Política de Sustentabilidade Unimed SC · uma convergência de propósitos, fortalecendo os...

16
Política de Sustentabilidade Unimed SC

Transcript of Política de Sustentabilidade Unimed SC · uma convergência de propósitos, fortalecendo os...

Política deSustentabilidade

Unimed SC

IDENTIDADE Política deSustentabilidade

Unimed SCA conceituação e a construção da marca e identidade visual da Política de Sustentabilidade Unimed SC foram baseadas nos valores da Cooperativa Unimed juntamente aos valores básicos do conceito sustentável dentro das esferas de âmbito: social, ambiental e econômico.

O elemento principal possui forma espiralada que remete ao desenvolvimento social e humano, possui também uma característica de crescimento devido à perspectiva da corrente humana, esta qual, faz referência à sinergia e ao relacionamento, elementos fundamentais do cooperativismo. As cores são derivadas da matiz verde, cujos tons estão contemplados na palheta de cores do brandcenter da identidade Unimed, alinhando assim toda a identidade visual do projeto à marca Unimed.

Com as constantes transformações necessárias para atender o mercado, atualmente as empresas buscam alternativas para uma gestão mais consciente e sistêmica. Fazer negócios por si só já não é o suficiente, é preciso estreitar relacionamentos, ouvir os públicos estratégicos e repensar a forma de gestão buscando a sustentabilidade da cooperativa.

Após a realização de inúmeros trabalhos com foco na sustentabilidade, no ano de 2011, a Unimed em Santa Catarina direcionou suas ações para criar uma Política Estadual de Sustentabilidade, com o objetivo de unificar a linguagem e o trabalho desenvolvido entre as Unimeds, definindo critérios essenciais para a gestão de nossas atividades.

Este foi um trabalho de conscientização de todas as Unimeds do estado, onde encontros envolvendo colaboradores de diversas áreas, gestores e dirigentes definiram os objetivos e premissas, os stakeholders estratégicos, os critérios essenciais para o nosso negócio e suas ferramentas. Em um segundo momento, os stakeholders também foram ouvidos, o que possibilitou-nos enriquecer a percepção interna e finalizar este trabalho que durou aproximadamente nove meses.

A partir deste momento, com a entrega da Política de Sustentabilidade Unimed SC, assumimos o compromisso de contribuir com uma nova forma de fazer negócios, incentivando uma relação sustentável, priorizando critérios que contemplem a perspectiva do triplo resultado (econômico, social e ambiental).

Diretoria Executiva Unimed Santa Catarina

Mensagem da Diretoria

Dentro das organizações constantemente acontecem mudanças. Mudanças inevitáveis, e que são sinal da dinâmica do relacionamento entre o interno e o externo, sendo que tais mudanças permeiam todas as áreas, assim como o estilo de gestão.

Nos últimos anos, essas mudanças levaram muitas organizações a debaterem e inserirem o conceito da sustentabilidade na sua forma de fazer negócios. Isso ocorreu num momento em que a comunicação via tecnologia deu à sociedade formas de protestar contra práticas irresponsáveis, num cenário mais proativo por parte dos *stakeholders¹- chave no relacionamento com as empresas.

Para que este novo modelo de gestão seja institucionalizado, é necessário conquistar os funcionários e compartilhar com eles esta nova visão do negócio para a formação de uma cultura que favoreça e fortaleça a sustenta-bilidade. O denominador comum de todo este esforço é que a gestão com sustenta-

2 - Introdução à Política de Sustentabilidade

bilidade impulsiona um espiral crescente de desenvolvimento sustentável para toda uma sociedade.

Consolidar e qualificar a relação com seus stakeholders-chave torna-se então ponto vital para que a empresa prossiga com mais assertividade no mercado/sociedade em que está inserida, contando com um bem intangível: o engajamento de seus stakeholders estratégicos.

*Stakeholders – Públicos de relacionamento do Sistema Unimed em SC.

“A capacidade das empresas em gerenciar e contribuir para a formação de parcerias multi-stakeholders é um novo ativo dos negócios.” Bjorn Stigson

3 - Metodologia

“Sabedoria é saber o que fazer; virtude é fazer isso.” David Starr Jordan

A partir do momento em que a Unimed em Santa Catarina tomou a decisão de criar uma Política de Sustentabilidade, foi identificada a necessidade de inserir neste trabalho os públicos envolvidos direta e indiretamente com a cooperativa.

Os stakeholders são peças fundamentais para as tomadas de decisão, visto que esta não é uma tarefa de uma única pessoa, entendendo o reflexo sistêmico dos impactos, e a busca constante por ser mais assertivos em nossas escolhas, portanto há a necessidade de valores organizacionais ligados a estratégia que suportem esta filosofia.

Como primeiro passo foram realizadas entrevistas com a alta direção, painéis com gerências e três grandes encontros com colaboradores das Unimeds do estado, para juntos definirmos nossos objetivos e premissas internos, além dos aspectos essenciais para gestão com sustentabilidade. Nestes encontros foi possível conhecer a realidade de cada Singular² e descobrir os aspectos norteadores desta política, além de mapear os stakehol-ders estratégicos.

Posteriormente os stakeholders mapeados foram convidados para fazer parte de encontros regionais, onde foram consultados sobre a relevância dos aspectos nas suas avaliações e decisões na relação com a Unimed SC, objetivando coletar perspectivas mais amplas e proporcionar uma maior adesão aos processos futuros por parte dos stakeholders.

O resultado de todo este trabalho desenvolvido com o público interno e externo geraram os critérios essenciais para gestão com susten-tabilidade, tendo sua materialidade testada, favorecendo a inclusão destes aspectos materiais na gestão do Sistema Unimed SC, no seu processo de entrega do produto e serviço.

Singular – Unimeds locais que atuam no âmbito dos municípios.

4 - Públicos estratégicosAo identificar seus públicos estratégicos, o Sistema Unimed em SC buscou a representatividade de suas relações, pois entende que ao interagir com tais públicos existem princípios que devem ser considerados para o bom relacionamento entre as partes. Para uma melhor compreensão os públicos foram classificados em dois grandes grupos: envolvidos diretamente e envolvidos indiretamente.

Governo e Sociedade

Comunidade do Entorno

Envolvidos indiretamente

Clientes

Cooperado

Força de trabalho

Fornecedores

Meio Ambiente

Envolvidos diretamente

Ao fazer esta relação entre os públicos, a Unimed SC teve o objetivo de classificá-los em relação à entrega de seu produto/serviço e também por conveniência metodológica.

Em nenhum momento esta separação está relacionada ao grau de relevância que cada stakeholder tem para a Unimed SC.

Com a definição de sua Política de Sustenta-bilidade, o Sistema Unimed em Santa Catari-na assume o compromisso de contribuir com uma nova forma de fazer negócios, atuando em uma relação sustentável, priorizando crité-rios que contemplem a perspectiva do triplo resultado (econômico, social e ambiental). Com isso, o Sistema Unimed em SC espera estreitar o relacionamento com seus stakeholders estratégicos, engajando-os e consolidando uma gestão com sustentabilidade.

O estabelecimento dos objetivos e suas respectivas premissas são fundamentais para favorecer a identidade do Sistema Unimed em SC, pois definem um caminho a ser seguido, uma convergência de propósitos, fortalecendo os padrões e a implantação de práticas susten-táveis.

Com isto a Política de Sustentabilidade para o Sistema Unimed em SC tem por objetivo:

• Definir os critérios essenciais de gestão que devem ser considerados pelas Unimeds no seu processo de tomada de decisão ao relacionar-se com seus diversos stakehol-

ders, assim como na formulação do pla-nejamento estratégico;

• Servir como balizadora para as práticas socioambientais que sob quaisquer perspectiva possam gerar impactos tanto para o Sistema Unimed SC, assim como para os stakeholders envolvidos/interdependentes;

• Fortalecer os princípios do cooperativismo durante a entrega do serviço/produto ao cliente/consumidor final;

• Propor uma relação de indicadores que possam ser aplicados pelo Sistema Unimed em SC e gerem materialidade;

• Assistir no processo de monitoramento da evolução de práticas sustentáveis, possibi-litando a identificação de benchmarking;

• Proporcionar uma releitura constante do “jeito de fazer” negócio, favorecendo a criação, adaptação, padronização dos processos para responder às expectativas interna e externa, objetivando o engaja-mento dos stakeholders;

5 - Objetivos e Premissas

“Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto da minha vida.” Charles Kettering

• Ser fonte de consulta para assistir no processo de gestão do ambiente organi-zacional, e estimular a responsabilidade individual de todos durante o processo de execução das suas respectivas ativi-dades;

• Desenvolver e consolidar uma cultura de sustentabilidade dentro do Sistema Unimed em SC, ratificando o compromisso de fomentar dentro de sua abrangência de atuação ações que favoreçam o desen-volvimento sustentável.

Definição das PremissasUma vez levantados os objetivos é fundamental que a organização determine quais premissas devem ser garantidas para que esses objetivos se realizem, gerando uma identidade da conduta entre o Sistema Unimed em SC e seus diversos stakeholders estratégicos.

Ficaram definidas como premissas os seguintes pontos:

• Implantar uma cultura de sustentabilidade nas Singulares e Federação, para facilitar o processo de transversalizar os conceitos e práticas sustentáveis em todas as áreas, refletindo em todas as ações realizadas;

• Promover o engajamento dos stakeholders estratégicos à cultura de sustentabilidade;

• Definir e adotar metas gerenciais/compor-tamentais para as lideranças identificadas, favorecendo o aprimoramento e consoli-dação de práticas sustentáveis;

• Primar por uma postura ética, de reconhe-cimento/valorização e transparência nas re-lações com todos os grupos de interesse;

• Legitimar o papel dos comitês definidos na estrutura de governança proposta;

• Convergir práticas sustentáveis aos valores do cooperativismo e princípios adotados pelo Sistema Unimed em SC;

• Fomentar uma cultura de diálogo com todos os stakeholders estratégicos;

• Estar em conformidade com questões ambientais e sociais, além de fomentar ações para inibir a existência de práticas de corrupção nas suas relações diversas.

6 - Diretrizes

“Ponto-de-vista é a vista de um ponto.” Lia Diskin

As diretrizes sugeridas para cada categoria de stakeholder têm por finalidade favorecer a implantação de práticas sustentáveis, sendo as mesmas desdobradas em planos de ação para medir seu desempenho através de indi-cadores.

Ao estabelecer uma ligação com o Sistema Unimed em SC, é importante que haja uma convergência entre a cooperativa e o público de relacionamento que seja benéfico para ambas as partes, favorecendo assim um processo de gestão sustentável e possibili-tando o engajamento dos públicos estratégicos para a gestão.

Apresenta-se a seguir os públicos estratégicos, sua composição e as diretrizes relacionadas a cada público.

Clientes

A composição deste grupo é formada por pessoa jurídica e física, possuindo acordo contratual (usuário com contrato) ou não (es-porádico/particular), podendo ser classificado também como ativo (contrato vigente), prospect (em processo de abordagem/contratação) ou suspect (em algum momento já foi usuário e não possui mais contrato vigente).

As diretrizes para este público estratégico são:

• Identificar as questões que apresentam risco na relação entre a Unimed e seus clientes;

• Relacionar quais os fatores que agregam valor ao negócio sob a perspectiva dos clientes atuais e prospects à curto e longo prazo;

• Engajar este público nas ações que possam contribuir/consolidar uma cultura de sustentabilidade;

• Estabelecer práticas voluntárias que favoreçam uma relação transparente durante o processo de contratação, utilização e cancelamento do contrato de prestação de serviços, tendo indicadores para aferir o desempenho destas práticas;

• Estar em conformidade social, ambiental e legal durante todo o processo contido no fluxo de entrega do produto/serviço ao cliente/usuário final;

• Estabelecer canais ativos e a forma de tratativa junto a governança interna para responder às demandas apresentadas pelos clientes relacionadas aos assuntos contidos na Política de Sustentabilidade para o Sistema Unimed em SC.

Comunidade do Entorno

Este grupo de stakeholder é entendido como todos os que estão nas circunvizinhanças das instalações da empresa, sendo considerados também aqueles que possuem uma relação de proximidade, possuem um histórico/identi-ficação dos atores sociais com os quais se relaciona.

As diretrizes para este público estratégico são:

• Mobilizar ações que possibilitem/favoreçam o desenvolvimento social local;

• Atuar ativamente no processo de conhecer as oportunidades e vulnerabilidades existentes na comunidade do entorno, verificando como é possível contribuir;

• Desenvolver práticas de investimento social privado, atuando como agente de transformação social por meio do Instituto Unimed SC;

• Incentivar o voluntariado empresarial em questões mapeadas como de relevância para a comunidade do entorno e que estejam coerentes com o core business do Sistema Unimed em SC;

• Sensibilizar a comunidade local para os temas/assuntos relativos a sustentabilidade, fomentando uma cultura de sustentabili-dade, objetivando agregar valor ao negócio por meio do reconhecimento das práticas sustentáveis adotadas pelo Sistema Unimed em SC;

• Fomentar parceria com agentes/influen-ciadores de opinião locais para desenvolver soluções aos problemas econômicos e socioambientais da comunidade do entorno;

• Aferir por meio de indicadores contidos na gestão de riscos, critérios que possam impactar na imagem/reputação do Sistema Unimed em SC;

• Consolidar a prática dos princípios do cooperativismo no processo de relação com a comunidade do entorno e entrega dos produtos/serviços.

Cooperados

Como trata-se de uma cooperativa, os acio-nistas aqui são vistos como cooperados, con-tudo no processo de identificação dos que comporiam esta categoria de stakeholder foi analisado também a relação entre as coope-rativas de primeiro grau (Singulares) , as de segundo grau (Federação) e as terceiro grau (Confederação).

As diretrizes para este público estratégico são:

• Transversalizar no processo de gestão as práticas sustentáveis e suas formas de aferição;

• Fomentar ações que possibilitem a proxi-midade e participação dos stakeholders estratégicos no processo de definição e participação na gestão das práticas da organização;

• Repassar aos cooperados com objetividade e clareza as ações, seus impactos e resultados esperados;

• Enfatizar a convergência entre os princípios do cooperativismo e os aspectos trabalha-dos pela sustentabilidade;

• Estabelecer/consolidar canais de diálogo entre a cooperativa-cooperado, engajando-o no processo de construção de uma cultura de sustentabilidade, assim como a expansão de tais práticas aos locais onde os serviços diversos são executados;

• Sensibilizar todos os cooperados para a importância em atuarem conjuntamente para monitorar os processos dos quais fazem parte, evitando questões de não conformidade social, legal e ambiental.

Força de Trabalho

Dentro desta categoria de stakeholders foram inclusos os colaboradores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os terceiros, cooperados na função de direto-ria executiva e presidente das Singulares, tem-porários, estagiários, aprendizes entre outros que impactam diretamente na entrega do produto/serviço ao cliente e usuário final.

As diretrizes para este público estratégico são:

• Trabalhar iniciativas que fomentem práticas sustentáveis interdependentes nos cenários social, econômico e ambiental;

• Sensibilizar para o tema da sustentabilidade nas diversas áreas que atuam direta ou indiretamente no processo de entrega do produto/serviço, fortalecendo a transversa-lização nos processos;

• Criar/desenvolver/consolidar o comitê local de sustentabilidade, com a função de trabalhar os assuntos da agenda repassada pelo comitê executivo estadual de sustenta-bilidade;

• Gerir o ambiente organizacional fomen-tando a compreensão dos artefatos, valores e pressupostos inerentes a cultura do negócio;

• Desenvolver as lideranças e estabelecer metas gerenciais/comportamentais que contribuam para a efetivação da Política de Sustentabilidade para o Sistema Unimed em SC;

• Estabelecer práticas para identificar, reco-nhecer e valorizar aspectos referente a diversidade no ambiente de trabalho, e nas relações onde haja participação da força de trabalho;

• Atuar em conformidade social e legal nas relações de trabalho, identificando situações de risco e gerenciando-as para minimizar seus possíveis impactos, mitigando-os quando necessário.

Fornecedores

No processo de identificar quais seriam os fornecedores mais relevantes para participarem no processo de consulta, as Singulares subdividiram seus fornecedores em pessoa física e jurídica, além de separá-los em algumas famílias (grandes grupos com características semelhantes, por exemplo, medicamentos, segurança, higienização, serviços, órteses e próteses, alimentos, entre outros) para facilitar o processo de escolha e de tratativa posterior.

As diretrizes para este público estratégico são:

• Disseminar os conceitos cernes que favorecem o estabelecimento de uma cultura de sustentabilidade na cadeia de valor/fornecimento do Sistema Unimed em SC;

• Estruturar painéis para discussão dos temas de relevante impacto sobre os aspectos contidos na Política de Sustentabilidade para o Sistema Unimed em SC;

• Estabelecer critérios socioambientais com peso relevante no processo de cadastro, compra e avaliação dos fornecedores, principalmente os mais importantes conti-dos nas Curva ABC e XYZ;

• Desenvolver e capacitar a área de compras/aquisição em critérios que possam inibir práticas de propina e corrupção;

• Mapear em sua cadeia de fornecedores questões de risco e fatores críticos de sucesso estabelecendo uma matriz de rele-vância que possibilite o gerenciamento.

Governo e Sociedade

Na categoria Governo & Sociedade foram considerados para Governo os que exercem uma função reguladora, ou capaz de legislar sobre questões sociais e/ou inerentes a entrega do produto/serviço prestado pelo Sistema Unimed em SC. Quando analisado a Sociedade, foi realizada uma distinção entre a Comunidade do Entorno, determinando os limites dentro deste relacionamento. Nesta categoria estão inclusos os concorrentes diretos e indiretos.

As diretrizes para este grupo estratégico são:

• Alinhar/contribuir com a agenda local de desenvolvimento sustentável;

• Primar por ações que enfatizem a consi-deração de fatores sustentáveis na gestão da organização e no relacionamento com seus diversos públicos;

• Sensibilizar todos com os quais se relaciona para a importância das questões referente aos Direitos Humanos, ética, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável;

• Favorecer ações que tenham a intenção de fortalecer o papel de cidadania dos membros da sociedade da qual faz parte;

• Atuar como liderança social, “levantando bandeiras” pró-desenvolvimento sustentável;

• Respeitar as questões sociais, ambientais e econômicas;

• Desenvolver painéis para dialogar com a

sociedade a atuação do Sistema Unimed, e seus possíveis impactos;

• Atuar por meio das entidades de classe buscando desenvolver regras claras e sustentáveis para a atuação profissional;

• Buscar parcerias com centros de formação profissional (Universidades, Faculdades, Ensino Técnico), estimulando adaptações na ementa para contemplar temas referen-tes a valores, princípios e premissas, atuação sustentável, perspectiva sistêmica do exercí-cio da função;

• Fortalecer uma postura ética diante da concorrência, não atuando por dumping ou cartéis, gerando monopólio e fragilizando o mercado;

• Promover discussões sobre temas de grande impacto na sociedade, reunindo várias áreas de conhecimento para buscar soluções aplicáveis.

* Dumping - Termo utilizado para designar uma situação em que o produto/serviço é vendido por um preço inferior ao seu custo de produção ou de aquisição.

Meio Ambiente

Na composição do grupo referente ao Meio Ambiente foram considerados os atores sociais regulatórios, certificadores, formais e informais, todos quanto em sua finalidade de existir estejam diretamente vinculados à questões ambientais, ou seja, o cerne de suas ações estejam focadas no cenário ambiental.

As diretrizes para este público estratégico são:

• Atuar em parceria com entidades ambientais objetivando adquirir conhecimentos que favoreçam sua gestão ambiental, consideran-do aspectos referente mudança climática;

• Participar de fóruns/encontros que trabalhem temas ambientais intrínsecos ao negócio;

• Estipular internamente metas arrojadas para gestão de suas emissões, efluentes e resíduos, trabalhando a consciência ambiental de toda sua força de trabalho, fornecedores e parceiros;

• Desenvolver planos de emergência para questões de risco ambiental, engajando órgãos responsáveis e a comunidade do entorno;

• Estabelecer metas gerenciais, dentro do aspecto ambiental, vinculados a avaliação de desempenho de suas lideranças;

• Verificar constantemente sua conformidade a questões ambientais, tanto em acordos voluntários, como em aspectos regidos por legislação.

É importante que ao estabelecer a agenda de trabalho para o Sistema Unimed em SC haja uma convergência entre os aspectos tidos como mais relevantes e materiais, e suas respectivas diretrizes dentro de cada cate-goria de stakeholder, favorecendo assim um processo de gestão com sustentabilidade, assim como possibilitando o engajamento dos públicos estratégicos para a gestão.

7 - Compromissos assumidos

“Toda manifestação cultural não pode ser entendida fora do contexto no qual é representada, percebida e interpretada.” Joanne Martin

Ao relacionar os compromissos assumidos pelo Sistema Unimed em SC, é necessário esclarecer que as Unimeds possuem total autonomia em sua gestão, adotando critérios que a cooperativa julgue necessário para alcançar seus resultados esperados.

Desta forma a Federação SC tem um papel articulador para gerar um cenário favorável ao fortalecimento de uma identidade organi-zacional por meio da uniformidade de ações.

Atualmente o Sistema Unimed em SC utiliza ferramentas com foco no triplo resultado para favorecer uma atuação assertiva com seus stakeholders, moldando sua gestão e fortalecendo a participação em causas que buscam a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável.

8 - Indicadores“A organização social não é exclusiva da espécie humana, porém, o ser humano é a única espécie que possui capacidade sim-bólica suficiente para dar sentido à sua ex-periência; a única para a qual a natureza é cultura, criação e orientação normativa e que, em nome de tal tríade, sua organiza-ção é administrada, transformada e produ-zida.” Anthony Elliot

Os indicadores tem a intenção de conectar a Política de Sustentabilidade para o Sistema Unimed em SC com a gestão corrente sob a perspectiva sistêmica do triplo resultado (Econômico, Social e Ambiental).

Diante disto, foi pensado em ferramentas re-conhecidas por sua estrutura e foco sistêmi-co, possibilitando contribuir para o fortaleci-mento de uma gestão com sustentabilidade, sendo que a base comparativa utilizado foi a Global Reporting Initiative (GRI).

9 - Considerações finais“Precisamos entender que nosso trabalho tornou-se parte do fenômeno cultural que estamos estudando, estamos, em parte, re-flexivamente, criando o futuro das organi-zações.” Eisenberg & Riley

A Política de Sustentabilidade Unimed SC é um documento formal que representa e fortalece a identidade organizacional do Sis-tema Unimed em SC. Como a organização é dinâmica, e não inerte, tendo mudanças ocasionadas por variáveis internas (práticas de gestão) e externas (fatores dos ambientes presentes no processo de entrega do pro-duto/serviço), tem sua validade estabelecida como indeterminada, mas com revisões peri-ódicas bianuais.

É importante frisar que um dos objetivos da Política de Sustentabilidade, é desenvolver as relações sustentáveis entre a organização e seus públicos estratégicos, constantemente monitorando tais relações, para identificar possíveis conflitos/riscos para a reputação da empresa.

Ao ser verificada qualquer incompatibilidade, dúvidas ou conflito em relação a execução dos objetivos desta Política de Sustentabili-dade, por qualquer stakeholder contido na abrangência de atuação, o Comitê de Sus-tentabilidade (Local, Estadual ou Executivo) deverá ser comunicado.

Dúvidas, críticas e sugestões devem ser en-viadas para o email:

[email protected]

Unimed SCPolítica de Sustentabilidade