Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht...

7
Veículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes | número 14 • Setembro de 2012 Pág. 8 Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo - Presidente Lazer Área de Lazer e Convivência é inaugurada parcialmente Muito fôlego na 2ª Caminhada Ecológica Lazer & Meio Ambiente Pág. 8 Editorial Residencial Nascentes, a nova denominação O projeto urbanístico inicial do Vale dos Cristais de 2003 está sendo reformulado, com outra proposta e novos conceitos para o restante da ocupação. Percebendo esta conjuntura, foi criada uma identidade própria, com nova marca e novo nome. Nascemos e na primeira infância éramos Associação Residencial Unifamiliar do Vale dos Cristais. O Vale dos Cristais era o nosso Shangri-la, o local que sempre sonhamos para viver. E de fato o nosso canto, o Nascentes, é isso. O projeto urbanístico inicial do Vale dos Cristais de 2003 está sendo desconsiderado com a apresentação, pelos empreendedores, de outra proposta com novos conceitos para o restante da ocupação, já a partir de 2013. As edificações que eram no máximo de quatro pavimentos pretende-se elevá-las para até 16 pavimentos. O Vale dos Cristais estará recebendo 12.000 ou mais habitantes em contraponto aos 4.000 moradores previstos pelo projeto inicial. Os impactos ambientais serão, exponencialmente, maiores e com impactos negativos no valor patrimonial dos imóveis. A Assembleia Geral realizada no mês de março, percebendo a conjuntura, autorizou que iniciássemos a descolagem da denominação Vale dos Cristais, criando assim a nossa identidade própria. Somos agora o Residencial Nascentes. Com esta decisão histórica, aprovamos a alteração do nome da Associação, para ficar mais curto e específico de nosso local, já que a designação anterior era relacionada a toda uma região. A denominação Residencial Nascentes foi fruto de pesquisa realizada entre os associados, que através da Internet, a elegeu por grande maioria. Estamos investindo na nossa nova marca que juntamente com nossa Área de Lazer e Convivência, uma das mais bem equipadas considerando áreas residenciais, nos proporcionou um ‘up-grade’em qualidade e valorização. Encontramos nosso Shangri-La e passamos a integrar a uma nova família, a família Nascentes.

Transcript of Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht...

Page 1: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

Veículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes | número 14 • Setembro de 2012

Pág. 8

Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo - Presidente

Lazer

Área de Lazer e Convivência é inaugurada parcialmente

Muito fôlego na 2ª Caminhada Ecológica

Lazer & Meio Ambiente

Pág. 8

Editorial

Residencial Nascentes, a nova denominaçãoO projeto urbanístico inicial do Vale dos Cristais de 2003 está sendo reformulado, com outra proposta e novos conceitos para o restante da ocupação. Percebendo esta conjuntura, foi criada uma identidade própria, com nova marca e novo nome.

Nascemos e na primeira infância éramos Associação Residencial Unifamiliar do Vale dos Cristais. O Vale dos Cristais era o nosso Shangri-la, o local que sempre sonhamos para viver. E de fato o nosso canto, o Nascentes, é isso.

O p r o j e t o urbanístico inicial do Vale dos Cristais de 2003 está sendo desconsiderado com a apresentação, pelos empreendedores, de outra proposta com novos conceitos para o restante da ocupação, já a partir de 2013. As edificações

que eram no máximo de quatro pavimentos pretende-se elevá-las para até 16 pavimentos. O Vale dos Cristais estará recebendo 12.000 ou mais habitantes em contraponto aos 4.000 moradores previstos pelo projeto inicial. Os impactos ambientais serão, exponencialmente, maiores e com impactos n e g a t i vo s n o va l o r

patrimonial dos imóveis.A Assembleia Geral

realizada no mês de março, percebendo a conjuntura, autorizou que iniciássemos a descolagem da denominação Vale dos

Cristais, criando assim a nossa identidade própria. Somos agora o Residencial Nascentes. Com esta decisão histórica, aprovamos a alteração do nome da Associação, para ficar mais curto e específico de nosso local, já que a designação anterior era relacionada a toda uma região.

A denominação Residencial Nascentes foi fruto de pesquisa realizada entre os associados, que através da Internet, a elegeu por grande maioria. Estamos investindo na nossa nova marca que juntamente com nossa Área de Lazer e Convivência, uma das mais bem equipadas considerando áreas residenciais, nos proporcionou um ‘up-grade’em qualidade e valorização.

Encontramos nosso Shangri-La e passamos a integrar a uma nova família, a família Nascentes.

Page 2: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

1 Cuidado com os momentos de se alimentar Defina os horários das refeições e procure respeitá-los. Isso deve

valer, principalmente, para as três grandes refeições: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, pequenos lanches são importantes, e sua função não é enganar a fome, mas compor a dieta diária. As pessoas devem investir mais tempo no café-da-manhã. A partir daí, pode-se fracionar as refeições seguintes a cada três ou quatro horas.

2 Enriqueça sua alimentação com cores variadas Pense na alimentação não somente como fonte calórica, mas

também como fonte de nutrientes. Proteínas, vitaminas, lipídios, minerais, são fundamentais para o equilíbrio metabólico e nutrição celular. Mesmo sem saber exatamente a dose de cada nutriente presente na alimentação, comer buscando obter um leque bem colorido é um bom caminho.

3 Pratique exercícios físicos A lista de benefícios dos exercícios físicos para a saúde é enorme.

A prática de exercício físico atua sobre a pressão arterial, dilatando os vasos sanguíneos; promove adaptações do coração, aumentando sua capacidade de ejeção de sangue e, portanto, diminuindo sua frequência de batimentos durante o repouso; reduz a necessidade de oxigenação do miocárdio — por precisar contrair menos vezes; estimula a formação de novos microvasos, até mesmo no coração; e aumenta a capacidade pulmonar, oxigenando melhor todo o corpo, reduz a glicemia, reduz alguns tipos de câncer, melhora o sono, aumenta a percepção de bem-estar, ajuda na manutenção do peso e com tudo isso provoca mais satisfação com a vida.

4 Modere o consumo de gorduras e açúcares Não é segredo para ninguém que, na alimentação, devem-se

diminuir as quantidades de gorduras e açúcares e consumir mais frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Mas, no dia-a-dia, muitas vezes os hábitos enraizados fazem as gorduras e açúcares passarem despercebidos. Dê preferência para carne de peixe e aves, consumindo carne de bovino e suíno eventualmente, usando para preparo a grelha.

5 Lembre-se do lazer Nas grandes cidades, em meio à correria e às muitas tarefas,

o lazer acaba ficando com o pequeno tempo que mal sobra. Muitas vezes, ocupa um lugar bem no final da fila de compromissos pessoais. E olhe lá... Alguns nem sequer se lembram mais o que é lazer. Mas é bom começar a trazê-lo para uma posição mais privilegiada na vida. Isso melhora a qualidade da vida, que entre outros benefícios, faz a liberação de serotonina que melhora o humor e diminui a depressão.

6 Exercícios cognitivos A cognição é uma função superior que envolve memória,

planejamento, cálculos, orientação no tempo e espaço, entre outras atividades. Assim como é preciso exercitar o corpo para ter mais agilidade, flexibilidade e força, a mente também precisa ser constantemente exercitada. Leituras, jogos, palavras cruzadas, quebra-cabeças, crochê, pintura, computador, contas matemáticas,

aprendizado de idiomas, entre outros, são alguns dos meios para exercitar a função cognitiva.

7 Cuidados com o corpo As singularidades de cada pessoa

e suas conseqüências em termos de metabolismo, de cuidados necessários, de recomendações nutricionais e assim por diante, só podem ser seguidas à risca quando se conhece o próprio corpo. Por isso, fique atento aos seus gostos, características, motivações, restrições na hora de escolher uma atividade física, por exemplo. E, se conhecer a si mesmo é importante em vários aspectos, no aspecto clínico ainda mais. As recomendações de exames, embora não tenham uma regularidade preestabelecida, podem seguir alguns parâmetros: exames de pressão arterial 1 vez por ano; exames para medir colesterol pelo menos 1 vez na vida para quem tem menos de 30 anos; após os 45 anos, visitar o médico a cada 2 anos. Se as pessoas descobrem precocemente algum problema, há mais possibilidades de se fazer uma intervenção benéfica, contando que, no Brasil, metade dos hipertensos não sabem que o são.

8 Atenção as coisas simples Há uma cultura que dissemina a idéia de que a felicidade está

ligada à opulência. Mas pode ser o contrário. Uma ótima contribuição à saúde é buscar satisfação a partir das coisas simples, que trazem bem-estar. Quando a vida está banalizada, nem se percebem a riqueza e os encantos que nos cercam. E são com elementos mínimos, belos e gratuitos que se pode alcançar um estado de harmonia. Apreciar um cair de tarde, uma árvore florida, uma refeição bonita, andar num parque, observar uma fonte, usufruir de uma paisagem com água. Cada um pode escolher o que mais se adapta a seu contexto. O segredo é lidar com coisas que trazem boas sensações e pensamentos agradáveis.

9 Participe das atividades de benefício Público Plantar flores nos espaços, ajudar a limpar a cidade, dar boas

palavras a quem precisa, conceder um sorriso singelo a alguém que está sofrendo, ser solidário com idosos, cuidar de um jardim, distribuir brincadeiras, ensinar alguém a empinar pipas ou a jogar algo. Não faltam ideias para serem vividas na prática como forma de estender a própria vida além de si mesmo. Praticar essas atitudes voltadas para outras pessoas ajuda a sair do individualismo excessivo. Isso é uma “vida saudável para além de si”. Afinal, os projetos que relativizam nossos problemas e nos colocam frente a outras referências estabelecem uma relação com o mundo que se pauta na saúde integral, da humanidade, do indivíduo, da natureza. Prudência, beleza e senso de justiça são três valores essenciais

10 Boas companhias Pessoas sozinhas ou com baixa qualidade nas suas relações

adoecem. Na outra ponta, estar com outras pessoas numa relação de diálogo, de criatividade e significação, resgata a saúde. Todos precisam de companhia. Partilhar a vida, comunicar-se, estar perto de pessoas das quais se gosta, dialogar, abrir-se à troca, aprender com o outro, tudo isso é um santo remédio e um excelente promotor de saúde.

02

Alguns cuidados para uma vida saudávelQualidade de Vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É preciso estar em harmonia com você mesmo e com a vida. Dr. Lúcio Gama, diretor de saúde e eventos do Nascentes, dá algumas dicas para atingir a saúde perfeita.

Saúde

Page 3: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

03

Urbanismo

Associação se posiciona contra o adensamento do Vale dos Cristais

Em função de pedido de licenciamento complementar, feito pela Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria da Associação, depois de uma análise detalhada de todo o processo, autorizou que fosse requerida a audiência pública e, posteriormente, apresentou à SUPRAM suas razões de impugnação.

As nossas razões são de ordem objetiva e subjetiva. Objetivamente, não podemos aceitar que os prédios anteriormente propostos como de até quatro andares, passem a ter agora até 12 ou 16 andares, sem que medidas efetivas para a mitigação no trânsito e esgoto sejam previamente executadas. Pelo projeto, o maior adensamento proposto representará um acréscimo de 2.186 unidades habitacionais (casas e apartamentos), 833 unidades comerciais, com uma “previsão” (feita pela Odebrecht) de um acréscimo de público total de 15.528 pessoas!

Não é preciso estudo profundo para se concluir que isto trará reflexos em toda a região da Rodovia MG 030, afetando não somente a nós, Associados do Nascentes, como a todos que provém de Belo Horizonte, Vale do Sereno, Vila da Serra, Condomínios da região e centro de Nova Lima, Raposos e Rio Acima. A despeito de todo esse dano, as medidas propostas e ditas como “mitigadoras” são absolutamente insuficientes e inaceitáveis, já que não contemplam qualquer melhoria efetiva nas condições das áreas diretamente afetadas.

“Ofereceram” apenas um pequeno alargamento em trecho de acesso à MG 030, repintura de faixas de sinalização, instalação de sinais de

trânsito na rotatória do “Posto Fernanda” (“para travar aquele trecho”) e uma não explicada “campanha de trânsito” (deve ser a contratação de psicólogos para explicar como é “viver na natureza, preso no trânsito”!).

Subjetivamente, não podemos aceitar que a vista que temos da natureza seja cada vez mais devassada. Quando compramos os lotes no Nascentes (na realidade até hoje, como consta no site da OR’), havia a promessa de “uma paisagem belíssima”, e de “ótima qualidade de vida”, “junto à natureza”. Para isto, dentre outras condições, os prédios seriam de baixa altimetria, no máximo de quatro andares.

Esta regra foi burlada com a construção do Vila Grimm, cuja altimetria “dobrou” o limite prometido. Agora querem ir além: prédios de até 12 andares em nossa vizinhança. Isto não pode ser aceito!

Caso – hipótese – venha a ser concedido o novo licenciamento, sem prejuízo do andamento de Processos do Ministério Público Estadual, já em andamento, a Associação buscará judicialmente a nulidade do processo de licenciamento ou, no mínimo, medidas compensatórias cíveis efetivas, inclusive indenização de perdas e danos materiais e morais, já que uma promessa de venda estará sendo descumprida. Mas, esperamos não ter que chegar a isto.

Veja a íntegra de nossas razões no site www.frentevetorsul.com.br, movimento do qual o Nascentes é um dos associados membros, o documento intitulado “Impugnação ao Processo de Licenciamento da OR”, inserido no caso “Requerimentos Administrativos”, “Ampliação do Vale dos Cristais”.

Saneamento

Associação notifica a CopasaEm função da verdadeira situação de risco à saúde pública, decorrente de nossa exposição ao odor gerado pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, da COPASA, a Diretoria da Associação decidiu pela Notificação Extrajudicial daquela concessionária.

Recentemente, a COPASA, por seu representante legal, confirmou junto ao Ministério Público que a ETE do Vale do Sereno está operando acima do seu limite, mas que ele não poderia fazer intervenções já que faltava-lhe a concessão de melhorias de tal serviço. Porém, como foi noticiado no CODEMA de Nova Lima que em 04 de julho de 2012 foi celebrado o “V Termo Aditivo ao Contrato de Concessão” entre o Município de Nova Lima e a COPASA, pelo qual esta concessionária concedeu à COPASA, dentre outros, a concessão de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos bairros Vale do Sereno, Vila da Serra, Jardim das Mangabeiras, Jardim da Torre e Piemonte, a Diretoria da Associação decidiu interpelar a COPASA para prestar as seguintes informações e documentos:

a) identificação dos Projetos que existem para o “Sistema de Tratamento de Esgoto de Nova Lima”, com resumo do escopo de cada um deles;

b) Identificação de quais dos Projetos referidos no item I, acima, estarão contemplados em face à celebração do “V Termo Aditivo”, retromencionado, e os respectivos “Contrato-Programa de Investimento” e cronogramas;

c) Informações sobre a capacidade de atendimento de água e esgoto, atual e futura, depois de concluídas as obras dos

projetos contemplados em face à celebração do “V Termo Aditivo”, retromencionado;

Especificamente em relação à ETE do Vale do Sereno, foi requerido à COPASA informar sobre:

a) as razões da exalação do forte odor; b) quais as medidas de controle e monitoramento de emissão de

gases que possui na ETE Vale do Sereno e quais os resultados desde a sua implantação;

c) a composição química dos gases que exalam da ETE do Vale do Sereno e quais são suas concentrações;

d) quais medidas emergenciais estão planejadas para reverter o quadro atual e seu cronograma.

A Associação aguardará, até o fim de agosto, o envio das informações e documentos, caso contrário, ou se as informações forem insatisfatórias, irá propor Ação Civil Pública de Ressarcimento de Danos Morais Coletivos, independentemente de Representações civis e criminais, junto ao Ministério Público.

Essas medidas decorrem da impossibilidade de se manter a situação atual. Certamente os acionistas da COPASA devem se interessar pela solução do caso, diante do risco de indenização que afete os resultados da empresa. É uma de nossas armas e dela não iremos abdicar.

Page 4: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

04

Alegria e animação no 4º Arraiá do NascentesFesta Junina

Destaque ficou com a quadrilha interativa do conjunto folclórico “Arraial do São Matheus”, que por sua vez foi o vencedor do “Arraiá de Belô”, no ano passado.

05

O “4º Arraiá do Nascentes” não somente repetiu o sucesso dos anos anteriores, como agregou mais comodidade e segurança a todos, que pela primeira vez puderam desfrutar das instalações da Área de Lazer e Convivência para este evento.

Realizado no último dia 16 de junho, a festa contou com a presença de mais de 750 pessoas, que apreciaram os shows da banda do cantor sertanejo “Rafael Librelon” (que abriu o evento) e da dupla “Vitor e Guilherme”. Entre um e outro show, muita dança, comida típica e o esperado espetáculo de fogos de artifícios.

Como ponto alto, o destaque ficou com a quadrilha interativa do conjunto folclórico “Arraial do São Matheus”, que por sua vez foi o vencedor do “Arraiá de Belô”, no ano passado.

A Associação contou com o apoio de sua equipe interna que deu outro show à parte; da Algar Segurança, cujo grupo de vigilantes coordenou o trânsito e prestou os serviços de segurança com a costumeira competência; da empresa Tesb Transportes Especiais que fez o transporte interno dos convidados; e da empresa F&F Transportes que custeou em cerca de 50% o valor do show do cantor “Rafael Librelon”.

Nas fotos a alegria que tomou conta dessa festa que agora é tradição no Nascentes. Aproveite e visite o site da Associação para conferir todas as fotos desse 4º Arraiá do nosso residencial.

Page 5: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

Administração

06

Nova Diretoria do Nascentes

Quem são os novos diretores

A última Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, deliberou pela aprovação unânime das contas da Diretoria anterior, com registro em ata, por proposição dos presentes, de votos de cumprimento pelo trabalho executado.

Na mesma oportunidade foi aprovado o Orçamento, a nova Taxa Mensal da Associação, eleitos os novos Diretores e membros dos Conselhos.

A nova diretoria eleita do Residencial Nascentes vai trabalhar em diversas frentes voltadas para o interesse coletivo dos associados. A proposta da nova administração visa integrar e fortalecer a “família Nascentes”, colocando o

interesse coletivo acima do individual, investindo na valorização patrimonial e na preservação e sustentabilidade ambiental do Nascentes.

Conheça os novos diretores do Nascentes.

PresidenteDalmo Lucio Mendes Figueiredo, Engenheiro Civil.Responsável pela coordenação, orientação e integração das diretorias.

Diretoria de SegurançaAlexandre Felicori, Engenheiro Eletricista.

Responsável pelo planejamento, controle e coordenação dos assuntos relativos à segurança interna.

Diretoria de TrânsitoJosé Aloysio da Costa Val Filho, Neurocirurgião Pediátrico.

Responsável pelo planejamento, controle e coordenação do trânsito e transporte interno.

Diretoria de Meio AmbienteMalvina Christina Ribeiro Zadorosny, Psicóloga.

Responsável pelo planejamento, controle e coordenação dos assuntos relacionados ao meio ambiente.

Diretoria FinanceiraRicardo Kertzman Misionschnik, Empresário.

Responsável pelo planejamento, controle e coordenação da área financeira e contabilidade.

Diretoria JurídicaWalmir de Castro Braga, Advogado.

Responsável pelas funções correlatas às respectivas designações e a delegação de poderes de representação e relacionamento

da Associação junto à Associação Geral do Vale dos Cristais e o relacionamento com o público externo

Diretoria da Área de Lazer e ConveniênciaHumberto Vieira da Silva, Administrador de Empresas.Responsável pelo planejamento, controle e coordenação da área de lazer e convivência.

Diretoria de Saúde e EventosLúcio Araujo Nogueira da Gama Filho, Cirurgião Plástico.Responsável pelo planejamento, controle e coordenação de atividades sociais e correlatas.

Diretoria AdministrativaMárcio Salomão Hasen, Representante Comercial.Responsável pelo planejamento, controle e coordenação da área administrativa, incluindo contratos e compras.

Diretoria da Área TécnicaRoberto Pinto Manata, Arquiteto.Responsável pelo Planejamento, controle e coordenação dos recursos relativos à fiscalização de obras particulares.

Membros do Conselho

CONSELHO FISCALGeraldo PetrilloAlexandre da Silva PontesJosé Marcos Pinto AlvaresPedro Paulo Assis leite

CONSELHO CONSULTIVO E DELIBERATIVOAntônio Augusto Franco Maciel - Presidente;Benjamim Saccheto Moss; Carlos Augusto Zadorosny; Carlos Henrique Rocha Figueiredo; Cristiano Andrade RibeiroDaniel Rezende de Souza; Geovanne Gualberto Teles; Gustavo Souza Carmo Abijaodi; Henrique Morais Almeida; Luis Felipe Silva Freire; Maria Christina Rocha; Marilia Lima Dias França dos Santos; Paulo Nélio Lage Malvar; Paulo Roberto Pimenta Ferreira; Sergio Alves Silva; Tancredo Rocha Junior; Tedmarcio Aguiar Madureira Mello; Victor Augusto Vieira Gomes; Welington Teixeira Santos; Welton Silva.

Page 6: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

Área de Lazer

Inauguração parcial da Área de Lazer e Convivência

A tão sonhada Área de Lazer e Convivência já foi parcialmente entregue. Em solenidade informal, mas muito concorrida, foi inaugurada a primeira etapa de obras de Área de Lazer. Foram entregues a área de convivência e bar, a academia, a sauna, parte dos banheiros e vestiários, estacionamento, duas quadras de tênis (saibro) descobertas e a quadra poliesportiva.

A inauguração definitiva deverá acontecer dentro de dois meses, quando serão entregues o play-ground, as duas quadras cobertas de tênis (saibro), a quadra de futebol soçaite (grama artificial e coberta) e os banheiros e vestiários das quadras.

Evidentemente que alguns itens ainda ficarão para depois como o maior número de equipamento na ginástica, paisagismo para “esconder” as quadras e dar uma

maior comodidade a todos, e outros equipamentos complementares. Mas, a proposta é conseguir concluir e entregar a obra com os recursos existentes. Este é o nosso compromisso e meta.

Esse será o final feliz de uma luta que começou há muito tempo e que será contado em uma edição especial, quando da entrega definitiva da Área de Lazer e Convivência do Nascentes.

07

Page 7: Pág. 8 - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/jornal... · Odebrecht Realizações, que pretende promover um maior adensamento do Vale dos Cristais, a Diretoria

Meio Ambiente

2ª Caminhada ecológica

ExpedienteVeículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes – Tel.: (31) 3547-8500Diretor-Presidente: Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo | Diretores Vice-Presidentes: Alexandre Felicori; Humberto Vieira da Silva; José Aloysio da Costa Val; Lúcio de Araújo R. da Gama Filho; Malvina Christina Ribeiro Zadorosny; Márcio Salomão Hasen; Ricardo Kertzman Misionschnik; Roberto Pinto Manata; Walmir de Castro Braga | Endereço: Rodovia MG 030, Km 12, Vale dos Cristais, Nova Lima – MG. CEP 34.000-000| E-mail: [email protected] | Produção editorial e digramação: S&C Comunicação |Jornalista responsável: Goretti Sena (MTb 3.053) | Projeto gráfico: AVI Design | CTP e impressão: Gráfica Premier | Tiragem: 700 exemplares | www.vcnascentes.com.br

08

A 2ª Caminhada do Residencial Nascentes, realizada no dia 18 de agosto, contou com 35 participantes e dois guias. Nesse ano, o percurso escolhido foi menos acidentado, o que favoreceu a caminhada de 10 km organizada pela Associação com a participação da moradora Karla Malena.

O grupo, que esse ano foi formado por moradores também de outras regiões e vários amigos, saiu do loteamento às 9h e percorreu trilhas de motocicletas até chegar no lugarejo de Macacos, em São Sebastião das Águas Claras, ao meio-dia, quando todos foram para um restaurante com direito a feijoada e sobremesas deliciosas. Para o retorno, uma van e um micro ônibus buscaram os participantes em Macacos com destino ao Residencial Nascentes.

A caminhada desse ano foi mais agradável em função do clima, pois o dia estava nublado, e conseguiu atingir seu objetivo: a confraternização entre moradores e seus amigos. Pelo percurso, os caminhantes encontraram uma vegetação exuberante com muitas flores diferentes. Para o próximo ano, os organizadores pretendem incluir frutas além da água que é distribuída durante o percurso.

Agora, a caminhada passa a integrar o calendário de eventos do Residencial Nascentes. Confira pelas fotos.