Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

5
Muitas vezes a ansiedade de alcançar um propósito traz atitudes sem planejamento, desgastando nossas forças e muitas vezes até frustrando nossos objetivos. Será difícil realizar Projetos e conquistar seus sonhos sem um planejamento estratégico, portanto, invista a maior parte do seu tempo em planejar com sabedoria passo a passo seu novo empreendimento. Compromisso: Reunião com a coordenação pedagógica 1. Conheço o Projeto Político Pedagógico da escola e o calendário do ano letivo? Sim. Não. Muito bem! Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico. Conhecer a direção que a escola pretende seguir é fundamental para que você possa levar propostas de ações concretas para o ano letivo 2. Conheço os recursos que a escola possui, bem como suas regras de utilização? Sim. Não. Muito bem! Quando você sabe exatamente quais são os materiais e os espaços disponíveis na escola, consegue planejar melhor suas aulas e prever em quais períodos vai precisar de determinado recurso. Assim, é possível fazer o agendamento dele com antecedência e evitar que se forme uma fila muito grande. 3. Vou levar sugestões para o planejamento anual? Sim. Não. Muito bem! É muito importante que você leve sugestões para a reunião com a coordenação porque planejar em equipe permite

Transcript of Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

Page 1: Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

Muitas vezes a ansiedade de alcançar um propósito traz atitudes sem planejamento, desgastando nossas forças e muitas vezes até frustrando nossos objetivos.

Será difícil realizar Projetos e conquistar seus sonhos sem um planejamento estratégico, portanto, invista a maior parte do seu tempo em planejar com sabedoria passo a passo seu novo empreendimento.

Compromisso: Reunião com a coordenação pedagógica1. Conheço o Projeto Político Pedagógico da escola e o calendário do ano letivo?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico. Conhecer a direção que a escola pretende seguir é fundamental para que você possa levar propostas de ações concretas para o ano letivo2. Conheço os recursos que a escola possui, bem como suas regras de utilização?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Quando você sabe exatamente quais são os materiais e os espaços disponíveis na escola, consegue planejar melhor suas aulas e prever em quais períodos vai precisar de determinado recurso. Assim, é possível fazer o agendamento dele com antecedência e evitar que se forme uma fila muito grande.3. Vou levar sugestões para o planejamento anual?

 Sim.

 Não.

Muito bem! É muito importante que você leve sugestões para a reunião com a coordenação porque planejar em equipe permite pensar mais sobre conteúdos, objetivos e procedimentos. Apesar de as decisões acabarem sendo mais demoradas, o debate é bem mais proveitoso. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças.4. Vou procurar saber o que meu coordenador espera de mim e do meu trabalho?

 Sim.

 Não.

Parabéns! Assim você poderá se preparar para cumprir os objetivos estabelecidos para você e para alcançar as metas estipuladas para a escola neste ano letivo.

Page 2: Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

5.  Solicitei aos colegas os registros objetivos e sistematizados dos alunos dos anos anteriores?

 Sim.

 Não. 

Muito bem! Os registros são importantes para que você conheça o perfil de sua nova turma e tenha a oportunidade de discutir com os outros professores as estratégias de ensino que deram certo e as que não deram também. A troca de informações entre professores é fundamental para dar coerência à aprendizagem ao longo da escolaridade.6. Levarei os registros e as avaliações das turmas em que você lecionou no ano passado?

 Sim.

 Não.

Parabéns! Ter as informações dos estudantes bem organizadas é fundamental na hora de passar o bastão para seu colega. Os registros mais interessantes são os que se referem às discussões críticas da turma, que apresentam observações sobre o processo de ensino e aprendizagem, reproduzem frases das crianças e reúnem exemplos da produção. Ou seja, são os que permitem construir o círculo da qualidade de ensino: planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar.

7. Me informei sobre até onde meu colega conseguiu avançar no ano anterior para depois definir o que será abordado?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Somente depois de saber se os objetivos estabelecidos por seu colega foram cumpridos é possível se questionar sobre o que aconteceu em classe e identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. Identifique o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender para embasar o planejamento de projetos e atividades.8. Conversei sobre as estratégias desenvolvidas com os alunos deficientes?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Assim você poderá se preparar para cumprir os objetivos estabelecidos para você e para alcançar as metas estipuladas para a escola neste ano letivo.9. Discuti as estratégias pedagógicas que deram certo e as que não deram?

 Sim.

 Não.

Page 3: Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

Muito bem! Só assim será possível saber quais delas devem ser mantidas e quais devem ser alteradas, tendo sempre como objetivo a aprendizagem dos alunos da melhor forma possível. Acompanhar as metas programadas para curto, médio e longo prazo ajuda a detectar os problemas de aprendizado e repensar os planos de ação.

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas1. Distribuí todas as modalidades organizativas no decorrer do ano letivo?

 Sim.

 Não.

Muito bem! A organização das atividades em sequências e projetos permite que os alunos se relacionem com o objeto de ensino e avancem em seus conhecimentos. Além disso, eles compartilham dos propósitos estabelecidos por você. Ou seja, precisam saber o que será feito ao longo do tempo e por que farão isso. Assim, todos ficam cientes dos objetivos das atividades e do que se espera que aprendam com esse trabalho, o que dá muito mais sentido às atividades em classe.2.  Selecionei o material didático previsto para ser usado durante o ano?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Um professor que sabe o que vai fazer chega à sala muito mais seguro e capaz de intervir para que os alunos aprendam. Prever não quer dizer fechar alternativas, mas organizar melhor a prática, sempre e todo dia.3. Previ como serão as atividades e as avaliações?

 Sim.

 Não.

Muito bem! O momento é voltado para a organização do trabalho didático, para a definição de quais conteúdos serão trabalhados, de quais estratégias pedagógicas serão empregadas e como serão as atividades e as avaliações. Uma parte desse trabalho pode ser feita em conjunto entre os professores e outra, mais detalhada, elaborada individualmente, de acordo com as características de cada turma.4. Organizei a sala de aula para receber os alunos?

 Sim.

 Não.

Parabéns! É importante que as crianças sejam recebidas em um espaço acolhedor, por isso, ambientar a sala é fundamental porque assim elas conseguem se familiarizar de forma mais fácil com o espaço. Isso também pode ajudar na integração dos pequenos e na aprendizagem deles. Uma sala bem sinalizada, com espaços bem definidos (cantinhos dos

Page 4: Planejamento Escolar e de Aulas Entrevista Reflexiva.

livros, do alfabeto) ajuda as crianças a entenderem de forma mais fácil as regras de convívio e ajuda a criar um ambiente alfabetizador.5.  Pedi ajuda sobre como trabalhar com os alunos deficientes?

 Sim.

 Não. 

Muito bem! Todo professor deve garantir a aprendizagem dos alunos, mesmo que eles estejam em condição de desvantagem. Por isso, é fundamental que sejam desenvolvidas adaptações dos recursos e dos materiais para os alunos deficientes. Para isso, é necessário personalizar as experiências e aproveitar o potencial que seus alunos têm para se desenvolver.6. Listei os materiais disponíveis que poderão ser usados em minhas aulas durante o ano letivo. Depois, planejei e previ o uso de laboratórios, quadras, bibliotecas, salas de leituras e de vídeos?

 Sim.

 Não.

Isso mesmo! Quando todos os professores decidem previamente o que vão fazer e quando, fica mais fácil organizar o uso dos espaços comuns - como laboratórios, quadras poliesportivas e biblioteca ou sala de leitura - e dos equipamentos e recursos disponíveis, como TV, aparelhos de som e DVD, mapas, jogos etc.7. Considerei os novos espaços na hora de fazer o planejamento das aulas?

 Sim.

 Não.

Muito bem! Para isso, é necessário que o professor faça uma visita na escola, caso ela tenha passado por alguma reforma durante as férias. Conhecer as mudanças ocorridas na estrutura física, como a construção de espaços que podem ser usados por todos é fundamental para que você planeje novas atividades.