Ponte de Öresund

4
Ponte de Öresund A ponte de Öresund foi construída com o objetido de ligar Compenhague (Dinamarca) e Malmo (Suécia) e custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A ponte é dividida em 3 partes, um trecho sobre o mar, um trecho construído em uma ilha artificial e um trecho submerso – projetado para que navios cargueiros possam trafegar -, constituida de auto-estradas e vias férreas com uma extensão de 16 km. A ponte começou a ser construída em 1991, e no ano de 2000 começou a operar. Inicialmente, o tráfego sobre a ponte foi o menos que o esperado, mas entre os anos de 2005 e 2006, esse tráfego aumentou devido a migração entre os lados, já que a moradia no país suéco era mais barata. No ano de 2007, quase 25 milhões de pessoas viajaram sobre a ponte. Uma dificuldade a ser considerada na construção da ponte foi as condições climáticas da região (temperaturas inferiores a -20 graus), e por isso foi desenvolvida uma técnica para minimizar os danos causados pelo clima, o túnel submerso não foi perfurado embaixo do mar, ele foi construído em outro país dívidido em 20 segmentos e transportado para o local, cada segmento com 176 metros de comprimento, 38,65 metros de largura e 8,55 metros de altura. Uma vez

Transcript of Ponte de Öresund

Page 1: Ponte de Öresund

Ponte de Öresund

A ponte de Öresund foi construída com o objetido de ligar Compenhague (Dinamarca) e Malmo (Suécia) e custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A ponte é dividida em 3 partes, um trecho sobre o mar, um trecho construído em uma ilha artificial e um trecho submerso – projetado para que navios cargueiros possam trafegar -, constituida de auto-estradas e vias férreas com uma extensão de 16 km.

A ponte começou a ser construída em 1991, e no ano de 2000 começou a operar. Inicialmente, o tráfego sobre a ponte foi o menos que o esperado, mas entre os anos de 2005 e 2006, esse tráfego aumentou devido a migração entre os lados, já que a moradia no país suéco era mais barata. No ano de 2007, quase 25 milhões de pessoas viajaram sobre a ponte. Uma dificuldade a ser considerada na construção da ponte foi as condições climáticas da região (temperaturas inferiores a -20 graus), e por isso foi desenvolvida uma técnica para minimizar os danos causados pelo clima, o túnel submerso não foi perfurado embaixo do mar, ele foi construído em outro país dívidido em 20 segmentos e transportado para o local, cada segmento com 176 metros de comprimento, 38,65 metros de largura e 8,55 metros de altura. Uma vez transportados, os segmentos foram sendo colocados via GPS sobre uma base construída previamente e sendo vedada por mergulhadores, e após isso foi feita a secagem do interior do tubo. A durabilidade da ponte foi projetada para ser superior a 100 anos, e para que isso acontecesse, todos os materiais foram testados previamente por cerca de 15 meses, foram feitos testes de resistências de gelo-degelo, resistência aos sais e outros como fissuração.

Em todas as suas partes, a ponte é constituda de uma península artificial em Kastrub de 430 metros, um túnel subterrâneo de 3 510 metros, uma ilha artificial de 4 055 metros, uma ponte suspensa de 1 090 metros com um vão central de 490 metros e um arco alçado de 57 metros.

Page 2: Ponte de Öresund

Algumas medições mais importantes da ponte são:

Concreto Estrutural: 280.000 m³

Aço Estrutural: 82.000 Toneladas

Aço Corrugado e para Protensão: 60.000 Toneladas

Cabo Atirantado: 2.000 Toneladas

Foi empregado na obra um tipo de concreto especial, o H-50, para garantir a vida útil da ponte. No decorrer da ponte de aproximação, existem 42 vãos de de aproximação de 140 metros de de comprimento, e 7 de 120 metros aproximadamente. Existem também as juntas de dilatação, distribuídas entre estribos e conexões da ponte suspensa sendo distribuídos a cada seis vãos. Foram usados também vários equipamentos na contrução, como a misturadora de concreto eixo vertical contra-corrente de 2m³, tremonhas de 30 m³ e máquinas de nivelamento.

Relancionando com o curso de engenharia civil a ponte de öresund é uma inovação a engenharia. Um sonho de mais de um século se concretizou no ano 2000 firmado pelas cidades de Compenhague (Dinamarca) e Malmo (Suécia). Não se trata apenas de uma ponte qualquer com 16km, é uma ponte com 16 km construída para suportar temperaturas muito baixas. Uma das  empresas adotadas para tal obra foi a Dragados Off Shore, localizada em Puerto Real, empresa líder em construções de grandes estruturas metálicas. Engenheiros se dedicaram cerca de 15 meses fazendo testes em uma fase que eles denominam ''pretesting'', fazendo vários

Page 3: Ponte de Öresund

testes a fim de que o concreto e outros materiais fossem o mais exato possível e suportasse quaisquer adversidades ligadas a baixas temperaturas. Öresund é um milagre da engenharia moderna, sendo a maior ponte estaiada do mundo para carros e trens.

Öresund acima de tudo nos mostra que o futuro da engenharia é grandioso, pois no ano 1991 onde se iniciou o processo de construção, foram utilizados diversos recursos como a inovadora técnica onde foram construidos 20 imensos segmentos de túnel. E vale ressaltar que os segmentos foram rebocados do pátio de fabricação e posicionados com uma inovadora técnologia por gps. Permitindo assim o tráfego de embarcações com o túnel submerso pelo mar. Assim a engenharia maIs uma vez prova que tantos cálculos e tantos testes nos trás resultados satisfatorios e imagens facinantes como Öresund. Pois com muito trabalho e paciência podemos driblar as adversidades que o tempo nos vêm impondo, e construir cada vez mais obras paronâmicas e acessíveis a todos sem prejudicar o meio ambiente. Constituindo assim uma engenharia cada vez mais moderna e renovável.