Pequenas notáveis

4
Pequenas notáveis Além de enfeitar as mãos, as unhas revelam muito sobre nosso estado emocional e de saúde. Aprenda como ler os sinais registrados nelas, segundo a medicina chinesa, e como deixá-las mais fortes e bonitas. O primeiro esmalte surgiu na China há 5 mil anos, feito de goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Sua cor indicava a classe social do homem ou da mulher que o usavam. Era um hábito freqüente entre os guerreiros pintar as unhas de vermelho antes de partir para a guerra. Na foto de abertura, esmalte Spicy Copper, de Helena Rubinstein. Pelo menos hoje, além de pintar, lixar e tratar de suas unhas, olhe para elas como você nunca fez antes. Preste atenção na cor, nos sinais e na textura. Mesmo que ainda não tenha notado, esses itens são um termômetro sensível do que se passa com sua saúde. Assim como o cabelo perde a vitalidade numa fase de estresse, essas pequenas estruturas formadas de queratina – a mesma proteína que compõe os fios – são afetadas pelo estado emocional. Os chineses que o digam! Segundo a medicina tradicional chinesa, emoções como a raiva, se forem intensas e duradouras, influem negativamente na energia do fígado e podem deixar as unhas opacas. Explicando de forma simples, isso acontece porque o fígado é o órgão responsável pelo transporte de energia vital (ch’i) pelo corpo – como o sangue segue o movimento da energia, um desequilíbrio energético no fígado pode prejudicar a circulação nas extremidades e resultar em unhas sem brilho. Já o medo afeta os rins, levando a uma menor absorção de cálcio e o conseqüente

description

pequenas

Transcript of Pequenas notáveis

Page 1: Pequenas notáveis

Pequenas notáveis

Além de enfeitar as mãos, as unhas revelam muito sobre nosso estado emocional e de saúde. Aprenda como ler os sinais registrados nelas, segundo a medicina chinesa, e como deixá-las mais fortes e bonitas.

O primeiro esmalte surgiu na China há 5 mil anos, feito de goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Sua cor indicava a classe social do homem ou da mulher que o usavam. Era um hábito freqüente entre os guerreiros pintar as unhas de vermelho antes de partir para a guerra. Na foto de abertura, esmalte Spicy Copper, de Helena Rubinstein.

Pelo menos hoje, além de pintar, lixar e tratar de suas unhas, olhe para elas como você nunca fez antes. Preste atenção na cor, nos sinais e na textura. Mesmo que ainda não tenha notado, esses itens são um termômetro sensível do que se passa com sua saúde. Assim como o cabelo perde a vitalidade numa fase de estresse, essas pequenas estruturas formadas de queratina – a mesma proteína que compõe os fios – são afetadas pelo estado emocional. Os chineses que o digam!

Segundo a medicina tradicional chinesa, emoções como a raiva, se forem intensas e duradouras, influem negativamente na energia do fígado e podem deixar as unhas opacas. Explicando de forma simples, isso acontece porque o fígado é o órgão responsável pelo transporte de energia vital (ch’i) pelo corpo – como o sangue segue o movimento da energia, um desequilíbrio energético no fígado pode prejudicar a circulação nas extremidades e resultar em unhas sem brilho. Já o medo afeta os rins, levando a uma menor absorção de cálcio e o conseqüente enfraquecimento das pequenas lâminas transparentes que recobrem a ponta dos dedos. E a harmonia interior se reflete em unhas saudáveis e viçosas (veja boxe na próxima página.)Como cuidar delas

O cuidado externo é fácil. Para deixá-las mais charmosas, há diversas cores e estilos. Da francesinha às marmorizadas (as unhas são mergulhadas em um pote de água em que foram misturados dois esmaltes diferentes) ou uma unha de cada cor... Ou ainda com minúsculos enfeites colados!

Page 2: Pequenas notáveis

Em casa ou na manicure, a idéia de que a unha bem-feita é a que remove toda a cutícula caiu por terra. É mais higiênico empurrá-la. “Tirar a cutícula deixa a base exposta a infecções, que, se não tratadas a tempo, deformam a unha”, lembra a dermatologista Chen Mei Zoo, de São Paulo. O recomendado é empurrar as cutículas para cima com o auxílio de uma espátula, aproveitando quando elas estão molinhas ao final do banho. Corte os excessos de cutícula com um alicate apropriado.

Lembre-se de limpar as unhas com uma escovinha própria porque debaixo delas acumulam-se fungos e bactérias. Evite que encravem cortando-as retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais. Para manter sua força, lixe-as sempre na mesma direção, nunca em movimentos de vaivém, e jamais lixe a camada que fica sobre a unha e serve de escudo contra os microrganismos que podem aderir à superfície.

Saúde na ponta dos dedosAs unhas são um termômetro de nossa vitalidade, e observá-las pode ser revelador. “A consistência, o formato e o viço podem indicar vários desequilíbrios no organismo, em geral ligados ao fígado – órgão responsável por nutrição, crescimento, brilho e textura das unhas”, diz Hong Jin Pai, vice-presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA) e médico-chefe da equipe de Acupuntura do Centro de Dor do Hospital de Clínicas de São Paulo. Segundo Jou El Jia, presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, em São Paulo, a acupuntura, que usa agulhas para restabelecer o equilíbrio, pode corrigir uma grande parte dos desequilíbrios. Confira a seguir qual pode ser o problema se as unhas estiverem...

• Quebradiças ou lascadas – O culpado pode ser o uso excessivo de esmaltes e removedores ou ainda a imersão freqüente das mãos na água e o contato com detergentes e sabões, que enfraquecem as unhas. Sem contar a deficiência de ferro (anemia) e cálcio. Vale retirar o esmalte dois dias antes de ir à manicure para as unhas respirarem.Na visão da medicina chinesa, unhas finas ou quebradiças revelam a deficiência de energia dos rins, que são nossa fonte energética e ajudam a fixar o cálcio. “A causa pode ser o estresse emocional,

Page 3: Pequenas notáveis

que leva à perda da resistência orgânica e afeta os rins”, esclarece Jou.

• Com estrias – Indica a falta de cálcio, o que impede o crescimento uniforme da unha. Consuma mais leite e derivados, frutos do mar e sementes, como a de girassol e o gergelim.Para a medicina tradicional chinesa, indica a alteração na circulação de energia vital no baço e no pâncreas.

• Com manchas brancas – É um sinalizador da falta de zinco ou de vitamina A na dieta. Aumente o consumo de espinafre, cereais integrais e sementes de girassol.Os chineses relacionam esse sintoma à fraqueza energética no pulmão, podendo indicar uma baixa de imunidade em conseqüência de doenças crônicas, infecções ou inflamações, períodos prolongados de angústia e tristeza.

• Pálidas – A causa pode ser a anemia ou algum problema hepático. Procure a ajuda de um médico para fazer uma avaliação geral. Para os chineses, tem a ver com o desequilíbrio no fígado, órgão que acumula a raiva que você não expressou.

Nutrir é preciso“O tamanho, a cor e a textura das unhas estão ligados à herança genética e à qualidade de nossa alimentação. Assim como o restante do organismo, as unhas se ressentem da deficiência nutricional”, diz a infectologista biomolecular Iara Gaieski Pinós, de Florianópolis, SC. É importante consumir com freqüência principalmente alimentos ricos em...

Vitamina A: cenoura, pêssego, ovos, queijos, fígado, brócolis.

Vitaminas do complexo B: frango, levedura de cerveja, lentilhas e cereais integrais

Cálcio: leite e derivados, couve, sardinha, figos secos, espinafre e sementes, como a de girassol e o gergelim

Zinco: semente de abóbora, feijão, arroz integral, gérmen de trigo e frutos do mar.