Plano de Trabalho

1
PLANO DE TRABALHO Delimitação do Problema de Pesquisa: Os metais são produzidos através de minérios e ao entrarem em contato com o meio ambiente tendem a entrar em equilíbrio termodinâmico. Uma forma de aumentar a sua resistência química está na aplicação de tintas. Para garantir essa barreira o metal deve estar livre de óleos e demais sujidades e com boas condições de aderência (aumento de rugosidade). Isso se consegue através de pré tratamentos e o mais utilizado industrialmente é o desengraxe alcalino seguido de processos de fosfatização. Porém, este método é agressivo ao meio ambiente, o excesso de fosfato no efluente provoca eutrofização contribuindo para a crise hídrica. Com isso, meios alternativos como a nanotecnologia e a silanização tem se mostrado comprometedores com resultados superiores devido a diminuição do consumo energético e relação ambiental. Objetivo Geral: O trabalho tem como objetivo identificar os principais meios de pré tratamento de peças metálicas afim de compará-los em termos de eficiência e custo/benefício. Objetivo Específico: Avaliar através de testes com névoa salina qual pré tratamento possui melhor resistência química; Determinar através de testes com o perfilometro a diferença de rugosidade entre as amostras com os pré tratamentos estudados e uma amostra apenas lixada; Estudar através de testes com câmera úmida o comportamento dos diferentes pré tratamentos em ambientes com elevada umidade. Avaliar através de testes de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) a resistência a corrosão do filme

description

Plano de trabalho de TCC

Transcript of Plano de Trabalho

Page 1: Plano de Trabalho

PLANO DE TRABALHO

Delimitação do Problema de Pesquisa:

Os metais são produzidos através de minérios e ao entrarem em contato com o meio ambiente tendem a entrar em equilíbrio termodinâmico. Uma forma de aumentar a sua resistência química está na aplicação de tintas. Para garantir essa barreira o metal deve estar livre de óleos e demais sujidades e com boas condições de aderência (aumento de rugosidade). Isso se consegue através de pré tratamentos e o mais utilizado industrialmente é o desengraxe alcalino seguido de processos de fosfatização. Porém, este método é agressivo ao meio ambiente, o excesso de fosfato no efluente provoca eutrofização contribuindo para a crise hídrica. Com isso, meios alternativos como a nanotecnologia e a silanização tem se mostrado comprometedores com resultados superiores devido a diminuição do consumo energético e relação ambiental.

Objetivo Geral:

O trabalho tem como objetivo identificar os principais meios de pré tratamento de peças metálicas afim de compará-los em termos de eficiência e custo/benefício.

Objetivo Específico:

Avaliar através de testes com névoa salina qual pré tratamento possui melhor resistência química;

Determinar através de testes com o perfilometro a diferença de rugosidade entre as amostras com os pré tratamentos estudados e uma amostra apenas lixada;

Estudar através de testes com câmera úmida o comportamento dos diferentes pré tratamentos em ambientes com elevada umidade.

Avaliar através de testes de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) a resistência a corrosão do filme