PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo...

10
ANO XVI - Nº 4.074 MONTES CLAROS, sábado e domingo, 6 e 7 de fevereiro de 2021 Decisão do juiz Francisco Lacerda, da 2ª Vara do Patrimônio Público, coloca no comando da institui- ção que gerencia o serviço móvel de urgência e emergência do Norte de Minas a chapa que havia sido derrotada. Norberto Marcelino, prefeito de Claros dos Poções, passa a ser o presidente do órgão a partir de 1º de março. Processo foi cercado de polê- mica desde o início. PÁGINA 3 Justiça anula eleição no Samu Norte Estudo mineiro busca viabilizar formas mais nu- tritivas e econômicas de processar e armazenar o grão nas fazendas para que seja usado na alimenta- ção do gado leiteiro. Pesquisa aponta a silagem de milho reidratado como uma tecnologia inovadora de conservação do grão moído, por meio da ensila- gem, para ser utilizado na dieta das vacas leiteiras. PÁGINA 6 Milho eficiente para o gado Depois de um ano de apertos e sustos a cada ida ao supermercado, o montes-clarense conseguiu dar uma respirada em janeiro. Alimentos co- muns na mesa das famílias tiveram uma queda nos preços, amenizando o rombo no orçamento familiar, geralmente castigado no início do ano. A inflação ficou em 0,6% – abaixo da de dezembro (1,05%) e bem inferior à anotada no mesmo mês de 2020 (1,71%). Os mocinhos dessa temporada fo- ram o leite longa vida (- 4,4%), frango (- 2,76%), óleo de soja (- 1,98%) e o arroz (- 1%). PÁGINA 4 COLUNA ESPLANADA - Leandro Mazzini . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . página 2 PRETO NO BRANCO - Aldeci Xavier . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . página 3 SOCIAL - Giu Martins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . página 10 Preço dos alimentos cai e alivia o consumidor COLUNAS PEDRO SOUZA/ATLÉTICO PÁGINA 8 FOLGA - Estudante Yasmin Ferreira, que mora sozinha, comemorou as reduções, principalmente do arroz PRODUTIVIDADE - A hidratação e a ensilagem do milho maduro podem facilitar a digestão do grão Hulk chega ao Atlético com a capa de ‘sucessor’ de Ronaldinho Gaúcho na busca por grandes taças LEO QUEIROZ MARCOS NEVES PEREIRA/DIVULGAÇÃO APOSTA

Transcript of PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo...

Page 1: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

ANO XVI - Nº 4.074 MONTES CLAROS, sábado e domingo, 6 e 7 de fevereiro de 2021

Decisão do juiz Francisco Lacerda, da 2ª Vara doPatrimônioPúblico,colocanocomandodainstitui-ção que gerencia o serviço móvel de urgência eemergência do Norte de Minas a chapa que haviasido derrotada. Norberto Marcelino, prefeito deClaros dos Poções, passa a ser o presidente do órgãoapartir de1º demarço.Processo foi cercadodepolê-mica desde o início. PÁGINA 3

Justiça anulaeleição noSamu Norte

Estudo mineiro busca viabilizar formas mais nu-tritivas e econômicas de processar e armazenar ogrão nas fazendas para que seja usado na alimenta-ção do gado leiteiro. Pesquisa aponta a silagem demilho reidratado como uma tecnologia inovadorade conservação do grão moído, por meio da ensila-gem, para ser utilizado na dieta das vacas leiteiras.PÁGINA 6

Milho eficientepara o gado

Depois de um ano de apertos e sustos a cada idaao supermercado, o montes-clarense conseguiudar uma respirada em janeiro. Alimentos co-muns na mesa das famílias tiveram uma quedanos preços, amenizando o rombo no orçamentofamiliar, geralmente castigado no início do ano.A inflação ficou em 0,6% – abaixo da de dezembro(1,05%) e bem inferior à anotada no mesmo mêsde 2020 (1,71%). Os mocinhos dessa temporada fo-ram o leite longa vida (- 4,4%), frango (- 2,76%),óleo de soja (- 1,98%) e o arroz (- 1%). PÁGINA 4

COLUNA ESPLANADA - Leandro Mazzini

.................................................................................... página2

PRETO NO BRANCO - Aldeci Xavier

.................................................................................... página3

SOCIAL - Giu Martins

.................................................................................. página10

Preço dos alimentos caie alivia o consumidor

u COLUNAS

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

PÁGINA 8

FOLGA-EstudanteYasmin Ferreira, quemora sozinha, comemorou as reduções, principalmente do arroz

PRODUTIVIDADE -Ahidratação e a ensilagemdomilhomaduro podem facilitar a digestão do grão

Hulk chega ao

Atlético com a capa

de ‘sucessor’ de

Ronaldinho Gaúcho

na busca por

grandes taças

LEO QUEIROZ

MARCOS NEVES PEREIRA/DIVULGAÇÃO

APOSTA

Page 2: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

APELOSA troco de nada, não houve negociação, tampouco pe-dido ou ameaça de palacianos. Os apelos vieram degrandes empresários que sempre o alertavam que oBrasil não suportaria dois impeachments num inter-valo de poucos anos.

LAVA JATODepois de “acabar” com a Lava Jato – como afirmou noano passado –, o presidente Jair Bolsonaro deixou defora da lista de prioridades entregue ao Congresso aPEC da prisão em segunda instância. A proposta tam-bém não tem a simpatia dos novos presidentes da Câ-mara,ArthurLira(PP-AL),edoSenado,RodrigoPache-co (DEM-MG).

VOTOAlistadopresidentetambémfrustrouaalabolsonaris-ta por não incluir entre as prioridades a votação daPEC do Voto Impresso. A proposta, parada na Câmarahá mais de um ano, é de autoria da deputada Bia Kicis(PSL-DF), apoiadora do governo.

EXTREMISTASão momentos difíceis. O presidente da Câmara, Ar-thur Lira (PP-AL), é réu em ações no STF. A da CCJ (BiaKicis) é uma extremista de direita em cargo que exigeneutralidade. A festa da vitória, com aglomeração esem máscaras, foi na casa de um réu por fraude.

TEM MAISOCongressoblindaumadeputadaacusadadeassassinarmarido. Tudo isso num governo negacionista para ciên-cia, lá no fim da fila para vacinas na lista de países queimunizam contra a Covid-19. Mas a culpa é sua, eleitor.

CORREIOSA privatização da Empresa Brasileira de Correios e Te-légrafos não tem apoio da maioria dos brasileiros. É oque mostra sondagem do instituto Paraná Pesquisas:50,3%dosentrevistadosseposicionaramcontra,43,1%disseram que apoiam a privatização e outros 6,5% nãosouberam ou não quiseram opinar.

MENSALÃOO presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mantém

a intenção de emplacar a deputada Flávia Arruda (PL-DF) no comando da Comissão Mista de Orçamento(CMO)queseráinstalada nospróximos dias. Adeputa-daéesposadoex-governadorJoséRobertoArruda,pre-so por envolvimento no escândalo do chamado “men-salão do DEM”.

CPIDerrotada na disputa ao comando do Senado para ocandidato do Planalto, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), asenadora Simone Tebet (MDB-MS) é uma das signatá-rias do requerimento que pede a abertura de CPI paraapurarações eomissões dogoverno federalnoenfren-tamento à pandemia.

CPI 2Além de Tebet, outros três senadores do MDB apoiamacomissão:RenanCalheiros (AL),EduardoBraga (AM)e Rose de Freitas (ES). O requerimento foi protocoladocom30assinaturas–trêsamaisqueomínimonecessá-rio para instalar a CPI.

WOO atual campeão pernambucano de futebol, SalgueiroAtlético Clube, está enfrentando uma crise financeirasem precedentes e pediu à Federação Pernambucanade Futebol para não disputar as duas competiçõesmaislucrativasdoNordeste–a CopadoBrasileaCopado Nordeste.

TENDÊNCIABrasília é destino tendência para 2021 e está entre oscinco primeiros da lista divulgada pelo Ministério doTurismo. O levantamento foi realizado tomando co-mo base os principais sites de pesquisa do setor. Nessecenário, além de Brasília, Foz do Iguaçu (PR), Rio deJaneiro (RJ) e Maceió (AL) aparecem no topo da base dedados analisada.

COFREMais de R$ 1,3 bilhão do auxílio emergencial foi devol-vido aos cofres públicos. Isso porque cerca de 1,4 mi-lhão de pessoas não movimentaram os recursos dobenefício.PeloDecretonº10.316/2020,queregulamen-tou o auxílio, o prazo para movimentar o dinheiro apartir do crédito na conta social digital é de 90 dias.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

A harmonia dos poderes Executivo, Legislati-vo e Judiciário é fundamental para que o Brasilconsiga sair da pandemia de cabeça erguida.

Se os três poderes forem maduros o suficientepara se respeitarem, os brasileiros poderão vis-lumbrar uma luz no fim do túnel no tocante àeconomia, saúde e, mesmo, a cidadania em si.

Uma pontinha de esperança surgiu na abertu-ra do Ano Legislativo, que reuniu os três poderesno Congresso Nacional. Ali, lado a lado, esta-vam, na casa do povo, no lar da democracia, osrepresentantes destes poderes e eles se compro-meteram, em seus discursos, a buscar essa har-monia, se comprometeram a unir energias paradevolver o Brasil ao tão sonhado trilho do desen-volvimento.

Além disso, se comprometeram a colocar a bus-ca por uma sociedadeefetivamente mais efi-ciente acima de suasvontades e além dosseus poderes.

Se as promessas, a pa-lavra empenhada vão seefetivar ou não, aindanão é possível saber-mos. No entanto, saberque ao menos eles sepropuseram a tentar, oque na teoria é um pas-so fundamental paradar início ao processo,já dá uma sensação boade que um Brasil me-lhor pode surgir daí,que a tempestade estápassando e que vivere-mos dias de bonança.

É certo que existemmuitas cicatrizes provo-cadas pela luta recenteentre eles e até mesmo feridas que ainda estãoabertas. Mas é fato também que nós brasileirosprecisamos de uma trégua, que o Brasil precisarespirar, para que consiga não apenas se reer-guer na pós-pandemia, mas, sobretudo, garantira todos os seus cidadãos um futuro digno.

Que esse primeiro passo, que esta trégua, seja oprenúncio de dias melhores, mais calmos e maisharmônicos.

EDITORIAL

Nós brasileiros

precisamos de

uma trégua, o

Brasil precisa

respirar para que

consiga não

apenas se

reerguer na

pós-pandemia,

mas, sobretudo,

garantir a todos

os seus cidadãos

um futuro digno

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Bom senso

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

A despeito dos erros e acertos do deputado Rodrigo Maia (DEM, por ora) na presidência da Câmara nosúltimos dois anos durante a gestão Jair Bolsonaro, uma postura certeira agradou ao mercado e segurou opaís. Ele deixou na mesa mais de 60 pedidos de impeachment contra o presidente da República, mostrandoneutralidade e maturidade política diante de pressões de partidos, e de movimentos sociais e institucionais.

Harmoniados poderes

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, sábadoedomingo, 6e 7de fevereirode2021 onorte.net

Page 3: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

PRETO NOBRANCO

Eleição do Samu éanulada e chapaderrotada assume

Montes Claros

Justiça considerou que grupo eleito nasegunda-feira descumpriu o Estatuto do Cisrun

u

Márcia Vieira

Repórter

A eleição da nova di-retoria do Cisrun (Sa-mu MacroNorte), reali-zada na última segun-da-feira, foi anulada. Adecisão do juiz Francis-co Lacerda, da 2ª Varado Patrimônio Públi-co, coloca no comandoda instituição que ge-rencia o serviço móveldeurgência e emergên-cia do Norte de Minasa chapa que havia sidoderrotada.

Desde o início, o pro-cesso foi cercado de po-lêmicas, recursos à Jus-tiça e, no dia da elei-ção, até a PM teve queser acionada para con-ter os ânimos dos en-volvidos.

Com a decisão da Jus-tiça, o prefeito de SãoRomão,MarceloMeire-les,quehaviasidoanun-ciado como o novo pre-sidente do órgão, estáimpedido de assumir.

Ocandidatodachapaadversária, NorbertoMarcelino, prefeito deClaros dos Poções, pas-sa a ser o presidente defatodoórgãoapartirde1ºdemarço,datamarca-da para a posse.

A declaração de que achapa de Marcelo Mei-reles estava inapta aconcorrer já havia sidoproferida pela Justiçaantes do processo. Nasegunda-feira, durantea eleição, um oficial deJustiça foi ao local noti-ficar a chapa de Marce-lo Meireles da inapti-dão. Mas uma comis-são montada na horapara auxiliar no pleitodescumpriu a decisãojudicial e prosseguiucom a votação.

A invalidade da cha-pa foi baseada no fatode que uma das prefei-

turasquecompunhaogru-po não havia quitado o dé-bito dentro do prazo paraconcorrer.Oprefeitopode-ria votar, mas não poderiaintegrar a chapa, de acor-do com a decisão.

“Diante das evidênciasdedescumprimentodaor-dem judicial, bem comoda não obediência ao esta-tuto social e do edital deconvocação das eleiçõespara o Cisrun, não há ou-tro caminho a trilhar, anão ser declarar nula aeleição da chapa que temcomopresidenteoSr.Mar-celo Meireles de Mendon-ça, prefeito do municípiode São Romão”, determi-na a decisão judicial.

NOVA GESTÃO

Norberto Marcelinoapostanofatodesermédi-co para entender melhoras necessidades do órgão.Oprimeiroatocomopresi-dente, entretanto, é o en-xugamento da folha e adespolitização do Samu,garante.

“Não sabemos quantifi-car a folha, pois há cincoanos o Portal da Transpa-

rência não é alimentado.Mas sabemos que existe oexcesso de contratações”,destaca.

Outra meta do médico éa ampliação das bases doSamu na região. “É umadas nossas metas, mas va-mos implantar de manei-ra técnica, considerando adistância entre os municí-pios e a necessidade de ca-daum, de maneira que ha-ja no máximo uma distân-cia de 50 km entre uma eoutra. Reuniremoscom osprefeitos para dialogar”.

Paraonovogestor,odiá-

logo é o caminho. “Não po-demos utilizar o Samu demaneira política e nemaceitar interferências”, de-clara Norberto, acrescen-tando que deverá ser feitaumareformulaçãonoesta-tuto para deixar claros oscritérios de participação.

Emnota,oConsórcioIn-termunicipal de Saúde daRede de Urgência do Nor-te de Minas (Cisrun) dizque “levará para os autosdo processo as informa-ções necessárias para quea eleição realizada, deacordo com o Edital publi-cado em 12 de janeiro ecom eleições convocadaspara o dia 1˚ de fevereiro,seja reconhecida devida-mentenos termos do Esta-tuto da Instituição e dasdecisões judiciais. O Cis-run ressalta ainda que aschapas registradas, no dia16 de janeiro, para a elei-ção possuíam municípiosadimplentes, não infringi-do,assim, asregras do Edi-tal e do Estatuto”.

OprefeitodeSãoRomão,Marcelo Meireles, não re-tornou as ligações até o fe-chamento da edição.

Desdeo iníciodoprocesso eletivonoConsórcio In-termunicipaldeSaúdedaRededeUrgênciadoNortedeMinas(Cisrun), fizemosváriasanálisesecomentá-rios abordando, principalmente, a forma com que adisputavinhasendoconduzida.Emnenhummomen-to foi colocada em dúvida a idoneidade moral doscandidatos Marcelo Meirelles, prefeito de SãoRomão,ouDr.Norberto,prefeitodeClarodosPoções.Asanálisesecomentáriosserestringiramaoaspectolegaldoprocesso,umavezqueodesenho jámostra-vaqueoresultadodopleito,aoinvésdeumadecisãodosprefeitos, acabaria nasmãosda Justiça.

Mea culpaÉ fato que os prefeitos, verdadeiros responsá-

veis pela condução do CisrunMacroNorte, devemassumir a mea-culpa pelos casos de polícia e ajudicialização da eleição, uma vez que nos últi-mos anos aceitaram com tranquilidade a interfe-rência externa, principalmente de pessoas cominteresses nada republicanos. Certamente, se oprocesso eletivo não tivesse sofrido interferênciaexterna, seria fácil ter chegado a um consenso,evitando disputa e divisão dentro do consórcio.

Novo cicloTenhorecebidopedidosdeanálisepolíticadeleito-

res querendo saber o quepode acontecer na eleiçãode2022.Faltandoumanoequatromesesparaaselei-çõesestaduais,algunspontosdoprocessojásãopos-síveis analisar. Primeiro é preciso entender que todacampanha temo seu ciclo. O apelo do eleitor não serepete.Em2018,assistimosumacampanhacomfoco“policialesco”e“judicialista”,ondeoeleitoraceitouodiscurso moralista, entendendo que seria a melhorforma de acabar com a corrupção. O resultado foi aeleição de inúmeras pessoas ligadas às instituiçõesde segurança e do judiciário. Para 2022, o que pode-mosadiantaréqueoapeloseráoutro,comtendênciaparaaquelesque,alémdofatorhonestidade,tenhamcapacidadedegestão.

Encontro com ZemaNamanhãdeontem,ogovernadorRomeuZema

se reuniu pela primeira vez com o senador Rodri-go Pacheco, depois que este foi eleito presidentedo Senado. Projetos importantes para o Estado,inclusive para o Norte de Minas, fizeram parte dapauta. O encontro contou ainda com a participa-ção do senador Carlos Viana e do deputado esta-dual Arlen Santiago.

ParaquedistasEntidadesdeclassedeMontesClaros,aexemplode

ACI,CDL,SindicatoRural,SociedadeRural,bemcomoamaçonaria, estiveramreunidasnestasemanaparainiciaraformataçãodepropostaparaconscientizaroeleitordoNortedeMinasdaimportânciadevotaremcandidatosdaregião, evitandoapoioaoschamados“paraquedistas”.Naspróximasreuniões,outrasenti-dadesdeclasseerepresentantesdesetoresdasocie-dade serão convidados aparticipar e apresentar su-gestõesparaacampanha.

Novela Cisrun

POLÊMICA-PMprecisou ser acionadanodiadaeleiçãopara conterparticipantes

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

AURÉLIO VIDAL/DIVULGAÇÃO

Aldeci Xavier

[email protected]

Nova diretoriatomará posseem 1º demarço eprometeenxugar folhae ampliarnúmero debases do Samuno Norte deMinas

onorte.net MONTESCLAROS, sábadoedomingo,6e 7de fevereirode2021 3

Page 4: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

Inflação cai e dá umrefresco ao consumidor

Economia

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Montes Claros ficou em 0,6%em janeiro: destaque para queda no preço do leite, arroz e óleo de soja

MAISBARATOS-Quedano preço do frango, óleo de soja e arroz aliviou as contas no fimdomês

u

Se por um lado ainflação, de um modogeral, caiu em janeiro,por outro, a cestabásica ficou maispesada. O custo naaquisição doschamados 13 itensessenciais aumentouna virada de ano de0,69%, em dezembro,para 0,95% emjaneiro. Embora acarne bovina, farinha,pão de sal e cafétenham seestabilizado, além daqueda no preço doarroz, houve os“vilões” da vez:banana (25,85%),batata (2,72%), feijão(2,65%) e açúcar(2,08%).Uma alta quepenalizaprincipalmente osassalariados, asfamílias de rendamais baixa.

Peso maior

na cesta

básica

Da Redação

Depois de um anocom alta nos preços dosalimentos castigando oorçamento familiar, osmontes-clarenses tive-ram um alívio na contade supermercado de ja-neiro. Os preços conti-nuam a pesar no fim domês,masumpoucome-nos do que em 2020.

Janeiro fechou comuma inflação de 0,6%,inferior à registrada emdezembro (1,05%)e tam-bémbemabaixodaano-tada no mesmo mês de2020 (1,71%).

Os dados constam doÍndicedePreçosaoCon-sumidor (IPC), do De-partamento de Econo-mia da Unimontes. Apesquisa mostra quehouveuma pequenare-dução no custo de vida,puxada principalmen-teporprodutosbempo-pularesnamesadocon-sumidor.

Os destaques de que-dadepreçosforamolei-te longa vida (- 4,4%),frango (- 2,76%), óleo desoja (- 1,98%) e arroz (-1%). Além disso, o valordacarnebovinaseman-teve estável, assim co-mo do leite tipo C.

Ospreçosmaisbaixosnas prateleiras dos su-permercados foram ob-servados e comemora-dos pela estudante Yas-minFerreira,de19anos.

“Pelofatodemorarfo-ra de casa para estudar,

eu mesmo faço as com-pras. Os preços estavamum absurdo no ano passa-do. Era perceptível a infla-çãonasalturas.Foinotóriaessa queda em janeiro”,afirma.

Yasmin destaca a dife-rença no preço do arroz.“Para mim, o arroz foium dos itens mais carosno ano passado. E agoranotamos essa facilidadenas compras. Mas mui-tas famílias ainda têm di-ficuldade de comprar es-ses itens. Espero que caiaum pouco mais e que es-se ano seja bem melhor”,

diz a estudante.

MAIS CONTROLE

A expectativa para feve-reiro é otimista, na avalia-ção da coordenadora doIPC/Unimontes, professo-ra Vânia Vilas Bôas VieiraLopes.Elaafirmaqueosin-dicadores apontam parauma estabilização de pre-ços, especialmente dos ali-mentos.

“Embora tenhamos queconviver com o reajuste dealguns serviços públicosquetêm efeito diretona in-flação,apartirdoprimeirotrimestre espera-se um

maior controle dos preços,especialmente dos alimen-tos.Issoporqueemfeverei-rocomeçaacolheitadassa-fras. Há uma projeção desafra recorde, com reflexodireto na maior oferta aomercado consumidor”,destaca a pesquisadora.

No entanto, a coordena-dora do IPC/Unimontesmostra cautela para a pre-visãoacimaseocenáriodapandemia pelo novo coro-navírus continuar severo.

“Já se identificou umanova onda da Covid-19 emdiversos países, o que tor-na o abastecimento um

problema global, com re-flexo direto nas exporta-ções e importações e, con-sequentemente, na altados preços dos alimentosde maior procura no mer-cado”, explica.

Esse foi o fenômeno queelevou os preços dos ali-mentosem2020,principal-mente da carne. A produ-ção brasileira foi voltadapara a exportação, atraídapela altademanda externaepelavalorizaçãododólar.Com isso, houve reduçãodeofertanomercadointer-no e, consequentemente,os preços subiram.

u SAIBA MAIS

LEO QUEIROZ

4 MONTESCLAROS, sábadoedomingo,6e 7de fevereirode2021 onorte.net

Page 5: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

Pachecoapoia novoauxílio

Política

Presidente da Câmara Federalesteve na capital mineira

u

Evaldo Magalhães

Do Hoje em Dia

O novo presidente doSenado,RodrigoPache-co(DEM-MG),dissenes-tasexta-feira(5),nacapi-tal mineira, que esperaque nos próximos diasseja anunciada a reno-vação do auxílio-emer-gencial do governo fe-deral,oualgumoutroti-po de socorro, a parteda população brasilei-ra gravemente impac-tada pelos efeitos eco-nômicos da pandemia.

A visita a BH foi a pri-meira saída oficial deBrasília após assumir ocargo, esta semana. “Éinegável que, com apandemia não tendoacabado, e ainda estan-donumápicemuitotrá-gicoparaoBrasil,éfun-damental que a gentetenha uma assistênciaàs pessoas, seja com oincremento do BolsaFamília, seja com umprograma análogo aoauxílio emergencial doano passado”, afirmou.

Pacheco lembrouque, em 2020, o progra-ma federal, apelidadode “coronavoucher” eexecutado pela Caixa,beneficiou mais de 70milhões de brasileiros.“A um custo, é verdade,de mais de R$ 300 bi-

lhões, um orçamento oitovezes maior que o do BolsaFamília. Mas foi necessá-rio naquele momento. Eagoraéprecisosocorrerno-vamente. Talvez, não namesmaconta,nãonecessa-riamente com a mesmaidentidade de programa,maséprecisoteressaassis-tência social mais imedia-ta”, destacou o senador.

RESPONSABILIDADE

“Um ponto por mim to-cado, até para revelar aoministro a sensibilidadepolítica do Senado, que éhumana, foi o de que aspessoasprecisamserassis-tidas.Esentimuitarecepti-vidade à ideia de que, comtoda responsabilidade fis-cal, encontrando cami-nhos com fundamentoseconômicos, possamos ter

uma assistência socialmais imediata, neste mo-mento de pandemia, en-quantoa vacina não éalar-gada para toda a popula-ção”,acrescentouPacheco.

O senador afirmou ain-daque a intenção dele e dePaulo Guedes seria a dealocarrecursosparao“no-vo” socorro com respeitoao texto de gastos. Mas atéisso poderia ser discutido.“As pessoas estão em difi-culdadesextremas,demo-do que a relativização doteto de gastos poderia serconsiderada”, disse.

Possíveis fontes de re-cursos para assegurar osauxílios dependeriam de“mexidas através de pro-postas legislativas, PECspendentes de apreciaçãono Senado e na Câmara,quejádarãoonortederes-ponsabilidade fiscal parase ter recursos na própriaarrecadação”.

Na primeira visita a BHapós tornar-se presidentedo Senado, Pacheco este-ve, primeiro, com o gover-nador Romeu Zema (No-vo) e, em seguida, com oprefeito de BH, AlexandreKalil (PSD), aos quais nãopoupou elogios pelos es-forços contra a pandemia.

Àtarde, foiàAssembleiaLegislativa encontrar-secom o presidente da insti-tuição, o deputado Agosti-nho Patrus (PV).

ASSEMBLEIA-Anastasia,AgostinhoPatrusePacheco:presidentedoSenadodiz

quesuaeleiçãoéresultadodehistóricauniãodasforçaspolíticasmineiras

MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA

������ � �� � ��� ����������������� �� �������� �� �� �� ! ���"��#���$ �� �$%�� "�$��� ���%�

�������� ������ � � � ����� �� ����� �� ��� � ������� �� �� ������ ������� �� ���� � � � ��� ���!" #����� �� �� ������

$ �������" ��� ����%�� �� ��������� �� ��&����� �� ��'�� (���)* ��� ���� ��� � &����'$� (� ��&�� "����� ���"� * ������ �� ��� � ��+�,�-��-�* �� ����-�./�� #�-� ��� ����� �� �)��*� �� ��� � � ����� ���� ������ + � ����� �� ��� ��� �� , ��� � �� ���� ��%���-��� � � �������" -�� � � ��� � ��. ������/�� � ����� �%��� �� -�� ���. ������/��� % � � � �������+ $� ���� � ����� �� �� � � ������� �����" �� 0���&������ �� � 11 �� �������� �� 1213+ � �������� ������ ���4 �� �� �� ���� � � � �" ����� � �%� �� ���� ��� � �� ���.������� �%����" � ������ � � ��� �4��� ������� � � ������ + ' 5 �� ��������6 78922"22$� �����:�� ������� ��� �� �� � � ������� ����� �� ������+

������� �6 #����� 6 &����'$� (� ��&�� &��'�# 7��&$ �;<#�7'� ���7� =�� � ��� > � �? 3@3" 0 ���6 ��� ��� �" 0��� &������AB*C���/���623A21A1213 3DA21A1213 &��4��6 E. F� 3@. ��� ��G+ B ��� ;��� ����C#����� �� �)� *� �� ��� � ;<#�7'� ��� 7� �/�� 0� � �? HDH" 0 ���6 B���"B���� �� ���AB* ���/���623A21A1213 3DA21A1213 &��4��6 E. F� 3@. ��� ��G+(���� B +

������6 # ��� �� �� �� ������� ������ � � ��� � �����4 ���� ����� �:�� � �%� �� ��� � ��������I� ���� ���.������. +���+J� �� ��������� ,3!EDEH,1DEH+

� �� � ��� ���� �� �� �.�� ��������� F �������" ������� ��� � � � ��4�����J�� �� ��� ��� KKK+������+���+J� � KKK+� ���� ���.������. +���+J� +������ �:�� �J%� ����� �J� � � ����� � � �)���� �� ��� �� ��� A"��0���� �� ��"�� "����� ���"�" ������� ,3!EDEH,1DEH+�� � �%� ����� � ��������I� ���� ���.������. +���+J� +

0��� &������" 1E �� L ���� �� 1213

$� �� 0����� B���(���� *�� � (� &��� � �� ��.�� &��� 7��.

=��� ����� 0����������� ��� �� �����

“É fundamentalque a gente tenhauma assistência àspessoas, seja com oincremento doBolsa Família, sejacom um programaanálogo ao auxílioemergencial”

onorte.net MONTESCLAROS, sábadoedomingo,6e 7de fevereirode2021 5

Page 6: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

Alimentação eficiente

Agronegócio

Técnica de silagem do milho reidratado aumenta a digestibilidade do grãou

Da Redação*

Um estudo mineirobuscaviabilizarformasmaisnutritivaseeconô-micasde processare ar-mazenaromilhonasfa-zendas para que sejausado na alimentaçãodo gado leiteiro.

A pesquisa realizadapelaEmpresadePesqui-sa Agropecuária de Mi-nas Gerais (Epamig),em parceria com o pro-fessor da UniversidadeF e d e r a l d e L a v r a s(Ufla),MarcosNevesPe-reira, aponta a silagemde milho reidratado co-moumatecnologiaino-vadora de conservaçãodo grão moído, pormeio da ensilagem, pa-ra ser utilizado em die-tas para vacas leiteiras.

O grão de milho é oprincipalcerealenergé-

ticoutilizadoemdietaspa-ravacas leiteiras no Brasil.Porém, o milho cultivadoem território nacional, di-ferentemente de outrospaíses, possui o endosper-maduro(vítreo),oquedifi-culta a digestão por partedo rebanho.

A hidratação e a ensila-gem do grão de milho ma-duro podem facilitar a di-gestão do ingrediente.

O processo consiste ba-sicamente na reidrataçãodo grão de milho moído,seguido por conservaçãona forma de silagem. Se-gundo a pesquisadora daEpamig , Renata Apo-calypse, a silagem de mi-lho reidratado é uma for-ma barata de armazena-mento do produto.

Ela destaca, também,que o produtor pode com-prar milho quando o pre-ço estiver mais baixo.

Além disso, a estocagemdo material nas fazendasdispensa os altos custoscomgalpõesousilosdeter-ceiros e elimina as perdaspor ataque de pragas, co-mo carunchos.

ALIMENTAÇÃO DOREBANHO

Estudos com silagem demilho reidratado ofereci-da a animais especializa-dos, como vacas holande-sas geneticamente melho-

radasparaproduçãodelei-te, mostraram eficiênciada dieta. O aumento da di-gestibilidade do milho queocorre durante o processopermite a mesma produ-çãodeleitecomocustoali-

mentar mais baixo.“A adoção de silagem de

milho reidratado em re-giões brasileiras produto-ras de milho é ainda maisfácil, pois não está presa àjanela estreita de colheita,que é o caso da silagem demilhoúmido, umalimentosimilar.Elapodeserrealiza-da em qualquer época,mas, preferencialmente,quando o preço está vanta-joso. Basta deixar o milhosecar completamente paradepois colher, reidratar eensilar. Com isso, o produ-tor não precisa mexer compaioloupagarsilogranelei-ro.Elemesmofazasilagemnapropriedadesemterqueutilizar defensivos tóxicos,semterproblemascompra-gas e roedores ou gastoscom estocagem do milhoem silos comerciais”, expli-ca Renata Apocalypse.

*Com Agência Minas

DOWNLOAD-Passoapassoda técnicapodeser encontradonositedaEpamig

RENATA APOCALYPSE/DIVULGAÇÃO

6 MONTESCLAROS, sábadoedomingo, 6e 7de fevereirode2021 onorte.net

Page 7: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

u

Novo Baby-BenzVeículos

Mercedesabre pré-vendapara nova geraçãodoSUVGLA, que custaráR$326mil

Marcelo Jabulas

@mjabulas

A M e r c e d e s - B e n zabriu a pré-venda doSUV GLA 200 AMG Li-ne, que marca a chega-da da segunda geraçãodo jipinho compactoao Brasil. Lançado emdezembro de 2019, naEuropa, só agora de-sembarca por aqui. E arazão da demora é quea primeira geração ain-da era fabricada noBrasil, na extinta plan-ta de Iracemápolis, nointerior paulista. A fá-brica, que montava omodelo, em regimeCKD, deixou de operarem dezembro.

Agora, a nova gera-ção dá suas caras emuma edição com vi-sual agressivo, com di-reito à chancela AMGLine, ao preço sugeri-do de R$ 325.900. Paraquem não sabe, a AMGLine é uma assinaturade modelos com visualmais arrojado, como aS Line da Audi, e o MSport da BMW.

Ou seja, tem um vi-sual bacana, mas semanabolizantes sobre ocapô. E, por falar em ca-pô, o SUV alemão éequipado com motorturbo 1.3 de 163 cv e 25mkgf de torque. A uni-d a d e é c o m b i n a d acom transmissão dedupla embreagem e se-te marchas 7G-DCT.

Trata-se do mesmomotor que equipa asversões de entrada deClasse A Sedan, ClasseA e até mesmo o fami-liar GLB. E mesmo quenão tenha o fôlego de

um legítimo AMG, esse ji-pinho acelera de 0 a 100km/h em 8,7 segundos eatinge velocidade máxi-ma de 210 km/h.

POR DENTRO

O interior do novo GLAsegueopadrãoadotadope-la marca alemã. Seu prin-cipal destaque é o imensoquadro de instrumentosque combina duas telas,umaparaleituradeinstru-mentos e outra para fun-ções de navegação, ajus-tes,climatizaçãoeentrete-nimento.

O jipinho também contacomassistenteMBUX,quepermite que o motorista li-teralmente converse com

o carro e dê comandos porvoz. Complementa o paco-te, ar-condicionado digi-tal, carregador de celularpor indução, câmera de ré,conexão com smartpho-ne, partida sem chave e te-to solar panorâmico.

Já o pacote de assisten-tes de condução é com-posto por controle de cru-zeiro adaptativo (ACC),monitor de ponto cego,monitor de faixa de roda-gem e park assist. O paco-te AMG Line adiciona gra-de frontal estilo diaman-te, para-choques e rodasexclusivas AMG de 20” eInterior (volante, pedais,molduras de acabamen-to e bancos esportivos.

CAÇULA -Apresentado na Europa no final de 2019, a nova geração doGLAchega ao Brasil para suceder omodelo que era fabricado na

extinta fábrica de Iracemápolis, no interior paulista

MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO

163é a potência máxima do motor turbo1.3, que também entrega 25 mkgf detorque e permite acelerar o jipinho

a até 210 km/h

cavalos-vapor

Nova geraçãodá suas carasem umaedição comvisualagressivo, comdireito àchancelaAMG Line,ao preçosugerido deR$ 325.900

onorte.net MONTESCLAROS, sábadoedomingo, 6e 7de fevereirode2021 7

Page 8: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

Nos passos do Bruxo

Esportes

Hulk chega ao Atlético com amissão de ‘sucessor’ de Ronaldinho Gaúchona busca por grandes taças e tentando evitar ‘fracassos’ de Robinho e Fred

u

TRABALHO–Logo após a apresentação, omeia-atacanteHulk já fez seu primeiro treino naCidade doGalo

Henrique André

@ohenriqueandre

Apresentado oficial-mente como jogadordo Atlético na manhãde ontem, o atacanteHulk, de 34 anos, che-ga ao clube mineirocom uma missão espe-cial: ser o ‘sucessor’de Ronaldinho Gaú-c h o n a b u s c a p o rgrandes títulos no Al-vinegro. Apesar deatuarem em posiçõesdiferentes – lembran-do que o Bruxo já seaposentou –, amboschegaram à Cidadedo Galo chanceladospelas conquistas in-ternacionais e por te-rem defendido a Sele-ção Brasileira em Co-pa do Mundo.

C o n t r a t a d o e m2012 pelo então presi-dente Alexandre Ka-lil, Ronaldinho conse-guiu, logo no primei-ro ano, levar o Galoao vice-campeonatobrasileiro. Na tempo-rada seguinte, a inédi-ta e inesquecível con-quista da Libertado-res. R10 encerrou suap a s s a g e m n o G a l ocom o caneco da Re-copa, em 2014. As-sim, o meia marcou onome na história e se-gue idolatrado pelaMassa.

ROBINHO E FRED

Em 2016, a diretoriaatleticana, na gestão deDaniel Nepomuceno,apostou no atacanteRobinho como peça-chave nesta tentati-va. Contudo, sem su-cesso. Apesar dos 36

gols em 109 partidas dis-putadas pelo Alvinegro,o “craque das pedala-das” ostentou apenas otítulo estadual na tem-porada seguinte.

E foi neste mesmo ano(2016) que, também noataque, veio mais um ex-jogador da Seleção Bra-sileira com Copa no cur-rículo. Revelado peloAmérica e ganhando ho-lofotes no Cruzeiro, omineiro Fred balançoua cidade ao deixar o Flu-minense para fazer daCidade do Galo sua “no-va casa”. Com 41 golsanotados em 83 parti-das disputadas, assimcomo Robinho, o Minei-ro foi a única volta olím-pica do jogador.

Para piorar a situa-ção, a saída para o Cru-zeiro arranhou a rela-ção com a torcida e tam-bém com a diretoria;p r i n c i p a l m e n t e p e l abriga judicial pelos R$10 milhões de multa, jáque, no contrato, cons-tava que ele não pode-ria assinar com a Rapo-sa sem o depósito destemontante. A longa que-da de braço, inclusive,teve desfecho positivop a r a o A l v i n e g r o n omeio desta semana.

Agora, já pensando noplanejamento para atemporada 2021 e osanos seguintes de suagestão, Sérgio Coelho,presidente eleito em de-z e m b r o , a p o s t a e mHulk como um dos maio-res trunfos em busca denovos canecos. Nas últi-mas cinco temporadas,o paraibano de 34 anosanotou 100 gols em 180partidas na Ásia.

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

8 MONTESCLAROS, sábadoedomingo,6 e 7de fevereirode2021 onorte.net

Page 9: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

Uma nova história

Esportes

Ex-atleticano Marcos Rocha busca feito inédito pelo Palmeiras no Mundialu

Thiago Prata

@ThiagoPrata7

Nome histórico da la-teral direita do Atlético,Marcos Rocha deixou oclube após a temporada2017 para “respirar no-vos ares”no Palmeiras –e por prever que o timemineiro passaria mausbocadoscomAlexandreGallo como novo dire-tor.CampeãodaLiberta-dores, da Copa do Brasile do Mineiro, o jogadorcontinuaria sua trajetó-r i a d e s u c e s s o n oVerdão, onde transfor-maria em realidade al-guns dos sonhos quenão havia alcançadocom o uniforme preto ebranco.

Neste domingo (7), às 15h(hora de Brasília), no está-dioCidadedaEducação,noCatar, o Palmeiras fará suaestreia no Mundial de Clu-

bes, enfrentando o Tigres,do México, nas semifinais.Enestapartida,MarcosRo-cha tentará chegar à deci-são, algo que elenão conse-guiu pelo Alvinegro.

Em 2013, Rocha era o ca-misa 2 do Atlético no vexa-me para o Raja Casablancae ficou marcado por xingaro técnico Cuca. Ao ser subs-tituído, soltou um “burroprac******”aotreinador,naderrotapor 3a1,emMarro-cos,pelassemifinais.Comotime paulista, ele busca umdesfecho diferente.

NOVOS ARES

Dentre as conquistas noPalmeiras, algumas tive-ram um gostinho inédito.A mais recente se deu nodia 30 de janeiro, ao se sa-

grarbicampeãodaLiberta-dores. Mas, diferentemen-te de 2013, pelo Atlético, oatleta disputou a finalíssi-ma, no Maracanã, ante oSantos. Já na ocasião do tí-tulo com o Galo, o lateralrecebeu o terceiro cartãona ida de decisão, contra oOlimpia, e precisou cum-prir suspensão na últimapartida– Michelatuou emseu lugar.

Outra situação que Ro-cha vivenciou no Porco, enão pelo Alvinegro, foi an-gariar o troféu do Brasilei-ro. Após bater na trave em2012e2015,emequipesco-mandadas por Cuca e Le-vir Culpi, respectivamen-te, o ala foi campeão da Sé-rie A de 2018, sob a tutelade Felipão.

Neste domingo, se veráfrente a frente a outro ex-atleticano, o volante Ra-faelCarioca,comquemfoi

campeão da Copa do Bra-sil de2014. E espera levar amelhor para seguir cole-cionando feitos.

SABORESPECIAL–NoPalmeiras, ele jogou sua primeira finalíssimade

Libertadores

FEITO INÉDITO–NoAtlético,Marcos Rocha conquistou sua primeira Copa

Libertadores

2

CESAR GRECO/PALMEIRAS

tem Marcos Rocha no currículo: a de2013, pelo Galo, e a de 2020, peloPalmeiras. Graças a esses títulos,

conquistou vaga noMundial de Clubes da Fifa

BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Libertadores

A outrasemifinal serána segunda,às 15h, entre oAl Ahly e oBayern, noAl Rayyan.Ou seja, sepassar, Rochapode encararo Bayern,campeão de2013

onorte.net MONTESCLAROS, sábadoedomingo,6 e 7de fevereirode2021 9

Page 10: PÁGINA8 Preçodosalimentoscai ealiviaoconsumidor/menu/... · 2021. 2. 6. · chapa de Marcelo Mei-reles estava inapta a concorrer já havia sido proferida pela Justiça antes do

A Quality Models e o Moc Tivi es-tão à procura de novos talentos parasuas campanhas publicitárias. Sen-do assim, o Boy and Girl Moc Tivi 21chegou para movimentar MontesClaroseoNortedeMinas.Brevemen-tevocê também saberá quemserão oGaroto e Garota mais interessantesdo momento... O projeto Boy andGirl Moc Tivi tem como finalidade:estimular a integração e a solidarie-dade entre seus participantes; esti-mulareapoiarasmanifestaçõesein-centivos junto ao esporte, a moda e acultura em todas as suas formas;

aprimoramentos morais, educati-vos, recreativos, artísticos e culturalde nossa cidade e todo o Norte de Mi-nas,portodososmeioslícitosepossí-veis; difundir obras de caráter sociale beneficente de natureza educacio-nal e cultural para os jovens e todos,sem distinção de idade ou classe so-cial; servir de fonte inspiradora paragrupos de pessoas que estejam enga-jadas nas mesmas perspectivas deatuação; articular pessoas e gruposinteressados no uso da linguagem fi-lantrópica como instrumento detransformação social.

Montes Claros vaiescolher o garotoe a garota maisinteressantes da cidade

Não perca tempo, informe -se, faça sua inscrição, chegou a sua vez de brilhar!

“Uma pessoa inteligente aprende com o erro dos outros. Uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros”

Giu Martins.com Giu Martinsgiumartins.com

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS, sábadoedomingo, 6e 7de fevereirode2021 onorte.net