Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

68

Transcript of Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Page 1: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc
Page 2: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Projeto de Intervenção Pedagógica: “Teia da Aprendizagem”

Escola: Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Grau: Ensino Médio

Turnos: Manhã/Tarde

Professora: Eliana de Castro Neves Carvalho

Cronograma: 2º semestre 2015

Duração: três semanas para cada subprojeto que poderão ser desenvolvidos simultaneamente conforme a adesão espontânea dos colegas professores.

INTRODUÇÃO

Sou professora de Física e Química à quase trinta anos.

Percebo que com o passar do tempo e de tantos métodos de ensino o que sobrou foram alunos desinteressados pelo saber acadêmico.

Todos esses métodos, por vezes não compreendidos pelos docentes e nem sempre aplicados da forma mais adequada, foram dando origem a essa nova geração discente que tem “preguiça” de pensar e tem “preguiça” de fazer.

O professor tem hoje à sua disposição, um respeitável aparato de ensino, livros, Xerox, computador, vídeo e outros. Vem muita coisa mastigada. Isso o fez acomodar um pouco.

A indisciplina também cansa e aumentou consideravelmente.

1

Projeto:Teia da Aprendizagem

Trabalho interdisciplinar – Intervenção Pedagógica – 2º Semestre

Eliana de Castro Neves Carvalho01/08/2015Escola Estadual José Soares de Araújo

Page 3: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

A organização das famílias é muito diferente de outros tempos.

Todos esses fatores, econômicos, sociais, pedagógicos, contribuíram para esse novo perfil de “aluno que não quer”.

Minhas inquietações, sobre o que fazer para despertar o interesse em sala de aula e até fora dela, me motivaram a escrever este instrumento de desenvolvimento de ensino-aprendizagem.

BASE CONCEITUAL

Por várias vezes me pergunto: o que eu posso fazer?

Esse é um grande dilema e aflige a maioria dos educadores.

Curiosamente acredito que a resposta é simples: trabalho em equipe.

... A formação de professores deve: ...

c) dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, trabalhando a

capacidade de relação e de comunicação que define o tato pedagógico;

d) valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão; 

(António Nóvoa, Revista Educação, Entrevista, Profissão: Docente,

Agosto2011)

A equipe, segundo Nóvoa, aperfeiçoa a formação docente porque permite a troca de experiências.

A vivência das várias situações cotidianas, presente no fazer pedagógico, não pode ser ignorada e pode incentivar a construção de novas práticas.

Não podemos nos esquecer de que mesmo tendo ótimas ideias e sendo muito criativos, os professores precisam sistematizar o fazer pedagógico.

Segundo Vygotsky (1998), as funções psicológicas superiores (pensamento abstrato, raciocínio dedutivo, capacidade de planejamento, atenção, lembrança voluntária, memorização ativa, controle consciente do comportamento) são desenvolvidas a partir do saber sistematizado e os professores podem contribuir nesse sentido.

2

Page 4: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

A sistematização do fazer pedagógico direciona o processo de aprendizagem, desde que, considere os conceitos de nível de desenvolvimento real, nível de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky.

As situações de aprendizagem que proponho, através do planejamento em equipe e respeitando o nível de desenvolvimento dos alunos representam uma forma de sistematizar o nosso fazer pedagógico, pois:

“de nada serve ao professor desenvolver aulas interessantes e bem planejadas se elas não atenderem ao "estado" do aluno.” (Ensaio Geral: Princípio de Ausubel).

Infelizmente nossa escola ainda segue os moldes muito bem descritos por Libâneo e temos que nos esforçar para que não seja assim:

“A efetivação da prática de formulação coletiva do projeto pedagógico ainda é, na maior parte dos casos bastante precária. Vigora mais como um princípio educativo do que como instrumento concreto de mudanças institucionais e do comportamento e das práticas dos professores. Em boa parte das escolas, predomina o modelo burocrático de gestão: decisões centralizadas, falta de espírito de equipe, docentes ocupados apenas com suas atividades de aula, relações de professores e alunos ainda formais e regidas por regras disciplinares.” (LIBÂNEO, 2003, p.357).

Para realizar o trabalho interdisciplinar com os professores ainda sinto certa resistência para que se perceba que o foco da educação não é o conteúdo programático, mas as habilidades que se pretende desenvolver. O hábito de seguir roteiros e conteúdos de livros didáticos está cristalizado e faz parte da prática da maioria dos educadores que conheço.

A perspectiva transversal requer uma transformação da prática pedagógica, pois exige do professor, tanto no nível básico como no nível superior, o rompimento da atuação de atividades pedagogicamente formalizadas, por exemplo, ligadas a uma concepção de currículo linear, e aumenta o compromisso com relação à formação dos  alunos. No caso da matemática, a demonstração matemática, por exemplo, é um típico assunto

3

Page 5: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

transversal, pois permeia todo o afazer matemático. (Bicudo, 2006, p.43).

Digo que os conteúdos programáticos são pretextos para desenvolver habilidades e competências em nossos alunos.

Por último, mas não menos importante, ao propor as atividades aos colegas professores, penso na importância de criar oportunidades para trabalhar a metacognição do indivíduo, não só dos alunos como também dos professores.

Como é que aprendemos?

Quem ensina também aprende.

O professor... evoluído, atualizado e transforma-se também em aprendiz de seus alunos, pois aprende a lidar com as diferenças com as realidades que antes não conhecia. (Salua Helena Abdalla Belotti, Moacir Alves de Faria)

A abstração é peça chave para se aprender a aprender. É uma habilidade que se desenvolve de maneira muito sutil.

Trabalhando pequenos projetos de forma interdisciplinar acredito que conseguiremos envolver todos os alunos na realização das atividades propostas e obter melhores resultados de aprendizagem.

4

Page 6: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

5

Page 7: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Segundo Gusdorf (1978, p. 13), "quanto mais se desenvolvem as disciplinas do conhecimento, diversificando-se, mais elas perdem o contato com a realidade humana” o que torna a interdisciplinaridade muito importante porque é ela quem fornece maior flexibilidade entre todos os componentes curriculares.

OBJETIVOS GERAIS

Fortalecer a equipe pedagógica;

Oportunizar a criatividade do grupo;

Desenvolver habilidades em alunos e professores;

Diminuir a indisciplina e apatia dos alunos;

Incentivar a participação de todos nas atividades propostas;

Melhorar as notas e a aprendizagem.

6

Page 8: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

OBJETIVOS GERAIS ACADÊMICOS

Este quadro resumo é muito bom para representar as competências e habilidades que desejamos desenvolver através da realização das atividades ligadas ao desenvolvimento de todo o projeto.

Toda a gama de atividades diversificadas, tem por finalidade abranger todo esse leque de habilidades e competências que faltam aos nossos alunos, como pode ser verificado à partir dos resultados da s avaliações externas e que precisam ser sistematicamente trabalhadas como o proposto.

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/47493/

OBJETIVO ESPECÍFICO

Diminuir o número alunos que não participam das atividades propostas pelos professores;

META

A expectativa é que 100% dos alunos participem ativamente dos subprojetos realizando as atividades propostas pelos professores e que também melhorem seu relacionamento interpessoal dentro da escola.

7

Page 9: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

“À medida que o individuo efetiva uma nova aprendizagem, aumenta sua "bagagem", modifica sua maneira de perceber, adquire outro comportamento. É esta mudança de comportamento que comprova a realização de uma aprendizagem. Naturalmente, tal modificação se faz através da participação e da atuação do individuo. É ele quem chega à aprendizagem, por sua experiência direta, fazendo com que, realmente, qualquer aprendizagem seja uma autoaprendizagem”.

(Ensaio Geral: Principios do Ausubel)

METODOLOGIA

A adesão ao projeto é voluntária, respeitando cada professor que, para participar, deverá concordar com a sua execução, contribuindo com sugestões e críticas, colaborando para o bom andamento do trabalho e obtenção de êxito.

As reuniões de módulo II servirão para que pequenos grupos troquem opinião e participem de cada etapa de desenvolvimento do projeto para que ele possa atender as expectativas de todos os envolvidos.

Vamos partir de uma lista que será escrita pelos professores no início do desenvolvimento do projeto, em reunião de módulo II.

A lista deve conter os nomes dos alunos de cada turma que frequentemente não se interessam em participar das atividades de aprendizagem propostas.

Cada turma de alunos terá uma lista única e os nomes constantes serão apontados pela equipe de professores que trabalham com eles.

Vamos procurar motivar estes alunos para que tenham participação ativa no desenvolvimento dos subprojetos.

Eu vou acompanhar o desenvolvimento das atividades, reescrever e adaptar os subprojetos acolhendo a sugestão dos professores envolvidos e postar comentários, fotos, partes do trabalho desenvolvido e amostras.

As habilidades que pretendemos desenvolver, os materiais utilizados, o desenvolvimento do trabalho, metodologia, avaliação, cronograma e conclusão serão apresentados e particularizados em cada subprojeto.

8

Page 10: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

A escolha das turmas em que serão desenvolvidas as atividades terá a participação direta dos professores, segundo as necessidades verificadas por eles, considerando as habilidades que se pretendem desenvolver e a adequação da aplicação do conteúdo.

Serão desenvolvidos oito subprojetos envolvendo todas as turmas do período da manhã e da tarde. Pelo menos dois subprojetos para cada turma.

O roteiro para desenvolvimento de cada subprojeto poderá sofrer adaptações para acolher as sugestões dos professores.

Este projeto foi idealizado para atender à necessidade de realização de uma intervenção pedagógica. As ações foram planejadas para melhorar os resultados obtidos em avaliações internas e externas, após a análise dos mesmos, logo esta é uma responsabilidade de toda a comunidade educativa.

Os professores que quiserem realizar outro tipo de trabalho, sem a participação direta no projeto poderão fazê-lo, bastando que escrevam um planejamento relatando como realizarão a sua intervenção pedagógica, juntamente com a análise dos resultados obtidos. Neste caso, o acompanhamento da intervenção para este componente curricular ou professor, ficará a cargo da supervisora de ensino da escola.

“... Planejar requer do docente:

Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;

Estabelecer prioridades e limites, tendo em vista o

desenvolvimento de capacidades e o tempo disponível

para isso;

Pesquisar sempre;

Ser criativo na elaboração das situações de

aprendizagem;

Ser flexível para replanejar sempre que necessário...”

(SENAI, 2008, p.32)

As atividades serão desenvolvidas durante o segundo semestre.

MATERIAIS

Os materiais que serão utilizados em todas as situações propostas são simples e é muito importante que cada professor lembre aos seus alunos que é da responsabilidade deles organizar e trazer para sala de aula o material a ser utilizado:

Cola;

Régua;

9

Page 11: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Papel sulfite;

Tesoura;

Fotos;

Papel ao maço com pauta e sem pauta;

Canetões;

Lápis de cor;

Giz de cera;

Cartolina;

Papel pardo;

Esta é uma lista básica e se outros itens forem necessários o professor avisará com antecedência para que sejam providenciados.

AVALIAÇÃO

A avaliação geral do projeto como um todo será feita a partir de uma tabela que segue em anexo e levará em consideração:

Se o aluno melhorou suas relações interpessoais com a turma e com os professores adquirindo outro comportamento;

Se o aluno desenvolveu as habilidades propostas na execução das atividades.

A avaliação deve estar de acordo com os objetivos propostos. Deve permitir a sondagem do cumprimento das metas estabelecidas e das habilidades desenvolvidas de forma clara e objetiva.

As habilidades que pretendemos desenvolver foram eleitas a partir da análise do resultado do SIMAVE 2014.

A avaliação de cada subprojeto será feita pelos professores de forma autônoma respeitando a prática pedagógica de cada um e sendo valorizado segundo o critério de cada um e posteriormente registrado na descrição do subprojeto.

A nota atribuída pelo professor será lançada no diário de classe de cada turma envolvida no trabalho.

CONCLUSÃO

10

Page 12: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Após a análise dos resultados registrados na tabela de avaliação anexa a este documento e discussão com os professores, a conclusão pode ser redigida e teremos uma medida para a validade do projeto.

11

Page 13: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

SUBPROJETOS

1 - “Penso, logo aprendo Matemática”

2 - “Fotos e Formatos”

3 - “Matemapas”

4 – “Eu Minas Gerais”

5 – “Sabões e Secções”

6 – “Muitas Histórias e Muitos Galhos”

7 – “Novas Fontes de Energia: A Radiação de Todo Dia”

8 – “Leis da Física de Newton ou Newton das Leis da Física”

CRONOGRAMA

2º semestre – 3 semanas para cada subprojeto.

BIBLIOGRAFIA

LIBANEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

SENAI, 2008, p.32.

http://ensaio1.blogspot.com.br/2005/12/principios-do-ausubel.html

http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/file.php/8051/extra/material_extra_1a_aula.pdf

http://revistaeducacao.com.br/textos/154/artigo234711-1.asp

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/358_412.pdf12

Page 14: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/3.41.pdf

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/47493/

13

Page 15: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Anexos

14

Page 16: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

SUBPROJETO:

1 - “Penso, logo aprendo Matemática”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Química

Física

Matemática

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 - RESUMO

Matemática: montar tabelas utilizando o excell na sala de informática registrando

os valores dos volumes, massas e determinando a densidade de objetos constituídos de um material que será escolhido pelo professor de Química. Serão feitas seis medidas.

Serão utilizados seis objetos por grupo de quatro alunos, do mesmo material, mas com tamanhos diferentes.

Preferencialmente o material deve ser uma substância pura, densa, de uso cotidiano e de baixo custo.

15

Page 17: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Os volumes dos objetos serão medidos com recipiente de uso cotidiano.

A escolha do recipiente faz parte da realização da atividade. Deve ser uma fonte geradora de reflexão e crítica.

As massas serão determinadas utilizando-se as balanças de precisão do laboratório da escola.

Cada grupo de alunos (quatro) utilizará um computador.

Em uma aula medem-se e anotam-se as massas. Em outra aula será a vez dos volumes.

A construção das tabelas tem a finalidade de trabalhar com razões diretas, inversas, constante de proporcionalidade, unidades de medida e transformação de unidades.

Física: o professor irá trabalhar com os conceitos de massa e peso, unidades e

transformações das mesmas, explorando diferença entre densidade de materiais e flutuação de objetos.

Objetos de materiais diferentes serão pesados e medidos seus volumes (três objetos). A atividade será análoga a de Matemática, mas com proposta diferente.

Em Matemática deve-se verificar a constante de proporcionalidade (mesma densidade, mesmos materiais) e em Física, densidades diferentes.

Química: Serão trabalhados os conceitos de substância pura e mistura além do

conceito de “propriedade física específica” dos materiais.

Os alunos (divididos em grupo de quatro alunos) farão cartazes com ilustrações para mostrar materiais com densidade diferente.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

16

Page 18: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Razões diretas e inversas, constante de proporcionalidade, unidades de medida e transformação, diferença entre massa e peso, conceito de densidade, substância pura e mistura.

4 - METODOLOGIA

Pesquisa;

Organização de murais;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Utilização de mídias;

Recorte e colagem;

Realização de experimentos.

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

17

Page 19: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

18

Page 20: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

SUBPROJETO:

2 - “Fotos e Formatos”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Arte

Língua Portuguesa

Matemática

19

Page 21: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Língua Estrangeira

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 - RESUMO

Arte: os alunos irão trazer três fotografias tiradas por eles e impressas em folha de

sulfite ou papel fotográfico.

A professora de Matemática irá definir os formatos geométricos que pretende trabalhar e os alunos fotografarão objetos do cotidiano que possuam o tal formato.

As fotos terão um tamanho padrão de 10X15 cm e serão coladas em sulfite ou então serão impressas em folha de sulfite.

Partindo das fotos, os alunos irão desenhar os objetos em perspectiva, usando apenas lápis grafite pretos.

Cada desenho será feito em uma folha de sulfite, com margem e cabeçalho para identificação.

O professor de Arte também poderá trabalhar ampliação ou redução dos desenhos em malha quadriculada.

Língua Portuguesa: o professor de português vai trabalhar com a descrição dos

objetos desenhados e escolherão um deles para redigir um poema, tendo o tal objeto como foco. Para que os alunos entendam essa atividade o professor deve apresentar à sala um poema desse tipo.

20

Page 22: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Matemática: Será trabalhada a planificação dos sólidos geométricos fotografados e

as fórmulas de seus volumes. Outra atividade é construir sólidos de cartolina ou papelão.

Língua Estrangeira: o professor irá pedir aos alunos que procurem os nomes dos

objetos fotografados, em inglês e também o nome das formas geométricas. Para finalizar esta atividade deverão escrever frases sobre os objetos fotografados.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Cálculo de áreas e volumes, ampliação do vocabulário em língua estrangeira, redação, descrição, comparação e analogia, visão em perspectiva, tipos de textos.

4 - METODOLOGIA

Trabalho com fotografia;

21

Page 23: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Organização de murais;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Desenho;

Recorte e colagem;

Trabalho com textos.

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

22

Page 24: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

SUBPROJETO:

3 - “Matemapas”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Física

Matemática

Geografia

Língua Portuguesa

Língua Estrangeira

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

23

Page 25: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

1 - RESUMO

Língua Portuguesa: o professor irá orientar uma pesquisa sobre notícias antigas ou

novas relacionadas a satélites artificiais. Depois cada aluno deve escrever um resumo sobre a notícia lida. Para finalizar a atividade cada aluno irá expor oralmente seu resumo (sem ficar lendo a partir do papel).

Língua Estrangeira: o professor de inglês vai aproveitar o resumo feito na aula de

Português levando os alunos à sala de multimídia. Cada grupo de quatro alunos deve escolher um dos resumos escritos em português para digitar no computador. Irá usar o tradutor de textos para passar o resumo para a língua inglesa. Depois cada aluno do grupo irá copiar no seu caderno de inglês a tradução.

Matemática: o professor vai trabalhar com geometria espacial usando o sistema de

trilateração, porém para simplificar a atividade e atender ao objetivo da proposta de aprendizagem será utilizada a trilateração apenas em duas dimensões.

O trabalho será realizado na sala de informática utilizando o computador e o “GPS” disponibilizado a partir da internet ( quatro alunos por computador).

Física: o trabalho nas aulas de Matemática vai ter continuidade nas aulas de Física.

Os alunos vão utilizar o mesmo sistema anterior, mas com outras distâncias usando o Google Maps e propondo o cálculo de velocidades para diversos tipos de veículos. Os problemas serão criados e propostos pelo professor de Física.

O professor também irá conduzir uma pesquisa, usando o computador sobre o funcionamento do GPS e sobre satélites artificiais. A pesquisa será anotada no caderno por cada aluno. Textos pequenos.

Esta atividade servirá ao professor de Português para relacionar tipos de textos, as notícias pesquisadas anteriormente, o texto científico, texto de informação, resenhas...

Geografia: o professor vai trabalhar com mapas planificados do planeta Terra,

procurando na internet e depois fazendo um desenho no sulfite. Os alunos também farão uma pesquisa sobre o mapa de “Piri Reis” e também farão um desenho em sulfite. Para finalizar a atividade os alunos irão comparar os mapas e escrever suas observações a respeito.

24

Page 26: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Outra atividade que será desenvolvida é a ampliação de um mapa da cidade de Itamogi com o auxílio do retroprojetor (grupos de seis alunos). O desenho será feito em papel pardo e deve apresentar os rios, bairros, ruas, limites territoriais, pontos cardeais, uso de legendas e escala.

O professor de Matemática pode auxiliar com a questão da escala.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Unidades de medida e transformação de unidades, uso de escalas, geometria plana, pontos cardeais, funcionamento do GPS, conceito de satélites artificiais, trabalho com mídias, tipos de texto, oralidade, intertextualidade, cálculo de velocidade, escrita e vocabulário em outro idioma.

4 - METODOLOGIA

Uso de mídias;

Comparação e análise;

Trabalho em grupo;

25

Page 27: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Aula expositiva dialogada;

Desenho;

Ampliação de imagens;

Tipos de textos.

Trabalho com mapas.

Leitura e escrita.

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 – CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea. Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

26

Page 28: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

SUBPROJETO:

4 - “Eu Minas Gerais”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

27

Page 29: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Arte

Geografia

Matemática

Língua Portuguesa

Química

História

Filosofia

Sociologia

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 - RESUMO

Língua Portuguesa: será escrito uma peça de teatro pelos próprios alunos “A

Inconfidência Mineira” como conclusão de todo o estudo sobre o tema que será abordado de diversas formas pelos outros componentes curriculares.

Arte: os alunos irão tirar fotos de paisagens da nossa cidade e vão montar um

painel decorativo.

Deve ser feito um portfólio sobre o barroco com curiosidades e figuras. Cada aluno irá expor oralmente seu trabalho de forma sucinta.

28

Page 30: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Matemática: cada aluno irá trazer para aula dois Xerox do tamanho de um sulfite.

Um com a imagem de um dos profetas de Aleijadinho contendo bastante detalhe e outro do Homem Vitruviano de Da Vinci.

Serão trabalhadas as proporções áureas utilizando as duas imagens.

Química: cada grupo de quatro alunos fará uma pesquisa sobre pedras preciosas

encontradas em Minas Gerais no auge do garimpo, procurando seus nomes e fórmulas na sala de informática. Tudo deve ser anotado no caderno individualmente. Depois cada grupo irá fazer um cartaz para expor sua pesquisa. O cartaz pode conter ilustrações das pedras preciosas ou semipreciosas.

Geografia: o professor vai dividir a sala em grupo de cinco alunos para que se

organizem para construir uma maquete do mapa de Minas Gerais. O foco é o relevo, as famosas serras e seus rios. Cada grupo de alunos fica responsável por uma parte do mapa.

História: o professor vai pedir aos alunos que pesquisem a história dos

inconfidentes (pode ser em livro didático, na internet ou na biblioteca) e sobre a Inconfidência.

Os alunos serão divididos em grupos e cada um deve ficar responsável de pesquisar um dos personagens da inconfidência. Depois cada grupo irá preparar uma apresentação em PowerPoint para compartilhar com o restante da sala.

Filosofia: usar a delação de Joaquim Silvério dos Reis para trabalhar questões de

ética. Cada aluno deve, ao terminar o debate, externar sua percepção através de um desenho em papel sulfite. No final da atividade será montado um mural.

Sociologia: serão trabalhadas as relações sociais existentes na época da

inconfidência, o papel da mulher, dos negros, do clero, dos nobres, garimpeiros... Depois a sala será dividida em grupos e cada um deve montar um cartaz sobre um desses segmentos da sociedade com ilustração e Box explicativo.

29

Page 31: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Ao final da atividade a sala deve escolher uma música que represente a atividade desenvolvida, escrever a letra e afixá-la junto aos cartazes.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver a oralidade, espírito crítico, leitura, escrita, interpretação, abstração, relação intertextual, organização, sistematização, razões e proporções, comparação, conhecimento acadêmico sobre a inconfidência mineira, seus personagens.

4 - METODOLOGIA

Uso de mídias;

Comparação e análise;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Desenho;

30

Page 32: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Ampliação de imagens;

Tipos de textos.

Trabalho com mapas.

Leitura e escrita.

Coleta e organização de dados;

Sistematização e apresentação dos resultados;

Pesquisa;

Encenação;

Debate.

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

31

Page 33: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

32

Page 34: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

SUBPROJETO:

5 - “Sabões e Secções”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Química

Matemática

História

Língua Portuguesa

Língua Estrangeira

Filosofia

Arte

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 - RESUMO

33

Page 35: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Língua Portuguesa: cada aluno deve escrever um texto descrevendo como o

subprojeto foi desenvolvido ou um artigo de opinião.

Língua Estrangeira: cada aluno deve criar um slogan em inglês para a venda

hipotética dos sabões.

Matemática: os alunos vão trazer de casa sabões com formatos diferentes segundo

a orientação do professor. Os sabões serão cortados e será feito um estudo de suas áreas de secção transversal.

Quimica: a ideia a ser explorada é a de sais, ácidos e bases. A classe será dividida

em grupos de três alunos para fazer cartazes com os nomes de todos os cátions e todos os ânions sugeridos pelo professor. Cada grupo executa uma parte da tarefa.

O professor deve pedir aos alunos que tragam receitas de sabões caseiros para a aula pesquisando na internet ou com familiares. Na sala serão escolhidas algumas receitas e o professor irá explicar a função de cada ingrediente da mesma.

Os alunos irão preparar uma apresentação em PowerPoint sobre substâncias polares e apolares e a diferença entre sabões líquidos e sólidos. O professor irá organizar a divisão de tarefas para cada grupo.

Arte: o professor de arte vai pedir aos alunos para que façam desenhos, usando

lápis grafite preto, dos pedaços de sabão cortados, em perspectiva e da área plana, enfim, sob vários ângulos (pontos de vista).

História: o professor de história vai pedir aos alunos que façam uma pesquisa

sobre as consequências da falta de higiene em campos de guerra podendo utilizar o exemplo de como “Napoleão perdeu a guerra” e epidemias em campos de guerra. Escrita individual sobre as novas informações aprendidas (resenha).

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;34

Page 36: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Substâncias polares e apolares, nomenclatura de sais ácidos e bases, guerra napoleônica, áreas de figuras geométricas, desenhos em perspectiva, leitura, escrita e tipos de textos.

4 - METODOLOGIA

Uso de mídias;

Comparação e análise;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Desenho;

Tipos de textos.

Leitura e escrita.

Coleta e organização de dados;

Sistematização e apresentação dos resultados;

Pesquisa;

5 - AVALIAÇÃO

35

Page 37: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

36

Page 38: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

SUBPROJETO:

6 - “Muitas Histórias e Muitos Galhos”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Biologia

História

Arte

Matemática

Língua Portuguesa

Língua estrangeira

Duração 3 semanas De a de 2015

37

Page 39: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 – RESUMO

Arte: os alunos vão tirar fotos de sua própria família, pai, mãe, irmãos, avós, tios,

primos com a revelação em branco e preto em papel fotográfico ou sulfite.

Uma foto será escolhida pelo aluno e a partir dela fará uma caricatura usando lápis grafite preto.

Uma das fotos deve ser apenas do rosto deles, em branco e preto (10X 15 cm) em papel fotográfico.

Língua Estrangeira: o professor de inglês vai utilizar a foto do rosto dos alunos

para nomear em inglês todas as partes do rosto.

História: o professor irá organizar uma visita à biblioteca municipal da cidade para

levantar dados e escrever sobre a história de Itamogi.

Língua Portuguesa: durante essa visita á biblioteca o professor de Língua

Portuguesa também pode estar presente e orientar uma pesquisa sobre escritores poetas e historiadores de Itamogi, resgatando algumas de suas obras em prosa e verso. Os alunos irão montar um varal de poesias, histórias e contos, de própria autoria ou reproduzindo obras, inspirados na pesquisa da biblioteca.

Matemática: O professor vai pedir aos alunos que se dividam em grupos de quatro

pessoas. Cada grupo vai escolher um aluno e fará um desenho em papel pardo contornando a silhueta do aluno. Depois o professor de Matemática fará uma análise das medidas do corpo, tronco, membros... Novamente estabelecendo relações com as medidas do Homem Vitruviano (retorno a discussão de medidas áureas).

38

Page 40: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Biologia: os alunos irão montar uma árvore genealógica com as fotos da aula de

Arte. A partir dessa árvore o professor vai realizar juntamente com os alunos uma análise de traços fisionômicos característicos de cada família fazendo um estudo do fenótipo.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Coleta e organização de dados, conceito de fenótipo, organização espacial, estudo de formas, razão e proporção, unidades de medida, leitura, escrita, tipos de textos, pesquisa e estilos de texto.

4 - METODOLOGIA

Comparação e análise;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

39

Page 41: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Desenho;

Tipos de textos.

Leitura e escrita.

Coleta e organização de dados;

Sistematização e apresentação dos resultados;

Pesquisa de campo;

5- AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

40

Page 42: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

SUBPROJETO:

7 - “Novas Fontes de Energia: A Radiação de Todo Dia”

41

Page 43: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Física

Química

Língua Estrangeira

Sociologia

Língua Portuguesa

Biologia

Arte

Duração 3 semanas De a de 2015

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 - RESUMO

Química: os alunos da sala serão divididos em grupos de quatro alunos. Cada

grupo ficará responsável por desenhar, utilizando o computador, uma ou mais famílias químicas da tabela periódica. O professor de Química vai escrever um roteiro com as orientações para que os grupos façam o desenho, medida das células, estilo e

42

Page 44: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

tamanho das letras e inserção de uma figura que represente a utilização do elemento no dia a dia. Os elementos radioativos serão destacados.

Cada família desenhada no computador será salva em um pendrive de uso coletivo para facilitar a posterior impressão.

Quando a atividade for encerrada e as colunas forem impressas, os alunos vão juntar as partes da tabela colando-as em um papel pardo para ser afixada na parede da sala.

Língua Estrangeira: cada aluno orientado pelo professor irá traduzir a carta de

Einstein para Roosevelt, alertando o então presidente dos EUA sobre a possibilidade dos alemães construírem bombas nucleares.

Física: o professor de Física vai utilizar a tabela periódica construída pelos alunos

para promover um seminário sobre quais são os elementos radioativos, formas de obtenção do material, localização das principais fontes, vantagens de desvantagens do uso da energia nuclear nos dias atuais e aplicações desse tipo de energia.

Após as apresentações das ideias sobre energia nuclear, o professor irá orientar a sala para que elaborem uma apresentação em PowerPoint com o máximo de quatro slides, de uma forma bem sucinta e com ilustrações. Cada grupo será formado por quatro alunos. As apresentações serão salvas no pendrive que já foi utilizado na atividade de Química para que depois as apresentações possam ser compartilhadas por todos os alunos.

Língua Portuguesa: os textos utilizados nas apresentações de slides devem ser

escritos pelos alunos (autoria própria). Devem apresentar coesão, coerência e correção gramatical, obedecendo à norma culta de nosso idioma (nada de abreviaturas ou gírias).

Sociologia: os alunos irão ser divididos em dois grupos para pesquisar na internet

sobre o acidente nuclear no Japão, na usina de Fukushima e sobre o acidente de Chernobyl na Ucrânia. Todos os grupos de alunos também devem pesquisar sobre o descarte, manipulação e transporte de lixo de material radioativo. Após estas

43

Page 45: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

pesquisas o professor irá provocar uma discussão sobre as implicações éticas no uso desses materiais.

Biologia: os alunos irão produzir alguns cartazes ilustrados mostrando os

benefícios e malefícios da radioatividade sobre o corpo humano. Metade da sala apresenta um lado da questão e a outra metade o outro lado. Os textos irão ser escritos sob a supervisão do professor de português.

Arte: os alunos irão ilustrar ou representar de outra forma a canção “Rosas de

Hiroshima”.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leitura, escrita e interpretação, tipos de textos, organização de dados, trabalharem com sequências e roteiros, usam de mídias, estabelecimento da diferença entre autoria e plágio (PowerPoint), séries radioativas, ética e cidadania.

44

Page 46: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

4 - METODOLOGIA

Seminário;

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Trabalho com roteiros;

Tipos de textos.

Leitura e escrita.

Coleta e organização de dados;

Uso de mídias;

Pesquisa;

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 – CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

45

Page 47: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

SUBPROJETO:

8 - “Leis da Física de Newton ou Newton das Leis da Física”

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Nível: Ensino Médio

Série:

Turno Manhã Tarde

Componente Curricular Nome do professor

Física

História

Geografia

Matemática

Língua Portuguesa

Arte

Duração 3 semanas De a de 201546

Page 48: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

OBS: Os professores envolvidos no projeto irão determinar as séries e turmas com as quais desenvolverão seus trabalhos, de acordo com o seu planejamento e adequação das atividades em relação ao seu conteúdo programático, podendo para tanto, realizar as modificações necessárias tanto no planejamento, quanto na forma de aplicação do projeto. Nosso foco será o resultado das avaliações externas e as habilidades que precisam de intervenção.

1 – RESUMO

História: o professor irá pedir aos alunos que escolham um equipamento

tecnológico, com telefone, TV, rádio ou outro, que tenha passado por vários aperfeiçoamentos desde sua invenção até os dias de hoje. Depois os alunos serão orientados para construir uma linha de tempo que represente a evolução tecnológica sofrida, escrevendo algumas observações na forma de boxes explicativos, ao longo da linha (podendo ou não ter ilustração).

Pode ser usado papel pardo cortado em várias tiras.

O professor de matemática pode auxiliar nesta atividade para que certos pontos da linha sejam marcados de forma proporcional aos intervalos de tempo.

Física: ir à biblioteca ou pesquisar no livro didático quais são as leis de Newton.

Dividir a turma em grupos de quatro alunos e fazer cartazes com as leis de Newton. Ilustrar os cartazes com figuras ou desenhos que mostrem onde as leis são verificadas no cotidiano (podem ser situações ou equipamentos tecnológicos). Depois explicar oralmente as figuras do cartaz. Cada aluno do grupo deve falar um pouquinho.

Língua Portuguesa: os alunos irão pesquisar charges que tenham relação com as

leis de Newton. Depois irão escolher uma delas e criar outra semelhante à escolhida, com desenho e texto, de autoria própria.

47

Page 49: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Arte: O professor irá ajudar os alunos a confeccionar uma bola de papier mâché.

Uma bola para cada grupo de quatro alunos.

Geografia: a bola feita pelos alunos será pintada ou recoberta por papéis de forma

a representar os continentes e água do nosso planeta. Serão desenhados alguns paralelos e meridianos.

A maquete irá receber legendas informando a velocidade de rotação da Terra na região polar e equatorial, diâmetro da Terra na região polar e equatorial, aceleração da gravidade na região polar e equatorial.

Matemática: o professor de matemática irá orientar os alunos a construir uma

tabela com os valores do diâmetro da Terra (polar e equatorial) em km, m e cm e com a velocidade da Terra (polar e equatorial) em km/h e m/s.

2 - OBJETIVO GERAL

Dominar linguagens;

Construir argumentação;

Raciocínio;

Análise;

Interpretação;

Inferência;

Articulação entre os saberes dos diversos componentes curriculares;

Troca de conhecimentos;

Aprimoramento da sociabilidade.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Transformação de unidades, estudo das leis de Newton, construção de linhas de tempo, comparação de escalas, transformação de unidades, leitura e escrita, analogias, tipos de texto, paralelos e meridianos.

48

Page 50: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

4 - METODOLOGIA

Trabalho em grupo;

Aula expositiva dialogada;

Trabalho com maquetes;

Tipos de textos.

Leitura e escrita.

Coleta e organização de dados;

Uso de mídias;

Pesquisa;

5 - AVALIAÇÃO

Será determinada por cada professor envolvido no subprojeto, em reunião de módulo II, estabelecida para esta finalidade.

Pode ser informal para fins de diagnóstico e acompanhamento da turma ou formal para fins de atribuição de notas ou conceitos.

A forma como será realizada a avaliação segundo a proposta de cada professor será redigida e anexada a este documento, bem como registrada no diário de classe.

6 - CRONOGRAMA

O cronograma das atividades que serão desenvolvidas, também precisa da decisão dos professores em reunião de módulo II, realizada para esta finalidade.

Os projetos serão desenvolvidos no segundo semestre de 2015.

Cada subprojeto poderá durar até três semanas por conta do planejamento, avaliação, reescrita das adaptações que se fizerem necessárias, discussão sobre a validade do projeto e conclusão do mesmo, além do compartilhamento dos resultados com a equipe e divulgação dos trabalhos através das mídias disponíveis.

49

Page 51: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

As atividades podem acontecer de forma consecutiva ou simultânea.

Todas as decisões do grupo serão redigidas e anexadas a este documento além do registro no diário de classe.

7 - BIBLIOGRAFIA

A bibliografia utilizada por professores e alunos no decorrer das pesquisas e execução dos subprojetos será acrescentada a este documento até o término dos mesmos.

Para evitar tumultos o material da biblioteca a ser utilizado pode ser agendado com alguma antecedência para ser separado e levado à sala de aula para consulta ou se o professor preferir poderá acompanhar seus alunos até a biblioteca e pesquisar junto com eles.

50

Page 52: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Acompanhamento de Resultados

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Intervenção Pedagógica – 2º Semestre - 2015

Os alunos abaixo relacionados não estavam participando com frequência das atividades de aprendizagem propostas pelos professores dos diversos componentes curriculares no primeiro semestre do corrente ano.

Turma Alunos

Melhorou a participação nas atividades propostas

Sim Não

1ºA

1ºB

1ºC

2ºA

2ºB

2ºC

3ºA

3ºB

Modelos para o acompanhamento de resultados do plano de Intervenção Pedagógica

Page 53: Plano de Intervenção pedagógica 2015 2º semestre.doc

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Acompanhamento do Professor

Nome do professor

Componente Curricular

Verificou maior comprometimento

do aluno em realizar as atividades de aprendizagem

propostas

Os alunos estão desenvolvendo

habilidades assinaladas no

plano de intervenção

Sim Não Sim Não

Escola Estadual “José Soares de Araújo”

Acompanhamento da Equipe Pedagógica da Escola

Nome do supervisor pedagógico

Houve melhoria do resultado das avaliações externas, registrados a partir dos Conselhos de Classe dos 3º e 4º bimestres.

3º bimestre 4º bimestre

Sim Não Sim Não