Personalização Em Massa

1
Personalização em Massa "Personalização em massa" pode ser definida como o processo de fornecer e sustentar lucrativamente os bens e serviços feitos sob medida, para os clientes de acordo com as preferências de cada um deles em relação à forma, o tempo, o lugar e o preço (Gordon, 1999, p.249). Para isso, a organização deverá adotar uma gestão flexível, dependendo do nível de customização que a empresa necessite adotar para atender os clientes alvo, o investimento poderá ser alto. As empresas que não se prepararem para a divisão de seus produtos, serviços ou projetos e adaptá-los as necessidades de seus clientes, podem se considerar fora da concorrência. Clientes cada vez mais exigentes e a concorrência a todo vapor, obrigam as empresas a investirem em tecnologia, profissionais especialistas e interatividade de qualidade através do marketing de relacionamento. Outra forma de segmentação citada por Philip, foi a classificação do cliente em 3 níveis “cliente bom, cliente muito bom e cliente melhor ainda”. Esta estratégia foi adotada por uma empresa que identificou o perfil financeiro dos seus clientes e adaptou os pacotes de serviços de acordo com o que o cliente estava disposto a pagar. Um exemplo da personalização em massa. Ocorre na indústria de construção civil, com a ajuda de recursos tecnológicos projeta a casa dos sonhos, totalmente personalizada, com um custo equivalente ao que a família pode pagar. Para tanto, as empresas que desejam manter-se neste mercado serão obrigadas a escolher a melhor maneira de manter e ganhar cada vez mais o gosto dos clientes.

description

Analise sobre o artigo Personalização em Massa.

Transcript of Personalização Em Massa

Page 1: Personalização Em Massa

Personalização em Massa

"Personalização em massa" pode ser definida como o processo de fornecer e sustentar lucrativamente os bens e serviços feitos sob medida, para os clientes de acordo com as preferências de cada um deles em relação à forma, o tempo, o lugar e o preço (Gordon, 1999, p.249).

Para isso, a organização deverá adotar uma gestão flexível, dependendo do nível de customização que a empresa necessite adotar para atender os clientes alvo, o investimento poderá ser alto.

As empresas que não se prepararem para a divisão de seus produtos, serviços ou projetos e adaptá-los as necessidades de seus clientes, podem se considerar fora da concorrência. Clientes cada vez mais exigentes e a concorrência a todo vapor, obrigam as empresas a investirem em tecnologia, profissionais especialistas e interatividade de qualidade através do marketing de relacionamento.

Outra forma de segmentação citada por Philip, foi a classificação do cliente em 3 níveis “cliente bom, cliente muito bom e cliente melhor ainda”. Esta estratégia foi adotada por uma empresa que identificou o perfil financeiro dos seus clientes e adaptou os pacotes de serviços de acordo com o que o cliente estava disposto a pagar.

Um exemplo da personalização em massa. Ocorre na indústria de construção civil, com a ajuda de recursos tecnológicos projeta a casa dos sonhos, totalmente personalizada, com um custo equivalente ao que a família pode pagar.

Para tanto, as empresas que desejam manter-se neste mercado serão obrigadas a escolher a melhor maneira de manter e ganhar cada vez mais o gosto dos clientes.