página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que,...

8

Transcript of página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que,...

Page 1: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,
Page 2: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

w w w . r e g i o n a l m t . c o m . b rEDITORA

E.O.S EDITORA & MARKETINGCNPJ: 01.074.177/0001-03

Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara3º Andar Sala 33 - Centro

Rondonópolis - Mato GrossoFone: 3423 3288 9649 6817

DIRETOR RESPONSÁVEL Evandro Oliveira dos Santos

JORNALISTA & REDAÇÃO Evandro Oliveira dos Santos / DRT-MT

1062J. V. Rodrigues - 1868 DRT-MT

REPORTAGEMDenis Maris

DIAGRAMAÇÃO e ARTERicardo Lisboa de Castro

SECRETÁRIA & DIGITADORAVera Lucia Soares

COLABORADORESRivian Dias (foto)

Clube 7 (site)Macsuel Oliveira (foto)

Kinoite (Foto)Agora MT (site)GazetaMT (site)

Primeira Hora (site)

DEPT. DISTRIBUIÇÃOWB EntregasLuis Carlos

Tiragem: 3.6003000 Email Marketing

e_mail: [email protected]@regionalmt.com.br

As matérias e artigos assinados, são de inteira responsabilidade

de seus autores, os originais não serão devolvidos.

27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 OPINIÃO Jornal Folha Regionalpágina 2

Expediente

J.V RodriguesDa editoria

menores envolvendo um pre-feito do Estado da Amazonas e que vem sendo veiculado pela imprensa nos últimos dias.

Mas os juristas ao mes-mo tempo em que aplaudem a lei, não se furtam a criticá-la também, em alguns pontos, como por exemplo, estabe-lecer “solidariedade entre pessoas jurídicas coligadas”. Para eles, a Lei Anticorrupção “mostra-se iníqua quando res-ponsabiliza por solidariedade as pessoas jurídicas coligadas, e não é suficientemente clara quanto à responsabilidade solidária das consorciadas”. Nesse ponto a lei poderá se tornar perigosa.

Na opinião do crimi-nalista Marcelo Leal “a Lei Anticorrupção pode gerar insegurança jurídica na me-

dida em que o processo ad-ministrativo será decidido pela autoridade máxima do órgão que o instaurou, cargo normalmente ocupado por pessoas nomeadas politica-mente”. Aí reside o risco de que a Lei venha a ser usada para atender a interesses po-líticos ou corporativos Na sua opinião. “Como existe um alto grau de subjetividade na definição do ato de corrupção, a autoridade responsável pelo julgamento pode ‘aliviar’ para um aliado político ou forçar a condenação de um inimigo. O mais curioso é que a própria Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômi-co alerta que quanto maior a

Lei anticorrupçãoDesde o último dia

29 está em vigor a Lei nº 12.843/13, que prevê a res-ponsabilização administrati-va e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, fato, aliás, que passou quase des-percebido pela mídia.

No entender dos ju-ristas essa lei representa avanços no combate, prin-cipalmente, ao mau uso do dinheiro público, por parte daqueles a quem cabe o di-reito e dever de bem o gerir.

Nesse país onde a cor-rupção tem sido, ao longo dos tempos, poder-se-ia dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo, é sem dúvida um vislumbre de maior honestidade e de maior respeito a nós, brasileiros, que são as maiores víti-mas desse cancro da humanidade., de vez que o dinheiro pú-blico saídos nossos bolsos, através dos impostos, por vezes escorchantes a que somos submetidos.

Ainda soa aos nossos ouvidos os ecos do famige-rado mensalão, o maior escândalo da república brasileira. Ainda estão presen-tes escândalos ou-tros que a cada dia surgem através dos noticiários, sempre mais um fato escandaloso na esfera pública a enodoar o dístico de nossa bandeira, Onde há “Ordem e Progres-so” não pode haver espaço para a corrupção. E note-se que ela ocorre não apenas nos níveis mais baixos, mas atinge também os escalões mais alto do poder público. Processos há que tramitam na diversas esferas da justiça que alcançam governadores prefeitos, senadores, depu-tados, vereadores. E diga-se de passagem, nem sempre se referem a mal uso dos recursos públicos, há casos que envolvem também a moralidade e a ética. Haja vista a acusação de tráfico de

concentração de poder nas mãos de uma única pessoa, maior a chance da prática de corrupção. Ou seja, a lei que foi criada para combater a corrupção traz em seu bojo o próprio germe daquilo que pretende coibir”.

Já o advogado Luiz Lara, cuja especialidade é o Direito Empresarial, analisa a nova Lei sob o seguinte prisma: “abre-se a possi-bilidade de uma empresa infratora firmar acordo de le-niência com as autoridades, permitindo-lhe significativa redução das penas, na me-dida em que cumpra certos requisitos – por exemplo, manifestando-se prelimi-narmente a qualquer outra iniciativa ou denúncia por parte das autoridades ou de

terceiros e cessando completamente as práticas lesivas”.

Para que a nova a Lei venha a surtir os efeitos es-perados pelos que a constituíram, neces-sário se impõe a mu-dança das posturas e do modo de agir e pensar daqueles em cujas mãos gravitam a administração pú-blica no que diz res-peito à fiscalização e penalização dos agentes públicos: - políticos, técnicos, gestores etc.- quan-do tiverem a sua res-ponsabilidade com-provada em relação aos atos lesivos que

praticarem.Não obstante os

percalços apontados pelos senhores juristas citados, conforme matéria publicada em “O Estado de S.Paulo” (29/01/14), de onde foram transcritos, a expectativa da imprensa brasileira - a nossa expectativa - é que o primei-ro passo tenha sido dado em prol da moralidade e da ética, principalmente sendo o corrente um ano eleitoral, quando, historicamente, a corrupção tem campeado à solta por esse Brasil afora.

A descoberta fundamen-tal deste século é: fomos progra-mados para nos conectar.

Hoje a ciência revela a importância dos relaciona-mentos construtivos com as conexões humanas que estão cada vez mais sitiadas. A cor-rosão social tem muitas faces. A neurociência descobriu que o próprio design do cérebro o torna sociável, inexoravelmente atraído para uma íntima ligação cérebro a cérebro sempre que nos entrosamos com outra pessoa.

Uma variedade diferente de células cerebrais, os (neu-

*Rosineia Oliveira dos Santos

Conexões Cerebraisrônios-espelho) são capazes de sentir tanto os movimentos que a outra pessoa esta prestes a fazer quanto seus sentimentos, preparando-nos instantanea-mente para imitar os movimen-tos. Portanto, as formas como estabelecemos nossas conexões com os outros têm um significa-do inimaginável, isso nos leva a idealizar o que significaria, com base nesses novos insights, ser inteligente com relação a o nos-so mundo social.

O psicólogo Daniel Gole-man autor do livro “Inteligência social” nos informa que “a res-ponsabilidade social do cérebro exige que sejamos sábios, que nos demos conta de que não apenas o humor, mas também nossa biologia, são direcionados e moldados para outras pessoas em nossa vida – e, por sua vez, exige que avaliemos de que maneira afetamos as emoções e as biologias das outras pessoas”.

Do ponto de vista da evolução, a inteligência esta entre as habilidades humanas

que auxiliaram a sobrevivência de nossa espécie.

De certa forma, não te-mos refletido, até agora, sobre a importância de nosso traba-lho, uma prática que objetiva a interação, a integridade de si para consigo mesmo e na relação com o outro. Talvez não tenhamos parado para pensar, ainda, o que significa, na integra, ter como objetivo de trabalho (e de vida), melhorar as relações dos seres humanos, tornando seus ambientes mais amenos e prazerosos.

Deixo a frase do Edu-cador Celso Antunes “o valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estímulo ao pensamento, ao passo que os dogmas, em geral, são construídos pela aceitação de uma verdade revelada que jamais poderia ser atingida pelo esforço racional...”

Pense! *Rosineia Oliveira dos Santos,

Professora, Especialista em Psicologia Organizacional [email protected]

“Oxalá essa Lei ve-

nha tirar nosso país do ranking

dos mais corruptos”

S a l m o s 5 5 : 1 - 2 3Inclina, ó Deus, os teus

ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.

Atende-me, e ou-ve-me; lamento na mi-nha queixa, e faço ruído,

Pelo clamor do ini-migo e por causa da opres-são do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.

O meu coração está do-lorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.

Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.

Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voa-ria, e estaria em descanso.

E i s q u e f u g i -ria para longe, e pernoita-ria no deserto. (Selá.)

A p r e s s a r - m e --ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

D e s p e d a ç a , S e -nhor, e divide as suas lín-

guas, pois tenho visto vio-lência e contenda na cidade.

De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.

Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.

Pois não era um inimi-go que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se en-grandecia contra mim, por-que dele me teria escondido.

Mas eras tu , ho-m e m m e u i g u a l , m e u guia e meu íntimo amigo.

Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.

Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.

De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clama-rei, e ele ouvirá a minha voz.

Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.

Deus ouvirá, e os afligi-rá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.

Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.

As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas pala-vras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te sus-terá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

O início da academia na segunda-feira já está exaurido, bem como, os regimes e tantos outros artifícios que temos para sair do sedentarismo. A bicicleta está en-ferrujando, a academia popular e gratuita me chama e está no meu bairro, que o governante dispôs, talvez porque é vistosa, multicolori-da e com equipamentos diferentes, mas sem orientação técnica e pro-fissional capacitado para orientação correta do uso. Meus filhos correm no quintal numa proporção infini-tamente menor ao que “correm” nos equipamentos virtuais, meus netos já têm endereço eletrônico, e eu ainda com meus cinco anos a menos que Rondonópolis, não con-sigo sair do meu seio residencial.

Inerte, inapto e sem von-tade para o labor da ginástica dis-pendo o tempo ocioso no teclado do meu home office, que não recomen-do aos meus amigos, uma vez que

*Hermélio Silva

Sedentário sedentotemos muito próximos o trabalho e a cama. Em apenas um pulo saio de um e entro no outo. Talvez seja essa distância que percorro com mais frequência.

Acompanho uma pratican-te assídua e frequente da natação, da caminhada, dança de salão e ainda toma umas cervejas geladas que ela apelidou de “chazinho”, para não instigar aos mais jovens e nem fazer apologia indevida. Vejo-a tomando ônibus para visitar ami-gos do outro lado da cidade. Acorda cedo para ir à feira, à missa e ajudar na instituição a que pertence, com ações sociais das mais diversas.

Tem dia que até canso de ver o que ela faz, e pego minha rede para descansar um pouco. Ela, agilíssima para seu tempo, com esse calor abrasador - que pode até fritar ovos, no nosso asfalto casca de ovo -, anda por todos os cantos e demonstra uma vontade de viver que contagia. Não sabe ficar parada, mas quando é para jogar uma conversa fora, esquece os compromissos.

Eu só sei que não vou con-segui correr ou adiar o tempo, que vem me colocando bem próximo do idoso, se já não o sou. Também noto que na maioria dos casos faltam condições, conduções, segurança,

afeições, vontade política e apoio dos demais, para muitos que não conseguem ou não tem meios financeiros ou de acesso para esse fazer natural e antigo nos próprios públicos, agora tomados por tribos muito diferentes daquelas que deveriam ser seus donos de fato.

Dá a impressão que não vamos nos tornar idosos. Que os dirigentes, filhos, jovens e também os pais não passarão por esse pro-cesso e, entristeço quando o vento uiva tudo isso e não conseguimos entender a melodia da sua voz. Temos que parar de cuidar do jardim, porque as borboletas não estão querendo mais mostrar suas belezas em visita as nossas flores. Não temos pernas para correr atrás de borboletas, mas podemos fazer um “rolezinho” para que atentem para nós idosos - já me incluindo.

Como fiquei responsável de ir até o aeroporto para apanhar aquela praticante ativa, que está chegando de uma temporada à Curitiba - PR, não vou terminar esse texto, sem antes dizer que ela é minha mãe, frequentadora do pro-jeto Terceira Idade, que tem apenas 75 anos - como ele sempre diz -, e se chama “Nilza Marinho da Silva”.

Obrigado. *Hermélio Silva é escritor e ativista

cultural

“E RESTITUIR-VOS-EI OS ANOS QUE COMEU O GAFANHOTO.”(Joel2:25)

Page 3: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 20143Jornal Folha Regional página 3GERAL

www.regionalmt.com.br

Prefeitos fecharão as portas, o protesto é contra a situ-ação difícil dos municípios

“PDT não é puxadinho do PMDB e PT”, dispara senador Pedro Taques

‘Com pedras na mão’, o pré-candidato a governador, sena-dor Pedro Taques (PDT), declarou nesta terça-feira (28), que não vê contradição em sua candidatura fazer oposição ao governo, de-vido ao PDT nacionalmente ser aliado da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que em Mato Grosso é representado pelo grupo do governador Silval Bar-bosa (PMDB). Polêmico, Taques frisou sua independência política,

afastando qualquer possibilidade de ter sua candidatura conduzida pelo PMDB.

“Eu fui eleito por um cam-po político diverso. Eu não fui eleito por campo um político do governador Silval Barbosa. O PDT é um partido independente. Não é um ‘puxadinho’ do PMDB . Não é um ‘puxadinho’ do PT e eu não sou ‘Maria vai com as outras’. Eu não sou um senador que possa dizer que seja representante do

CPI da Telefonia Móvel reabre trabalhos na próxima semana

Após percorrer 12 cidades, em diferentes regiões de Mato Gros-so, coletando dados, informações e o registro de denúncias dos usuários do sistema de telefonia móvel, a Comis-são Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) se prepara para iniciar as oitivas em 2014.

A primeira oitiva está marca-da para a próxima terça-feira (04/02) às 9h no auditório Licínio Monteiro na Assembleia Legislativa. Na ocasião será ouvido o diretor da Sinditelebra-sil (Sindicato nacional que representa as operadoras de telefonia móvel), Carlos Duprat.

Para esta reunião, serão con-vidadas as instituições parceiras da

Uma das queixas dos execu-tivos é que as prefeituras não estão conseguindo atender as demandas populares. A primeira importante decisão tomada pelo Conselho Po-lítico da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi confirmar uma Mobilização Permanente para o dia 11 de abril. Nessa data, está

previsto que as prefeituras fecharão as portas e os prefeitos levarão servi-dores e munícipes até as capitais de cada Estado.

A mobilização foi defini-da na última segunda-feira (27), durante reunião em Maceió, com a participação de líderes municipa-listas de várias regiões. O presidente

da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chi-quinho, foi representado no evento pelo superintendente da instituição, Darci Lovato. “Essa mobilização permanente é importante para man-ter a atenção continuamente voltada para as dificuldades dos municípios”, afirmou Lovato. Esta é a primeira reunião do Conselho em 2014. Par-ticiparam do encontro o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, 15 presi-dentes de entidades estaduais, três representantes e diversos líderes de microrregionais.

Nela ficou definido que ca-berá às entidades estaduais organi-zarem este movimento com o apoio das associações microrregionais de municípios. “O objetivo da parali-sação é denunciar a situação que os municípios brasileiros enfrentam de igual maneira”, explicou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A meta é levar ao menos um ônibus de cada região para a capital. Os participan-

CPI: o Procon/MT, a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) e o Ministério Público de Mato Grosso.

Convocações – A assessoria jurídica da CPI já está convocando os representantes estaduais e nacionais das empresas de telefonia móvel que atuam no Estado e o presidente e diretores da Anatel, a fim de que compareçam às oitivas nas datas programadas.

As oitivas continuarão du-rante todo o mês de fevereiro e as datas ainda serão confirmadas pelos membros da Comissão.

Segundo o presidente, o de-putado Ondanir Bortolini (PR), Nininho, os relatos obtidos nas oitivas serão somados aos dados coletados na CPI itinerante e servirão de base para o relatório final da CPI. “Com esta CPI, queremos dar uma resposta para a sociedade e passar aos órgãos competentes a responsabilidade de

penalizar e fazer com que as opera-doras cumpram o compromisso as-sumido com o consumidor,” ressalta Nininho.

Após o encerramento das oitivas, o relator, o deputado Gui-lherme Maluf (PSDB), terá 30 dias para elaborar o relatório final da CPI.

Ainda segundo o presidente, provavelmente não existirão moti-vos para a prorrogação do prazo de encerramento da CPI, uma vez que toda a equipe técnica e jurídica está à disposição do relator com todas as informações necessárias para a conclusão do relatório.

“Contratamos consultores na área técnica e financeira para nos dar suporte em todas as questões dos objetos investigados nesta Comissão. Eles têm feito um excelente trabalho de esclarecimento para todos os membros da CPI. Depois das oitivas, tenho certeza que não restará nenhu-ma dúvida,” conclui o presidente.

Vereador reivindica instalação de balcão de emprego na Vila Operária

O vereador Roni Magnani (PP) apresentou uma indicação a Secretaria de Promoção e Assistência Social cobrando a necessidade de ins-talar um balcão de emprego municipal no Distrito de Vila Operária.

A proposta tem como objetivo acomodar o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, com o Departamento de Políticas do Trabalho.

Segundo o vereador, tendo em vista que a comunidade do Distrito de Vila Operária possui uma popula-

ção superior a 45 mil, onde aproxi-madamente 42 mil são moradores urbanos que também contribuem com o faturamento do município, tem-se a necessidade de facilitar a acessibilida-de para todos.

“Temos recebido muitas re-clamações a respeito da distância. Geralmente quem esta desempregado gosta de acompanhar de perto quais empregos estão disponíveis. E muitos não tem condições, portanto essa é uma forma de facilitar a acessibilida-de” diz o vereador.

governador lá em Brasília. Eu sou representante do estado de Mato Grosso”, alfinetou.

Quanto à pressão que pode vir da executiva nacional do PTD para que apoie a presidente Dilma Rousseff, Taques evita o assunto relatando apenas que tudo será discutido em uma reunião no dia 5 de fevereiro. Para se ‘safar’ de dar palanque a Dilma, caso o par-tido exija, o senador já articula sua influência regional e revela que irá apresentar uma proposta.

“Eu sou presidente do PDT no Centro-Oeste. Eu defendo que o PDT entregue o Ministério do Trabalho e Emprego e discuta com a base o que nós queremos”, ressaltou.

Para Taques, o apoio do PDT ao PT, que foi fechado na cam-panha anterior (2010), não tem necessidade de continuar em 2014.

“O Brasil avançou. Nós precisamos avançar. Mas eu tenho uma tese que defenderei nesse encontro e só revelarei lá. Até em respeito aos membros da executi-

va”, declarou. Nessa defesa da tese de

liberdade partidária, nos estados, Taques deve tentar garantir que seu palanque não seja cedido somente à Dilma para presidente e buscar incluir o governador de Pernam-buco, Eduardo Campos (PSB) e o senador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Sobre o enfraquecimento do grupo com a possível perda do Democratas e até mesmo do PR que nem chegou de fato a compor com o PDT, o pré-candidato parece não se abalar definindo a situação como um processo natural.

“Vejo com naturalidade que o senador Jayme Campos (DEM) busque sua eleição para o Senado, assim como o deputado federal Welinton Fagundes (PR), porque eu já sou senador da Repú-blica e não me cabe tirar o sonho de ninguém. Agora mais do que discu-tir quem será eu prefiro debater o que nós queremos”, destacou.

Fonte: Reporter MT

tes também debateram a pauta do movimento municipalista para este ano, além de despachos importantes sobre a CNM.

A organização da XVII Mar-cha a Brasília em Defesa dos Muni-cípios, que será realizada em maio, também integrou os temas do en-contro, bem como a demanda polí-tica, com os projetos de lei favoráveis e desfavoráveis aos municípios. Os gestores avaliaram a relação com o governo federal, analisaram relató-rios institucionais, os resultados de 2013 e as metas e estratégicas para 2014. A exemplo dos anos anteriores, os gestores vão mobilizar governo federal e Congresso Nacional para garantir o apoio e comprometimento visando o atendimento da pauta municipalista. Durante encontro realizado em dezembro, na capital federal, o aumento de 2% do FPM foi debatido, além dos royalties e o piso salarial dos professores.

Fonte: 24 Horas News

Jornal Folha Regional recebe visita do deputado J. Barreto (PR)

O deputado J. Barreto (PR), fez uma visita cordial a nossa reda-ção na sexta dia 24/01, na ocasião comentou sobre os grandes acon-tecimento deste ano de 2014 no Brasil, a Copa do Mundo e as eleições presidenciais. Como bom desportista, comunicador e bom brasileiro aposta na conquista de mais uma Copo pela nossa seleção que está muito bem afinada técnica e moralmente. “Este é um ano ímpar para todos nós, Mato Grosso saberá receber muito bem os turistas que para cá vierem, nossa gente é receptiva e tem um grande calor humano. Quanto as eleições deste ano em nosso país, sem dúvida serão muito especiais, e

nós estaremos participando. Quero aproveitar esta ocasião e parabenizar o diretor e fundador do Jornal Folha Regional Evandro Santos e todos os seus colaboradores por estar completando neste 2014, 11 anos de serviços prestados a sociedade rondonopolitana e mato-grossense. Estou propondo juntamente com a minha assessoria na Assembléia Legislativa deste Estado, uma justa homenagem a este distinto veículo de comunicação.” Salientou o De-putado. Nós agradecemos a visita do ilustre Deputado J. Barreto (PR) pela proposta da honraria e atenção para com o nosso trabalho.

Da redação / Denis Maris

Economia na Prefeitura de Rondonópolis, fusão e cortes de pessoal podem eco-nomizar 500 mil ao mês

Logo no início da sema-na 27/01 segunda feira Rondo-

nópolis acordou com uma no-tícia que de certa forma abalou

os meios políticos e sociais da cidade. Percival Muniz se reuniu

com todosos seus secretários, que naquela ocasião colocaram os seus cargos à disposição, e anunciou as mudanças de contenção em favor do enxuga-mento da máquina.

A fusão e a extinção de secretarias e cortes com o pessoal tem como objetivo economizar um montante da ordem de R$ 500.000,00 ao mês. O novo quadro adminis-trativo apresentado pelo chefe do executivo municipal deve atingir as Secretarias de Cultura e Esportes que passam para a Educação funcionando como departamentos.

A Secretaria do Meio Ambiente que deve ser incorpo-rada a Secretaria de Desenvolvi-mento Sustentável, a Secretaria de Infraestruturaserá unificada com a de transporte e trânsito.

O Procon, a Controlado-ria Interna, e o Departamento de Leis e Decretos farão parte da Procuradoria Geral do Mu-nicípio.

A Secretaria de Gover-no vai absorver o Gabinete de Apoio a Segurança Públi-ca (GASP), a Defesa Civil e a Promotoria de Comunicações. Poderão ser extintos o Gabinete Municipal de Desenvolvimento

Econômico, Promotoria de De-senvolvimento do Agronegócio e Novos Investimentos.

A movimentação nos bastidores da Câmara Muni-cipal continua intensa, repre-sentantes de vários segmentos dentre eles do esporte e da cultura se reuniram com os vereadores solicitando apoio afim de evitar o retrocesso. Até o fechamento desta edição não encontramos a oficialidade dos fatos, vereadores comentam que todos esses atos citados deverão antes passar pela apreciação do poder Legislativo rondonopoli-tano em sessão especial.

Da redação / Denis Maris

Thiago Silva (PMDB) se reuniu com comunidades e prestou contas de sua atuação no legislativo

O vereador se reuniu na última sexta feira 31 as 19 : 00hs nas dependências do salão comunitário dos bairros; Jardim Eldorado, Mi-rassol, Santa Fé e Copacabana. Na a prestação de contas durante o exercí-cio do primeiro ano do parlamentar, projetos, requerimentos, indicações propondo melhoria nos bairros. O vereador Thiago Silva tem se pau-tado no legislativo por uma atuação democrática, transparente voltada inteiramente para os interesses das comunidades.

O parlamentar visitou a nossa redação, momento em que agradeceu os seus eleitores, simpa-

tizantes e a população em geral por estar acompanhando de perto a sua atuação no Poder Legislativo, e co-mentou; “Em 2013 fizemos um gran-de esforço, passamos pela experiência do primeiro ano, procuramos atender bem a todos que chegaram até nós.

Por outro lado estamos cien-tes de que é preciso fazer muito mais, e já estamos preparados para caminharmos no Legislativo ron-donopolitano neste ano de 2014, trabalhando em favor dos cidadãos e da nossa sociedade.” Ressaltou Thiago. A direção do Jornal Folha Regional agradeceu o vereador pela gentil e cordial visita.

Da Editoria / Denis Maris

Page 4: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 4 GERAL

Page 5: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

Jornal Folha Regional página 527 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014AGRONEGÓCIO

Relatório da ONU aponta que 70% de doenças humanas são de origem animal

A Organização das Na-ções Unidas (ONU), por meio de sua área de Alimentação e Agricultura (FAO), divulgou em dezembro de 2013 que 70% das doenças que acome-tem humanos têm origem ani-mal. “A informação evidencia a importância dos Médicos Ve-terinários que atuam na garan-tia da segurança dos alimentos de origem animal e também no cuidado com os animais de produção ou companhia, que estão cada vez mais próximos do homem”, avalia Benedito Fortes de Arruda, Presidente do Conselho Federal de Medi-cina Veterinária (CFMV).

De acordo com o rela-tório “O aumento da popu-lação, a expansão agrícola e a existência de cada vez mais cadeias de abastecimento ali-mentar globais alteraram dra-maticamente a forma como as doenças emergem, como passam de uma espécie para outra e como se espalham”. A publicação é intitulada “World Livestock 2013: Changing Di-sease Landscapes”. Conceito ressoante em todo o mundo, o diretor-geral adjunto da FAO para a Agricultura e a Proteção do Consumidor, Ren Wang, salienta que a saúde humana, saúde animal e a saúde dos

ecossistemas não podem mais caminhar de forma isolada.

Arruda, do CFMV, faz coro com a afirmação e explica que além do maior contato do homem com animais de cria-ção, companhia e selvagens, há o maior consumo dos alimen-tos de origem animal. Arruda enumera os últimos avanços do Brasil na área Médica Ve-terinária que permitiram ao País maior tranquilidade com relação à segurança nacional. Exemplo são os esforços para erradicar a Febre Aftosa do Brasil, com 99% do rebanho bovino e bubalino livre da doença. De acordo com o Ministério da Agricultura, o 1% restante está na área amazônica a qual recebe apoio específico para que no próxi-mo ano, todo o rebanho esteja livre da doença. Há também as ações veterinárias para não permitir a entrada da gripe aviária e a recente inclusão do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Ministério da Saú-de, o que garante a atuação do profissional em equipes multidisciplinares orientan-do a população para evitar a contaminação com doenças provenientes de animais.

Desemprego teve queda discreta em 2013A taxa de desemprego

ficou, praticamente, estável ao longo do ano passado, ao atingir 10,3% ante 10,4%, em 2012, no conjunto das seis regiões metropolitanas abangidas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a cargo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e Departamento Intersindi-cal de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O total de desempre-gados foi estimado em 2,148 milhões de pessoas, o que significa 3 mil a menos em relação ao ano anterior (va-riação negativa de 0,1%). O

nível de ocupação oscilou em 0,4% com a criação, no perío-do, de 78 mil vagas, número acima da quantidade de no-vos concorrentes a uma das vagas (75 mil), o que permitiu uma diminuição de 3 mil no volume de desempregados.

A taxa de desemprego teve comportamento diferen-ciado de acordo com a região. Houve recuo em Fortaleza (de 8,9% para 8%); em Porto Alegre (de 7% para 6,4%) e São Paulo (de 10,9% para 10,4%. Nas três restantes ocorreram avanços: Recife ( de 12% para 13%); Salvador ( de 17,7% para 18,3% e Belo Horizonte ( de 5,1% para

Mais de 80 mil empresas de MT são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica

Cerca de 80 mil empre-sas de Mato Grosso serão obri-gadas a emitirem notas fiscais eletrônicas a partir do dia 1º de julho, conforme determina o decreto de número 2050 de 17 de dezembro de 2013. A

norma determina a implanta-ção da Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) para o Consumidor em todo o Estado. Apenas as microempresas estão excluí-das da obrigatoriedade.

De acordo com o se-

cretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, “o sistema é um instrumento de controle da Sefaz [Secretaria de Fazenda do Estado], e facilitará a fis-calização direta, uma vez que a emissão da nota vai direto para a Sefaz”.

O NFC-e foi desenvol-vido através de uma parceria entre o governo do Estado e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). A partir desta terça-feira (28) o programa ficará disponí-vel, gratuitamente, no site da Sefaz.

A apresentação do sis-tema aconteceu seis meses antes de começar a vigorar o decreto, a partir do dia 1º de julho. A ideia do programa sur-giu depois de a Sefaz anunciar

que não iria disponibilizar um sistema de emissão gratuito, deixando ao encargo do con-tribuinte o desenvolvimento do sistema. Dessa forma, a parceria permitiu a produção do programa e sua disponibi-lização gratuita.

O presidente em exer-cício da Facmat, Jonas Alves explica vai disponibilizar em seu site, de maneira gratuita para os associados, o downlo-ad do software para a emissão da NFC-e.

“Ao acessar o site, o empresário terá todos os ca-minhos para conseguir se adequar à nova legislação. O software de emissão da NFC--e, desenvolvido pela Hábil Enterprise, pode ser adquirido gratuitamente pelo link no site da Facmat”, detalha.

6,9%). Os setores que mais geraram postos de trabalho foram o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas com a abertura de 88 mil vagas, alta de 2,5%, seguida do setor de cons-trução com 17 mil ofertas, aumento de 1,2%; serviços com 6 mil, o que representou estabilidade e indústria de transformação que cortou 33 mil vagas, uma queda de 1,1%.

O rendimento médio cresceu 1,5% passando para R$ 1.611,00 e no caso dos assalariados ocorreu rea-juste de 1% alcançando R$ 1.637,00.

NOSSA TERRA

Pôr do Sol rondonopolitano concorre no Fantástico para ser o mais bonito do Brasil

Uma imagem retratada pelo fotógrafo da Prefeitura de Rondonópolis, Roger Andrade, concorre no dominical Fantástico, da Rede Globo de Televisão, para ser a mais bonita do Brasil. O pro-grama abriu na semana passada para escolher o pôr do sol mais

bonito das cidades brasileiras e incluiu a foto do cruzeiro rondo-nopolitano, na região do Cais, retratada e enviada por Roger. A votação ocorre exclusivamente no site do Fantástico e encerra nessa terça-feira (28).

De acordo com o material

veiculado no programa, foram mais de 30 mil fotos enviadas por profissionais e amadores à produção do Fantástico. Elas pas-saram por uma triagem e as que sobraram ‘batalham’ entre si pelo voto popular para ser escolhida a mais bela do Brasil. O fotógrafo rondonopolitano afirmou ter fica-do feliz com o feito já conquistado. A imagem de sua terra natal está atualmente na posição 135º no ranking geral. “Mais importante do que ver o meu trabalho em um site nacional é ver a minha cidade sendo vista por cidadãos do Brasil todo”, disse.

O modelo de disputa im-plantado no concurso é por meio de escolha entre uma de duas imagens por vez. A ‘batalha’ con-siste no internauta analisar duas imagens e escolher qual pôr do sol achou mais bonito, ou seja, não é possível entrar na disputa

só para votar no pôr do sol ron-donopolitano, por exemplo. No final, a imagem que tiver vencido mais batalhas será consagrada na edição do próximo domingo (2) do Fantástico como a mais bonita do Brasil.

Roger argumenta que ao votar, o internauta não só vai ajudar sua cidade, mas conhecer paisagens paradisíacas existentes no Brasil. Sobre a possibilidade de melhorar a colocação com uma votação em massa dos rondono-politanos, o profissional afirma que seria muito bom para publi-citar ainda mais a cidade mais desenvolvida do Sul de Mato Gro-asso. “É legal todo mundo votar até para que melhoremos nossa posição e quem sabe além do site sejamos vistos na televisão em cadeia nacional”, enfatizou Roger.

Lei que pune empresas corruptas entra em vigor

A Lei federal que estabelece punições à empresas e pessoas jurí-dicas cujo empregados ou represen-tantes corrompam agentes públicos ou fraudem licitações entra em vigor nesta quarta-feira (29). Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a lei foi aprovada pelo Congresso Nacional em resposta aos protestos populares que em junho de 2013 tomaram as

ruas de todo o país, com exigências, entre outras coisas, pelo fim da corrupção.

Publicada no Diário Oficial da União de 2 de agosto de 2013, a chamada Lei Anticorrupção Empre-sarial (Lei nº 12.846 ) estabelece que empresas, fundações e associações passarão a responder civil e admi-nistrativamente sempre que a ação

de um empregado ou representante causar prejuízos ao patrimônio pú-blico ou infringir princípios da admi-nistração pública ou compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. É a chamada responsabilização objetiva, prevista nas esferas civil e administrativa.

A lei prevê a aplicação de multas às empresas que forem con-denadas. Os valores podem variar de 0,1% a 20% do faturamento bruto da companhia. Não sendo possível fixar a sanção com base nesse critério, o valor poderá ir de R$ 6 mil a R$ 60 milhões - pena que não exclui a obri-gação da empresa reparar integral-mente o prejuízo causado aos cofres públicos. A decisão condenatória deverá ser publicada em veículos de comunicação de grande circulação, dando publicidade ao fato às custas da própria condenada. O nome da empresa ainda será inscrito no Cadas-tro Nacional de Empresas Punidas (Cnep), criado por meio da lei.

A condenação administrativa por ato ilícitos não afasta a hipótese da empresa ou entidade ser respon-

sabilizada na esfera judicial e nem a punição individual a seus dirigentes ou administradores. Além da multa, a empresa ou entidade ainda pode ter seus bens sequestrados e suas atividades suspensas ou interditadas. Dependendo da gravidade do caso, a Justiça poderá inclusive determinar a dissolução compulsória da compa-nhia ou entidade.

Segundo o secretário de Transparência e Prevenção da Cor-rupção, da Controladoria-Geral da União (CGU), Sergio Seabra, a lei é importante por permitir a respon-sabilização de quem corrompe. No Brasil, historicamente, a punição recai quase que exclusivamente sobre servidores públicos que se deixam corromper e aceitam vantagens in-devidas para beneficiar pessoas físicas ou jurídicas.

“As empresas que ainda não tratam do assunto com a devida aten-ção vão perceber que é muito melhor investir em ética e integridade do que apostar na impunidade, em um mo-delo de negócio arcaico”, disse Seabra.

Foto: Roger Andrade

Page 6: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 6

Custo dos estádios da Copa triplica; preço da Arena Pantanal também sobe

O custo dos 12 estádios que servirão como sedes da Copa do Mundo de 2014 mais que triplicaram desde o início dos projetos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso a

um documento enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à Fifa, em 2007. Arena Pantanal também teve aumento.

A nova arena cuiabana não ficou para trás no aumento. Inicialmente o estádio custaria

menos de R$ 400 milhões de reais, porém, já depois da lici-tação feita sofreu aumento e foi para R$ 454,2 milhões. Agora, segundo o Portal da Transpa-rência o custo ultrapassa os R$ 570 milhões.

E segundo o portal quem ‘bancou’ este aumento foi o próprio governo de Mato Grosso. O financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a obra foi de R$ 339 milhões. Os outros R$ 231 milhões são de recursos próprios do Estado.

O Estado de S. Paulo teve acesso ao documento que a CBF enviou à Fifa para se candidatar a vaga de país sede do Mundial de 2014, que

foi fechado em 30 de outubro de 2007. No relatório o custo de todas as 12 arenas seria de aproximadamente R$ 2,6 bi-lhões. Porém, segundo a última estimativa oficial, os valores devem chegar a R$ 8,9 bilhões, mais que o triplo.

No relatório também havia informações como a situação dos aeroportos. A enti-dade máxima do Futebol – Fifa – considerava a infraestrutura de transporte aéreo suficiente. Disse também que os hotéis e hospitais poderiam atender a demanda do torneio. A federa-ção ainda classificou as unida-des de saúde como ‘referência internacional’, porém, nenhum dos hospitais era público.

Turismo na Copa de 2014 preocupa o empresariado ma-to-grossense

O assunto vem tomando conta das pautas das reuniões entre grupos de empresários mato-gros-senses de várias regiões do estado. O potencial hoteleiro de Mato Grosso tem evoluído substancialmente nos últimos três anos,e tem se preparado para a o momento Copa do Mundo. A

preocupação da categoria é com os in-vestimentos do estado em serviços de apoio ao segmento e infraestrutura.

Segundo fonte ligada ao setor empresarial turístico, foi disponi-bilizado ao estado para o desenvol-vimento do turismo o montante de R$ 13.762.747,54 verba esta

especificamente para aplicação no desenvolvimento turístico na Copa do Mundo de 2.014.

No portal da transparência estão listados os seguintes projetos e ações; Acessibilidade nos atrativos prioritários, centro histórico, adequa-ção de atrativos turísticos de Cuiabá para possibilitar a acessibilidade visando a Copa do Mundo de 2014, Cats (centro de apoio ao turismo), incluindo a implantação de novos centros de apoio na Praça Eurico Gaspar Dutra e no Distrito do Coxipó do Ouro. Aquisição de dois centros de apoio móveis (veículos adapta-dos para uso da FIFA – FanFest), implantação de sinalização turística, bem como dos pontos turísticos de Cuiabá e em torno.

A preocupação do setor,é que até o momento não se tem notícia da contratação desses serviços.

Outro segmento do turismo

que também já se torna preocupante é o cultural. Os gestores das pastas no interior do estado até o momento não foram procurados pelos representan-tes da Secretaria Estadual de Cultura.

Os produtores culturais ma-to-grossenses,a classe artística em geral temem ser esquecidos na Copa, e se isso acontecer será sem dúvida a perca de uma grande oportunidade única que os artistas terão para mos-trar as suas obras e seus talentos à um incontável número de turistas que virão a capital mato-grossense para assistir a Copa do Mundo. Mas ainda há tempo, se o governo do estado apresentar a tão sonhada vontade política, sem dúvida Mato Grosso e o país ganharão com as valiosas notoriedades da nossa cultura.

Fonte: Olhar Direto /com Folha Regional

Empresa conclui instalação de esca-das de segurança na Arena Pantanal

concluiu a implantação de 17 escadas de aço para saída de emergência nos dias dos jogos no estádio cuiabano. A implantação da escada segue a orientação da FIFA, as ligações que ficam entre a arquibanca-da e o gramado permitirão a rápida evacuação do público.

Como ocorre em outros estádios da Copa do Mundo, nos dias dos jogos haverá um portão de correr, que perma-necerá fechado. Além disso, cada saída terá o suporte de um segurança, postado no pa-tamar superior de cada escada, que terá a função de monitorar o comportamento do público e de atuar, na abertura do por-

tão, que permitirá a passagem dos torcedores.

Assim como para o pú-blico, há regra de utilização das escadas também para os joga-dores, que não devem usá-las em comemorações, por exem-plo, conforme ofício circular número 17, da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A previsão de entrega da Arena é para o dia 23 de fevereiro, com um jogo do qua-drangular estadual. O estádio terá capacidade de receber 44 mil torcedores, e será sede de quatro jogos da Copa do Mun-do de 2014.

Page 7: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,

www.regionalmt.com.br27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014Jornal Folha Regional página 7EDUCAÇÃO E CULTURA

Relatório mostra que meninas são 54% da população fora da escola

As meninas representam 54% da população mundial fora da escola. A situação é mais grave nos estados árabes, onde essa proporção é 60% e não sofreu alterações desde 2000. O desequilíbrio que prejudica as matrículas de meninas nas escolas é maior nos países de baixa renda. Os dados estão no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado hoje (29) pela

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Eliminar as disparidades de gênero na educação é uma das metas a serem cumpridas até 2015 pelos 164 países que assinaram o Acordo de Dacar (Senegal), durante a Conferên-cia Mundial de Educação em 2000. De acordo com o relatório, em 2011 apenas 60% dos países atingiram esse

objetivo no nível primário e 38% no nível secundário. Nos países de renda média e alta, é mais comum haver equilíbrio entre os dois sexos. Nos casos de disparidades, a situação se inverte e prejudica mais os meninos quando se refere aos níveis da edu-cação secundária, indica o relatório.

É o que ocorre no Brasil, onde há equilíbrio entre meninos e meninas na escola e a situação chega a ser inversa, explica a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero. “Felizmente, no Brasil não temos muito esse problema. Até temos uma inversão, as meninas chegam mais ao ensino médio que os meninos”, disse. Quanto ao desafio de garantir o acesso das meninas à educação nos países árabes, ela lembrou que é possível adotar ações que contribuam para melhorar esse panorama. “Mesmo que se crie salas de aula só femininas, há mecanismos

que podem ser usados dentro desses países, modificando aos poucos, res-peitando a questão cultural e religio-sa”, acrescentou. O relatório destaca que além de garantir a presença das meninas na escola, é necessário que elas tenham igualdade no processo de aprendizagem.

“A igualdade de gênero tam-bém pressupõe ambientes escolares apropriados, práticas livres de discri-minação e oportunidades iguais para meninos e meninas desenvolverem seu potencial”. O relatório traz da-dos que reforçam a importância da educação das mulheres. De acordo com o texto, se todas as mulheres completassem a educação primária, a mortalidade materna seria 66% menor. Oferecer educação secundária a elas nos países pobres reduziria o nanismo em 26%.

Brasil está entre os 10 países com maior número de analfabetos

Dados do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, di-

vulgado hoje (29) pela Orga-nização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a

Cultura (Unesco) aponta que o Brasil está entre os 10 países com maior número de adultos analfabetos.

Com a 8ª posição no ranking, a taxa de analfabe-tismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,6%, totalizando 12,9 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011. Para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Dacar (Senegal), o Brasil deve chegar a 2015 com

taxa de analfabetismo de 6,7%.De acordo com o docu-

mento da Unesco, dez países respondem por 72% da popu-lação mundial de analfabetos, entre eles o Brasil, a Índia, China e Etiópia.

O levantamento tam-bém registrou que entre os anos de 2000 e 2011, a taxa de analfabetismo mundial entre adultos caiu 1%. O número de adultos analfabetos em 2011 era 774 milhões e a projeção é que até 2015 esse número caia para 743 milhões.

Percival participa de reunião de abertura do ano letivoe pede dedicação e melhora dos índices

O prefeito Percival Muniz participou da reunião do início do ano letivo que contou com a presença dos diretores e coordenadores das escolas do município. Na oportunidade, agra-deceu a dedicação dos profissionais e lembrou que o professor é uma espé-cie de sacerdote e ressaltou mais uma vez que a educação existe em função do aluno. “Temos que melhorar os indicadores de ensino e formar um cidadão para que saiba dos direitos e deveres numa sociedade”. O prefeito lembrou que não tem medido esfor-ços para garantir melhores condições de aprendizagem destacando que no

ano de 2013 foram gastos 28% do orçamento do município na educação e salientou que quer resultados.

Percival e a secretária muni-cipal de Educação Ana Carla Muniz entregaram os kits poda, conjunto de equipamentos para poda e jardina-gem composto por carrinho de mão, vassoura, enxada, tesoura para jar-dim, pá de bico, roçadeira com lâmina de 3 discos, podador, pulverizadora, moto-poda, perneira de segurança, protetor auricular, máscara, luva e cone para sinalização. Os kits pro-porcionarão jardins sempre bonitos nas unidades. Também foi entregue

para cada escola uma impressora multifuncional de alta resolução com capacidade de 10 mil cópias mês para sanar os problemas de cópias e garan-tir economia. Os equipamentos são locados através de um contrato de out sourcing de impressão cujo valor da cópia será de R$ 0,02, com o tonner e reposição de máquinas.

Durante a reunião a secre-tária anunciou a ampliação de 1.608 vagas com ampliação das escolas e investimentos de recursos próprios de R$ 6,5 milhões. Assim como a so-licitação de financiamento de R$ 37,5 milhões para o FNDE (Fundo Nacio-nal de Desenvolvimento da Educa-ção) para construção de escolas novas para bairros que possuem demanda reprimida de alunos. Destacou que entre as solicitações, a construção de dois prédios foi liberada, o da Escola Gleba Dom Bosco e da Escola Albino Saldanha Dantas.

Ana Carla também fez uma prestação de contas em que detalhou os gastos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informando a ampliação de verba em investimentos

item que passou de 2,62% em 2012, para 7,53% em 2013 com projeção de alcançar 14,29% neste ano. Ainda comemorou os resultados da apli-cação da verba emergencial de R$ 5 mil para escolas, em que a Secretaria entra com material e a unidade com a mão de obra. “Foi um acerto e vamos continuar trabalhando assim porque teve diretor que fez o dinheiro render muito e não tivemos nenhum problema com prestação de contas”, afirmou.

MerendaNa oportunidade, os direto-

res entregaram documento abrindo mão da administração da verba da merenda, mas a decisão deverá ocor-rer amanhã durante uma reunião específica para discutir o assunto. O problema foi ocasionado em decor-rência da adesão do município ao registro de preços da Secretaria de Educação do Estado, principalmente diante de dificuldades na entrega de alguns produtos ofertados pelos pequenos produtores.

Renda dos Negros cresce, mas não chega a 60% dos branco

Dados da Delegacia do Adolescente (DAE), da Polícia Judiciária Civil, revelam que o número de menores infratores aumentou de quase 40% em 2013. Ao todo, foram cerca de 1.870 procedimentos infracio-nais instaurados no ano passa-do, contra aproximadamente 1.350 processos. Os números foram divulgados nesta quinta--feira (24).

Conforme a DAE, a maioria das infrações come-tidas por adolescentes estão relacionados a crimes como tráfico e consumo de entorpe-centes, furtos, roubos, amea-ças, lesões corporais, violência doméstica e direção de veículo sem habilitação.

Em 2013, a delegacia do adolescente realizou 20 operações policiais visando dar cumprimento a mandados de busca, apreensão e internação de adolescentes infratores. Dentre essas ações está a ope-ração conjunta com a Polícia Militar, deflagrada no mês de outubro com o objetivo de dar

cumprimento a 22 ordens judi-ciais contra menores infratores nos bairros São João Del Rey e Pedra 90.

Os mandatos foram expedidos pela Vara da Infân-cia e Juventude que agrupou procedimentos realizados pela DAE dos últimos três anos para desencadear a operação.

O grande diferencial no comparativo entre os dois anos é a redução no número de infrações em escolas públicas, sendo 53 ocorrências em 2013 contra 83 no ano de 2012. De acordo com o titular da espe-cializada, no âmbito escolar as infrações mais comuns são as de ameaças, injurias, lesão corporal, uso e posse de drogas, posse de arma de fogo e furto.

“Separando o que é indisciplina escolar que são definidas pelo regimento da escola pública, na maior parte as infrações são de naturezas que envolvem o desrespeito ao corpo de servidores escolares, que extrapolaram os limites”, explica o delegado.Foto: Matusalem Teixeira

Divino Vaz Elias e sua tradicional Banca de Raiz Flora Viva

por Denis Maris

Natural de Rio Verde estado de Goiás, filho de Joaquim Elias e Maria Custódia, ele e seus 09 irmãos ajudaram os seus pais na lavoura.

Em agosto de 1969 vie-ram de mudança para Mato Grosso, mais precisamente Ron-donópolis, e logo foram se insta-lando na zona rural Naboreiro. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória do Divino raizero.

Jornal Folha Regional; Como você descobriu a sua vo-cação com as plantas?

Divino raizeiro; O meu pai sempre trabalhou em sítios e fazendas e tinha um grande conhecimento e dedicação para com remédios caseiros, especial-mente os produzidos com raízes.

Quando ainda morávamos em Goiás, me lembro da atenção especial que ele dava as pessoas que o procuravam para um determinado problema de saúde que estavam enfrentando.

JFR; Você é evangélico, como as pessoas te recebem no meio religioso por trabalhar nesse ramo que algumas vezes é dirigido pelos chamados adivinhadores e espiritistas ?

Divino raizeiro; Meu traba-lho é totalmente baseado no conhe-cimento das pessoas antigas, temos relatos de muitos remédios caseiros feito com raízes terem ajudado mui-tas pessoas. Hoje a ciência continua pesquisando e cada vez mais vai descobrindo que os remédios natu-rais feitos de plantas curam muitas doenças. A nossa intenção é ajudar

as pessoas, e ficamos felizes quando alguém chega e relata que está se sentindo bem melhor de saúde. Nós queremos que as pessoas procurem os seus médicos, e não parem de tomar os medicamentos receitados. Os chás de folhas e as raízes podem também auxiliar no tratamento e ajudar na recuperação do bem estar.

JFR; Como é o perfil de sua clientela, são pessoas mais humildes que moram zona rural, ou pessoas que residem na cidade que tem um poder aquisitivo um pouco melhor ?

Divino raizeiro; A procura de folhas e raízes em tempos an-teriores era feita mais por pessoas da zona rural, pessoas simples dos bairros distantes. Nos dias de hoje esse quadro mudou, temos clientes doutores, professores, empresários, aqui na minha banca param todos os dias um número incontável de carros importados. É um ramo que tem muita procura, e eu me sinto feliz por ter herdado esse conhecimento do meu pai, gosto muito do que faço.

JFR; De 1982 para cá o que você realmente aprendeu com o na-turalismo e com as pessoas?

Divino raizeiro; Estou há 32 anos no ramo, vejo que a ciência está descobrindo cada vez mais a impor-tância dos produtos naturais, e nos queremos unir a nossa experiência

junto com esses avanços. E é bom dizer à todos que; “ aquele chazinho da vovó ainda não acabou.”

JFR; Quais as principais variedades de folhas e raízes que os clientes podem encontrar em sua banca?

Divino raizeiro; Nós temos Carobinha, raiz da Cain-ca. Batata Tiu, casca de Jatobá, Algodãozinho, Mussambé, Ale-crim e outras folhas e raízes. São ao todo mais de 300 variedades, o Alecrim por exemplo há muito tempo não tinha um uso culi-nário, hoje as pessoas utilizam em pratos típicos e temperos diversos, e as pessoas fazem o chá utilizado a planta como calmante.

JFR; Agradecemos pela atenção dispensada a reporta-gem, deixe aqui o seu telefone de contato para os simpatizantes naturalistas das folhas e das raízes.

Divino raizeiro; Eu agradeço por este espaço ma-ravilhoso, a Banca de Raiz Flora Viva fica na Av. Marechal Ron-don na esquina com a Afonso Pena. Telefones de contato: 8116-0483 e 8151.0139.

Brasil começa receber mais mé-dicos cubanos em Fevereiro

Neste final do mês de Janeiro e início de fe-vereiro, estão chegando ao país cerca de Dois mil médicos cubanos, de início eles desembarcaram na última terça-feira (28) por Brasília, São Paulo e Forta-leza. Eles fazem parte deste terceiro ciclo do Programa Mais Médicos, que conta com 2.891 profissionais. O grupo também é formado por 891 médicos seleciona-dos por meio de inscrições individuais.

Os médicos vão cur-sar o módulo de acolhimen-to e avaliação do programa que dura três semanas e deve começar na próxi-ma segunda-feira (3). A previsão é que os cubanos e os demais estrangeiros participantes do terceiro ciclo comecem a atuar no início de março. Segundo o Ministério da Saúde, a aprovação no módulo é obrigatória para receber o registro que autoriza o trabalho no Brasil durante o programa. A pasta ainda não definiu o local de atua-ção dos médicos cubanos.

Os 891 profissionais da seleção individual se-rão distribuídos em 412 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais In-dígenas (DSEI). São 423 participantes com registro profissional ou diploma revalidado no Brasil e 468 com registro profissional de outros países. O Nordeste vai receber 274 médicos, o Sudeste, 230, o Sul, 178, o Norte, 123, e o Centro-Oes-te, 86. Os brasileiros come-çarão a trabalhar no dia 3 de fevereiro e os estrangeiros, no dia 5 de março.

“Com esses novos médicos, somados aos que já estão atendendo a popu-lação nos municípios, serão 9,5 mil médicos atuando nas regiões mais necessita-das e atendendo as popu-lações mais vulneráveis”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em todo o país, 6.658 profissionais atu-am pelo Mais Médicos em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas. A meta é preen-cher 13 mil postos até o fim de março.

Page 8: página 2 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014 · dizer, uma marca registrada do Brasil, que, para pesar dos brasileiros em geral, se perfila entes os mais corrup-tos do mundo,