Plano de Ação Roro 55

136

description

Plano de Ação Roro prefeito

Transcript of Plano de Ação Roro 55

Page 1: Plano de Ação Roro 55
Page 2: Plano de Ação Roro 55

Amigo Gramense. Tomei emprestado do presidente Kennedy a frase “Não per-gunte o que o novo governo municipal

fará por você. Diga o que você fará por seu Mu-nicípio.” Dentre as coisas mais importantes a fazer neste 2012 está o seu voto para o futuro Prefeito Municipal. Personalidade que terá, por meio de seu voto, a sua delegação para realizar pelo município aquilo que você entende como necessário.

2012 chegou! Com ele chega a responsabi-lidade de cada munícipe em votar para eleger o próximo Prefeito. Penso em voz alta como admirador de São Sebastião da Grama. Pen-so que um novo prefeito, que tenha convivido e participado intensamente do governo do Enge-nheiro Emilio Bizon Neto e sua equipe, poderá levar adiante os inúmeros projetos e ações que a equipe de Emilio conduziu para melhorar as oportunidades e a qualidade de vida dos Gra-menses. O nome desse homem é Rôrô. Poucas pessoas estiveram tão próximas da administra-ção de Emilio e das equipes do governo como Rôrô. Poucos conhecem os projetos e planos de São Sebastião da Grama como Rôrô.

Grande é a responsabilidade de seu voto. Responsabilidade principalmente com as crian-ças e jovens que vivem em São Sebastião da Grama. Responsabilidade para com os jovens que ingressarão no mercado que deverá ofere-cer oportunidades de trabalho, oportunidades para novos empreendimentos e oportunidades de empregos, que propiciem renda e qualida-de de vida. Responsabilidade para assegurar a ética nas posturas e nas ações do governo municipal. Responsabilidade para com os cui-dados necessários para preservar e proteger o tesouro líquido da cidade, na forma da água lim-

pa e abundante que a abastece. Responsabili-dade por manter e melhorar o desempenho da Saúde no município, campeão na derrubada do índice de mortalidade infantil. Responsabilida-de por apoiar e cobrar dos proprietários rurais os cuidados e manutenção de suas nascentes para salvaguardar as crianças do campo das doenças que as águas mal cuidadas propagam. Responsabilidade por garantir a capacidade de tratamento de esgotos da cidade para melhorar a saúde das pessoas do município e dos outros municípios banhados pelos rios que passam por São Sebastião da Grama. Responsabilidade por assegurar a melhoria da economia agrícola do município, na produção dos seus excelentes cafés finos, na produção da noz Macadâmia, na produção e industrialização de produtos deriva-dos do leite, na produção dos pequenos sitian-tes que abastecem a cidade com hortigranjeiros de elevada qualidade e sem os desperdícios da importação do CEASA de SP, como fazem tan-tas cidades de nosso interior. Responsabilidade por cuidar das estradas rurais que servem de caminho para a ida e volta das crianças para a escola Polo, para que as pessoas da área rural se desloquem em busca de seu comércio, seu lazer, sua saúde, para assegurarem o escoa-mento da produção agrícola com custos baixos.

A lista de responsabilidades não para aqui. Poderíamos encher muitas folhas de papel com as que não citamos, mas que fazem parte do conjunto de ações planejadas e do compromis-so com a sua continuidade. O voto de cada ci-dadão Gramense poderá ser decisivo para as-segurar que o próximo governo dê continuidade aos bem sucedidos projetos realizados pela gestão de Emilio e sua equipe. Se eu votasse em Grama, meu voto seria de Rôrô.

São Sebastião da GramaO futuro que chega. Hora de decidir.

Engenheiro Sávio Capelossi Filho - SP 30/07/2012

Prefácio

2 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 3: Plano de Ação Roro 55

São Sebastião da GramaO futuro que chega. Hora de decidir.

Consultor Sênior, Diretor da Magna Consultoria Empresarial Ltda. Líder de projetos de Reor-ganização de Empresas atua na implantação

de Sistemas Gerenciais baseados no modelo da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e em programas de Melhoria de Processos e Planejamento Estraté-gico de organizações. Conselheiro de organizações especializado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Go-vernança Corporativa.

Formação Sávio Capelossi Filho é Engenheiro quí-mico, especializado em administração in-

dustrial, auditor líder para as normas ISO 9.001 e 14001 e especialista em sistemas de Gestão, com cursos no Brasil, Japão (AOTS) e EUA (ASQ). Possui mais de 30 anos de experiência em administração de organizações, foi examinador Sênior do PNQ - Prêmio Nacional da Qualida-

de de 2005 a 2011, Instrutor do PNQ em 2004/5/8/10/11 e do Prêmio Qualidade Go-

verno Federal (órgãos públicos) do MARE, em 1998 e 1999.É consultor convidado para a FNQ, FGV Con-

sultoria, ENDEAVOR e SEBRAE. Possui trabalhos publicados no Brasil e exterior.

SávioCapelossi Filho

“Se eu votasse em Grama, meu

voto seria do Rôrô.”

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 3

Page 4: Plano de Ação Roro 55

Caríssimo gramense,

Nestes sete anos que es-tou prefeito de São Sebastião da Grama procurei atender aos principais problemas da cidade, em especial na bus-ca de soluções para a criação de empregos para os jovens e também para os adultos, além de ampliar e melhorar a infra--estrutura necessária para o desenvolvimento do nosso mu-nicípio.

Junto com os funcionários da prefeitura e você, construí-mos a Escola Polo no Vale da Grama e a Creche-Escola pro-fessora “Maria Dalva de Araú-jo”, no Jardim São Sebastião; ampliamos e transformamos o Centro de Lazer em Com-plexo Educacional “Cidade do Futuro”, uma escola sem igual no Estado, que comple-menta o ensino público com mais de 20 disciplinas extras, além de acesso à duas redes de transporte escolar e meren-da de qualidade. Hoje temos, 8 modalidades esportivas e 3 pedagógicas disponíveis e ain-da, inglês, artesanato, jovens empreendedores do Sebrae e aulas de meio ambiente e mú-sica, não só nas escolas, mas também dentro das 2 incuba-doras de cultura: Conservatório Musical “Pedro José Melchiori” – Sedinha - onde acontecem

os ensaios da nossa orquestra experimental municipal, que conta com 30 integrantes entre eles jovens e adultos, e o Cen-tro Comunitário “Alberto Abbá Póllico”, Sede do Guri, que beneficia atualmente mais de 200 crianças com as aulas de sopro e percussão. Também é importante ressaltar a implan-tação das nossas duas fanfar-ras municipais: a fanfarra Geny Gomes e a fanfarra da Escola Polo, que têm nos orgulhado com suas belíssimas apresen-tações em importantes eventos e inaugurações no município e em toda a região.

Além das duas incubadoras de cultura temos, ainda, mais 6 delas, somando 8 ao total: In-cubadora de Tecnologia, Incu-badora do Agronegócio, Incu-badora de Metais, Incubadora do Meio Ambiente, Incubadora de Inteligência e Incubadora de Geração de Renda.

Os frutos de todas estas ações podem ser comprova-dos constantemente através dos prêmios conquistados pelo município, onde a mortalidade infantil está zerada, todas as crianças estão nas escolas e o número de empresas na cidade cresceu em 50%.

Capacitamos centenas de pessoas através do programa cidade do futuro, que oferece mais de 30 oficinas geradoras

de emprego e renda, além de parcerias com Senac, Senai e Centro Paula Souza.

Temos 32 empresas nas in-cubadoras e outras 42 em im-plantação no Unenorte - o novo Parque Industrial de Grama, assim como disse, o emprego já é realidade em São Sebas-tião da Grama.

Conquistamos a tão sonha-da sede própria da prefeitura, a reforma do hospital, a cons-trução de 4 postos de saúde, a implantação da Clínica Saúde da Mulher, a nova represa de captação de águas, a reforma da estação de tratamento. A cidade encontra-se com suas ruas recapeadas e iluminadas, as praças todas reformadas, além de tantas outras ações.

O funcionalismo, que nun-ca havia recebido cursos, foi capacitado e hoje conta com o Vale Alimentação. A equipe é elogiada pela desenvoltura e preparo em todo o brasil.

A frota de máquinas e veí-culos da Prefeitura de Grama foi substituída e agora, no-vas obras estão acontecendo, como o conjunto habitacional minha casa minha vida, a re-presa e a área de passeio e la-zer em frente à prefeitura nova, além da cozinha piloto Man-giare, mais uma obra que está nascendo!

Para que isso e muito mais

Carta do PrefeitoEmilio Bizon

para você

4 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 5: Plano de Ação Roro 55

acontecesse, trabalhei muito, mas sempre com a colaboração fantástica dos funcio-nários da prefeitura e o carinho de toda a população.

Rôrô e eu criamos juntos o Carnagrama, a Oktobergrama, retomamos os desfiles e as festas de aniversário da cidade, ajuda-mos a ampliar o evento dos jipeiros e a fes-ta de São Sebastião.

Agora, venho pedir o seu apoio, não mais para mim, mas para as pessoas que podem continuar com o nosso trabalho.

Para que tudo isso tenha continuidade e seja ampliado peço o seu apoio e o seu voto para o Rôrô-prefeito e o Dr. Ricardo--vice-prefeito.

As conquistas de São Sebastião da Gra-ma foram muitas, mas precisamos conti-nuar a desenvolver o município com SUS-TENTABILIDADE, PERSEVERANçA E HUMILDADE!

É preciso ter conhecimento administrati-vo e conhecer você e suas necessidades.

É preciso ter conhecimento com as auto-ridades em São Paulo e Brasília, e o Rôrô tem experiência para continuar o nosso tra-balho em busca de obras e recursos para Grama.

O Dr. Ricardo é o nosso médico, conhe-ce você, sua família e a nossa história, ele trabalha por nós há 29 anos.

Para tanto, mais uma vez peço seu voto,para prefeito Rôrô e para vice-prefeito

Dr. Ricardo.Não acredite nas falsas promessas da-

quelas pessoas que todas as eleições di-zem que resolverão tudo e só voltam à sua casa de 4 em 4 anos.

Emilio Bizon Neto

Acredite em quem trabalha! Acredite em Rôrô e Dr. Ricardo.

Por uma Grama cada vez melhor!O futuro já começou!

É Engenheiro Florestal, atual prefeito de São Sebas-tião da Grama (Gestão 2005 | 2012), Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional e vence-dor Estadual do prêmio SEBRAE Prefeito Empreen-dedor 2004 / 2005 e 2º lugar 2007/2008

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 5

Page 6: Plano de Ação Roro 55

Carta do candidato a Prefeito Antônio Fernando

Minha querida Gra-ma, dirijo-me à você, amigo munícipe para

apresentar-lhes minha candi-datura a Prefeito, desta que-rida cidade; tendo como Vice Prefeito, o estimado e con-ceituado médico Dr. Ricardo Ribeiro Florido, que atende a população gramense há qua-se 30 anos com dedicação e muita competência.

Sou gramense de coração, nasci, cresci, estudei e resido nesta cidade. Atualmente sou Vice-Prefeito e comerciante. Segui os passos de meu pai de quem me orgulho muito, pois ele também foi comer-ciante por quase 60 anos e sempre se primou pelo traba-lho, honestidade e dedicação.

Tenho também como exem-plo, minha mãe, Célia Abbá de Sá, professora primária que por mais de 30 anos dedicou--se a ensinar e amar seus alu-

nos.Tenho o maior respeito pelos meus pais e é através

dos exemplos deixados por eles que me inspiro para

servir com amor, dedi-cação, solidariedade, honestidade e respei-to ao povo da minha cidade.

Sou popularmen-te conhecido como Rôrô, irmão do ve-terinário Renatinho

e das professoras Lúcia e Sandra, de quem também me orgulho muito.

Em 2004, recebi um convi-te para que assumisse a pas-ta da Secretaria de Turismo e Cultura, cargo que exerci com dedicação, pois sou Adminis-trador de Empresas com Pós Graduação em Hotelaria e Ad-ministração e Organização de Eventos, e assim pude primar pelo desenvolvimento Cultu-ral, Social e Turístico, sem-pre pensando no bem estar do cidadão gramense.

Como organizador de even-tos desenvolvi, no período em que estive à frente da Prefei-tura como secretário e vice--prefeito, várias ações, das quais me orgulho muito, pois trouxeram ao povo: alegria, entretenimento, cultura e preservação das nossas ra-ízes. Posso destacar eventos

como:- Fui o idealizador e organi-

zador do Carnagrama que por oito anos tem alegrado toda população gramense e os visi-tantes que nos prestigiam. Já é uma festa consagrada, que trouxe divertimento saudável, seguro e o desenvolvimento do turismo com visitantes e desgramados de diversas re-giões do país, além de estimu-lar o comércio e vários outros setores locais.

- Ajudei na Organização do encontro de Jipeiros, Moto-queiros e Gaioleiros, que se tornou um dos maiores even-tos do gênero no Estado de São Paulo e de outros Esta-dos, também trazendo movi-mento para o comércio e ale-gria para o povo.

- Colaborei na criação da Festa do Dia Nacional do Café, pois nos sentimos muito orgulhosos de possuir o me-lhor café e de nossa querida São Sebastião da Grama ser conhecida como: “Terra do Café de Qualidade”.

- Recolocamos no nosso calendário municipal o Dia do Aniversário da Cidade em 04 de Novembro, que por muitos anos ficou no esquecimen-to. Organizamos o tradicional Desfile de Fanfarras com a colaboração de outros mu-

Rôrô

6 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 7: Plano de Ação Roro 55

nicípios. Também trouxemos outras atrações como: Orques-tras Sinfônicas, Paulistana, de Viola Caipira, Duplas Ser-tanejas, etc. Voltar à comemo-ração deste dia tão especial foi motivo de muita alegria, pois mostramos que nos orgulhamos e amamos muito nossa querida São Sebastião da Grama.

Também fui responsável pela organização da:- Exposição de Orquídeas;- Encontro de Tuning;- Exposição de Carros Antigos;

- Rota do Caminho da Fé foi com muito carinho e orgu-lho que organizei a inclusão do nosso município na rota do Ca-minho da Fé, pois nossa popu-lação tem muita fé e fazer parte deste roteiro é muito importante para a preservação da religiosi-dade do nosso povo e oportu-nidade para nossa cidade ser visitada por vários peregrinos.

- Colaborei na elaboração de vários cursos oferecidos pelo SEBRAE, nas áreas de empre-endorismo e gastronomia pro-curando atualizar a capacitação e aperfeiçoamento dos traba-

l h a d o r e s nas áreas da indús-

tria e do comércioIdealizei e organi-

zei a Oktobergrama – A festa do Chopp em Outubro de 2011 que movimentou e divertiu toda a população local e vizinha, com a apresentação de grupos folclóricos, danças, comida e bebida típica. Foi um sucesso!

Junto à Secretaria de Turis-mo e Cultura e como Vice Pre-feito me dediquei a outras ativi-dades como:- Presidente da Associação Comercial (Acigra) por quatro anos.- Diretor Social e Vice Presiden-te do Clube Literário e Recreati-vo Gramense por seis anos.- Irmão da Santa Casa de Mise-ricórdia.- Auxiliar de eventos do Lar dos Idosos Dr. Antônio Anadão.

Adianto que durante estes oito anos à frente da Secreta-ria de Turismo e Cultura e como Vice Prefeito empenhei-me e me dediquei totalmente ao meu tra-balho para o bem estar da popu-lação da minha querida Grama, tão amada por todos nós.

Por isso, sinto-me preparado para assumir o comando dos 13.000 habitantes de nossa ci-dade, proporcionado Saúde, Educação, Cultura, Entreteni-mentos, Atenção e o bem geral de todos os cidadãos.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 7

Page 8: Plano de Ação Roro 55

Caros amigos,

Venho por meio desta, comunicar aos cidadãos gramenses, amigos de toda hora, o fato de estar participando nesta eleição de 07 de outubro na qualidade de candidato a vice--prefeito junto com o amigo Antônio Fernando Alves de Sá (RôRô), candidato a prefeito. Den-tre as motivações que me levaram a participar desta caminhada está o fato de poder retribuir o grande carinho recebido de pacientes, ami-gos e moradores de nossa cidade; outrossim, poder participar deste enorme desenvolvimen-to ocorrido nos dois mandatos do prefeito Emí-lio Bizon, cuja linha de trabalho pretendemos manter, além de buscar novas conquistas para a cidade de São Sebastião da Grama.

Conhecido por todos como Dr. Ricardo, sou nascido em São Paulo em 30 de janeiro de 1956 com o nome Ricardo Ribeiro Florido. Venho de uma família interiorana e minha formação educacional foi concluída exclusivamente em escolas públicas. Ingressei no curso de medici-

na da Universi-dade Estadual de Campinas – Unicamp em 1975, tendo me formado médi-co no final do ano de 1980.

Casado há 32 anos com Luzia Harue Missano Flori-do, enfermeira, tenho quatro fi-

lhas: Mariana, Priscila, Carolina e Larissa, sen-do as duas últimas nascidas em nossa cidade.

Atualmente estou prestes a completar 30 anos vivendo em nossa cidade e, neste perí-odo, desenvolvi atividades médicas em várias instituições como atendimento em Saúde Pú-blica no Posto de Saúde, nos postos rurais das fazendas Santa Alina e Recreio, na Santa Casa local e em consultório. Estas atividades me levaram a atender praticamente toda a po-pulação gramense, o que gerou uma relação de conhecimento e confiança mútua.

O convívio tão longo com a comuni-dade, a constituição de minha família aqui e a criação de fortes laços de ami-zade criam raízes que nos tornam ver-dadeiros gramenses.

Este sentimento também foi retribuído pela comunidade quando me outorgou o título de Cidadão Gramense.

Vivemos agora, grande desenvolvimento municipal com boa melhoria na geração de em-pregos, instalação e desenvolvimento do Par-que Industrial Unenorte, construção da Escola Polo, investimentos em Educação e Ca-pacitação dos mora-dores da cidade, no-vas instalações na área da Saúde e inú-meras outras melho-rias alcançadas com

Carta do candidato a Vice

Dr. Ricardo

8 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 9: Plano de Ação Roro 55

muito trabalho e dedicação nestes 2 mandatos do atual prefeito, Emilio Bizon.

A nossa candidatura visa dar continuidade a melhora administrativa obtida neste período. Para isso, considero ser indispensável apro-

veitarmos a experiência de nosso candidato a prefeito, RôRô, que atuou como secretário do Turismo e Cultura e como Vice--prefeito, e somando-se a isto, aproveitarmos a minha experi-ência em Saúde Pública nestes 32 anos de exercício da medi-cina, com o intuito de colaborarmos com a melhoria da Saúde Municipal no próximo mandato.

Diante do exposto, conclamamos toda a população a caminharmos juntos nesta jornada. De nossa parte com trabalho árduo, na busca para realizarmos os anseios da população em prol da melhoria do município. E da parte da população, conclamamos apoio neste primeiro momento de candidatura e ajuda em um segundo momento de adminis-tração.

Obrigado pelaatenção e carinho,

Dr. Ricardo

Dr. Ricardo é o médico da família gramense há mais de 30 anos.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 9

Page 10: Plano de Ação Roro 55

Antônio Fernando Alves de Sáé pós graduado em Administração e Eventos.

Formação Acadêmica:● Pós Graduação em Administração e Organiza-ção de EventosSENAC- Hotel EscolaÁguas de São Pedro- SP

● Pós Graduação em Administração em HotelariaSENAC- Hotel EscolaÁguas de São Pedro –SP

•Didática SuperiorSENAC- Hotel EscolaÁguas de São Pedro

● Administração de EmpresasFaculdade Ciências Contábeis e AdministrativasSão João da Boa Vista- SP

• Ensino Médio CompletoEscola Técnica Paulo A. Souza Técnico em EletrônicaMococa-SP

Cursos de Aperfeiçoamento:● Programa IDEAL- Formação de LiderançasSão Sebastião da Grama –SP

●Programa de Atualização Técnica do “Posto de Atendimento ao Empreendedor- PAE”Sebrae-SP São Paulo- SP

● Capacitação em Gestão de Pequenos Negócios SEBRAE – SP, São Paulo- SP

●IV Simpósio de Ciências Contábeis e Adminis-trativasFaculdade de Ciências Contábeis e Administrati-vas de São João da Boa Vista- SPTemas: “Ética Profissional”; “O Novo Perfil do Administrador”; “As Mudanças e a Nova Empresa”

●III Simpósio de Ciências AdministrativasFaculdade de Ciências Contábeis e Administrati-vas de São João da Boa Vista- SPTemas: “Planejamento de Qualidade”; “Franchising – Uma Abordagem Atual”; “MERCOSUL- Vestibular para a Internacionaliza-ção da Pequena e do Contabilista na Sociedade”

●Curso de ExcelFaculdade de Ciências Contábeis e Administrati-vas de São João da Boa Vista- SPTemas: “Recrutamento e Seleção”; “A Ciência, a Tecnologia e o Desenvolvimento Econômico”; e a ”A Reforma Fiscal”

Trajetória Profissional:●2008 a atual – Vice Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama- SP

●2005 a 2008 - Diretor de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Sebastião da Grama-SP●1996 a 2005: Representante Comercial

PECFARM- Empresa no ramo de medicamentos veterinários, trabalhou no sudoeste de Minas Ge-rais, visitando cidadesSão Sebastião da Grama-SP

●Em 1996 a atual : ComercianteProprietário de uma perfumaria e uma loja de ma-teriais elétricos e hidráulicos.

●28/10/87 a21/07/95 : Desenhista, ProjetistaTrabalhos realizados junto a Construtora de Rede Telefônica Sorocabana-CRTSSorocaba-SP

●24/02/86 A 05/03/87: EscriturárioTrabalhos realizados junto ao Banco ItaúSão Paulo- Capital

Participações em Associações:●2004 a atual Vice-Presidente do Clube Literário e Recreativo GramenseSão Sebastião da Grama- SP

●2003 a 2004 Diretor Social do Clube Literário e Recreativo Gramense São Sebastião da Grama- SP

●1998 a 2002 Presidente da Associação Comer-cialSão Sebastião da Grama -SP

10 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 11: Plano de Ação Roro 55

Formação Acadêmica

• Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Período: 1975 – 1980.

Atividades Acadêmicas

• Participou como voluntário da operação “campus” avançado da Unicamp – Projeto Rondon, em Cruzeiro do Sul / Acre. Período: 02/03/1980 – 08/04/1980.

Aperfeiçoamento Profissional

• Curso Básico de Eletro e Vectocardiogra-fia realizado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Período: 22/08/1977 – 26/08/1977.

• Curso de Especialização em Medicina do Tra-balho promovido pela Fundacentro, na cidade de Campinas entre março e agosto de 1981.

• Curso de Especialização em Saúde da Fa-mília ministrado pela Universidade Estadu-al de Campinas – Unicamp, concluído em 13/05/2005.

Atividade Profissional

• Atividade como clínico geral no Posto de Pronto Atendimento (PPA) em São José do Rio Pardo/SP. Período: Agosto de 1981 -2012.

• Atividade como médico perito em posto do Instituto Nacional de Previdência Social em São José do Rio Pardo/SP. Período: 1984 – 1989.

• Atividade como médico plantonista na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião da Grama/SP. Período: 1991 – 2002.

• Atividade como médico generalista em Pro-grama de Saúde da Família (PSF) no municí-pio de Itobi/SP. Período: 1998 – 2002.

• At ivida-de como m é d i c o genera-lista em Programa de Saúde da Família (PSF) no mu-nicípio de São José do Rio Pardo/SP. Perío-do: 2002 – 2010.

• Atendimento como médico generalista no posto de saúde do município de São Sebas-tião da Grama/SP. Período: 2002 – 2010.

• Atividade como médico generalista em Pro-grama de Saúde da Família (PSF) no municí-pio de São Sebastião da Grama/SP. Período: 2010 – 2012.

• Atividade como médico generalista em con-sultório particular. Período: 1985 – 2012.

• Atividade como médico pertencente ao corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião da Grama/SP desde 1985 até atu-almente, em atendimento a pacientes sob in-ternação clínica, auxílio em cirurgias e partos.

Cargos Profissionais

• Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião da Grama/SP nos períodos de: 19/03/1993 – 07/02/1996, 06/06/1999 – 28/05/2002 e 28/05/2005 – 06/05/2008.

• Médico da Vigilância Epidemiológica do Ser-viço Municipal de Saúde de São Sebastião da Grama/SP. Período: 2003 – 2012.

Títulos Honoríferos

• Título de Cidadão Gramense outorgado pela Câmara de Vereadores em 25/09/1998.

• Título de Cidadão Itobiense outorgado pela Câmara de Vereadores em 04/04/2000.

Antônio Fernando Alves de Sáé pós graduado em Administração e Eventos.

Dr. Ricardoé médico formado pela UNICAMP

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 11

Page 12: Plano de Ação Roro 55

Que tá bom tá...e vai ficar

muito melhor...

12 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 13: Plano de Ação Roro 55

Índice

Introdução

Funcionalismo

Desenvolvimento Social

Geração de Emprego e Renda

Educação

Meio Ambiente

Saúde

Agricultura

Cultura e Eventos

Esportes

Planejamento

Conheça Nossos Vereadores

Mensagem Final dos Candidatos

152028384860688292104110122134

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 13

Page 14: Plano de Ação Roro 55

Projetos a serem executados durante a Gestão 2013-2016

14 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 15: Plano de Ação Roro 55

No decorrer das duas últimas gestões públicas de São Sebastião da Grama, o desenvolvimento do município se deu com base no Tríduo:

Com base nesta diretriz, todas as propostas lançadas e documentadas nos Planos de Ação I e II foram executa-das com a atuação transversal e o comprometimento das gerências municipais, que mantiveram ao longo destes oito anos o foco no Desenvolvimento Econômico do Município e na Qualidade de Vida do Cidadão.

Introdução

AÇÕESPROPOSTAS

DesenvolverCapacitar Incubar

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 15

Page 16: Plano de Ação Roro 55

A Administração Pública buscou junto com o Fundo Social de Solidariedade, através das suas 30 oficinas gerado-

ras de renda, a capacitação profissional do cidadão. Com foco no desenvolvimento eco-nômico do município e na qualidade de vida do cidadão as ações implantadas pela atual administração deram à população mais carente

condições próprias para manterem seus lares e suas famílias econômica e socialmente estrutu-radas. Com o conhecimento adquirido através das capacitações profissionais, novas oportuni-dades de trabalho começaram a surgir e hoje, após oito anos, Grama comemora um desenvol-vimento empresarial de 7.2% ao ano

CAPACITAR Com Rôrô e Dr. Ricardo, novos cursos e oficinas

de geração de renda estão garantidos!

16 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 17: Plano de Ação Roro 55

Um planejamento futuro traçado, sonha-do e alcançado através de metas auda-ciosas e de mãos empreendedoras,

que lançaram suas sementes na Educação

Básica com a ferramenta Jovens Empreende-dores do Sebrae, muito mais que um estímulo, a confiança e a certeza de que a boa colheita está por vir.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 17

Page 18: Plano de Ação Roro 55

INCUBAR“Nosso trabalho é apoiar,

desburocratizar, acredi-tar, incentivar, estudar

a aptidão e a demanda do município, estruturar, lançar no mercado e colher os frutos junto com os que sonharam e acreditaram no potencial de seus trabalhos e deposi-taram em nós a confiança de sermos parceiros e caminhar-mos lado a lado”.

O crescimento dos pequenos hoje é o nosso maior orgulho! “Uma estrada

tinha dois ca-minhos, pe-

gamos o menos percorrido

e isso fez toda a di-

ferença”

“Não basta dar o peixe, é pre-

ciso oferecer a vara e ensinar

a pescar”Crescimento Empresarial:

7,2%

Com Rôrô e Dr. Ricardo

10% ao ano

18 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 19: Plano de Ação Roro 55

DESENVOLVERO local para a colheita dos frutos está

pronto! O novo Parque Industrial - Une-

norte - UNIDADE EMPREENDEDORA NORTE - foi projetado para a colheita dos resultados. O grande marco para o desen-volvimento econômico do município foi ide-

alizado sistematicamente para que cente-nas de oportunidades de emprego e renda viessem ao encontro da população local, favorecendo principalmente os pequenos e os médios empresários e àqueles que mais precisam.

Hoje somam-se 32 empresas incubadas e outras

42 em fase de implantação no UNENORTE, o emprego JÁ É REALIDADE em São Sebastião da Grama.

Com Rôrô, 50 novos lotesserão disponibilizados.

O sonho do AVANÇO DA ECONOMIA LOCAL JÁ NASCEU!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 19

Page 20: Plano de Ação Roro 55

FUN

CIO

NA

LISM

O

O primeiro passo foi a Valo-

rização dos Funcionários.

A garantia e a satisfação

dos profissionais geraram para a

administração pública de São Se-

bastião da Grama a SOLUçÃO de

muitos problemas encontrados.

Valorização dos Funcionários

A satisfação do profissional foi garantida através de capacitações, treinamentos motivacionais, abono salarial, inserção do vale alimentação, re-

estruturação de cargos e salários, entre outros benefícios, que fizeram com que fez com que os funcionários assu-missem uma postura de Colaborador Municipal, dentro da Prefeitura/Empresa,

fato que contri-buiu e viabilizou o atendimento direto da população e o desen-volvimento dos trabalhos para o município como um todo.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

20 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 21: Plano de Ação Roro 55

FUN

CION

ALISM

O

Para melhor monitorar, avaliar e desenvolver as ações de cada setor da Prefeitura/Empresa uma nova hierarquia foi implantada:

TransformaçãoPrefeitura Municipal transforma-se em EMPRESA/PREFEITURA;

Capacitação e valorização profissinalAutomaticamente o funcionário sai da sua zona de conforto e comodidade e assume a função de COLABORADOR MUNICIPAL;

COLABORADOR passa a ser visto como peça funda-mental no desenvolvimento da Prefeitura/Empresa e do município.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 21

Page 22: Plano de Ação Roro 55

FUN

CIO

NA

LISM

O

Uma das principais ações propos-tas por Rôrô e Dr. Ricardo para estimular e valorizar o Funciona-

lismo é a Meritocracia, que objetiva a profissionalização do serviço público, o aumento de produtividade, a melhoria no atendimento à população e o refor-ço da transparência dos processos in-ternos.

Para chegar aos resultados espera-dos e atingir a satisfação do funcionário, Rôrô e Dr. Ricardo darão continuidade à utilização do Balanced Scorecard (BSC) e do programa de Gestão por Competência, ferramentas que acom-panham e avaliam o desempenho do profissional.

O BSC facilita o controle do desem-penho da organização e de seus fun-

cionários na administração pública e a Gestão por Competência gerencia a lacuna (falta) de competências, eventu-almente existente na organização, pro-curando eliminá-la ou minimizá-la.

Rôrô vai realizar um Mapeamen-to de Competências a partir de 2013, onde serão identificadas as competên-cias organizacionais e humanas, de modo a gerar incentivos e estímulos à aprendizagem e ao desenvolvimento do funcionário, por meio de remunera-ção salarial e capacitação. O resultado será um maior reconhecimento e retri-buição do serviço prestado.

Todos serão incentivados, envolvi-dos e comprometidos com a Prefeitura/Empresa.

Meritocracia

22 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 23: Plano de Ação Roro 55

FUN

CION

ALISM

O

Conquistaros melhores, reter osmelhores e motivaros melhores

A mente humana sem-pre reage positivamente a recompensas e reconheci-mentos, e Rôrô e Dr. Ricar-do sabem muito bem disso, por isso seus grandes de-safios são os mesmos das grandes empresas de hoje:

MERITOCRACIA

TrabalhoReconhecido

=

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 23

Page 24: Plano de Ação Roro 55

FUN

CIO

NA

LISM

O

Palácio doEmpreendedor

Pela primeira vez na história do município a base do Poder Executivo ga-nhou prédio próprio. Inaugurado no dia 25 de maio de 2008 o Palácio do Empreendedor Sede da Prefeitura Municipal trouxe para o município uma

economia anual de R$120.000,00 valor gasto antes com imóveis alugados.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

24 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 25: Plano de Ação Roro 55

FUN

CION

ALISM

O+ Economia - Gastos MaiorInvestimento

O cidadão foi o maior beneficiário des-ta ação, a economia gerada possibi-

litou novos investimentos nas áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento

Social, etc.

Saúde Educação Desenvolvimento Social

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 25

Page 26: Plano de Ação Roro 55

FUN

CIO

NA

LISM

O O Palácio do Empreendedor conta com o Centro Cultu-ral do Café, um amplo es-

paço criado para apresentações culturais, palestras e exposições. Em seu interior encontram-se reu-nidas instituições e profissionais de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor, como o Posto de Atendimento ao Empreendedor - SEBRAE, a Associação Comercial e o Banco do Povo, que trabalham juntos e a todo vapor para o cres-cimento do comércio e da indús-tria de São Sebastião da Grama.

Em um único local é possível também: Protocolar ideias, su-gestões e reivindicações do ser-viço público através do Balcão do Empreendedor, responsável pela auditoria do município, além de solucionar em poucos minutos questões relacionadas ao Patri-mônio, Vigilância Sanitária, Tri-butos, serviços de Engenharia, Contabilidade, Compras Públicas, Imprensa, Jurídico, Planejamento, Tecnologia e Meio Ambiente, Lici-tação, Cultura e Eventos. O Palá-cio do Empreendedor oferece ain-da, acesso direto ao gabinete do prefeito e vice-prefeito.

Tudo isso facilitou o acesso do Cliente/Munícipe à Administração Pública e fez com

que o cidadão passasse a ocupar um papel unificado ao poder público, de modo que, as conquistas da Administração significas-sem o reflexo das propostas estipuladas pelos próprios munícipes.

Com Rôrô e Dr. Ricardo, as portas do Palácio do Empre-endedor estarão sempre abertas para você cidadão!

DESBUROCRATIZAÇÃO: A implantação do Palácio do Em-preendedor resultou na DESBUROCRATIZAÇÃO e no amplo acesso disponibilizado aos munícipes.

26 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 27: Plano de Ação Roro 55

FUN

CION

ALISM

O“Uma organização deve primeiro buscar o conheci-mento compartilhado e o aprendizado coletivo. A

Gestão do Conhecimento, apoiada na geração, codi-ficação, disseminação e apropriação de conhecimen-

to, valoriza e perpetua o capital intelectual”

Rôrô e Dr. Ricardo afirmam o COMPRO-MISSO de dar continuidade a todos estes serviços e torná-los ainda mais

eficazes no dia-a-dia do cidadão gramense.

“Vamos dar continuidade à disseminação das melhores práticas, através da informação e do conheci-mento de todo o cidadão, atentos ao feedback (retorno da informação) para que juntos possamos desenvolver solu-ções, melhorias e inovações de forma sustentada”

Também faz parte do propósito dos novos líderes atuarem de for-ma aberta, democrática, inspiradora e motivadora, visando o desen-volvimento, a promoção das relações de qualidade e a proteção das partes interessadas.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 27

Page 28: Plano de Ação Roro 55

DES

ENVO

LVIM

ENTO

SO

CIA

L

Viva LeiteO Programa Viva Leite beneficia 552

crianças, entre 06 meses e 06 anos e 11 meses, com a entrega gratuita de ½ li-tro de leite diário, o que significa 8.280 litros mês distribuídos em 08 pontos, sendo 2 da zona urbana e outros 6 da zona rural.

Foram quase 700 mil litros de leite distribuídos nestes sete anos!

Polo Social A Prefeitura Municipal de São Sebas-

tião da Grama através do Fundo Social de Solidariedade beneficiou de forma direta toda a família gramense (idosos, adultos, jovens, adolescentes e crian-ças), através de inúmeras ações e pro-gramas fornecidos às famílias do muni-cípio, em especial àquelas em situação de risco social.

Programas desenvolvidos emparceria com o Governo Federal:

Rôrô e Dr. Ricardo garantem...

Com Rôrô a distribuição diária de leite passará de 8.280 litros para 10 mil litros e a Zona Urbana ga-

nhará novos pontos de distribuição.

28 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 29: Plano de Ação Roro 55

DESEN

VOLVIM

ENTO

SOCIA

LPró JovemVisando o bem estar e a qualidade

de vida da população, o Fundo Social de Solidariedade firmou ao longo destes sete anos uma série de convênios, com entidades regionais de apoio à criança e ao adolescente. Tais parcerias incluíram abrigos para crianças vitimadas pela vio-lência e negligência familiar e internação em clínica especializada para adoles-centes envolvidos com álcool e drogas. Também com o objetivo de solucionar os problemas com os jovens que se encon-tram em situação vulnerável e reinseri--los na sociedade, o Fundo Social criou o Programa Liberdade Assistida, que atende atualmente três adolescentes em conflito com a lei.

Ação JovemJá em parceria com o Governo do Estado foi implantado o Programa Estadual

Ação Jovem, que beneficia 111 jovens gramenses, entre 15 e 18 anos, com uma bolsa no valor de R$ 80,00.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 29

Page 30: Plano de Ação Roro 55

DES

ENVO

LVIM

ENTO

SO

CIA

L

Já o Programa Federal de Erradica-ção do Trabalho Infantil beneficia 91 crianças e adolescentes, entre

07 e 15 anos no município. Tanto o Pro-grama Ação Jovem, quanto o PETI, es-tabelecem, fora do período de atividade escolar, a participação dos beneficiários em cursos oferecidos pelo Programa Municipal “Cidade do Futuro”.

Além dos programas fornecidos pelo Governo Federal, como o “PETI”, “Bolsa Família”, “Pró Jovem”, e “BPC”, que abrange o “Viva leite”,

“Ação Jovem” e “Renda Cidadã”, o Fundo Social do Município oferece mais de 30 oficinas de geração de

emprego e renda, que capacita e viabiliza ganhos e o aumento da renda familiar.

Rôrô e Dr. Ricardo garantem mais opções de cursos para todas as faixas etárias.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

PETIErradicação do

Trabalho Infantil

30 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 31: Plano de Ação Roro 55

DESEN

VOLVIM

ENTO

SOCIA

L

ProgramaCidade

do FuturoO Programa “Cidade do Futuro” proporciona Integração, Inclusão Social e Cultural e Qualificação Profissional...

O Programa Municipal “Cidade do Futuro” desenvolve atividades sócio-educativas, culturais e de

geração de emprego e renda, através de seus cursos, oficinas e eventos para todas as idades, desde a criança até o munícipe idoso, tendo como público alvo o cidadão em risco social.

• Desenvolvimento do ser humano• Construção da cidadania Qualificação profissional• Recuperação da Autoestima• Valorização – Conquista pelo mercado de trabalho

Com CAPACIDADE E CONFIANÇA reconquistadas estas pessoas são reinseridas no mercado de trabalho.

Acreditamos, aprovamos e garantimos o programa “Cidade do Futuro”!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 31

Page 32: Plano de Ação Roro 55

DES

ENVO

LVIM

ENTO

SO

CIA

L

Rôrô e Dr. Ricardo vão dar continuidade ao PROCAP – PROGRAMA DE CAPA-

CITAÇÃO PROFISSIONAL.

PROCAP ainda mais FORTE + Cur-sos Profissionalizantes e Treinamen-tos que priorizam os valores sociais + Oportunidades + Geração de Renda

Nossa meta é atingir o índice de 100% de empregabilidade, de forma que, todos os parti-cipantes concluam o programa contratados por empresas de Grama com registro em carteira.

Integrantes certificadospelo programa:

294 profissionais

O PROCAP - Programa de Capacitação Profissional: Coordenado pelo CRAS - Centro de Referência e Assistência Social e apoiado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município foi lançado em 2006 e encontra-se em sua 13ª Edição. Até o momento, das 294 participantes que passaram pelo progra-ma, e 86% deles já foram reinseridos no mercado de trabalho.

O programa tem a finalidade de requalificar profissionalmente as pessoas de baixa renda e o cidadão desempregado, de forma a torná--lo apto a atender as exigências do mercado e assim, combater o desemprego no município. 86%

de Empregabilidade

45 vagas

Metas:100%

de Empregabilidade

60 vagas

32 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 33: Plano de Ação Roro 55

DESEN

VOLVIM

ENTO

SOCIA

L

Modalidades:50 cursos

oferecidos

Vagas:

2000Total de participantes

concluídos2000

matriculados

Modalidades:30 cursosoferecidos

Vagas:1482 vagas

Total de participantes concluídos

862matriculados

Oficinas de Capacitaçãoe Geração de RendaOs cursos geradores de empre-

go e renda oferecidos pelo Pro-grama “Cidade do Futuro” che-

gam a mais de 30 módulos, divididos entre oficinas de artes manuais, cultu-rais e de geração de renda.

Investimento anual:

R$ 210.000,00

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Rôrô Garante:

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 33

Page 34: Plano de Ação Roro 55

DES

ENVO

LVIM

ENTO

SO

CIA

L

As oficinas geradoras de renda es-tão espalhadas por todo o muni-cípio e dividem-se nos seguintes

pontos estratégicos: Complexo Educa-

cional “Cidade Do Futuro”, Incubadoras do Agronegócio, Incubadora de Inteli-gência e Incubadora de Geração de Em-prego e Renda.

Entre os cursos lançados à população estão: Bijuteria, Bordado, Corte e Costura, Crochê, Culinária, Dança, Embalagens, Coral, Decoupáge, Fanfarra, Informática, Marcenaria, Elétrica, Pintura em Tecido, Reciclagem em Garrafa Pet, Tear Manual, Cordas, Percussão, Sopros (Orquestra Experimental) e Projeto Guri.

Todas as capacitações profissionais são escolhidas com base na ne-cessidade do município. As oficinas

incluem a participação de toda a popu-

lação, através de cursos e modalidades desenvolvidas de acordo com cada faixa etária, favorecendo desde a criança de sete anos até a “Melhor Idade”.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

34 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 35: Plano de Ação Roro 55

DESEN

VOLVIM

ENTO

SOCIA

L

A Incubadora de Inteligência é um es-paço destinado ao munícipe, criada com o objetivo de ocupar o tempo

ocioso de jovens e crianças por meio de jogos, entretenimentos, cursos artesanais, práticas esportivas, tecnologia, etc.

Atividades: Artes Manuais, Informática, Oficinas artesanais, Jogos, Croche/bor-dado, Palestras, Dinâmicas, Espiritualidade, Pintura em Tecido, Medição de pres-são Arterial, Pintura em Tecido, Programa Segundo Tempo, Tricô, etc;

Já a Incubadora de Gera-ção de Renda foi criada com o intuito de ofere-

cer mais oportunidades às pessoas de baixa renda, além de qua-lificar profissionalmente, ela estimula a abertura do próprio negócio.

Entre os cursos oferecidos no local es-tão: Costura em couro, Costura em tecido e Tear;

A Incubadora de Geração de Renda conta com 30 alunos matriculados.

Incubadora deInteligência:

Incubadora deGeração de Renda:

O Jardim São Sebas-tião também vai ga-

nhar uma Incubadora de Inteligência

A Incubadora de Geração de Renda vai ganhar + opções de cursos de acordo com os pedidos dos participantes

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 35

Page 36: Plano de Ação Roro 55

DES

ENVO

LVIM

ENTO

SO

CIA

L

O número de vagas e as modalida-des musicais serão ampliadas. Para estimular e atrair cada vez

mais crianças e jovens para o projeto, vamos promover pelo menos uma

apresentação musical por mês.A viabilização para a captação de recursos via CMDCA (Con-selho Municipal dos Direitos da

Criança e do Adolescente) será fortalecida para que cada vez mais

jovens e adultos tenham acesso à

profissionalização, à geração de renda, ao mundo da cultura e à uma cidadania justa e solidária.

Cultura de InovaçãoPara dar continuidade ao sucesso

destes programas a administração “Gra-ma Sustentável” pretende projetar as oficinas geradoras de emprego e renda em ambientes favoráveis à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias, em busca do diferencial competitivo no município.

Incubadoras de Cultura:As Incubadoras de Cultura visam o desenvolvimento sócio-cultural do cidadão. Elas incentivam a musicalidade no município através de duas frentes de atuação:

Centro Comunitário Alberto Abbá Pó-lico – O local foi totalmente restaura-do e atualmente é utilizado como In-

cubadora de Cultura do Município abrigando exclusivamente o Projeto do Guri (Fornecido pelo Governo Estadual). Em seu interior cer-ca de 300 alunos tem seu primeiro conta-to com a música. As aulas acontecem nas tardes de terças e quintas-feiras, sendo to-talmente gratuitas e oferecidas à população infanto-juvenil (08 aos 18 anos). Em Grama o projeto abrange as seguintes modalidades: Iniciação e teoria musical, Coral e Instrumen-tos de Cordas, madeiras, Sopro e Percussão.

Mais de 700 alunos já foram capacitados pelo Projeto. Atualmente o Polo do Guri de Gram conta com mais de 200 alunos matri-culados.

INCUBADORA DECULTURA I

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

36 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 37: Plano de Ação Roro 55

DESEN

VOLVIM

ENTO

SOCIA

LConservatório Pedro

José Melchiori – A antiga Sedinha de Gra-

ma, ganhou vida após dez anos desativada, o prédio foi doado pela famíla Melchiori à Prefeitura que restaurou e reinaugurou o local, visando o resgate da cultura musical no municí-pio.

O local voltou a ser ponto de encontro de antigos músicos e de novos talentos que nasceram nos últimos anos e ainda estão nascendo, jun-tos, antiga e nova ge-ração musical deram vida à Orquestra Ex-perimental Municipal de São Sebastião da Grama. Os ensaios

acontecem nas tarde de sábado no mu-nicípio.

Atualmente a orquestra conta com 36 integrantes.

INCUBADORA DECULTURA II

O Grupo da Melhor Idade vai ser mantido e receberá atenção especial! Novas modalidades se-rão inseridas na programação e no calendário de eventos inter-nos e externos de acordo com os pedidos dos participantes, como viagens de lazer e atividades no município.

A Melhor Idade vai ganhar uma viagem por mês.

Melhor Idade

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 37

Page 38: Plano de Ação Roro 55

GER

AÇÃO

DE

TRA

BALH

O, E

MPR

EGO

E RE

ND

A

Oferecer oportunidades de em-prego aos participantes dos cursos de capacitação é pri-

mordial para a eficácia do ciclo: CA-PACITAR, INCUBAR E DESEN-VOLVER.

Para isto, as Incubadoras de Empre-sas tem seu papel fundamental no de-senvolvimento do município.

Além de gerar novos empregos, as mi-cro e pequenas empresas recebem total apoio da Prefeitura e de órgãos respon-sáveis pelo seu crescimento econômico.

INCUBADORASestímulo ao empreendedorismo

Total de Empresas instaladas:

32

Total de Empresas gradu-adas com sede própria:

4

Total de Empresas assistidas à distância:

7

Postos de trabalhos diretos:

205

As Incubadoras de Empresas são organizadas para apoiar o desenvolvimento das Micro e Pe-quenas empresas, de pessoas ou grupos que objetivam abrir o seu próprio negócio.

Objetivo: Promover e ga-rantir a subsistência das novas empresas.

Atualmente o município conta com:

Total de Incubadoras: 8Tecnologia – Agronegócio – Metais

Meio Ambiente - Inteligência – Geração de Renda – Cultura I e Cultura II

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Rôrô tem experiência e competência para estimular + e + o empreende-

dorismo no município

Ele Garante: 10 Incubadoras

Ele Garante: 42 empresas

Ele Garante: 12 empresas assistidas

Ele Garante: + 45 empregos diretos

Ele Garante: Graduar + de 40 empresas

38 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 39: Plano de Ação Roro 55

GERAÇÃO

DE TRA

BALH

O, EM

PREGO

E REND

A

A Incubadora de Tecnologia abriga 7 empresas (ME - MiQcro Empresários Individuais);- GiT – Gestão I Treinamento, - Objetivo & Segurança do Traba-lho (EPIs), - Metra Automação (Indústria na Área da Robótica);- G&S Cobranças;- Stone Bike (montagem de bici-cletas);- SD”`Andrea (embalagens indus-triais);- Eltecom (Desenvolvimento de Softwares);

Também passa-ram pelo local e hoje são empresas gradu-adas a Ilumina Fácil, a WA Comunicação, a DBS – Data Brasil System, a Fit Sistemas e Gramalfa e-Comerce;

Incubadora 1Lançada em 29/03/2008

Agência Express

Agromais

4Micro-empresas

3e-MEIs

N° de empresas instaladas:

Incubadora do Agronegócio: Ramo de atividade voltado para o comércio do agronegócio.

Em seu interior encontram--se instaladas oito empresas: Brasuture (Fabricação de agu-lhas), Temperos Gramenses, Doces Guigui, Batata Mais, Bio Natura (Produtos para Jardinagem), Embala-pel (Fabricação e Impressão de Caixas de Papel), Cerveja Maestra (cerveja artesanal), Magic Flores (Confecção de roupas);

8Empresas instaladas

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Incubadora 2Lançada em 17/08/2009

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 39

Page 40: Plano de Ação Roro 55

GER

AÇÃO

DE

TRA

BALH

O, E

MPR

EGO

E RE

ND

A

Incubadora de Metais - Inaugurada no dia 26 de abril 2012 – Espaço destinado à indústria na área de polimen-tos de produtos metalúrgicos, responsável pela comercialização de peças em ferro fundido e pela prestação de serviços de rebarbação (acabamento) de material fundido.

Incubadora 3Lançada em 26/04/2012

Metalúrgica

Rôrô e Dr. Ricardo se comprome-tem a GRADUAR as 32 empre-

sas já existentes e a receber 42 no-vas nos próximos quatro anos;

“VAMOS MANTER E AMPLIAR ESTEBRILHANTE CONCEITO DE TRABALHO”!

Além destas três o município conta, ainda, com outras cinco In-cubadoras de Empresas: Incubadora de Inteligência, Incuba-

dora de Geração de Renda , Incubadora de Meio Ambiente e duas Incubadoras de Cultura.

Espaço único para empresas exclusivas

neste ramo

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

40 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 41: Plano de Ação Roro 55

GERAÇÃO

DE TRA

BALH

O, EM

PREGO

E REND

A

Investimento total da obra:

R$ 3.310.000,00

122Lotes industriais/

Serviços

mais de

80lotes disponibilizados

mais de

42empresas em

construção

MAIS EMPRESAS = MAIS EMPREGOS = MAIS DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

UNENORTE, a transformação da eco-nomia de São Sebastião da GramaA implantação do novo Parque Industrial UNENORTE marca o início de uma nova era para a vida econômica da cidade.O novo Parque Industrial totaliza 122 lo-tes para a instalação das novas empre-sas, 42 delas estão em fase de implan-tação.

Objetivo: O Programa impulsiona a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do município. O novo Parque foi construído em um terreno de 7 alqueires (169.762,44 m²), próximo à pista que dá acesso ao município e liga São Sebastião da Grama à cidades vizi-nhas, facilitando assim a acessibilidade às industrias.

Desenvolvimento

Empregos gerados:

630postos de trabalho

indireto

Empregos previstos para gerar

10%dos postos de trabalhos gera-dos com as novas empresas

O Unenorte será ampliado e ganhará 50 novos lotes

+50

+50%

+50 +40

+470

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 41

Page 42: Plano de Ação Roro 55

GER

AÇÃO

DE

TRA

BALH

O, E

MPR

EGO

E RE

ND

A

Mais uma conquista da administração e sua equipe para os munícipes. ACESSIBILIDADE PARA NOVAS INDUSTRIAS. Um investimento total de três milhões, trezentos e dez mil reais (3.310.000,00).

Uma administração com visão de futuro, pau-tada no planejamento estratégico e em exemplos bem suce-

didos, caminha ao encontro de resultados sustentáveis e de alto desempenho no presente e no futuro.

“Para chegar a estes resultados vamos pro-mover o fortalecimento das empresas existentes

e reforçar medidas da atual administração para mantermos um elevado índice de desenvolvi-mento de novas empresas”.

No Distrito Unenorte, vamos concluir a ilumi-nação pública e construir um RESERVATÓRIO

DE ÁGUA para garantir o abastecimento das indús-trias instaladas.

A capacidade do distrito será ampliada

50 novos lotes.

42 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 43: Plano de Ação Roro 55

GERAÇÃO

DE TRA

BALH

O, EM

PREGO

E REND

A

Veja o quadro das empresas que já fazem parte do Unenorte

Nossa TerraComércio atacadista de

café em grão

Serralheria Santa LuziaFabricação de artigos

de serralheria

SEMAGComércio de concreto

usinado

Hortifruti BuciolComércio varejista de

produtos de horticultura

WR ElétricaMecânica

JF PiscinasFabricação de Filtros de piscinas

Temperos GramenseComércio de condimentos em geral

Sacarias ParronComércio sacarias em geral

Outro ambiente que vai ser favorecido pela nossa adminis-

tração é o Distrito Unesul – Unidade Empreendedora Sul, localizada na Fazenda Império. Atualmente a uni-dade conta com duas em-presas instaladas, uma na área de Cosméticos, Per-fumaria e Higiene Pessoal - Tok Bothânico – e outra na área de Fabricação de Embalagens e cantoneiras de Papel - Lord Alliance.

A próxima administração se com-promete a AMPLIAR o número de

empresas no local e APOIAR as já existen-tes com foco na SUSTENTABILIDADE, de modo que o equilíbrio ao uso de bens natu-

rais seja assegurado com responsabilidade e proteção, buscando sempre o bem comum e

a qualidade de vida do cidadão.

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 43

Page 44: Plano de Ação Roro 55

GER

AÇÃO

DE

TRA

BALH

O, E

MPR

EGO

E RE

ND

A

• PadeiroeConfeiteiro: 30 alunos• Soldador:16 alunos• Eletricista:30 alunos• TorneiroMecânico:16 alunos• CosturaemCouro: 40 alunos• Manipulaçãodealimentos:240 alunos• PolimentoAutomotivo: 30 alunos• PedreiroAssentador:20 alunos

Parcerias de SucessoAo longo destes sete anos a admi-

nistração local firmou parcerias de sucesso que resultaram no au-

mento da profissionalização, da empre-gabilidade e consequentemente da gera-ção de renda dos munícipes.

Rôrô entende que, assegurar o acesso equitativo aos serviços públicos, à educa-ção, à saúde, às oportunidades de em-prego, à formação profissional, às ativida-des culturais e esportivas, à informação e à inclusão digital com acesso à internet é sinônimo de:

420Integrantes Certificados

Profissionalização

O SENAI Serviço Na-cional de Aprendizagem Industrial atuou como importante parceiro do município nestes últimos sete anos e formou mais

de 400 pessoas nos seguintes cursos pro-fissionalizantes:

Equidade, justiça social e cultura de paz

Técnico em ContabilidadeTécnico em AgrimensuraTécnico na Área de InformáticaTécnico na Área de Eventos e Hotelaria

Ensino Superior à distância. Parceria já fechada com a Uniararas

44 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 45: Plano de Ação Roro 55

GERAÇÃO

DE TRA

BALH

O, EM

PREGO

E REND

AParcerias significativas como as firma-

das com o CENTRO PAULA SOUZA, foram geradas graças à proximidade

e o bom relacionamento da atual equipe administrativa com o Governo do Estado de São Paulo, que agiu de forma atuante, sendo favorável à maioria das reivindica-ções feitas pelo município.

O Centro Paula Souza proporcionou as seguintes profissionalizações ao município:

• Cafeicultura: 18 alunos• Informática: 30 alunos• Cuidar de Idosos: 30 alunos

“O sucesso das organizações dependem cada vez mais das oportunidades de aprendizado das pessoas”

O SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comer-cial também teve seu im-

portante papel no preparo para o mercado de trabalho local.

Em outubro de 2011 mais de 30 jovens participaram do curso de Atendimento e Recepção,

Para este ano ainda estão pre-vistas as seguintes modalidades: Rotinas Financeiras e Desenho Mecânico, que resultarão no pre-paro e capacitação de mais 40 jovens e adultos.

78Alunos capacitados

Só o Rôrô tem competência para fortalecer e ampliar todas estas parcerias

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 45

Page 46: Plano de Ação Roro 55

GER

AÇÃO

DE

TRA

BALH

O, E

MPR

EGO

E RE

ND

A

Outro programa para ge-ração de emprego e in-centivo à entrada no

mercado de trabalho foi de-senvolvido em parceria com o instituto IPEFAE: o programa de estágio remunerado na ad-ministração pública – mais um incentivo ao desenvolvimento profissional.

Nossa proposta é: Manter o pro-grama e aumentar o número de

contratações para 40 estagiários.

Programa instaladoé programa mantido!

O índice de empregabilidade do programa de estágio é mais de

50%

Que ta bom tá...PROGRAMA INSTALADO É PROGRAMA MANTIDO!

Nossa proposta é: Manter o programa e aumentar o número de contratações.

Programa de Estágio

Hoje:20 estagiários

Com Rôrô e Dr. Ricardo:+ 40 estagiários

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

46 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 47: Plano de Ação Roro 55

GERAÇÃO

DE TRA

BALH

O, EM

PREGO

E REND

A

Está nascendo o Projeto Mangia-re, que consiste na construção de uma moderna cozinha piloto, com

adequações necessárias para a produ-ção de uma alimentação de qualidade baseada nas boas práticas. O projeto será supervisionado por profissionais do ramo da nutrição, que ficarão responsá-veis também pela manipulação dos ali-mentos e por toda a logística do trans-porte da merenda escolar do município, de acordo com as exigências previstas pela Vigilância Sanitária.

Anexa ao Complexo Educacional e ao Polo Social, a nova cozinha atuará também, como oficina profissionalizante para os cursos de Culinária oferecidos pelo programa Cidade do Futuro.

O projeto Mangiare supervisionado por Rôrô e Dr. Ricardo, vai proporcio-nar Merenda de qualidade e incentivo à Culinária baseada nas características naturais do município.

Deliciosas receitas serão postas em prática na Cozinha Mangiare!

Café, queijos e quitutes serão testa-dos e aprovados na Mangiare!!!!

ProjetoMangiare

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 47

Page 48: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O

Dentre as várias conquistas obti-das pela administração da educa-ção está a Escola Polo Vale da

Grama, que veio para facilitar e melhorar a qualidade da educação para os alunos da zona rural. Um sonho reali-zado, um projeto pio-neiro e inovador.

Inaugurada em 2006, a obra centrali-zou o ensino da zona rural e extinguiu as antigas classes multis-seriadas. Um modelo de escola sustentável pautada em incluir na sua educação bá-sica o ensino de valores, com foco nos

cuidados com o planeta, com as pesso-as e com o meio em que vivem.

A Escola Polo garante uma merenda de qualida-de, acompanhamento mé-dico e odontológico aos alunos.

O Curso Técnico em Cafeicultura do Centro Paula Souza foi outra con-quista e proporcionou o aprendizado por meio de técnicas de plantio, ma-nejo, colheita, comerciali-zação de café, estudo da bolsa de valores, controle

de qualidade e tecnologia na produção de café.

“A Educação é susten-tável, uma vez ensi-

nada ela sustenta e se ramifica no espaço e no tempo. Queremos formar cidadãos de

valores que não caiam na tentação da busca

pelo mais fácil”

Escola Polo

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Programa de sucesso é programa mantido!

48 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 49: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃO

O Fábrica de Líderes é um programa de ca-pacitação responsá-

vel pelo preparo e inclusão de pessoaspara que atuem no papel de líderes com com-petência. O programa possui duas frentes de atuação: Via web – “Lanche e-learning” - com mais de 30 mo-dalidades de cursos on-line. O acesso ao curso se dá por meio de cartões customizados entregues gratuitamente.

Fábrica deLíderes

Resultado: 244 participantes. Via rá-dio – “Hora do Conhecimento” - transmi-tido durante seis meses com temas atu-ais como: Empreendedorismo, Política,

Vendas, Prevenção de Doenças, Edu-cação Financeira, entre outros.

Resultado: O Programa Hora do Co-nhecimento foi transmitido por seis me-ses e atingiu centenas de ouvintes par-ticipantes.

Com Rôrô e Dr. Ricardo novos pro-gramas com novos temas serão dispo-nibilizados via rádio

O Programa de Capacitação via Web “Lanche e-learning” chegará também na Zona Rural onde os cursos poderão ser de-senvolvidos nos computadores da Escola Polo.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 49

Page 50: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O

A administração buscou trazer para as escolas de São Sebastião da Grama, métodos de ensino inova-

dores e de valorização para a educação, professores e alunos. Nos últimos anos foi

Outra tecnologia de sucesso im-plantada na Edu-

cação do município foi a metodologia Mind-lab – Mente Inovadora – Com-posta por jogos de origem Israelense que estimu-lam o desenvolvimento intelectual do aluno.

O Complexo Educacional “Cidade do Futuro” transformou-se em escola de tempo integral. Centenas de alu-

nos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos passam pela escola diariamente no período inverso ao escolar.

O conceito nasceu dos educadores Aní-sio Teixeira e Darcy Ribeiro e tornou-se su-cesso também em São Sebastião da Gra-ma, pioneira na região na implantação da

Escola de Contraturno. Com o objetivo de intensificar a qualidade de ensino e o de-senvolvimento intelectual do aluno, a es-cola disponibiliza 23 disciplinas, entre elas, inglês, artesanato, informática, jogos, es-porte, meio ambiente, e ainda cursos para desenvolvimentos específicos

Escola de Contraturno

“Apostilamento”

adotado um novo sistema de aposti-lamento - (Sistema UNO de Ensino). O método viabilizou uma alta-perfor-mance no ensino/aprendizagem e alcançou, comprovadamente, os me-lhores resultados.

Que ta bom tá...

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

ProjetoMente Inovadora

50 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 51: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃOComplexo Educacional

“Cidade do Futuro”O Complexo Educacional “Cidade

do Futuro” recebeu uma nova e moderna estrutura nos últimos

anos. O prédio ganhou cara nova. O la-ranja transformou-se em AZUL, cor tran-quilizante, que associa-se a parte mais intelectual da mente, responsável tam-bém pela CONFIANÇA, SABEDORIA, INTELIGÊNCIA, FÉ E VERDADE. As salas de aulas receberam móveis e equi-pamentos projetados de acordo com prá-tica de cada atividade específica, toda a área externa foi revitalizada com projeto paisagístico, o que deixou o ambiente ainda mais bonito e receptivo.

O incentivo à prática esportiva tam-bém cresceu, em um mesmo local foram construídos piscina, vestuários femininos e masculinos, campo de futebol e pis-ta de atletismo, o que fez do Complexo “Cidade do Futuro” uma nova área de lazer para os jovens estudantes e os fre-qüentadores dos cursos do Polo Social.

O espaço transformou-se em um Complexo Educacional e interligou o Centro de Referência e Assistência So-cial – Cras, o Fundo Social de Solidarie-dade, o Ginásio de Esportes e ainda, as Incubadoras do Meio Ambiente, Metais, Agromais e Agência Express.

DesenvolverCapacitar Incubar

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 51

Page 52: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O Tá bom? Tá!!Para reforçar esta ação e trazer

ainda mais comodidade aos jovens, visitantes e frequenta-

dores do espaço, Rôrô vai ampliar o

Complexo Educacional “Cidade do Futuro” e complementar a obra com um serviço de excelência merecido pelos munícipes.

“Para o conforto e a comodidade das nossas crianças, pais e participantes dos nossos programas, vamos realizar a

cobertura do pátio da Escola e construir um novo Refeitó-rio para melhor servir a todos que por lá passarem”...

e vai ficar melhor...

Uma das maiores promessas cumpridas – Com a entrega da nova obra as mães ganharam tranquilidade e segurança ao deixarem seus filhos em um ambiente totalmente estruturado, preparado com profissionais capacitados e

adaptado com materiais para melhor receber as crianças.

Creche Polo Infantil“Prof. Maria Dalva de Araújo”

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

52 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 53: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃOMais um sonho está nascendo...

Creche-escola“Café com Carinho”

Para que a qualidade no ensino in-fantil atinja 100% das crianças de 0 a 3 anos do município, Rôrô vai

construir a Creche-Escola “Café com Carinho”. A obra será construída pró-xima à Escola Polo do Vale da Grama “Dona Mathilde de Carvalho Dias”, na

zona rural. O prédio será projetado em um espaço de 800 m², com capacidade para atender 100 crianças. A nova Cre-che vai ao encontro das necessidades das mães que trabalham na lavoura da região do Vale da Grama.

“Nossa administração tem ciência dos Direitos e Garantias Fundamentais do ser humano e é por isso que vamos priorizar

os valores sociais e a dignidade do cidadão, desde o período de gestação até a nossa Melhor Idade”.

Art.7º, CF - São direitos dos trabalhadores ur-banos e rurais, além de outros que visem à me-lhoria de sua condição social:

[...] XXV - Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em cre-ches e pré-escolas. [...]

Que ta bom tá...Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 53

Page 54: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O Nossas conquistas

COMPROVAM! Este conjunto de ações e progra-

mas projetados e plantados por uma administração com visão em-

presarial, resultou na colheita de frutos inéditos para a história do município.

A Educação municipal atingiu recen-temente a maior nota do Índice de Edu-cação Básica (IDEB) de 2011, da região, 6.2 foi a média conquistada pelas esco-las da rede municipal de ensino de São Sebastião da Grama no último mês.

De acordo com os dados do MEC, São Sebastião da Grama não só atingiu, como também ultrapassou as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

O aumento do IDEB de 2009 para 2011 foi de

35%

Seis anos na frente!!!Nota do IDEB 6,2 - Média estabelecida pelo Ministério da Educação, para o Brasil, no ano de 2019, São Sebastião da Grama já conquistou em 2012.

Parabéns São Sebastião da Grama, parabéns equipe de profissionais da Educação do município!

e vai ficar muito melhor...

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Rôrô vai valorizar os professorescom um salário de mais de R$ 1.500,00.

54 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 55: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃOA Escola Ilda Anadão Rossi também será

favorecida durante o governo de Rôrô. A quadra da escola vai receber cobertura, no local serão construídos bebedouros e tabelas para basquete. As laterais e a fachada da escola também serão refor-madas para garantir a segurança dos alunos.

Para a comodidade e o bem estar dos alunos a quadra esportiva da Escola Professor Sylvio da Costa Neves vai ganhar uma cobertura, o que fará com que a prática esportiva seja desenvolvida com maior intensidade, seja nos dias de sol intenso, seja nas épocas de chuva...

A escola vai receber também todas as adequações necessárias para atender os critérios de acessibilidade e seguran-ça do estudante.

Escola ProfessorSylvio da Costa Neves

“Vamos complementar a refor-ma que já foi feita pela adminis-tração atual, a escola vai receber nova pintura, os alunos terão acesso a recursos pedagógicos, audiovisuais e de informática de alto nível”.

Reforma da Escola EMEIF Prof. José Martha

Que tá bom tá,e vai ficar melhor...

Reforma da escolaIlda Anadão Rossi

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 55

Page 56: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O

A Escola Dona Geny Gomes também será beneficiada pela próxima administra-ção, que assume o compromisso de junto com o Governo Estadual concluir a reforma completa da escola.

EscolaDona Geny Gomes

Biblioteca CentralCom Rôrô a cidade vai ganhar Biblioteca Central – Além

de uma rica coleção de novos livros o espaço vai receber, também, um Kit de Cinema doado pela Secretaria da Cultura.

“Nosso compromisso é buscar novas parcerias para trazer ainda mais cur-sos técnicos para o município. Vamos priorizar a Educação de Qualidade para formar cidadãos preparados para o Mercado de Trabalho e para a Vida.

“Recomeçar um trabalho implica olhar para o que já foi conseguido e empenhar esforços em busca dos resultados desejados. Quando co-nhecemos os obstáculos, nos dis-pomos, esperançosamente, a supe-rá-los”

RecursosEstabelecer piso salarial maior que

R$ 1.500,00 para o professor municipal.

Meta:

“Meus filhos terão computado-res sim, mas antes terão livros, sem livros, sem leitura, os nos-sos filhos serão incapazes de escrever... inclusive a sua pró-

pria história” (Bill Gates)

56 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 57: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃO

• Manter todos os projetos da educação pública e ainda:

• Fortalecer a parceria com APAE

• Fortalecer a parceria com as Escolas Estadual e Particular

• Reformar e readequar todas as esco-las do Município, assim como o Com-plexo Educacional que ganhará:

• Cobertura do pátio

• Refeitório

• Biblioteca equipada com Kit Cinema

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 57

Page 58: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃ

O Além destas açõesRôrô e Dr. Ricardo vão atuar na:

1 – Formação e valorização dos profissionais da educação, garan-tindo que os cursos de formação realizados pelos professores e demais profissionais da educação sejam pré-requisitos para a valori-zação profissional, materializados em promoção funcional devendo constar no plano de cargos, carrei-ras e salários.

2 – Vinda da universidade de Araras ao nosso município, demo-cratizando assim a educação su-perior.

3 – Construção de biblioteca com espaço físico apropriado para leitura, consulta ao acervo, estudo individual ou em grupo, pesquisa online; acervo com quantidade e qualidade para atender o trabalho pedagógico e o número de alunos existentes nas escolas.

4 – Ampliação da escola Polo do Vale da Grama “Dona Mathilde de Carvalho Dias”.

5 – Construção de uma oficina para D.I. (deficiência intelectual), D.F. (deficiênicia física) e D.V. (de-ficiência visual).

6 – Ampliar a equipe multidisci-plinar como: psicólogos, psicope-dagogos, fonoaudiólogos e tera-peutas ocupacionais.

7 – Equipamentos em quantida-de, qualidade e condições de uso adequadas às atividades educa-tivas desenvolvidas nas salas de recursos para deficientes intelec-tuais.

58 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 59: Plano de Ação Roro 55

EDU

CAÇÃOQue tá bom tá,

e vai ficar melhor...8 – Jornada escolar ampliada e

integrada, visando a garantia de es-paços e tempos apropriados às ati-vidades educativas na escola Polo do Vale da Grama “D. Mathilde de Carvalho Dias”

9 – A necessária reforma da cre-che escola “ação criança”

10 – Serviços de apoio e orienta-ção aos estudantes.

11 – Laboratórios de ensino, in-formática, brinquedoteca, em con-dições adequadas de uso.

12 – Biblioteca ambulante, estí-mulo e apoio à formação de leito-res e de mediadores, percorrendo bairros facilitando assim o acesso às práticas de leitura de forma pra-zerosa.

13 – Tecnologias educacionais e recursos pedagógicos apropria-dos ao processo de aprendiza-gem.

14 – Melhoria ao acesso às es-colas do campo.

15 – Condições de acessibili-dade e atendimento para pessoas com deficiência.

16– Intercâmbio científico e tec-nológico, entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão.

17– Ofertar cursos técnicos na modalidade presencial, visando a melhoria do desempenho dos mu-nícipes gramenses.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 59

Page 60: Plano de Ação Roro 55

MEI

O A

MBI

ENTE

Sonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

O programa consiste em um desconto de 3% no IPTU do cidadão que incluir na frente do seu imóvel uma lixeira suspensa, uma árvore

e 40 cm linear de grama no comprimento do terreno, e 5% de desconto para quem adotar o sistema de captação e reuso da água da chuva.

IPTU Verde

A preocupação com o Meio Am-biente foi enfatizada nestes últimos sete anos por meio de

uma série de projetos e ações que favoreceram e intensificaram a Qua-lidade de Vida da família gramense. Veja os principais deles:

Adote uma Árvore

MeioAmbiente

O Programa incentiva o munícipe a adotar uma árvore e assim, au-mentar a cobertura vegetal da

área urbana. Para a validade da ação, é necessário que o morador assine um

termo de adesão e se comprometa a cui-dar das árvores próximas às suas resi-dências. O projeto sensibiliza e mobiliza a população através da boa educação e da conscientização ambiental.

Foram distribuídas e plantadas 25 mil mudas.

60 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 61: Plano de Ação Roro 55

MEIO

AM

BIENTE

O Programa Mina Azul foi o grande res-ponsável pelo georeferenciamento de 460 minas do município nos últimos

anos. As nascentes passaram a ser anali-sadas periodicamente. Os produtores rurais receberam todo o apoio técnico da prefeitu-ra de Grama e para garantir o projeto, estu-dantes da zona rural foram eleitos gestores da ação e assumiram a responsabilidade de manterem e coordenarem o programa. O resultado não poderia ser diferente, além de evitar inúmeras doenças ocasionas pela contaminação da água, o trabalho desper-tou uma enorme conscientização ambiental e social nos moradores e produtores rurais.

Mina Azul

O Programa Grama Cara Limpa é um projeto sócio-ambiental de coleta seletiva que chegou

para mudar por completo a qualidade ambiental do município. Outra impor-

tante característica do progra-ma é a gerar renda para an-tigos catadores, o programa exerce a função de atrair es-tas pessoas e fazer com que elas saiam da informalidade e desenvolvam seu trabalho em um espaço adequado.

ProgramaCara Limpa

Coleta SeletivaForam coletados em 2011

79 mil Kg

Até Maio de 201247 mil Kg

Meta Dezembro 2012112 mil Kg

Com Rôrôem 2013 serão160 mil Kg de

material coletado

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 61

Page 62: Plano de Ação Roro 55

MEI

O A

MBI

ENTE

O Projeto foi instalado na Zona Rural, em parceria com os pro-

prietários rurais, o resultado é a promoção e a viabilização de várias ações em prol do meio-ambiente e da susten-tabilidade das propriedades.

Projeto Laboratório Verde

São Sebastião da Grama tornou-se conhecida em diversos Estados e em inúmeras esferas pelo sucesso

do Off Road, um dos maiores eventos so-bre rodas do Brasil, responsável por atrair centenas de trilheiros para o município. Todos os anos, no período que antece-

de o evento, inúmeras mudas de árvores são plantadas ao redor do recinto e em outros pontos estratégicos para a neu-tralização da emissão do gás carbônico liberado. Nestes últimos sete anos foram mais de 1000 mudas de árvores planta-das pelo “Jeep Clube Nóis da Grama”.

Carbono Neutralizado

GramCiliarO Programa de Recuperação

da Mata Ciliar representou um plantio de mais de 23 mil

mudas de árvores em áreas ciliares e áreas de preservação permanente nos últimos anos. Rôrô se compromete a dar continuidade para este programa, com a finalidade de preservar a quali-dade do ar, uma das principais carac-terísticas do município

Com Rôrô a meta para 2012 é plantar 20mil mudas.

62 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 63: Plano de Ação Roro 55

MEIO

AM

BIENTE

• Implantar Coleta Seletiva em 100% do município (residências urbanas e rurais);

• O município vai ganhar mais 20 mil mudas de árvores em áreas ciliares e diversas ações de recuperação serão promovidas;

• Um novo aterro sanitário vai ser cons-truído de acordo com as leis ambientais – O projeto encontra-se com licença de instalação e recurso via Fehidro garan-tido, no valor de R$ 350 mil para o iní-cio da obra. O novo aterro inclui cerca-mento total da área, abertura das cinco primeiras valas, construção do galpão da reciclagem, com cozinha, banheiro e mesa para separação do material; A obra será construída nas proximidades da Fazenda Império, na estrada do Cór-rego Fundo;

• Um novo plano de saneamento básico já está em elaboração, de acordo com as determinações legais e exigências do Governo Federal. O recurso já foi dispo-nibilizado via Fehidro, o projeto encon-tra-se licitado e em execução

• Dentro do projeto Minazul, nos compro-metemos a concluir o georeferencia-mento de todas as minas do município;

• Vamos implantar o programa Cidade Digital, que disponibili-za Internet gratuita a todos os cidadãos;

• Para a garantia da se-gurança dos muníci-pes, 60 câmeras de monitoramento serão espalhadas pela cida-de para executar 24h de monitoramento do município;

• Vamos viabilizar a Telefonia Rural via torre de celular, le-vando amplo aces-so na comunicação para 100% do mu-nicípio, o que facili-tará negociações e ampliará a econo-mia local;

A inclusão da Disciplina Ambiental na grade curricular da Educação, estimu-lou crianças e familiares a pensarem

sobre o destino do ser humano e seu lugar na natureza. A disciplina utiliza como instrumento de suas reflexões, a Ética e a Política, e tor-na clara em seus textos que tais ferramentas são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma sociedade, cuja defesa esta no pen-samento ecológico como único caminho para uma vida melhor e mais humana.

Disciplina Ambiental

Nossas Propostas Ambientais consistem em preservar re-cursos ambientais e culturais para gerações futuras, res-peitando a diversidade e promovendo a redução das desi-gualdades sociais. Nos próximo quatro anos vamos:

O município vai ganhar mais 20 mil mudas de árvores

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 63

Page 64: Plano de Ação Roro 55

MEI

O A

MBI

ENTE •Esgoto tratado;

•Estabelecer a gestão dos resíduos só-lidos conforme política nacional; •Implementar programa de Arborização Urbana; •Ampliar o Programa de Educação Am-biental da rede municipal de ensino; •Fomentar e incorporar conceitos de sustentabilidade ambiental junto à po-pulação; •Combater o desperdício de água; •Garantir a proteção das fontes de

abastecimento público; •Implementar atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defe-sa da qualidade do ar;•Fortalecer o Conselho Municipal de Meio-Ambiente;

Ainda, paraadministração Rôrô são metas:

Uma nova Estação de Tratamen-to de Esgoto (ETE) está em fase de instalação, cerca de

30% da obra já foi executada. A nova Estação de Tratamento de Esgoto visa a garantir 100% do tratamento do esgoto no município, a ação pro-põe, ainda, oferecer capacidade para suportar um crescimento de mais 100% na rede de esgoto.

Vamos construir um novo reserva-tório de água tra-

tada na Estação de tra-tamento de Água – ETA e ampliar nossa reserva em 1 milhão de litros de água tratada;

Reservatório ETA

ETE

Rede de abastecimento de águaPretendemos ainda, substituir toda a canalização antiga da rede de água por um sistema

mais moderno, e evitar, assim, o desperdício devido à rompimentos/entupimentos dos canos.

64 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 65: Plano de Ação Roro 55

MEIO

AM

BIENTE

Em 2013, a Prefeitura irá instalar mais aquecedores nos bairros da CDHU e nas residên-cias de baixa renda, de outros bairros. Também serão entregues lâmpadas econômi-

cas aos moradores. A instalação de aquecedores solares tem por objetivo modernizar e tornar

mais eficiente o sistema de aquecimento da água de banho, contribuin-do para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com essas me-

lhorias os moradores conseguirão diminuir sua despesa com energia elétrica e utilizarão a energia de forma sustentável.

Reservatório ETA

Em parceria com a Prefeitura de Grama, o Pro-grama de Eficiência Energética da CPFL Les-te Paulista investiu mais de R$ 100 mil na ins-

talação de aquecedores solares em 50 residências do bairro Jardim Nova Era, em 2011.

Aquecedores

Em continuida-de aos estudos feitos pela Pre-

feitura, vamos im-plantar o projeto que transforma óleo de cozinha utilizado em frituras ou em assadeiras em l a n c h o n e t e s , res taurantes ,

escolas e nas próprias resi-

dências, em combustível para veículos e maquinários movidos a Diesel. Os produ-tos que antes eram despejados em redes de esgotos ou ao relento, prejudicando o meio ambiente será reutilizado de manei-ra sustentável.

Para isso, temos estudado uma forma de reutilizar o óleo de cozinha que antes eram despejados em redes de esgotos

ou ao relento, prejudicando o meio am-biente e considerando uma ameaça à biodiversidade. Com a transformação do óleo em biodiesel, vamos dar um desti-no ecologicamente correto ao produto e ainda, gerar economia para o município, que poderá abastecer sua frota municipal utilizando-se deste material, que não terá praticamente custo para a Prefeitura.

Biodiesel

Com o excedente do óleo, será produ-zido sabão líquido e sólido em parceira com a AMAS e com o programa Grama Cara Limpa. Esse sabão produzido será utilizado pela Prefeitura em limpezas pesadas como: pisos de escolas e qua-dras esportivas, o que, além de garantir proteção ao meio ambiente, também vai gerar renda para os munícipes e eco-nomia aos cofres públicos.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 65

Page 66: Plano de Ação Roro 55

MEI

O A

MBI

ENTE

Implantação de Usina - PCH(Pequena Central Hidrelétrica)

Adotaremos a partir de 2013 a implantação da PCH – Pequena Cen-

tral Hidrelétrica, que consiste na implantação de uma usina hidrelétrica de pequeno porte, cuja capacidade será de até 30 MW. (inferior), com instala-ções que resultam em meno-res impactos ambientais.

A característica principal deste modelo de Usina Hi-drelétrica é sua implantação em rios de pequeno e médio porte, que apresentem desní-veis significativos durante seu percurso, o que gera potência hidráulica suficiente para mo-vimentar as turbinas.

Com esse modelo de ins-talação passaremos a gerar energia a partir do Rio Anhu-mas, utilizando-se dos recur-sos hídricos, que abastecem a ETA – Estação de Tratamento de Água - para gerar energia pela gravidade (desnível) e assim, economizar mais de R$ 30 mil por ano.

66 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 67: Plano de Ação Roro 55

MEIO

AM

BIENTE

Vamos implantar a Agenda Ambiental, que visa implementar a Gestão Socio-ambiental sustentável das atividades

administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo, até uma gestão adequada dos resíduos gera-dos e dos recursos naturais utilizados, ten-do como principal objetivo, a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. A A3P é um convite ao engajamento individual e co-

letivo para a mudança de hábitos e a difusão da ação.

Portanto, CONVIDAMOS VOCÊ a re-pensar a sua atuação pessoal e pro-

fissional, visando à construção de uma nova cultura institucional, junto

com o Rôrô e Dr. Ricardo.

• Evitar o desperdício de água;• Economizar energia;• Reciclar;• Manter a frota da prefeitura em bom estado;• Fazer licitações sustentáveis;• Melhorar o ambiente de trabalho; • Mudar nossas atitudes.

Para iniciar a mudança de hábitos vamos:

Agenda Ambientalna Administração Pública – A3P

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 67

Page 68: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE A Saúde Pública de São Sebastião da

Grama foi uma das áreas que mais progrediu nos últimos anos. Usuários

de atendimento público, sobretudo de espe-cialidades médicas, podem comprovar esta afirmação.

Foram quatro ESFs implantados, reformas da Santa Casa e Pronto Socorro, readequa-

ção do Centro de Saúde, Implantação da Clínica Saúde da Mulher, e ainda, inúmeras aquisições de

equipamentos e veículos para a Saúde Pública. E não foi só isso, nos últimos 7 anos, a prefeitura investiu

mais de 3,5 milhões em médicos e exames.Vale ressaltar a integração de importantes parcerias que

intensificam a atuação da Saúde Pública e a qualidade de vida da família gramense, tais como o Consórcio de Desen-volvimento Regional – CONDERG, que administra o Hospital Regional de Divinolândia, conveniado com a Universidade de Ribeirão Preto (USP) e com a UNICAMP, e também, o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Casa Branca, que oferece 21 especialidades médicas e mais de 20 tipos de diagnósticos de apoio.

Nos últimos anos o municí-pio recebeu quatro ESFs (Estratégias de Saúde da

Família). Três na cidade: ESF Sul, instalada no Centro de Saú-de local, ESF Saúde Certa, loca-lizada no Jardim São Sebastião, ESF Central, estratégia implantada pró-xima à Santa Casa e o Pronto Socorro, e na zona rural, a ESF João Archanjo, re-presentada por uma equipe volante que atua a cada dia da semana em um ponto da zona rural, de modo que a prestação deste serviço atinja todas as famílias, até mesmo as que residem nos locais mais distantes e de difícil acesso.

As Estratégias de Saúde das Famí-lias são formadas por uma equipe básica multidisciplinar, composta por dentista, pediatra, fisioterapeuta e psicólogo, além destes profissionais, 27 agentes comuni-tários de Saúde garantem a cobertura de 100% do município através de suas vi-sitas domiciliares, que facilitam agenda-mentos de consultas e exames, entregas de diagnósticos, pesquisas e orientações de saúde.

Além das ESFs, integram a Saúde Pú-blica de São Sebastião da Grama, o Cen-tro de Saúde, a Clínica Saúde da Mulher, o Pronto Socorro 24 horas, a Central de Ambulância e a Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

ESFs

68 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 69: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E

ResolutividadeO foco do programa é resolutividade,

procedimentos que antes demandavam tempo, sendo possíveis de serem resol-vidos apenas fora do município são reali-zados agora na própria clínica. As pacien-tes não precisam mais se deslocar para centros maiores, uma vez que o programa oferece uma série de diagnósticos e exa-mes clínicos de última geração, o resul-tado resume-se em economia para a ad-ministração e conforto para as mulheres gramenses.

A Clínica Saúde da Mulher Nota 10 foi inaugurada janeiro deste ano (2012), mas programa teve início em 2011, tendo sido

criado exclusivamente para cuidar e hu-manizar o atendimento às mulheres de Grama. “

O programa “Saúde da Mulher” conta com equipamentos atualizados e de últi-ma geração, que garantem a qualidade no tratamento e nos acompanhamentos das gestantes e de mulheres de diversas faixas etárias, desde as adolescentes até a melhor idade.

A clínica atende cerca de 100 mulhe-res mensalmente. A triagem para o aten-dimento é feita pela Estratégia de Saúde da Família, da qual a paciente faz parte, que avalia a necessidade da realização de exames específicos e acompanha-mento profissional.

“Temos muito que comemorar com a Clínica Saúde da Mulher, que tem de-monstrado dia-a-dia importantes resultados, que comprovam a eficiência no atendimento, graças a ações rápidas, capazes de solucionar de forma eficaz casos mais complexos como câncer de colo do útero, mama, entre outros diagnósticos que requerem experiência profissional e agilidade no proce-dimento clínico. Com Rôrô e Dr. Ricardo eleitos, daremos continuidade a este importante trabalho e intensificaremos ainda mais nossa atu-ação”, Dr. Paulo Cossi é médico ginecologista responsável pelo Programa Mulher Nota 10.

Saúde da Mulhernota10

Dr. Paulo Cossi

A clínica Saúde da Mulher - Mulher nota 10 – proporciona um atendimento ginecológico obstetra de alto nível, que garante eficiência

nos atendimentos, principalmente das gestantes, e bem estar a todas as mulheres do município, que teêm à sua disposição exames de ultrassono-grafia, colposcopia e papanicolau.

Médico Ginecologista

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 69

Page 70: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE

3º2º

1ºSonhos idealizados, Metas traçadas,Promessas lançadas e cumpridas!

Todos profissionais da Saúde pas-saram por capacitações com a equipe do SAMU de Poços de

Caldas, São João da Boa Vista e pro-fissionais de Saúde do município e do Estado.

A equipe sanitária e epidemiológica também foi preparada e estruturada para trabalhos de prevenção, especifi-camente para o caso de Dengue.

O município conta com cinco ambu-lâncias com maca, três Kombis, um mi-cro ônibus e uma Ducato, que viajam diariamente, além de um Gol na Ge-rência de Saúde e ainda, um Fiat Uno e uma Saveiro a serviço da Vigilância Sanitária. Todos os veículos resultam em um custo mensal de R$ 40 mil re-ais, valor pago por meio de recursos próprios.

Estruturação

As ESFs são mantidas por um custeio de R$ 80 mil mensal, sendo R$ 66 mil provenientes do Ministério da Saúde e o restante completado com recursos próprios do município.

O Pronto Socorro é mantido com R$ 125 mil reais mensais.O Investimento total na Saúde é de R$ 380 mil reais por mês,

em média.

Investimentos

Importantes índices foram alcançados nos últimos anos, tais resultados comprovam que a Saúde Pública de Grama está no

caminho certo.

Resultados

1º lugar Estadual

3º lugar Nacional

OdontologiaPrêmio Brasil SorridenteO índice de desenvolvimento do SUS, realiza-

do pelo Ministério da Saúde, apontou São Sebastião da Grama em primeiro lugar na

região nos atendimentos do Sistema Único de Saú-de. Tal resultado mostrou que o acesso e a qualida-de dos serviços de Saúde oferecidos, colocam mais uma vez a cidade como referência regional.

lugar no Índicede Desenvolvimento SUS1º

70 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 71: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E

o

Em São Sebastião da Grama, a mor-talidade infantil ocorria no período entre o nascimento e os 28 dias

de vida. Em 2010 os coeficientes apontaram pela primeira vez na história do município um Índice de Mortalidade Infantil 0 (zero),

em 2011 este indicador foi man-tido, completando dois anos consecutivos com mortalidade infantil ZERO. Tal resultado é as-sociado e comemorado graças a importantes ações como:

Zero

• Implantação de ESF’s (Estratégia/Postos de Saúde da Família);

• Pediatra em todas as Unidades de Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento;

• Pré-natal na Atenção Básica, com reali-

zação de todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde, com no mínimo sete consultas durante o pré-natal;

• Grupos de Gestante para orientação e acompanhamento da gravidez;

• Visita domiciliar de técnicas, enfermeiras e pediatra a partir da primeira semana até o bebê completar 1 ano de vida;

• Parceria com a Santa Casa de Miseri-córdia para a realização dos partos, com direito à obstetra, anestesista e pediatra;

Com isso o índice de mortalidade infantil,

até 5 anos, ézero

no município

Óbitos infantis por faixa etária 2004/2011 em S.S. da Grama

Mortalidade Infantil

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 71

Page 72: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE Equipamentos

adquiridos 2005 a 201201 câmara de conservação de vacinas microprocessada04 divas para exame02 balanças eletrônicas adulto02 balanças eletrônicas pediátricas04 focos de luz para exames clínicos01 eletrocardiograma01 colposcópio01 Autoclave VerticaL02 Mesa redondas para reunião02 arquivos de aço08 armários de madeira alto com 2 portas03 armários de aço alto com 2 portas06 mesas de escritório02 longarinas de 4 lugares15 cadeiras04 computadores04 impressoras

ESFs

Pronto Socorro01 monitor multiparâmetro para Pronto02 regulador de oxigênio01 carro maca rodízio, 3 grades e suporte móvel para soro.02 oximetros de pulso portátil01 desfibrilador externo para Pronto Socorro10 porta soro regulável01 micro motor compacto e anatômico de alto torque01 eletrocardiógrafo portátil02 carros curativos com tampo de aço inox01 respirador portátil04 suportes braçadeira05 aparelhos de pressão arterial01 detector fetal de mesa sonar p/ batimentos cardíacos fetais01 mesa ginecológica 05 máscaras de vinil com tubulação de oxigênio adulto05 máscaras de vinil com tubulação de oxigênio infantil

72 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 73: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E2005 a 2012

Saúde Bucal01 cadeira odontológica móvel04 fotopolimerizadores03 aparelhos de profilaxia odontológica05 consultórios odontológicos completos03 Amalgamadores03 Autoclaves02 Compressores Odontológicos

Fisioterapia01 ondas curtas03 ultrassons para fisioterapia02 eletroestimuladores01 infravermelho01 tablado02 espelhos para postura02 conjuntos de rolo de posicionamento02 conjuntos de pesos02 massageadores

201205 armários vitrine05 cadeiras de rodas02 carros de curativo01 banqueta giratória06 escadas de dois degraus01 foco de luz01 forno de microondas30 instrumentos cirúrgicos02 mesas de exame clínico07 suportes de soro com 04 ganchos02 balanças antropométricas adulto02 balanças antropométricas infantil digitais02 ar condicionado de 9000 BTUS03 mesas tipo escritório com duas gavetas e chave04 focos de luz06 glicosímetros01 aspirador portátil02 mesas para exames05 armários de metal com 2 portas24 cadeiras02 mesas de reunião01 aparelho de TV01 projetor datashow01 aparelho de DVD01 computador com impressora01 aparelho de som01 cadeira giratória com 5 rodízios e encosto01 banqueta giratória ou mocho02 biombos02 detectores fetais e estetoscópio de Pinhard01 mesa para exame ginecológico02 mesas auxiliar com rodízio02 negatoscópios02 otoscópios

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 73

Page 74: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE • Reforma do telhado de toda Santa

Casa.• Troca de todo engradamento.• Troca de todas as telhas.• Reforma de calhas, emborcamento,• Condutores de chuvas,etc.• Retirada do forro antigo.• Troca por forro de plástico.• Reforma da parte elétrica.• Ampliação e reforma do Raio-X.• Novas salas de espera e de revelação• Novos banheiros.• Reforma do isolamento da sala do

Raio-X.• Reforma e ampliação da cozinha,

com nova dispensa, sala de lavagem da louça suja, nova central de gás, e instalação de aquecedor solar.

• Reforma dos quartos e sanitários da ala masculina.

• Reforma dos corredores, sala da en-fermagem, farmácia, e rouparia com troca de piso, instalações elétricas e hidráulicas.

• Reforma e ampliação da pediatria, com dois novos sanitários, brinquedo-teca, lactário e rouparia.

• Reforma geral do saguão de entrada com nova portaria e sala de espera.

• Reforma da secretaria, sala da direto-ria e sanitário.

• Reforma dos quartos e sanitários da ala feminina.

• Reforma dos corredores, consultório médico, vestiário da enfermagem, refeitório dos funcionários e sala dos médicos.

• Pintura Externa;• Jardinagem;

• Pavimentação;• Central de Esterilização;• Necrotério;• Depósito lixo hospitalar;• Reconstrução parcial dos muros dani-

ficados;• Iluminação Externa;• Construção da sala de exame (ultras-

son), sala de espera e consultório;

• Construção do dispensário de medi-camentos;

• Reforma do Centro Cirúrgico;• Reforma dos apartamentos• E pintura em epóxi nos ambientes

reformados e construídos.

• 01 carro maca para transferência – mod. md-070g, marca dáquino

Santa Casa

Reforma Externa - 2009

Reforma Interna - 2006

74 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 75: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E

• 01 carro maca para transferência – mod. md-070g, mar-ca dáquino

• 01 cardioversos bifásico modelo life 400 plus futura, marca cmos drake

• 01 foco cirúrgico de teto 01 cúpula modelo lux-• 100, marca ortosíntese• 01 monitor multiparametrico modelo pm 9000 express,

marca mindray• 01 mesa para alta cirurgia modelo mc-457, marca orto-

síntese• 01 aparelho de anestesia modelo fuji maximus, marca

ktk• 01 oximetro de pulso com curva moedlo oxifast mr. ktk• 20 camas fawler hospitalar com colchão• 06 berços para recém nascido com colchonete• 10 mesas para refeição com rodízios• 04 camas infantil quadrada com rodízios• 24 suporte para soro• 01 cama fawler infantil• 01 carro transporte de roupa suja• 01 carro transporte de roupa limpa.• 01 autoclave horizontal• 30 escadas com 2 degraus• 01 maca para transporte• 02 camas fawler com grades• 04 cama fawler• 01 detector de batimento cardio-fetal• 01 oximetro de pulso• 01 foco cirúrgico de teto• 01 bisturi cirúrgico• 01 aspirador cirúrgico• 01 monitor cardíaco• 01 aparelho de anestesia

EquipamentosAdquiridos 2010

Rôrô e Dr. Ricardo, vão trazer novas modalidades de cirurgias para a Saúde na cidade

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 75

Page 76: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE

01 bisturi eletrônico01 cardiotocógrafo01 pinça hartmann01 colposcópio01 mesa ginecológica01 geladeira 01 fogão01 mesa de escritório04 instrumentos cirúrgicos07 eletrodo médicos

01 mesa auxiliar01 aparelho de pressão01 balança antropométrica adulto digital02 ventiladores de pé01 eletrocautério01 aspirador para pequena cirurgia01 foco de luz

01 fiesta azul 200601 gol branco 200801 uno mille 201002 kombs 200702 kombs 201001 ambulância 200602 ambulâncias 200801 ambulância 201001 ducato 201001 montana 2010

ConstruçõesESF “Saúde Certa” – Jd. São Sebastião – 2007ESF “João Archanjo” – Fazenda Sertãozinho – 2008ESF “Central” – 2012

ReformasCentro de Atendimento Odontológico – 2005Unidade de Saúde da Santa Alina – 2006Centro de Saúde – 2007Central de Ambulância – 2007Saúde da Mulher (“Mulher Nota 10”) – 2012

Saúdeda Mulher

Aquisiçãode Veículos

76 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 77: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

ESão Sebastião da Grama é um dos 16

municípios da região beneficiados com o serviço oferecido pelo Conderg

– Consórcio de Desenvolvimento da Região de São João da Boa Vista. O prefeito Emi-lio é o atual presidente do Consórcio, que administra o Hospital Regional de Divinolân-dia (CONDERG), o Ambulatório Médico de Especialidades- AME de Casa Branca e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU Regional São João da Boa Vista.

Além de São Sebastião da Grama o Hos-pital Regional de Divinolândia atende outros 15 municípios da região: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolân-dia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Anualmente são realizados cerca de 145

mil procedimentos. São mais de 12 mil aten-dimentos e mais de 360 cirurgias realizadas mensalmente para uma população de apro-ximadamente 500 mil habitantes.

Além das 11 especialidades médicas pres-tadas por profissionais conveniados da USP e UNICAMP, o Complexo Hospitalar conta

com um C e n t r o de Rea-bilitação N e u r o -l ó g i c a - Solar das Mag-nólias e com o C e n t r o Oftalmo-

lógico Prof. Dr. Newton Kara-José, referên-cia em oftalmologia no Estado.

Integração:CondergHospital Regional de Divinolândia

• Otorrinolaringologia• Ortopedia• Dermatologia• Mastologia• Endoscopia Digestiva• Neurologia• Oftalmologia• Reabilitação Neurológica• Reabilitação Física• Reabilitação Auditiva• Reabilitação Visual

Especialidadesdo Hospital Regional:

Mais de 300 pacientes de São Sebastião da Grama são atendi-dos mensalmente pelo Hospital.

Emilio é presidente reeleito do Consórcio regional responsável pela administração do Hospital

Regional de Divinolândia, do AME - Casa Branca e do SAMU, Rôrô

também estará entre os prefeitos responsáveis por esta adminis-

tração e dará continuidade à este importante trabalho.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 77

Page 78: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE

O hospital oferece serviço oftalmo-lógico desde 1987 e é referência em todo o Estado, graças a um

convênio firmado entre a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, a Di-reção Regional de Saúde - DIR XX - e o Conderg.

No início deste ano, o Hospital recebeu a nova Clínica Oftalmológica “Dr. Newton Kara José”, que conta com uma área de 1.250 m², dividida entre, 5 consultórios,

12 salas de exames e ampla recepção; Um investimento de R$ 1.528.000,00, entre obras, móveis e equipamentos.

Com a construção do Centro Oftalmo-lógico, o Conderg foi credenciado como referência nacional em Oftalmologia e desde maio, a unidade passou a oferecer um atendimento integral ao paciente por-tador de glaucoma, através de consultas, exames e dispensação de colírios.

O AME Casa Branca – Ambulatório Médico de Especialidades, inaugurado em maio de

2012, somou e intensificou a qualidade da saúde regional. Cerca de 250 pacientes gramen-ses são beneficiados mensamen-te pelas 21 especialidades oferecidas e pelos 20 tipos de diagnósticos. O ambulatório conta com uma eficien-te equipe de médicos especialistas e equipamentos de última geração para a realização de exames e diag-nóstico precoce de doenças.

Ambulatório Médico de EspecialidadesAME de Casa Branca

Centro OftalmológicoProf. Dr. NewtonKara-José

A chegada do Dou-tor Ricardo vem para somar nosso governo,

fortalecer e ampliar os serviços de Saúde

Pública de São Se-bastião da Grama.

78 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 79: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E

O governo Rôrô vai fortalecer e ampliar todos os ser-viços de atendimento público de Saúde no município.

Acupuntura Alergologia Cardiologia Cirurgia Geral Cirurgia Vascular Dermatologia Endocrinologia Endocrinologia Infantil Gastroenterologia Hematologia Infectologia Mastologia

Nefrologia Neurologia Neurologia Infantil Obstetrícia de Alto Risco Ortopedia Pneumologia Proctologia Reumatologia Urologia

Serviços deapoio diagnóstico

Anatono patológico Biopsia de próstata Cistoscopia Ecocardiografia Eletrocardiografia Eletroencefalografia Eletroneuromiografia Espirometria Estudo urodinâmico Exames laboratoriais Holter Mamografia Mapa PAAF Mama e Tireóide Raio X Retossigmóidoscopia Teste Ergométrico Tococardiografia Ultrassonografia US Doppler

Especialidades Médicasoferecidas pelo AME:

• Manter todos os programas em andamento

• Manter controle dengue zero

• Concluir reformas das unidades rurais

• Implantar o SAMU

• Em parceria como Governo do Estado, ampliar as ações do Conderg e AME

• Construção de mais uma UBS – em local a ser definido

• Contratar médico para atender durante a noite na Unidade Saúde Certa

• Entrega de medicamentos na unidade Saúde Certa

• Farmácia básica no PPA nos finais de semana

• Contratação de pediatra para atender aos finais de semana

• Ambulância exclusiva para zona rural

• Implantação do Ticket Alimentação aos Agentes Comunitá-rios de Saúde e funcionários do Pronto Socorro (Ampliação do convênio com a Santa Casa)

• Estruturar e ampliar os dois Centros Cirúrgicos da Santa Casa

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 79

Page 80: Plano de Ação Roro 55

SAÚ

DE

Nossos projetos já estão prontos e com certeza esta será uma das primeiras ações a serem executadas pelo nosso governo.

Queremos conquistar o atendimento de Excelência e Huma-nização que a família gramense tanto merece. Para isso:

Humanização

Jardim São SebastiãoAtendendo a pedidos dos munícipes residentes nas proximidades do bairro Jardim São Sebastião, vamos colocar um médico à disposição da população duas vezes por semana no período noturno para atender na Estratégia de Saúde da Família “Saú-de Certa”.

Vigilância SanitáriaDentro da área da Vigilância nos empenha-remos para manter o controle da Dengue ZERO no município, com serviços e cam-panhas de conscientização da população e limpeza de terrenos e áreas de risco.

Centro de Recuperação, Abrigo e Doação de Animais - CRADAPor entendermos a real necessidade de um espaço destinado para o abrigo e recuperação de animais de rua, vamos implantar o CRADA – Centro de Referên-cia, Abrigo e Doação de Animais, um local estruturado, com serviços de castração e profissionais de apoio dis-poníveis para este fim.

•Todos os programas e parcerias de sucesso serão mantidos

• Mais médicos e especialistas serão oferecidos de acordo com a necessidade do munícipe

• O transporte de pacientes para grandes centros também será humanizado, desde a parte física, incluindo qualidade dos veí-culos, até atendimento e receptividade dos profissionais, para os pacientes que necessitarem do serviço de viagens mais distante, nos preocuparemos em oferecer água e frutas.

Queremos que o atendimento de excelência atinja 100% do município, por isso vamos implantar:

• Mais postos de Saúde na zona rural• Antigas escolas serão reformadas

80 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 81: Plano de Ação Roro 55

SAÚD

E

Também instalaremos o serviço SAMU no nosso município. O Servi-ço Regional de Atendimento Móvel

de Urgência foi inaugurado recentemente em São João da Boa Vista e contempla nove municípios da região, em breve São Sebastião da Grama também terá à sua

disposição uma ambulância SAMU para os atendimentos de urgência e emergên-cia, em toda a cobertura municipal, inclusi-ve residências, vias públicas e zona rural.

SAMUServiço de Atendimento Móvel de Urgência

Em parceria com o Governo do Estado vamos trabalhar para ampliar as ações do Conderg e AME e favorecer nossos munícipes e toda a nossa região que também carece destes serviços.

Fortalecer serviço do

Conderg e AME

“A atual eleição deverá definir a continuidade do cres-cimento de Grama. Todos devemos fazer a seguinte

pergunta:

A continuidade é benéfica para a nossa cidade?

Se fizermos uma análise, realista e coerente, veremos que a continuidade de uma administração segura e confiável, vai nos dar a certeza de novas conquistas.

É oportuno observarmos o quanto que as nossas vidas e a de nossos filhos melhoraram e o quanto a

cidade é mais linda e mais próspera.

Por isso que o Rôrô e Dr. Ricardo representam a conti-nuidade de uma administração sem riscos”,

Dr. Moacyr Gomes Nabo Filho, Médico Dermatologista – Atende cerca de 40 pacientes/mês e 300/ano. Nestes 7 anos e meio foram mais de 2.500 consultas disponibilizadas à população gramense.

Com Rôrô, Dr. Moacyr reafirma a continuação de seus trabalhos.

Rôrô, Dr. Moacyr, Emílio e Alê.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 81

Page 82: Plano de Ação Roro 55

AGRI

CULT

URA

São Sebastião da Grama possui mais de 80% da sua economia local liga-da à agricultura. O município é re-

conhecido pela produção de cafés de alta qualidade. A região é responsável pelo cul-tivo de quase 18 milhões de pés de cafés.

A agricultura também é destaque na

área da suinocultura e produção de ma-cadâmias e eucaliptos. Por entender que o perfil econômico do município é basica-mente ligado à agricultura, Rôrô vai reco-nhecer e valorizar o trabalho do homem do campo, impulsionanando assim, o desen-volvimento da economia local.

O pensamento sustentável sem-pre esteve à frente dos projetos exe-cutados no município, em especial

daqueles em prol da agricultura.

Agricultura

82 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 83: Plano de Ação Roro 55

AGRICU

LTURAEntende-se por agricultura susten-

tável aquela que procura estabele-cer, de forma permanente, uma alta

produtividade do solo, de tal forma a con-servar e restabelecer um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Em outras palavras, Agricultura Sustentável suben-tende o aumento da Viabilidade Econômi-ca e da Qualidade de Vida da população.

Para viabilizar este conceito, a prefeitu-ra melhorou todos os acessos às proprie-dades rurais do município. Um dos mais importantes passos foi a assinatura do convênio “Melhor Caminho”, durante o go-verno de Serra. O programa melhorou por completo o acesso às propriedades rurais, após a recuperar estradas, com conserva-ção do solo e água. O Melhor Caminho foi responsável pelo escoamento da safra e por melhorias do acesso às escolas e do tráfego em geral.

AgriculturaSustentável

“Queremos intensificar o sistema de conservação das estradas ru-rais. Também já está em processo de licitação a aquisição de dois ca-minhões basculantes, uma retroescavadeira e uma motoniveladora, para uso contínuo na manutenção das estradas”.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 83

Page 84: Plano de Ação Roro 55

AGRI

CULT

URA

Para acelerar a econo-mia local também foram colocadas 12 pontes metá-licas, tanto no perímetro ur-bano, quanto rural.

Um caminhão com Má-quina para beneficiar café e um Despolpador foram ad-quiridos pela administração para atenderem às necessi-dades dos produtores.

Reconhecemos a importância do ho-mem do campo e valorizamos seu tra-balho, por isso adquirimos

• Caminhão Com Máquina para beneficiar café

• Trator cabinado

•Trator com despolpador

•Caminhão basculante

• 2 Retroescavadeiras

• 1 Motoniveladora

• 1 Pá Carregadeira

• 1 Trator de esteira

• Carretas, roçadeiras, grades, arados

Rôrô e Dr. Ricardo vão instalar duas patrulhas agrícolas du-rante os 7 dias da semana e ainda, oferecer manutenção nes-

tes veículos no local em que estiverem trabalhando

= Mais agilidade no Serviço Rural

84 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 85: Plano de Ação Roro 55

AGRICU

LTURA

“Vamos ampliar esforços para acelerar as obras do asfaltamento da Rodovia Eco-lógica São Domingos (Grama-Poços);

E ainda, promover a manu-tenção da frota e adquirir novos veículos e equipamentos para a patrulha Agrícola, principalmen-te caminhões”.

A Certificação das Propriedades Rurais é outra grande preocupação da adminis-tração Rôrô e Dr. Ricardo

Criado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº. 10.481, de 29 de dezembro de 1999, o selo Produto de São Paulo faz parte do sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais.

Rôrô e Dr. Ricardo assumem o compromisso de fortalecer o apoio aos produtores rurais, atra-

vés de importantes programas que vão ao encontro da Certificação das pro-priedades.

A certificação das propriedades con-siste na verificação de todo o proces-so produtivo, bem como na responsa-bilidade social e ambiental, de modo que seja oferecido o melhor produto ao consumidor e, desta forma, aumente a competitividade do agronegócio paulis-ta nos mercados internos e externos.

A administração Rôrô e Dr. Ricardo vai oferecer todo o suporte necessário para que os produtores busquem e al-cancem a certificação de suas proprie-dades para que assim, aumentem sua produtividade e atinjam o reconheci-mento pleno.

Em busca da Certificação

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 85

Page 86: Plano de Ação Roro 55

AGRI

CULT

URA Agrosebrae

O programa Agrosebrae que já acontece no município marca o início da busca pela certificação.

O Programa tem a finalidade de melho-rar a competitividade dos pequenos pro-dutores rurais, baseada em três pilares: melhoria de processos, melhoria de pro-dutos e mercado.

Em São Sebastião da Grama, 19 pro-dutores rurais participam do programa. O AGROSEBRAE oferece ao produtor consultorias tecnológicas (inovação do produto ou processo), oficinas de gestão, dias de campo para difusão de novas

tecnologias e participação em missões técnicas e feiras.

Os benefícios oferecidos pelo progra-ma são visíveis no Município e nas pro-priedades rurais em que é desenvolvido, pois através dele é possível observar vantagens como: o desenvolvimento das mesmas, capacitação de gestores e pos-sibilidades de acesso a novos mercados.

Alem deste, Rôrô vai investir na via-bilização de cursos de acordo com a ne-cessidade dos agropecuaristas. Ex: ali-mentação de bovinos, manejo, colheita e preparo do café.

86 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 87: Plano de Ação Roro 55

AGRICU

LTURA

1. Vamos incentivar a diversificação de produtos e subprodutos para agregar valores à renda do produtor.

2. Nos comprometemos a elaborar banco de dados referentes aos prin-cipais produtos agrícolas da região, tais como preços, mercado externo, condições climáticas.

3. Buscaremos programas específicos para agricultura familiar com finan-ciamentos voltados para as ativida-des, em parceria com a CATI

4. Com Rôrô e Dr. Ricardo Grama vai ganhar um viveiro municipal com ár-vores frutíferas e nativas, visando a reconstituição das matas ciliares das propriedades do município, segundo as normas do CONAMA (CONSE-LHO NACIONAL DO MEIO AMBIEN-TE) será mais uma conquista para os próximos quatro anos.

5. Vamos pleitear a construção de um galpão para armazenamento de café de todos os produtores do Município

6. Será estudada a implantação de uma central de dados mercadológicos referentes à região, em tempo real através de painel informativo dentro da Casa de Agricultura, visando a in-formação do produtor por ocasião da comercialização de seus produtos.

7. Outra inovação para a área da agri-cultura nos próximos anos será a criação da feira do produtor, estimu-lando a venda de produtos da região e gerando renda ao cidadão.

8. Vamos, ainda, incentivar a constru-ção de hortas comunitárias em bair-ros, vilas e escolas para o abasteci-mento e enriquecimento da merenda escolar.

9. Os munícipes também podem aguar-dar a criação de um varejão de pes-cado para venda de animais vivos à população mais carente, a preços acessíveis, através da criação de tanques redes para captação dos peixes.

10. Nosso programa de preservação das minas d’água, identificadas ge-ograficamente e monitoradas pela Prefeitura, nas propriedades rurais serão fortalecidos e novas mudas serão doadas aos produtores para o plantio ao redor das nascentes visan-do a sua preservação e conservação.

11. Vamos incentivar a criação de núcleos de associações, em diferen-tes bairros rurais, visando a união de produtores. Ex.: Bairro Anhumas, Fartura, São Domingos.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 87

Page 88: Plano de Ação Roro 55

AGRI

CULT

URA Assistência

ItineranteO Produtor vai receber em sua proprie-

dade uma assistencia itinerante, onde estarão disponíveis serviços como:

• INCRA, • RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS, • LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, • CONTRATOS DE SAFRISTAS, ETC.

Estimularemos a diversificação de ati-vidades, como a caprinocultura e ovino-cultura, facilitando o acesso ao pequeno produtor e agregando valor e renda ao mesmo. O projeto também inclui a distri-buição de leite dos caprinos na merenda escolar, com maior teor de cálcio e bene-ficiando também as crianças que não tem tolerância ao leite de bovinos.

Diversificaçãode atividades

88 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 89: Plano de Ação Roro 55

AGRICU

LTURARôrô vai fazer um parque de ex-

posições para mostra de produtos e animais do município. Tais como:

BOVINOS DE LEITE,BOVINOS DE CORTE,OVINOS,CAPRINOS,EQUINOS,MUARES, ETC...

Vamos incentivar a criação de Asso-ciações de Apicultores para venda de seus produtos e subprodutos.

Apicultura

Parque deExposições

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 89

Page 90: Plano de Ação Roro 55

AGRI

CULT

URA

• Promover convênio entre a Prefei-tura e Faculdades para elaboração de análises de solo e foliar dos dife-rentes produtos cultivados no muni-cípio.

• Criar uma patrulha rural permanen-te, composta de equipamentos para manutenção de estradas rurais, tais como motoniveladora, retroescava-deira, pá carregadeira, caminhões basculantes, rolo compactador, ca-mimhão irrigadeira, trator de pneu e enxada rotativa.

• Criar uma equipe técnica, visando o aprimoramento de conhecimentos para a realização destes serviços

• Elaborar palestras em diferentes bairros do município, identificando problemas nas estradas e áreas lin-deiras juntamente com produtores, procurando soluções.

• Conscientizar produtores na trans-posição de águas pluviais em suas propriedades, através de tubula-ções transversais.

• Conscientizar produtores para pro-teção de nascentes nas proprieda-des com a construção de caixas d’água de contenção das águas pluviais nas laterais das estradas.

• Firmar parcerias com produtores rurais na disponibilização de ma-teriais para conservação estradas rurais (material granular – cascalho de cava).

• Criar mapa rodoviário municipal, com a inclusão de estradas, identifi-cando-as por siglas e números com suas respectivas quilometragens.

• Elaborar um cronograma de atu-ação para manutenção das estra-das rurais, priorizando os locais de maior necessidades.

• Elaborar custos de implantação e custos anuais de manutenção pre-ventiva das estradas rurais

• Disponibilizar local apropriado para depósito de materiais granulares ( pedra britada, cascalho de cava).

Mais Ações

90 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 91: Plano de Ação Roro 55

AGRICU

LTURA

“Neste século XXI temos o grande desafio de construir uma cidadania sustentável, equilibrar a balança entre o desenvolvimento econômico,

a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Porém é necessário mudar nossas atitudes cotidianas, apostar em governos que apresentem medidas voltadas para a sustentabilidade e asso-ciarmos novos padrões de consumo, com hábitos saudáveis e medi-das de combate ao desperdício. Só assim poderemos, unidos à forca

política local e à nossa própria conscientização, melhorarmos nossa qualidade de vida e a de todos que nos cercam.

Pautados em idéias SUSTENTÁVEIS, eu acredito no go-verno de Rôrô e Dr. Ricardo para exercerem uma cidada-

nia ambiental e garantirem um futuro promissor para a querida Grama ”,

• Revitalizar rios: Fartura e São Do-mingos, combater erosão, evitar assoreamento de rios e córregos, através de ações de preservação de suas margens.

• Promover conscientização dos pro-dutores sobre despoluição de cór-regos, rios e açudes no lançamento de dejetos sólidos e líquidos (churu-me de bovinos e suínos), resíduos líquido proveniente do processo de despolpa do café cereja).

• Viabilizar ações de controle e revi-talização da bacia do Rio Anhumas, com a preservação de suas áreas lindeiras ( mata ciliares e nascen-tes), visto que é a água de abasteci-mento de nossa cidade.

• Promover saneamento básico atra-vés de parceria com órgão estadu-

al e federal na construção de focas sépticas, melhorando a qualidade de vida do homem do campo. Me-lhoria das águas dos rios e riachos onde os resíduos são lançados.

• Firmar parceria entre Faculdade e Prefeitura na adoção de práticas de manejo na exploração do bovino cultura de leite e corte.

• Adquirir botijão e equipamentos de

inseminação artificial para melhoria genética do rebanho tanto de leite como de corte do município, benefi-ciando principalmente os pequenos e médios produtores, facilitando o acesso às técnicas de produção visando maior lucro, melhorando a sua condição de renda, proporcio-nando melhor vida para as suas fa-mílias.

Arnaldo Jardim Deputado Federal

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 91

Page 92: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S Grama fortaleceu nos últimos anos, as tradicionais

festas receberam novo espaço físico e estão ainda mais atrativas. O calendário de eventos do município também au-mentou com a chegada da Oktobergrama, su-cesso em 2011.

Na área cultural foram lançadas as Incubadoras de Culturas, já citadas no tópico Desenvolvimento Social.

Nestes espaços, crianças, jovens e adul-tos de diferentes faixas etárias são incen-tivados à prática da cultura musical. Men-salmente os programas colocam cerca de 250 pessoas em contato com a musicali-dade. Em uma das incubadoras desenvol-ve-se o Projeto Guri do Governo Federal, o programa foi responsável pela capa-citação musical de mais de 700 jovens

no município, atualmente o projeto conta com 200 inscritos. Um segundo espaço foi adaptado na cidade para dar continuida-de ao programa e resgatar a Corporação Musical, a antiga Sedinha foi restaurada e voltou a ser o ponto de encontro dos músi-cos da cidade, que agora compõem a Or-questra Experimental Municipal, formada por 36 jovens e adultos

MusicalidadeCom Rôrô,

Cultura e Eventosestão garantidos!

92 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 93: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

Em janeiro a Praça da Matriz de Grama torna-se mais animada com a tradicional Festa de São Sebastião. Após 50 anos, o evento ganhou uma estrutura fixa e

reforçada para melhor acomodar a população e atrair cada vez mais visitantes.

A festa do Padroeiro do município poderá contar com mais apoio e reforço da atuação da administração para que o evento cresça mais e mais e atraia ainda mais famílias de Grama e visitantes.

Com Rôrô,Cultura e Eventos

estão garantidos!

Rôrô vai ampliar e fortalecer o calen-dário de festividades no município

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 93

Page 94: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S

CarnagramaFevereiro é o mês do Carnagrama,

evento tão esperado durante todo o ano pelos foliões. O Carnagrama

foi implantado no início do primeiro mandato, há 8 anos e contou com a organização do Rôrô, que acreditou e não mediu esforços durante todos estes anos para que o evento se tor-nasse cada vez melhor.

A cada ano o Carnagrama registra a passagem de mais de 4 mil foliões por noite. Hotéis e chácaras da cidade ficam lotados com a vinda dos turistas atraídos pelo carnaval. O Carnagrama e referên-cia em toda a região pela segurança e qualidade do evento. São quatro noites e duas matinês de muita com desfiles de escolas de samba e blocos.

94 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 95: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

Rôrô garante fazer do Carnagrama um dos mais

animados eventos do muni-cípio, com bandas de qualida-de e estruturação de primeira para melhor acomodar os fo-

liões e a família gramense.

O Carnagrama é sucesso graças ao Rôrô!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 95

Page 96: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S

OOff Road acontece entre os meses de abril e maio é um dos maiores eventos sobre rodas do Estado e atrai trilheiros

de todo o Brasil, graças à qualidade do evento e principalmente às belezas naturais do município.

Off Road

96 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 97: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

O governo Rôrô e Dr. Ricardo vai re-forçar o Off Road e viabilizar a vinda de bandas e shows de sucesso.

Para que as festas no Clube da cidade voltassem a acontecer e para reforçar o sucesso do Carnagrama, Rôrô, que também integra a diretoria do C.L.R.G., tomou

as providências necessárias exigidas pelo Corpo de Bombeiros para a garantia da segurança dos jovens de Grama e região. Um hidrante foi inserido no exterior do Clube Literário e Recreativo Gramense para a proteção das pessoas em caso de incêndio.

As festas na cidade estão liberadas e a diversão dos jovens gramenses garantida graças ao Rôrô!

Festas no Clube Liberadas!Graças à atuação do Rôrô...

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 97

Page 98: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S

Em setembro é a vez do Pas-seio Ciclístico, evento promo-vido pela APAE e apoiado pela

prefeitura, empresários e parceiros. O passeio acontece no dia 7 de setem-bro, quando centenas de bikes saem às ruas para participarem da ação em benefício da instituição.

Rôrô vai apoiar ainda mais o evento e garantir que a APAE alcance os objetivos estabe-lecidos para que seus alunos recebam um atendimento hu-manizado e merecido.

PasseioCiclísticoA

poio total!

98 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 99: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

Oktobergrama

A Oktobergrama foi um sucesso no seu primeiro ano de lançamento e vai ser por mais este ano com as

brilhantes atrações que já estão programadas para acontecer. A festa foi criada com o apoio do Rôrô e da atual administração que buscaram incluir uma festa típica ao calendá-rio oficial de festividades da região. Durante os dias de evento, além das animadas atra-ções musicais com shows, produções e dan-ças típicas alemãs, o público confere também um variável cardápio com curiosas comidas típicas e além claro, de muito chope.

Rôrô criou a Oktobergrama, mais uma festa para a alegria

da família gramense!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 99

Page 100: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S

Neste ano a cidade comemora 141 anosE merece um aniversário nota mil! Os munícipes podem aguardar que a melhor festa está pra chegar, com atrações exclusivas e esperadas. Com Rôrô prefeito as comemorações de abiversário do município serão ainda maiores.

anosLogo após a Oktobergrama come-çam as festividades de Aniversário da Cidade, comemorado no dia 04 de novembro, com desfiles, shows e atrações culturais durante toda a primeira semana do mês.

Durante seu governo, o aniversário da cidade será comemorado com atrações culturais, shows, desfiles, serestas e entretenimen-

tos para todas as idades durante todo o mês de novembro.

100 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 101: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

• O governo de Rôrô vai instalar uma In-cubadora de Turismo no município, no local serão desenvolvidas práticas de estímulo ao turismo local, bem como estudos de sua identidade e estratégias para atrair turistas e fomentar o desen-volvimento econômico do município.

• Dentro deste programa serão instaladas agências com monitores treinados para a receptividade dos turistas e espaços para que artesãos desenvolvam seu tra-balho e aumentem sua renda.

• Também faremos uma divulgação maci-ça do município nos meios de comuni-cação do Estado e Brasil. Ex: Caderno de turismo Estadão, da Folha, progra-mas de TV voltados ao turismo, etc;

• Diversão garantida!

• As festividades da nossa cidade se-rão mantidas e novas atrações farão parte do calendário de eventos local. Queremos nestes próximos anos le-var diversão e lazer aos munícipes e dar prioridade às boas atrações, co-modidade, segurança, enfim, tudo que significa a garantia da diversão da família gramense é meta garantida da administração Rôrô.

• Revitalização do Museu Araken Cruz

• Na parte cultural vamos trabalhar firme para providenciar novas instalações para abrigar o Museu Araken Cruz e aumentar o nosso acervo histórico por meio de campanhas junto à população;

• Cinema, teatro e orquestra para a diver-são em família

• Vamos oferecer acesso ao cinema, pe-cas teatrais e apresentações orquestrais à população.

• Também queremos trazer um evento voltado à moda de viola para o público adorador, como o Programa Viola Caipi-ra, da rede Globo.

• Eventos evangélicos

• Vamos apoiar e promover eventos evan-gélicos no município

• Natal premiado

• No final do anos vamos organizar a Pa-rada de Natal com concursos premiando as casas e lojas mais decoradas

A 1ª Cavalhada Festde São Sebastião

Rodeio Grama Country

E a grande atração para o calendário de eventos já está nascendo:

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 101

Page 102: Plano de Ação Roro 55

CULT

URA

E EV

ENTO

S Com Rôrô e Dr. Ricardo o“Faça o que eu Faço” será mantido!

Com o “Faça o que eu Faço” centenas de mulheres de Grama e de toda a região te-

rão a oportunidade de adquirir co-nhecimentos artesanais e aprimorar técnicas e habilidades, de modo que, o artesanato torne-se uma de suas maiores fontes de renda. Além das oficinas de artesanato, ministradas por renomados artesãos, o “Faça o que eu Faço” promove interação e motivação, através de palestras com técnicas de incentivo e valorização pessoal e profissional. O “Faça o que eu Faço” proporciona também um espaço para que artesãos do muni-cípio exponham e comercializem seu produto durante o evento.

Rôrô vai estimular o Turismo do artesanato

no município com o “Faca o que eu Faço”.

O Faça o que eu Faço é suces-so mantido e garantido durante a gestão de Rôrô e Dr. Ricardo.

Rôrô com Vitória Quintal e aapresentadora Bete Ribeiro da TV Aparecida

102 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 103: Plano de Ação Roro 55

CULTU

RA E EVEN

TOS

Em parceria com o Sebrae, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Íntegra), Associação dos

Cafeicultores do Vale da Grama, Sindi-cato Rural e produtores do município, Rôrô vai reorganizar a Cafexpo com o objetivo de alavancar a cafeicultura e elevar ainda mais o nome da cidade.

Rôrô vai inserir a CAFEXPO nocalendário oficial de festividades...

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 103

Page 104: Plano de Ação Roro 55

ESPO

RTES

O governo de Rôrô ga-rantirá o Programa Segundo Tempo. O

programa foi inserido no mu-nicípio em 2008 e é sucesso até os dias de hoje. A ação disponibilizada pelo Gover-

no Federal em parceria com a Prefeitura Municipal, objetiva viabilizar e ampliar o acesso à prática do esporte às crianças, adolescentes e jovens de 7 à 17 anos. O Programa Segundo Tempo é um dos maiores responsáveis pela formação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida, priorizando crianças e jovens em si-tuação de risco social.

O programa atende 600 crianças, jo-vens e adolescentes e possui 6 núcleos de funcionamento: Ginásio de Esportes Flávio Abbá, Complexo Educacional Ci-dade do Futuro, Escola Ilda Anadão Ros-si e Estádio Municipal João Machado.

O Segundo Tempo oferece 8 modali-dades esportivas: futsal, vôlei, futebol, atletismo, natação, basquete, hande-bol e ginástica rítmica, e 3 atividades pedagógicas: dama, xadrez e leitura.

Muitas foram as ações realizadas no Esporte nos últimos tempos. Com Rôrô e Dr. Ricardo os atle-tas gramenses poderão esperar muito mais.

Segundo Tempo

Esportes

O CMDCA – Con-selho Munici-pal dos Direitos da Criança e do Adolescente é responsável pela fiscalização e acompanhamen-to do programa.

104 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 105: Plano de Ação Roro 55

ESPORTES

Campeonatos

A escolinha de Futebol, também é fruto do apoio do Rôrô e foi criada com a finalidade de tirar as crian-

ças das ruas e atraí-las para o mundo do esporte. A escola atende cerca de 412 alu-nos por mês e atinge a faixa etária 07 a 18 anos. Rôrô vai aumentar para 600 o número de alunos em 2013.

Escolinha deFutebol

O esporte de São Sebas-tião da Grama conquis-tou destaque em vários

campeonatos regionais, inclu-sive nas modalidades do fute-bol de salão, natação, bocha e malha. Ciclistas e corredores do município também são respon-sáveis pelo melhor desempe-nho e por elevarem o nome da cidade.

A prefeitura também incen-tiva a prática de esportes atra-vés de diversos campeonatos realizados na cidade.

Para melhor organizar os troféus e títulos conquistados durantes to-dos estes anos e ainda os muitos

que virão, a administração Rôrô e Dr. Ricardo vai construir uma Sala de Tro-féus para dar maior visibilidade e publi-cidade e valorizar os atletas responsá-veis pela conquista dos títulos.

Sala deTroféus

Os atletas de Grama podem comemorar, com Rôrô e Dr. Ricardo o incentivo em cam-peonatos regionais vai aumentar. Vamos promover Campeonatos de Futebol para todas as idades, desde a criança até o vocô, toda a familia vai participar junto!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 105

Page 106: Plano de Ação Roro 55

ESPO

RTES

No Jardim São Sebastião Rôrô vai finalizar as obras do con-vênio da Academia ao Ar Livre,

que engloba: ponte pênsil, calçadas, iluminação, paisagismo, construção de bebedouro e colocação de bancos, tudo isso vai oferecer aos moradores do Jardim São Sebastião toda a infra--estrutura necessária para a prática de esportes e um local apropriado para desfrutarem de boas horas de lazer.

Rôrô e Dr. Ricardo vão inserir novas aca-demias e parquinhos em outros pontos da cidade...Toda a população terá acesso ao lazer e diversão....

Que tá bom tá, e vai ficar melhor...

Academia ao Ar Livreno Jardim São Sebastião

106 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 107: Plano de Ação Roro 55

ESPORTES

O Estádio Municipal João Machado vai ganhar iluminação, suas arqui-bancadas serão totalmente refor-

madas, sanitários e vestiários readequa-dos e o gramado será trocado.

O Estádio Moacyr Gomes Nabo tam-bém vai receber novas adequações. Para otimizar o uso do espaço, o Estádio vai ganhar arquibancadas. Rôrô também se compromete a promover diversas rodadas de futebol no espaço.

A natação vai continuar a ser incenti-vada e grandes parcerias serão mantidas para apoiar mais competições municipais e estimular a descoberta de novos atletas.

A Escola POLO também vai ganhar um núcleo do Programa Segundo Tempo.

A sala de ginástica no Ginásio de Es-porte será ampliada e ganhará ventilado-res e sistema de som para melhor atender a população.

Os jovens apaixonados pelo Skate po-dem comemorar, uma pista inteirinha para eles já foi projetada e será construída ao lado das quadras, na Av. Áurea Bonetti, entrada da cidade.

As quadras de esporte receberão co-bertura e o Campo de Bocha e Malha João Batista Melchiori passará por uma ampla reforma, para melhor acomodar o público e proporcionar mais espaços para que no-vas pessoas possam freqüentar o local. O Campo de Bocha vai ganhar também, me-sas para carteado, xadrez e sinuca.

Outras metas:

Rôrô e Dr. Ricardo sabem bem que brin-car nos parquinhos não se resume apenas em uma diversão infantil, en-

quanto as crianças brincam suas habilidades motoras são desenvolvidas e seu comporta-mento social é formado.

Os brinquedos dos parquinhos são impor-tantíssimos também para exercitarem a cria-tividade, ao contrário do videogame, que já possui um roteiro pré-determinado e não faz a criança pensar, muito menos se exercitar.

Por isso Rôrô e Dr. Ricardo vão investir na manutenção dos parquinhos e da academia ao ar livre existentes na cidade (nas creches, no jardim São Sebastião, na pista dupla) e ainda implantar pelo menos:

Parquinhos

• 1 parquinho na praça da Igreja Santa Mônica.

• 1 ACADEMIA AO AR LIVRE ao lado do ESF Renato Artamendi (ao lado do PPA), além de construir sanitários e bebedouros no local.

• Também vamos ampliar o numero de brinquedos do parquinho do Jardim São Sebastiao e colocar mesas para jogos de xadrez e dama.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 107

Page 108: Plano de Ação Roro 55

ESPO

RTES

Que correr, pular e movimentar os brin-quedos de um parquinho traz um ótimo resultado para a saúde e de-

senvolvimento físico e mental da criança. Segundo psicólogos, o parquinho fornece todas as coisas indispensáveis para um bom crescimento. Os brinquedos típicos de um parquinho favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitem nas crianças

a descoberta da dimensão de suas capaci-dades reais e o aperfeiçoamento das habili-dades sociais e a comunicação. Um balanço, por exemplo, ensina a aprender a esperar a sua vez, brincar na gangorra só é possível se um amiguinho aceitar o convite. É através de brincadeiras simples e diárias como esta que a criança é estimulada ao bom relaciona-mento e ao convívio social.

Nosso município registra um grande número de pessoas vivendo na zona

rural por isso temos que valorizar e fortalecer a prática de esportes também nestes locais.

Na Escola Polo, por exemplo, já existe uma quadra coberta, vamos levar pra lá campeonatos de fute-bol de salão, vôlei e basquete.

Para incentivar o futebol de campo, va-mos fazer parcerias com os proprietários dos campos que já existem e destinar ver-bas para que nestes locais sejam coloca-dos alambrados e construídos sanitários.

Um exemplo de parceira que já é re-

alidade em Grama é entre a Prefeitura e o proprietário do Campo de Futebol da Fartura, que foi graças a este trabalho em conjunto, que o espaço voltou a receber jogos e hoje em dia é mais uma opção de lazer para os atletas de Grama. O próximo passo é colocar a iluminação adequada para que possam acontecer jogos tam-bém à noite.

Esporte naZona Rural

Você sabia?

Com Rôrô, o esporte é garantido também na

Zona Rural!

108 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 109: Plano de Ação Roro 55

ESPORTES

A VIACENTRAL PARK

SERÁ UMSANTUÁRIO

DENTRODA CIDADE.

Via Central

ParkV ia Central Park (em português:

Parque Central) - é na concep-ção da proposta aos gramen-

ses, a Avenida que ligará os parques e os espaços de lazer e ecologia da cidade aos principais bairros, empre-sas situadas nos parques industriais e ao centro comercial.

A Central Park será uma importan-te via de acesso rápido à Rodoviária Municipal, com 500 metros de exten-são e mais de 14 metros de largura, que trará a inclusão de espaços de desenvolvimento da cidade para a re-gião da entrada da cidade.

A Via Central Park será conside-rada, por muitos gramenses e visi-tantes, um oásis entre os espaços ambientais e de lazer da cidade e as empresas, com ligação também à no-vos condomínios e bairros residen-ciais e empreendedores.

Será um lugar onde as pessoas poderão diminuir o ritmo frenético dos dias atuais e sentarão em bancos, ca-feterias, novas empresas, residencias e ler o jornal, conversar com os ami-gos, jogar, andar de bicicleta ou brin-car com as crianças.

Aos domingos a VIA CENTRAL PARK, com 70.000 m² (setenta mil metros quadrados),será destinada à prática do SKATE e demais esportes como hoje acontece no Parque do Ipi-ranga, na Capital Paulista.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 109

Page 110: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

De 2009 A 2012 foram mais de 40 convênios executados, um total de mais de R$ 20 milhões em recursos

alcançados. Inúmeras obras e melhorias foram executadas graças ao empenho de uma equipe estruturada, que trabalhou junto e não poupou esforços para entre-gar ao município as obras e melhorias que seus munícipes merecem.

Toda equipe de profissionais da prefei-tura esteve envolvida e comprometida na busca pelo melhor resultado, por isso

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos

Rôrô vai concluir as obras da en-trada da cidade. A segurança e a proteção dos munícipes serão re-

forçadas com a inserção de câmeras de monitoramento e computadores para gravar as imagens e acompanhar o mo-vimento de entrada e saída de veículos da cidade, através de uma central de vigilância patrimonial e das bases das Polícias Civil e Militar.

PortalMunicipal

Rôrô e Dr. Ricardo vão tra-zer para o município no mínimo mais R$ 20 milhões em recursos. Nós garantimos que tudo o que foi construído será preservado em prol de cada família.

110 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 111: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

A Vila Vigário vai ganhar vida com a chegada do Conjunto Habitacional Espaço Ecologia, onde estão sen-

do construídas 30 unidades habitacionais. Rôrô e Dr. Ricardo vão ampliar o número de residências após a aquisição de mais uma área nas proximidades. O Espaço Ecologia será um modelo de práticas sus-tentáveis para a cidade, no local haverá o programa Coleta Seletiva e diversas outras atividades de incentivo à conscientização ambiental e à geração de emprego e renda.

Minha Casa Minha Vida

Rôrô vai interligar o Conjunto Habitacional ao Parque Industrial Unenorte e à Ave-nida Pref. Joaquim Andrade Dias para viabilizar o acesso à nova área econômica do município.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 111

Page 112: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

O Parque Ambiental consiste na constru-ção de lagos em frente ao Palácio do Empreendedor. A obra conta também

com a construção de amplas calçadas (quatro metros de largura), pista ecológica, ilumina-ção, paisagismo, acessibilidade, proteção para pedestres e acesso às ruas: Abud Abrão Felix e Pedro Capello.

Além deste convênio já alcançado pela ges-tão atual, o governo de Rôrô e Dr. Ricardo complementará a obra com a construção de mais dois vertedouros (lagos). Os projetos já estão concluídos e aprovados.

ConstruçãoNovo Fórum

O Poder Judiciário vai ganhar um espaço ade-quado no município, o projeto do novo Fórum será implantado em um amplo terreno doado

pela prefeitura de Grama. O terreno já se encontra em posse da Secretaria da Justiça e Cidadania. A obra será construída no terreno acima do Palácio do Empreendedor, sede da Prefeitura Municipal. A pro-ximidade dos dois poderes trará agilidade e acessi-bilidade aos munícipes e usuários do sistema.

O projeto para a construção do novo Fórum foi elaborado de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Engenharia da Secretaria da Justiça e Cidadania e encontra-se aprovado, aguardando apenas, a autorização da se-cretaria para a licitação e início da obra.

ParqueAmbiental

112 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 113: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

Através do Programa Casa Paulista/Lo-tes Urbanizados, Rôrô vai disponibili-zar lotes urbanizados aos munícipes,

de modo que, facilite o processo de constru-ção gerando rapidez e economia, uma vez que dispensará a necessidade de licitação.

Pelo programa, a Prefeitura irá ceder o terreno e o Estado repassará R$ 10 mil por lote para a realização da infraestrutura do lo-cal e mais R$ 6 mil a fundo perdido.

Lotes Urbanizados

O Programa “Cidade Legal” foi cria-do em agosto de 2007 com o ob-jetivo de implementar, agilizar e

desburocratizar as ações e os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Habitação, atra-vés de um Convênio de Cooperação Téc-nica, oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habi-tacionais, públicos ou privados, para fins

residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Em todo o Esta-do, do início do programa a novembro de 2010, o “Cidade Legal” regularizou 391 núcleos habitacionais, beneficiando mais de 71.550 famílias - 415 municípios foram conveniados ao programa, com cerca de 11,3 mil núcleos cadastrados, podendo beneficiar cerca de 2,2 milhões de famí-lias, com uma população estimada de 9.3 milhões de pessoas.

Programa Cidade Legal

Com o Programa Cidade Le-gal, mais e mais famílias te-rão acesso à casa própria e

é isso que o governo de Rôrô quer, auxílio, dignidade e

respeito ao cidadão!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 113

Page 114: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

Subestação São José do Rio Pardo

Usina Rio do Peixe

Subestação Caconde

Subestação São Sebastião da Grama

Subestação Divinolândia

Subestação Três Barras

Investimento:R$ 937.000,00

Obras previstas nas linhas transmissão de 34,5kV

Grama mais modernae iluminada!Cerca de 1 milhão de reais serão investidos por parte da CPFL – Companhia Paulista de Forca e Luz – em São Sebastião da Grama e região para erradicar o problema de picos de energia no município. A obra prevê a substituição completa de condutores, postes e cruzetas, fazendo com que a energia chegue ao muni-cípio sem interrupções.

Nossa cidade ficará mais moderna com o novo projeto de iluminação pública, que irá substituir as luminárias e proporcionar segurança para os munícipes.

Iluminação Pública

114 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 115: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

Subestação Caconde

Obras Previstas em 11,4 kVRecondutamento de Alimentadores na áreas urbana

Investimento:R$ 300.000,00

Em Grama serão investidos mais de R$ 300 mil, o que garantirá a substituição e a modernização com-pleta da rede de energia elétrica do município, aca-bando com os problemas de interrupções.

Grama mais iluminada!Rôrô garante e a CPFL confirma!

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 115

Page 116: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

A Acessibilidade é assunto primordial quando se trata em

direito dos deficientes fí-sicos. Para isso, além das rampas já existentes, mui-tas outras serão implanta-das, garantindo assim, se-gurança e comodidade aos usuários.

Grande parte dos pré-dios públicos e das guias urbanas já receberam as novas adequações. Rôrô vai adequar 100% do mu-nicípio e transformar Gra-ma em uma cidade modelo de acessibilidade.

O pedestre faz parte do trânsito e embora muitos não tenham cons-ciência disso, cabe aos motoristas

respeitá-los. Assim, implantaremos uma campanha

de respeito ao pedestre a começar pelas escolas, com o apoio da Polícia Militar, que contribuirá na elaboração de materiais de conscientização para a população.

Campanha deRespeito ao Pedestree Cuidado no Trânsito

TrânsitoSinalizaçãoSegurança

Modernidade

Preocupado com a segurança do mu-nícipe, implantaremos o PROGRA-MA DE MELHORIA DA SINALIZA-

çÃO URBANA E RURAL, com o objetivo de aumentar a fluidez do trânsito e orientar usuários e condutores ao transitarem nas vias, especialmente em locais de grande fluxo, como por exemplo, colégios, postos de saúde e comércio em geral. Trata-se de um serviço de extrema importância, uma vez que a falta de sinalização limita a visi-

bilidade e eficiência dos motoristas, ciclis-tas e pedestres.

Toda a sinalização será refeita nos pon-tos necessários, as lombadas serão iden-tificadas e a sinalização vertical moderni-zada, com a inserção de postes e novas placas.

Atendendo à solicitação da popula-ção, colocaremos semáforos nos pon-tos mais movimentados da cidade.

Rôrô entende que uma cidade sinalizada é sinôni-mo de segurança e respeito a toda a comunidade.

Acessibilidade Direito previsto na Constituição e garantido por nós

116 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 117: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

Intensificaremos o sistema de recapeamento asfáltico visando a qualidade do pa-

vimento das ruas.As rotatórias de acesso à

cidade serão revitalizadas e pavimentadas/recapeadas, de maneira a garantir o aces-so seguro aos usuários.

Em parceira com o Estado, através do DER – Departamento de Estradas e Rodagens faremos a duplicação do tre-

cho entre a rotatória próxima ao Jardim São Sebastião e a Rotatória próxima à rodoviária, que serão readequadas e modernizadas.

Também implantaremos rotatórias nas pro-ximidades da Av. Goiás e Campo de Bocha e Malha. Outro ponto que receberá a instalação

de uma rotatória é no entroncamento próximo à Citomac e o Bairro Vila Gomes.

Interligaremos a Av. Barão do Rio Branco com a Avenida Goiás, para que assim, dimi-nua o fluxo de veículos pela Av. Cap. Joaquim Rabello de Andrade.

RecapeamentoAsfáltico

A Segurança dos munícipes será otimizada com a ins-talação de câmeras de monitoramento em todas as en-tradas do município, praças públicas e ruas comerciais;

Rotatórias

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 117

Page 118: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

SinalizaçãoRural

Todos sabem que a base econômica de São Sebastião da

Grama é a agropecuária, o que faz com que nossa Zona Rural receba um olhar especial. Por isso nossas estradas rurais vão receber placas indicativas e de ad-vertência.Com a instalação deste material, acreditamos que ficará mais fácil, tanto para a população quanto para os visitantes, identificarem lo-cais, como postos de saúde,

escolas e fazendas, além de facilitar o acesso às pro-priedades e o escoamento de insumos e produtos.

A característica natural do município, que engloba lindas paisagens e cachoei-ras, também será valoriza-da e o turismo rural estimu-lado através da orientação por meio de placas indicati-vas, o que facilitará o aces-so dos visitantes às trilhas, cachoeiras, restaurantes e pousadas.

“Vamos fortalecer a parceria com o homem do campo, que sempre nos ajudou na conquista de nossas me-tas. Por isso, a manutenção das es-

tradas rurais em nosso governo SERÁ CONTÍNUA e o trabalho de sinalização

será nosso primeiro passo”

O município possui 252 km², sendo que 39,8% é represen-tada por área rural.

118 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 119: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 119

Page 120: Plano de Ação Roro 55

PLA

NEJ

AM

ENTO

1. Colocaremos alambrados em vários pontos do bairro, ofe-recendo assim, mais proteção para nossas crianças;

2. Serão colocadas caçambas co-munitárias;

3. Pavimentação da ponte que liga o Jardim São Sebastião ao San-ta Mônica;

4. Cobertura da Quadra de Espor-tes da Escola Ilda;

5. Implantaremos a Incubadora de Inteligência;

6. Circular aos sábados .

O Jardim São Sebastião também receberá novas melhorias.Veja tudo o que será executado no bairro nos próximos quatro anos:

120 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 121: Plano de Ação Roro 55

PLAN

EJAM

ENTO

O BairroSanta Maria

também serábeneficiado:

1. Redutores de velocidade;

2. Construção de praça com parquinho;

3. Arborização;

4. Área de lazer;

5. Acesso ao bairro – será readequado e sinalizado;

6. Sinalização vertical e hori-zontal em todo o bairro.

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 121

Page 122: Plano de Ação Roro 55

VEREADORES DA COLIGAÇÃO PP - PPS - PSD

VEREADORES DA COLIGAÇÃO PTB - PV - PMDB - DEM

Page 123: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Aliomar Mapelli, 44 anos, popular-mente conhecido como Alê, de origem simples, batalhador, que sempre colo-cou a família e os amigos de Grama em primeiro lugar. Alê formou-se no ensino público de Grama e começou a trabalhar aos 16 anos.

Aos 17 anos mudou-se para Santa Barbara onde iniciou o curso Técnico em Produção de Açúcar e Álcool, transferi-do para Ribeirão Preto onde em 1988 concluiu o estudo na Unaerp, desta data até 1990 trabalhou na renomada Usina da Pedra em Ribeirão Preto. Durante es-tes dois anos à frente dos trabalhos da empresa, Alê realizou, paralelamente, di-versos cursos na área de produção pelo instituto Mauá de Engenharia em Santo André.

Em 1991 Alê retornou à sua cidade natal, quando iniciou seus trabalhos à frente da Prefeitura de Grama, por onde passou por diversos setores, entre eles, Tributação, Departamento Pessoal, Jun-ta de Alistamento Militar, Financeiro, en-tre outros, o que demonstra sua vasta experiência no setor administrativo da Prefeitura Municipal.

Aliomar Mapelli foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos, sendo a primeira vez em 2005, quando assumiu também a Presidência da Câmara de Ve-readores até o ano de 2006.

Neste período Alê assumiu também parceria com o Deputado Federal Arnal-do Jardim, e passou a atuar como asses-sor em 19 municípios da região.

Em sua lista de contatos políticos, vale ressaltar que Alê possui também uma grande proximidade com o nosso atual Governador Geraldo Alckmin e com os Deputados Federais Arnaldo Jardim, Guilherme Campos, Nelson Marquezelli, Carlos Sampaio e os Estaduais Campos Machado, Alex Manente, entre outros. Tal proximidade foi imprescindível na li-beração de recursos para o município, tanto do Estado quanto do Governo Fe-deral, fato que muito contribuiu para o desenvolvimento do município.

Eleito novamente, Alê vai viabilizar ainda mais recursos em prol do municí-pio e da população gramense. Por isso Alê, o amigo do povo de Grama, conta com o seu apoio mais uma vez no dia 07 de outubro.

Aliomar Mapelli (Alê)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 123

Page 124: Plano de Ação Roro 55

VERE

AD

ORE

S

Antônio Carlos Dominici, vereador por 26 anos, Dominici como e popularmnete conhecido, possui uma vasta experiência como agricultor e corretor de imóveis, além de já ter desempenhado função de avaliador do Fórum. Dominici tem 59 anos, é gramense, estudou em ensino público de Grama e cursou Administracao de Empresas na Unifeob.

Dominici iniciou sua carreira pública, à frente da Câmara Municipal ocupando o cargo de verea-dor em 1983, onde permanece até os dias de hoje. Dentre as ações executadas por Dominici nestes 26 anos como vereador, destacam-se a organiza-ção física e administrativa da Câmara Municipal além de 100 % do apoio e incentivo em todos os projetos e obras executadas no município duran-te estes anos. Dominici não mediu esforços para

apoiar também a vinda de novas empresas para a cidade, o que fez com que muitos empregos fos-sem gerados aos munícipes de um modo geral.

Enquanto vereador, Dominici ocupou o cargo de Presidente da Câmara no período de 2009 a 2010.

O candidato quer dar continuidade ao trabalho de apoio e reforço aos projetos e ações desenvol-vidas no município e ainda, lutar pela construção de uma quadra coberta para prática de esportes na escola Ilda Anadão Rossi, batalhar pela me-lhoria do transporte público e tomar providências cabíveis para sanar a questão do mau cheiro cau-sado pela criação de suínos nas proximidades da cidade.

Antônio CarlosDominici (Dominici)

Célia Regina Bertoletti tem 40 anos, 2° grau completo, ensino de magistério e cursos de especialização na área de Deficiente Mental, Celinha é educadora há 20 anos no municí-pio. Sua primeira experiência profissional na área da educação foi na APAE do município. Em 1993 Celinha efetivou-se no cargo público como professora do ensino básico, deste perí-odo para cá atuou na área Social como coor-

denadora da terceira idade e há 3 anos desen-volve seu trabalho em sala de aula no Ensino Básico municipal.

Esta é a segunda vez que Celinha disputa o cargo de vereadora. Se eleita, pretende de-sempenhar seu apoio principalmente na área da assistência social e terceira idade, suas grandes paixões e áreas de maior conhecimen-to da candidata.

Célia ReginaBertoletti Bertanholi(Celinha do Jamanta)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PP - PPS - PSD

124 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 125: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Cláudia Zamberlan tem 43 anos, é candidata a vereadora pela primeira vez. Nasceu em São Paulo, mas aprendeu a amar São Sebastiao da Grama e tem o município como cidade natal. Cláudia é formada em Administração de Empresas pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas - SP, em Pedagogia pela USP –Universidade - SP e em Habilitação em Administração Escolar pela UNIFEOB – Centro Universitario Otávio Bastos - São João da Boa Vista.

Mudou-se para São Sebastião da Grama onde atuou como coordenadora do Colégio Santa Inocência. Na Prefeitu-

ra Municipal de Grama, Cláudia desem-penhou importantes trabalhos na área da Educação, no Complexo Educacional Cidade do Futuro, coordenando cursos, oficinas, além do Projeto Guri e Melhor Idade.

Atualmente Cláudia atua como educa-dora e acredita no trabalho com dedica-ção, amor e responsabilidade, no desen-volvimento humano através da entidade “família” seja ela qual for, desde que seja orientada para junto com a escola educar e formar os cidadãos do futuro, ontem, hoje e sempre!

Denise é formada no magistério, fundadora e membra da diretoria da Associação dos Ca-feicultores do Vale da Grama. Há um ano De-nise trabalha como conselheira no Conselho Tutelar do município, onde atua diretamente com famílias de todas as classes sociais em parceria com CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, escolas, departamento social e área da saúde de nosso município.

Junto à Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Denise desenvolve atividades

relacionadas à organização de eventos, cur-sos, palestras e capacitações voltadas para a conscientização e preparo dos cafeicultores.

Uma vez eleita, a candidata pretende atu-ar em duas frentes, atender às necessidades dos produtores e moradores rurais do muni-cípio de São Sebastião da Grama e oferecer apoio, suporte e orientação às famílias com dificuldades sociais e com problemas relacio-nados à saúde.

Denise Andrade(Denise do Caboclo)

Cláudia AndradeZamberlan Buzatto

Coligação:PP - PPS - PSD

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 125

Page 126: Plano de Ação Roro 55

VERE

AD

ORE

S

Benedito Barbiero é conhecido em toda a cidade como Dito da Fármacia, por atuar na área por 30 anos, servindo à população na área farmacêutica des-de os 14 anos de idade. Dito estudou no ensino público de Grama e tem 2° grau completo (ensino médio) e diversos cur-sos voltados para prático em farmácia.

Na política foi eleito vereador por 3 ve-zes, nos seguintes mandatos: 1983-1988 / 1993-1996 / 1997-2000. Fora da políti-ca há oito anos, dito pretende voltar para prestar seu serviço de apoio a população em especial voltado para a area da Edu-cação e Saúde Pública. Enquanto vere-ador, Dito sempre apoiou projetos que visaram o desenvolvimento do município como um todo.

Benedito Barbiero(Dito da Farmácia)

Fernando tem 41 anos, possui 1° Grau Completo, é Funcionário Público há 14 anos e já atuou como motorista servindo a comunidade em vários setores da Prefei-tura Municipal, dentre eles: Coleta de lixo, Educação e Saúde.

Atualmente além de vereador e líder espiritual, Fernando Pantcho é motorista da educação municipal e presta seu servi-ço diário no transporte de alunos por todo o município.

Fernando também desempenha um importante papel na vida espiritual da ci-dade, é evangélico há 18 anos e evange-lista há mais de dois anos.

Esta é a segunda vez que Pantcho dis-puta a eleição, tendo sido eleito pela pri-meira em 2008 com 317 votos.

O candidato quer continuar no cargo de vereador para que assim possa dar andamento aos seus principais objetivos que estão voltados ao bem da população, com foco em melhorias na área da Saú-de Pública, especialmente no que tange à distribuição de medicamentos para a po-pulação carente.

Pantcho conta com você no próximo dia 07 de outubro!!!

Fernando César dos Reis Vasconcellos(Fernando Pantcho)

Coligação:PP - PPS - PSD

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

126 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 127: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Gustavo é formado em Marketing pela UNIFE-OB e em Empreendedorismo pelo Sebrae (EM-PRETEC). Iniciou seu primeiro trabalho como Professor de Música no Centro Cultural de São Sebastião da Grama e foi o primeiro Maestro do Projeto Guri no município.

Como funcionário Público Gustavo atuou tam-bém como gestor do Programa “Incubadora de Empresas” na Prefeitura Municipal, fomentou o empreendedorismo e auxiliou várias empresas a crescerem de forma sustentável, além disso, criou o Conselho Gestor e implantou toda a sistemática de Incubação.

À frente do Programa “Incubadora de Empre-sas”, o jovem trabalhou diretamente com o Projeto de Turismo desenvolvido pelo Sebrae e foi o res-ponsável pela elaboração do projeto da primeira grande Festa do Café, a CAFEXPO.

Neste período, Gustavo trabalhou junto para a

criação da Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião da Grama, levando a eles o Projeto PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Atualmente Gustavo atua na área de Marketing em uma grande indústria de São Paulo, a Ever-green.

É a primeira vez que o candidato disputa o cargo para vereador e pretende, se eleito, ser um Agente de Mudanças, pois almeja aplicar toda a experiência que adquiriu, tendo como principais metas: • fomentar o Empreendedorismo , • incentivar o Turismo e a Cultura do município

fazendo com que a cidade se desenvolva ain-da mais!

Gustavo Campos: Experiência e capacidade!

Esta é a terceira vez que Gildo disputa o cargo de vereador, tendo sido eleito por uma vez 2005-2008.

Gildo tem 2 º grau completo e gramense nasci-do no dia 12 de janeiro de 1975.

Agricultor, desde bem jovem contribui com os negócios da família trabalhando na lavoura de café, com gados de leite e administrador de fa-zendas. Em 2002 prestou concurso público e foi aprovado para o cargo de motorista, função em que desempenha até os dias atuais, completan-do 10 anos de atuação neste serviço na área da saúde publica.

Em 2005 foi eleito vereador pela primeira vez e à frente da câmara municipal auxiliou na apro-

vação de projetos voltados para a Saúde. Gildo contribuiu com a aprovação de projeto para a im-plantação de um veículo para o transporte dos pacientes da zona rural para a cidade e se eleito pretende dar continuidade aos trabalhos e ações voltadas a saúde, com atenção especial aos pa-cientes moradores da zona rural.

Gildo também quer apresentar projeto que se-pare o transporte de pacientes para Campinas e São Paulo, tendo um veículo exclusivo para cada respectivo itinerário.

Sugestões de projetos para o candidato podem ser enviadas para este e-mail:[email protected]

Gildo Vanderlei Domarco

Gustavo Augustode Paula Campos(Gustavo Campos)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PP - PPS - PSD

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 127

Page 128: Plano de Ação Roro 55

VERE

AD

ORE

SJoaquim Benedito do Nascimento

Joaquim é gramense, nascido no dia 13 de fevereiro de 1952. Estudou na Escola prof. Syl-vio até a quarta-série (ensino fundamental). Realizou cursos de Técnico em Eletricidade, Rádio-técnico e outros voltados para a área pu-blicitária. Trabalha desde os 15 anos, começou como balconista e rapidamente passou a ser res-ponsável pela loja “A Eletrolar”, do Sr. Renato de Sá, onde trabalhou por 36 anos e serviu toda a população gramense e também clientes da re-gião. Joaquim desempenha um papel importan-te e de notável valor na comunidade, Joaquim foi um dos co-fundadores da Escola de Samba 13 de maio,em 1974 e presidente da escola até os

dias de hoje. Nesta função, Joaquim leva alegria e animação para a população durante os dias de carnaval. Esta é a segunda vez que Joaquim dis-puta o cargo de vereador. Na primeira, em 2008, foi eleito com 516 votos, tendo sido o 3º candida-to mais votado.

Joaquim quer dar continuidade ao seu traba-lho junto à Câmara e contribuir ainda mais com a área de cultura e lazer, e retomar aos bailes da melhor idade e forrós, e ainda, incentivar torneios de futebol e apoiar a nova administração em to-das as ações que visem o desenvolvimento e o bem estar social da comunidade.

Jorge Pio é gramense, tem 59 anos, quando garoto estudou nas escolas públicas de Grama, aos 17 anos mudou-se para São Bernardo do Campo onde iniciou o curso técnico de Máqui-nas e Motores na Escola Técnica e Industrial Lauro Gomes. Formou-se em 1976 e em segui-da regressou para São Sebastião da Grama, sua terra natal. Em 1978 deu início ao curso de Graduação em Administração de Empresas na Unifeob, em São João da Boa Vista.

Neste período, contribuiu com os negócios da família em um posto de combustível, onde atuou por seis anos. Em 1988 elegeu-se verea-dor pela primeira vez. Em 1992 Pio candidatou--se a Prefeito Municipal, não obtendo êxito, foi convidado a exercer a função de Assessor do

deputado Barros Munhoz, com quem trabalha até os dias de hoje.

Pio voltou ao cargo de vereador em 2005 e foi reeleito nas eleições de 2008. Esta é a sua 4ª é disputa pela legislatura.

Enquanto vereador, Pio foi Presidente da Câmara por duas vezes, de 1991 a 1992 e de 2007 a 2008.

Por quatro anos foi Presidente da Comissão de Fiscalização do Conderg e AME e junto aos ESF’s - Estratégia de Saúde da Família - presta serviços de apoio à toda a comunidade.

Eleito, o candidato dará continuidade a este importante trabalho de benfeitoria pública na área da Saúde e atuará ainda, de forma ativa na Educação, Esporte e Turismo.

Jorge Pio Seraphim(Jorge PIO)

Coligação:PP - PPS - PSD

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

128 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 129: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Zé Novaes nasceu e cresceu em Grama, é funcionário público há mais de 12 anos, desem-penha a função de paisagista e jardineiro, dei-xando o município mais bonito e acolhedor.

Zé almeja estar entre os candidatos eleitos no dia 07 de outubro para que possa represen-

tar o funcionalismo público e atender cristãos e demais cidadãos que necessitarem de apoio, promete lutar pelos direitos dos trabalhadores de Grama.

“Promessas não tenho! Mas, ouvirão falar o meu nome”! Vote Ze Novaes para vereador!

Escolaridade: Ensino Médio Completo e Curso de Filmagem

Júlio da Lotérica como é conhecido por todos, estudou no município de Grama até os seus 18 anos, concluiu o ensino médio na grande São Paulo em 1973, onde morou por 18 anos.

Nos anos em que lá residiu, trabalhou como balconista, Chefe de Setor no Banco Itaú, foi Con-ciliador Contábil na empresa Mallory (Aparelhos Elétricos), Distribuidor na Editora Abril e Corretor na empresa Liderança Imóveis, também formou--se em um curso de filmagens na capital.

Julio retornou-se à São Sebastião da Grama nos anos 90, atuou em diversas áreas no muni-

cípio e ganhou o carisma de toda a população, desde os mais jovens ate os mais idosos. Sua vida profissional em Grama resume-se entre as funções de vendedor, viajante, feirante, eletricista, auxiliar de fotógrafo, eletricista e free- lancer. Atu-almente Júlio é vendedor de bilhetes da lotérica da cidade.

Júlio é filho do saudoso Joaquim Coveiro e de Dona Thereza, tem três filhos e três netas.

É a primeira vez que disputa ao cargo de vere-ador e tem como meta prioritária apoiar projetos voltados à área de tecnologia e cultura do muni-cípio.

José Carlos Novaes(Zé Jardineiro)

Júlio Fernandes Ribeiro (Julio da Lotérica)

Idade: 45 anos Nascimento: 06/05/67Lorinho tem 45 anos, possui 2º Grau

Completo (ensino médio). Lorinho é pedrei-ro e presta seus serviços no município e em toda a região.

Esta é a 3ª vez que o candidato disputa o cargo de vereador. O sonho de tornar-se ve-

reador nasceu desde a sua primeira disputa, em 2004, quando foi eleito para o pleito de 2005-2008.

Lorinho tem vários planos em mente, se eleito, o candidato deseja por em prática to-das as suas idéias e projetos e se compro-mete a trabalhar em prol do desenvolvimen-to do município.

José Ricardo Loro (Lorinho)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 129

Page 130: Plano de Ação Roro 55

VERE

AD

ORE

S

Escolaridade: 2º Grau Completo Luiz nasceu no dia 04 de abril de 1957, sem-

pre estudou no ensino público de Grama, for-mando-se no 2 grau – ensino médio completo. Iniciou seu primeiro trabalho aos 21 anos e já há 32 atua como instrutor da auto-escola, onde treina cerca de 20 alunos por mês. Cerca de 7 mil munícipes já foram instruídos por ele duran-te as aulas de transito. Esta e a 4ª vez que o candidato concorre ao cargo de vereador, ten-do sido eleito durante os pleitos de 2005-2008

e 2009-2012.Luiz Biaco e atleta desde os 12 anos e

apaixonado pelo esporte, em especial as mo-dalidades de Bocha e Futebol. Como vereador sempre apoiou as principais decisões da atual administração, em especial a implantação do novo Parque Industrial Unenorte. Após eleito, Luiz Biaco quer continuar contribuindo e forta-lecer cada vez mais o desenvolvimento do es-porte do município.

Márcio Tristão tem 38 anos, 2º grau completo e trabalha desde os 13 anos de idade, suas maiores experiências profissionais foram voltadas para a agricultura e área rural do município. Sua primeira função foi como ordenhador de gado leiteiro, segui-da de tratorista e safrista, no período da entre safra da colheita de café, Márcio trabalhou também no corte de cana manual.

Há três anos Márcio e motorista da empresa de cana de açúcar - Abengoa.

Márcio é evangélico há 18 anos, frequenta a Igreja Assembléia de Deus, é esposo de Amanda com quem tem dois filhos, Letícia de 14 anos e Mar-cinho de 10 anos.

Disputou o cargo de vereador por três vezes, sendo eleito durante o primeiro mandato do prefeito Emilio, no período de 2005 a 2008.

Novamente como vereador sua meta é trabalhar ao lado da população e ter uma participação efeti-va nas grandes necessidades da comunidade.

Luiz Donizete Biaco(Luiz da auto-escola)

Márcio Tristão

Mário Tortelli tem 44 anos, estudou ate a 4ª série, morador de Grama há 41 anos, traba-lhou como pedreiro e está aposentado há nove anos por invalidez. Mário e de origem humilde, sempre dedicou-se a ajudar as pessoas mais pobres do Município, esteve inserido no meio político desde sua vinda para a cidade, mas é

a primeira vez que candidata-se ao cargo de vereador.

Mário tem verdadeiro amor pela política e se eleito pretende ajudar principalmente os muní-cipes que mais necessitam de apoio e compro-mete-se a estar sempre atento às necessida-des voltadas aos serviços públicos prioritários.

Mário Tortelli

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PP - PPS - PSD

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

130 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 131: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Marcos Augusto de Oliveira Andrade, mais conhecido como Marquinho da Dita, filho da ad-vogada Dra. Benedita de Andrade, Marquinho nasceu em São Sebastião da Grama no dia 27 de Agosto de 1977, estudou na Escola Sylvio da Costa Neves até a 8ª serie e cursou o ensino médio na Escola Dona Geny Gomes. Marcos é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direi-to) na UNIFEOB - São João da Boa Vista e tem uma extensa experiência na área de vendas. Na infância trabalhou como engraxate, foi vendedor de sorvetes e salgados e na fase jovem traba-lhou na associação comercial de Grama no setor de cobrança, e aos sábados no Supermercado Spagnoli, como empacotador. Em 2003 iniciou no ramo de informática, com o serviço de recarga

de cartuchos e Toner como prestador de Serviços de pessoa Física, e em 2007 abriu sua empresa.

Marcos garante ser independente e não pos-suir nenhum vínculo político com quem quer que seja, defende ainda, ter sua personalidade bem formada e definida, procurando ser justo e corre-to em suas atitudes. Se eleito pretende fiscalizar as atividades do poder executivo, principalmente à forma de emprego da verba pública e agir como defensor dos interesses do cidadão Gramense.

Marquinho da Dita garante colocar, acima de tudo, seus ideais de Justiça e melhor distribuição de riquezas.

Marquinho da Dita 11222 - Juntos por uma São Sebastião da Grama cada dia melhor!

Marcos Augustode Oliveira Andrade (Marquinho da Dita)

Fábio possui segundo grau completo, Cursos Técnicos de Garçom, Barman, Ele-tricista e Fluxo de Caixa.

Fábio é gramense, tem 38 anos e sem-pre morou no município de Grama. Come-cou a trabalhar cedo, aos 9 anos já ajudava nos serviços de uma loja da cidade e de-pois passou a atuar na Lanchonete Barão, de onde saiu para completar seus estudos.

Fábio tem o segundo grau completo e os seguintes cursos técnicos: Garçom, Bar-man, Eletricista e Fluxo de Caixa.

Há oito anos atua na Delegacia de Po-lícia nos setores de lacração de veículos, emissão de RG e antecedentes criminais.

É membro do CONSEG – Conselho de Seguranca há 12 anos, tendo, portan-to vasto conhecimento sobre os problemas

existentes na cidade. Fábio participa ativamente do Movimen-

to da Renovação Carismática Católica de Grama, o que facilitará a comunicação en-tre prefeitura e movimento, fortalecendo e ampliando sua frente de atuação.

Esta é a segunda vez que Fábio disputa o pleito. Seu foco é trabalhar a espiritua-lidade nos jovens gramenses, conscienti-zando-os e evitando que estes se tornem dependentes químicos.

Após eleito Fábio vai trabalhar forte-mente para a fiscalização da Saúde e Edu-cação e pretende utilizar de seus conhe-cimentos adquiridos nos últimos anos em prol da organização da segurança pública.

Luis Fábio Anselmo(Fabio emplacador)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PP - PPS - PSD

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 131

Page 132: Plano de Ação Roro 55

VERE

AD

ORE

S

Escolaridade – Pós Graduada em Educa-ção Física

Selma é gramense, nasceu no dia 09 de setembro de 1969, trabalha desde os 19 anos, é pós graduada em Educação Física, iniciou sua carreira profissional como educadora e atua como professora de Educação Física há 21 anos, neste período exerceu atividades no ensino fundamental e médio do muncipio.

Desde que efetivou-se como Diretora no Estado, Selma desenvolve suas atividades

em uma escola no município de Itobi e atua também como professora de Educacao físi-ca na Escola Estadual “Dona Geny Gomes” e em outras escolas da região.

Filha de advogado e vereador, a candidata disputa seu espaço no legislativo do municí-pio pela primeira vez. Seu objetivo é estar ao lado do povo e atender as suas necessidades e reivindicações. Selma pretende atuar forte-mente com projetos inovadores nas áreas de Educação e Esportes do município.

Selma Maria Freire Cerri Brandi(Selma da Academia)

Mário Celso Rodrigues, o Preto da caris-mática como é conhecido por todos no municí-pio, trabalha desde os 11 anos, tendo desem-penhado diversas atividades rurais, entre elas, retireiro, também realizou cursos de Insemina-ção Artificial Bovina e de Administração de Fa-zendas. O candidato atuou por quatro anos, antes de efetivar-se no cargo público, como motorista e entregador de verduras.

Em 2011 Preto efetivou-se na área pública de Grama e ocupa hoje a função de jardineiro, sendo responsável por deixar as praças da ci-dade ainda mais bonitas.

Preto exerce também um importante papel em sua vida espiritual, atua na Renovação Carismática há 18 anos como coordenador do Grupo de Oração “Nossa Senhora das Gra-ças” na Igreja Santa Mônica. Preto também é também é formador de servos na diocese de São João da Boa Vista.

Disputa a candidatura a vereador pela pri-meira vez e pretende apoiar as diversas ações já implantadas e contribuir com novas idéias e projetos sustentáveis que valorizem e preser-vem o Meio Ambiente.

Vale ressaltar que Preto também contribuiu com a organização de festividades da Igreja Católica e atuou como presidente da tradicio-nal Festa de São Sebastião por duas vezes. Suas pretensões se eleito são: apoiar os pro-jetos voltados para as áreas da saúde, educa-ção, esporte, lazer, funcionalismo e contribuir para o desenvolvimento de todas as ações contidas no plano de Governo da Administra-ção “Grama Sustentável”.

O candidato garante continuar ser fiel a Deus e se eleito também aos eleitores gra-menses.

Mário Celso Rodrigues(Preto da Carismática)

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Coligação:PP - PPS - PSD

132 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 133: Plano de Ação Roro 55

VEREAD

ORES

Zetinho Turmeiro tem 40 anos, ensino fundamental completo. Zetinho começou a trabalhar cedo, aos 9 anos de idade já era lavrador em propriedades rurais do município, também foi retireiro , tratoris-ta, fiscal de serviços rurais, turneiro na zona rural e pedreiro. Sua atual experi-ência profissional e como motorista da empresa Gram Cerri, onde trabalha há 3 meses.

Zetinho é evangélico há 15 anos e ca-sado com Maria do Rosário com tem três filhos, Jeferson (20 anos), Jessica (18 anos) e Tiarles (16 anos).

Esta é a primeira vez que disputa ao cargo de vereador, seu objetivo é traba-lhar em prol dos interesses coletivos da população, priorizando as áreas de em-prego e renda, saúde e educação.

Solimar nasceu no dia 27 de maio de 1965, é gramense, formada em Magistério com habi-litação em pré-escola e Superior Completo em Ciências Exatas com habilitação em Biologia.

A candidata é funcionária pública há vinte anos e já passou por diversas áreas do setor público como: Contabilidade, Recursos Huma-nos, Educação, Compras, Alistamento Militar e também como Agente de Desenvolvimento no PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) – Sebrae.

Esta e a primeira vez que Solimar disputa o cargo de vereadora. Toda essa experiência garante a candidata um amplo conhecimento do funcionamento de uma prefeitura, o que fa-cilitará o seu trabalho como Vereadora.

Se eleita, Solimar pretende atuar na fiscali-zação dos gastos públicos e na intermediação entre os empreendedores e a administração pública através do Sebrae, Procon e Banco do Povo.

Com sua experiência na área de Recursos Humanos, Solimar vai juntamente com os fun-cionários, discutir uma nova proposta de rea-dequação salarial e reajuste do ticket alimen-tação.

Sugestões de melhorias na administração publica de Grama, escreva para a candidata: [email protected]

É TEMPO DE INOVAR!

Solimar Estela Forti

Zetinho Turmeiro

Coligação:PP - PPS - PSD

Coligação:PTB - PV - PMDB - DEM

Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo | 133

Page 134: Plano de Ação Roro 55

Aproxima-se a hora de decidir-mos, através do voto, o futuro de nossa cidade nos próximos

quatro anos. De minha parte, resolvi participar ativamente colocando-me na condição de candidato a vice pre-feito junto com o amigo Rôrô.

Essa parceria tem a intenção de aproveitar a grande experiência ad-ministrativa do RôRô na prefeitura após quatro anos como secretário e quatro anos como vice prefeito, e a minha experiência de 30 anos em saúde pública.

Convidamos os cidadãos gramen-ses a participarem desta parceria nes-te próximo 07 de outubro, depositan-do em nós sua confiança e seu voto. Vamos caminhar juntos nesta fase de crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.

Obrigado pela confiança e carinhoDr. Ricardo

Mensagem dos

Candidatos

Por tudo que foi exposto posso afirmar que estou preparado para enfrentar com competência o cargo de Prefeito

e trabalhar muito por mais progresso e en-grandecimento de nossa querida São Se-bastião da Grama.

Não vou deixar de ser a pessoa amiga e cordial que sempre fui por causa da política.

O poder é transitório, a gente entra e sai dele, mas não pode deixar de ser aquilo que é (aquilo que sempre foi).

Obrigado a toda a população gramense.Conto com seu voto!

134 | Para uma Grama Sustentável vote 55 Prefeito Rôrô e vice Dr. Ricardo

Page 135: Plano de Ação Roro 55

Como o Deputado Estadual mais vo-tadonasúltimaseleiçõesemSãoSe-bastião da Grama peço a todos que

votemnomeuamigoRorô,juntosnaAssem-bléiaLegislativavamoscontinuaradestinarasemendasnecessáriasparaodesenvolvi-mentodenossa cidade, apoiadopeloEmí-lioBizon,omelhorPrefeitodoEstadodeS.Paulo,oRorôteráumaatuaçãoexemplar,oqueébomnãopodemudar,maisSaúde,De-senvolvimentoSustentáveleEducação.

MensagemDeputado Estadual

Alex Manente

Contem comigo na Assembléia que de lá vou ajudar ainda mais

São Sebastião da Grama, com Rôrô Prefeito!

MeusamigoseminhasamigasdeSãoSebastiãodaGrama,hojeeuestouaquiparafazerumpedidoes-pecialparavocês.Todosnóssabemosdequãoboa

foiagestãodoEmilio,esseprefeitoquemostrouquecomcapacidadedetrabalhoépossívelmudaracaradeumacida-de.EoEmilioestáindicandooRôrô,oseuviceparaprefeito.O Rôrô fezpartedeumaequipeeconhececadadetalhe,cadacentímetro, cadanuancedacidadedeSãoSebastiãodaGrama.ORôrôvemparadarcontinuidadeaessetrabalhoquemudouacaradacidadeeoRôrôtodomundoconhece,é essa pessoa íntegra, honesta, trabalhadora, com grandecapacidadedeliderançaquevaicomcertezadarcontinuida-deaessetrabalhofantásticoquefoirealizadoatéhojeequecomcertezaeuvoupoderestarajudandoaindamaiscomorecursodeBrasília,investindonanossaqueridaSãoSebas-tiãodaGrama.Porisso,nodia07deoutubronãoseesqueçaéRôrô55nacabeça!!!

MensagemDeputado FederalGuilherme Campos

Page 136: Plano de Ação Roro 55