Plantascarnivoras

22
Plantas Plantas Carnívoras Carnívoras

Transcript of Plantascarnivoras

Page 1: Plantascarnivoras

Plantas CarnívorasPlantas Carnívoras

Page 2: Plantascarnivoras

As plantas carnívoras são na sua maioria plantas pequenas e As plantas carnívoras são na sua maioria plantas pequenas e delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos.microscópicos.

Pra que uma planta seja considerada carnívora ela deve ser Pra que uma planta seja considerada carnívora ela deve ser capaz de:capaz de:

-atrair;-atrair; -prender-prender -digerir formas de vida animais-digerir formas de vida animais Muitas flores atraem insetos para o fim da polinização, e Muitas flores atraem insetos para o fim da polinização, e

algumas chegam até a prendê-los para este fim, mas não os algumas chegam até a prendê-los para este fim, mas não os digerem, o que significa que não são carnívoras verdadeiras.digerem, o que significa que não são carnívoras verdadeiras.

Existem alguns casos que as plantas apresentam alguma dessas Existem alguns casos que as plantas apresentam alguma dessas características, mas não todas.características, mas não todas.

Page 3: Plantascarnivoras

Exemplos:Exemplos: Heliamphora Ela não possui enzimas para

digerir suas presas, dependendo assim da ação de bactérias e fungos para absorver os nutrientes, sendo esse processo muito lento. Mas suas folhas altamente especializadas(ascídios), não deixam dúvidas que são plantas carnívoras.

Page 4: Plantascarnivoras

BrocchiniaBrocchinia

Page 5: Plantascarnivoras

CatopsisCatopsis

Page 6: Plantascarnivoras

As plantas carnívoras comem As plantas carnívoras comem insetos,organismos aquáticos insetos,organismos aquáticos microscópicos, microscópicos, moluscos(lesmas e caramujos), moluscos(lesmas e caramujos), artrópodes em geral( aranhas, artrópodes em geral( aranhas, centopéias), e ocasionalmente centopéias), e ocasionalmente pequenos vertebrados como pequenos vertebrados como sapos, pássaros e roedores.sapos, pássaros e roedores.

Page 7: Plantascarnivoras

NepenthesNepenthes Podem chegar até meio Podem chegar até meio

metro de altura, e metro de altura, e conseguem armazenar conseguem armazenar até cinco litros de água, até cinco litros de água, além de possuírem as além de possuírem as maiores maiores armadilhas.Com armadilhas.Com freqüência capturam freqüência capturam presas grandes.presas grandes.

Page 8: Plantascarnivoras

Para capturar suas presas, as plantas precisam Para capturar suas presas, as plantas precisam de alguns mecanismos.Muitas carnívoras de alguns mecanismos.Muitas carnívoras atraem pelas suas cores vivas e odor de néctar, atraem pelas suas cores vivas e odor de néctar, ou também pelo revestimento externo das ou também pelo revestimento externo das folhas de certas bromélias elas conseguem folhas de certas bromélias elas conseguem atrair insetos voadores.atrair insetos voadores.

Page 9: Plantascarnivoras

Armadilhas utilizadas pelas plantas carnívoras Armadilhas utilizadas pelas plantas carnívoras para capturar suas presaspara capturar suas presas::

-“Jaula”_ As folhas são modificadas em duas -“Jaula”_ As folhas são modificadas em duas metades com gatilhos no interior. Quando os metades com gatilhos no interior. Quando os gatilhos são tocados por presas potenciais, as gatilhos são tocados por presas potenciais, as metades da folha se fecham rapidamente, metades da folha se fecham rapidamente, esmagando a presa e digerindo-a.esmagando a presa e digerindo-a.

Page 10: Plantascarnivoras

DionaeaDionaea

Page 11: Plantascarnivoras

Armadilhas de sucção:Armadilhas de sucção: Elas consistem de pequenas Elas consistem de pequenas vesículas, cada qual com uma diminuta entrada cercada vesículas, cada qual com uma diminuta entrada cercada por gatilhos que, quando estimulados, provocam a por gatilhos que, quando estimulados, provocam a abertura desta entrada. Devido à diferença de pressão abertura desta entrada. Devido à diferença de pressão entre o interior e o exterior da vesícula, quando a entrada entre o interior e o exterior da vesícula, quando a entrada é repentinamente aberta, tudo ao redor é sugado para é repentinamente aberta, tudo ao redor é sugado para dentro, incluindo a presa que estimulou o gatilho.dentro, incluindo a presa que estimulou o gatilho.

Page 12: Plantascarnivoras

UtriculariaUtricularia

Page 13: Plantascarnivoras

Armadilhas tipo Armadilhas tipo

“folhas colantes”:“folhas colantes”: São São glândulas colantes glândulas colantes espalhadas pelas folhas espalhadas pelas folhas ou até pela planta toda. ou até pela planta toda. As presas são, na As presas são, na maioria, pequenos maioria, pequenos insetos voadoresinsetos voadores..

DroseraDrosera -> ->

Page 14: Plantascarnivoras

IbicellaIbicella

Page 15: Plantascarnivoras

Ascídios:Ascídios: São folhas altamente especializadas, São folhas altamente especializadas, inchadas e ocas, como se fossem urnas, com uma inchadas e ocas, como se fossem urnas, com uma entrada no topo e líquido digestivo no interior. entrada no topo e líquido digestivo no interior. Capturam desde pequenos vertebrados até diminutos Capturam desde pequenos vertebrados até diminutos invertebrados. As presas caem no líquido digestivo, invertebrados. As presas caem no líquido digestivo, aonde se afogam e são digeridas; seus restos se aonde se afogam e são digeridas; seus restos se acumulam no fundo, às vezes enchendo a armadilha acumulam no fundo, às vezes enchendo a armadilha até o topo.até o topo.

Page 16: Plantascarnivoras

Família SarraceniaFamília Sarracenia

Page 17: Plantascarnivoras

A digestão dessas plantas que ocorre depois da captura das A digestão dessas plantas que ocorre depois da captura das presas é realizada por enzimas proteolíticas (enzimas que presas é realizada por enzimas proteolíticas (enzimas que digerem proteínas), que quebram as substâncias em moléculas digerem proteínas), que quebram as substâncias em moléculas menores, sendo que essas moléculas podem ser absorvidas menores, sendo que essas moléculas podem ser absorvidas pelas folhas.pelas folhas.

As espécies que não produzem as próprias enzimas dependem As espécies que não produzem as próprias enzimas dependem de bactérias para a digestão.de bactérias para a digestão.

As plantas carnívoras realizam fotossíntese também. As presas As plantas carnívoras realizam fotossíntese também. As presas são nada mais que um complemento alimentar, uma fonte de são nada mais que um complemento alimentar, uma fonte de nutrientes para compensar o que as raízes não obtêm donutrientes para compensar o que as raízes não obtêm do

Page 18: Plantascarnivoras

Elas crescem portanto em solos pobre em nutrientes. A Elas crescem portanto em solos pobre em nutrientes. A maioria, em solos encharcados (como brejos), de pH baixo maioria, em solos encharcados (como brejos), de pH baixo (ácido), às vezes pedregosos.(ácido), às vezes pedregosos.

A falta de nutrientes, especialmente o nitrogênio, é um fator A falta de nutrientes, especialmente o nitrogênio, é um fator crítico que limita o crescimento das plantas de maneira geral. crítico que limita o crescimento das plantas de maneira geral. Este problema foi resolvido pelas primeiras plantas carnívoras Este problema foi resolvido pelas primeiras plantas carnívoras que surgiram na Terra, ao desenvolverem métodos para que surgiram na Terra, ao desenvolverem métodos para aprisionar e digerir animais e assim utilizarem-se de suas aprisionar e digerir animais e assim utilizarem-se de suas proteínas (ricas em nitrogênio) como fonte de nutrientes.proteínas (ricas em nitrogênio) como fonte de nutrientes.

Page 19: Plantascarnivoras
Page 20: Plantascarnivoras

A evolução dessas plantas se dá a partir de plantas que A evolução dessas plantas se dá a partir de plantas que capturavam parasitas para se defenderem deles. Os insetos capturavam parasitas para se defenderem deles. Os insetos ficavam presos nas glândulas colantes das folhas, e com o ficavam presos nas glândulas colantes das folhas, e com o tempo morriam e apodreciam.tempo morriam e apodreciam.

Em um certo ponto, as enzimas que normalmente realizam a Em um certo ponto, as enzimas que normalmente realizam a digestão de proteínas em sementes teriam sido transferidas digestão de proteínas em sementes teriam sido transferidas para outras regiões da planta, assim se especializando na para outras regiões da planta, assim se especializando na digestão das pragas capturadas, tornando-se plantas digestão das pragas capturadas, tornando-se plantas competitivas em solos pobres em nutrientes.competitivas em solos pobres em nutrientes.

Page 21: Plantascarnivoras

Daí, as novas carnívoras especializaram suas folhas, Daí, as novas carnívoras especializaram suas folhas, distribuindo glândulas colantes por toda sua extensão para distribuindo glândulas colantes por toda sua extensão para melhor capturar as presas. Elas evoluíram para atrair presas melhor capturar as presas. Elas evoluíram para atrair presas também.também.

As plantas carnívoras podem ser encontradas em regiões desde As plantas carnívoras podem ser encontradas em regiões desde as quentes e úmidas florestas tropicais, até as tundras gélidas as quentes e úmidas florestas tropicais, até as tundras gélidas da Sibéria, ou os desertos esturricantes da Austrália..São da Sibéria, ou os desertos esturricantes da Austrália..São conhecidas mais de 500 espécies.conhecidas mais de 500 espécies.

Depois da Austrália o Brasil é o país que mais tem espécies Depois da Austrália o Brasil é o país que mais tem espécies carnívoras no mundo(mais de 80 espécies diferentes).São mais carnívoras no mundo(mais de 80 espécies diferentes).São mais abundantes em Minas Gerais, Goiás e Bahia.abundantes em Minas Gerais, Goiás e Bahia.

Page 22: Plantascarnivoras

BibliografiaBibliografia

http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html#quesaofirst.html#quesao

www.usbg.gov/.../Sarracenia-leucophylla.cfmwww.usbg.gov/.../Sarracenia-leucophylla.cfm

http://www.aquarium-kosmos.de/inhalt/23/wasserschlauch-http://www.aquarium-kosmos.de/inhalt/23/wasserschlauch-utricularia-gibbautricularia-gibba

http://www.carnivorousplants.org/seedbank/species/http://www.carnivorousplants.org/seedbank/species/Proboscidea.htmProboscidea.htm