também foram realizadas várias homenagens e momentos de despedida entre jovens e chefias. No final da atividade, aconteceu o tradicional Coquetel de Encerramento. O sábado começou com a entrega do Brevê Nível 1 do sênior Yuri, na solenidade de abertura. Na se- quência, durante a tarde, os jovens participaram de suas atividades por ramo, a sede foi preparada para a recepção dos convidados para o coquetel e aconte- ceu a passagem do sênior Maysson para o Clã Pio- neiro Sopro do Dragão. No final da tarde, às 18h, foi realizada a ce- rimônia de encerramento. A solenidade, que reuniu jovens, chefes e familiares, foi marcada por diversos momentos especiais: promessas da escoteira Sté- fanie e da guia Joiciellen; entrega do certificado de curso da chefe Sônia; especialidade de confeiteiro do lobinho XIS; distintivos do JOTA Lobo; Cordão Verde-Amarelo do escoteiro Arthur; Brevê Nível 1 e Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA) dos escoteiros Cecilia e Valter; destaques 2012 da Tropa Fênix; Insígnia Aeronauta, Brevê Nível 2 e Cordão Dourado do sênior Yuri e o Compromisso do pionei- ro Lucas. Ainda, aconteceu a entrega dos destaques da Campanha da Latinha 2012 e foram realizadas as homenagens ao grupo de pais e aos voluntários do Gearas, à chefe Wania (que participou de sua última atividade com a Tropa Escoteira) e à chefe Anabel, devido a sua colaboração à União Santamariense de Radioamadores (USRA). Após a cerimônia, foi dado início ao Co- quetel de Encerramento, que contou com mís- tica de integração e peça de teatro organiza- das pela Alcateia e apresentação do vídeo de atividades de 2012, produzido pela escoteira Cecilia.

description

Edição de Dezembro de 2012 do PAX - Informativo Periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo.

Transcript of Pax - Dezembro 2012

Page 1: Pax - Dezembro 2012

ww

w.g

ea

ra

s.o

rg

.br

Final de ano no Gearas

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

PAX Edição 22Dezembro de 2012

1

No mês de dezembro, o Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo (Gearas) comemorou o encerra-mento das atividades de 2012. O dia 15 (sábado) foi marcado por diversas entregas de conquistas espe-ciais e etapas de progressão, desde o ramo lobo até o pioneiro. Durante o dia, também foram realizadas várias homenagens e momentos de despedida entre jovens e chefias. No final da atividade, aconteceu o tradicional Coquetel de Encerramento.

O sábado começou com a entrega do Brevê Nível 1 do sênior Yuri, na solenidade de abertura. Na se-quência, durante a tarde, os jovens participaram de suas atividades por ramo, a sede foi preparada para a recepção dos convidados para o coquetel e aconte-ceu a passagem do sênior Maysson para o Clã Pio-neiro Sopro do Dragão.

No final da tarde, às 18h, foi realizada a ce-rimônia de encerramento. A solenidade, que reuniu jovens, chefes e familiares, foi marcada por diversos momentos especiais: promessas da escoteira Sté-fanie e da guia Joiciellen; entrega do certificado de curso da chefe Sônia; especialidade de confeiteiro do lobinho XIS; distintivos do JOTA Lobo; Cordão Verde-Amarelo do escoteiro Arthur; Brevê Nível 1 e Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA) dos escoteiros Cecilia e Valter; destaques 2012 da Tropa Fênix; Insígnia Aeronauta, Brevê Nível 2 e Cordão Dourado do sênior Yuri e o Compromisso do pionei-ro Lucas. Ainda, aconteceu a entrega dos destaques da Campanha da Latinha 2012 e foram realizadas as homenagens ao grupo de pais e aos voluntários do Gearas, à chefe Wania (que participou de sua última atividade com a Tropa Escoteira) e à chefe Anabel, devido a sua colaboração à União Santamariense de Radioamadores (USRA).

Após a cerimônia, foi dado início ao Co-quetel de Encerramento, que contou com mís-tica de integração e peça de teatro organiza-das pela Alcateia e apresentação do vídeo de atividades de 2012, produzido pela escoteira Cecilia.

Page 2: Pax - Dezembro 2012

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO DEZEMBRO/2012

2

No final de semana dos dias 8 e 9 de dezembro, a Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) esteve envolvida em diversas atividades. No sába-do (8), foi entregue ao Abrigo Leon Denis as noti- nhas arrecadadas na secretaria do Gearas, através da campanha organizada pelos seniores Lorenzo e Nata-lia. Nesse mesmo dia, os jovens Tarcizio, João, Vitor e Maysson participaram do ACAMPAEM, na Chácara dos Palotinos, prestando auxílio às atividades. No domingo, mais uma vez a TSASD colocou a mão na massa, e ajudou no Galeto do Vestibulando, realizado no Gearas, cuja renda será revertida para o transporte dos escoteiros, seniores e chefias que participação do IV Camporee Sul, em 2013, na praia de Tramandaí.

TSASD em ação

Rapidinhas:Alcateia:

Especialidade: Lucas, Confeiteiro.

Conquistas: Cruzeiro do Sul do Eduardo e da Thais e IMMA do Angelo.

Escoteiros:

Especialidades: Cecilia, Mecânica Aérea, História Aeroespacial, Cartografia, Navegação Aérea, As-tronáutica; Valter, Aeromodelismo, Astronomia, Navegção Aérea e Primeiros Socorros; Giovana e Éric, Técnicas de Sapa. Conquistas: Promessa da escoteira Stéfanie; um ano de boas atividades do Vitor Junkherr e do Glauco e dois anos do Valter; IMMA e Brevê Nível 1 dos es-coteiros Cecilia e Valter e Cordão Verde-Amarelo do Arthur.

Destaques: Patrulha - Águia; Monitor - Valter; Es-coteiro Revelação - Robinson. Homenagens: O mês de dezembro marcou a despe-dida de duas pessoas muito queridas para a Tropa Fênix - os chefes Augusto e Wania. Durante o mês, eles receberam homenagens dos escoteiros, que guardam com carinho as lembranças das boas ativ-idades e ensinamentos dos chefes, os quais ficaram

bastante emocionados com os mimos da gurizada.

Sênior:

Especialidades: Yuri, Planador, Primeiros Socor-ros, Cartografia, Astronomia, Criação de Animais de Estimação e Babá; Tarcízio, Cartografia e Arco e Flecha; Arthur Felix, Criação de Animais Domésti-cos; Maysson, Skateboard.

Datas especiais: um ano de boas atividades do Vitor e três do Tarcizio; entrega da progressão Azimute do sênior João Vitor; troca de monitoria da Gua-rani (Jamile e Arthur Fuchs são os novos monitora e submonitor da patrulha); começo da transição da guia Débora com o Clã Pioneiro; promessa do sênior Arthur Felix e da guia Joiciellen; entrega do Brevê Nível 2, Insígnia Aeronauta e Cordão Dour-ado do Yuri.

Destaques: Patrulha - Guarani; Guia e Sênior - Jamile e Yuri.

Pioneiro:

Conquistas: Insígnia de B.P. da Mariana e entrega da etapa de Compromisso do Lucas.

Datas especiais: aniversário do Matheus, passagem do sênior Maysson e despedida da Mariana.

Page 3: Pax - Dezembro 2012

Calendário:

09 a 13 de Janeiro – IV Camporee Sul (Tramandaí)27 de Janeiro – II Jangadão Escoteiro e Sênior (SO-CEPE)19 à 21 de Fevereiro – Acampamento de Verão Sênior (Três Barras)22 e 23 de Fevereiro - Acantonamento da Tropa Es-coteira (Gearas)02/03 - Início das Atividades 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO DEZEMBRO/2012

Foto

s e im

agen

s: D

ivul

gaçã

o G

EARA

S/G

oogl

e Im

agen

s

3

PAX - Informativo Periódico do GEARASDistribuição gratuita

Responsável: Mariana Cervi SoaresContato: [email protected]

No dia 16 de dezembro, o ramo sênior do 4º Distrito Escoteiro realizou o Churras Fut e Chur-ras Vôlei no campo do DAER. O evento, realizado anualmente, envolveu momentos de integração e confraternização, marcando o encerramento das atividades de 2012 do ramo sênor. Participaram do encontro, junto com o Gearas, o chefe Guto e as tropas dos grupos Melvin Jones e Tupanciguara.

Churrasfut Distrital Sênior

Após o encerramento das atividades do Gearas, o Clã Pioneiro Sopro do Dragão realizou a entrega das doações de 2012 para a Escolinha Criança Feliz. Entre os materiais presenteados, estiveram doces, produtos de limpeza e higiene e calçados, doados por pais e por jovens do próprio Clã. Na ocasião, a pioneira Mariana também entregou as suas últi-mas rifas, que foram vendidas como forma de ar-recadar verbas para a adaptação do banheiro da Es-cola para crianças portadoras de deficiência física.

Boa Ação Pioneira

A Diretoria do Gearas promoveu, no dia 12 de dezembro, a segunda Assembleia Ordinária de grupo de 2012. Entre as pautas discutidas e votadas no en-contro, estiveram a prestação de contas do ano e os reajustes para 2013, as melhorias de infraestrutura da sede, o funcionamento da conta bancária do grupo, a escolha dos delegados para a Assembleia Regional (que será realizada em Porto Alegre, no mês de abril) e as atividades para o próximo ano letivo. Partic-iparam da reunião cerca de 25 pessoas, entre chefes, pais e jovens. A próxima assembleia será realizada no início das atividades de 2013. A participação de todos é muito importante para o crescimento do Gearas!

Assembleia Ordinária

No dia 8 de dezembro, os lobinhos participaram de um “Show de Talentos” no Gearas. A proposta era de que cada um preparasse uma apresentação especial - danças, músicas, mágicas, teatros, piadas. A função dos pequenos foi acompanhada pelos seus pais e pelos velhos lobos da Alcateia.

Show na Alcateia