Período - energiaesaneamento.org.br · A partir do próximo dia 15, o Museu da Energia de Itu...

47
Dezembro/2014 Período 1 a 31 de dezembro de 2014

Transcript of Período - energiaesaneamento.org.br · A partir do próximo dia 15, o Museu da Energia de Itu...

Dezembro/2014

Período1 a 31 de dezembro de 2014

Museu da Energia de Itu celebra seus 15 anos com exposição da chegada da energia elétrica na cidade

A mostra destaca equipamentos de iluminação típicos dos séculos XIX e do início do século XX, revelando curiosidades da implantação da luz elétrica

A partir do próximo dia 15, o Museu da Energia de Itu promove exposição “Os ituanos e a chegada da luz”, abrindo as comemorações pelos 15 anos da instituição, na qual o público poderá conhecer mais sobre o início das luzes pelas ruas da cidade e a evolução do sistema elétrico, que contribuiu para a tecnologia existente nos dias atuais.Montada no piso térreo do museu, a mostra permitirá ainda uma viagem ao passado para os visitantes, mostrando os fatos mais importantes que envolveram a eletricidade na região, como a figura do "homem vagalume", responsável por acender os lampiões públicos a querosene; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica em Itu, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir os mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co.Gratuita, a mostra seguirá aberta por tempo indeterminado e, excepcionalmente, no primeiro dia de funcionamento (15/12), estará aberta à visitação das 14 horas às 17 horas. Nos demais dias, de segunda-feira à sábado, das 10 horas às 17 horas.O Museu de Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999 e foi a primeira unidade museológica implantada pela Fundação Energia e Saneamento, instituição dedicada a XXXX.História da energia elétrica na cidadeEm Itu, a eletricidade teve início no alvorecer do século XX, quando capitalistas pertencentes às tradicionais famílias da região fundaram, em 1903, a Companhia Ytuana de Força e Luz. No ano seguinte, formalizava-se um contrato entre a Companha e a Câmara Municipal para a distribuição de luz e força elétrica ao município. Em 1906, a Companhia Ytuana inaugurou a Hidrelétrica de Lavras, localizada na Vila do Salto de Itu e, no mesmo ano, começou a fornecer iluminação pública aos ituanos. Já em 1908, a Companhia comprou o sobrado da família Corrêa Pacheco - atual Museu da Energia - e nele instalou sua sede e agência de atendimento público.A chegada da energia elétrica mudou o cotidiano dos ituanos. Esse processo ficou registrado pelos cronistas locais, em especial na obra de Francisco Nardy Filho (1879 – 1959), sendo acompanhado pelos moradores por meio dos jornais da época.

Serviço

Exposição “Os Ituanos e a chegada da luz”Museu da Energia de ItuData: 15 de dezembro, das 14 às 17h. Demais dias: de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h.Local: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu, SPENTRADA GRATUITA

Fundação Energia e Saneamento leva mostra sobre evolução da luz elétrica para a estação do metrô Santa Cecília

Dezenas de fotos do rico acervo da instituição destacam curiosidades da implantação do sistema elétrico na capital e cidades do interior, e poderão ser vistas pelo público em São Paulo

Com o objetivo de se aproximar ainda mais do público paulistano, a Fundação Energia e Saneamento inicia a itinerância, a partir do próximo dia 10, da exposição "História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)" na estação de metrô Santa Cecília, na Capital. A mostra reúne, em uma linha cronológica, os marcos do processo de evolução da indústria de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.

Por meio de painéis fotográficos e textos, os visitantes podem acompanhar o processo de implantação da energia, iniciado no final do século 19 com o capital oriundo da cafeicultura introduzida nas terras do Vale do Paraíba e do oeste paulista. A exposição destaca, por exemplo, a construção de algumas das primeiras usinas hidrelétricas e a inauguração de iluminação pública em diversas cidades do Estado. Na cidade de São Paulo, o marco foi a chegada da Light, em 1900, que implantou as primeiras linhas de bonde elétrico na Capital.

A partir da década de 1950, o Estado passou a ser o grande indutor do setor elétrico. Empresas foram estatizadas e outras de capital misto foram criadas. Esse cenário voltou a se modificar na década de 1990, quando várias estatais foram privatizadas e as empresas estrangeiras voltaram a operar no setor, sobretudo na distribuição de energia.

O público poderá conferir a mostra “História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)”até o dia 31 de dezembro, com visitação gratuita, na Estação. A exposição conta o patrocínio da EDP, empresa que atua na área de comercialização, geração e distribuição de energia elétrica no País, com apoio institucional do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo.

Sobre a Fundação Energia e SaneamentoCriada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

EMPRESAS MANTENEDORASAES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE

PATROCINADORESEDP

APOIO INSTITUCIONALInstituto EDP

ServiçoExposição “História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)”Data: 10 a 31 de dezembroEndereço: Largo Santa Cecília, s/nº - Santa Cecília – São Paulo – SPInformações: (11) 3333-5600Site: www.energiaesaneamento.org.br

SitesNúmero de veículos utilizados: 18

Quais foram: Agito São Paulo, ITU.com

Número de iserções:

RádioNúmero de veículos utilizados: 1

Quais foram: Rádio Estadão

Número de iserções: 1

TVNúmero de veículos utilizados: 2

Quais foram: Jornal Nacional e TV Diário

Número de iserções: 2

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição História da Energia

Publicado em: 9/12/2014

Veículo: Agito São Paulo

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Visita ao Museu da Energia

Publicado em: 8/12/2014

Veículo: Blog

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Programação do mês de dezembro

Publicado em: 15/12/2014

Veículo: ITU.com

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição Os ituanos e a chegada da luz

Publicado em: 8/12/2014

Veículo: ITU.com

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição Evolução da luz elétrica

Publicado em: 9/12/2014

Veículo: Gazeta da Semana

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição História da Energia Elétrica no Metrô Santa Cecília

Publicado em: 09/12/2014

Veículo: Jornal Hoje Livre

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição Os ituanos e a chegada da luz

Publicado em: 15/12/2014

Veículo: Destino Caipira

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Design de interiores: os azulejos portugueses ontem e hoje

Publicado em: 9/12/2014

Veículo: Blog Carina Pedro

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição Os ituanos e a chegada da luz

Publicado em: 11/12/2014

Veículo: Jornal Periscópio

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição Os ituanos e a chegada da luz

Publicado em: 18/12/2014

Veículo: Jornal Periscópio