Pneumonia

12
E.M.E.F AFONSO GUERREIRO LIMA OTITE Christian Porto Alegre

Transcript of Pneumonia

Page 1: Pneumonia

E.M.E.F AFONSO GUERREIRO LIMA

OTITE

Christian

Porto Alegre

Page 2: Pneumonia

INTRODUÇÃO

Breve relato de como ocorre a urtite, seus sintomas, causas e consequências.

Page 3: Pneumonia

1. Causas da otite externa

As otites externas são geralmente provocadas por uma bactéria ou um fungo microscópico. No entanto, determinados fatores podem facilitar a contaminação através destes agentes infecciosos.

Uma grande exposição à água, como é caso, por exemplo, dos nadadores .

Um mergulho em determinadas águas tropicais. De fato, certas águas de regiões tropicais têm um plâncton que favorece o desenvolvimento da otite externa.

Page 4: Pneumonia

A utilização muito freqüente de cotonetes para limpar as orelhas. Isso pode fragilizar o cerumem (cera) que exerce um papel protetor frente às bactérias e pode se tornar assim mais poroso. Isso favorece a entrada de micróbios e provoca uma otite externa.

Origens anatômicas. Na verdade, uma pessoa que apresenta naturalmente um conduto auditivo externo muito estreito tem uma tendência particular em desenvolver mais frequentemente otites externas.

Doenças dermatológicas como a psoríase ou o eczema, pode ser o caso se estas afecções estiverem presentes ao redor da orelha.

Page 5: Pneumonia

2. Causas da otite média (causas da otite):

As otites médias agudas são geralmente provocadas por bactérias como as pneumocócicas, os estreptocócicasou ainda as estafilocócicas. Em certos casos, a otite média aguda podem também ser de origem viral.

Ressaltamos também que um resfriado pode provocar com freqüência uma otite, pois a trompa de Eustáquio se entope, o pus se acumula até a otite média e a infecciona, o que é sinal de otite média aguda.

Page 6: Pneumonia

3. Sintomas da otite externa (sintomas da otite dos nadadores):

No início, coceira na região do conduto auditivo externo. Forte dor e sensibilidade na região do conduto auditivo externo

e lobo temporal (sinal que permite diagnosticar uma otite externa). A dor pode aumentar no período da noite.

Leve derramamento de líquido do ouvido. Dificuldades para mastigar (na hora das refeições) Em certos casos (grave), inchaço na região do ouvido. Outros sintomas possíveis em caso de otite externa mais grave:

febre, tontura, forte derramamento de líquido... Todos esses sintomas indicam a necessidade de consultar um médico rapidamente!

Page 7: Pneumonia

4. Sintomas da utite média (aguda)

dores (violentas) na orelha febre (em torno de 38,5°C) diminuição da audição e impressão de ter os ouvidos

tampados efusão de pus (liquido infectado do ouvido interno) através do

conduto auditivo externo, em caso de perfuração do tímpano. Ás vezes, podem ocorrer vômitos e diarréias. A otite média frequentemente acompanha ou precede um

resfriado (a trompa de Eustáquio entope e se enche de pus, o que leva a uma otite média aguda).

Observação: Uma otite mal tratada pode levar a graves complicações (surdez,...), portanto, em todos os casos de otite é necessário um diagnóstico e um tratamento médico.

Page 8: Pneumonia

5. Consequências da otite média na criança

Devido à complexidade e variabilidade na expressão da otite média, bem como a própria idade da criança afetada, a perda auditiva decorrente pode trazer conseqüências diversas.

Já nos primeiros anos de vida, a criança recebe continuadas informações por meio da audição, essenciais para o desenvolvimento da linguagem e da fala. Se prestarmos atenção às palavras que falamos, veremos que muitas delas são bastante semelhantes, como por exemplo: “faca” e “vaca”, “pato” e “bato”. Os adultos e as crianças mais velhas conseguem captar as diferenças pelo próprio contexto do que está sendo falado e pela experiência que já adquiriram com o uso da linguagem e fala. Porém, as crianças mais novas necessitam de todas as informações acústicas possíveis para fazerem essa diferenciação e apresentarem desenvolvimento da fala e linguagem normal.

Page 9: Pneumonia

Atrasos no desenvolvimento da fala, linguagem e cognição da criança podem estar ocorrendo devido à presença de otite média, acompanhada de perda de audição temporária ou permanente. Tais atrasos podem variar em intensidade e grau, ou até mesmo desaparecerem, em função de quanto à sensibilidade auditiva está sendo afetada pela doença.

É de suma importância ressaltar, ainda, as implicações psicológicas que afetam significativamente a criança em longo prazo, como a dificuldade de socialização, decorrente do fato da criança não conseguir relacionar-se de maneira harmoniosa com o meio familiar e a escola.

Page 10: Pneumonia

6. Prevenção

Sempre seque bem os ouvidos, apenas com uma toalha após nadar ou mergulhar; * Evite nadar em águas sujas; * Quando sentir água no ouvido escorra para fora do canal externo, inclinando a cabeça para ambos os lados e apertando a orelha em diferentes direções; * Nunca use hastes flexíveis com ponta de algodão dentro do conduto auditivo.

Tratada a doença, os sintomas desaparecem em dois ou três dias. Porém, é importante ter alguns cuidados especiais para evitar esse tipo de doença ou seu agravamento, como não introduzir objetos para limpar ou coçar o ouvido que possam ferir a pele, evitar uso de hastes de algodão, usar protetores macios de ouvido quando for nadar (para evitar a entrada de água) e, o principal, procurar um otorrinolaringologista quando tiver coceira, dor e diminuição da audição, pois existem outras doenças associadas à otite externa e somente este especialista pode orientar na prevenção e tratamento. Por isso, cuide da sua audição neste verão e ouça os sons das festas, do mar e de toda a alegria

Page 11: Pneumonia

CONCLUSÃO

Através dessa pesquisa entendi que a otite é uma doença séria e perigosa e leva a várias consequências, então devemos nos cuidar para que não venhamos a contraí-la.

Page 12: Pneumonia

BIBLIOGRAFIA

Portal do Bebê – Disponível em: http://portaldosbebes.fob.usp.br/portaldosbebes/Portugues/detInstitucional.php?codcategoria_site=1&constitucional_fono=49 Acessado em 05/09/2011

Cria Saúde – Disponível em: http://www.criasaude.com.br/Na 2330/doencas/otite Acessado em: 05/09/2011

A, B, C da Saúde – Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?314 Acessado em: 05/09/2011