Planejada em 1953 por uma comissão -...

19

Transcript of Planejada em 1953 por uma comissão -...

Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa — que nas palavras de Eduardo Frieiro teria sido imaginada pelo seu idealizador como “grande, moderna, dinâmica, condizente com o adiantamento da cidade que caminhava célere para seu primeiro milhão de habitantes .” Atua como um dos principais centros de cultura de Minas Gerais,com 400.000 atendimentos anuais.

Têm a missão de preservar um acervo tido como patrimônio público precioso, pela relevância, raridade, beleza e pelo seu conteúdo representativo da cultura universal.

O Setor de Coleções Especiais

é composto pelos seguintes acervos: Mineiriana – Nosso Estado em todos os contextos. Memória Infantil – Livros em que nossos pais e avós estudaram. Artes – História da arte desde rupestre até arte digital. Patrimonial – O Brasil e o mundo em todas as áreas do conhecimento. Obras Raras – Publicadas do século XVI ao XIX. José Alcindo Bicalho – Obras Publicadas entre 1531 e 1927. Rita Adelaide – Obras ricamente ilustradas e encadernações de luxo. Hemeroteca Histórica – Jornais e revistas desde meados do século XIX ao XX.

Conquistas: Organização e informatização do Acervo; Aquisição de mobiliário; Início dos trabalhos de organização do acervo de recortes Desafio: Espaço para acondicionamento do acervo de aproximadamente 20.000 exemplares.

Conquistas: Higienização, catalogação e acondicionamento do acervo. Desafio: Restauração do acervo de 3400 obras que versam sobre a História da educação no Brasil nos anos no século XX.

Conquistas: Aumento considerável do acervo através de doações e compras, organização e catalogação. Desafio: Catalogação da coleção de periódicos com aproximadamente 1600 exemplares de revistas sobre cinema, fotografia, música, artes plásticas, arquitetura, designer etc...

Conquistas: Rearranjo ao acervo de aproximadamente 80.000. Desafios: Espaço para guarda das obras e duplicidade do acervo. Doações de livros infestados feitas por particulares.

Conquistas: Organização do Acervo de livros raros, catalogação e acondicionamento Desafio: Manutenção do ambiente climatizado.

Conquistas:

Organização, higienização

catalogação e o acondicionamento do acervo de livros publicados entre 1522 e 1927 em parceria com a Usiminas, CEMIG.

Desafio:

Manutenção do ambiente

climatizado.

Conquista: Recursos via Lei de Incentivo à Cultura para restauração do acervo . Desafios: Manutenção da climatização do ambiente. Recursos para aquisição de novos aparelhos de ar condicionado que atendam ao espaço sem agredir o layout e a arquitetura do edifício.

Composto por aproximadamente 1200 títulos de jornais e 150 títulos de revista. Os critérios para a guarda envolvem a publicação de periódicos mineiros que são de relevância para o Estado e para o Brasil. A coleção é composta por edições históricas, esgotadas, encerradas e de grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais e também para a história brasileira.

Banco de Dados da Hemeroteca Histórica Jornais do Século XIX disponíveis no site SIAAPM. Mais de um milhão de imagens digitalizadas relativas aos jornais editados em Belo Horizonte e municípios mineiros no período de 1900 a 1983 disponíveis para consulta local.

Conquista: Estruturação de Banco de dados com mais de um milhão de imagens digitalizadas. Desafios: Digitalização do restante do acervo; Restauro de algumas coleções(O Binômio, o Estado de Minas e o Folha de Minas); Reparo nas encadernações; Microfilmagem

• ALMADA, Marcia. As coleções Obras Raras e José Alcino Bicalho. In: CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: 50 anos de cultura. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Bibliotecas Públicas, 2006. p. 109.

• ALVES, Célia Regina Araujo. In: OLIVEIRA, Leônidas José de. (org.) Restaurar a Memória: procedimentos e técnicas de restauração e conservação do acervo MHAB. Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio Barreto, 2010. p. 143.

• CALDEIRA, Paulo Terra. A Coleção Rita Adelaide. In: CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: 50 anos de cultura. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Bibliotecas Públicas, 2006. p. 109.

• CAMISASCA, Marina; VENÂNCIO, Renato. Jornais Mineiros do século XIX: um projeto de digitalização. In: Revista Eletrônica Cadernos de História. Ouro Preto: ano 2, n.1, mar. 2007. Disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria/download/CadernosDeHistoria-03-15-Dossie.pdf> Acesso em: 13 set. 2013.

• LEMOS, Agenor Briquet de. Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 414. (broch.)

• LINHARES, Joaquim Nabuco. Itinerário da imprensa em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.

• MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 301.

Eliani Gladyr da Silva Coordenadora das Coleções Especiais [email protected] (31) 3269 1209 Priscilla Gontijo Leite Coordenadora da Hemeroteca Histórica [email protected] (31) 3269 1214 Laura Tartaglia Fotografias Praça da Liberdade, nº21, Funcionários Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Obrigada!!!