PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que...

10
ANO XVI - Nº 4.087 MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2021 Galo encerra Série A encarando o Palmeiras hoje, às 21h30, em jogo que pode marcar despedidas dos ídolos Victor e Diego Tardelli. Já o Flamengo joga por uma vitória e o Inter seca o rubro-negro para ganhar a taça. PÁGINAS 8 E 9 Dia de decisões no Brasileirão Minas recebe 5º lote de vacinas Mais de 357 mil doses chegaram ontem ao Aero- porto de Confins, na Grande BH. Expectativa é a de que imunizantes, da Astra/Zeneca e CoronaVac, co- mecem a ser distribuídos na próxima semana aos municípios. PÁGINA 5 Circulação de pessoas e veículos fica suspensa a partir de hoje, das 22h30 às 5h. Medida foi adota- da para tentar frear avanço do novo coronavírus na cidade, que registrou aumento de casos nos úl- timos dias e sobrecarga no sistema de saúde. A taxa de ocupação dos hospitais atingiu o nível mais alto desde o início da pandemia. Decreto pu- blicado ontem traz ainda mais restrições, como fechamento de bares, restaurantes e supermerca- dos às 21h30. Ônibus deixam de rodar às 22h15. Decisão gerou polêmica. PÁGINAS 3 E 4 MOC decreta toque de recolher por dez dias DANIEL MAGALHÃES/DIVULGAÇÃO PÁGINA 6 MAIS UMA TENTATIVA - Montes Claros é a sexta cidade mineira a decretar toque de recolher nos últimos dias; as demais estão no Triângulo e Alto Paranaíba NOVA REMESSA - Quantidade para cada município e público-alvo devem ser definidos nesta sexta-feira A jornalista mineira Leila Ferreira fala sobre o desafio de levar a vida com mais leveza, tema de livro best-seller EUDOXIO RABELO FÁBIO MARCHETTO/DIVULGAÇÃO ARTE NECESSÁRIA

Transcript of PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que...

Page 1: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

ANO XVI - Nº 4.087 MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2021

Galo encerra Série A encarando o Palmeiras hoje,às 21h30, em jogo que pode marcar despedidas dosídolos Victor e Diego Tardelli. Já o Flamengo jogapor uma vitória e o Inter seca o rubro-negro paraganhar a taça. PÁGINAS 8 E 9

Dia de decisõesno Brasileirão

Minas recebe 5ºlote de vacinas

Mais de 357 mil doses chegaram ontem ao Aero-porto de Confins, na Grande BH. Expectativa é a dequeimunizantes,daAstra/Zeneca eCoronaVac,co-mecem a ser distribuídos na próxima semana aosmunicípios.PÁGINA 5

Circulação de pessoas e veículos fica suspensa apartir de hoje, das 22h30 às 5h. Medida foi adota-da para tentar frear avanço do novo coronavírusna cidade, que registrou aumento de casos nos úl-

timos dias e sobrecarga no sistema de saúde. Ataxa de ocupação dos hospitais atingiu o nívelmais alto desde o início da pandemia. Decreto pu-blicado ontem traz ainda mais restrições, como

fechamento de bares, restaurantes e supermerca-dos às 21h30. Ônibus deixam de rodar às 22h15.Decisão gerou polêmica.PÁGINAS 3 E 4

MOC decreta toque derecolher por dez dias

DANIEL MAGALHÃES/DIVULGAÇÃO

PÁGINA 6

MAISUMATENTATIVA -Montes Claros é a sexta cidademineira a decretar toque de recolher nos últimos dias; as demais estão no Triângulo eAlto Paranaíba

NOVAREMESSA -Quantidade para cadamunicípio e público-alvo devemser definidos nesta sexta-feira

A jornalista mineira

Leila Ferreira fala

sobre o desafio de

levar a vida com

mais leveza, tema de

livro best-seller

EUDOXIO RABELO

FÁBIO MARCHETTO/DIVULGAÇÃO

ARTE NECESSÁRIA

Page 2: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

CAFÉ NA MESAFernando Cavendish, da Delta, com muitos con-tratos fraudulentos – em especial no Rio –, fe-chou delação com o MPF, foi condenado a 11anos de prisão recentemente, e segue em prisãodomiciliar.

PASSOU PERTOCabral, que chegou a ser cotado para vice na cha-pa de Dilma Rousseff, amarga por ora 17 conde-nações que somam mais de 300 anos de prisãonas costas.

TÔ LONGENão havia confirmação até a noite de terça-feiraque o presidente do DEM, ACM Neto, fosse ontemà posse do ministro da Cidadania, João Roma (Re-publicanos), seu ex-chefe de gabinete na Prefeitu-ra de Salvador. Estão hoje como água e vinho.

CUSTO CASTELLOHá anos, nas mãos de diferentes presidentes daRepública, a Petrobras é a moeda eleitoral maispreciosa no cofre do governo, na política de con-trole de preços dos combustíveis (que por sua vez,claro, seguram a inflação). Desta vez, a conta nomercado chegará alta a médio prazo, porém tãoforte como anteriores.

CUSTO BRASILA Bovespa está registrando altas retiradas de ca-pitais do Brasil desde a demissão do presidenteda petroleira, Castello Branco, decidida pelo pre-sidente Jair Bolsonaro. São multinacionais queconfiaram no discurso de Bolsonaro, na sua pas-sagem por Davos, sobre segurança jurídica e no-vos tempos sem ingerência na empresa de capi-tal aberto.

PREVISIB...Previsibilidade é uma palavra alheia ao vocabulá-rio do dia a dia de Brasília, mas ao citá-la tanto nos

últimos dias, Bolsonaro resgatou a figura de AécioNeves. A palavra foi o mote da campanha derrota-da do tucano contra Dilma Rousseff em 2014.

CARRO CHEFEA ministra Damares Alves montou o Grupo de Tra-balho ministerial para análise da vindoura Políti-ca Nacional de Direitos Humanos. Será sua ban-deira da gestão.

ÔH, DONA KÁTIA!Senadora que sugeriu medidas sanitárias no Sena-do, Kátia Abreu colocou mais de 30 convidadosdentro de uma sala de comissão, na terça-feira,mesmo sob aviso da Polícia Legislativa sobre asrestrições contra a pandemia. A turma prestigiousua posse como presidente da Comissão de Rela-ções Exteriores.

OS FISCAISConhecido pelo discurso – e prática – de austerida-de desde os tempos de deputado, o senador Regu-ffe vai comandar a Comissão de Fiscalização eControle. O senador Marcos do Val será o vice.Ambos do Podemos.

DEGRADAÇÃOO centro antigo do Recife, dos mais históricos dopaís, está degradado, relatam moradores da capi-tal. A antiga sede do Diário de Pernambuco – quedeveria se transformar num museu – está destruí-da. Por ali batia ponto o fundador Assis Chateau-briand. Nas ruas do entorno, pedintes de váriasnacionalidades: venezuelanos, colombianos,equatorianos e brasileiros.

TERMÔMETROA Mobills, startup de gestão de finanças pessoais,constatou que os gastos com supermercado au-mentaram 28% entre março e dezembro, analisan-do operações de 42 mil usuários do app. O ticketmédio de dezembro foi de R$ 343,98.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Enquanto o Congresso vota leis com o objetivo defacilitar a aquisição de vacinas e, assim, acelerar oritmo da imunização no país, a população fica na es-perança de receber a tão esperada dose da liberdade.Diante desse cenário, os municípios, que jamais seestruturam de fato para garantir à população umatendimento eficaz quando infectada, pega o cami-nhomaisfácil, promovemofechamento dascidades.

Ofechamento, jáficouprovadoemoutrasocasiões,ainda mais da forma como tem sido feito em cidadescomoMontesClaros,nãotrazumasolução,antespro-moveumcaosaindamaior.Aproibiçãodacirculaçãode pessoas à noite não impede as festas clandestinas,as recepções de casamentos regadas ao descumpri-mentodas regrassanitárias,semcontaras filasquilo-métricas em bancos, nos pontos de ônibus, dentrodos ônibus que fazem o transporte coletivo. Uma fis-calização eficiente, am-pla, hospitais de campa-nhafuncionandodefato,ummaiornúmerodeôni-bus circulando seriamaçõesinfinitamentemais efetivas do que sim-plesmente o fechamentodacidadedurante anoitee madrugada.

Écertoqueaconscienti-zação da população tam-bém é de fundamentalimportânciano cenárioena realidade vigentes,mas certamente o quepropõe, por exemplo, onovo decreto em MontesClaros, não traz conscientização, mas apenas a puni-ção para aqueles que estão cumprindo as regras, queestãolutandoporsuasobrevivência,como éocasodebares,restaurantese,ainda,osmúsicosquetentamsemanter de pé se apresentando de bar em bar.

Se o vírus é cruel, por levar embora as pessoas queamamos, os decretos insanos não ficam distantes,porque promovem o desemprego, que leva a outrotipodemorte,daqualmuitaspessoastambémnuncamais conseguirão retornar. O vírus é irracional, masos homens por trás dos decretos, imagina-se que não,por isso, se espera deles mais sensibilidade, mais em-patiae,sobretudo,soluçõesmaisinteligentesquepos-sam proteger a população e exterminar o vírus e nãoo contrário. Esperemos...

EDITORIAL

A proibição da

circulação de

pessoas à noite

não barra festas

clandestinas, filas

enormes em

bancos, nos

pontos de ônibus,

dentro dos ônibus

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Esqueceram de mim

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, Rio de Janeiro e SãoPaulo, apenas o ex-governador carioca Sergio Cabral continua na cadeia. Para o Ministério Público Federal,manter Cabral na cela é fundamental na guerra de bastidores com a Polícia Federal. Quem conhece o outrolado das portas aponta que os procuradores não engolem o fato de a PF fechar acordo de delação premiada –caso de Cabral – com aval do Supremo Tribunal Federal. O ex-governador teve seu acordo com a PFhomologado pelo ministro Edson Fachin, do STF, há um ano. É o único colaborador da Lava Jato que aindavê o café passar pelas grades toda manhã.

Sociedade dosdecretos mortos

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa: Daniela Mello

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 3: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

PRETO NOBRANCO

Toque de recolherameaça empregosem Montes Claros

Montes Claros

Medida que começa a valer hoje impacta aindamais o faturamento de bares e restaurantes

Soutestemunhadosriscosecomplicaçõesprovo-cadaspela Covid-19, já que cheguei a ser internadopela complicação do quadro. Entretanto, tenhoquestionadodecretosmunicipaisquenãoapresen-tam critérios convincentes. Agora mesmo, a movi-mentaçãonoperíodonoturnoestárestrita,masdu-ranteodiaestá liberadaaglomeraçãonas ruas, ca-sas lotéricas, bancos,hospitaisououtros locaispú-blicoseprivados.Oresumoéque,porcausademeiadúzia de irresponsáveis, a população inteira estásendo penalizada. Vale o ditado: são os justos pa-gando pelos pecadores. Aliás, perguntar não ofen-de: será que o vírus só ataca no período noturno?

Democracia comprometidaDefendo críticas à atuação de alguns dos inte-

grantes do Judiciário brasileiro. Entretanto, soucontrário aos ataques pessoais ou à instituição deforma específica. Se existe naquela Casa decisõescontrárias ao que determina a Constituição Fede-ral, existem meios de disciplinar, através do pró-prio Legislativo. Aliás, o silêncio do Executivo e doLegislativo acaba por comprometer a democracia.É preciso que a população tenha orgulho de suasinstituições.

Novo grupo atacadistaAcolunamaisumavezsainafrenteetrazinforma-

çãode que oGrupo Pãode Açúcar (GPA) deu entra-dacomdocumentaçãonaPrefeituradeMontesCla-ros para implantação no município de um super-mercado. Trata-se do Assaí Atacadista, empresafundadaem1974nacidadedeSãoPaulo.Atualmen-te, a rede possui 170 lojas no Brasil. A intenção é aconstruçãodeumatacarejonasaídadeMontesCla-ros, na BR-251, após o Max Min Clube e antes dotrevo (Anel).

Caráter políticoNosúltimosdias,oquestionamentoemrelaçãoà

votação de parlamentares emmatérias importan-tes,sejanaAssembleiaLegislativa,sejanoCongres-so Nacional, tem deixado o eleitor de “cabelo empé”,numademonstraçãoclarade insatisfação.Pa-recequeadecisãoétomadaapósconsultaroumbi-go. Entendo que o caráter político doparlamentar,quando das suas decisões, deve estar em sintoniacomo pensamento de quem o elegeu.

Josué AlencarDurantecampanhapolíticanoanopassado,odi-

retor-presidentedoGrupoCoteminas, JosuéGomes(MDB),filhodoex-vice-presidenteJoséAlencar,apa-receu no programa eleitoral do prefeito reeleito,Humberto Souto, tecendo elogios ao chefe do Exe-cutivo e falandodo seuamor porMinas e porMon-tesClaros, cidadeonde foi construídoopatrimônioda família. Josué tentou navegar no mundo políti-co,usandoafiguradopaieo fatodeserumempre-sário bem sucedido, mas não obteve êxito. Hoje, oemedebista abandonouoprojeto emsolomineiro,transferindootítuloeleitoralparaoEstadoquees-colheu paramorar, que é São Paulo.

Justos e pecadoresu

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

Márcia Vieira

Repórter

Montes Claros en-grossa a lista de cidadesmineiras que decidi-ram adotar o toque derecolher como formade tentar reduzir o nú-mero de pessoas infec-tadaspelonovocorona-vírus. A partir destaquinta-feira (25), estáproibida a circulaçãodepessoaseveículospe-las ruas do municípioentre 22h30 e 5h. O de-creto publicado nestaquarta-feira tambémtraz uma série de restri-ções a estabelecimen-tos comerciais.

A cidade do Norte deMinas é a sexta do Esta-do a adotar a restriçãodurante a noite. Tam-bém optaram pelo to-que de recolher Uber-lândia, Patrocínio, Co-romandel, Patos de Mi-naseLagoaFormosa,ci-dadesdoTriânguloeAl-toParanaíbaquetêmvi-venciado uma explo-são de casos da Co-vid-19 e falta de leitospara atendimento aospacientes.

AdecisãodaPrefeitu-ra de Montes Claroscausou surpresa e polê-mica na cidade. O De-creto nº 4.176, assinadopelo prefeito Humber-to Souto, determina aadoçãodasmedidaspe-los próximos dez dias.As novas regras são re-sultado de reuniãocom integrantes do Co-mitê de Combate à Co-vid, com a participaçãoconsultivaderepresen-tantes de entidades declasse, políciase órgãosde saúde.

Os parâmetros parase definir pelo toque derecolhervemdosindica-dores epidemiológicose da capacidade assis-tencialdomunicípio.Se-

gundo o boletim divulga-do pela prefeitura, em umúnico dia foram constata-dos 217 novos casos dadoença e cinco mortes porCovid-19. A taxa de ocupa-ção dos hospitais atingiu onível mais alto desde o iní-ciodapandemia.Nestater-ça feira, os dados aponta-vampara91%deocupaçãode leitos clínicos e 70% deleitos UTI adulto pelo SUS.Já a ocupação de leitos pa-ra Covid-19 em hospitaisparticulares e convêniosera de 60%.

IMPACTOS

Apesar dos índices cres-centes, novo decreto desa-gradou a muita gente,principalmente a donosde bares e restaurantes,que terão que fechar asportas às 21h30. Há meseselesvêmpedindoaomuni-cípio um recuo nas restri-ções por causa dos impac-tos financeiros que elasprovocam. Agora, com es-sa nova medida, já falamem demissão em massa.

O presidente da Abra-sel Norte de Minas, Rodri-go de Paula, se reuniu on-tem com vereadores parapleitear, entre outras me-didas, a anistia de tribu-

tos, o pleno funciona-mento do delivery, semrestrição de horário, e oadiamento da entradaem vigor do decreto.

“A estimativa da Abra-sel é a de que entre 1.300 a1.500 funcionários devamser demitidos. Foi consta-tado que não há mais pos-sibilidade de o setor sercerceado do livre direitode trabalho e conseguirmanterosempregos”,afir-ma Rodrigo, acrescentan-do que foi solicitado ao Le-g i s l a t i v o q u e f a ç a ainterlocução com imobi-liárias que tenham clien-tes do setor e com a Cemige Copasa, paraque não ha-ja o corte no fornecimen-to dos serviços, além dacriaçãodeumcanalexclu-sivo para estes empreen-

dedores parcelarem as dí-vidas.

“Os associados defini-ramquenãofarãomaispe-didos de cervejarias e ou-tros fornecedores por nãoterem mais a possibilida-dedefaturamentoparapa-gar as compras. A anistiademultasetributoseisen-ção de IPTU para este qua-se um ano de pandemia énecessária, uma vez queestes trabalhadores prati-camente não puderam de-senvolver suas atividades.Caso não seja consideradaessa medida, faremos soli-citação ao Ministério Pú-blico”, pontua Rodrigo,que se reúne nesta tardecom a Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL) em bus-ca de alternativas.

Leia mais na página 4

Aldeci Xavier

[email protected]

RESTRIÇÃO-Estáproibida,apartirdehoje,acirculaçãodepessoasdas22h30às5h

LEO QUEIROZ

A cidade do Norte de Minas é asexta do Estado a adotar arestrição durante a noite.Também optaram pelo toque derecolher Uberlândia, Patrocínio,Coromandel, Patos de Minas eLagoa Formosa, cidades doTriângulo e Alto Paranaíba

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 3

Page 4: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

Horário limitado também parasupermercados e ônibus

Montes Claros

u Transporte coletivo em Montes Claros será interrompido das 22h15 às 5h

u REPERCUSSÃOMárcia Vieira

Repórter

Com a imposição dotoquederecolher,aPre-feitura de Montes Cla-ros determinou outrasrestrições, como o fun-cionamento de quais-quer atividades econô-micas,assistenciais,cul-turaisereligiosasnope-ríodo entre 22h e 5h. Ofuncionamento de su-permercados e simila-res, lojas de conveniên-cias, bares, restauran-tes e similares fica res-trito ao período entre21h30e6h,comtolerân-cia de 30 minutos, exce-tuados os estabeleci-mentos localizados àsmargens das rodovias.

Outro impacto da li-mitação de horários se-ránacirculaçãodosôni-bus que fazem o trans-porte coletivo na cida-de. Após as 22h15 nãohaverá mais atendi-mento a passageiros,com o serviço sendo re-tomado às 5h.

“Vamosatenderestri-tamente o que está nodecreto. Assim que dero horário, vamos pararos ônibus, até porque,vai parar a circulaçãode pessoas. Não deixade ser um prejuízo eco-nômico,masquevaiterqueserequacionadode-poisdecalculadoeefeti-vado. Vamos aguardareveroimpacto”,dizVic-torMarcondes,advoga-do da MocBus, conces-sionária do transportecoletivoemMontesCla-ros.Empresasquepreci-sem manter funcioná-rios trabalhando após

esse horário, deverão pro-videnciar o transporte atéa casa deles.

MEDIDAS

O presidente da Câmarade Dirigentes Lojistas(CDL)deMontesClaros,Er-nandes Ferreira, partici-pou da reunião do Comitêde Combate à Covid e afir-ma que, na apresentaçãodos dados, constatou queosíndicesdeCovid-19naci-dade são preocupantes eas medidas necessárias.Entretanto, alertou que aeconomia deve ser consi-deradacomofatorrelevan-te para evitar o colapso.

“A CDL acreditou naconscientização da popu-lação e trabalhou com fo-co na comunicação, mas,infelizmente, dentro dosdeveres e direitos de cadaum, quando a gente olha ocoletivo, vê que a popula-ção, de um modo geral, re-laxou e a cidade conti-nuou a viver como se nãohouvesse pandemia. Hou-ve agravamento da situa-ção”, explica Ernandes.

Ele destaca que o setorouviuascolocaçõesdoCo-mitê mas, como represen-tante da área econômica,fez as ponderações. “Va-mos cumprir e colaborarpara que o mais rápidopossívelvolteànormalida-de, mas tendo cuidadocom a dose do remédioque será dada. Todo pa-ciente precisa de remédio,mas dependendo da dose,pode piorar”, diz Ernan-des, ressaltando que vaidepositar atenção no se-tor mais vulnerável emaisafetado,queéodeba-res e restaurantes de fun-cionamento noturno.

“Esse novo decreto veiopara prejudicar tantoos trabalhadoresinformais quanto osformais, como os barese músicos. Entendo queesse decreto é semsentido, já que oprefeito estáestipulando um horárioe o vírus não temhorário para sepropagar. Tenhocerteza que seremosbastante prejudicadoscom esse novo decreto”

“Não negamos aexistência do vírus, dadoença e danecessidade doscuidados que devem sertomados. Mas nãoconcordamos com ocerceamento do direitotanto de ir e vir quantoo de trabalhar e exercera profissão e levar osustento para casa,porque as contas,inclusive da prefeitura,não esperam”

Thomas Fernandes

31 anos

Músico

Talles Fernandes

25 anos

Motorista de aplicativo

LEO QUEIROZ

DIVULGAÇÃO

4 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 5: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

CONVERSA

INTELIGENTE

Minas recebe mais

357 mil doses de

vacina contra Covid

Saúde

Depois que a Câmara Municipal de Montes Cla-ros aprovou Projeto de Lei enviado pelo prefeitoHumberto Souto, no valor de R$ 30.915.585,36 (re-cursosremanescentesdomandatoanterior), des-tinadosparacombateraCovid-19, ficaclaroqueaatual administração não gastou comodeveria naprevenção,preocupadaapenaseminvestirnamo-bilidadeurbana.Resultado!Novamenteapopula-ção será sacrificada.

Bateu o desesperoComo já havíamos alertado há algum tempo, a

nova onda da Covid-19 em Montes Claros dese-nha um cenário assustador para os próximosdias. A tendência são os hospitais sofrerem umapressão maior pela alta da taxa de crescimentodos casos.

DecretoOdecretoassinadopelogovernoHumbertoSou-

to determina toque de recolher das 22h30 às 5h,durante dez dias. A partir desta quinta-feira (25),fica proibido o funcionamento de atividades eco-nômicas, assistenciais, culturais e religiosas en-tre 22h e 5h.

DesesperoApesar de todosos avisos feitos diante doavanço

dadoença,oprefeitoHumbertoSouto, emcasa, sobcuidadosmédicos,preferiubaixardecretossemava-liaraeficiênciadasmedidas.Agora, teráqueagirdemaneira radical. O decreto não será suficiente. Omontes-clarense,infelizmente,podeseprepararpa-ra o pior. Os casos vão explodir.

Alerta de emergência!A cidade vai precisar se precaver. Teremos sé-

rias dificuldades com vagas em UTI, CTI, leitos ealta demanda de oxigênio.

Prefeituras podem comprar vacinasA Frente dos Prefeitos decidiu formar consórcio

paraadquirir vacinascontraaCovid-19.Adecisãofoi tomada após o Supremo Tribunal Federal per-mitirqueestadosemunicípiospossamimportaredistribuir vacinas contra a Covid, registradas porórgãos reguladores estrangeiros.

Distribuição para as Regionais de Saúde deveser feita na próxima semana

u

Prefeitura seguroumilhões da Covid-19

QUINTOLOTE -Anova remessa contém220mil doses da vacinaAstraZeneca/Oxford e 137.400 do

imunizante chinês CoronaVac

Apresentador de TV e observador da cena política

Da Redação*

A chegada de 357.400dosesdevacinascontraa Covid-19 para MinasGerais nesta quarta-fei-ra (24) serve de alentopara muitas cidades. Oquinto carregamentodesembarcou no inícioda tarde de ontem noAeroporto Internacio-nal de Confins, na Re-gião Metropolitana deBelo Horizonte.

A nova remessa con-tém220mildosesdava-c i n aA s t r a Z e n e c a /Oxford e 137.400 doimunizante chinês Co-ronaVac. Com a chega-da das 357,4 mil unida-desnestaquarta,OEsta-

do já recebeu um total de1.528.580vacinasdogover-no federal.

Sob escolta da Polícia Fe-deral, as doses foram leva-dasparaaCentralEstadualde Rede Frios, da Secreta-riadeEstadodeSaúde(SES-MG), na capital mineira.

Nospróximosdias,asva-cinas serão distribuídas àsUnidades Regionais deSaúde (URS). O público-al-voparaapróximaetapadacampanhaeoquantitativoque cada prefeitura irá re-ceberserãoanunciadospe-logovernoestadualnapró-xima sexta-feira (26).

Até a manhã de ontem,530.511 pessoas recebe-ram a primeira dose davacina contra a Covid-19

em Minas, o que corres-ponde a 68,93% da popu-lação estimada em gru-pos prioritários. Deste to-tal, 220.564 (28,7%) rece-beram a segunda dose doimunizante. Os dados sãodo Vacinômetro, painelda SES-MG que monitoraa campanha em Minas.

MONTES CLAROS

A cidade já recebeu26.843 doses do imunizan-te,incluindoprimeiraese-gunda doses. Até terça-fei-ra, foram vacinados 8.800profissionais de saúdecom a primeira parte daproteção, o que equivale a36,7% do total de 24 milpessoas desse público. Ou-tros 5.363 já receberam a

segunda dose.Mais de 4.500 idosos

com mais de 85 anos já fo-ram protegidos com a pri-meira dose, o que equivalea 93,8% do total. A aplica-çãodasegundadosecome-çou nos últimos dias.

Segundo a secretáriaMunicipal de Saúde, Dul-ce Pimenta, Montes Cla-ros já conseguiu imunizar100%dosidososinstitucio-nalizados, com a aplica-ção das duas doses.

O avanço da vacinaçãona cidade depende da che-gada de novo lote de imu-nizantes, o que deve acon-tecer nos próximos diascom o carregamento quechegou ontem ao Estado.

*Com Agência Minas

Will [email protected]

FÁBIO MARCHETTO/DIVULGAÇÃO

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 5

Page 6: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

“A gente faz de tudo paramelhorar nossa qualidade devida, mas a gente se esqueceda coisa mais importanteque é nossa interaçãouns com os outros

Lições para uma vida com maisleveza: conversa e convivência

DANIEL MAGALHÃES/DIVULGAÇÃO

Jornalista fala do tema do livro que virou best-seller a alunos da Funorte

u

JORNALISTA E ESCRITORA

Leila FerreirauENTREVISTA

Adriana Queiroz

Repórter

Levaravidacomleve-za é uma tarefa difícil,principalmenteemmo-mentos como o atual,em quea liberdade deirevirestálimitadaeahu-manidade vive assom-brada por uma doençaque obrigou todos a serecolherem, adiar pla-nos e mudar a rotinadiária.

Para falar um poucosobre isso e dar dicas decomoconquistaraleve-za no caminho escolhi-do,ajornalistaLeilaFer-reiraministrouumapa-lestra, ontem, para osalunosdaFunorte.Essaé a segunda vez que amineira participa deevento no centro uni-versitário.Noiníciodes-te mês, o bate-papo foicom os professores dafaculdade.

“Foimuitointeressan-te, gratificante e teve aparte de interação comosprofessores.Fui mui-tíssimo bem acolhida eagora tive a alegria deser convidada nova-mente, desta vez parafalar com os alunos.Um duplo desafio, umaduplaprovadeconfian-çadaFunorte.Ficomui-to grata por isso”, contaa jornalista.

Na pauta de ontem,“A arte de Ser Leve”, te-ma que sempre insti-gou a jornalista que es-creveu um livro sobre oassunto que virou umbest-seller. São mais de120milexemplaresven-didos, o que, para ela,comprova a necessida-de de leveza que todossentimos.

Dá para ser leve emdias de tanta incerteza,estresse, especialmenteneste quase um ano depandemia?

Quando falo de leve-za, não falo de levezaalienada, nem alienan-te. É uma leveza realis-ta, de pés no chão, que

convivecomnossasangús-tias, nossas dores com aprecariedade da condiçãohumana.Falodeumaleve-za possível. Possível quan-do? Nos dias de hoje estádifícil. Nós estamos viven-do um tempo que nadanos preparou para viver.Um tempo marcado pelasincertezas,angústia,ansie-dade,porumagamademe-dos impressionante. En-tão, pedir a nós própriosque sejamos leves nessemomento é algo fora darealidade. Mas o que euacho é que esse momentomarcado por tanto sofri-mento é um momento deum potencial de aprendi-zado como a gente nuncateve antes. Nós estamosnos revendo em todos osaspectos. Revendo as vi-das que nós temos levado.O que eu acho é que comessa reavaliação na vidade nós próprios, que essemomento está nos forçan-do a fazer, a gente podeconstruir possibilidadespara um estilo de vidamais leve depois. A sensa-ção é a de que a gente estáfazendo uma travessia.Nós vamos chegar à outramargem do rio, no pós-pandemia que será umtempo extremamente de-safiador. Acho que a gentepode pensar agora em for-masdecarregarmenospe-so dentro da gente nessaoutra margem, porque vi-ver pesa, o mundo é pesa-do, nossos cotidianos sãopesados.O quea gente nãopode é fabricar um pesoadicional e desnecessáriodentro de nós, carregandodentro de nós a intolerân-cia,araiva,oestresse,aim-paciência,oegoísmoetan-tascoisasmaisquevêmen-gordando nossas almas.Nossa preocupação é como peso do corpo, mas o pe-so que deveria nos assus-tar mesmo é o da alma. E agente não tem prestadoatenção a ele.

Quais as dicas para dei-xar a vida mais leve?

Talvez a coisa mais im-portante seja melhorar a

qualidade da nossa convi-vência. Eu entrevistei umdos maiores especialistasem felicidade do mundo,um sociólogo e psicólogoda Universidade de Roter-dam,naHolanda,paraou-vir dele que talvez a coisaquemais nos aproximedafelicidade seja a qualida-de de nossos relaciona-mentos pessoais. É o queele diz. A gente faz de tudopara melhorar nossa qua-lidade de vida, mas a gen-te se esquece da coisamais importante que énossa interação uns comos outros. Nossas convi-

vências são cada vez maismarcadas pela intolerân-cia, agressividade, falta depaciência, pressa e pelafalta de respeito, que é opecado mais grave. Ondehá falta de respeito e gros-seria não há leveza, nãohá qualidade de vida emuito menos felicidade.Nessaavaliação queagen-te está fazendo agora, éfundamental que a gentepense na possibilidade detratarmos melhor uns aosoutros, termos mais res-peito,maisdelicadezaeci-vilidade. Sem isso, o teci-do da convivência vai fi-

cando cada vez pior e nos-sas vidas inevitavelmentemais pesadas.

A chegada do corona-vírus no Brasil mudoucompletamente a rotina:trabalho, vida social e,principalmente, o contatoafetivo. A sensação de queestamosperdendo o contro-le de nossas vidas pode noslevar especialmente a qua-dros de ansiedade na pan-demia. Fale um pouco so-bre o assunto.

Entrevistei um profes-sor da Fundação GetúlioVargas de São Paulo paraum vídeo que vou gravarpara o YouTube e ele falaisso,queachegadadocoro-navírus desmantelou doiseixos essenciais para nos-sa construção como sujei-tos. Um é o eixo profissio-nal e outro é o eixo social.O que ele diz é que as nos-sas rotinas de trabalho sãomuito mais do que rotinasde trabalho. Tem todo umhorizonte de expectativasem volta dela. E esse hori-zonte foi desconstruído.Para quem perdeu o em-prego, muito mais. Mas,mesmo para quem conti-nuatrabalhando.Todasasvariáveis da esfera profis-sional foram alteradas eainda a esfera social denão poder encontrar osamigos, a família... Então,é inevitável que haja umprocesso de ansiedademuito grande em tornodisso. O vírus sacudiu doiseixos essenciais na nossaconstrução como pessoas.Eu não daria dicas aquiporque não sou psicóloga,nem médica e psicanalis-ta, não me aventuraria,masaprimeiracoisaéacei-tara ansiedade,nosentidode entender que é um pro-cesso pelo qual nós esta-mos passando. Não negar,não tentar fugir dela e, aci-ma de tudo, não tentarescondê-la.Precisamosho-je falar sobre nossos me-dos, ansiedade e pedir aju-da. Em alguns casos, ajudaprofissional, em outros,deamigos e parentes paraconversar e desabafar.

Uma coisa que tem ajuda-domuitoaspessoaséame-ditação. Não precisa sermeia hora, uma hora, mas10 minutos de quietude,comocelulardesligado,osolhosfechados,numcanti-nho da casa, se existir essecantinho, talvez seja umbom começo.

Como administrar a ne-cessidadedetrabalhar forade casa (quem não pode fa-zerhomeoffice)comaneces-sidade do isolamento, deforma leve, sem se culpar?

A leveza é um desafionosdias dehoje.Osdiasdehoje servem para a genteconstruir uma leveza quevirá. É muito difícil nossentirmos leves agora.Quanto à culpa, a culpa éum dos sentimentos maisnefastos que existem. Aculpa nos paralisa. Nãonos deixa andar. Toda ahora que a gente tiver atentaçãodesentirumacul-pa muito grande, a genteprecisa conversar. As con-versasestão cada vez maisesquecidas. A gente nãoconversa de verdade, comcalma, sobre os sentimen-tos, sobre as questões fun-damentais da vida. Nos-sasconversas sãocadavezmais apressadas e superfi-ciais. E quando um senti-mento como a culpa estágerando uma angústiaimensa dentro da gente,ele não pode ser escondi-do. Esse sentimento temqueserdividido,comparti-lhado, porque nós precisa-mos muito falar uns comos outros e ouvir uns aosoutros. Quando você falasobre a sua culpa, seja pa-ra um profissional, um te-rapeuta, uma amiga, umirmão, a sensação é a deque diminuiu o peso dessesentimento dentro de nós.Nãoéhoradeagenteassu-mir culpas e nem culparos outros. A gente só agra-va o momento que esta-mos vivendo. A melhorforma de se defender daculpa é conversando, a ve-lhaeboaconversa,umaes-pecialidade tão cara aosmineiros.

6 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 7: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

É difícil acreditar que a felicidade exista deverdade. Eu não ignoro tão rapidamente a sen-sação dos céticos de pensarem que acreditarem coisas desse tipo seja um empreendimentomeio sádico. Os céticos são sádicos nesse senti-do. Desacreditar de prazeres reais é fazer a gen-te desconfiar da felicidade.Vemos tantos desastres e sofremos com tan-

tas desilusões nesse mundo que somos tenta-dos a flertar com teorias desse tipo, que desde-nhamda existência de valores ou estados pere-nes, como a felicidade, por exemplo. Por isso,alguns a consideram como apenas uma ilusãotemporária ou um estado psicológico a partirdo qual projetamos não o que somos de verda-de, mas o que desejamos ser, embora isso sejainatingível. Outros a compreenderam como re-sumida a duas coisas básicas: a boa saúde docorpo e a serenidadedo Espírito. AssimpensavaEpicuro, por exemplo.Gosto do que afirmou C. S. Lewis, em Ética para

vivermelhor, a respeitodos três tiposdepessoasque existem nomundo: as que vivem apenas pa-ra o seu próprio prazer e benefício e consideramo ser humano apenas como matéria-prima paraser usada da forma que bem entender a elas; asque reconhecemalgumaautoridade sobre elas –a vontade de Deus, o imperativo categórico ou obem da sociedade (como os racionalistas, prag-máticos e utilitaristas) e com isso tentam buscarseus próprios interesses; e as que rejeitaram to-das as exigências do ego, revirando, recondicio-

nando e transformando todo o velho egoísmo emalgo totalmente novo e que são capazes de dizer,como o apóstolo Paulo, “paramim o viver é Cristo eo morrer é lucro” (Filipenses 1.21).Eu acredito que essas últimas pessoas são aque-

las verdadeiramente felizes. Não porque elas pos-suem algo material ou estejam numa situação fa-vorável, mas porque compreenderam que suas vi-das têm um propósito para além da matéria e dautilidade, para além das circunstâncias e das for-mas, que compreenderam sua própria dimensão ese voltaram para Deus.Eu acredito que tudo que possui propósito tem

valor. Nosso problema, às vezes, é querer encai-xar tudo o que pensamos numa lógica cartesianae tentar desenhar num gráfico o caminho para afelicidade. Todavia, eu creio que há propósito emtudo, até mesmo naquilo que consideramos sempropósito.Às vezes, precisamos permitir que o nosso cora-

ção seja preenchido por significados que estãofora de nós mesmos, abrindo mão de nossa arro-

gância racionalista. Como afirmou Antoine deSaint-Exupéry em “O pequeno príncipe”, “nós, quecompreendemos o que é mais importante na vida,não estamos presos aos números. Aliás, eu gosta-ria de ter começado essa história como se fosseum conto de fadas... para quem compreende o queé mais importante na vida, essas palavras cria-riam um clima muito mais verdadeiro”.Há significado, ainda que nós não atribuamos

significado. Deus existe, ainda que afirmemos queele não existe. Há salvação, ainda que visualize-mos a desesperança e o inferno. Os sentidos estãopara além de nós. O propósito da felicidade nãodepende de nós, ele está para além de nós. Faze-mos parte do propósito, mas não somos, indivi-dualmente, o propósito. As razões não estão emmim. Podemos ser felizes, apesar de nós.

As três pessoas e a felicidade

Traços & Versos Wendell Lessa

[email protected]

Alguns a consideram (a felicidade)como apenas uma ilusão temporáriaou um estado psicológico a partir doqual projetamos não o que somos deverdade, mas o que desejamos ser,embora isso seja inatingível

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 7

Page 8: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

Tchau no salão de festas

X

Esportes

Victor e Tardelli podemter último jogopeloGalo diantedoPalmeiras, noMineirãou

u A FICHA DO JOGO

MOMENTOESPECIAL–Tardelli eVictor e seus prêmios individuais após final da Copa doBrasil de 2014

Everson; Guga, Réver,Junior Alonso eGuilherme Arana; Allan,Jair e Hyoran; Savarino,Eduardo Sasha e Keno.Técnico: JorgeSampaoli

Alexandre Simões

@oalexsimoes

Henrique André

@ohenriqueandre

Não há dois jogadoresna história recente doAtlético que tenhammaisligaçãocomoMinei-rão que o goleiro Victor eoatacanteDiegoTardelli.Símbolos das grandestemporadas de 2013 e2014, há outro fato queuneosdoisídolosdaMas-sanestaquinta-feira,poisambosdevemviveroúlti-mo jogo no Gigante daPampulha, com a camisaalvinegra, no confrontoque fecha a participaçãodoGalonaSérieA.Ojogoserá às 21h30, contra oPalmeiras.

Os dois têm contratocom o Galo até domin-go. O vínculo termina-riaemdezembrodoanopassado, mas foi prorro-gado por causa da inva-são de 2021 pela tempo-rada 2020, reflexo dapandemia pelo novo co-ronavírus, que deixou abola parada no país porcerca de quatro meses.

HISTÓRIA

A era mais vitoriosada história do Atlético,se forem consideradosos grandes títulos, foi vi-vida em 2013 e 2014. OMineirão foi o palco dasconquistas, que foramtrês,eVictoreDiegoTar-delli tiveram destaqueem todas elas.

Dosjogadores do gru-po atual, eles são osúnicos, pois o zagueiroe capitão Rever, apesarde ter conquistado astrês taças, não partici-pou do jogo decisivoem todas elas.

Em 24 de julho de

2013, Victor e Diego Tar-dellientraram paraa histó-ria alvinegra participandoda maior conquista do clu-be, a Copa Libertadores.

O título em cima doOlimpia, do Paraguai,nos pênaltis, num Minei-rão lotado, teve Victor co-mo o protagonista da

campanha, mesmo que ti-vesse Ronaldinho Gaú-cho como concorrente, eDiego Tardelli como a “ce-reja do bolo” de um timevice-campeão brasileiroem 2012.

Isso na opinião do entãopresidente atleticano daépoca, Alexandre Kalil.

2014

Umano depois de venceraLibertadores,oGalovolta-vaaoGigantedaPampulhabuscando um título inter-nacional, a Recopa Sul-A m e r i c a n a , c o n t r a oLanús, da Argentina. E car-regava a vantagem de tervencido a ida, na GrandeBuenos Aires, por 1 a 0, golde Diego Tardelli.

Foi dele também o pri-meiro gol no Mineirão, nos4a 3alcançados pelo Atléti-co na prorrogação.

Em 26 de novembro de2014, Victor e Diego Tar-delli completaram a trin-ca conquistando a CopadoBrasil numafinal 100%mineira, contra o rivalCruzeiro.

Eogolatleticanofoimar-cado exatamente pelo ca-misa 9. Com o 1 a 0 sobre aRaposa, o Galo, que já ti-

nha feito 2 a 0 na ida, noIndependência, chegou aosegundo título nacionalda sua história.

MARCAS

Tardellipodeterencerra-da hoje sua terceira passa-gem pelo Atlético. Na pri-meira, em 2009 e 2010, foiartilheiro do Brasileirão noprimeiro ano e campeãomineiro no segundo. Elevenceu ainda o Estadualem 2013 e 2020.

Victor tem história li-near. Chegou no segundosemestre de 2012 e logo vi-rou santo, pela participa-ção no título da Libertado-res, quando fez defesas me-moráveis, a maior delas opênalti cobrado por Rias-cos que poderia decretar aeliminação do Galo nasquartas. Venceu o Mineiroem 2013, 2015, 2017 e 2020.

423

CAM

jogosdisputou o goleiro

Victor com a camisaatleticana. Ele apareceem nono lugar na lista

de quem mais jogoupelo clube

HORÁRIO: 21h30ESTÁDIO:Mineirão(Belo Horizonte)MOTIVO: 38ª rodadada Série A doCampeonato BrasileiroARBITRAGEM: HéberRoberto Lopes,auxiliado por Alex dosSantos e Henrique NeuRibeiro, todos de SantaCatarinaVAR: Bráulio da SilvaRibeiro (SC)TRANSMISSÃO:Première

PAL

222

Weverton; MarcosRocha, Kuscevic, AlanEmpereur e Renan;Danilo, Zé Rafael eLucas Lima; Esteves,Gustavo Scarpa eBreno Lopes.Técnico: Abel Ferreira

soma Diego Tardellicom a camisa do

Atlético. Ele marcou110 gols e aparece em

15º na lista de maioresartilheiros do clube

BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

jogos

8 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 onorte.net

Page 9: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

Brasileirão2020repetefinalde2009

Esportes

Flamengo joga por uma vitória, Inter seca o rubro-negro para ganhar a taçau

DECISIVO–Gabrielmarcougolnosúltimosseis jogosdoFlamengonestareta

finaldeSérieAdoCampeonatoBrasileiro

LIDERANÇA–RodrigoDourado, depoisdequasedois anos convivendocom

lesões, édestaquedo InternesteBrasileirão

Alexandre Simões

@oalexsimoes

A Série A do Campeo-natoBrasileirotemaúl-timarodadacomames-ma cara de 2009, comFlamengo e Internacio-nal brigando pela taça,embora há 11 anos oSão Paulo também esti-vesse na disputa, mascom menos chances.

Nesta quinta-feira, omesmo enredo de 2009se repete, com os rubro-negros na liderança eprecisandodeumavitó-

ria para levantarem a taçada Série A.

Os colorados, com doispontos a menos, precisamvencer e contar pelo me-nos com um empate doconcorrente.

O líder Flamengo enca-raoSão Paulo, queprecisavencer para assegurar va-gadiretana fasedegruposda Copa Libertadores. Oconfronto será às 21h30,no Morumbi.

Nomesmo horário, oIn-ternacional recebe o Co-rinthians, que não brigapor mais nada neste Cam-

peonatoBrasileiro.Aparti-daserádisputadanoBeira-Rio, em Porto Alegre.

Os flamenguistas levan-tamataçacomduaspossi-bilidades: vencendo oucontando com empate ouderrota do Colorado.

Os gaúchos só podemchegaraotítuloganhandoo seu jogo e contando compelomenos um empate doFlamengo.

REBAIXAMENTO

Além da briga pelo títu-lo, a última rodada doBrasileirão terá a confir-

mação do último rebaixa-doàSérieB.Émuito difícilque o Vasco não faça com-panhia a Goiás, Coritiba eBotafogo na Segundona2021.

Para evitar a sua queda,oCruzmaltinoprecisaven-cer o Goiás, em São Ja-nuário, contar com derro-ta do Fortaleza para o Flu-minense, no Maracanã, eainda tirar 12 gols de dife-rença no saldo, uma tare-fa quase impossível.

As duas partidas serãodisputadas às 21h30, noRio de Janeiro.

ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Como o Cruzeiro não conseguiu oacesso na temporada 2020 e oBotafogo já foi matematicamenterebaixado, o Vasco pode ser oterceiro grande clube a disputar aSérie B do Campeonato Brasileiroem 2021. Caso isso aconteça, oCruzmaltino vai participar daSegunda Divisão nacional pelaquarta vez em 11 anos

RICARDO DUARTE/INTERNACIONAL

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 9

Page 10: PÁGINA6 MOCdecretatoquede recolherpordezdias/menu/... · 2021. 2. 25. · Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, ... sel é a de que

Em nossa página desta quinta-feira, todo o charme e beleza da modelo norte-mineira AlyneRodrigues para nova coleção cápsula, “Leveza e Luz”, da Maria Antônia Calmon. Produção deGiselle Said, fotos de Marcelo Poleze e make de Paulinho. Para conhecer toda a coleção, bastaacessar o Instagram @mariaantoniacalmon.

Moda em alta

Gente que brilha: o coordenador administrativo

doHospital das ClínicasDr.Mário Ribeiro,

Cleriston Lopes, comamédica e diretora técnica

dohospital, Luciana Santana

Emnossa página desta quinta, o querido casal

WilliamBorges eGabrielleMourão. Umadupla de

sucesso e competência comGabrielle à frente da

direção administrativa eWilliamà frente da

direção tecnológica doColégio Indyu

AlyneRodrigues para nova coleção daMariaAntônia CalmonCamisaria

Circulando Leo [email protected]

FOTOS MARCELO POLEZE/DIVULGAÇÃO

FOTOS LÉO QUEIROZ

Oartista plástico TiagoOlliver comVânia

Câmara e a filhaDanielle emParis, França

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 25DEFEVEREIRODE2021 onorte.net