PE Teorias Ens Hist 2015

2
PLANO DE ENSINO Disciplina: Teorias do Ensino de História 2ª série Carga horária Teórica: 57 Prática: 15 Total: 72 Ementa: Discutir o processo de construção e progressão do conhecimento histórico partindo das idéias e o pensamento dos jovens estudantes; conhecer as pesquisas sobre a construção deste conhecimento, a fim de possibilitar aos jovens professores a intervenção cognitiva adequada a partir do trabalho das metodologias da história. Objetivos: Subsidiar teoricamente a prática docente dos futuros professores em relação aos fundamentos de Psicologia da Educação; Oferecer condições para que os alunos compreendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem relacionando os estudos no campo da Psicologia da Educação e o ensino de História. Conteúdo Programático: 1. Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem: Piaget e Vygotsky; 2. Teorias Pedagógicas e Aprendizagem Histórica. 3. A progressão cognitiva dos estudantes e o desenvolvimento da consciência histórica. 4. A avaliação no ensino de História e as teorias de aprendizagem. Metodologia: Análise de textos, aulas expositivo-dialogadas, uso de recursos didático-pedagógicos variados, realização de seminários, produção de textos, análise de documentos e outros. Carga horária prática como componente curricular (PCC): Análise de currículos e materiais didáticos utilizados em escolas do ensino básico, investigando a forma como abordam a progressão cognitiva dos estudantes em relação aos conteúdos propostos. Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada de acordo com o disposto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como na Resolução 014/2011 – CEPE/UENP. As notas serão atribuídas em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, e poderão resultar de verificações de aprendizagem variadas: provas escritas e/ou seminários e/ou análise de textos e/ou produção de artigo científico e/ou trabalhos em grupos ou individuais. Ao longo de cada semestre o estudante será submetido a pelo menos dois instrumentos de avaliação. Será considerado aprovado o aluno que, ao final do período letivo, obtiver média aritmética simples igual ou superior a 7,0 (sete) pontos. Será considerado reprovado o aluno que, ao final do ano letivo, exceder o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas. Alunos com média final superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) pontos deverão Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus de Jacarezinho Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE Colegiado de História Ano: 2015. Docente: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

description

Programa de Ensino de Teorias do Ensino de História, Prof. Dr. Jean Carlos Moreno. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Transcript of PE Teorias Ens Hist 2015

  • PLANO DE ENSINO Disciplina: Teorias do Ensino de Histria 2 srie Carga horria Terica: 57 Prtica: 15 Total: 72 Ementa: Discutir o processo de construo e progresso do conhecimento histrico partindo das idias e o pensamento dos jovens estudantes; conhecer as pesquisas sobre a construo deste conhecimento, a fim de possibilitar aos jovens professores a interveno cognitiva adequada a partir do trabalho das metodologias da histria.

    Objetivos: Subsidiar teoricamente a prtica docente dos futuros professores em relao aos fundamentos de Psicologia da Educao; Oferecer condies para que os alunos compreendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem relacionando os estudos no campo da Psicologia da Educao e o ensino de Histria.

    Contedo Programtico:

    1. Concepes tericas contemporneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem: Piaget e Vygotsky;

    2. Teorias Pedaggicas e Aprendizagem Histrica. 3. A progresso cognitiva dos estudantes e o desenvolvimento da conscincia

    histrica. 4. A avaliao no ensino de Histria e as teorias de aprendizagem.

    Metodologia: Anlise de textos, aulas expositivo-dialogadas, uso de recursos didtico-pedaggicos variados, realizao de seminrios, produo de textos, anlise de documentos e outros.

    Carga horria prtica como componente curricular (PCC): Anlise de currculos e materiais didticos utilizados em escolas do ensino bsico, investigando a forma como abordam a progresso cognitiva dos estudantes em relao aos contedos propostos. Avaliao:

    A avaliao da disciplina ser realizada de acordo com o disposto no Projeto Pedaggico de Curso (PPC), bem como na Resoluo 014/2011 CEPE/UENP. As notas sero atribudas em escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, e podero resultar de verificaes de aprendizagem variadas: provas escritas e/ou seminrios e/ou anlise de textos e/ou produo de artigo cientfico e/ou trabalhos em grupos ou individuais. Ao longo de cada semestre o estudante ser submetido a pelo menos dois instrumentos de avaliao.

    Ser considerado aprovado o aluno que, ao final do perodo letivo, obtiver mdia aritmtica simples igual ou superior a 7,0 (sete) pontos. Ser considerado reprovado o aluno que, ao final do ano letivo, exceder o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas. Alunos com mdia final superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) pontos devero

    Universidade Estadual do Norte do Paran Campus de Jacarezinho Centro de Cincias Humanas e da Educao CCHE Colegiado de Histria Ano: 2015. Docente: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

  • Aprovado pelo Colegiado de Histria em ___/___/___. Homologado pelo Conselho de Centro em ___/___/___.

    realizar exame final, conforme calendrio e normas da instituio.

    Referncias:

    BARCA, I. (2004). Os jovens portugueses: ideias em Histria. In: Perspectiva: Revista do Centro de Cincias da Educao. Dossi Juventude e Educao. Universidade Federal de Santa Catarina. v. 22, n.2 Florianpolis: Editora da UFSC. p. 381-403. BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de Histria: Fundamentos e Mtodos. So Paulo: Cortez, 2006. CARRETERO, M. Construtivismo e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2002. 96 p. _____; CASTORINA, Jos A. (Orgs.) Desenvolvimento cognitivo e educao: Os incios do conhecimento, vol.1. Editora Penso: Porto Alegre, 2014. 294 p. _____. (Orgs.). Desenvolvimento cognitivo e educao: Processos do conhecimento e contedos especficos, vol.2. Editora Penso: Porto Alegre, 2014. COLL, C.; MARCHESI, A.; PALCIOS, J. (orgs.). Desenvolvimento psicolgico e educao: Psicologia Evolutiva. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1996. HOFFMAN, J. Pontos & Contrapontos do pensar ao agir em avaliao. Porto Alegre: Editora Mediao, 1998 LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992. LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danas, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autntica, 2006. 208p. MORENO, J. C. Histria e Ensino Fundamental: formando os fundamentos. Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria, 2008. PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevncia do social. 5 ed. So Paulo: Summus, 2001. PERRENOUD, P. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens entre duas lgicas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 24 ed. So Paulo: Forense Universitria, 1999. RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. (orgs.) Conhecimento cotidiano, escolar e cientfico: representao e mudana. So Paulo: tica, 1997. RSEN, J. Aprendizagem histrica: esboo de uma teoria. In: _____. Aprendizagem histrica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2011. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BRAGA, Tnia. (org.) Dossi educao histrica. Educar em revista. Curitiba. Ed. UFPR. 2006. _____. CAINELLI, Marlene Rosa. Ensinar Histria. So Paulo: Scipione, 2004. _____; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. Jrn Rsen e o Ensino de Histria. Curitiba: editora UFPR, 2011. 150 p. SIMAN, Lana Mara de Castro. Representaes de Memrias Sociais Compartilhadas: Desafios para os Processos de Ensino e Aprendizagem da Histria. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 348-364, set./dez. 2005. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1978.