Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida...

28
Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora

Transcript of Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida...

Page 1: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act

Susana Ramos

Centro Hospitalar de Lisboa Central

Abril de 2014Gentilmente cedida ao curso pela autora

Page 2: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

• O ciclo PDSA (também designado de PDCA, sendo neste caso C de Check ao invés de S de Study), é uma ferramenta de Gestão de Qualidade para a melhoria contínua de processos de gestão.

• Este ciclo é constituído por quatro etapas e quando é repetido diversas vezes traz vantagens competitivas ao negócio, fazendo com que a qualidade e a excelência sejam pontos estratégicos dentro da organização.

CONCEITOPlan-Do-Study-Act

Page 3: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

O PDCA "Plan, Do, Check, Act" tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que se referia a ele como o "ciclo de Shewhart".

Mais tarde, Deming modificou o PDCA para "Plan, Do, Study, Act" (PDSA), pelo facto de considerar que "verificar", enfatizava fiscalização sobre análise das melhorias.

Plan-Do-Study-Act

Page 4: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Breve HistóriaInício do Século XX•Taylor, engenheiro mecânico introduziu o Plan-Do-See (planeie, execute e veja) como referência para o planeamento das etapas básicas de um processo produtivo. •Esses processos tinham uma sequência linear simples, aberta e representavam a estrutura de funcionamento das indústrias daquela época.

Plan-Do-Study-Act

Frederick Taylor (1856-1915)

PLAN DO SEE

Page 5: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Breve História

Walter Shewhart (1891-1967)

Década de 1930• Walter A. Shewhart, físico, engenheiro e estatístico, conhecido como o "pai do controlo estatístico da qualidade“, propõe o modelo de produção visto como um sistema, que representa os mesmos passos de Taylor, porém de forma cíclica.

• Desenvolveu assim um ciclo estatístico de controlo dos processos nos Laboratórios da Bell Laboratories - EUA, com aplicabilidade para qualquer tipo de processo ou problema.

Plan-Do-Study-Act

Page 6: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

• Década de 1950 – o ciclo de Shewhart foi popularizado por W Ewards Deming, que o aplicou de forma sistemática dentro de conceitos da Qualidade Total em seus trabalhos desenvolvidos no Japão.

• Após refinar o trabalho original de Shewhart, Deming desenvolveu o que ele chamou de Shewhart PDCA Cycle, em honra ao mentor do método.

Breve HistóriaPlan-Do-Study-Act

W Eduard Deming (1900 - 1993)

Page 7: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

• Década de 1980 – Deming criou o modelo Plan, Do, Study, Action – PDSA – e defende a ideia de que o ciclo de Shewhart pode ser utilizado por qualquer pessoa na organização, não apenas em ambiente industrial.

Breve História

Plan-Do-Study-Act

W Eduard Deming (1900 - 1993)

Page 8: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

O ciclo PDSA pode ser utilizado para as seguintes formas de gestão:

1.Manutenção da Qualidade: que visa dar previsibilidade aos resultados da empresa.2.Melhoria da Qualidade: que visa melhoria contínua dos processos existentes.3.Planeamento da Qualidade ou Inovação: que visa promover mudanças radicais nos produtos e processos existentes.

Plan-Do-Study-Act

Page 9: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

1 - O que pretendemos atingir?• Estabelecer metas mensuráveis e programadas por um determinado tempo.

2-Como saberemos que uma mudança é uma melhoria?• Usar indicadores que determinem se uma mudança específica levou a uma melhoria

3-Que mudanças podemos fazer para que possa resultar em melhoria ?• Selecionar as mudanças que têm maior probabilidade de produzir melhorias.

Plan-Do-Study-Act

Modelo de Melhoria Contínua – Questões Fundamentais

Fonte: http://www.ihi.org/resources/pages/tools/plandostudyactworksheet.aspx

Page 10: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act – Em que consiste? O PDSA é um ciclo que envolve 4 etapas:

Page 11: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

1. PLAN (Planear)

Este é o primeiro passo do ciclo de melhoria continua. É responsável pelo desenho do processo ao qual se quer ter o conceito aplicado. Esta fase está dividida em duas etapas: Etapa 1 - Estabelecer os objetivos Etapa 2 - Estabelecer o método que será utilizado para alcançar os objetivos.

Plan-Do-Study-Act – Fases

Page 12: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act – Fases

1. PLAN (Planear)

Etapa 1 - Estabelecer os objetivos

Consiste em definir o que se quer, com a finalidade de planear o que será feito. Este planeamento envolve a definição de objetivos, estratégias e ações os quais devem ser claramente quantificáveis.

Etapa 2 - Estabelecer o método

Consiste em definir quais os métodos que serão utilizados para se atingir os objetivos traçados.

Page 13: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act – Fases

O processo de planeamento é estruturado da seguinte forma:

- Identificação de um problema/Oportunidade de melhoria

- Recolher e analisar dados

- Analisar as causas

- Preparar Soluções

1. PLAN (Planear)

Page 14: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

2. DO (Executar)

Esta fase é a execução da fase anterior de planeamento e está dividida em duas etapas:

Etapa 1 – Treino dos envolvidosEtapa 2 - Execução do planeado

Plan-Do-Study-Act – Fases

Page 15: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

2. DO (Executar)

Plan-Do-Study-Act – Fases

Etapa 1 – Treino dos envolvidos

Consiste em capacitar a organização para que a implementação do que foi planeado possa ocorrer. Envolve a aprendizagem individual e organizacional.

Etapa 2 – Execução do planeado

Consiste em implementar o que foi planeado.

Page 16: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

3. STUDY (Estudar)

Nesta fase temos a análise e verificação dos dados obtidos e colhidos na execução de acordo com o que foi estabelecido no plano.

Tem como finalidade verificar se os resultados estão a ser atingidos conforme planeado.

Esta fase envolve a recolha de dados e é onde serão detetados as possíveis falhas e erros que não estavam previstos no desenho do processo.

Plan-Do-Study-Act – Fases

Page 17: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

4. ACT (Agir)

Esta é a última fase do ciclo e após a conclusão desta fase, o PDSA inicia um novo ciclo.

Esta fase consiste em agir e serão aprimoradas as correções necessárias e também serão definidos os planos de ação para a melhoria da qualidade.

Plan-Do-Study-Act – Fases

Page 18: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act – Fases

Page 19: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

O ciclo PDSA estabelece o principio da interação na resolução de problemas, possibilitando a decomposição de um problema complexo em problemas mais simples, selecionar os mais prioritários para resolução, utilizando o ciclo de melhoria tantas vezes quantas as necessárias para atingir os objetivos.

CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE

Plan-Do-Study-Act

Page 20: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes*

INTRODUÇÃO

Descrição do Problema

A Diabetes é uma das várias doenças crónicas graves que afeta milhões de americanos, existindo um vasto campo de oportunidades de melhoria. Muitas vezes é evidenciado que os tratamentos e cuidados de saúde mais eficazes ficam aquém do desejável.

A Diabetes com outras doenças crónicas associadas representam 78% de todos os gastos de saúde e 7 pessoas morrem em cada 10.

* Kass, B. Diabetes Care Quality Improvement: A Workbook for State Action. AHRQ Publicatio.2004;.

Page 21: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

Nos EUA,no Estado de Wisconsin o Departamento na Área da Saúde Familiar, após um financiamento do Centers for Disease Prevention and Control desenvolveu um projeto de melhoria da qualidade utilizando o PDSA com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados ao Doente com Diabetes.

Em 1996, foi criado um Grupo Consultivo da Diabetes composto por mais de 50 diferentes grupos e organizações que foram os parceiros-chave no desenvolvimento do projeto.

INTRODUÇÃO

Page 22: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

1. PLAN (Planear)

O Grupo Consultivo da Diabetes neste 1º passo planeou o seguinte:- Desenvolver Normas de Orientação Clínica e reunir documentos de suporte

sobre cuidados de saúde ao doente com Diabetes Mellitus, para disponibilizar a todos os prestadores de cuidados de saúde.

- Elaborar inventário dos programas de melhoria da qualidade da Diabetes existentes no Estado.

- Analisar a variação da prática dos profissionais em todo o Estado.- Identificar as necessidades e as medidas a tomar no âmbito do tema.

Page 23: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

2. Do (Executar)

Neste 2º passo o Grupo procede à execução do plano desenvolvendo as seguintes atividades:

- Divulgação e avaliação da implementação e cumprimento das Normas de Orientação Clínica relativa à Diabetes Mellitus.

- Partilha de problemas, estratégias, iniciativas e lições aprendidas.

- Melhoria da assistência ao doente diabético através de iniciativas de melhoria da qualidade.

Nesta etapa do ciclo PDSA, foram envolvidos vários parceiros da saúde e incluídos parceiros da Universidade na discussão da problemática e as oportunidades de melhoria existentes. Envolvido os media na divulgação do projeto.

Page 24: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

Criado o programa HEDIS ® onde os colaboradores registaram os cuidados realizados ao doente diabético de forma a acompanhar o progresso na melhoria dos cuidados.

Articulação com a Universidade de Wisconsin-Madison para avaliar a melhoria dos cuidados ao doente diabético e a adesão dos profissionais às Normas de Orientação Clínica.

Foi atribuída a cada instituição participante um número confidencial para que pudesse acompanhar o seu nível de desempenho com outras instituições.

3. STUDY (Estudar)

Page 25: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

3. STUDY (Estudar)

Uma avaliação dos dados no programa HEDIS ® demonstrou melhorias nos cuidados de saúde ao doente diabético:

- Aumento do n.º de exames oftalmológicos para pessoas com diabetes (de 62% para 69%).

-Aumento do rastreamento e controlo do colesterol (de 72% para 78% e de 45% para 51%, respectivamente).

- Aumento da monitorização de doença renal (de 47% para 52%).

Page 26: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

4. ACT (Agir)

Em 2001, traçaram como objetivos aumentar as taxas do exame oftalmológico e melhorar a comunicação entre os especialistas de oftalmologia e prestadores de cuidados de saúde primários.

Em outubro de 2003, foi publicado um compêndio com as iniciativas da melhoria da qualidade no âmbito da Diabetes e as medidas de melhoria implementadas em cinco anos (desde o início do projeto). Além de descrever as intervenções utilizadas, o compêndio forneceu informações sobre as barreiras, os desafios em curs, e as lições aprendidas.

Page 27: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Plan-Do-Study-Act Estudo de Caso

TEMA - Melhoria da Qualidade dos Cuidados ao Doente com Diabetes

4. ACT (Agir)

Algumas estratégias de sucesso e utilizadas para alcançar os resultados do projeto foram: - equipas de melhoria da qualidade ao longo do tempo.

- aumento da utilização de equipas de cuidados do doente com diabetes e serviços de gestão de casos.

- Mais análise de barreiras e avaliação das intervenções.- Colaboração da comunidade. - Mais sistemas de informação avançados para o desenvolvimento,

acompanhamento e feedback sobre intervenções "alvo“. - Apoio aos cuidadores e profissionais de saúde.- Maior enfoque no papel do consumidor.- Aumento do uso da tecnologia para melhorar a comunicação.

Page 28: Plan-Do-Study-Act Susana Ramos Centro Hospitalar de Lisboa Central Abril de 2014 Gentilmente cedida ao curso pela autora.

Referências Bibliográficas e links

4. http://www.ihi.org/resources/pages/tools/plandostudyactworksheet.aspx

3. http://www.ahrq.gov/professionals/quality-patient-safety/quality-resources/tools/diabguide/diabqguidemod5.html#m

1. Kass, B. Diabetes Care Quality Improvement: A Workbook for State Action. AHRQ Publicatio.2004;04-0073 Disponível em http://www.ahrq.gov/professionals/quality-patient-safety/quality-resources/tools/diabguide/diabwork/diabqwork.pdf

2. Taylor, MJ, et al. Systematic review of the application of the plan–do–study–act method to improve quality in healthcare. BMJ Qual Saf 2013;0:1–9. Disponível em http://qualitysafety.bmj.com/