Ponto de Encontro

32
A REVISTA DA DROGARIA SÃO PAULO EDIÇÃO 18 FEVEREIRO/MARÇO 2009 SAÚDE | BEM-ESTAR | ESTILO DE VIDA | CULTURA | GASTRONOMIA | BELEZA > > TERCEIRA (E MELHOR) IDADE A VIDA CONTINUA IVETE SANGALO PELE LINDA E SAUDÁVEL: VOCÊ MERECE! > ela faz a festa! ESPECIAL 2009 É O ANO DA FRANÇA NO BRASIL Esta é uma publicação oficial da Drogaria São Paulo distribuída exclusivamente para seus clientes.

description

Edição Nº 18

Transcript of Ponto de Encontro

Page 1: Ponto de Encontro

A REVISTA DA DROGARIA SãO PAulO EDIçãO 18 fEVEREIRO/mARçO 2009

S A ú d e | b e m - e S t A r | e S t i l o d e v i d A | c u lt u r A | g A S t r o n o m i A | b e l e z A

>

>

Terceira (e melhor) idadea vida conTinua

iveTe SanGalo

Pele linda e Saudável:

você merece!

>

ela faz a festa!

eSPecial

2009 é o ano da França no BraSil

Esta

é u

ma

publ

icaç

ão o

ficia

l da

Dro

gari

a S

ão P

aulo

dis

trib

uída

exc

lusi

vam

ente

par

a se

us c

lient

es.

Page 2: Ponto de Encontro
Page 3: Ponto de Encontro

> 3

editorial

>>>

“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.”

(Vinicius de Moraes)

Sandra teSchnerPubliSher

[email protected]

Reza a lenda contada por meus amigos que sofro de “casivite aguda”, ou seja, adoro ficar em casa. Apesar de caseira, o clima de festa me contagia. Gosto de reunir os amigos e jo-gar conversa fora sem medo de ser feliz. Gosto de falar de passado, presente e futuro sem ver a hora passar. É essa a magia das festas e confraternizações.

Sou baiana, mas não chego a ser bairrista. Então, o que vou dizer agora eu diria se tivesse nascido em qualquer outro lugar do mundo: a Bahia tem o dom de fazer a festa!

Como estamos no mês do carnaval, a nossa capa não poderia ser outra: Ivete Sangalo. Nós a escolhemos por todos os atributos que, citados, soam redundantes, mas principalmente por ser uma “celebridade” alegre, simples e transparente.

Muito além do carnaval, comemoraremos durante todo 2009 o ano da França no Brasil. Por isso, preparamos um especial repleto de informações, referências e culturas que assi-milamos dos franceses.

A vida é uma linha do tempo e, pensando nisso, fizemos duas reportagens bem bacanas. A primeira reitera os cuidados que devemos ter com a nossa pele para que nosso rosto es-tampe uma longevidade bela e saudável, e a segunda expõe o jeito de viver feliz a partir dos sessenta; sim, porque viver é se encontrar e aqui estamos abertos a todas as idades.

Leia cada página com muito carinho, há sempre algo interessante esperando por ser des-coberto por você. Vamos em frente.

Boa leitura e muita alegria nos seus dias!

Page 4: Ponto de Encontro

4 <4 <

espaço do leitorNossos leitores enviam suas críticas, sugestões e depoimentos

É carnavalPrevina-se e tenha ótimos dias

diariamente

24

12

30

caloriasOs alimentos que parecem calóricos, mas não são

ivete sangalo Ela é pura simpatia

final felizLindas frases de esperançapara 2009

>>>>>>>>> expedientePublisher: Sandra [email protected]

Jornalista Responsável: Adriana Rosa – MTB 47337

Conselho Editorial:Adriana Rosa, André Elias Gonçalves, Carla Silva, Lilian Nezi, Rafael Medeiros, Sandra Teschner e Sueli Miguel

Jornalistas: Maria Helena Bellini, Marisa Abel, Mirella Stivani e Natália Schener

Direção de Criação: Flávia Matsunaga

Edição de Arte: Claudia Carvalho

Designers:Alice Hecker, Danielle Lima, Eric Ono e Felipe Sued

Revisão:Lilian Regato Garrafa

Produção: Fernanda Cordeiro, Julia Moraes e Bruna Caricati Colaboradores:Abraham Gilbert Stein, Abrão José Cury Jr., Ademir Jr., Alexis Aurelien Radoux, Alfredo Salim Helito, Aliki Theodoros Panagopoulos, Antônio Jordão Netto, Dante Alário, Denise Madi Carreiro, Guilherme Buchelle, Larissa Pedroso, Mercedes Granja, Patrícia Ramos e Wilson Jacob Filho

Cartas:[email protected]

Publicidade: Drogaria São Paulo

Atendimento ao Cliente:

5

Profashional Editora Ltda.Av. Jandira, 843 – MoemaSão Paulo – SP – CEP 04080-005 Fone (11) 5051-4084www.profashional.com

8

28Água na bocaUma receita francesa deliciosa!

Sac 0800 015 2070

índice

>

22a vida...Aos 60, 70, 80. Ela é sempre boa!

6pele perfeitaCuidados que você deve conhecer e ter para ficar bonita e saudável

10visão infantilSeu filho enxerga bem? Fique atento a todos os sinais

16

26

a frança no brasil2009 será repleto de eventos

na era dos adesivosCada vez mais essa técnica é adotada nos medicamentos

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista, da Editora ou da Drogaria São Paulo. É permitida a reprodução das matérias e dos artigos, desde que previa-mente autorizada por escrito pela Editora e com crédito da fonte.

>

Tahis Papeckys – (11) [email protected]

A revista Ponto de Encontro é uma publicação da Profashional Editora Ltda., sob licença da Drogaria São Paulo, dirigida aos seus clientes e distribuída em suas filiais.

Tiragem: 200.000 exemplares

20curtas e quentesDicas de cultura para você curtir e relaxar

>

>

Page 5: Ponto de Encontro

> 5

vencedores do concurso cultural “Meu ano novo terá esta cara”

>>>

Conheci a Ponto de Encontro atra-vés da Drogaria São Paulo e gosta-ria de parabenizá-los pela produção editorial e conteúdo da revista com temas e pautas de grande interes-se do público. Abraços.

vera teIXeIra Por e-mail

Olá, equipe da Ponto de Encontro, recebi a revista e gostaria de sugerir um assunto para, quem sabe futu-ramente, vocês publicarem. Que tal

falarem de transplantes de órgãos e tecidos hu-manos, doadores e re-ceptores? Tenho muito interesse pelo assunto. Um grande abraço.

JulIana FunK Bragança Paulista – SP

Venho parabenizar to-da a equipe que reali-za com tanto carinho e profissionalismo a revista Ponto de Encontro para nós, leitores assídu-os. Amei de paixão a matéria Bons sonhos, publicada na última edi-ção. Abraços e Boas Festas a toda a família Ponto de Encontro.

rIcardo ranGel de olIveIraIndaiatuba – SP

Caros amigos, é sempre com gran-de prazer que recebo e leio esta ótima revista que a Drogaria São Paulo edita bimestralmente e dis-tribui aos seus clientes. Meu ma-

rido e eu somos clientes de longa data dessa grande e tradicional dro-garia. Parabéns pelas excelentes matérias veiculadas. Elas nos ofe-recem um deleite ao espírito. Para-béns e um abraço.

vIlMa soBoslaI PaluMBoSão Paulo – SP

AS

IMA

gE

nS

DA

S C

âM

Er

AS

FO

TOg

FIC

AS

O M

Er

AM

En

TE Il

US

TrA

TIVA

SesPaço do leItor

“Meu ano terá esta cara, pois irei concentrar todas as

energias na palma das mãos.”Willians Guilherme dos Santos

Jacareí – SP

“Meu Ano Novo terá esta cara: muito otimismo olhando sempre em frentepara um futuro melhor.”Denise Leonardi Queiroz PradoRio Claro – SP

Na edição passada, fizemos

o CoNCurso Cultural “meu

aNo Novo terá esta Cara”.

CoNfira os veNCedores que

levarão para Casa uma má-

quiNa fotográfiCa digital:

eles ganharam!

“Meu ano no-vo terá a cara de uma grande fes-ta carnavalesca; todos entrarão na minha casa sem bater. Basta trazer como en-trada a alegria e a felicidade.”Marcia Del CheccoSão Paulo – SP

“Meu ano terá esta cara, porque 2009 SERÁ BOM PRA CACHORRO!”Sheila Monteiro VervloetSão Paulo – SP

“Espero que 2009 não seja um ano de vacas magras...”Giseli Martins ViannaSão Paulo – SP

Page 6: Ponto de Encontro

6 <

Foto

s: G

ior

Gio

Gr

uiz

za /

Foto

Lia

e a

rq

uiv

o p

ro

Fas

hio

na

L

de frente para o espelho

Pele perfeita

>>> Saiba como ter um rosto jovem, saudável, sem marcas, manchas e espinhas

>>quem não deseja ter a pele do rosto sempre boni-

ta, saudável, livre de manchas e longe das rugas? se antigamente isso parecia difícil, hoje já é uma realida-de possível. Com cuidados diários e tratamentos es-pecíficos, você consegue o ideal de beleza com o qual sempre sonhou.

a seguir, a dra. Aliki Theodoros Panagopoulos, dermatologista de santos (sp), revela o que fazer pa-ra conquistar uma pele perfeita. será que você real-mente sabe como conquistar um rosto macio e lisi-nho? Confira!

Ponto de Encontro: Quais são os requisitos bá-sicos para quem deseja ter a pele do rosto bonita e saudável?

Aliki Theodoros Panagopoulos: Basta seguir algu-mas regras básicas: a alimentação precisa ser rica em frutas e verduras, deve-se ingerir bastante água (2 a 3 litros por dia) para eliminar toxinas, dormir bem, le-var uma vida saudável evitando o fumo, álcool e dro-gas, praticar exercícios físicos, fazer uso de protetor solar diariamente (mesmo que o dia não esteja ensola-rado), evitar exposição solar excessiva, principalmen-te no período das 10h às 16h, lavar a face pelo menos três vezes ao dia, fazer limpeza de pele, aplicar hidra-tantes faciais, além de uma boa saúde corporal.

PE: A limpeza de pele deve ser feita de quanto em quanto tempo?

ATP: este é um tratamento imediato indicado para todos os tipos de pele. Consiste na remoção de impu-rezas, células mortas, cravos e pústulas que acabam

obstruindo os poros. isso ajuda a evitar a inflamação, além de manter a pele com aparência melhor, limpa, mais clara, hidratada e com um toque suave. pode ser feita uma vez por mês. o número de sessões, produ-tos e técnicas é específico para cada tipo de pele.

PE: Para combater linhas de expressão e rugas quais são os produtos mais indicados?

ATP: em primeiro lugar, devemos evitar a exposição solar em excesso e usar sempre protetor solar, evi-tando assim o fotoenvelhecimento, manchas e cân-cer de pele. para combater rugas e linhas de expres-são podem ser usados diversos produtos, como o áci-do retinoico (derivado da vitamina a), hidroxiácidos co-mo o ácido glicólico, vitamina C, entre outros, que po-dem ser aplicados diariamente sobre a pele conforme orientação médica. além desses tratamentos à base de cremes também podem ser feitos procedimentos como a aplicação de toxina botulínica do tipo a, pee-ling químico, laser, luz intensa pulsada e preenchimen-to cutâneo.

por MireLLa stivani

Page 7: Ponto de Encontro

> 7

>>>>

PE: E para clarear manchas?ATP: pode ser feita aplicação de alguns produtos, co-

mo o ácido retinoico, ácido glicólico, hidroquinona, áci-do láctico, entre outros, e realização de peelings super-ficiais seriados. o paciente pode também optar pelo uso de luz intensa pulsada e laser. o tratamento e a res-posta vão depender da possibilidade do uso dos produ-tos e da realização de procedimentos, respeitando a in-dividualidade de cada um. apenas após uma boa avalia-ção do paciente o tratamento poderá ser indicado.

PE: Para quem tem acne (espinhas), qual o me-lhor tratamento?

ATP: Depende do tipo de acne. na comedogênica, a não inflamatória, o tratamento tópico é o de escolha, com gel à base de tretinoína, isotretinoína ou adapa-leno. Já na acne inflamatória, a conduta depende do grau (varia do ii ao v) e inclui desde tratamento tópico até o uso de medicamentos sistêmicos por via oral.

PE: Tomar sol é sempre prejudicial?ATP: não. a exposição solar torna-se prejudicial ape-

nas quando em excesso e sem fotoprotetor. quan-do moderada e com proteção, é benéfica, ajudando a ter uma vida mais saudável. os raios solares atuam no metabolismo da vitamina D, que tem como função manter em equilíbrio os níveis de cálcio e fósforo no plasma, prevenindo algumas doenças ósseas, como o raquitismo.

PE: É possível ter câncer de pele no rosto?ATP: sim. o câncer de pele pode ocorrer em qual-

quer área do corpo, principalmente em áreas expos-tas ao sol. por isso, é muito importante o uso diário de fotoprotetor.

dicaa região labial é extremamente fina, resseca

com facilidade e está sujeita aos danos dos raios uv. por isso, precisa de uma atenção toda espe-cial. Diariamente, passe protetor solar específico e batom hidratante. não descuide da proteção!

>cuide-se!

“Devemos evitar a exposição solar em excesso e usar sempre protetor solar, evitando assim o fotoenvelhecimento, manchas e câncer de pele. Para combater rugas e linhas de expressão podem ser usados diversos produtos, como o ácido retinoico (derivado da vitamina A), hidroxiácidos como o ácido glicólico e vitamina C”aLiki theoDoros panaGopouLos, DerMatoLoGista

>>>

Corretor dermatológico

de rugas La Roche-Posay

Esfoliante de uso diário Neutrogena

Gel creme firmador facial hipoalergênico

Epidrat

Creme Q10 revitalizante Nivea

para homens

Lenços de limpeza Nivea

Creme reconstrutor Vichy

Creme anti-idade para preen-chimento de rugas Eucerin

Creme reconstrutor diurno para peles maduras L’Oréal

Page 8: Ponto de Encontro

8 <

>>>>> Abre alas que o carnaval já vai chegar,

e você precisa cair nesta folia saudável e cheio de energia. Previna-se!

ima

ge

m: n

go

min

hh

an

/de

via

nta

rt

e a

rq

uiv

o p

ro

fas

hio

na

l

por natÁlia sChenerespaço consciente

fevereiro é o mês esperado para a grande festa no Brasil, o carnaval. para a maioria das pessoas, é época de alegria e diversão, para outras, é hora de descanso. tanto faz o destino ou o que se tem em mente, muitas vezes certas armadilhas durante a sua programação po-dem atrapalhar a comemoração. veja alguns cuidados que você deve ter para aproveitar o carnaval com segu-rança, tranquilidade e muita diversão.

Estrada – quando planejar a viagem, veja o destino para seu carnaval e escolha uma estrada segura, sem muitos problemas. use sempre o cinto de segurança, sem esquecer o banco de trás. não ingira bebidas al-coólicas e tenha uma boa noite de sono para ter total atenção no caminho da viagem.

Alimentação – frutas, verduras e legumes são mui-to bem-vindos nesta época. a alimentação deve ser le-ve e sem exageros e evite os frutos do mar e, principal-mente, os alimentos que podem deteriorar com o ca-lor, como cremes e maionese. se não tiver como fazer uma refeição completa, então prefira um lanche saudá-vel, barrinhas de cereais e frutas antes de cair na folia, para não faltar energia.

Bebidas – numa noite de carnaval, durante a grande festa, a pessoa que está superanimada pode perder muito líquido através do suor, e a maior par-te das pessoas pen-sa que, ao beber cerveja, pode repor

essa perda, o que é um grande erro. o correto é inter-calar os copos de cerveja com água para repor o líqui-do perdido. evite bebidas destiladas, não misture tipos

Carnaval com moderação

diferentes, tome cuidado com os exageros e, principal-mente, se beber, não dirija.

Preservativo – É no carnaval que a campanha para o uso de camisinha aumenta, pois, além de uma gravidez indesejada, várias doenças sexualmente transmissíveis podem ser adquiridas, como o vírus hiv, hepatite B, en-tre outras. aproveite com segurança sempre!

Sono – dormir é fundamental, e pelo menos 6 horas de sono já ajudam a ter maior disposição no dia seguinte.

Sol – quem pretende sair atrás do trio elétrico, escolas de samba, ir à praia ou piscina, deve usar diariamen-te protetor solar. os bons horários para um bronzeamento saudável são até as 11h e depois das 16h.

Roupas – para quem vai pular, dançar ou ficar por muito tempo dentro de um salão, a transpiração é inevitável; assim, o ideal é usar roupas claras, leves e frescas, evitando a absorção do calor. evite roupas de material sintético.

previna-se e aproveite o carnaval de 2009 mais sau-dável e sem preocupações! >>>

A Drogaria

São Paulo

abraça essa

causa

Bloqueador solar Sundown

Água Lindoya Água de coco

Kero Coco

Page 9: Ponto de Encontro

>>

>> publieditorial

Page 10: Ponto de Encontro

10 <

>>> Seráqueseufilhoenxergabem?Confiraaseguircomodescobrirseestátudobemcomavisãodospequenos

criança na área Por Mirella Stivani

Baixo rendimento escolar, falta de atenção, sentar próximo à televisão, não enxergar a lousa, preguiça, distração... estes são alguns dos sintomas que po-dem indicar problemas de visão em seu filho. Por is-so, se suspeitar de que algo não está bem, leve-o ao oftalmologista, independentemente da idade.

Segundo a organização Mundial da Saúde (oMS), cerca de 10% das crianças do mundo apresentam al-gum tipo de deficiência visual. as alterações mais fre-quentes são miopia e hipermetropia. nesses casos, o tratamento é bem simples e pode prevenir metade dos problemas visuais graves: basta usar óculos.

Mesmo que a criança aparente ter uma visão nor-mal, é importante que os pais a levem ao médico pa-ra fazer uma avaliação oftalmológica. o período ideal é entre os 5 e 6 anos de idade, já que nessa fase da vida pode-se tratar grande parte dos problemas, com relativo sucesso.

Para esclarecer mais dúvidas sobre o assunto, con-

fira, a seguir, uma entrevista com a dra. Larissa Pe-droso, oftalmologista do instituto de olhos e Micro-cirurgia de Brasília (inob).

Ponto de Encontro: Crianças podem apresentar problemas de visão a partir de qual idade?Larissa Pedroso: não há uma específica, elas po-dem, inclusive, já nascer com doenças oculares.

PE: Como descobrir se um bebê tem algum pro-blema de visão?LP: o primeiro exame oftalmológico deve ser feito nos primeiros dias de vida. Uma simples avaliação do refle-xo vermelho pupilar é capaz de diagnosticar doenças graves que podem ser tratadas precocemente.

PE: Nas crianças maiores, quais exames são reali-zados para medir a acuidade visual?LP: naquelas não alfabetizadas, o exame é feito com

De olhos bem abertos

>>Mesmoqueacriançaaparenteterumavisãonormal,éimportantequeospaisalevemaomédicoparafazerumaavaliaçãooftalmológica

foto

S: K

ata

rzy

na

le

Szc

zyn

SK

a e

Mic

ro

iMa

ge

S/f

oto

lia

Page 11: Ponto de Encontro

> 11

>apesar dos números preocupantes, os oftalmologis-tas destacam que 60% dos casos poderiam ter sido evitados, caso fossem tratados a tempo por um es-pecialista.

algumas crianças apresentam risco maior de ter problemas na visão. Se, durante a gravidez, a mãe ti-ver passado por problemas como rubéola, doenças venéreas, aiDS ou feito uso de drogas ou álcool, uma avaliação oftalmológica deverá ser realizada o quan-to antes.

identificação de figuras. Já em crianças que sabem ler, utilizamos o teste em que elas descrevem quais letras conseguem enxergar a uma determinada distância.

PE: Quais sintomas podem indicar que há proble-mas de visão?LP: Baixo rendimento escolar é uma das principais manifestações. além de alterações comportamen-tais, também existem as anatômicas perceptíveis, co-mo: pupila branca, alteração do brilho dos olhos, es-trabismo (olho torto) etc.

PE: Quais são os problemas mais comuns nos pe-quenos? LP: a necessidade do uso de lentes corretivas é o pro-blema mais simples a ser resolvido, mas, infelizmen-te, não são incomuns problemas mais graves.

PE: Como convencer uma criança de que ela pre-cisa de óculos?LP: a criança, geralmente, não precisa ser convenci-da, ela logo percebe que sua visão melhora com o uso de lentes corretivas e aceita rapidamente. Há caso de bebês que, quando retiramos seus óculos, ficam cho-rosos e inquietos.

PE: Cirurgias corretivas, como a de miopia, po-dem ser realizadas em crianças?LP: não existem dados científicos que garantam se-gurança, a longo prazo, na realização da cirurgia refra-tiva em crianças.

TesTe do olhinho

assim que o bebê nasce, ele deve passar pelo tes-te do olhinho (exame do reflexo vermelho). o procedi-mento é realizado com um oftalmoscópio que emite luz sobre a pupila do recém-nascido. Quando essa luz é contínua, significa que está tudo bem. Se for descon-tínua, pode haver a presença de uma ou mais doenças que levam à deficiência visual grave ou cegueira infan-til, como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma (tumor ocular), estrabismo, entre outros.

Segundo a oMS, cerca de 500 mil crianças ficam cegas anualmente. Do total, 80% morrem nos pri-meiros anos de vida por doenças associadas à visão.

>>>

Fique alerTa!Seu filho pode ter dificuldade em enxergar se:

• Não reage a estímulos luminosos;• Tem excessiva aversão à luz;• Lacrimeja muito;• Fica muito tempo com os olhos fechados;• Não ergue a cabeça para tentar ver objetos;• Não demonstra interesse em ver a mãe nem estra-

nha pessoas não familiares;• Tem dificuldade de engatinhar e andar;• Os olhos não acompanham objetos coloridos movi-

dos à sua frente;• Esbarra com frequência nos objetos e móveis;• Apresenta um ou ambos os olhos desviados para o

nariz ou para fora;• Cai com frequência;• Fecha um dos olhos demonstrando incômodo ex-

cessivo quando em locais ensolarados;• Franze a testa para enxergar;• Queixa-se de dor nos olhos ou dor de cabeça;• Queixa-se de visão dupla ou embaralhada;• Os olhos ficam vermelhos quando esforça a visão,

mesmo sem coçá-los;• Chega o rosto muito próximo ao caderno ou livro;• Apresenta baixo rendimento escolar;• Tem dificuldade em distinguir ou combinar cores.

>>

Page 12: Ponto de Encontro

12 <

womanize-se Por AdriAnA rosA

>>

Foto

: cA

cA

u m

An

gA

be

irA

Encontro entre a

Page 13: Ponto de Encontro

> 13

>

S>>> Dona da voz mais marcante da atualidade, Ivete Sangalo é

sucesso absoluto, e o melhor: é simples, linda e bem-humorada

sua infância sem uma condição financeira muito boa e a grande quantidade de irmãos podem ser as causas para essa personalidade tão firme e transparente.

ivete nasceu em Juazeiro, interior da bahia, e cres-ceu entre seis irmãos (dois já falecidos). seu pai fale-ceu quando ela tinha 16 anos e, apesar do grande cho-que e das dificuldades, a família en-controu no amor força para continuar.

Antes de virar uma estrela da músi-ca, ivete ralou para levar dinheiro para casa. ela vendia as marmitas da mãe e, a cada entrega, cantarolava sonhan-do em um dia subir ao palco e fazer mi-lhares de fãs tirarem os pés do chão.

sua carreira teve início em barzi-nhos de salvador, mas seu talento a fez crescer e, em pouco tempo, já era a vocalista da banda eva. A voz forte e inconfundível fez com que a canto-ra estourasse no País, fazendo surgir inúmeros fã-clubes.

sua diversidade chama a atenção. em cada cd, ela grava com a mesma paixão músicas românticas e outras bem agitadas. e as regravações, como as de Wilson simonal e roberto carlos, tam-bém viram mania na boca do povo.

Carreira solo e mais suCesso

em 1999 ivete deixou a banda eva para seguir seu caminho sendo ivete sangalo, e não mais a vocalista de uma banda. muitos se perguntaram se aconteceria com ela o que ocorreu com tantas outras que tenta-ram e caíram no esquecimento. esse questionamen-to foi respondido com o passar do tempo. A cada ano e a cada disco ivete se superava, aumentando o nú-mero de seus admiradores, ganhando mais prêmios e recebendo críticas positivas dos especialistas mu-sicais. “se eu não te amasse tanto assim” virou hino

dos apaixonados e a alegre “sorte grande” (mais co-nhecida como “Poeira”) fez torcidas de todo o brasil adaptarem a canção para seus times, usando-a como incentivo para jogadores.

Após a gravação do seu primeiro dVd no estádio da Fonte nova, em salvador, ivete fez outro feito lotando

o maracanã para a gravação de seu se-gundo dVd. os fãs foram ao delírio e a energia no ar era tão intensa que fez ivete cair em lágrimas quando cantou uma de suas músicas em cima de uma grua. com certeza, receber esse cari-nho é um sentimento inexplicável que nem a própria cantora consegue des-crever, mas que é visível a todos que assistem aos seus shows.

o réveillon da ivete é uma das fes-tas mais concorridas na virada do ano e, consequentemente, sua agenda fica ainda mais conturbada. mas, assim co-mo ela, seu assessor é simpatia pura e sempre dá um jeitinho, e a morena, é

claro, nos atende! confira agora a entrevista exclusiva que a musa dos palcos concedeu à Ponto de encontro no final de 2008:

Ponto de Encontro: Estamos começando um novo ano; o que você espera de 2009? Ivete Sangalo: espero um 2009 com melhores notí-cias para a humanidade e, principalmente, muita paz.

PE: Você sempre deixa muito claro que sua famí-lia vem em primeiro lugar. Como é a sua e quais as lembranças que você tem do passado?IS: nós somos muito parceiros sempre. os natais em casa sempre foram de amor e confraternização. mi-nha mãe e meu pai criavam uma atmosfera de muita tranquilidade pra que a gente vivesse aquele momen-to intensamente.

> 13

“Me acho bonita sim! Cuido da minha saúde e isso me dá

um retorno físico que eu preciso. Já pensei em ser dentista, mas

a música está em mim desde que me

conheço por gente.” iVete sAngAlo

beleza e a boa energia

Page 14: Ponto de Encontro

14 <14 <

Bate-Bola• Está ouvindo no momento: madonna• Comida irresistível: Qualquer uma!• Um ídolo: steve Wonder• Beleza feminina: natural• Beleza masculina: sensibilidade• Um cheiro: dos meus cachorros• Um momento: Quando estou em salvador• Um lugar: minha cidade• Para namorar: tudo vale a pena.

>>

PE: Além do seu talento, todos evidenciam sua be-leza. Acha-se bonita? Na adolescência, tinha ou-tros planos, além da carreira de cantora? IS: me acho bonita sim! cuido da minha saúde e isso me dá um retorno físico que eu preciso. Já pensei em ser dentista, mas a música está em mim desde que me conheço por gente.

PE: Quais os seus cuidados hoje com a saúde e a beleza? IS: Procuro estar saudável. como disse, isso normal-mente te dá um retorno de beleza. boa alimentação, exercícios físicos todos os dias, bons prazeres como estar com a família etc. tudo junto funciona que é uma beleza!

PE: Como é viajar tanto? O que mais dá saudade quando está fora de casa?IS: do sossego de dentro de casa, da cama, de poder estar ali perto dos meus irmãos e sobrinhos. mas foi o que escolhi, e a cada viagem gosto mais de ser artista de música. o povo é tão carinhoso que não deixa que essa saudade se transforme em tristeza.

PE: Se tivesse um dia de anonimato, o que gosta-ria de fazer?IS: com certeza ir ao jogo do Vitória na geral!

PE: O baiano é um povo que espalha a alegria. Ten-te nos descrever qual é a sensação de ter tantos em seus shows. É energia positiva que não acaba mais, certo? Dá para explicar?IS: o baiano é um povo feliz, com autoestima alta e senso de humor. essa soma gera uma alegria e força que são especiais do nosso povo. cantar para eles é como tomar um sorvete da ribeira. delícia!

PE: A sua relação com o público é muito saudável, pois você é transparente em cada aparição e entre-vista. Seu jeito engraçado também conquista to-dos. Como é a Ivete triste? IS: Pouco fico assim e procuro não passar para as pes-soas. Às vezes fico mais quieta, calada e isso me aju-da muito a superar qualquer mau humor.

PE: Se pudesse escolher qualquer pessoa (viva ou não) para dividir o palco, quem seria? IS: minha mãe e meu pai.

PE: Deixe um recado para os leitores da Ponto de Encontro. IS: obrigada por esse ano que vocês me deram de muito sucesso e alegrias. beijos em todos os lei-tores!

>>>

Foto

s (i

nc

lus

iVe

cA

PA):

An

dr

é s

ch

iril

ó

Page 15: Ponto de Encontro
Page 16: Ponto de Encontro

16 <

>Fo

to: m

icr

os

oFt

oFF

ice

.co

m

especial

2009 – O Ano da França no Brasil

>>> Conheça um pouco da programação preparada especialmente para homenagear esse país em terras brasileiras

santos de miranda, “a França, entre todas as suas contribuições ao mun-do ocidental, instaurou as bases da modernidade ao criar leis constitu-cionais revolucionárias, sistemas pú-blicos de ensino e de conhecimento e limites novos que fariam da igual-dade um direito civil a ser promovi-do e assegurado pelo estado. temos igual missão de recepcionar os even-tos e atividades francesas para rea-firmar, junto ao público brasileiro, a antiga sintonia e a atual criatividade que não cessam de renovar, na histó-ria e na cultura de nosso País, as nos-sas ligações estrangeiras mais ami-

gáveis”, complementa.

Gilbert – um artista do mundo

Abraham Gilbert stein nasceu, por mero capricho do destino, no cairo, egito, filho de um jornalista austría-co e de mãe síria. com 10 anos mudou-se com sua fa-mília para Paris. Apaixonado pela música e vivendo di-vidido entre a França e o Brasil, devido aos trabalhos do pai, Gilbert tornou-se um artista que representa perfeitamente os dois países. “eu respiro o ar do Bra-sil e transpiro a canção francesa”, afirma esse músico virtuoso, que sempre se destacou por sua voz suave e seu timbre notável. o romantismo francês de suas canções agradou em cheio aos brasileiros e, em 1968, já morando em são Paulo, gravou “F... comme Fem-me”, canção que se tornaria um dos maiores fenôme-nos musicais de todos os tempos. Foi a primeira mú-sica a virar tema de amor dos personagens de novela Beto (Luiz Gustavo) e renata (Beth mendes), na nove-la Beto rockfeller, da extinta tV tupi. Discos da “músi-

Por mAriA HeLenA BeLLini

>

o Ano foi lançado oficialmente pe-los presidentes do Brasil, Luiz inácio Lula da silva, e da França, nicolas sarkozy, nos dias 22 e 23 de dezem-bro de 2008. o objetivo principal des-se evento, que acontecerá em todas as regiões do Brasil em 2009, é for-talecer as relações bilaterais de inter-câmbio cultural, científico e tecnoló-gico entre os dois países. o Ano da França pretende traçar parcerias es-tratégicas de correspondência mú-tua entre setores públicos, empre-sariais e da sociedade civil para in-centivar o diálogo cultural. são cer-ca de 700 projetos inscritos na pro-gramação. Avaliado em r$ 15 milhões para cada pa-ís, ocorre em reciprocidade ao que foi o Ano do Brasil na França, em 2005.

França.br2009

segundo o Presidente do comissariado Francês, embaixador Yves saint-Geours, “o Ano da França no Brasil proporciona ao meu país a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as dife-rentes facetas de nossa cultura e seu estágio atual

de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. A implementação do Ano é resultado da

cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois paí-ses. o nome desse ano é França.br2009”, explica.

Para o Presidente do comissariado Brasileiro, Danilo

16 <

Page 17: Ponto de Encontro

> 17

Foto

s: m

An

oe

L G

uim

Ar

ãe

s e

Ar

qu

iVo

Pe

ss

oA

L A

Lex

is r

AD

ou

x

ca do Beto e da renata” eram empilhados nas lo-jas do País, e repostos quase que diariamente. A canção esteve na lis-ta das 50 músicas mais tocadas por aqui durante quatro anos.

Apesar de nunca ter abandonado a música, Gilbert também trilhou os caminhos da repre-sentação na tV, e o su-cesso de seu persona-gem ezequiel, patriarca

de uma família judaica e pai de camille (Ana Paula Aró-sio) e marido de tzipora (eliana Guttman), na verdade contou um pouco de sua própria saga na novela global esperança. Para completar, gravou o tema de abertura em hebraico. Gilbert também participou da minissérie mad maria, na rede Globo, como Antonio, pai da per-sonagem principal, vivida pela atriz Priscila Fantin. em seguida , foi convidado pelo diretor Herval rossano pa-ra viver um promotor público nos últimos capítulos do remake da novela A escrava isaura, na tV record, e, recentemente, foi protagonista da novela cidadão Bra-sileiro, de Lauro césar muniz, na mesma emissora, co-mo o construtor de Brasília, edouard Girard.

“Os brasileiros terão a oportunidade de conhecer uma França bem moderna e arrojada sem perder ocharme, o requinte e sua tradição milenar” GiLBert

Artista multimídia, Gilbert transita pelos meios de comunicação com elegância e estilo. está presente diariamente na rádio Alpha Fm (são Paulo – 101,7), às 7h e às 21h30, com o programa A La Page, que é referência na capital paulista e sucesso de audiência, “pois mostra um pouco das manifestações culturais atuais da França”, comenta Gilbert. tem um progra-ma há duas décadas sobre a música internacional, o Primeira classe, que vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h, pela rádio Guaíba Fm (Porto Alegre) e pe-lo site www.radioguaiba.com.br. outro programa, fo-cado nas canções francesas, chansons D’Amour, tam-bém é apresentado por ele na mesma rádio gaúcha, todos os sábados, às 18h.

Abraham Gilbert Stein

> 17

>

Legítimo defensor cultural da França, o artista vê com bons olhos as comemorações deste ano em ho-menagem ao seu país de adoção. “Acho importantís-simo, pois os brasileiros terão a oportunidade de co-nhecer uma França bem moderna e arrojada sem per-der o charme, o requinte e sua tradição milenar”, diz. Para ele, as semelhanças entre Brasil e França estão nos valores democráticos e sociais, na criatividade cultural e intelectual e na paixão pelo futebol. Leitor assíduo da Ponto de encontro, Gilbert parabeniza “a grande família da Drogaria são Paulo pelo atendimen-to amável e exemplar, com funcionários sempre dis-postos a oferecer as melhores promoções do merca-do (em particular a unidade do morumbi)”. Aos leito-res desta revista, o talentoso artista deixa a seguinte mensagem: “Desejo um ano de 2009 de muita saúde, paz e harmonia e que tenham todos la vie en rose! À bientôt!”. merci, Gilbert.

olhar estranGeiro

Alexis Aurelien radoux é francês, da cidade de niort, 200 km ao norte de Bordeaux. Há quatro anos moran-do em são Paulo, ele conta que o amor por uma brasi-leira fez com que tomasse a decisão de mudar, literal-mente, de vida. Alexis é professor de francês, faz tra-duções e é dublador para um canal de televisão. Além disso, tem uma banda de rock com brasileiros, chama-da Jokers, na qual canta (em inglês e francês) e toca guitarra. Alexis conta que do que mais sente falta da França é da família e dos amigos, e também da comida de sua mãe. o professor acha incrível a agenda de eventos programada para as comemorações deste ano. “quando cheguei ao Brasil, era o Ano do Brasil na França, e a tV france-sa mostrava inúmeras re-portagens sobre o Brasil e todos os meus amigos sabiam muito mais que eu a respeito deste País e queriam vir aqui me vi-sitar”, relembra. Para Ale-xis, as diferenças entre os dois povos é que os brasi-leiros são calorosos e os franceses são cheio de fres-curas, “mas não somos os piores da europa”, brinca e complementa, “o povo francês reclama e luta contra tudo o tempo todo e o povo brasileiro fica mais passi-vo. talvez neste ano seja o momento de equilibrarmos um pouco as coisas”, finaliza.

Alexis Aurelien Radoux

Page 18: Ponto de Encontro

18 <

>

>

>

>

Galicismos

Você diz: “Vou acender a pantalha para iluminar a sa-la de estar”? claro que não, pois, graças aos galicis-mos ou palavras de origem francesa impregnadas ao nosso idioma, podemos dizer abajur! Gilbert lista que “croissant e baguette, assim como bouquet, chofeur ou tailleur, um clássico da estilista chanel, são palavras perfeitamente compreendidas e incorporadas à língua portuguesa”. Alexis acha graça no costume que os brasileiros têm de usar palavras francesas de maneira errada. “Por exemplo”, diz, “quando utilizamos a pala-vra ‘saúde’ para fazer um brinde, a maioria dos brasilei-ros acha que se pronuncia ‘salut’, que quer dizer ‘oi’ ou ‘tchau’. ‘saúde’ se fala ‘santé’ ”, diverte-se.

a Fama do aroma

normalmente, as pessoas se referem a ótimos per-fumes simplesmente dizendo que são franceses, sem especificar marcas ou nomes. isso porque o país é es-pecialista em criar fragrâncias que se tornam suces-so mundial.

Grasse é uma cidade da França famosa por ser o ber-ço da perfumaria internacional e por possuir um mu-

seu especializado no assunto: o mu-sée international de la Parfumerie. rea-berto em 2008, em grande estilo, con-tou com a presença do perfumer da mai-son Hermès e dos executivos da cha-nel, christian Dior, Guerlain e thierry mugler. o visitante pode conhecer fras-cos luxuosos que fi-caram famosos, ter acesso a uma sala multimídia e a ca-da essência em sua forma bruta até che-gar à produção de um perfume. em resumo, quem for até o local poderá conhecer a maneira como uma fragrân-cia é feita.

no Brasil, o es-paço Perfume – Arte & História é o primeiro mu-seu dedicado à ar-te da perfumaria no País. inaugura-do em 2004, em curitiba, no Para-ná, é uma inicia-tiva da Fundação Boticário. Locali-zado no espaço estação, é o úni-co lugar no mun-do dedicado ape-nas ao tema per-fume, que abran-ge 5 mil anos da história da perfumaria. o espaço coloca definitivamen-te o Brasil no cenário mundial da cultura da indústria de perfumaria e cosméticos e não deixa nada a dese-jar quando comparado aos maiores museus da cate-goria do mundo, podendo até ser considerado mais moderno. Para mais informações basta ligar para (41) 2101-9205 e 2101-9207.

salon du brésil a paris

o salon du Brésil a Paris é uma mostra brasileira de marcas, produtos e serviços que acontece a cada dois anos na cidade-Luz. ele tem como objetivo divulgar e fortalecer marcas já consagradas no Brasil e que de-sejam inserção no mercado internacional, como euro-pa, oriente médio, África e Ásia. o idealizador e presi-dente executivo do salão, José Luiz de Paula Jr., que também é diretor da JL. Paula Jr. Design, fala da im-portância desse evento. “o Brasil é um país que tem muito a mostrar lá fora, e seus produtos e serviços têm, com certeza, potencialidade para serem grandes concorrentes. isso porque apresentam diferenciais ti-picamente brasileiros, que despertam o interesse de todos”, explica e complementa: “nossa meta é dotar as melhores marcas brasileiras dos diversos setores, de instrumentos e visibilidade capazes de proporcio-nar valor agregado, cada vez maior para essas marcas, e valorizá-las lá fora”.

sucesso absoluto

A primeira edição do salão aconteceu em maio de 2005, no Le Palais des congrès de Paris, e contou Fo

tos

: Je

An

-mA

rie

mA

iLLe

t/Fo

toLi

A, s

HA

uLi

nG

/Pic

As

Aw

eB

.Go

oG

Le.c

om

e D

iVu

LGA

çã

o D

A A

ss

es

so

riA

Do

Bo

tic

Ár

io

18 <

Musée International de la Parfumerie. Acima: Rua de Grasse

Espaço Perfume – Arte & História, em Curi-tiba – Paraná

Page 19: Ponto de Encontro

> 19

>com a presença de 30 expositores e 1.400 visitantes que prestigiaram o evento, entre jornalistas e repre-sentantes institucionais, compradores, importadores, distribuidores e profissionais especializados. A parce-ria com a rádio eldorado no evento garantiu a trans-missão ao vivo de Paris para o Brasil apresentando as principais novidades. A segunda edição aconteceu em setembro de 2007, no mesmo espaço. teve a partici-pação de 65 expositores e contou ainda com a presen-ça de 15 empresas na rodada de negócios organiza-da pela FiesP. A nova percepção do salão do Brasil sobre produtos brasileiros para o mercado internacio-nal aproximou governos com interesse em fomentar negócios para as empresas que visam à exportação e apresentá-los para o mercado internacional. segundo José Luiz, “dessa forma lançou-se o primeiro Fórum Brasil-França/tecnologia, energia e sustentabilidade, que mostrou por meio de debates o que de mais mo-derno o País possui nessas áreas”.

este ano, como aconteceu em edições anteriores, o Le Palais des congrès de Paris foi o local escolhido pa-ra receber o salão, pois é um espaço maravilhoso pró-ximo ao Arco do triunfo. o evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro. A divulgação das marcas terá início aqui no Brasil, na cidade de são Paulo, por meio de coletivas para a imprensa e eventos em data a ser divulgada em breve.

>>>

O Espaço Perfume – Arte & História coloca definitivamente o Brasil no cenário mundial da cultura da indústria de perfumaria e cosméticos. O espaço não deixa nada a desejar quando comparado aos maiores museus da categoria no mundo

Foto

s: A

ss

es

so

riA

JL.

PA

uLA

Jr

. De

siG

n, c

en

tAu

r s

cu

LPtu

re

GA

LLe

rie

s- L

er

oY

ne

imA

n-L

A c

uis

ine

Fr

An

çA

ise

, iLA

nA

Be

ss

Ler

e D

iVu

LGA

çã

o A

no

DA

FrA

nc

An

oB

rA

siL

.cu

Ltu

rA

.Go

V.B

r

> 19

Espaço Perfume – Arte & História, em Curi-tiba – Paraná

Salon du Brésil a Paris

O Sesc São Paulo, em par-ceria com a fundação fran-cesa Henri-Cartier Bresson, promove uma exposição fo-tográfica com seleção de cerca de 130 das melhores obras de Cartier-Bresson

Station Brésil – Série de shows de música popular com artistas franceses e brasileiros

O espetáculo Fedegunda será apresenta-do no marco do Ano da França no Brasil no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, dia 25 de julho de 2009

Festival de gastronomia francesa.Durante todo o ano em váriascidades do Brasil

abertura oFicial

A abertura oficial do Ano da França no Brasil aconte-cerá no dia 21 de abril, com o espetáculo do Grupo F, na Lagoa rodrigo de Freitas, no rio de Janeiro e com a homenagem especial à França na Festa da inconfi-dência mineira, em ouro Preto, minas Gerais. exposi-ções, residências e performances de artistas plásticos contemporâneos franceses estão programadas em di-versas capitais brasileiras, assim como mais de 100 palestras, colóquios e debates universitários e cientí-ficos franco-brasileiros em todas as regiões do Brasil. o site oficial do França.Br2009 é: www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br.

Page 20: Ponto de Encontro

20 <

curtas e quentes

Foto

s: d

ivu

lga

çã

o

livro>

InsetOs – seIs cenÁrIOs DIFerentes

Conheça os mais incríveis e curiosos tipos de insetos neste livro que contém diferen-tes cenários e entretenimento para você fi-car ligado no mun-do animal. você vai aprender so-bre gafanhotos, joaninhas, besou-ros, libélulas, bor-boletas e lagartas com muita surpre-sa em cada pági-na. veja, então, quantas criaturas diferentes há em seu jardim! Edito-ra Ediouro.

20 <

O PrIMeIrO a Gente nunca esquece

Chega às livrarias de todo o País o livro O primeiro a gente nunca esquece, do pu-blicitário Washington olivetto, publicado pela Editora Planeta, que reúne alguns dos

mais curiosos tex-tos publicados pe-la imprensa brasi-leira desde o su-cesso de uma das peças publicitárias mais premiadas da história da propa-ganda mundial – “o primeiro sutiã”, criado pelo publici-tário em 1987.

infantil>

MuLtIsHOW aO VIVO – caPItaL InIcIaL eM BrasÍLIa

Para gravar o primeiro regis-tro ao vivo da banda, dinho ouro Preto, Fê lemos, Flávio lemos e Yves Passarel esco-lheram como palco do show a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, cidade onde tudo começou para o Capital ini-cial. Mais de 1 milhão de pes-soas estiveram presentes, cantando junto com o grupo. um registro histórico e emo-cionante. o projeto em par-ceria com o canal Multishow deu origem ao especial de tv e ao Cd e dvd Mul-tishow ao vivo – Capital Inicial em Brasília.

dvd>

livro>Meu BeBê: a IncrÍVeL caPacIDaDe De eVOLuIr tantO eM tãO POucO teMPO

o livro Meu bebê: a in-crível capacidade de evo-luir tanto em tão pouco tempo é o mais recen-te lançamento da Editora larousse do Brasil, em vez de partir do ponto de vista dos pais e dar con-selhos a eles, Meu bebê propõe a retratar de for-ma precisa os dois primeiros anos da vida hu-mana, vistos da perspectiva da criança. Meu be-bê é uma celebração da capacidade humana e das conquistas desde os primeiros dias e ofe-rece uma extraordinária percepção de como o corpo se desenvolve e por que os bebês são tão cativantes.

Page 21: Ponto de Encontro
Page 22: Ponto de Encontro

22 <

S>

Foto

s: M

on

ke

y B

us

ine

ss

e D

ian

a L

un

Din

/ Fo

toLi

a

vida simples

>>A vida continua aos 60, 70, 80...

>

ninguém precisa ficar desanimado: com acompanha-mento médico adequado é possível controlar a maio-ria desses problemas.

“Fundamentalmente, com o avançar da idade acu-mulam-se doenças que devem ser tratadas, visando ao seu controle. são elas: hipertensão arterial, diabe-tes, aterosclerose (estreitamento dos vasos sanguíne-os), osteoartrose (doença articular degenerativa), os-teoporose (doença óssea), demências, depressão etc. Por isso, o exame clínico deve ser periódico. Já os exa-mes laboratoriais podem ser solicitados apenas quan-do houver suspeita clínica de doenças”, explica Wil-son Jacob Filho, professor titular de Geriatria da Facul-dade de Medicina da universidade de são Paulo e dire-tor do serviço no Hospital das Clínicas de são Paulo.

alimentação e exercícioster uma alimentação balanceada é imprescindível

em qualquer idade. Mesmo depois dos 60 anos, o cor-po ainda precisa das mesmas quantidades de proteí-nas, vitaminas e minerais. inclusive, alguns problemas de saúde acabam surgindo justamente devido a hábi-tos inadequados. Por exemplo, a osteoporose, doen-ça comum em idosos. Causada por deficiência de cál-cio, sua prevenção é feita por meio de uma dieta sau-dável, desde a infância, com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, ovos e verduras),

Quanto aos exercícios físicos, a recomendação é evitar ao máximo o sedentarismo. “na terceira idade, pode-se praticar todas as atividades físicas, desde que não haja limitações específicas. o geriatra é capaz de indicar qual a melhor opção”, lembra o dr. Jacob.

Por MireLLa stivani

>>> Tomando alguns cuidados específicos com a saúde, é possível ter uma vida plena e bastante ativa na terceira idade

se antes o Brasil era um país com maioria de pes-soas jovens, hoje esse quadro vem passando por uma transformação. segundo a organização Mundial da saúde (oMs), dentro de alguns anos teremos uma população de aproximadamente 30 milhões de pes-soas com 60 anos ou mais. os dados condizem com o recente censo que o instituto Brasileiro de Geogra-fia e estatística (iBGe) realizou: atualmente, brasilei-ros na terceira idade representam 10,5% da população total. e a expectativa de vida também aumentou: se em 1991 era de 67 anos, em 2007 passou para 72,57 anos, em média.

sem dúvida, os avanços da medicina e descobertas científicas na área da ciência e nutrição contribuíram diretamente para que as pessoas vivessem mais. só que, para chegar à terceira idade com saúde e disposi-ção, também é muito importante prestar atenção (em todas as idades) aos hábitos diários, sobretudo quanto à prática de atividade física e alimentação. “o envelhe-cimento é um processo que pode começar antes dos 60 anos. É preciso se preocupar sempre com a qua-lidade de vida, não aceitar as mudanças físicas como inevitáveis e normais e, principalmente, cuidar da saú-de antes que as doenças se instalem”, alerta o clínico geral e cardiologista dr. Abrão José Cury Jr.

mudanças à vistaMesmo tomando todos os cuidados possíveis, quem

tem mais de 60 anos enfrenta algumas mudanças ine-vitáveis, como perda da memória e audição, dificulda-de de locomoção, diminuição da resistência física, al-teração do sono e problemas de saúde crônicos. Mas

Page 23: Ponto de Encontro

> 23

>

>>>

estímulo do cérebro é fundamental para quem deseja ter uma memória perfeita.

Justamente por isso, muitas universidades passa-ram a oferecer cursos voltados à terceira idade, como é o caso da uni sant’anna, de são Paulo, sP. Há dez anos, por meio da universidade sênior, os idosos po-dem aprimorar seus conhecimentos nas áreas de co-municação, geografia, psicologia, filosofia e medicina ortomolecular. “as aulas são bem dinâmicas: os alu-nos recebem orientação quanto a questões de saúde, frequentam atividades extracurriculares e recebem ele-mentos capazes de elevar a autoestima. isso colabora na melhoria da relação social e familiar. o conhecimen-to adquirido no decorrer das aulas dá confiança e con-dições de acompanhar os acontecimentos do mundo contemporâneo, possibilitando a interação com diver-sos públicos”, defende Antônio Jordão Netto, pro-fessor e coordenador do curso da universidade.

além de exercitar o cérebro, quem pretender man-ter a memória funcionando bem, em qualquer idade, não pode se esquecer de levar uma vida saudável (lon-ge do álcool, cigarro e estresse), ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e dormir bem todas as noites.

>

medo de cairsegundo a sociedade Brasileira de Geriatria e Ge-

rontologia, as quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e as mortes causadas por elas ocorrem principalmente nos idosos.

o próprio envelhecimento é uma condição que pro-picia quedas. Com o passar dos anos, ocorre uma len-tidão dos reflexos posturais, dificuldades visuais, prin-cipalmente à noite, e fraqueza muscular. o uso de me-dicamentos contínuos pode causar tonteiras e pres-são baixa.

Para diminuir o perigo de uma queda dentro de casa, o ambiente precisa ser seguro, bem iluminado, sem tapetes e mesa de centro. a instalação de uma bar-ra de apoio no banheiro e colocação de piso antider-rapante podem ser ótimas opções para dar seguran-ça ao idoso.

vida sexualninguém precisa chegar aos 60 e abandonar o prazer

de viver. É possível, sim, ter uma boa saúde sexual, in-dependentemente da idade. Para isso, basta tomar al-guns cuidados, como evitar o cigarro e o álcool, prati-car atividades físicas e diminuir o estresse.

a vontade de manter a vida sexual é cada vez mais comum entre as pessoas da terceira idade. o estudo da vida sexual do Brasileiro, realizado pelo Prosex (Pro-jeto sexualidade da universidade de são Paulo), revela que 57,3% dos homens entre 51 e 60 anos têm vonta-de de fazer sexo algumas vezes na semana. e na faixa após os 61, 60,7% compartilham do mesmo desejo.

Para que a vida sexual seja satisfatória na tercei-ra idade é importante entender os limites do corpo e sempre estimular a intimidade e cumplicidade do ca-sal. Mas, se por acaso o organismo não reagir como antes, existem remédios capazes de resolver a ques-tão. “os medicamentos orais possibilitam que os ho-mens com disfunção erétil possam usufruir de uma vida sexual ativa, com eficácia em aproximadamente 80% dos casos”, finaliza Guilherme Buchelle, geren-te médico do laboratório Lilly.

estimulando o cérebrona terceira idade, a perda gradativa da memória é

um processo natural. Mas, segundo o médico ameri-cano Fred B. Chernow, autor do livro Supermemória (ediouro), é possível estimulá-la, mantendo sua capa-cidade preservada. Para isso, basta dedicar um tempo maior para as tarefas mentais, estar sempre disposto a aprender e aceitar novidades. ou seja, o constante

>>>

Ter uma alimentação balanceada é imprescindível em qualquer idade. Mesmo depois dos 60 anos, o corpo ainda precisa das mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais

Page 24: Ponto de Encontro

24 <

O>

>>fo

tos

: Ro

bb

ie o

we

n-w

ah

l e

sa

lin

a h

ain

zl/s

toc

k.x

ch

gn

; vg

stu

dio

, ele

na

eli

ss

ee

v e

Ro

by

nm

ac

/fo

toli

a e

aR

qu

ivo

pR

ofa

sh

ion

al

poR maRisa abel

Parece mas não énutre + ação

>>> Alimentação saudável virou palavra de ordem de uns anos para cá, mas é importante atentar a cada alimento ingerido, afinal alguns parecem ser supersaudáveis e de baixa caloria, mas não são benéficos à saúde

o “mundo” anda meio fo-ra de forma, com exceções, é claro; a maioria das pessoas está descontente com a forma física e apela para dietas malu-cas e nutricionalmente incor-retas. além de não emagre-cerem, ainda levam de brinde alguns problemas de saúde, isso porque se baseiam úni-ca e exclusivamente nas ca-lorias, sem atentar para a im-portância da composição de cada alimento.

a nutricionista dra. Denise Madi Carreiro ressalta que “grande parte das doenças crônicas não transmissíveis que hoje afetam a nossa po-pulação, em especial as crian-ças, vem de erros no compor-tamento alimentar atual. pro-dutos que parecem saudáveis, mas na verdade são produtos alimentícios ricos em aditivos químicos, e não ricos em nutrientes. nada substitui os alimentos naturais!”, enfatiza.

eliminando os quilinhos a mais

a nutróloga e cosmiatra dra. Mercedes Granja in-forma que quem quer eliminar uns quilinhos a mais pode e deve atentar para o valor calórico de cada ali-mento, mas sem deixar de lado o que eles têm de pro-teínas e vitaminas. “para perder peso não basta ape-nas ingerir uma baixa quantidade de calorias diárias, é necessário verificar o que de importante esse alimen-to pode te oferecer. existem muitos alimentos com baixa caloria, mas estes são vazios e acabam não au-xiliando em nada a boa alimentação”.

a nutricionista denise carreiro ressalta que, pa-ra “promover saúde, prevenir doenças e auxiliar nu-ma melhor qualidade de vida, precisamos nutrir nos-so organismo adequadamente, isto é, orientar a in-

gestão adequada de alimen-tos, em quantidade e qualida-de, a fim de que ele receba to-dos os nutrientes (carboidra-tos, proteínas, lipídios, vita-minas, sais minerais, fibras e água) essenciais ao seu bom funcionamento”.

dicas da nutricionista

dra. denise madi carreiro destaca algumas informações importantes:

• A troca de frutas, que con-têm vitaminas, minerais, fi-bras solúveis e insolúveis, fru-tose e várias substâncias fito-químicas com ações antioxi-dantes, desintoxicantes, anti-cancerígenas e anti-inflamató-rias, por gelatina “diet”, sem praticamente nenhum valor

nutricional e rica em substâncias químicas, como co-rantes, por exemplo, que comprovadamente causam reações adversas ao organismo, é inadequada.

• O abacate, considera-do um vilão por ser ri-co em gordura, é be-néfico, isso porque sua principal gordura é o ômega 9, anti-in-flamatório e protetor do organismo, que, quando consumido na quantidade certa, com pouco açúcar, ou mel, ou adoçante, ajuda a emagrecer.

• Quando consumimos alimentos ricos em nutrien-tes, uma quantidade menor é capaz de satisfazer a “fome do estômago” e a “fome celular”; portanto, com quantidades menores, ficamos satisfeitos mais cedo e por mais tempo, consequentemente comendo menos, sem ter que “contar calorias”.

Page 25: Ponto de Encontro

> 25

>

>

>>no dia-a-dia

a nutróloga dra. mercedes granja indica:

• Faça cinco refeições ao dia distribuídas em: café-da-manhã, lanche da manhã (uma fruta ou iogurte), al-moço, lanche da tarde e jantar.

• Prefira os pães enriquecidos com fibras ao pão francês; mas, se ele for indispensável, retire ao menos o miolo, você estará eliminando 30% das calorias.

• Invista nos alimentos orgânicos que são livres dos produtos químicos.

• Use açúcar mascavo no lugar do refinado e, se optar por adoçante, adquira os que são à base de estévia.

• Molho shoyo é pouco calórico, mas contém gran-de concentração de sal, que retém líquidos; se for uti-lizar, prefira os lights.

• Salada variada é ideal para nossa rotina alimen-tar, desde que esteja corretamente temperada. evite temperos e molhos industrializados; o ideal é uma co-lher de azeite virgem, gotas de limão e uma quantida-de mínima de sal – se puder troque este por alho ou

pimenta.• Chocolate meio amargo

pode “turbinar” o emagreci-mento, desde que se consu-mam no máximo 30 g por dia. ele é muito calórico e, se in-gerido em demasia, o efeito será o inverso.

tabela de alimentos e calorias

Dra. Patrícia Ramos – coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do hospital bandeirantes – ressalta as diferenças calóricas dos alimentos e sua importância nutricional.

Lasanha – 100 g deste prato possuem 139 kcal. contém poucas calorias quando compararmos com a mesma quantidade de um frango grelhado, que tem 146 kcal. em termos de nutrientes, a lasanha é com-

posta por carne moída, queijo e presunto, que são fontes proteicas, a massa, que é fon-te de carboidratos, e o molho de tomate, que possui licopeno (caro-tenoide que age como

antioxidante no organismo para combate dos radicais li-vres). o frango é um alimento de fonte proteica.

>opções saudáveis

Barra de girassol e gergelim Torrão

Mel Apis Vida

Adoçante dietético líquido

Doce Menor

Adoçante dietético em pó Linea

Shake sabor chocolate Linea Pro

Cookies de cereais Nutry

Cookies integrais Biosoft

“o consumo de produtos alimentícios com baixo va-lor calórico, ausência de açúcar, sal e gordura não é si-nônimo de produto saudável. parece, mas não é...! só os alimentos naturais possuem quantidades necessá-rias daquilo que precisamos diariamente para obter-mos um bom estado de saúde física, mental e emo-cional”, informa denise madi carreiro. >>>

Refrigerante normal – 200 ml desta bebida pos-suem 78 kcal. contém poucas calorias se comparar-mos com a mesma quantidade de suco de laranja, que tem 113 kcal. porém, o suco de laranja é mais saudá-vel, apesar de mais calórico, pois é rico em vitamina c (age como antioxidante no nosso organismo). Já o re-frigerante é considerado um alimento de calorias va-zias, ou seja, não possui nutrientes.

Sorvete de massa de manga – 1 bo-la possui 57 kcal. contém poucas calo-rias se compararmos com uma unidade de sorvete de palito de manga, que tem 70 kcal. o sorvete de palito possui uma concentração de água que pode contri-buir na hidratação, principalmente no ve-rão. o sorvete de massa tem um teor maior de gordura.

Page 26: Ponto de Encontro

26 <

>

>

Por Mirella Stivanivelhos costumes, novas ideias

26 <

você sabe o que é um adesivo transdérmico? an-tigamente, eram mais conhecidos como emplastros. Hoje, também podem ser chamados de patches (“re-talhos” em inglês). Mesmo com diferentes denomi-nações, a função continua a mesma: através da pele transferem uma medicação específica para a corren-te sanguínea, podendo substituir, em alguns casos, os tradicionais medicamentos em forma de cápsulas, pí-lulas, comprimidos e injeções.

“Seu uso abrange uma gama extensa de fármacos (apesar de nem todos poderem ser administrados des-sa forma) como analgésicos, hormônios, anti-inflamató-rios etc.”, conta o dr. Dante Alário, diretor do laborató-rio Biolab, empresa que vem desenvolvendo uma linha de medicamentos em forma de adesivos. “essa via de administração é utilizada principalmente em casos em que a absorção da substância deve ser constante e por uso prolongado. assim, o medicamento é absorvido, durante 24 horas, nas mesmas dosagens”, completa o dr. Alfredo Salim Helito, clínico geral e médico da fa-mília do Hospital Sírio-libanês, de São Paulo, SP.

como funcionam?

Com excelente absorção, os adesivos transdérmi-cos podem ser colados em diferentes partes do cor-po como braços, costas e peito. o medicamento pas-sa pelas camadas da pele e penetra nos vasos sanguí-neos, posteriormente sendo absorvido pelo sistema do corpo. no caso de anti-inflamatórios, quando apli-cados na região afetada, estimulam a região, exercen-do seu efeito.

“Juntamente com o medicamento, existe uma série de substâncias que colaboram para a correta ação des-te. Por exemplo, há incipientes que facilitam a pene-tração na pele, abrindo os poros. outros, diminuem o tamanho da droga, fazendo com que ela penetre mais facilmente. na cola, feita com um solvente especial para não provocar alergias, também pode-se adicio-nar o remédio”, explica o dr. Dante.

>>> Cada vez mais, os medicamentos em forma de adesivos vêm sendo usados para diferentes tratamentos de saúde

>> Segunda pele

vantagens e contraindicações

a principal vantagem do uso de adesivos transdérmi-cos é a de eliminar ou reduzir vários efeitos colaterais

foto

S: o

Ma

Sz

tro

Jan

ow

Sk

i, zt

S/f

oto

lia

e a

rq

uiv

o P

ro

faS

Hio

na

l

Page 27: Ponto de Encontro

> 27

>

> 27

>>>

Emplastro gelatinoso Salonsip

Emplastro medicinal Salonpas

Almofada térmica adesiva Calminex Hot

Emplastro poroso Sabiá

Emplastro BodiHeat

desagradáveis como náuseas, vômitos e diarreia. além disso, como a transferência do medicamento é cons-tante e por um período maior, diminui a necessidade de se tomar comprimidos frequentemente ou lembrar a hora certa de ingeri-los. Destaca-se, ainda, o benefí-cio no tratamento de pessoas portadoras de problemas no fígado e de pressão, uma vez que o medicamento é absorvido diretamente pela pele.

“a tecnologia atual permitiu que os adesivos sejam mais discretos, menores e mais finos. Como são de material bem flexível, é possível se movimentar à von-tade, sem sentir a presença dele. afinal, se incomodas-se, não seria nada prático”, lembra o dr. Dante.

apesar de parecerem inofensivos, os adesivos trans-dérmicos são medicamentos que, como qualquer ou-tro, exigem acompanhamento médico. “a contraindi-cação surge quando a pessoa tem algum tipo de aler-gia. e quem já usa precisa tomar cuidado quando ocor-re febre ou excesso de transpiração, já que isso pro-voca aumento da absorção do medicamento naquele período”, ressalta o dr. alfredo. e para quem preza a estética, apesar de serem discretos, os adesivos não são totalmente imperceptíveis.

novas tecnologias

no Brasil, a utilização dos adesivos transdérmicos ainda é pouco difundida, diferente do que ocorre na europa e estados unidos, onde as pessoas aderiram com tudo a essa forma de tratamento. e, de manei-ra geral (não é uma regra), pacientes mais velhos, em comparação aos jovens, costumam ser mais recepti-vos ao método.

a tendência é que, cada vez mais, diferentes tipos

Com excelente absorção, os adesivos transdérmicos podem ser colados em diferentes partes como braços, costas e peito. O medicamento passa pelas camadas da pele e penetra nos vasos sanguíneos, posteriormente, sendo absorvido pelo sistema do corpo

>>de remédios sejam oferecidos com aplicação transdér-mica. nos eua, já foi lançada a rivastigmina em adesi-vo, droga usada na contenção sintomática do mal de alzheimer. em caso de pacientes terminais com cân-cer, adesivos com morfina aliviam a dor. e para quem deseja abandonar o vício de fumar, adesivos com nico-tina reduzem os efeitos da síndrome de abstinência.

>para o alívio da dor

Page 28: Ponto de Encontro

28 <

água na boca

Duo de salmões em salada e julienne de alho-poró

Rendimento: 4 pessoas

Re

ce

ita

ex

clu

siv

a d

o

Re

sta

uR

an

te l

a c

as

se

Ro

le -

sP

neste ano, em que a França será homenageada em nosso País, a nossa receita é francesa para vo-cê saboreá-la no calor do Brasil.

IngRedIentesPara a marinada de salmão600 g de salmão fresco •em filé½ colher de sopa de mos-•tarda10 g de zimbro triturado•10 g de coentro picado•10 g de dill picado•¼ de lata de azeite extra-•virgem½ abacate maduro•1 tomate maduro•20 ml de aceto balsâmico•suco de ½ limão•sal e pimenta-do-reino•

Para a salada2 folhas de alface roxa•2 folhas de alface-ameri-•cana4 folhas de chicória frisée•12 folhas de rúcula•200 g de salmão defuma-•do fatiado60 g de alho-poró frito em •tiras bem finas (como ba-tata palha)salsa crespa para decora-•ção

PRePaRoda marinadatemperar o salmão com •

sal e pimenta-do-reino a gos-to. deixar marinando por 6 h em geladeira com o dill, zim-bro, mostarda e 50 ml do

azeite de oliva.cozinhar no vapor por 30 •

min e deixar esfriar. cortar o tomate (sem •

sementes) em pequenos cubos; proceder da mesma forma com o abacate.

desfiar o salmão grossei-•ramente e misturar o toma-te, o abacate, o coentro pica-do, o suco do limão, o azeite e o aceto balsâmico.

verificar o sal e a pimen-•ta-do-reino e reservar em ge-ladeira.

Montagem e finalização do prato em cada prato, dispor ¼ •da marinada de salmão em aro circular de apro-ximadamente 7 cm de diâmetro com 2 cm de altura. Rasgar grosseiramente as •folhas de alface-america-na e roxa. em cima do salmão, dis-•por na seguinte ordem em punhados pequenos: a al-face-americana, a roxa, a rúcula e a frisée.cortar o salmão defumado •na mesma circunferência e dispor sobre as folhas.terminar a montagem com •o alho-poró.decorar com a salsinha pi-•cada nas bordas do prato.

>

>

Page 29: Ponto de Encontro
Page 30: Ponto de Encontro

30 <

final feliz

>>>>>>>>>>

“O medo te mantém prisioneiro, a esperan-ça te liberta.”DO FILME THE SHAWSHANK REDEMPTION

ANÔNIMO

“Os verdadeiros vencedores na vida são pes-soas que olham para cada situação com a es-perança de poder resolvê-la ou melhorá-la.”BARBARA PLETCHER

“Deixe suas esperanças, e não seus ferimen-tos, moldarem seu futuro.”ROBERT H. SCHULLER

“Cada dia chega trazendo seus próprios pre-sentes. Desamarre as fitas.”RUTH ANN SCHABAKER

“Enquanto houver vontade de lutar haverá es-perança de vencer.”SANTO AGOSTINHO

“A hora mais escura da noite é justamente aquela que nos permite ver melhor as es-trelas.”CHARLES A. BEARD

“Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.”CARL JUNG

“Todas as coisas são possíveis até que elas são comprovadas impossíveis – e mesmo o impossível pode somente ser assim agora.”PEARL S. BUCK

FOTO

: STO

CK

.xC

HN

G

>>>>>>

Esperança em 2009

Escreva para: [email protected] ou

Av. Jandira, 843 – Moema – São Paulo – SP CEP 04080-005.

Page 31: Ponto de Encontro
Page 32: Ponto de Encontro