PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o...

14
PLANO ESTRATÉGICO DE BACKUP E ARQUIVAMENTO DA EMC

Transcript of PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o...

Page 1: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

PLANO ESTRATÉGICO DE BACKUP E ARQUIVAMENTO DA EMC

3

Page 2: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

2 2

ÍNDICEINTRODUÇÃO ..............................................................................................................3

2. A DINÂMICA DO MERCADO ESTÁ MUDANDO O BACKUP E O ARQUIVAMENTO ...............5

3. AS EXPECTATIVAS DOS USUÁRIOS FINAIS ESTÃO MUDANDO ......................................5

4. FOCO NO BACKUP: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS QUE IMPULSIONAM O MERCADO ......6

Acelerando a transformação do backup, Parte I: Afetando a velocidade dos negócios ...6

5. COMO É A TRANSFORMAÇÃO DO BACKUP? ...............................................................7

A mesma solução não serve para tudo. .......................................................................7

Acelerando a transformação do backup, Parte II: Backup de última geração .................7

6. CRIANDO ARQUITETURAS INTENCIONAIS — NÃO ACIDENTAIS ....................................8

7. DEFINIÇÃO DA ARQUITETURA DE ARMAZENAMENTO DE PROTEÇÃO .............................8

8. DO PROJETO À REALIDADE: CRIANDO SEU PRÓPRIO PLANO ESTRATÉGICO ..................9

A janela de backup ...................................................................................................10

9. EXEMPLOS REAIS DE TRANSFORMAÇÃO ................................................................. 12

10. BACKUP E ARQUIVAMENTO — E A JORNADA RUMO À NUVEM ................................... 13

Alliance Trust PLC falando sobre o EMC Avamar — VMware ............................................. 13

Acelerando a transformação do backup, Parte III: Capacitando a equipe de backup ....13

11. COMO COMEÇAR COM O BACKUP .......................................................................... 13

2

2

Page 3: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

3 3

INTRODUÇÃOPonha seu plano em ação

Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos de backup fossem concluídos dentro das janelas de tempo designadas. Embora as janelas de backup e recuperação continuem motivando o comportamento organizacional e até mesmo a inovação dos fornecedores, novas expectativas de negócios estão mudando o escopo e a urgência das discussões entre as organizações e as equipes internas.

Em vez de pensar no backup e no arquivamento como meros "detalhes técnicos" de TI, as organizações estão com uma perspectiva mais abrangente de negócios:

•Comomeuplanodebackupestáafetandomeuritmodeadoçãodavirtualizaçãoe implementação de aplicativos?

•Comoeleestáafetandominhajornadarumoànuvem?•Oqueissosignificaemtermosdenegócios?•Eemtermosdevantagemcompetitivaeeconomia? – E o arquivamento? •Possoatenderàsnecessidadesdedetecção?•Possodarsuporteaváriostiposdeconteúdo?•Podereimanteraconformidadecomoaumentodosvolumesdedados?•Comoissoafetaráoritmodosnegócios?

A pura verdade é que o backup e o arquivamento podem atrasar o andamento dos negócios. Apesar dos grandes avanços em tecnologias de backup e arquivamento, como o backup em disco e a desduplicação, o processo de backup e proteção de dados ainda apresenta muitas falhas na maioria das organizações. Entretanto, por meio da transformação do ambiente de backup e arquivamento — as pessoas, os processos e a infraestrutura —, as organizações podem enfrentar os problemas de TI que afetam diretamente a velocidade de seus negócios.

Qual é seu plano?

As organizações que transformam os ambientes de proteção de dados relatam benefícios significativos para os negócios. Na realidade, elas fazem uma relação diretadatransformaçãodobackupedoarquivamentocomciclosmaisrápidosdedesenvolvimento de produtos, maior velocidade nos esforços de expansão global, melhorias na definição de perfis de clientes etc., e isso gera receita.

Porém, como você faz alterações em seu ambiente de backup e proteção de dados para melhorar seus negócios? Você precisa ter um plano estratégico.

Este eBook foi desenvolvido para ajudar você a entender o impacto da transformação do backup e do arquivamento, quais são as principais etapas que todas as organizações devem considerar antes e durante a jornada, e por que a EMC — líder demercadonessaárea—éinigualavelmentequalificadaparaorientarvocê.

1. DESAFIOS ATUAISAtingirobjetivosdebackupearquivamentoéumdesafioconsiderável.ExisteumapressãoconstantenosdepartamentosdeTIcomrelaçãoàexpansãodoconjuntodeaplicativos,àreduçãodostemposderecuperação,àelevadasensibilidadeàperdadedadoseàmudançadosrequisitosdearquivamentoeeDiscovery,bemcomoaambientesdinâmicosdenegócios.Amaioriadelesestápercebendoqueassoluçõestradicionais de backup e arquivamento, que se baseiam em fita e datacenter físico, nãoconseguemajudá-losaatingirseusobjetivos.Obackupeoarquivamentoprecisam ser mais inteligentes.

3

Page 4: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

4 4

Entre os desafios das abordagens tradicionais estão:

• Recuperações lentas — seja no local, por meio de fita, ou fora da empresa, por meio de transporte

• Recuperações não confiáveis —nãohágarantiadeintegridadenemdeprecisão• Ineficiência — não oferece recursos para reduzir a quantidade de mídia necessária

• Muito esforço — intervenção manual significativa para administrar a maioria dos processos com fita

• Alto risco — perda de fitas não criptografadas durante o transporte de e para locais externos

• Alto custo/baixa capacidade de expansão —associadosàmanutençãodeestruturas isoladas de backup e arquivamento

Outromotivoparaadesestabilizaçãodasituaçãoatualsãoastrêsgrandestendências que estão mudando de maneira irreversível o modo de pensar das organizações a respeito de backup e arquivamento:

Aumento de dados em grande escala

Háumaexplosãodedados,comumaprevisãodecrescimentode50vezesnestadécada. Como o backup cria cópias de dados importantes, as necessidades de armazenamento para backup usando abordagens tradicionais podem consumir de cincoadezvezesmaiscapacidadedoqueoarmazenamentoprimárioqueestásendo protegido. Não é possível acomodar um aumento de dados dessa magnitude em virtude de limitações de orçamentos de TI, capacidade do datacenter, refrigeração e espaço ocupado.

Estudos também têm mostrado que apenas 80% dos backups tradicionais são bem-sucedidoseapenas70%dasrecuperaçõessãobem-sucedidas.OaumentomaciçodedadostornaráaindamaisdifícilecarocumprirosSLAs(ServiceLevelAgreements,contratosdeníveldeserviço).Esseaumentodedadostambémcriarádesafios para o processo e a infraestrutura de arquivamento, inclusive a necessidade de um ambiente consolidado de backup e arquivamento.

O DILEMA DO ORÇAMENTO DE TI

OsdepartamentosdeTIestãogastando73%dosorçamentosparamanterosaplicativos e a infraestrutura legada existentes, mas querem que a maior parte disso seja usada em investimentos para o futuro — a fim de gerar negócios.

Obackupeoarquivamentotradicionaisosdesviamdessameta.Asituaçãosecomplicoudemais,comoscustosoperacionaisrespondendopor58%dasdespesascom proteção de dados. As soluções de backup baseadas em fita são de manutenção particularmente cara — uma vez que exigem equipe especializada para gerenciamento, armazenamento e envio de mídia. Um relatório recente de organizações descobriu que novos datacenters estão sendo projetados e construídos com tamanho reduzido, mas terão de comportar 300% a mais de cargas de trabalho. Obackupearecuperaçãotradicionaisnãoconseguemacompanharessatendência—eles requerem mais espaço físico e esforço de administração no datacenter.

Fonte: Forrester Research, Inc., IT Budget Allocations: Planning For 2011, 3 de dezembro de 2010

4

4

Page 5: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

5 5

Virtualização e nuvem

Emresumo,aproteçãodedadostradicionalatrasaráseusesforçosdetransformaçãodaTI.Osservidoresvirtuaisagoratêmmaispenetraçãodoqueosservidoresfísicospara executar aplicativos. Porém, as preocupações com backup de ambientes virtuais muitas vezes paralisam os projetos de nuvem, nos quais o conflito de acesso de recursos em servidores de alta utilização deixa os backups drasticamente mais lentos. Em uma pesquisa, empresas que atualmente fazem uso da virtualização citam a "conclusão de backups dentro do prazo" como um desafio muito importante, e mais de um terço dos entrevistados identificou o aprimoramento do backup e da recuperação demáquinasvirtuaiscomoáreadefocoessencial.Damesmaforma,suaarquiteturapode limitar a capacidade que sua organização tem de atender a novas demandas de arquivamentoeeDiscovery,oquepodeterconsequênciascarasparaosnegócios.

2. DINÂMICA DO MERCADO ESTÁ MUDANDO O BACKUP E O ARQUIVAMENTO

Omundoemquevivemosestáficandocadavezmaiscentradoemdados.Osnúmerossãoimpressionantes.Até2020,aIDCestimaquehaverá35zetabytesdeinformaçõesno mundo. E as equipes de TI estão sendo cada vez mais pressionadas por todos esses dados para transformar seus ambientes.

Defato,aslimitaçõesdeambientestradicionaisdebackupearquivamentoestãofazendo com que a TI tome atitudes anormais:

•Osproprietáriosdeaplicativosestãodiminuindootamanhodosbancosdedados•OsadministradoresdeVMware®estãofazendomáquinasvirtuaismenores•OsCIOsestãoadiandoosplanosdevirtualizaçãoemvezdeexpandi-los

Estão fazendo isso porque não confiam na capacidade de proteção dos dados que seus ambientes de backup oferecem. As equipes de backup bateram em um muro e não conseguem progredir. Não conseguem realizar backups eficientemente, não conseguem atenderajanelasdebackupnemconseguemgarantirrecuperaçõesemtempohábil.Nãopodemfazermaissemcolocarosdadosemrisco,eissoestáminandoaconfiança.

No caso do processo de virtualização, isso significa que as empresas estão obtendo oROI(ReturnonInvestment,retornosobreoinvestimento)desseprocessoemumconjunto muito menor de aplicativos do que elas esperavam ou estão obtendo um ROImuitomenoremumconjuntomaisamplodeaplicativos.Emqualquerumadassituações,trata-sedeumapropostaquegeraperdaserestringeocrescimentodosnegócios. A culpa é do backup, e é hora de avançar.

Com o arquivamento, a história é parecida. Arquivamento não é só a movimentação deconteúdoinativo.Eletambémenvolveconformidadeerespostaàssolicitaçõesdedetecção—nãoimportaondeosarquivosestejam.Sejaconteúdoinativoemarmazenamentoprimário,sejaconteúdoinativoqueaindanãoestá"emarquivamento",asorganizaçõesprecisamteracapacidadedeindexá-loegerenciá-lo,recuperararquivosquandonecessárioedimensionarambientesdemaneirarápida,fácileeconômica.Oarquivamentoestáfalho,eéhoradeconsertar.

3. AS EXPECTATIVAS DOS USUÁRIOS FINAIS ESTÃO MUDANDOUmamudançasociológicaoucultural—maisdoquetecnológica—estáimpulsionando a noção de TI como provedora de serviços. As expectativas dos usuáriosfinaismudaramsignificativamentenaúltimadécada.ATIcostumavaseruma"caixa-preta"intimidante,eosusuáriosfinaisaceitavamquaisquerlimitaçõesimpostas pelos departamentos de TI; eles não tinham segurança para desafiar a TI a fazer mais por eles. Porém, tudo isso mudou.

Osusuáriosfinaisdehojesãoexperientes.Elesentendemasferramentasqueestãodisponíveis no espaço do consumidor e o que é possível fazer com a infraestrutura de TI certa. Eles entendem os benefícios transformativos que a TI pode oferecer a seus negócios. Isso significa que os padrões estão muito mais altos para a TI em geral e principalmenteparaobackupeoarquivamento.Osusuáriosfinais—aslinhasdenegócios — esperam que, quando quiserem que se faça algo, que seja feito. E eles esperamqueotemponecessárioparaissosejaquasezero.

QUE É O "TEMPO NECESSÁRIO"?Sejaotemponecessárioparareativararotaçãodeumnovoaplicativo,otemponecessárioparaatingir80%devirtualização,otemponecessáriopara analisar um conjunto de dados complexos, seja o tempo para realizar uma solicitação de eDiscovery,ametadeveseromaispossívelpróxima de zero. Um tempo curto significa que um negócio, ou SEUambiente,éadaptáveleágil.Osprocessos-chave,comobackupearquivamento,devem ser automatizados e perfeitos, permitindo que os negócios das organizações cresçam.

5

Page 6: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

6 6

Independentemente de ser a divisão de fabricação de uma grande empresa, os departamentos de TI em instituições financeiras ou o administrador de backup em umapequenaempresa,omotivonúmeroumparaqueum"temponecessário"sejainsatisfatório é quase universalmente o backup. Ele é uma parte do ambiente de TI que ainda exige que alguém ligue para outra pessoa para que faça o que é preciso, eissoaumentao"temponecessário".Quantomaioro"temponecessário",maiorapossibilidade de um impacto negativo nos negócios.

A pura verdade é que as arquiteturas de backup e arquivamento estão retardando a todos. Veja o backup, por exemplo. Com o VMware e o armazenamento virtualizado, umalinhadenegóciospodeprovisionarumanovaVM(VirtualMachine,máquinavirtual) sem precisar ligar para o departamento de TI — quer dizer, até que seja o momentodeprotegê-la.Paraisso,éprecisochamaraequipedebackupparainstalarumcliente,definirapolíticadebackup,fazeraconexãoàrededebackupcerta e garantir que haja capacidade de backup suficiente para dar suporte ao trabalho. A recuperação é ainda mais complexa.

Osnegóciosvãode120km/haquasezero.Obackupéogargalo,eissoprecisamudar.

4. FOCO NO BACKUP: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS QUE IMPULSIONAM O MERCADO

Embora as demandas sobre a TI nunca tenham sido tão grandes, são as mesmas três tendências tecnológicas que continuam a impulsionar o mercado de backup comoacontecehámaisdecincoanos:

1.Osdiscoscomdesduplicaçãoestãosubstituindoasfitas.2. Todos querem mais controle de seus backups. As pessoas querem ter certeza de

que seus dados estão protegidos e querem poder continuar reduzindo o "tempo necessário"parafornecervalor.

3. As janelas de backup e recuperação continuam impulsionando o comportamento dos consumidores e a inovação. É nisso que as organizações pensam. Elas querem saber qual o nível de atualização de seus backups e com que velocidade poderão recuperarseusdadosseprecisaremfazerisso.Lembre-se:osdadossãoorei.

Essas tendências refletem a nova mentalidade atual, voltada para a TI como serviço. As organizações buscam tornar a TI transparente para os negócios e, para fazer isso,elasprecisamcertificar-sedequetêmasinfraestruturasdeTIcertasestabelecidas.Deumaperspectivadebackup,odiscocomdesduplicaçãoforneceabaseflexíveledimensionávelparasuportaressetipodeinfraestrutura.Seriapossível dizer que o disco com desduplicação democratiza o backup eliminando as particularidades das interfaces de fita que, com o passar dos anos, dificultaram o gerenciamento dos backups para quem não é especialista.

Odiscocomdesduplicaçãopossibilitamaiscamadasnoconjuntodesoftware(porexemplo,hipervisor,aplicativoearmazenamento),oquepermiteaosadministradores de diferentes tipos conduzirem seus próprios backups e suas recuperações. Isso tem um impacto positivo direto sobre as janelas de backup e recuperaçãoesobreosSLAs,edeveabrirasportasparamaisinovação,demelhorqualidade.Sim,asjanelasdebackuperecuperaçãocontinuamestimulandoainovação nesse setor, mas a grande diferença hoje em dia é que a inovação não estámaisacontecendoapenasnosdepartamentosdeTIeporpartedosfornecedores de backup, mas também por parte dos fornecedores de hipervisores, aplicativos e armazenamento.

Material acessível na Web:

Vídeo: Accelerating Backup Transformation, Part I: ImpactingtheVelocityofBusiness

6

Page 7: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

7 7

5. COMO É A TRANSFORMAÇÃO DO BACKUP?UmdosprincipaistrabalhosdeumdepartamentodeTIéforneceraosusuáriosfinaisa infraestrutura e os serviços de que precisam para continuar fazendo seus negócios evoluírem,eissoincluioambientedebackup.Oproblemaéqueasinfraestruturastradicionais de backup e recuperação ficaram reduzidas, carecendo de flexibilidade, agilidade e dimensionamento para dar suporte a uma abordagem orientada a serviços.

Oqueénecessárioéumanovaarquitetura—umaquesejaprojetadaparaumcenárioquemudarapidamente,envolvendopessoas,processoeinfraestrutura.Pense nela como uma nuvem interna de backup ou uma "nuvem de proteção".

Essetipodeambienteproporcionaaosusuárioseaosproprietáriosdeaplicativosavisibilidadeeocontroledequeprecisamparaseusdadose,alémdisso,dáàequipedeproteçãodedadosaplataformanecessáriaparaautomatizarasprincipaistarefas,federarogerenciamentoeforneceraosproprietáriosdedadosumavançadoconjuntode serviços de valor agregado. Entre esses serviços estão itens como geração de relatórioscentralizada,gerenciamentodepolíticasdebackup,catalogação/indexaçãoegerenciamentodearmazenamento(porexemplo,replicação,criptografiaeretençãodelongoprazo).Alémdisso,comocomqualquerofertadeserviço,osusuáriospodemutilizardiferentesserviçosdependendoderequisitoseSLAsespecíficos,como:

•Umasoluçãocompletadeproteçãocomarmazenamentoesoftwareparabackupintegrado

•Serviçosdearmazenamentodeproteçãoparaestenderavidaútildainfraestruturade backup do software legado

•Serviçosdearmazenamentodeproteçãoparaproporcionarbackupsseminterferênciahumana(porexemplo,gravaçãodoOracleRMANdiretamenteno armazenamento de proteção)

Embora esse tipo de arquitetura represente uma nova maneira de pensar e fazer backup, ele funciona com e em infraestruturas de backup existentes; não impõe um modelo engessadoparatodososusuáriosfinaisnemproprietáriosdeaplicativosenãoexigequeasorganizaçõeseliminemesubstituaminfraestruturas.Emvezdisso,dáàsorganizaçõesaliberdadedeusarosmecanismoscomosquaissesentemconfortáveisenquantosebeneficiamdeumnovoback-enddediscocentralizado.Independentementedoníveldeserviçosfornecido,essetipodeabordagematraiosusuáriosfinaisoferecendovaloremvez de tentar centralizar o backup por meio de ordem executiva.

É NECESSÁRIA OUTRA ABORDAGEM

MESMA SOLUÇÃO NÃO SERVE PARA TUDOCada jornada é exclusiva, e cada cliente é diferente. Por que você esperaria que uma solução de backup e arquivamento servisse para tudo?OpacotedeproteçãodedadosdaEMCpermite a flexibilidade de começar em qualquer lugar e ir a todos os lugares.

Material acessível na Web:

Vídeo: Accelerating Backup Transformation, art II: Backup de última geração

7

Page 8: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

8 8

6. CRIANDO ARQUITETURAS INTENCIONAIS — NÃO ACIDENTAIS

A evolução da tecnologia de proteção de dados e a expansão dos requisitos transformaramcompletamenteosetor.Infelizmente,comumamudançatãorápida,muitas organizações caíram no caos de uma arquitetura acidental. A equipe de backup não resolve desafios críticos de desempenho de proteção das equipes de aplicativos, virtualização e armazenamento; portanto, essas equipes implementam estruturas isoladas de produtos pontuais, e o resultado é a arquitetura acidental. Ela é acidental porque nenhuma organização ou equipe de TI planejaria intencionalmente meia dúzia de ferramentas de proteção não conectadas sem supervisão central e sem controles de custos.

AsorganizaçõesprecisamdaProtectionStorageArchitectureparacombateraarquitetura acidental. Essa arquitetura deve ser formada por módulos combinados livremente para minimizar a restrição de fornecedores ao proporcionar o valor daproteçãodedadosintegrada.Dessaforma,aequipedebackuppoderesolverdesafios imediatos enquanto oferece uma plataforma que pode evoluir junto com os requisitos técnicos e as necessidades dos negócios.

ARQUITETURA DE ARMAZENAMENTO DE PROTEÇÃO

QuaissãoosprincipaisdesafiosqueaProtectionStorageArchitectureprecisaresolver?

1. Nospróximostrêsanos,espera-sequeaequipedeproteçãoofereçaváriosserviços: recuperação de desastres, backup e arquivamento.

2. A equipe de proteção deve combinar um conjunto distinto de componentes e proprietáriosdetecnologia.PraticamentetodasaspartesdaTItêmumafunçãonaproteçãodedados.Ofocoéaequipedeaplicativos,poiselaforneceovalorda tecnologia aos negócios. A infraestrutura de TI — virtualização, armazenamento, servidores e rede — deve manter os aplicativos de negócios em execução.

7. DEFINIÇÃO DA ARQUITETURA DE ARMAZENAMENTO DE PROTEÇÃO

A equipe de proteção deve reunir as pessoas, os processos e as arquiteturas certos para transformaracomplexidadetécnicaeorganizacionalemumasoluçãobem-sucedida.Dopontodevistatecnológico,aProtectionStorageArchitecture(arquiteturadearmazenamento de proteção) consiste em três módulos combinados livremente:

•Armazenamento de proteção: é a base da arquitetura. Primeiro, o armazenamento de proteção tem um centro de projeto único no mundo do armazenamento: armazenamento econômico com alta durabilidade de dados que pode oferecer recuperaçãodedesastres,backupearquivamento.Segundo,paraevitaracriaçãode estruturas isoladas de armazenamento de proteção, a plataforma deve aceitar váriosprotocolos(porexemplo,VTL,NAS,OSTeprotocoloscomreconhecimentode desduplicação, como o EMC®DataDomain®Boost)eintegrar-seadiferentesfontesdedados(porexemplo,aplicativos,hipervisores,armazenamentoeaplicativosdebackup).Oarmazenamentodeproteçãoadequadocolocaaequipenocaminhodeumainfraestruturadeproteçãoflexível,confiáveledimensionável.

8

Page 9: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

9 9

•Integração da fonte de dados: os consumidores internos querem duas coisas de suaequipedeproteção:desempenhoevisibilidade.Obackupearecuperaçãoprecisamserrápidos,eosconsumidoresqueremtervisibilidadedaproteçãodeseusdados.AProtectionStorageArchitectureaproveitaosfluxosdedadosotimizadoseinterfacesdeusuáriodasfontesdedados:hipervisor,aplicativoearmazenamento. As fontes de dados oferecem desempenho otimizado da proteção porquepodemrastrearosdadosconformeelessãoalterados(porexemplo,VMwareChangedBlockTracking,snapshotsdoarray)emvezdetentardescobriroquemudoudepoisdaalteração(porexemplo,oagentedebackuptradicionalpesquisandotodososdadosembuscadasalterações).Ainterfacedousuário(porexemplo,VMware,vSphere®,OracleRMAN,EMCUnisphere™) exibe o status da proteção na interface nativa preferida pela equipe. A integração da fonte de dados elimina as duas causas da arquitetura acidental — desempenho e visibilidade. Obviamente,essaintegraçãoestádisponívelsomentecomumaProtectionStorageArchitecture como base.

•Serviços de gerenciamento de dados: A equipe de proteção agrega valor com os serviços de gerenciamento de dados. Até agora, a arquitetura elimina as causas da arquitetura acidental, mas a equipe de proteção precisa agregar valor para convencerseusconsumidoresaadotarseusserviços.Queserviçoselapodeoferecer?OsgerentessenioresqueremgarantirqueaproteçãocumpraosSLAse as normas de conformidade — da maneira mais econômica possível. Eles precisamdeanáliseslógicaserelatóriosdeconformidade,políticaseutilizaçãodainfraestrutura.Osclientesqueremsercapazesderecuperar—rápidaefacilmente — qualquer versão de qualquer informação. A equipe de proteção precisaterumcatálogodasinformaçõesdaempresa—desnapshotslocaisacópiasdebackup,atécópiasexternas/emnuvemearquivamentosprofundos.Assumindo as responsabilidades que todos na organização consideram necessárias,masninguémquerassumir,aequipedeproteçãoganhacredibilidade para consolidar a proteção de dados.

8. DO PROJETO À REALIDADE: CRIANDO SEU PRÓPRIO PLANO ESTRATÉGICO

AProtectionStorageArchitectureéumprojetoparaorientaratransformaçãodaproteção de dados em um serviço de proteção simples e centralizado. No entanto, oprojetodecadaorganizaçãoseráexclusivoparaseusnegócios.EntenderafunçãodosprincipaiscomponentesdaProtectionStorageArchitecturegarantiráumajornadarevolucionária.

ARMAZENAMENTO DE PROTEÇÃO — FAZENDO A ESCOLHA CERTAOarmazenamentodeproteçãoéabasedaarquitetura.Então,comoumaorganizaçãogarantequeestáfazendoaescolhacerta?

Uma plataforma de armazenamento de proteção bem projetada é diferente de outrostiposdearmazenamento.Algunsusuáriostentamimplementarumasolução"boa o suficiente" com uma plataforma de armazenamento genérica, mas ela não atendeàevoluçãodesuasnecessidades.Aproteçãotemumcentrodeprojetoexclusivo:armazenamentoeconômico,multiúsoealtamentedurável.

1. Durabilidade dos dados. Como a proteção abrange recuperação de desastres, backup e arquivamento, as organizações precisam de um armazenamento que garantaqueosdadosestejamlá—possivelmentepormuitasdécadas.Primeiro,vocêprecisarádecamadasdeRAID,depuraçõesdediscos,checksumseumfilesystemcriadoparaserresistenteaerros.Depois,vocêprecisarádeumarmazenamentoquepossasobreviveraseuhardwareatual.OscomponentesdeprocessamentoearmazenamentodaProtectionStorageArchitectureserãosubstituídosduranteavidaútildosdados,masvocêprecisarágarantirqueosdadossejampreservados.ADataInvulnerabilityArchitecturedossistemasdearmazenamentoEMCDataDomainfazisso.

9

Page 10: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

10 10

2. Multiúso.Suaorganizaçãonãopodearcarcomosgastosoperacionaisede capital da compra e manutenção de três soluções de armazenamento independentes para backup, recuperação de desastres e arquivamento. Por outro lado, ela não pode ter uma abordagem de "menor denominador comum"quenãoatendaàsnecessidadesdeRPO/RTO/conformidade(porexemplo,tudonafita).Aproteçãoconvergentepormeiodareplicaçãoem versões é a melhor maneira de dimensionar o desempenho da proteção com o aumento dos dados. Portanto, sua organização deve selecionar um armazenamentodeproteçãoquepossadarsuporteàreplicaçãoemversõespara unificar o backup, a recuperação de desastres e o arquivamento.

3. Economia.Opreçoimporta.Aprimeiraetaparumoàotimizaçãodoscustoséaotimizaçãodoespaço—reduzindoonúmerodecópias(porexemplo,backup,recuperaçãodedesastresearquivamento),asobrecargadearmazenarváriascópias(ouseja,desduplicação)eoespaçoocupadopelascópias(istoé,compactação). A segunda etapa é o desenvolvimento de software para aproveitar componentes de hardware de menor custo. Isso inclui o dimensionamento do desempenho com a CPU e da capacidade com um armazenamento de baixo custo e grande capacidade — sem comprometer a durabilidade dos dados e a otimização do espaço.

Conforme as organizações começam a simplificar suas infraestruturas, um dos principais objetivos é eliminar as estruturas isoladas. As equipes de proteção de dados precisam consolidar as estruturas isoladas de armazenamento de proteção em poolsoureservasdedados(datalakes).Hádoisrequisitosparaqueissoaconteça:

1. Várias fontes de dados. As equipes de proteção precisam dar suporte aos dados geradosporclientesdeaplicativosdebackup,aplicativosprimários(porexemplo,dumpsdeSQL),armazenamentoprimário(porexemplo,snapshots,clones,réplicas)ehipervisores.Oconjuntodeprotocolosdeproteçãoabrange:fita(ouVTL),NAS,OST,EMCDataDomainBoost,iSCSI,FCPeinterfacesdeobjetos.Oarmazenamentodeproteçãoprecisasuportarváriascargasdetrabalho:backuptradicionaldosistemadearquivos(completosemanal,incrementalnoturno),VMwareChangedBlockTracking(sempreincremental),osdiferentesmecanismosOracle(porexemplo,RMANSBT,mesclagemincremental,multiplexação)etc.

2. Evolução.Oconjuntodeworkflowsdeproteçãocontinuaráaumentando.Se,deumlado, muitos fornecedores agem como se os clientes fossem "destruir e substituir" suas infraestruturas antigas, por usa vez, a maioria dos ambientes de proteção pareceumaescavaçãogeológica—váriascamadasdesoluçõeshistóricasativas.Emboratrocardesoftwareparabackuppossasermuitodifícil(pelo"bloqueiodefornecedores"), você deve consolidar pelo menos o armazenamento de proteção. Portanto, selecione um armazenamento de proteção que possa lidar com as diferentescargasdetrabalhodeseuambienteatual(mainframe,iSeries,VTL,backupemdiscoetc.)eevoluaparaatenderàscargasdetrabalhodofuturo.

Éimprovávelquequalquerorganizaçãoseconsolidetotalmenteemumaofertadearmazenamentodeproteção(sempreháalgoexclusivoemalgumlugar),masaequipe de proteção pode selecionar uma plataforma de base para ser o núcleo de praticamente todas as ofertas — hoje e no futuro.

INTEGRAÇÃO COM A FONTE DE DADOS — POR QUE ISSO É IMPORTANTE?Semdesempenhoevisibilidade,osusuáriosperdemaconfiançanaequipedeproteção.Eles perdem a confiança nos processos de backup e arquivamento; eles simplesmente não acreditam que terão acesso aos dados quando e onde precisarem e, assim, atrasam o desenvolvimento, implementam suas próprias soluções e assim por diante.

Com desempenho e credibilidade, a proteção pode impulsionar os negócios. Backups erestauraçõesmaisrápidosminimizamaperdadedadoseotempodeinatividade(emelhoramo"temponecessário"),reduzemacomplexidadedogerenciamentoemelhoram a recuperação de dados. Com visibilidade do ambiente de proteção de dados, asequipesdeaplicativoseosusuáriosfinaisganhamconfiança,concentram-senainovação dos negócios e geram receita.

Material acessível na Web:

Vídeo: The Backup Window

10

Page 11: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

11 11

A pergunta é: como sua organização pode melhorar o desempenho e a visibilidade?

Arespostaestánaintegraçãodafontededados(consulteaProtectionStorageArchitecture), e ninguém faz isso melhor que a EMC.

A fonte de dados — hipervisor, aplicativo ou sistema de armazenamento — intervémemtodasasinformaçõesqueseususuáriosgeramouacessam,eainterfacedegerenciamentoproporcionacontrole.Quandoestánocaminhodedados, a fonte de dados pode otimizar o desempenho da proteção. Incorporando controlesdeproteçãoasuainterfacedeusuário,afontededadosdáaosproprietáriosdosdadosavisibilidadenecessáriaemsuasinterfacespreferidas.

O efeito da fonte de dados sobre o desempenho

Comobackuptradicional,osagentesbuscamagulhasnopalheiro.Osagentesficam ociosos até a hora do backup. Nesse momento, eles despertam e buscam novos dados para proteger. Eles pesquisam todos os arquivos do conjunto de dados e fazem comparações de checksum para identificar os dados novos em cada arquivo.Trata-sedeumprocessoquetemusointensodeI/O,comgrandesconsequênciassobreo"temponecessário".

Noentanto,quandoasfontesdedadosestãointegradas,nãoénecessárioexaminar todos os arquivos nem executar o checksum em todos eles. A fonte de dadoséproprietáriadoarquivoesabeexatamentequaisdadosprecisamserprotegidos.Elaexecutatodasascriações,modificaçõeseexclusõesdousuário,oquesignificaquepodemanterumregistro,umdiárioouumbitmapdasalterações.Assim, em vez de procurar agulhas no palheiro, a fonte de dados entrega ao processodebackupumconjuntodeagulhaspré-ordenado.E,nahoradarestauração, ela simplesmente pede essas agulhas de volta. Isso reduz o tempo de backup e recuperação de dias e horas para minutos ou segundos.

O efeito da fonte de dados sobre a visibilidade

Convenhamos,osusuáriosfinaiseadministradoresnãoqueremfazerlog-inemuma interface de backup. Eles querem ver e gerenciar a proteção a partir de sua ferramentaprimária,sejavSphere,Oracle,SAP,Unisphere,compartilhamentosNFS/CIFSetc.Porisso,aintegraçãodafontededadoséessencial.

Conectando-seaosusuáriospormeiodesuasinterfacespreferidas,osusuáriosfinaiseadministradorestêmavisualizaçãonecessáriadaproteçãodedados—semterdeaprender uma nova interface —, e os administradores de backup conseguem o controle de que precisam. Esse nível de visibilidade nas organizações evita que as equipes de aplicativoseosusuáriosfinaisseseparemeproporcionaaosadministradoresdebackup uma visualização consolidada do ambiente de proteção de dados essencial para as organizações de hoje.

SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE DADOS — AGORA COMEÇA A DIVERSÃOPor décadas, os administradores de backup sonharam com o que poderiam fazer se não tivessemdeserreativos.Osserviçosdegerenciamentodedados—implementadoscomopartedaProtectionStorageArchitecture—vêmvirarojogo.Elespermitemque as equipes de proteção façam mais e apresentam a essas equipes, que supervisionam todos os dados de uma organização, uma grande oportunidade de impulsionar o valor comercial no mundo do big data.

Nomínimo,asequipesdeproteçãobem-sucedidasprecisamcobriralinhadebase.Isso significa lidar com proteção que não seja só orientada por seus aplicativos. Mas a diversão real começa quando as equipes de proteção vão além da linha de baseeagregamserviçoscomoanáliselógicapreditivaepercepçõessobreseuconjunto de ofertas de serviços.

11

Page 12: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

12 12

Serviços de gerenciamento de dados de linha de base

As organizações que consolidaram seus ambientes de proteção têm a base necessáriaparaoferecerserviçosdelinhadebasedegeraçãoderelatóriosdebackup,recuperaçãoeconformidade.Osusuáriospodemprotegererecuperarseusdados quando precisarem. A equipe de proteção deve garantir que as informações estejam protegidas e possam ser recuperadas, independentemente de como os dadossãoprotegidos(clientedebackuptradicionalouintegraçãodafontededados),ondesãoarmazenados(armazenamentodeproteção,fitaounuvem)ouonderesidem(datacenter,escritórioremoto,dispositivomóvel).Omaisimportanteéque,quandoumusuáriofinal,proprietáriodeaplicativos,auditorouadvogadoprecisardedados,aequipedeproteçãodeverásercapazderecuperá-los.

Além disso, a equipe de proteção deve orientar políticas de proteção, rastrear os dados e gerenciar a infraestrutura de proteção para gerar os relatórios que demonstram a conformidadenormativaecorporativa,bemcomoaconformidadecomSLAsdeproteção.

Para oferecer os serviços de linha de base, a equipe de proteção precisa ter visibilidade de todo o ambiente — de snapshots a réplicas, backups, arquivamento e até compartilhamento em nuvem.

Serviços avançados de gerenciamento de dados

Asequipesdeproteçãopodemutilizaranáliselógicaparafornecervaloressencialaos negócios.

Antes de mais nada, as organizações querem visibilidade e controle dos gastos e do crescimento de sua infraestrutura. A equipe de proteção pode rastrear as taxas de aumento dos dados por divisão, aplicação, localização e tipo de dados. Isso não só ajudaaestimarsuasnecessidades(armazenamentodeproteção,larguradebanda,computação), mas também pode fornecer percepções sobre o armazenamento primárioeoambientedeaplicativos.

Depois,aequipedeproteçãopodeobterpercepçõesapartirdosdados.Amaioriados grupos visualiza somente sua estrutura isolada de informações; portanto, não temvisibilidadetotaldosdados.Aequipedeproteçãotemumcatálogodetodososdadosdoambiente.Comessepooldedados,algunsgruposjáestãobuscandovazamentosdesegurança/conformidade,otimizandootesteeodesenvolvimentoe fortalecendo seus sistemas.

Com os dados da organização a seu alcance, as equipes de proteção podem gerar valor além da linha de base — e acelerar ainda mais os negócios.

9. EXEMPLOS REAIS DE TRANSFORMAÇÃOAtransformaçãoestárelacionadaàcriaçãodeumaofertadeserviçodimensionável,oferecendooqueasorganizaçõesprecisamquandonecessário—comperfeiçãoeeficiência.Osusuáriosfinaissimplesmenteseinscrevemparaoqueprecisameorecebem. Não se trata de eliminar e substituir as infraestruturas de backup existentes.

No entanto, o maior benefício de um ambiente de backup e arquivamento "transformado"éavelocidade—oimportantíssimo"temponecessário"paraoferecervalorcomercial.Quandoosusuáriosfinaiscomeçaremausarosnovosaplicativos,aproteçãojáestaráemvigor.Nãoháesperanempreocupações,nemanecessidadedeligarparaninguém.Osusuáriosfinaisconcentram-seemfazeroqueécertoparaosnegócios.Sabendoqueseusdadosestãoprotegidos,elesficamlivresparapensaremcomo aproveitar a tecnologia para melhorar os negócios. Por exemplo:

•Uma empresa de serviços financeirosestáusandobackupstransformadosparaacelerar a expansão das operações no mundo todo, pois sabe que seus dados, onde quer que estejam, estão protegidos. Com os sistemas de armazenamento EMCDataDomaincomdesduplicaçãocomobase,essaempresaconfiaemqueseubackuplocalnãosóserábem-sucedido,mastambémprotegidocontraperdasno local.

12

Page 13: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

13 13

•Uma empresa de tecnologiaestáusandobackupstransformadosparamelhoraros ciclos de desenvolvimento de produtos. Tradicionalmente, ela havia limitado o tamanhodeseuscompartilhamentosNASparalimitarsuaexposiçãodebackup/recuperação. A empresa artificialmente dividia projetos em porções menores, o que complicava o processo de desenvolvimento e irritava os desenvolvedores. Com os sistemas e o software de desduplicação EMC Avamar® impulsionando uma grande transformação no desempenho, agora a empresa pode compartilhar todos os dados de projetos em um compartilhamento central — o que impulsiona a produtividade.

•Uma organização de varejoestáusandobackupstransformadosparamelhoraradefinição de perfis de clientes e acelerar os negócios. Historicamente, todos os backupsdebancosdedadospassavampelaequipedebackup.OsDBAs(DatabaseAdministrators, administradores de banco de dados) não tinham visibilidade para saberseseusbancosdedadoseramrealmenterecuperáveisesetinhamdedependerda equipe de backup para realizar todas as recuperações — de linhas e tabelas a bancosdedados.Comoresultado,osDBAseramextremamenteresistentesamudanças.QuandoaequipedebackupofereceusistemasDataDomaincomoserviçoparaqueosDBAsexecutassemseusprópriosbackups,aculturamudou.Aequipeadquiriu confiança em sua capacidade de proteger e recuperar os bancos de dados. Tornaram-semaisagressivosemimplementaralteraçõesnosbancosdedados—permitindo analisar melhor os dados dos clientes, o que melhorou os negócios.

Quandoasorganizaçõesacreditamverdadeiramenteemsuasinfraestruturasdebackup e arquivamento, elas realmente aproveitam a TI para impulsionar os negócios — e isso é bom.

10. BACKUP E ARQUIVAMENTO — E A JORNADA RUMO À NUVEM

Obackupeoarquivamentosãoaúltimacoisaemquemuitospensamaoconsiderarajornadarumoànuvem.Mas,comojádestacamos,obackupeoarquivamentosãorealmenteimportantes.Certamente,oprimeiropassoemqualquerjornadarumoànuvem inclui a virtualização — esse é um bom momento para garantir que você tenha a solução certa de backup.

Issoaconteceporqueasoluçãoerradaparabackupnãosóatrasaráseusplanosdedesenvolvimentovirtual.Elatambémafetaráoritmoemquevocêimplementaaplicativosdeproduçãoemsuainfraestruturavirtuale,emúltimaanálise,suacapacidade de otimizar os recursos de TI como serviço e de arquivar informações. Felizmente,hádiversasmaneirasdepodergarantirqueobackupnãosejaumgargaloemsuajornadarumoànuvem.AEMCoferecetrêscaminhoscomprovadospara a nuvem, todos incluindo backup e recuperação como componente.

Emumladodoespectroestáacapacidadededesenvolversuaprópriainfraestruturavirtual usando produtos da EMC e os melhores componentes de outros fornecedores. Essa abordagem permite personalizar uma solução que seja adequada a suas necessidades específicas. Porém, logicamente, essa abordagem é mais complicada porque envolve projetar, integrar e implementar a melhor solução da categoria.

UmasegundaopçãoéusaraEMCVSPEX™ProvenInfrastructure.OVSPEXéumconjunto de soluções de virtualização completas, comprovadas pela EMC e projetadas para proporcionar flexibilidade. Essas arquiteturas de referência são validadas para garantirinteroperabilidadeeimplementaçãorápida.

Em terceiro lugar, os sistemas Vblock® da VCE representam uma infraestrutura convergente desenvolvida com base em componentes VMware, Cisco e EMC. Uma das principais vantagens de um sistema Vblock é que cada sistema oferece unidades de desempenho previsíveis e é dimensionado em uma ampla gama de requisitos de aplicativos.

11. COMO COMEÇAR COM O BACKUPÉ muito raro alguém entrar em um departamento de TI com uma folha de papel em brancoedesenvolverasoluçãodebackupperfeitadozero.Porém,háetapasqueas equipes podem realizar para transformar seus ambientes existentes:

Material acessível na Web:

Vídeo: Accelerating Backup Transformation, part III: Empowering the Backup Team

Material acessível na Web:

Vídeo: Alliance Trust PLC on EMC Avamar—VMware

13

Page 14: PLANO ESTRATÉGICO - Dell EMC Brazil · 3 3 INTRODUÇÃO Ponha seu plano em ação Antigamente, o maior desafio de proteção de dados de uma organização era garantir que os procedimentos

EMC CorporationHopkinton, Massachusetts 01748-9103

1-508-435-1000 In North America 1-866-464-7381

www.EMC.com

EMC2,EMC,ologotipodaEMC,Avamar,DataDomain,Unisphere,VSPEXeVblocksãomarcasregistradasoucomerciaisdaEMCCorporationnosEstadosUnidoseemoutrospaíses.VMwareevSpheresãomarcasregistradasoucomerciaisdaVMwareInc.nosEstadosUnidosouemoutrasjurisdições.Todasasoutrasmarcascomerciaisaquiutilizadaspertencemaseusrespectivosproprietários.©Copyright2012,2013EMCCorporation.Todososdireitosreservados.PublicadonoBrasil.6/13eBook123828

A EMC assegura que as informações apresentadas neste documento estão corretas no momento da publicação. As informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

Etapa 1: Localizar e implementar a plataforma de disco adequada para backup e arquivamento. Lembre-se:étudoumaquestãodelivraraequipedebackupdosproblemas—dasoluçãodiáriadeproblemas—epensarmaisestrategicamente.Para isso, a equipe de backup precisa encontrar uma plataforma de disco para ser abasedeseusambientes(acamadadearmazenamentodeproteçãomencionadaanteriormente).Esseéoúnicoemaisrápidomeiodecriarumambientedebackupe arquivamento sem preocupações, e muitas organizações estão fazendo isso.

Aplataformadediscocertaeliminaosproblemascomunsdasfitas(porexemplo,pelo fato de não ter slots suficientes de mídia de fita, multiplexação etc.), remove osgargaloscomunsepossibilitarecuperaçõesrápidasenquantoosbackupsestãoem execução. Essa etapa pode parecer simplista e óbvia — uma etapa que as organizaçõesvêmrealizandoháumadécada.Porém,sevocêaindanãofezisso,éamaneiramaisfácildefazerqualquerambientedebackupearquivamentotermais integridade — sem fazer nenhuma alteração no software para backup nem naspolíticasdebackup,nemcontratarmaisfuncionários.

Etapa 2: Começar a trabalhar com os usuários mais problemáticos e a encontrar soluções para seus maiores problemas. Procurepelogrupoqueestámaisinsatisfeitocomobackupeconquiste-o.Ésimplesassim.Sevocêfizerisso,elesse tornarão os maiores defensores da equipe de backup internamente, e, com esse suporte,aequipedebackuppoderáreplicarosucessoemoutraslinhasdenegócios.

Geralmente,osusuáriosmaisproblemáticossãoosusuáriosdeaplicativoshigh-end(leia-se:seuDBAmaisdesafiador),oadministradordevirtualizaçãohigh-endou,emalgunscasos,oadministradordeNAS.Emqualquerumdoscasos,entendaseusdesafios e encontre um mecanismo de backup que lhes permita proteger seus ambientes commaiseficiência.Discutaosprocessos,asmetaseosproblemasdebackupeconversesobre as tecnologias específicas ou as soluções para esses problemas.

Etapa 3: Acrescentar serviços de valor agregado e compartilhá-los em seu ambiente. Essarealmenteéapartedivertidadotrabalho.Nesseponto,aequipedebackupjácomprovou sua reputação para seus clientes. Agora você pode começar a agregar mais valor. A agregação de valor pode variar de:

•Chargeback: garantir que cada equipe esteja pagando pelo que protege, trazendo transparência para os negócios.

•Segurança: serviços de criptografia e replicação para garantir que os dados nunca caiam em mãos erradas.

•Conformidade:geraçãoderelatórioscentralizadaparaprovarqueosSLAsestãosendo atendidos e estão em conformidade com o conjunto cada vez maior de normas.

•Recuperação de desastres: mover os dados externamente; em alguns casos, dandosuporteàrecuperaçãorápidadeaplicativoseVMware.

•Retenção em longo prazo: garantir que os dados de backup e arquivamento permaneçamacessíveisparafinsnormativosedeeDiscovery.

•Abrangência da cobertura:Escritóriosremotos?Desktopselaptops?Talvezelesestejam sempre nas listas de futuras tarefas. Agora você pode implementar as soluções rapidamente e com eficiência.

•Gerenciamento da proteção de dados:permitiranáliseegeraçãoderelatóriosem tempo real para interceptar problemas proativamente, antes que eles ocorram, e gerenciar os custos gerais.

http://brazil.emc.com

O BACKUP MAIS INTELIGENTE TRANSFORMA OS NEGÓCIOS

Material acessível na Web: Vídeo do cliente: Loomis Armored

Material acessível na Web: Vídeodocliente:DiscoveryHoldings

EMC Backup Leadership Microsite