PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os...

10
ANO XVI - Nº 3.977 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 14 e 15 de setembro de 2020 Interessados em concorrer a uma das 90 mil bol- sas – parciais ou integrais – do programa Universi- dade para Todos devem se inscrever a partir de ho- je. Prazo segue até 30 de setembro e será único para candidatos não matriculados ou já matriculados na instituição de ensino superior para a qual dese- jam o benefício. PÁGINA 7 ProUni recebe inscrição a vaga remanescente Convenções desenham disputa pela prefeitura Quadro político para briga pela administração de Montes Claros começa e ser definido com a realização dasreuniõesdospartidos.Nofimdesemana,váriosbate- ramomartelosobreosnomesquevãoconcorreràprefe- rênciadoeleitorado.Nestaterça-feiraaconteceaconven- ção do Progressistas, que apresenta a chapa “puro san- gue” formada pelo ex-prefeito Ruy Muniz e o vereador Ildeu Maia. O partido conta com o apoio do Avante e dos Republicanos. Várias legendas realizaram ontem o en- controparadefiniroscandidatos.Masnãohaviaresulta- do até o fechamento desta edição. PÁGINAS 3 E 4 No Estado, a alta foi de 19,5%, com 137 mil negó- cios novos formalizados em oito meses. No Norte de Minas a expansão também foi grande, com mais de 6.500 registros até agosto. Montes Claros ocupa a sexta posição no ranking das cidades mineiras on- de houve mais formalização: foram mais de 3 mil, no mesmo período. PÁGINA 5 Abertura de MEI cresce na pandemia BIJU ON-LINE - Fabrícia Oliveira foi uma dos milhares de empreendedores que decidiram formalizar o negócio FUNORTE/DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO PT - Deputada Leninha é o nome apresenta- do para defender a legenda na eleição PÁGINA 8 PROGRESSISTAS - Partido deve homologar hoje a candidatura da chapa formada pelo ex-prefeito Ruy Muniz e o vereador Ildeu Maia PODEMOS - Tem como pré-candi- dato o empresário Silvano Tolentino CIDADANIA - Homologou nome do prefeito Humberto Souto à reeleição Quais serão e como desenvolver novas competências pós-pandemia? Workshop Conexão, da Funorte, vai te ajudar a encontrar respostas SITE PARTIDO DOS TRABALHADORES/DIVULGAÇÃO SITE AABB DIVULGAÇÃO ARQUIVO PESSOAL REINVENÇÃO “As convenções seguem portaria da Câmara, que restringe o acesso de pessoas, o decreto municipal e as normas sanitárias definidas pelas autoridades de saúde” José Marcos Martins de Freitas (Marcos Nem) Presidente da Câmara de Montes Claros

Transcript of PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os...

Page 1: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

ANO XVI - Nº 3.977 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 14 e 15 de setembro de 2020

Interessados em concorrer a uma das 90 mil bol-sas – parciais ou integrais – do programa Universi-dade para Todos devem se inscrever a partir de ho-je. Prazo segue até 30 de setembro e será único paracandidatos não matriculados ou já matriculadosna instituição de ensino superior para a qual dese-jam o benefício. PÁGINA 7

ProUni recebeinscrição a vagaremanescente

Convenções desenhamdisputa pela prefeitura

Quadro político para briga pela administração deMontes Claros começa e ser definido com a realizaçãodasreuniõesdospartidos.Nofimdesemana,váriosbate-ramomartelosobreosnomesquevãoconcorreràprefe-rênciadoeleitorado.Nestaterça-feiraaconteceaconven-ção do Progressistas, que apresenta a chapa “puro san-gue” formada pelo ex-prefeito Ruy Muniz e o vereadorIldeuMaia.OpartidocontacomoapoiodoAvanteedosRepublicanos. Várias legendas realizaram ontem o en-controparadefiniroscandidatos.Masnãohaviaresulta-doatéo fechamentodestaedição.PÁGINAS 3 E 4

No Estado, a alta foi de 19,5%, com 137 mil negó-cios novos formalizados em oito meses. No Nortede Minas a expansão também foi grande, com maisde 6.500 registros até agosto. Montes Claros ocupaasextaposição norankingdascidadesmineirason-de houve mais formalização: foram mais de 3 mil,no mesmo período.PÁGINA 5

Abertura deMEI cresce napandemia

BIJUON-LINE-FabríciaOliveirafoiumadosmilhares

deempreendedoresquedecidiramformalizaronegócio

FUNORTE/DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

PT -

Deputada

Leninha é o

nome

apresenta-

do para

defender a

legenda na

eleição

PÁGINA 8

PROGRESSISTAS -Partido deve homologar hoje a candidatura da chapa formada pelo ex-prefeito

RuyMuniz e o vereador IldeuMaia

PODEMOS-

Temcomo

pré-candi-

dato o

empresário

Silvano

Tolentino

CIDADANIA-

Homologou

nomedo

prefeito

Humberto

Souto à

reeleição

Quais serão e comodesenvolver novas

competências pós-pandemia?Workshop Conexão, daFunorte, vai te ajudar a

encontrar respostas

SITE PARTIDO DOS TRABALHADORES/DIVULGAÇÃO SITE AABBDIVULGAÇÃO

ARQUIVO PESSOAL

REINVENÇÃO

“As convenções seguem portaria da

Câmara, que restringe o acesso de

pessoas, o decreto municipal e as

normas sanitárias definidas pelas

autoridades de saúde”

José Marcos Martins de Freitas (Marcos Nem)

Presidente da Câmara de Montes Claros

Page 2: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

PÉ NA ESTRADA

Ciro Nogueira, senador e presidente do Progres-sistas, percorre o interior do seu Piauí avisan-do que rompeu com o governo petista deWellington Dias, após anos de apoio a Lula daSilva e Dilma Rousseff.

MAS...

... cauteloso, Ciro Nogueira não crava aindaque se aproximou fortemente do governo deJair Bolsonaro.

‘GOURMETIZOU’

Marta Suplicy, a histórica petista que ascen-deu a vários cargos na cola de Lula da Silva,filiou-se ao PSDB. Mira o governo de São Pauloou o retorno ao Senado em 2022.

HÁ VAGA

Celso Russomano (Republicanos), nome quelarga sempre forte na disputa em São Paulo,mas perde fôlego na corrida, está atrás de umvice. Ninguém topou ainda.

PERDE A ESQUERDA

Com Guilherme Boulos em ascensão em SãoPaulo – pode ofuscar o PT nesta eleição – oPSOL perdeu uma oportunidade única de tercandidatos fortes nas duas maiores capitais doBrasil e marcar posição. Rifado no próprio par-tido, o deputado federal Marcelo Freixo, maiornome da esquerda no Rio de Janeiro, não vaidisputar o pleito.

FIM DO FREVO

A candidatura do federal Túlio Gadelha mor-reu na praia de Boa Viagem, no Recife. Sem tera certeza de que seria candidato do PDT à Pre-feitura, fez tudo errado. Desistiu e indicou oenfermeiro e crítico do PSB Rodrigo Patriotapara ser vice na chapa de João Campos. Irritouos socialistas, que não aceitaram o nome. En-

trou na linha o presidente do PDT, Carlos Lupi,e avisou que encontrará solução que agrade atodos.

SEDEX ZERO

Nada resolvido numa audiência de tentativa deacordo na Justiça do Trabalho. Os Correios con-tinuarão em greve por tempo indeterminado.

PANTANAL EM RISCO

O Pantanal sofre com os maiores incêndios detoda a história do bioma, muito disso por causada seca. Segundo o Inpe, a quantidade de focosnos oito primeiros meses de 2020 equivale aototal dos seis anos anteriores somados.

IMÓVEI$

Na esteira da retomada do mercado e com osetor aquecido, o presidente do BRB, Paulo Hen-rique Costa, surpreendeu na live do feirão imo-biliário Expo Online Wimoveis e ADEMI-DF.Na contramão dos concorrentes, vai oferecer amenor taxa da praça (6,29% + TR) para quemcomprar durante a feira virtual. Com seis me-ses de carência.

CHAPA QUENTE 2

Mais da briga judicial entre a Mini Kalzone,pioneira no setor, e a Calzoon, que cresceu for-te nos últimos anos e alvo de ação judicial porplágio. A Calzoon alega que tem sua marca re-gistrada no Inpi desde 2015 e que a concorren-te, que move a ação, tenta desde 2017 a nulida-de do registro.

CARDÁPIO EXTRA

Alega ainda que a Mini Kalzone infringiu re-gras da Associação Brasileira de Franchisingao enviar, para os franqueados da Calzoon, no-tícias sobre o processo. A Mini Kalzone conse-guiu liminar que barrou a abertura de novaslojas da concorrente.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Ter um planeta mais limpo e com menos impac-tos ao meio ambiente e à vida das pessoas é odesejo da humanidade. Essa transição deve ocor-rer de maneira planejada e gradativa. Para queisso aconteça, é necessário, em primeiro lugar,uma mudança drástica na maneira como utiliza-mos os recursos naturais.

Por mais que o cidadão tenha consciência de quea utilização do combustível fóssil nos veículos au-tomotores e a consequente liberação de CO• na at-mosfera seja prejudicial ao planeta, ele está refémdas políticas públicas em vigor, que continuamdando ênfase à energia suja.

As energias hidroelétrica (gerada pela força hi-dráulica) e termoelétrica (aquela produzida a par-tir da queima de combustíveis fósseis: diesel, car-vão mineral, gás natural, gasolina, etc) são maisutilizadas no Brasil. Mas elas têm entraves: a hi-droelétrica depende da sazonalidade e incertezadas chuvas e, em muitos casos, risca do mapa po-voados inteiros, com o alagamento de suas áreas. Atermoelétrica é uma energia mais cara e agridemuito o ecossistema e o ser humano, pois liberametais pesados como o monóxido e o dióxido decarbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxo-fre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo.

Ficar dependentes de uma energia limitada e fini-ta é o problema das futuras gerações. A solução é aprodução, a médio e longo prazos, de energias maislimpas e menos nocivas, como é o caso das ener-gias eólica (produzidas pelos ventos), solar, geotér-mica (obtida a partir do calor proveniente do inte-rior da Terra) e das marés.

Diversas nações no mundo têm investido gran-des somas nessas matrizes de geração de energia.Não temos tempo a perder. O Brasil, como país tro-pical, com forte incidência da luz solar e ventossatisfatórios, precisa investir para transformar es-ses recursos, que nos chegam gratuitamente, emenergia. Esse é o caminho do futuro, que leva àsustentabilidade.

Além de transformar esse potencial em energia, épreciso garantir custo acessível dos equipamentos,para que a energia limpa seja realidade para a maio-ria da população, porque, atualmente, as placas vol-taicas estão fora do alcance da classe média/baixa.

O Brasil pode chegar a 2050 com uma matrizenergética 100% renovável. A nossa geração temum desafio pela frente: fomentar e universalizar oacesso à essa energia limpa para todos.

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Só Bolsonaro

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Primeiro resultado do calvário judicial-policial da gestão de Marcelo Crivella (Republicanos) noRio de Janeiro: o PRTB vai sair da base do prefeito. O que parece apenas um movimento simplesdo partido ‘nanico’, evidencia entre portas algo mais preocupante para o alcaide. O distancia-mento do Palácio do Planalto. Crivella não contará com o apoio formal do (bem na praça)vice-presidente Hamilton Mourão na sua campanha. Só com os afagos, discretos, do presidenteJair Bolsonaro. Que até agora não se manifestou – e nem vai – sobre os problemas do neoaliadona sua terra natal.

Energiasustentável

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 onorte.net

Page 3: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

PRETO NOBRANCO

Convençõesapresentam candidatosà Prefeitura de MOC

Política

Naeleiçãode2016,é fatoqueasentidadesdeclas-se tiveram participação importante na eleição deHumberto Souto. Na ocasião, CDL, ACI, FiemgRegio-nal,SindicatoRural,SociedadeRuraleoutrasentida-desseuniramemtornodacampanha, tendoinclusi-ve apoiado a indicação do empresário Adauto Mar-quescomocandidatoavice-prefeito. Esteano,estasmesmasentidades se reuniramesemanifestaramafavordareediçãodachapaSouto/Marques.Poracre-ditarquehojenãomaisprecisadestasentidadespa-rarenovaroseumandato,oprefeito trouxeparasiadecisão de escolher o companheiro de chapa, semouvir liderançaspolíticas queajudaramachegar aopoder. Sobreasentidadesdeclasse, deixouaenten-der quenão se submete apressão.

Chapa puro sangueOPTdeMontesClaros realizanesta terça-feira (15)

aconvençãodopartido,levandonabagagemaincer-teza de como ficará a chapa na disputamajoritária.Com a desistência do médico Emerson Guimarães(PV),quedecidiu, comapoiodoPSB,pelacandidatu-ra própria, os petistas ficaram àderiva. Até o fecha-mentodacoluna, tudocaminhavaparaolançamen-to de chapa puro sangue. A agremiação aguardavauma resposta doPCdo Bque realiza sua convençãonestaquarta-feiraeatendênciamaioré ficarnaem-barcaçãodoCidadania.

Novela PDTAgrandesurpresadasconvenções realizadasnes-

te finaldesemana,emMontesClaros, foiaausência,na ata do PDT, do nome do vereador Raimundo doINSS. Antes da deflagração do processo, o vereadorchegoua comentar quenão seria candidato e que onome seria do seu filho, o advogado Daniel Pereira(Cidadania).Baseadoemtaisdeclarações,odeputa-doCarlosPimenta,presidentedoPDTdeMontesCla-ros, chegou a fazer compromisso comos pré-candi-datosdequena chapanão terianenhumdosatuaisvereadores, o que pelomenos na convenção foi ga-rantido. A situaçãopoderá ser revertidaatéodia 26.Pimentanãoquisseaprofundarnoassunto,masco-mentouqueserálevadoaospré-candidatosaprova-dosna convenção realizadano sábado (12).

Garantindo participaçãoDiantedaincerteza,seteráounãolegendanoPDT,

overeadorRaimundodoINSSjágarantiuaparticipa-çãodafamílianoprocesso.OseufilhoDanielPereirateveoseunomeaprovadonosábado(12),naconven-çãodoCidadania, e recebeuonúmero 23623.

Entidade de classeAs justificativas do prefeito Humberto Souto para

preterironomedoatualvice,AdautoMarques,emde-trimentoaoex-secretárioGuilhermeGuimarães,dizen-do que nãoaceita pressão, na prática trouxe umdes-conforto para as entidades de classe que em 2016 fo-ramdecisivasnasuavitória.Hojeacreditaqueoapoionão é tão imprescindível para conseguir seu objetivo.Asentidadesdeveriamreveropapeldecaboeleitoral.

Influência noprocessoQuadro eleitoral caminha para definição, com

últimas reuniões realizadas até amanhãu

PMB-Partido cogita comopré-candidato osocorrista Idelfonso Fon-Fon

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

Márcia Vieira

Repórter

Com a proximidadedas eleições, o quadropolítico em MontesClaros começa a ga-nhar corpo. Embora oprazo para o início dasconvenções tenha sidoagosto, só nesta últimasemana os partidos co-meçaram a realizar oseventos.

Neste ano, com apandemia, o modelovirtual ganhou forçae substituiu as aglo-merações de tempospassados. No local on-de estão sendo reali-zadas a maioria dasConvenções, é permi-tida a presença de, nomáximo, 50 pessoas,todas utilizando más-cara e respeitando odistanciamento.

De acordo com o pre-sidente da Câmara deMontes Claros, JoséMarcos Martins deFreitas (Marcos Nem),“as convenções se-guem portaria da Câ-mara, que restringe oacesso de pessoas, o de-creto municipal e asnormas sanitáriasdefi-nidas pelas autorida-des de saúde”.

A expectativa estáem torno da conven-ção do Progressistas,marcada para esta ter-ça-feira (15), das 14h às19h, na Câmara Muni-cipal. O partido vemcom o ex-prefeito RuyMuniz como pré-can-didato a prefeito e o ve-reador Ildeu Maia co-mo pré-candidato a vi-ce, consolidando a cha-pa “puro sangue”, poisos dois pertencem aomesmo partido.

Depois de sete man-datos consecutivos, Il-deu deixa a vereançapara compor a chapacom Ruy.

“Por quase 28 anos medediquei à vereança comafinco. Mudar de rumonão é uma decisão fácil.Mas pela experiênciaque adquiri, me sinto pre-parado para seguir no-vos caminhos. Então, de-cidi ser pré-candidato avice na chapa de Ruy Mu-niz”, frisou Ildeu.

APOIOOsProgressistasvêmpa-

ra a disputa com apoio doAvante e dos Republica-nos. A vice-presidente doRepublicanos, AriadnaMuniz,explicaqueoparti-do optou pela chapa porconsiderar que tem o pen-samento alinhado rumoao desenvolvimento.

“Montes Claros é a sextacidade do Estado, referên-cia em prestação de servi-ços e precisa voltar a cres-ceresedesenvolvercomin-vestimentosna educaçãoena saúde, principalmente.É umachapa forte, com ve-readores que pensam emprol do crescimento da ci-dade”, afirmou Ariadna.

Para o analista políticoMárcio Antunes, o quadroestábemdesenhadoeindi-cando para um segundoturno entre o ex-prefeitoRuy Muniz e o atual ges-tor. Para ele, o PT não vematravessandoumbommo-mentoenãochegariaaofi-nal da disputa.

MOVIMENTAÇÃONeste final de semana o

PV realizou a sua conven-ção e anunciou o nome domédico Émerson Guima-rãescomo candidato a pre-feito. Sem anunciar o vice,há uma expectativa paraque o PSB indique o nomeque irá compor a chapa.Nos bastidores, o partidodeixou a entender que iráapoiarocandidato,seguin-doa aliança construídana-cionalmente pelas duas le-gendas.Leia mais na página 4

Aldeci Xavier

[email protected]

PV-Partido confirmou onomedomédicoÉmersonGuimarães na briga pela prefeitura

PTB -Onomedo empresárioKikoCanela foiapresentado, se não houver outra aliança

REPRODUÇÃO FACEBOOK

REPRODUÇÃO INSTAGRAM

MANOEL FREITAS/ARQUIVO O NORTE

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 3

Page 4: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

CONVERSAINTELIGENTE

Movimentaçãosegue intensa atéesta quarta-feira

Política

As reuniões de ontem não tinham sidodefinidas até o fechamento da edição

u Ocorreu o óbvio no grupo da situação. EmMontesClaros, o prefeito Humberto Souto (Cidadania)man-dou todomundoàs favas,nãoouviuninguém,bateuopé,escanteandodeumasóvezoatualvice-prefeito,AdautoMarques,odeputadoestadual,GilPereira,eosenadorepresidenteestadual doPSD,Carlos Viana.

Senador irritadoOpresidentedoPSDemMinas, senadorCarlosVia-

na, teria ficado irritadíssimo com Souto. Ele contavacomocertaapermanênciadoPSDnachapadereelei-çãodoprefeito...

Resposta duraDepoisqueoprefeitoHumbertoSoutotrocouoPSD

peloPSL,excluindoovice-AdautoMarques,arelaçãoentre o deputado Gil Pereira e Humberto Souto aze-doudevez.

Cruzar os braçosAliadosdeGilPereira (PSD)estãopressionandopa-

ra o partido cruzar os braços na majoritária e lutarparaelegerumabancadadevereadores.

Vice vira protagonistaComojáénotório,o candidatoavice,oex-secretá-

rio municipal Guilherme Guimarães (PSL), da chapadereeleiçãodoprefeitoHumbertoSouto(Cidadania),seráoprotagonistanogrupodasituaçãoemMontesClaros. Há quase seis meses sem pisar no prédio daprefeitura, casoobtenhavitórianacampanha,Soutodevecontinuaremcasa,comGuimarãesdandoascar-tasnopodermunicipal.

Primeiro turnoA disputa eleitoral emMontes Claros será travada

fortemente no primeiro turno. Os candidatos terãotemponorádio,televisãoenasredessociaisparade-bateropresenteeo futurodacidade.

Campanha curtaQuemnãodesenvolverumaestratégiarápida,eficien-

te e competente, pode queimar logo na largada, com-prometendoocursodeascendênciada campanha.

ArrependidosHávereadoresarrependidosdaescolhadepartido.

Achamqueforamenganadosnojogodascadeirasdopoder.

Racha abala ogrupo de Souto

PTC-MarceloValmor é o pré-candidato da legenda

Apresentador de TV e observador da cena política

Márcia Vieira

Repórter

Ainda desenhando oquadro pela disputa daPrefeitura de MontesClaros, o Cidadania ho-mologou o nome doatual prefeito Humber-to Souto, que partici-pou virtualmente daconvenção.

O discurso seguiu omesmo tom raivosousado habitualmentepelo prefeito, que em-bora tenha falado quepretende visitar as ba-ses, está em casa desdeo início da pandemia epermanece isolado.Aos 86 anos, Souto éconsiderado altamen-te vulnerável à situa-ção de pandemia.

Junto a ele vêm oPSL, Rede, PDT, Patrio-ta, PSD, PSC e Solida-riedade. O ex-secretá-rio Guilherme Guima-rães foi apresentadocomo candidato a vicede Souto.

Paraarticulistas,a es-

colhado nomede Guilher-me representa um conti-nuísmodepriorizar obraseleitoreiras em detrimen-to à saúde, educação e as-sistência social de um po-vo,setoresque foram mal-

tratadose deixadosà deri-va na gestão atual.

INSATISFAÇÃOPesa em desfavor do ex-

secretáriode Planejamen-to Urbano e Infraestrutu-ra, Guilherme Guima-rães, a insatisfação da po-pulação no tocante àsobras iniciadas e inaugu-radas às pressas, mas sema conclusão do serviço.

Na última semana, ONORTE mostrou umadas avenidas alardeadascomo grande obra, masque até o momento trou-xe mais problemas doque solução.

OUTROS NOMESAté o fechamento da

edição, as convençõesmarcadas para esta se-gunda-feira (14) aindanão haviam sido con-cluídas. O Democratasdeverá confirmar o no-me do advogado ÁlvaroGuilherme Ribeiro deMatos como pretensocandidato a prefeito,com apoio do PSDB.

O PTB cogita o nome doempresário Kiko Canelacomo provável candida-to, caso não firme aliançacom outra coligação. OPodemos apresenta co-mo pré-candidato o em-presário Silvano Tolenti-no, que por sua vez éapoiado pelo Pros.

Já o PT terácomo prová-vel candidata a atual de-putada Leninha, comapoio do PL. O MDB tam-bém com a convençãomarcada para esta segun-da-feiraainda não se posi-cionou sobre apoio e pro-vavelmente não terá can-didatura própria.

O PTC tem como pré-candidato o sociólogoMarcelo Valmor. O PMBcogita como pré-candida-to o socorrista IdelfonsoFon-Fon. E, por fim, oPCdoB não confirmou seterá candidatura pró-pria, mas circula a infor-mação de que lançaráuma candidata.

Os partidos têm atéquarta-feira para realizaras convenções.

REPRODUÇÃO FACEBOOK

Will [email protected]

4 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 onorte.net

Page 5: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

Formalização de MEIdispara durante a pandemia

Economia

Monte Claros está entre as seis cidades commaior número de novosnegócios: 3.080 até agosto e 841 só nos últimos dois meses

u

Leonardo Queiroz

Repórter

O n ú m e r o d e m i -croempreendedoresin-dividuais (MEI) em Mi-nas teve um aumentode 19,5% nos oito pri-meiros meses desteano em relação ao mes-mo períodode 2019. So-mente neste ano, nesteperíodo, houve um au-m e n t o d e 1 2 % n a sformalizações, comumsaldo de137.302 no-vos negócios.

No Norte de Minas,região onde o Sebraeatende85 cidades,onú-mero de MEIs atingiu56.940, com 6.501 no-vas formalizações atéagosto. Montes Claroséa sextacidadedoEsta-do em número de mi-croempresários indivi-duais formalizados:são 23.445, um saldo de841 apenas nos últi-mos dois meses e 3.080até agosto.

Além de Montes Cla-ros,se destacamos mu-nicípios de Janaúba( 2 . 8 5 2 ) ,P i r a p o r a(2.414), Salinas (2.245),Taiobeiras (2.088) e Ja-nuária (1.796).

Entre os municípiosmineiros, segundo le-vantamento do Se-brae, os que tiverammais formalização demicroempreendedo-res nos oito primeirosmesesdo anoforamBe-lo Horizonte (23.969),Uberlândia (6.805) ,Contagem (6.399) e

Juiz de Fora (4.307). Betim(3.745) e Montes Claros(3.080) fecham o rankingdas seis cidades que maisse destacaram.

“O que percebemos éque a pandemia trouxeum crescimento do de-semprego e, com isso,muitas pessoas tiveramque se organizar para quepudessem continuar tra-

balhando, mantendo ascontas em dia e tendo ren-da. As pessoas estão ven-do no MEI uma forma desair da informalidade, deprofissionalizar o seu ne-gócio e pode ser que mui-tas delas encontrem noempreendedorismo a so-luçãodos problemas”, dis-se Pedro Viana, analistado Sebrae Minas.

Ele destaca que está cla-ro que o governo criou vá-rios benefícios neste pe-ríodo de pandemia. “Emuitos desses microem-preendedores indivi -duais estão se fazendo va-ler da formalização vin-culada a esses benefíciose a vantagem de ser ummicroempreendedor in-dividual”, explica.

NOVA

OPORTUNIDADE

Para Fabrícia Oliveira,microempresária da lojavirtual Lua Nua Bijuteriase Folheados, a experiênciadesetornarumamicroem-preendedora individualno período da pandemiafoi positiva.

“Assimquefuidispensa-da do meu trabalho, colo-

quei em prática a minhaloja virtual de bijuterias.Tive total apoio do Se-brae, desde o começo domeu negócio, e hoje sem-pre sou convidada paraparticipar de cursos on-li-ne de capacitação. Agora,em setembro, irei lançaruma nova coleção todaproduzida por mim e tam-bém uma campanha den-tro da minha loja virtual,abordando o empodera-mentodemulheresemde-senvolver seu próprio ne-gócio”, conta.

INVESTIMENTOS

Até junho, o índice deabertura de pequenos ne-gócios em Minas Geraisfoi de 0,91%. Apenas osMEI registraram uma va-riação positiva em rela-ç ã o a o a n o p a s s a d o(3,45%). No primeiro se-mestre, a abertura de mi-croempresas (ME) teveuma variação negativade 11,92%, enquanto a deempresas de pequenoporte (EPP) caiu 4,36%.

O setor de serviços foi oque registrou o maior nú-mero de formalizações en-tre janeiro e agosto desteano, com um total de61.384 novos MEIs. O co-mércio ficou em segundolugar (35.149), seguido daindústria (25.086) e daconstrução civil (13.912).

As atividades com omaior número de regis-tros são as de cabeleirei-ros, manicure e pedicure(8.788) e comércio varejis-ta de artigos de vestuário eacessórios (6.786).

DONADONEGÓCIO -Depois de perder o emprego, FabríciaOliveira não pensou duas vezes e abriu a

loja virtual de bijus: agora, lança coleção toda produzida por ela

ARQUIVO PESSOAL

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 5

Page 6: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

FRIDA EPAGU

Bate-papo ao ar livrereforça cuidadoscontra a Covid-19

Saúde

Evento reuniu colaboradores do campus SãoLuís da Funorte e do Colégio Ímpar

u

Nenhum fio de cabelo está onde esteve antes desurgir o vírus SARS COV 2 e sua doença, a Covid-19.Tudomudoude lugarnaTerra. Atéomais céticone-gacionistaoufanático religiososabequeanovaor-demexistedesdeofinaldoanopassadoe ignorouahumanidade.Oestadoemocional sofreuesperadasvariações nos seis meses de pandemia, e os cuida-dos são variáveis, como vimos no 7 de Setembro airresponsável lotação das praias. É contar o tempodeincubação,verificaraacentuaçãodomorticínioecertificar que a pestemacabra semantém, estandolonge uma interaçãohumana sem riscos.O afastamento social tem gerado entristecimen-

tos, ansiedades, angústias, mas também gestos desolidariedade e uma produtividade intelectual quenão se via há tempos. O Facebook como vitrine nostemmostrado pessoas produzindo ótimos resulta-dos.No ramodaarteedacultura, forammostradosshowsemlives,capturadas fotosespetaculares (ummomento ímpar da natureza), compostas músicasengajadas, pintados quadros, criados cursos, bonstextos empoemas e livros publicados via vídeo.Amaioria dos acontecimentos chega amarrada

no,ainda inevitável, confinamento.Hádiasde im-produtividade,mas tambémhá estalos de enxur-rada criativa, vindo à luz gratas surpresas. Este,atéaqui, foiobomefeitocolateraldoconfinamen-to, que pode fazer pensar: comonão voumeaglo-merardevidoaos riscos (conhecemosquemdesa-fiou os protocolos, adoeceu e morreu), vou apro-veitar o tempo numócio criativo. E produziumaisdo que antes.Oganhode tempoextra, pelanãonecessidadede

deslocamentos,incentivaainventividade,criativida-deeoriginalidade.Éoquevemos.Osseismeses,atéaqui, não foram perdidos, foram ganhos em refle-xão,novashabilidadeseaprimoramentos,compro-duçãoaosborbotões,noestilo“meuúltimodesejo”.Quem se aglomera, agindo como um condenado

noCorredor daMorte, pede sua última refeição: ca-marão ao molho de champignon, salada e vinhobranco, e de sobremesa, chocolate, por favor!Acoragemtransformouaameaçaemaliada,des-

dobrada em aprendizado e criação, e que o tempode reclusão se encurte com uma efervescência nomeio científico e surgimentode umavacina segura.

Pandemia e oprodígio de

produtividade

ATENTOS-Colaboradores receberam informações

seguras e dicas de proteção contra o coronavírus

Leonardo Queiroz

Repórter

Nadacomotirardúvi-das sobre uma questãoque aflige a todos emuma área aberta, debai-xodospésdemanga,re-cebendo informaçõesseguras. Esse foi o cená-rio escolhido pela Fu-norte São Luís para es-clarecer os colaborado-res sobre os riscos e for-mas de proteção contrao novo coronavírus.

O bate-papo aconte-ceu no fim da manhãde ontem no pátio dainstituição, respeitan-do todas as normas dedistanciamento e pre-venção contra a Co-vid-19. Foram apresen-tadas aos funcionáriosas medidas preventi-vas, aspectos emocio-nais decorrentes desseperíodo de quarentena,comosuperarasdificul-dades e, ainda informa-ções sobre o vírus.

O evento teve o apoiodas coordenações deEnfermagem e Psicolo-gia da instituição.

Para a diretora Admi-nistrativa Financeirada Funorte, SabrinaGonçalves, a organiza-ção da palestra foi im-portante para reforçarpequenas questões.

“Discutimos sobre osaspectos emocionais ede saúde em relação àCovid-19. Achamos im-

portante trazer esse temaaos nossos funcionários,apesar de estarmos emplena pandemia e ser umassunto muito difundidopor informações na inter-net e redes sociais. Trou-xemos algo mais próxi-mo a eles, para reforçar anecessidade do uso demáscaras, higienizaçãoda mãos e o cuidado noambiente de trabalho du-rante o lanche. Acredita-mos que conseguimos

cumprir com o objetivoda palestra”, afirma.

ADAPTAÇÃOPara o colaborador do

Departamento de Análi-ses e Soluções Financei-ras da Funorte, RanielsonAlvesFerreira,eventosco-mo esse são muito impor-tantes. “É muito bom sa-ber que a empresa tam-bém está ciente da situa-ção e tem feito melhoriaspara se adaptar a esse no-

vo jeito de viver, atender etrabalhar. Afinal de con-tas, vivemos um momen-to complexo e a Funorte,como sempre, vem seadaptando, melhorandoepassandopor todasasdi-ficuldades. Até mesmoporque temos que seguire os colaboradores preci-sam estar bem mais equi-padosebemmaisampara-dos e cientes de como sãotodos os procedimentos.Tudo isso contribui paraque tenhamos mais disci-plina e cuidado no nossodia a dia para que possa-mos permanecer saudá-veis. Se cada um fizer asua parte, vamos seguirfirmes e fortes enfrentan-do esse momento difícilacarretado pela pande-mia”, avalia.

Para o enfermeiro e pro-fessor do curso de Enfer-magemdaFunorteeFasiedo Colégio Indyu, MozartAraújo, foi muito impor-tanteotreinamento.“Oob-jetivo principal era trei-naratodosquantoaoscui-dados importantes duran-te a pandemia, direciona-do ao retorno ao trabalho.Muitas vezes entramos notrabalhoeestamosdespre-venidos. Estes cuidadosque foram prestados teveo objetivo de fazer comque essas pessoas tenhamum conhecimento maisamplo, principalmente noconhecimento em reduzire prevenir o potencial decontaminação”, disse. Médica e jornalista

FUNORTE/ DIVULGAÇÃO

Mara Narciso

[email protected]

6 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 onorte.net

Page 7: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

Abertas inscrições para bolsasremanescentes do Prouni

Educação

Interessados têm até o dia 30 de setembro para se candidataru

NOVACHANCE -Ao todo, serão ofertadas cerca de 90mil bolsas

Da Redação*

As inscrições para oprocessoseletivodebol-sas remanescentes doPrograma Universida-de para Todos (Prouni),para o segundo semes-tre deste ano, começamnesta terça-feira (15) evão até 30 de setembro.

Ao todo, serão ofer-tadas cerca de 90 milbolsas. O estudanteinteressado deve aces-sar a página do Prou-ni na internet.

Asvagasremanescen-tes são aquelas que nãoforam ocupadas no de-correr do processo sele-tivo regular. A disponi-bilidade dessas bolsasocorre por desistênciadoscandidatospré-sele-

cionados ou falta de docu-mentação, por exemplo.

PRAZO ÚNICO

De acordo com o Minis-tério da Educação (MEC),nestaediçãooprazodeins-criçãoseráúnico,tantopa-ra candidatos não matri-culados na instituição deensino superior para aqual desejam se inscrever

para disputar uma bolsa,como para candidatos jámatriculados na mesmainstituição para a qualquerem fazer a inscrição.

BOLSAS

O Prouni é o programado governo federal queoferece bolsas de estudointegrais e parciais (50%)em instituições particula-res de educação superior.Para concorrer às bolsasintegrais, o estudante de-ve comprovar renda fa-miliar bruta mensal, porpessoa, de até 1,5 saláriomínimo.

Para as bolsas parciais(50%), a renda familiarbruta mensal deve ser deaté três salários mínimospor pessoa.

*Com Agência Brasil

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

O estudanteinteressadoem concorrera uma bolsadeve acessara página doProuni nainternet

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 7

Page 8: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

Funorte debate a reinvenção decompetências pós-pandemia

Educação

Workshop Conexão é gratuito e acontecerá de 16 a 18 de setembro, pelocanal Funorte Oficial no YouTube; inscrições estão abertas

u

Leonardo Queiroz

Repórter

As Faculdades Fu-norte/Fasi realizamnesta semana, entre osdias 16 e 18 de setem-bro, o I Workshop Co-nexão. O objetivo é pro-mover a informação ea conscientização so-bre os impactos dapandemia nas trans-formações na educa-ção, no trabalho e navida de modo geral. Oevento vai abordar ain-da as perspectivas fu-turas e a necessidadede reinvenção e desen-volvimento de novascompetências.

De acordo com a di-retora Acadêmica daFunorte plataformaNorte, Thalita Pimen-tel, o evento faz parteda programação aca-dêmica da instituiçãoe pretende promoveraos estudantes umamaior aproximaçãocom os novos movi-mentos de trabalho.

“A proposta é reali-zar um ciclo de ativida-des integradas entreos cursos e as faculda-des da Plataforma 1(Norte de Minas) da Re-de Soebras, em queacadêmicos, professo-res e funcionários esta-rão conectados numaprogramação que dis-cutirá as perspectivasda educação superior,das profissões e das re-lações de trabalho emtempos transforma-dos pela aceleraçãodos novos formatos de

atuação. O evento preten-de promover aos estudan-tes, maior aproximaçãocom os novos movimen-tos de trabalho, carreira,tecnologia, educação, en-fim, que os levem a umaformação mais coesa, in-tegrada e de qualidade,diante de um mundo emtransformações tão in-tensas, como este, nestaetapa da história que esta-mos enfrentando”, expli-ca Thalita.

“O evento está sendorealizado por todos osmais de 30 cursos distin-tos da instituição, distri-buídos na Plataforma, en-tre as cidades de MontesC l a r o s , J a n a ú b a , J a -nuária e Pirapora. Preten-de alcançar os estudan-tes de forma provocativa,sobre a atuação que a so-ciedade requer a partirde agora. Precisam estaratentos a processos queenvolvem inovação, tec-nologia, disciplina, no-vas formas de estudar, no-vas formas de trabalhar,criatividade, preparaçãoantecipada, capacidadede resolver problemas,trato com a inteligênciaartificial, maior reconhe-cimento de limites e deci-são de mudança, autono-mia, disposição para cor-rer ainda mais riscos, re-lacionamento humano,dentre outros incontá-veis aspectos. E terão quegerar, para tudo isso,uma nova forma de se po-sicionar no mercado”, res-salta Thalita.

PRÊMIO CONEXÃONa programação da

abertura oficial do evento,amanhã (16), haverá a pre-sença dos mantenedoresda Funorte, Ruy e RaquelMuniz, entrega do PrêmioConexão àqueles que sedestacaram por sua capa-cidade de se reinventar ede conectar saberes, pes-soas, cuidados e educação,a partir da pandemia emquatro categorias: Profis-sional da Saúde, Profes-sor, Colaborador e Aluno.

Logoemseguida,apales-tra de abertura será com odr. Renato Dourado Maia,que irá falar sobre “O Pro-fissional do Futuro”. No

encerramento do primei-ro dia haverá uma mesaredonda com o tema “Fu-turo da educação, do tra-balho, das carreiras e daempregabilidade”, com aparticipação dos convida-dos Ruy Muniz, IracemaBarreto (editora-chefe doJornal Hoje em Dia) e Lin-coln Veloso (sócio-funda-dor da Vollee).

No dia 17, será realizadaumapalestracomadireto-ra Acadêmica da Funorteplataforma Norte, ThalitaPimentel,sobreasperspec-tivasparaaeducaçãosupe-rior a partir da pandemia.

Para o encerramento doevento, no dia 18, haveráuma mesa-redonda com otema“InteligênciaEmocio-nal e Trabalho: dilemasatuais e direções futuras”,comCyntiaSobrinho,coor-denadora do Departamen-to de RH Funorte; LauraLílian Ferreira, coordena-dora do Núcleo de Orienta-çãoPsicopedagógicadaFu-norte; e Worney Brito, psi-cólogo e professor da Fasi.

PROGRAMAÇÃOESPECÍFICA

Nos dias 17 e 18 aconte-cerá uma programaçãoespecífica para os alunos.Cada coordenação de cur-so organizou palestras di-recionadas às áreas de in-teresse de cada gradua-ção, que serão transmiti-das via Meet.

As inscrições para as pa-lestraspodemserfeitaspe-lo http://funorte.edu.br/conexao.workshop.

Mais informações no fu-norte.edu.brenasredesso-ciais da Funorte.

DIVULGAÇÃO FUNORTE

Nos dias 17 e 18 acontecerá umaprogramação específica para osalunos. Cada coordenação de cursoorganizou palestras direcionadasàs áreas de interesse de cadagraduação, que serão transmitidasvia Meet. As inscrições para aspalestras podem ser feitas pelohttp://funorte.edu.br/conexao.workshop

8 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14 e 15desetembrode2020 onorte.net

Page 9: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

PARA NÚMERO

COR INSTITUCIONAL

RÉVER LEONARDO SILVARÉVER

0,109MÉDIA

LEONARDO SILVALE

0,098MÉDIA

ANO CLUBE G J M

2008 Grêmio 2 35 0,057

2009 Grêmio 5 31 0,161

2010 Atlético 2 18 0,111

2011 Atlético 4 30 0,133

2012 Atlético 6 28 0,214

2013 Atlético 0 23 0

2014 Atlético 1 7 0,142

2015 Internacional 2 17 0,117

2016 Flamengo 2 29 0,068

2017 Flamengo 5 25 0,200

2018 Flamengo 2 26 0,076

2019 Atlético 1 28 0,035

2020 Atlético 1 4 0,250

POR EQUIPECLUBE G J M

Grêmio 7 66 0,106

Atlético 15 138 0,108

Internacional 2 17 0,117

Flamengo 9 80 0,112

POR EQUIPECLUBE G J M

Palmeiras 2 24 0,083

Juventude 1 19 0,052

Vitória 1 27 0,037

Cruzeiro 3 29 0,103

Atlético 26 237 0,109

ANO CLUBE G J M

2005 Palmeiras 1 17 0,058

2006 Palmeiras 1 7 0,142

2007 Juventude 1 19 0,052

2008 Vitória 1 27 0,037

2009 Cruzeiro 3 25 0,120

2010 Cruzeiro 0 4 0

2011 Atlético 6 32 0,187

2012 Atlético 6 33 0,181

2013 Atlético 1 30 0,033

2014 Atlético 3 24 0,125

2015 Atlético 3 32 0,093

2016 Atlético 1 23 0,043

2017 Atlético 1 21 0,047

2018 Atlético 4 24 0,166

2019 Atlético 1 18 0,055

POR EDIÇÃO POR EDIÇÃO

RÉVER TORRES GÊMEASA história de cada um no Brasileirão

301 JOGOS 336 JOGOS33 GOLS 33 GOLSFO

TOS: BRU

NO CAN

TINI/AG

ÊNCIA GA

LO/ATLÉTICO

Vai passar

Esportes

Réver pode ser o maiorzagueiro-artilheiro do Brasileirou

Alexandre Simões

@oalexsimoes

Eram 31 minutos do se-gundo tempo, o Atléticoperdia para o Atlético-GO por 2 a 1, no SerraD o u r a d a ,p e l oBrasileirão, e Réver em-patou o jogo, que depoiso Galo viraria, com umgolaço, de bicicleta. Issofoi em 2 de outubro de2010, e este foi o primei-ro gol do zagueiro com acamisa alvinegra.

Dez anos depois, Révervolta a encarar o Dra-gão, em Goiânia, com achance de fazer história.Isso porque um gol o se-para da condição de za-gueiro que mais balan-çou a rede na história doCampeonato Brasileiro.

Atualmente, com 33tentos, o último deles do-mingo, nos 2 a 1 sobre oBragantino, ele divide es-se posto com seu maiorparceiro de zaga, Leonar-do Silva, com quem for-mou de 2011 a 2014, a du-pla chamada de TorresGêmeas. Como o ex-com-panheiro já aposentou,Réver tem o caminho.

Assim como existe a

curiosidade de Réver po-der se tornar o zagueirocom mais gols na princi-pal competição nacionalcontra o adversário quelevou seu primeiro peloGalo, há uma também re-lativa a Leonardo Silva.

Seu último gol peloAtlético, o 33º no Brasilei-

ro, foi sobre o Santos, deSampaoli, em 20 de outu-bro do ano passado, noIndependência.

DECISIVOS

No vice-campeonatobrasileiro do Atlético,em 2012, o time coman-dado por Cuca marcou64 gols nos 38 jogos. Leo-nardo Silva e Réver ba-lançaram a rede seis ve-zes, cada, totalizando 12.Isso é 19% do que foi mar-cado pela equipe.

No ano anterior, quan-do o Galo escapou do re-baixamento na penúlti-ma rodada, foram dezgols da dupla, sendo seisde Léo Silva e quatro deRéver. Isso de um totalde 50, o que dá um per-centual de 20% das bolasna rede para a dupla dezagueiros.

Réver está na sua 13ªedição da Série A, e sónão marcou em uma,em 2013, pelo Atlético.De 2005 a 2019, Leonar-d o S i l v a d i s p u t o u oBrasileirão 15 vezes. Sónão balançou a redeem 2010, pelo Cruzei-ro, quando fez quatropartidas.

Nos númerosgerais peloAtlético, Réverainda estálonge deLeonardoSilva, que tem36 gols. Oatual camisa 4e capitão dotime de JorgeSampaolibalançou arede 28 vezespelo Galo

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14 e 15desetembrode2020 9

Page 10: PÁGINA8 Convençõesdesenham disputapelaprefeitura...PANTANAL EM RISCO O Pantanal sofre com os maiores incêndios de todaa história do bioma, muito disso por causa da seca. Segundo

“Faaalagalera deMontes Claros... É sempre umestadodenostalgiaque sinto quando falo dessa terramaravilhosa e deamigos incompa-ráveis.Émuitobomveressa terracrescer, emtodososaspectos, crian-do profissionais exitosos. Descrevo esse capítulo da minha vida comsomente uma palavra: único. Tive a sorte de conhecer as pessoascertas para começar minha carreira de modelo. No meu caso, umadelas foi o GiuMartins, um profissional de visão e caráter. Hoje comaQuality Models ele vai escrevendo teu capítulo no mundo da modainternacionalmente,encorajandoseusmodelosadescobrireconquis-tarnovosmercadosporessemundãoafora.ParabénsaoGiueàQuali-ty Models pelo sucesso e profissionalismo. É bom saber que os meusprimeiros passos foram bem dados...”Yanes Miúra

“Giu Martins foi a pessoa que me iniciou no mundo damoda. Sempre foimuito prestativo e, namedida do possí-vel,me auxiliou paraque eupudessemeprofissionalizar eganhar o mercado internacional.Foi muito bom ter sido modelo por esse mundo afora,

foi muito bom ter encontrado uma pessoa como Giu naminha vida” Márcio Bastos

A Quality Models foi fundada em 1995, logo após seudiretor, Giu Martins, deixar o cargo de coordenador deProdução da extinta TVMontes Claros (hoje INTER TV).Naquelaépoca,a QualityModels atendiapelonomeFla-

gra Models (parceria com a Flagra Produções da famíliaSiufi). Em seguida, recebeu o nome Shuz Models MontesClaros(comanecessidadedealavancaromercadonorte-mineirodemodelos),sendoaúnicarepresentantedaShuznoEstadoa levar opróprio nomedaagência.Após a desativação da ShuzModels Belo Horizonte,  a

agênciausaatéosdiasdehojeonome QualityModels efoiaportadeentradade inúmerosmodelosmontes-cla-renses para omundo damoda.A Quality Models é conhecida e parceira de diversas

agências demodelos no país e nomundo, ondemante-

moscontatosempre,parapodermosproporcionarpossi-bilidadesde crescimentoprofissional e reconhecimentode nossos talentos.A Quality Models é a mais conceituada agência de

modelos doNorte deMinas, pois existe hámais de 18anos e já provou que faz um trabalho sério, capaz derevelar emseus cursosnomes famosos como: Bárba-ra Fialho, Yanes Miura, Ana Carolina Jorge, MárcioBastos, Brenda Alves, Lívia Albuquerque, dentre ou-tros nomes que já possuem vasto portfólio com tra-balhos por todo o mundo.O principal interesse da Quality é que seu modelo te-

nhaoportunidadesdetrabalho,sejaemsuacidade,Esta-do, país ou emqualquer continente, desde que o profis-sionalismode ambas as partes seja detalhemarcante.

“Depoisde fazerocursoe receber todoo incentivodoGiu,muitasportasseabriram.Recebiaoportunidadedeviajar,adquirirconhe-cimentosemededicaraumanovacarreiraquenuncateriaimagina-do. Hoje, alémde trabalhar comomodelo, tomei gosto pelamoda,mededicando nos bastidores e criando coleções emumamarca. Obrigadapeloapoio,meuquerido, eesperoquecontinuepropor-

cionandoamuitos futurosmodeloshistórias felizescomoaminha!”Lívia Albuquerque

Yanes Miúra

Márcio Bastos

Sobre a Quality Models

Lívia Albuquerque

“Tudo é uma constante mudança. As pessoas mudam, o mundo muda... Tudo se transforma com o tempo, e nada permanece igual. O que nos resta são os bons

momentos que foram vividos e que ficaram guardados para sempre em nossa lembrança. Devemos viver cada segundo intensamente”

A natureza, com a suasabedoria, confirma afrase de Heráclito deÉfeso, que diz que nadaé permanente, exceto amudança, ensinandoque amudança é umaconstante em nossasvidas. E cada mudançaque ocorre é um cicloque se fecha, assimcomo as estações doano. E, muitas vezes,torna-se um processodoloroso quandocriamos resistênciaàquilo que precisa ser.Precisamos aprendercom aMãe Natureza aentregar. Quando ooutono se encerra, asfolhas caem para darlugar ao inverno e, semresistências, um novociclo se inicia paranovas folhas surgirem.E assim,sucessivamente.

Giu Martins

giumartins.comGiu Martins.com

10 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 14e 15desetembrode2020 onorte.net