Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (4°edição)

8
Na reta final Falta pouco para a inauguração da Arena Pernambuco e a conclusão das últimas obras viárias para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 INFORMATIVO DA SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA COPA DE 2014 EM PERNAMBUCO EDIÇÃO 04 JAN/FEV 2013 Arena Pernambuco terá Juizado do Torcedor 03 08 Pronatec na Empresa capacita profissionais no Estado FOTOS: [1] E [3] RAFAEL BANDEIRA [2] EDUARDO MARTINO [1] [2] [3]

description

Informativo bimensal da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE)

Transcript of Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (4°edição)

Na reta final Falta pouco para a inauguração da Arena Pernambuco e a conclusão das últimas obras viárias para aCopa das Confederações da FIFA Brasil 2013

INFORMATIVO DA SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA COPA DE 2014 EM PERNAMBUCO

EDIÇÃO 04 JAN/FEV 2013

Arena Pernambuco terá Juizado do Torcedor 03 08

Pronatec na Empresa capacita profissionais no EstadoFO

TOS:

[1] E

[3] R

AFA

EL B

AN

DEI

RA [2

] ED

UA

RD

O M

ART

INO

[1]

[2]

[3]

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

02

Após 29 meses de muito trabalho coletivo, os portões da Arena Pernam-buco serão abertos no próximo dia 14 de abril, com o acesso dos visitan-

tes assegurado por um sistema viário também construído em tempo recorde. Trata-se de mais uma comprovação da capacidade dos pernambucanos e

do Governo do Estado de vencer grandes desafios. De princípio, a arena e o sistema viário em seu entorno deveriam estar concluídos apenas em dezem-bro de 2013, seis meses antes do início da Copa do Mundo de 2014. Com a inclusão de Pernambuco na Copa das Confederações, a ser disputada em junho próximo, todas as obras tiveram término antecipado em oito meses.

É raro, sabemos todos, a antecipação de entregas de obras públicas. Na maioria das vezes, o que acontece são prorrogações de prazos, por variados motivos. No entanto, no caso da Arena Pernambuco, não foi dada a possibi-lidade de que nenhum motivo prorrogatório viesse a prevalecer. Para tanto, mobilizaram-se milhares de operários; dezenas de arquitetos e engenheiros; órgãos públicos federais, estaduais e municipais; empreendedores privados e a convicção dos pernambucanos, que nunca desacreditaram do êxito de uma iniciativa voltada para o futuro do Estado.

Com a Cidade da Copa e a arena, Pernambuco recebe não apenas um moderno projeto imobiliário e um estádio de padrão mundial. Esses empre-endimentos são considerados pela FIFA dois dos mais importantes legados que os torneios mundiais de futebol deixarão no Brasil.

Faltam poucos dias. Estamos na linha do gol. E há muito a comemorar daqui para a frente.

Ricardo LeitãoSecretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco

Diretora de redaçãoLuciana Nunes [email protected]

EditoraMarianne [email protected]

AtendimentoJuliana [email protected]

RepórteresBruno [email protected] D'arc [email protected]

RevisoraJuliana [email protected]

DesignersAna Elisa [email protected] Juliana [email protected]

FotógrafoRafael [email protected]

Exclusiva!BR Rua da Guia, 99Recife Antigo, Recife-PEwww.exclusivabr.comfacebook.com/exclusivabr

Governador do Estado de Pernambuco Eduardo Campos

Vice-governador do Estado de Pernambuco João Lyra Neto

Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco Ricardo Leitão

EDITORIAL

Na linha do gol

RAFA

EL B

AN

DER

IRA

EXPEDIENTE

EXPEDIENTE

Secretário Executivo de Supervisão Técnica Silvio Bompastor

Secretário Executivo de Relações Institucionais Gilberto Pimentel

SECOPA-PERua Padre Roma, 120, 8° andarRecife-PEwww.secopa.pe.gov.br

facebook.com/PernambuconaCopa2014

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

03

ATUAÇÃO JUDICIÁRIA

A Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo

da FIFA Brasil 2014TM em Pernambu-co vão contar com uma estrutura judi-ciária especial dentro da arena que está sendo erguida em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Reci-fe. Dentro do estádio multiuso, irá fun-cionar uma unidade judiciária do Tribu-nal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com atuação do Juizado do Torcedor e da Vara da Infância e Juventude.

“Quanto mais segurança para o torcedor melhor. Por isso, essa é uma ação muito positiva do TJPE, já que se trata de mais uma instituição que se junta nesse esforço coletivo para garantir a segurança dentro da Are-na Pernambuco. O fato de o Juizado do Torcedor estar presente dentro do estádio é uma garantia a mais para os torcedores”, ressalta o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão.

Identificar os locais onde pode-rão realizar ações promocionais e

conhecer as áreas de Hospitalida-de. Foram esses objetivos que leva-ram uma comitiva de 47 represen-tantes dos patrocinadores oficiais da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM a visitar as obras

O Galo da Madrugada, que ar-rasta milhões de foliões no Sá-bado de Zé Pereira, foi o cenário escolhido pela Secretaria de Saú-de de Pernambuco para realizar ações de monitoramento de saú-de em tempo real, como um pré--teste para as duas competições da FIFA em Pernambuco. A ação teve como objetivo fornecer rela-tórios a cada duas horas de desfi-le, com dados gerados a partir de atendimentos emergenciais rea-lizados no Samu e nas Unidades de Prontoatendimento, além dos casos de violência sexual registra-dos no Instituto Médico Legal e óbitos suspeitos de estarem rela-cionados com doenças. Também foram testados panfletos conten-do endereço, telefones e as espe-cialidades médicas de plantão de toda a rede hospitalar, com conte-údo em inglês e português.

Essa estrutura especial faz parte do Plano de Ação Judiciária, desenvolvido pelo TJPE para as duas competições da FIFA em Pernambuco. Além da atu-ação dentro da arena, o plano deter-mina que os encarregados da Vara de Infância e Juventude trabalhem no Fórum de São Lourenço da Mata, que está passando por melhorias e adequa-ções para as competições. Os mem-bros do Judiciário trabalharão tam-bém no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Todo o trabalho será desenvolvido atra-vés de plantões, que terão a participa-ção do Ministério Público, da Defenso-ria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos órgãos opera-cionais da Secretaria de Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros), além da segurança privada da arena.

“Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas para oferecer uma atua-

A estrutura especial faz parte do Plano de Ação Judiciária para as duas competições da FIFA no Estado

Comitiva do TJPE visitou a Arena

Pernambuco no dia 19 de fevereiro

Arena Pernambuco terá Juizado do Torcedor e Vara da Infância e Juventude

Patrocinadores da FIFA visitam Pernambuco Carnaval como testeSAÚDEVISITA

ção eficaz no combate à violência nes-se período. Temos que nos estruturar para atender ao aumento da demanda, pois os eventos na Arena Pernambuco contarão com a presença do Juizado do Torcedor em uma atuação anda mais abrangente, envolvendo também a questão da infância e do adolescente”, afirma o Presidente do TJPE, o desem-bargador Jovaldo Nunes.

RAFA

EL B

AN

DEI

RA

da Arena Pernambuco no último dia 22 de fevereiro.

Após assistirem a vídeos sobre o Recife, a Arena Pernambuco, a cultura do Estado e a infraestrutu-ra que está sendo construída para garantir a mobilidade urbana, os representantes dos patrocinado-res da FIFA puderam visitar as instalações da arena e identificar os locais onde serão instaladas as placas de sinalização e a comuni-cação visual. Durante a visita, a comitiva foi dividida em três gru-pos, de acordo com as especiali-dades de cada patrocinador.

Da Arena Pernambuco, eles se-guiram até o Bairro do Recife, para conhecer o Marco Zero, local onde acontecerá a FIFA FanFest. No local, a comitiva recebeu es-clarecimentos sobre o processo de montagem e organização do evento.

NIL

TON

LEA

L

Grupo visitou o local da FIFA FanFest em Pernambuco

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

04

CAPA

Obras viárias para competições da FIFA avançam com velocidadeSomando-se a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, 18 obras de mobi-lidade urbana serão entregues à população

Assim como a construção da Are-na Pernambuco, as obras viárias

para garantir a mobilidade urbana na Copa das Confederações da FIFA Bra-sil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM também seguem em rit-mo acelerado. Das 14 intervenções para a competição deste ano, seis já foram inauguradas: a duplicação da BR-408, os conectores do Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre, o Terminal Integrado Aeroporto, o viaduto da Panordestina, a requalificação da Estrada da Bata-lha e o viaduto dos Bultrins. Março é o mês de entrega de mais quatro obras: o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife, o Terminal Integra-do do TIP, a Estação Cosme e Damião do metrô e os viadutos na BR-408 (de acesso à Arena Pernambuco).

Outras três intervenções serão inauguradas no próximo mês de maio: o Terminal Integrado Cosme e Damião, o Ramal Cidade da Copa

FOTO

S: R

AFA

EL B

AN

DEI

RA

e o viaduto de Ouro Preto. Já o pra-zo para finalizar a entrega dos seis novos trens do metrô é junho deste ano. “As obras de mobilidade urba-na estão avançando muito bem, den-tro do cronograma previsto. Intensi-ficamos o monitoramento, pois se trata de intervenções cruciais, que vão permitir o acesso dos torcedo-res à Arena Pernambuco e a logís-tica de todo o projeto. O planeja-mento estratégico da cidade em dia de jogos depende dessas obras, por isso temos direcionado uma atenção total e diferenciada para esse conjun-to de obras para a Copa das Confede-rações”, afirma o Secretário Executi-vo de Supervisão Técnica da SECO-PA-PE, Silvio Bompastor.

Com relação às obras viárias para o Mundial de 2014, duas delas serão entregues ainda neste ano: a pas-sarela do Aeroporto (setembro de 2013) e o Corredor Norte-Sul (outu-bro de 2013). Já o prazo de conclu-

são do Corredor Leste-Oeste é o mês de fevereiro do próximo ano. “O novo sistema viário inclui implanta-ção e duplicação de rodovias, junto à extensão do serviço de metrô, ten-do por objetivo principal conectar o sistema existente ao oeste da Região Metropolitana do Recife, onde está a Arena Pernambuco. Apenas em

obras de infraestrutura na RMR, estão sendo investidos mais de R$ 700 milhões em obras para a Copa das Confederações e mais de R$ 800 milhões para a Copa do Mundo”, destaca o Secretário Extra-ordinário da Copa de 2014 em Per-nambuco, Ricardo Leitão.

O planejamento estratégico da cidade em dia de jogos depende dessas obras, que vão permitir o acesso dos torcedores à arena e a logística de todo o projeto" Silvio Bompastor, Secretário Executivo da SECOPA-PE

O Mundial de 1934, sediado na Itália, deveria ter sido disputado na Suécia. Os suecos desistiram após alegar problemas financeiros.

Viadutos da BR-408, Estação

e TI Cosme e Damião serão

inaugurados nos próximos meses

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

05

Palco de três jogos da Copa das Confederações da FIFA Bra-

sil 2013 e cinco partidas da Copa do Mundo da FIFATM Brasil 2014, a Arena Pernambuco chegou à reta final de sua construção. Crescendo a um ritmo mensal de 6,5%, o está-dio multiuso que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, tem menos de 10% das obras a concluir. Previs-ta inicialmente para ser entregue em dezembro deste ano, a obra foi ace-lerada e teve seu prazo de conclusão antecipado para o mês de abril, ou seja, oito meses antes.

Após a conclusão do anel supe-rior da arquibancada e de finalizar a instalação da cobertura, a Arena Per-nambuco tem, entre os próximos passos da obra, a instalação dos assentos do anel superior, os acaba-mentos e a colocação dos telões. Ao todo, cerca de 4,6 mil operários reve-zam-se em dois turnos, que, quan-do somados, vão das 7h às 4h da

Arena Pernambuco entra na reta finalCom prazo de conclusão antecipado em oito meses, estádio multiuso será entregue em 14 de abril

Campo da Arena Pernambuco está sendo preparado

para receber o gramado

Na Copa do Mundo de 2006, o brasileiro Lúcio bateu o recorde de maior tempo sem fazer faltas: o zagueiro passou 383 minutos sem cometer infrações no Mundial.

OBRA PRAZO DE CONCLUSÃO

RESPONSÁVEL

Terminal Marítimo de Passageiros

Março 2013 Porto do Recife

Terminal Integrado do TIP Março 2013 SECID

Estação Cosme e Damião do Metrô

Março 2013 CBTU/METROREC

Viadutos na BR-408 (acesso à arena)

Março 2013 SETRA

TI Cosme e Damião Maio 2013 SECID

Ramal Cidade da Copa Maio 2013 SECID

Viaduto de Ouro Preto Maio 2013 SECID

Aquisição de 6 novos trens para o metrô

Junho 2013 CBTU/METROREC

OBRA PRAZO DE CONCLUSÃO

RESPONSÁVEL

Passarela do Aeroporto

Setembro 2013

SECID

Via Mangue Setembro 2013

PCR

Corredor Norte/Sul

Outubro 2013

SECID

Corredor Leste/Oeste

Fevereiro 2014

SECID

Centro de Comando e Controle Integrado

Maio2014

SECOPA/SDS

Nova Torre de Controle

Junho2014

INFRAERO

OBRAS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES DA FIFA BRASIL 2013:

OBRAS PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM:

madrugada seguinte.“Com as diversas frentes de tra-

balho acontecendo simultaneamen-te, a obra da arena está sendo execu-tada dentro do prazo previsto. O fato de estarmos na reta final mostra que, graças a um esforço coletivo, o plane-jamento está sendo rigorosamente cumprido, o que nos permitirá alcan-çar uma meta traçada: inaugurar a are-na no próximo dia 14 de abril”, afirmou

o Secretário Extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Leitão.

No início de abril, acontecerá a implantação do gramado, uma das fases mais aguardadas na constru-ção da Arena Pernambuco. Enquan-to isso, a grama está sendo cultivada no Centro de Treinamento do Náuti-co. Em uma ação inédita no Brasil, ela será transportada para a arena em sistema de rolos.

(SECID: Secretaria das Cidades | SETRA: Secretaria de Transportes | CBTU: Companhia Brasileira de Trens Urbanos | PCR: Prefeitura da Cidade do Recife INFRAERO: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária | SDS: Secretaria de Defesa Social)

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

06

Fuleco e bonecos gigantes fazem a festa na praia

Foi no ritmo do frevo e do fute-bol que Pernambuco entrou em

campo para comemorar a significa-tiva marca de 500 dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Realizado na Praia de Boa Viagem no último dia 30 de janeiro, o Fute-bol de Gigantes fez a festa de cente-nas de crianças, que se despediram das férias participando de atividades recreativas gratuitas na Arena Praia, montada pela SECOPA-PE especial-mente para a ocasião.

A grande estrela do evento foi Fuleco, a mascote oficial do Mundial de 2014. O tatu-bola veio à capital pernambucana para dar o chute ini-cial na partida de futebol de areia em que os titulares eram bonecos gigan-tes representando os ex-jogadores Pelé e Maradona, os cantores Chi-co Science, Reginaldo Rossi, Alceu Valença, o apresentador Chacrinha, o compositor Capiba, entre outras personalidades. Em seguida, Fuleco participou de uma sessão de fotos com o público.

O futebol de sabão, o totó huma-no e a cama elástica também garan-tiram a diversão da criançada. Crian-ças do Coque, de Brasília Teimosa e de São Lourenço da Mata se diver-tiram bastante com as atividades, assim como as crianças que estu-dam no Centro Suvag de Pernambu-co — instituição voltada para a edu-cação de surdos —, que também

Centenas de crianças tiraram fotos com a mascote e participaram de atividades recreativas na Arena Praia em Boa Viagem, no Recife

500 DIAS PARA O MUNDIAL

participaram do evento. Todas as ati-vidades recreativas foram monito-radas por professores de Educação Física e voluntários da SECOPA-PE, entre eles adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Vis-ta Alegre (Case), situado em Jaboa-tão dos Guararapes.

O evento contou ainda com uma apresentação do projeto Aprenden-do a Torcer, realizado pela Secreta-ria de Esportes de Pernambuco. A necessidade de levar a paz aos está-dios de futebol, a importância da amizade e do respeito ao próximo foram alguns dos temas abordados no espetáculo, que tem como obje-tivo promover a educação dos torce-dores pernambucanos com faixa etá-ria a partir dos 8 anos de idade.

“Desde setembro de 2011, quan-do faltavam mil dias para a Copa do Mundo, a SECOPA-PE vem cele-brando a contagem regressiva a cada 100 dias que faltam para a chegada da competição. Para essa data mar-cante dos 500 dias, nada mais lógico do que realizarmos uma programa-ção que contemplasse o fim do perí-odo de férias e o início do Carnaval. Ficamos bastante satisfeitos com essa ação, pois estamos conseguin-do mobilizar a população para que ela vivencie a Copa do Mundo desde agora”, comemora o Secretário Exe-cutivo de Relações Institucionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel.

Calendário dos voluntários

EXPRESSAS

Lanchonete popular

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre já conta com uma lanchone-

te com preços controlados, a chamada lanchonete popular. Inaugurado no dia 24 de fevereiro, o estabe-lecimento ocupa uma área de 16 metros quadrados na praça de alimentação do terminal pernambucano e opera das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo, ofe-recendo opções de alimentação com preços diferen-ciados, estabelecidos por meio de pesquisa realizada no mercado local. O Aeroporto do Recife é o quarto terminal da Infraero a inaugurar a iniciativa, que será implantada em todos os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM administra-dos pela empresa.

Quem se inscreveu no programa Brasil Voluntário para atuar na Copa das Confederações da FIFA Brasil

2013 como voluntário deve ficar atento às próximas datas da seleção. O treinamento a distância será realizado de 11 de março a 11 de abril, período que os candidatos terão para completar as atividades propostas. Entre 12 e 18 de abril, serão notificados os selecionados para a fase seguin-te, que é a formação presencial. Essa etapa ocorre de 20 de abril a 11 de maio. Já o resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de maio. Ao todo, serão selecionados em Pernambuco 1.166 voluntários, que vão trabalhar inte-grados com os voluntários escolhidos pela FIFA e atende-rão a pontos turísticos, aeroportos, festas públicas, Fan Fest e outras áreas ligadas diretamente ao público.

RAFA

EL B

AN

DEI

RA

RAFA

EL B

AN

DEI

RA

A Copa do Mundo do México de 1970 foi a primeira a ser transmitida pela televisão brasileira. Cerca de 25 milhões de telespectadores assistiram a todas as partidas.

DIV

ULG

ÃO

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

07

SELEÇÃO DESTAQUE

Seleção ItalianaCom o título de tetracampeã mundial, a Seleção Italia-

na é a segunda equipe mais bem sucedida em Copas do Mundo, ficando atrás apenas do Brasil. Mas todo esse estrelato foi conquistado aos poucos. A primeira vez que entrou em campo foi em 15 de maio de 1910 e, des-te então, está presente nas principais competições mun-diais, conquistando o primeiro título mundial em 1934.

Nesse ano, a Seleção da Itália deu a maior goleada da história da competição da FIFA, marcando, logo na pri-meira fase, o placar de 7 a 1 contra os Estados Unidos. A final foi contra a Tchecoslováquia, que levava o jogo empa-tado até que, na prorrogação, Angelo Schiavio fez o gol do título italiano: 2 a 1. O bicampeonato viria quatro anos depois, na Copa do Mundo de 1938, na França, consagran-do o técnico da Itália na época, Vittorio Pozzo, como o único a conquistar mais de um título em Mundiais.

A Seleção Italiana é conhecida como a Squadra Azzur-ra (Esquadra Azul) ou simplesmente Azzurra (Azul) — nomes que vêm do uniforme azul, cor predominante no brasão da antiga família real de Savoia, que reinou no país de 1861 até 1946. Mas nem sempre os italianos pude-ram ver seus jogadores com o simbolismo da cor azul, em campo. Em meio ao título de 1938, os uniformes eram pretos, cor do regime fascista que dominava o país na época. O preto também foi usado no Mundial de 1966, em uma disputa contra a União Soviética.

A oportunidade de ganhar o tricampeonato veio na Copa do Mundo de 1970. Nesse ano, o Brasil também buscava esse título único, pois nenhuma seleção tinha chegado até esse patamar dentro do principal torneio de futebol. E foi nesse clima que a final foi disputada entre

Itália e Brasil, com vitória da Seleção Brasileira por 4 a 1. Com isso, os italianos tiveram que adiar o sonho de ter

os três títulos, o que só foi concretizado em 1982, na Copa do Mundo na Espanha. Paolo Rossi foi o grande destaque da competição ao marcar seis gols que levaram a Itália ao tricampeonato mundial. Na decisão, os italianos vence-ram, por 3 a 1, a Alemanha Ocidental, que vinha de uma semifinal dramática decidida nos pênaltis contra a França.

A mais recente comemoração em um Mundial da FIFA veio em 2006, com a conquista do tetracampeonato, depois da polêmica partida final contra a França, onde o craque francês Zidane foi expulso após dar uma cabeça-da no zagueiro Marco Materazzi. A partida acabou sendo definida nos pênaltis, após empate por 1 a 1.

Também fazem parte do currículo da Seleção Italiana os títulos em Olimpíadas. A primeira medalha foi de bron-ze e veio em 1928, nos jogos disputados na Austrália. Oito anos depois, a vitória foi dourada. O ouro foi conquistado contra os Estados Unidos, no evento realizado em Berlim, na Alemanha. Em 2004, mais um bronze nos jogos de Atenas, na Grécia. Já pelo Campeonato Europeu, a Itália venceu nas categorias de sub-16 (atual sub-17) nos anos de 1982 e 1987; sub-21 em 1992, 1994, 1996, 2000 e 2004; e sub-19 em 2003.

Neste ano, os italianos vão desembarcar em Pernam-buco para disputar uma partida da Copa das Confedera-ções da FIFA Brasil 2013. No dia 19 de junho, uma quar-ta-feira, a Itália enfrenta o Japão na Arena Pernambuco.

Não perca na próxima edição: Seleção do Japão

DIV

ULG

ÃOSeleção Italiana

jogará na Arena Pernambuco

contra o Japão em 19 de junho

Com apenas 17 anos, o irlandês Norman Whiteside foi o jogador mais jovem a disputar uma partida de Copa do Mundo. O jogo foi no Mundial realizado na Espanha, em 1982.

PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014TM

08

Cursos capacitam profissionais de PernambucoAs aulas ocorrem nos próprios locais de trabalho dos alunos, que recebem uma assistência financeira do Governo Federal

São várias as opções de capacita-ções gratuitas oferecidas em Per-

nambuco pelo programa Pronatec na Empresa. Os 12 estados-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM par-ticipam do projeto, que busca integrar a qualificação profissional de trabalha-dores com a elevação da escolarida-de dos participantes, constituindo um importante instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional.

Em Pernambuco, o Pronatec na Empresa é realizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Per-nambuco (Empetur), em parceria com o Ministério de Turismo. As aulas acon-tecem nos próprios locais de trabalho, com frequências e horários que podem ser ajustados de acordo com a neces-sidade dos participantes. Os cursos do programa têm uma carga horária míni-ma de 160 horas e ainda oferecem uma

assistência financeira ao estudante, que receberá o valor de R$ 2 por hora/aula.

“As corporações terão a oportuni-dade de aprimorar o serviço oferecido ao turista que visita seu estabelecimen-to. Já o profissional recebe a oportuni-dade de se qualificar, crescer profissio-nalmente, ganhando um diferencial em relação a outros que também estão no mercado. Este é um momento único para aqueles que desejam fazer a dife-rença durante a Copa do Mundo no Brasil”, destaca o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

O garçom Thiago Maurício é um dos alunos do curso de inglês bási-co. “Esta é uma grande iniciativa para quem não pode pagar para se qualificar. Hoje, já consigo ter uma comunicação básica com os turistas. Aprendemos como desejar um bom dia, pedir licen-ça, saber se eles estão bem, é um gran-de passo para nossa profissão.”

PRONATEC NA EMPRESA

Pernambuco entrega Protocolos de SegurançaSEGURANÇA PÚBLICA

Elaboração dos Planos Táticos Operacionais é a próxima etapa do planejamento de segurança para as competições da FIFA no Estado

Pernambuco foi o primeiro estado--sede da Copa do Mundo da FIFA

Brasil 2014TM a concluir os Protoco-los Integrados de Segurança Pública e Defesa Civil, que têm como objeti-vo definir as atribuições e responsabi-lidades dos órgãos e das entidades de segurança. O documento foi entregue à Secretaria Extraordinária de Seguran-ça para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, durante a reu-nião da Comissão Estadual de Segu-rança para Grandes Eventos, realizada no Banco Central no dia 28 de janeiro.

“Esse macroplanejamento é impor-tante porque vai garantir que haja uma efetiva operação integrada de seguran-ça pública e atendimentos de emer-gência durante os eventos da FIFA. Em seguida, haverá a fase de validação dos protocolos, que compreende os trei-namentos e os exercícios simulados.

Nessa etapa, será feita a avaliação des-ses protocolos para verificar se serão eficazes ou se ainda há a necessida-de de ajustes ou mais recursos”, expli-cou Márcio Cunha, coordenador-geral de treinamento operacional da Direto-ria de Operações da Sesge, que veio de Brasília para receber o documento.

A próxima etapa do planejamento é a elaboração dos Planos Táticos Ope-racionais. “Serão elaborados 12 planos táticos, cada um com um tema especí-fico: Arena Pernambuco, Centro Oficial de Treinamento, hotéis oficiais, pontos turísticos, mobilidade urbana, porto, aeroporto, divisas estaduais... O objeti-vo é nos planejarmos bem para garan-tirmos um evento sem problemas e o mais seguro possível”, ressaltou Hum-berto Freire, delegado da Polícia Fede-ral que preside a Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos.

Os planos táticos para a Copa das Confederações têm que estar conclu-ídos e aprovados até março de 2013. “Nosso grande desafio é a integração das forças. Cada órgão tem o seu padrão de atuação, mas, para grandes eventos, todos têm que trabalhar juntos. Esses planos vão dizer quem faz o quê durante os eventos da FIFA em Pernambuco”, afirmou o Tenente-coronel Ilídio Vilaça, coordenador da Câmara Temática de Segurança para a Copa no Estado.

RAFA

EL B

AN

DEI

RA

Documento foi entregue

na reunião da Comissão Estadual de Segurança para

Grandes Eventos

MUNICÍPIO TOTAL DE CAPACITADOS*

Cabo de Santo Agostinho 458

Caruaru 777

Igarassu 227

Ilha de Itamaracá 43

Ipojuca 101

Jaboatão dos Guararapes 463

Olinda 727

Recife 5.978

Tamandaré 308

TOTAL 9.082

NÚMEROS DO PRONATEC NA EMPRESA EM PERNAMBUCO

Curta a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM em Pernambuco também no Facebook!Acesse: www.facebook.com/PernambuconaCopa2014

*DADOS REFERENTES ATÉ FEVEREIRO DE 2013