PONTO DE VISTA

28
APRESENTAÇÃO Considerações básicas sobre o material de encaminhamento de novos membros O presente material foi elaborado com o objetivo de esclarecer as pessoas interessadas em ingressarem na Igreja Messiânica Mundial. Longe de querermos sugestioná-las, pretendemos dar-lhes informações básicas sobre os princípios fundamentais pregados pela Igreja Messiânica Mundial. Por outro lado, ele fundamenta-se na orientação do presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Rev. Tetsuo Watanabe, constante do Jornal Messiânico de Abril de 1992, onde ele diz: “Somos todos sacerdotes da salvação”. Basicamente, existem dificuldades comuns entre os membros que os inibem de falar sobre a Igreja. Com o objetivo de facilitar esse trabalho, estamos colocando à disposição de todos os membros, a APOSTILA DO CURSO DE PRINCÍPIOS MESSIÂNICOS E CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS MEMBROS, esta publicação – PONTO DE VISTA MESSIÂNICO – e o SISTEMA DE VÍDEO, onde estão gravados os princípios básicos da Igreja Messiânica Mundial. Gostaríamos que, sem exceção, todos nos ajudassem nesse trabalho de difusão da Obra Divina de Meishu-Sama junto às pessoas que têm afinidade conosco. Quando o prezado membro sentir que a pessoa melhorou com o Johrei e está interessada na Igreja, mostre-lhe este material, leia-o junto com ela; se tiver vídeo cassete, passe a fita para a pessoa interessada. Caso contrário, traga a pessoa para vê-lo na Igreja. Vencida esta fase, encaminhe o interessado para ser entrevistado pelo Ministro. Antes, preencha a FICHA DE CANDIDATO A MEMBRO. Agindo assim, você estará contribuindo para expansão da Igreja, tornando-se apto a receber as bênçãos e as graças de Deus. O que queremos deixar claro é que estas explicações poderão ser feitas em qualquer lugar: na Igreja, em casa, no local de trabalho, na escola, enfim, em qualquer lugar, desde que seja usado o bom senso. Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Igreja Salvador.

Transcript of PONTO DE VISTA

Page 1: PONTO DE VISTA

A P R E S E N TA Ç Ã O

Considerações básicas sobre o material de encaminhamento de novos membros

O presente material foi elaborado com o objetivo de esclarecer as pessoas interessadas em ingressarem na Igreja Messiânica Mundial.Longe de querermos sugestioná-las, pretendemos dar-lhes informações básicas sobre os princípios fundamentais pregados pela Igreja Messiânica Mundial. Por outro lado, ele fundamenta-se na orientação do presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Rev. Tetsuo Watanabe, constante do Jornal Messiânico de Abril de 1992, onde ele diz: “Somos todos sacerdotes da salvação”.Basicamente, existem dificuldades comuns entre os membros que os inibem de falar sobre a Igreja.Com o objetivo de facilitar esse trabalho, estamos colocando à disposição de todos os membros, a APOSTILA DO CURSO DE PRINCÍPIOS MESSIÂNICOS E CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS MEMBROS, esta publicação – PONTO DE VISTA MESSIÂNICO – e o SISTEMA DE VÍDEO, onde estão gravados os princípios básicos da Igreja Messiânica Mundial.Gostaríamos que, sem exceção, todos nos ajudassem nesse trabalho de difusão da Obra Divina de Meishu-Sama junto às pessoas que têm afinidade conosco.Quando o prezado membro sentir que a pessoa melhorou com o Johrei e está interessada na Igreja, mostre-lhe este material, leia-o junto com ela; se tiver vídeo cassete, passe a fita para a pessoa interessada. Caso contrário, traga a pessoa para vê-lo na Igreja.Vencida esta fase, encaminhe o interessado para ser entrevistado pelo Ministro. Antes, preencha a FICHA DE CANDIDATO A MEMBRO. Agindo assim, você estará contribuindo para expansão da Igreja, tornando-se apto a receber as bênçãos e as graças de Deus.O que queremos deixar claro é que estas explicações poderão ser feitas em qualquer lugar: na Igreja, em casa, no local de trabalho, na escola, enfim, em qualquer lugar, desde que seja usado o bom senso.

Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Igreja Salvador.

Page 2: PONTO DE VISTA

A u l a n º 1para frequentadores

V E R D A D E I R A F É

Chu-Tzu, sábio chinês (1130-1200),afirma que a dúvida é o princípio da crença. Ë a pura verdade.No mundo atual, existe um grande números religiões, a maiorias das quais baseadas em falsidades. Muitas adoram ídolos e até, sem o saberem. Pouquíssimas dirigem sua adoração diretamente a Deus, o Criador do Universo.Digo sempre que a crença deve ser precedida do máximo de dúvida. Há caminhos religiosos que, embora não possam ser considerados falsos, são crenças de tipo inferior, pois não tem Deus como objetivo da fé.Quando estudamos seriamente as religiões, vemos que muitas falhas. Portanto, antes de seguirmos crença, devemos questioná-la bastante, desprender-nos de velhas ideologias e conceitos não comprovados e examinar tudo minuciosamente, de modo que possamos ingressar numa Fé que não apresente falhas.Assim, teremos certeza de que aquele é o nosso caminhoExistem seitas que pregam a necessidade de primeiramente crer para depois alcançar graças. Ora, crer antes de ter certeza, é o mesmo que enganar a si próprio.A meu ver, o procedimento correto é, antes de mais nada, experimentar ou limitar-se à observação e análise dos princípios e ensinamentos: verificar se eles são corretos e se há milagres ( o que prova a atuação da Força Divina ), para sentir-se o novo caminho é digno de ser seguido como Verdadeira Religião.Sabemos de seitas que tentam impedir que seus seguidores conheçam outros cultos. Na minha opinião, isso revela temor de que suas falhas e a fragilidade de seus princípios se tornem patentes. Se fôssem religiões de nível muito elevado, nada temeriam. O adepto que, ao examinar uma nova crença, se convence da excelência da que já adotou, mais solidifica sua fé.É bom, contudo, estar ciente de que também os espíritos malignos podem promover milagres, a fim de iludir os menos esclarecidos, aprisionando-os com dogmas e superstições. Em tais casos, no entanto, os resultados logo se manifestam: sofrimentos sem solução, que muitos interpretam, erroneamente, como provações necessárias a que estão sendo submetidos. Estes sofrimentos persistem, apesar de todos os sacrifícios e orações fervorosas. As promessas, os jejuns, as privações, as penitências, etc., revelam-se totalmente inúteis. Diante de tal situação, inúmeras pessoas julgam-se abandonadas por Deus e afastam-se da Fé, caminhando para uma infelicidade maior.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Pergunta n º 1: Qual deve ser o comportamento de uma pessoa que está chegando pela primeira vez à igreja e desconhece o nosso trabalho?Resposta: A- Verificar se existe um poder na Igreja Messiânica,

capaz de resolver os problemas ou dificuldades.B- Se os Ensinamentos respondem às dúvidas, esclarecem

as indagações e se eles orientam a vida.

# 2 / 23 #

Page 3: PONTO DE VISTA

Pergunta n º 2: De que maneira é possível comprovar o poder da nossa Igreja e confirmar a veracidade e utilidade dos Ensinamentos?Resposta: A- Recebendo Johrei ( Luz de Deus )

B- Lendo os Ensinamentos ( Palavras de Deus )A- Recebendo o Johrei da nossa Igreja, para ver se a

doença, o conflito e o problema financeiro estão sendo solucionados. Se a Igreja Messiânica tem condições de salvá-lo.

B- Ler os Ensinamentos para conhecer os princípios que a Igreja Messiânica prega e difunde. Conhecer os pontos ainda não pregados por nenhuma das religiões. Verificar a profundidade dos Ensinamentos e até onde eles esclarecem suas dúvidas. Se eles são dogmáticos, supersticiosos e falsos, ou se são verdadeiros. Se orientam a vida da pessoa no seu dia –a – dia.

Pergunta n º 3: Nesta fase, há necessidade de se fazer alguma dedicação ( encaminhar novas pessoas, fazer doação monetária, prestar serviços à Igreja, etc.)?Resposta: Nesta fase, não há necessidade de dedicar ( Se a

pessoa quiser, pode fazê-lo ). É uma fase de experimentação, de verificação, para observar se a Igreja Messiânica tem condições de salvá-lo ( libertá-lo da doença, da miséria e do conflito). Se é realmente aqui o lugar onde deve cumprir a sua missão. (O homem veio ao Mundo Material para cumprir a missão que lhe foi determinada por Deus, tenha ou não consciência disso).

Pergunta n º 4: O que é dedicação?Resposta: Dedicação é sinônimo de gratidão. A verdadeira

gratidão nasce quando sentimos que estamos sendo beneficiados e que a nossa vida está se transformando.Ao observarmos que fomos salvos de um problema financeiro, de uma doença ou de um conflito, nasce em nossos corações o desejo da retribuição, da gratidão. Essa é que é a raiz da dedicação. É nesse estado de espírito que devemos buscar a dedicação. Dedicar, para nós, messiânicos, é nos colocarmos a serviço da Causa de Deus.Com entusiasmo, devemos falar sobre esse Caminho para outras pessoas; com gratidão, devemos oferecer nossa doação; humildemente, devemos participar das atividades da Igreja. Assim, estamos agradecendo a Deus por ter salvo a nossa vida. Nasce aí, o “círculo da salvação”, com gratidão gerando gratidão. Nesse estado, a pessoa está apta a receber as bênçãos de Deus, infinitamente.

Pergunta n º 5: Por que ocorre o milagre?Resposta: O milagre é para conscientizar a pessoa da existência

de Deus e mostrar que ela tem uma missão a cumprir. Ele desperta a gratidão no coração do agraciado e a necessidade de participar desse Caminho, salvando o seu próximo. Quem está grato, fala sobre as graças que recebeu, sobre os milagres que ocorrem na Igreja Messiânica. Quem está grato, prazerosamente, faz suas

# 3 / 23 #

Page 4: PONTO DE VISTA

doações, e participa, com prazer, das atividades da Igreja.Um coração agradecido, verdadeiramente, se liga a Deus, divulgando a Sua Causa. É por isso que aconselhamos às pessoas dedicar depois de receberem o milagre.

Pergunta n º 6: E se surgirem purificações ( eliminação de máculas e toxinas que estão no interior do ser humano)?Resposta: Isso significa que a luz de Deus está penetrando na

alma da pessoa e preparando-a para receber o milagre de Deus. Quando isso ocorrer, deve ser até motivo de alegria, pois, vencida esta fase natural de eliminação de impurezas, advirão as bênçãos e as graças de Deus. É muito importante essa compreensão. Basta apenas ter um pouquinho de paciência, continuar assistindo aos cultos, recebendo Johrei e lendo os Ensinamentos, com a convicção de que vencida esta fase de purificação das máculas, a situação será sempre melhor que a anterior.

Pergunta n º 7: Há necessidade de crer antes de receber a graça?Resposta: Crer antes de ter certeza é o mesmo que enganar a si

mesmo.É muito importante, antes de mais nada, a pessoa experimentar ou limitar-se à observação e análise dos princípios e ensinamentos: verificar se eles são corretos e se há milagres ( o que prova a atuação da Força Divina) para sentir se o novo caminho é digno de ser seguido como Verdadeira Religião.

Pergunta n º 8: O Johrei é eficiente independentemente do fato de acreditarmos nele ou não?Resposta: A resposta é sim e é não, pois é verdade que o seu

poder atua independente da nossa crença. Uma pessoa que não compreende a comunicação da Divina Luz através do Johrei pode ser auxiliada ainda que seja muito cética a esse respeito. Contudo, será diferente para aqueles que obtiveram resultados com o Johrei e que deveriam ter adquirido uma maior compreensão do seu verdadeiro significado.

Pergunta n º 9: Existe um ditado que diz: “ Não importa qual seja crença, contanto que se creia “. Qual a posição da Igreja Messiânica com relação a esse assunto?

Resposta: Isso é completamente errado. O objetivo da Fé deve ser única e exclusivamente Deus. De sua adoração, provém a Luz que dissipa as máculas do ser humano. Se, mediante vantagens iniciais, o homem crê em qualquer coisa, há influências malignas que o pervertem e degeneram. Nesta questão fundamental, a maioria não distingue o certo do errado. Por isso, quase sempre, as graças são passageiras e acarretam mais desgraças do que felicidade. É importante que todos conheçam esse ponto para não se deixarem iludir por falsas crenças.

# 4 / 23 #

Page 5: PONTO DE VISTA

# 5 / 23 #

Page 6: PONTO DE VISTA

A u l a n º 2para frequentadores

L I B E R D A D E N A F É

Há inúmeras religiões- grandes, médias e pequenas- no mundo inteiro. Entretanto, todos pensam que sua Religião é a melhor e, logicamente, considerando as demais de nível inferior, advertem insistentemente os adeptos para não terem nenhum contato com elas. Dizem que as outras religiões provêm do demônio, que se deve temer o castigo de Deus e ainda que não se obterá a salvação seguindo a dois senhores.Essas atitudes dependem de cada religião. Existem as que são muito rigorosas e cujos missionários procuram impedir o relacionamento dos adeptos com outros credos. Algumas até intimidam as pessoas dizendo-lhes coisas atemorizantes, como, por exemplo, que se mudarem de fé, lhes advirão desgraças, sofrerão doenças graves, perda da própria vida ou da família inteira, etc. É a costumeira tática utilizada pelas falsas religiões. Se nos basearmos no senso comum, perceberemos que tudo não passa de tolice, mas, geralmente, as pessoas se deixam influenciar, ficando indecisas. E isso não ocorre apenas com as religiões novas, mesmo nas religiões antigas e dignas de respeito, acontecem fatos semelhantes, o que é incompreensível. Analisando bem, podemos concluir que o pensamento liberal não se restringe às áreas políticas e sociais. Parece-nos que os grilhões do pensamento despótico persistem também nas religiões.

PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Pergunta n º 1: Qual deve ser a nossa atitude quando nos sentirmos ameaçados em determinada Religião, através do cerceamento da nossa vontade ou ameaça verbal?Resposta: É bom que todos aprendam a respeito da liberdade em

Religião, que promover vantagens para a Igreja em detrimento dos fiéis, cerceando sua vontade, é um abuso que atinge as raias do absurdo. Além do mais, empregar para isso ameaça verbal, é algo que, a essa altura, pode ser considerado uma imperdoável chantagem religiosa. Como ilustração, citaremos um caso ocorrido na época de Meishu-Sama, dito por uma determinada pessoa: “Há muito tempo, sou adepto fervoroso de determinada religião, mas vivo constantemente enfermo e não consigo livrar-me do sofrimento emanado pela pobreza. Por esse motivo, fui perdendo a fé e resolvi abandoná-la. Entretanto, quando participei ao ministro a decisão que tomara, ele me disse coisas atemorizantes. Sem saber como agir, venho pedir conselhos ao senhor.” Meishu-Sama lhe disse que aquela religião, sem sombra de dúvida, era demoníaca e que o melhor seria deixá-la o quanto antes.

Pergunta n º 2: Qual o principal motivo que leva as religiões a tomarem tais atitudes?Resposta: Ao nosso modo de ver, é o medo que elas têm de ver

diminuir o número de seus fiéis.

# 6 / 23 #

Page 7: PONTO DE VISTA

Pergunta n º 3: No Cristianismo existe a advertência com relação ao Anti-Cristo ou Falso Salvador, o que a Messiânica pensa disto?Resposta: Trata-se de uma advertência que apresenta não só

pontos positivos, como também pontos negativos, pois, caso apareça o Verdadeiro Salvador, será fácil confundi-lo com o falso e muitas pessoas deixarão de ser salvas.

Pergunta n º 4: O que é a verdadeira felicidade?Resposta: O que ocorre muitas vezes é que muitos adeptos

oferecem sua fé, acreditando que a religião que professam é a melhor de todas. Como são realmente sinceros, espiritualmente já estão salvos, e pessoalmente se sentem satisfeitos. Mas isso não é o certo. A verdadeira felicidade consiste em viver-se uma vida paradisíaca, em que a matéria esteja salva juntamente com o espírito. Embora sejam crentes fervorosos, muitos desconhecem esse particular, assim é que grande é o número de pessoas que não conseguem se libertar da infelicidade.

Pergunta n º 5: Qual é o principal motivo que leva uma Religião a proibir que seus fiéis entrem em contato com outras Religiões?Resposta: O motivo pelo qual uma religião proíbe seus fiéis de

terem contato com outras, talvez seja o receio de que elas possam encontrar uma religião superior. Isso significa que existe um ponto fraco nessa religião, portanto, os fiéis devem acautelar-se.

Pergunta n º 6: A Igreja Messiânica proíbe os seus adeptos de conhecerem outros credos?Resposta: Nesse ponto, nossa Igreja é realmente liberal. Todos

os messiânicos sabem que até achamos muito útil o contato com outras religiões, porque, através das pesquisas, estamos ampliando nosso campo de conhecimentos. Por conseguinte, se acharem uma religião melhor do que a Igreja Messiânica Mundial, podem converter-se a ela a qualquer momento. Isso jamais constituirá um pecado. Para o verdadeiro Deus, o importante é a pessoa ser salva e tornar-se feliz.

# 7 / 23 #

Page 8: PONTO DE VISTA

A u l a n º 3para frequentadores

O Q U E É A V E R D A D E I R A S A L V A Ç Ã O

Hoje em dia, a crítica mais freqüente em relação à Igreja é que, tratando-se de uma entidade religiosa, não deveria empenhar-se na cura de doenças. Entretanto, se pensarmos bem, concluiremos que não há nada tão sem sentido como essa observação. Ela provém do pensamento limitado dos críticos, segundo os quais a Religião deve ocupar-se apenas da Salvação do espírito, não lhe cabendo a salvação da matéria. Para eles, a cura de doenças é uma questão material, e por isso, acham que ela não compete à Religião. Excluem das atribuições religiosas a salvação material, limitando a essência da Religião à parte espiritual. Logicamente, de acordo com o seu conceito, a salvação espiritual, em síntese, consiste na renúncia. Essa é a maneira como muitas pessoas têm encarado a Religião até agora.Não obstante, se a Religião excluir a matéria e preocupar-se unicamente com a salvação do espírito, ela não estará promovendo a verdadeira salvação, pois a crença da possibilidade da solução dos problemas materiais é que nos permitirá obter a verdadeira tranqüilidade espiritual. Quando sentimos fome, por exemplo, só podemos ficar tranqüilos, se tivermos certeza de que alguém nos trará comida; se soubermos que ninguém o fará, é natural que fiquemos desesperados, temendo morrer de inanição. O mesmo acontece em relação à doença, dificuldades financeiras e outros problemas. Só pelo reconhecimento de que tudo será solucionado através da Fé, teremos tranqüilidade absoluta. Dessa forma, a salvação das duas partes- a material e a espiritual- é que nos fará sentir-nos salvos, alcançando o estado de verdadeira paz e segurança.A base da salvação material e espiritual- aquela que é a mais perfeita- consiste, portanto, unicamente em eliminar a doença, tornando as pessoas sadias. Por maior que seja a nossa fortuna ou quantidade e variedade dos mais saborosos alimentos, provenientes do mar e da terra, em nossas refeições, por maiores honrarias e por mais elevada posição social que tenhamos, isso de nada adiantará, se estivermos sofrendo com doenças. A primeira condição para a salvação da humanidade, é antes de mais nada, alcançar a saúde. Por esse motivo, a meta de nossa religião é formar indivíduos e sociedade saudáveis.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Pergunta n º 1: O que é a verdadeira salvação?Resposta: Para nós da Igreja Messiânica, a verdadeira salvação

consiste na salvação do espírito e na salvação da matéria. Consiste na eliminação material do sofrimento. Todos aqueles que ingressam em nossa Igreja e seguem seus ensinamentos, para sua própria surpresa vão sendo purificados espiritualmente e fisicamente, libertam-se pouco a pouco da pobreza e tomam aversão aos conflitos. Há inúmeras experiências de fé provando que a maioria dos fiéis, com o decorrer dos anos, gozam de crescente felicidade.

# 8 / 23 #

Page 9: PONTO DE VISTA

Pergunta n º 2: E as pessoas que possuem fé e continuam tombando nas garras das doenças fatais, vivendo de forma miserável, satisfeitas e contentes, elas estão salvas?Resposta: Comparando-as com os descrentes, pode ser que estejam

salvas espiritualmente, mas não fisicamente. A salvação foi feita pela metade. A verdadeira salvação abrange o espírito e o corpo. Numa família, todos devem tornar-se saudáveis, libertar-se da pobreza e usufruir de alegria plena.Até hoje, porém, visava-se apenas à salvação do espírito, não havendo preocupação com o corpo físico. Todos se resignavam, considerando que a fé limita-se à salvação da alma ( Pregam ou pregavam, inclusive, um Céu fora daqui, achando impossível um Paraíso na Terra, um mundo sem doenças, sem pobreza e sem conflito).

Pergunta n º 3: Por que a idéia da salvação espiritual está tão enraizada nos corações dos religiosos e a maioria não acredita na possibilidade da salvação material?Resposta: Na verdade, não tendo o Poder da salvação para

eliminar materialmente o sofrimento e não encontrando outro recurso, as religiões, pelo menos, tentam diminui-lo espiritualmente, através da renúncia. Essa é a maneira como muitas pessoas têm encarado a religião até agora.

Pergunta n º 4: Que tipo de comportamento devemos ter para nos tornarmos pessoas verdadeiramente felizes?Resposta: Há um ditado antigo que diz: “Bom para si, bom para

os outros”.Trata-se de um pensamento religioso muito conhecido, mas realmente, tudo deve ser tão bom para nós quanto é para os outros, tão benéfico para o nosso próximo como é benéfico para nós mesmos.Qualquer tipo de comportamento ou procedimento que leve a pessoa a anular a si própria, não é um bom procedimento. É uma postura mental radical demais, pois significa a própria aniquilação da pessoa. Se deixarmos de existir, não poderemos Servir. Portanto, falando em sentido IZUNOMÊ ( equilíbrio perfeito), nossa existência terá continuidade quando tivermos objetivos tão benéficos para o próximo quanto para nós próprios. Todos têm de melhorar. Muitos perguntam se é possível agir assim e nós afirmamos que é perfeitamente possível. Aliás, é mais fácil atingirmos nossos objetivos quando eles trouxerem benefícios não só para nós como para os outros.Por isso estamos sempre afirmando: Quem deseja ser feliz, deve primeiramente tornar feliz seu semelhante, pois a Divina recompensa que disto provém, será a Verdadeira Felicidade. Em todos os nossos atos deve prevalecer o amor. Não podemos deixar que nos falte o desejo de fazer a felicidade do próximo.

# 9 / 23 #

Page 10: PONTO DE VISTA

A u l a n º 4para frequentadores

D O U T R I N A D A I G R E J A M E S S I Â N I C A M U N D I A L .

Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para servir ao bem- estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Cremos, portanto, que a história humana constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época Deus envia o seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão. Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o mestre Meishu- Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade- Bem- Belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Pergunta n º 1: Quais são as principais crenças da Igreja Messiânica?

Resposta: A– Nós cremos em Deus, Criador do Universo.B- Nós cremos num Plano Divino. Achamos que Deus atua

continuamente para a concretização desse Plano.C– Nós cremos que o homem nasceu com uma missão definida

pelos Céus. E que ele só será feliz se dispuser a cumprir a sua missão.

D– Nós cremos que todos os seres da Natureza têm missão secundária e que o homem é o centro da criação. Que todos os outros seres foram criados para auxiliar o homem a cumprir a sua missão na Terra. O homem é superior a todos os outros seres criados por Deus.

E– Nós cremos que os acontecimentos passados foram degraus para se alcançar o objetivo maior de Deus que é o de construir o Paraíso Terrestre. Que tudo está sob o controle absoluto de Deus.

F– Nós cremos que para cada época Deus envia as regiões necessárias e os mestres, todos com uma missão a cumprir dentro do Plano de Deus. Para nós, Krishna, Buda, Cristo, Maomé, Alan Kardec, Lutero e muitos outros, foram mestres enviados por Deus para cumprir uma missão dentro do Plano de construir o Paraíso Terrestre.

G– Nós acreditamos que para época atual, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, quando já estamos vivendo o “Juízo Final” profetizado por Cristo e a “Destruição da Lei” prevista por Buda, Deus enviou Meishu-Sama, o fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a sagrada missão de construir o Paraíso Terrestre, um mundo sem doenças, sem misérias e sem conflitos, auxiliando o homem a ultrapassar o Juízo Final.

# 10 / 23 #

Page 11: PONTO DE VISTA

Pergunta n º 2: Quais são as características do Juízo Final?Resposta: É de vital importância chegarmos a compreender que

aquilo que denominamos doença não passa de um processo da Natureza para restaurar o equilíbrio rítmico, a que chamamos saúde, o que está associado à eliminação das máculas acumuladas no corpo espiritual. O corpo físico precisa eliminar toxinas herdadas, ingeridas ou de alguma forma geradas, para que as suas funções não sejam incômodo indícios da descarga natural desses venenos. Com o avançar da Nova Era e à medida que aumenta a intensidade da Luz, a purificação tornar-se-á mais severa. Com a chegada da Nova Era, a Luz será intensa e direta como os raios do Sol a pino. Uma crescente purificação pode ser observada em todos os setores e ela se tornará cada vez mais severa. Tudo o que for falso, perverso e impuro aflorará à superfície e será eliminado. Haverá maior número de enfermidades, calamidades naturais, acidentes e crises financeiras. O Juízo Final refere-se, pois, a essa purificação do planeta. Gradualmente, veremos que ele se tornará uma realidade.

Pergunta n º 3: Qual a relação da doença com o Juízo Final?Resposta: Desde que a doença é uma atividade purificadora

ocasionada pelo Espírito do Fogo, aqueles que tiverem maior quantidade de máculas no corpo espiritual e de toxinas no corpo material, terão, naturalmente, de passar por sofrimentos mais severos, à medida que a transformação for se acentuando.Antes da aceleração da atividade do Espírito do Fogo, a purificação era quase sempre mais suave e não muito perigosa, pelo menos, em alguns casos. Mas, no final desta Era, a doença se transformará em uma atividade tremendamente purificadora, que surgirá repentinamente, e se espalhará com rapidez. Se ela se manifestar de duas ou três maneiras, simultaneamente, tal como dor de cabeça, tosse, diarréia, a vida não estará ameaçada. Mas se assumir, de uma só vez, sete ou oito formas, a pessoa, talvez, não possuirá resistência física ou espiritual, para enfrentar tal dificuldade.

Pergunta n º 4: O que precisamos fazer, então?Resposta: O único meio de atravessar, com segurança tal

período, é, antes de mais nada, o ARREPENDIMENTO, que nos habilita ter nossos pecados perdoados por Deus. Se recebermos suficiente purificação espiritual, mediante a inestimável Dádiva de Deus, que é a Luz Divina, poderemos ser mais fortalecidos e preparados para a tremenda prova que virá. Esperamos que todos leiam as nossas palavras, mantendo uma visão ampla e meditem profundamente sobre o significado delas, pois o que dizemos aqui significa proteção para os que meramente as aceitarem.A elevação da energia vibratória por meio do Johrei, da leitura dos Ensinamentos e dos sagrados Cultos, atenuará essa severidade, mediante a progressiva

# 11 / 23 #

Page 12: PONTO DE VISTA

dissipação das nuvens espirituais, preparando, assim, a criatura para o recebimento de Luz mais intensa, sem que tenha que sofrer uma purificação repentina ou excessivamente severa.

Pergunta n º 5: O que ocorrerá com o término do Juízo Final? ( Transição da Era da Noite para a Era do Dia )Resposta: Com o término do Juízo Final, evidentemente seguindo

a ordem, terá início o projeto do Novo Mundo. A reforma de toda a cultura, nessa época de transição, será algo sem precedentes e que jamais poderemos ver no futuro. Sem dúvida será a correção da Velha Civilização e a diretriz da Nova Civilização. Há um trecho na Bíblia que diz que será pregado o Evangelho do Paraíso ao mundo inteiro e depois virá o fim. O que será isso? Acreditamos firmemente que essa missão será cumprida pelos Ensinamentos de Meishu-Sama. Uma coisa, porém, nos deixa tristes: a grande purificação que com certeza sobrevirá, devido às máculas que a humanidade veio acumulando ao longo de milhares de anos. Conscientizando-nos desse fato, devemos mudar imediatamente nosso pensamento e começar a preparar os nossos espíritos. Para isso, só temos um meio: conhecer o princípio do Johrei e nos unirmos ao trabalho de construção da Cultura do Dia ( Nova Civilização ), a fim de tornarmos os efeitos dessa ocorrência os mais brandos possíveis.

pgt número 6: O porquê do nascimento de Meishu-Sama e do aparecimento da Igreja Messiânica Mundial.

Resp: A esse respeito, como explicamos, o aparecimento da nossa Igreja está ligado ao objetivo de criar o número possível de pessoas capazes de atravessar imunes o Juízo Final. Isso significa o grande amor de Deus e a grande missão atribuída a atingir esse objetivo, ele não só cura doenças, mas também cria pessoas com qualificações para passar pelo Juízo Final. Aqueles que souberem dessa Obra deverão reconhecer, na nossa Igreja, a grande Arca de Noé para a salvação do mundo. Nossa Igreja chama-se Igreja Messiânica Mundial pelas razões acima citadas.

A u l a n º 5para frequentadores

# 12 / 23 #

Page 13: PONTO DE VISTA

O Q U E É O J O H R E I

Johrei é o nome dado à comunicação da energia espiritual- a Luz Divina – para a purificação do corpo espiritual do homem e o despertar de sua natureza Divina. O Johrei prepara o homem para que ele possa atravessar o próximo período crucial chamado Juízo Final. O Johrei não visa a curar doenças, é antes um método de criar felicidade. Ele não pode ter como objetivo a cura das doenças, porque estas são formas de purificação. Sua finalidade é eliminar as máculas do espírito. O resultado da erradicação dessas máculas é a extinção dos sofrimentos humanos.Costumo ensinar que a doença, a pobreza e o conflito são processos purificadores. A doença é o principal, porque afeta a própria base da vida. Quando conseguirmos vencê-la, também solucionaremos o problema da pobreza e do conflito. Portanto, a base da felicidade é a eliminação das máculas espirituais. O Johrei é o método mais simples e infalível para erradicá-las. É, pois, evidente que ele não visa a própria doença e sim, as causas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

pgt. número 1: Quais os principais objetivos do Johrei?

Resp: Meishu-Sama, o fundador da Igreja Messiânica Mundial, nos orienta que o Johrei:a- Desperta a Natureza Divina do homem;b- Prepara o homem para que ele venha ultrapassar o Juízo Final.c- Elimina o mal do homem, que são as suas máculas espirituais,

libertando-o dos seus três grandes males: a doença, o conflito e a pobreza.

pgt. número 2: Por que as doenças são curadas?

Resp: É uma coisa perfeitamente natural. Meishu-Sama nos orienta que pela doença, elimina-se o mal ( as máculas ) causador de todos os sofrimentos humanos. Como o Johrei elimina as máculas, as doenças perdem as suas funções e desaparecem, ficando a pessoa curada. É de suma importância a pessoa compreender que enquanto existirem máculas persistirão os sofrimentos ( doenças, conflitos ou problemas financeiros ).

pgt. número 3: Como poderão ser eliminadas prazerosamente essa máculas, sem sofrimento desnecessários?

Resp: Quando a pessoa chega à Igreja, é importante que ela siga todas as orientações constantes da primeira aula deste curso. Como ela ainda não recebeu Johrei, é perfeitamente natural que não sinta nenhuma gratidão. Porém, quando a sua vida se transformar e ela sentir os resultados do Johrei, é importante que essa pessoa, mesmo antes de receber o Ohikari e se tornar membro da nossa Igreja, comece a agradecer através da dedicação. Assim, ela estará prazerosamente as máculas (o mal ) que estão no seu interior e se libertando do sofrimento, ficando apta a receber cada vez mais as graças de Deus. O mundo tornar-se-á um lugar feliz.

# 13 / 23 #

Page 14: PONTO DE VISTA

pgt número 4: Quantas vezes devemos receber Johrei?

Resp: Aquele que chega à Igreja e não conhece o seu poder, deve recebê-lo diária e constantemente. Quanto mais o recebemos, mais estaremos aptos a receber as bênçãos e as graças de Deus, principalmente aquelas pessoas que se encontram em estágio de purificação.

pgt número 5: Há alguma necessidade de se acreditar no Johrei?

Resp: A pessoa que não experimentou o Johrei e, ao recebê-lo o faz ceticamente, talvez procurando mesmo argumentar contra, pode ser desculpada por essa atitude, como é natural. Também é possível que ela receba graças, ainda que esteja bastante descrente a esse respeito. É por isso que os principiantes, embora com certas dúvidas, podem conseguir benéficos resultados.

pgt número 6: Gostaria de saber sobre o poder de cura do Johrei. É este o próprio poder de Deus?

Resp: Sim, é o próprio Poder de Deus. É Deus quem cura.

pgt número 7: Este poder é conferido a todos os membros da Igreja?

Resp: Sim, o Ohikari é outorgado a todos os membros. Quando recebemos o Ohikari e o penduramos no pescoço, nós nos ligamos a Meishu-Sama, através de um elo espiritual invisível, como se fosse um cordão de Luz. Então, começa a irradiar a Luz Divina. É esta Luz que purifica , que cura. Existem pessoas que conseguem vê-la.

pgt número 8: Os messiânicos poderiam também fazer alguém ficar doente, como por exemplo, fazer uma pessoa ter uma dor de cabeça?

Resp: Não. Nós não podemos fazer isso, pois a Luz Divina é positiva, é BONDADE ABSOLUTA. Prejudicar os outros é errado, porque acarreta sofrimento. É certo que no processo de ministrar Johrei para alívio de uma dor, esta, por vezes, se torna mais forte, mas isto apenas temporariamente. É o processo de purificação.

pgt número 9: Através de que parte do corpo a transmissão da Luz Divina se torna mais intensa?

Resp: A luz Divina é mais intensa quando passa através da palma da mão.

pgt. número 10: Quando os messiânicos dizem que a Luz Divina é mais intensa quando passa através da palma da mão, vocês querem dizer que o Johrei não pode ser irradiado através de nenhuma outra parte do corpo?

Resp: Não, não pode. O corpo humano foi criado para transmitir dessa maneira. Para ministrar Johrei, levanta-se a mão, e a Luz Divina que impregna o Ohikari, se transmite à palma da mão através do braço. É este o sistema pelo qual funciona o Johrei no corpo físico. Foi assim que Deus criou o homem.

# 14 / 23 #

Page 15: PONTO DE VISTA

pgt. número 11: Existe alguma diferença entre o Johrei ministrado em si próprio e o Johrei ministrado nos outros?

Resp: É a mesma coisa.

pgt número 12: Agora que Meishu-Sama está no Mundo Espiritual, como é feita a canalização da Luz Divina? Existe alguma diferença no seu poder?

Resp: Meishu-Sama respondeu a essa pergunta da seguinte maneira:“ Não há a menor diferença, pois terei a capacidade de canalizar a Luz Divina, do Mundo Espiritual. Será com toda certeza, mais fácil canalizar a Luz, estando lá, enquanto que, neste mundo, o meu corpo físico é uma espécie de impedimento.”

pgt. número 13: Que espécie de treinamento é necessário para receber o Ohikari e poder ministrar o Johrei?

Resp: Não requer nenhum treinamento especial, senão o de acompanhar concluindo o nosso Curso de Iniciação, que, usualmente, tem a duração de três a cinco dias. Concluído o Curso de Iniciação, recebe-se o OHIKARI, e, imediatamente, passa-se a ministrar o Johrei.

pgt. número 14: Devemos primeiramente estar convencidos de que os Ensinamentos são verdadeiramente Palavras de Deus?

Resp: Não, não é necessário. Você pode, no começo, estar cético e isso não terá importância, por maior que seja o seu ceticismo. Na realidade, você estaria sendo desonesto consigo próprio se afirmasse que acredita em tudo desde o começo. E insistir com alguém para acreditar por acreditar, é contribuir para sua própria decepção.Não existe o menor poder humano envolvido no Johrei. Essa força emana, pura e simplesmente de Deus.

pgt. número 15: Quando devo tornar-me membro da Igreja Messiânica Mundial?

Resp: É importante que, acima de tudo, nasça a gratidão no seu coração. Depois de experimentar o Johrei e ler os Ensinamentos, se você sentir sua vida se transformar, está na hora de tornar-se membro da Igreja Messiânica.A ordem certa é a seguinte: “ Sinto-me grato por ter melhorado, por ter ficado tão forte assim. Por isso, quero também ajudar as pessoas que estão em dificuldades, e por esse motivo, gostaria de entrar na Fé, a fim de receber forças.” Portanto, se a ordem for alterada, mesmo que entre para a Fé, não será o procedimento correto. E isso está de acordo com a lógica. Também o fato de dizer: “ Ingressei na Fé, por isso, cure-me”, é algo estranho. Desse modo, está menosprezando Deus.

pgt. número 16: Quando as pessoas seguem a ordem certa para ingressar na Fé Messiânica, o que ocorre naturalmente?

# 15 / 23 #

Page 16: PONTO DE VISTA

Resp: Uma vez tornando-se membros desta Religião, qualquer pessoa pode demonstrar uma força de Salvação idêntica aos fundadores de qualquer outra Religião. Os messiânicos realizam milagres com a maior facilidade e naturalidade.Com o decorrer do tempo, os messiânicos melhoram suas feições e a cútis, isto, porque, ficam com o sangue limpo, aumentam a saúde, desaparecem as incertezas do futuro, afina-se a caráter e obtém-se a justa confiança da sociedade.

AULA NÚMERO 6.

EU PREGO A VERDADE.

É preciso reconhecer que a maioria de minhas teses contêm um significado um tanto diferente das que foram pregadas até o momento, pois, sendo estas conhecidas no mundo inteiro, não haveria necessidade de reescrevê-las. Atualmente, é inútil tentar pregá-las, mesmo que da maneira mais hábil, já que isso não passará de mera redundância. De fato, desde a antigüidade, surgiram numerosos santos e sábios que pregaram magníficos ensinamentos e teses; por terem contribuído para o benefício da humanidade são dignos de todo elogio, mas é também um fato inevitável que o progresso do mundo, diminui a utilidade desses textos. Então, é preciso que surja uma nova tese, útil à era vindoura. Nem é preciso dizer que esse é o desejo mais veemente dos homens contemporâneos.Realmente, os Ensinamentos das Religiões tradicionais tinham extremo valor para o povo da época e não há dúvidas de que seu conteúdo também era adequado ao nível das pessoas e da cultura daquele momento, mas, há motivo para que possuam poder para atrair o povo, como bem mostra a realidade. Além do mais, a maioria das religiões possui muitos pontos que foram distorcidos com a reforma feita por alguns escolásticos e eruditos, para adaptá-las às épocas subseqüentes. Podemos dizer, portanto, que as religiões (existentes atualmente) perderam mais da metade do seu poder de salvar o mundo. O problema, sobretudo, é a dificuldade de entender as escrituras e os textos. Embora uma religião possua o ensinamento de um só fundador, ela se subdivide em várias ramificações e, em algumas, as lutas religiosas não dar verdadeira paz e segurança ao povo, seu efeito é igual ao de se procurar peixe em árvore.

pgt número 1: Qual deveria ser a grande preocupação das religiões?

Resp: Originariamente, a essência da religião consiste na concretização da Verdade. Conseqüentemente, os outros empreendimentos, como por exemplo, as atividades sociais, são coisas secundárias. Apesar disso, veio-se pensando que eles eram inerentes à própria religião, porque o conceito do que seja religião é falho.

pgt número 2: Então, o que é a VERDADE?

Resp: É preciso que esta questão fique bem clara. Falando francamente, não existe nada mais simples e fácil compreensão do que a verdade.Portanto, devemos interpretar que, quanto mais ininteligível e complicada for a coisa, mais distante estará da Verdade. Por exemplo, a verdade se constitui de coisas simples como o Sol despontar no nascente e morrer no poente, o homem respirar o ar, se alimentar e

# 16 / 23 #

Page 17: PONTO DE VISTA

eliminar excrementos. Não sei onde foi que surgiu o erro, mas, desde a antigüidade, vem-se pensando na Verdade como algo muito complicado. O motivo é o seguinte: não surgiu quem atingisse o verdadeiro estado de Iluminação espiritual. E isso, basicamente, porque o mundo estava na Era da Noite.

pgt número 3: O que existe de diferente nos Ensinamentos de Meishu-Sama?

Resp: O objetivo da fé é alcançar o quanto antes o estado de Suprema Iluminação Espiritual. O estado de Suprema Iluminação Espiritual é o lugar mais alto. Quando se olha desse ponto, deduz-se tudo claramente. Então, poderemos compreender bem diversos fatos. Contudo, para atingi-lo, comumente é muito difícil. Sakyamuni e Cristo também chegaram a ele. Porém, quando eles atingiram esse nível, estávamos na Era da Noite e, naquela época, muitas coisas não era permitido saber e Meishu-Sama nasceu para nos revelar esses pontos, tirar nossas dúvidas, mostrar o caminho que o mundo deverá seguir, rumo ao Paraíso Terrestre. Até hoje, a Religião, a Filosofia, a Educação, a Ideologia, etc., em relação a todas as coisas achavam impossível obter a compreensão além de um certo limite, ou tocar no âmago das coisas. Porém, tudo isso tornou-se possível agora com Meishu-Sama, daí, a necessidade de tomarmos conhecimento de todas essas teses.

pgt número 4: Explique-nos um pouco mais sobre o estado de Suprema Iluminação Espiritual.

Resp: Explicando de forma mais compreensível, o estado de Suprema Iluminação Espiritual é como se subíssemos ao ápice de pirâmide. Ao galgar o topo da mesma, verifica-se que o campo de visão será mais amplo. Quando estava com pouco mais de quarenta ( aos 45 anos ), Meishu-Sama foi incumbido por Deus de uma importante missão, alcançando o estado de Suprema Iluminação Espiritual, não atingido por ninguém. Ao alcançá-lo, conheceu claramente todas as coisas do passado, do presente e do futuro. É claro que, além de transparecerem todos os erros do passado, é possível saber também sobre o mundo futuro, o comportamento dos homens dessa época. Foi neste estado Iluminação Espiritual que Meishu-Sama escreveu os seus Ensinamentos. Daí a importância de confirmarmos a veracidade de suas afirmações, se eles representam a Verdade.

pgt número 5: Em que consiste a base da salvação?

Resp: Esclarecer todas as coisas iluminando a humanidade deve ser a base da salvação. Nesse sentido, tudo o que Meishu-Sama prega e faz, é muito diferente do que foi feito até agora. Tudo é inédito. Como todos poderão ver, por mais profunda e minuciosa que seja uma Verdade, Meishu-Sama a explica de maneira bastante simples e comum, de modo que possa ser compreendida tanto pelos escolásticos como pelos não-escolásticos. Entretanto, há um problema. Para os olhos daqueles que, durante longo tempo, interpretaram a pseudoverdade como sendo a verdade e vieram obedecendo a ela fielmente, a verdade que Meishu-Sama prega, pode ser confundida facilmente como pseudoverdade, como a Verdade é e sempre será a Verdade, com o passar do tempo, é natural que ela vá sendo compreendida, pouco a pouco, pois é eterna. A melhor prova disso é o progresso que a difusão da nossa Igreja está alcançando.

# 17 / 23 #

Page 18: PONTO DE VISTA

pgt número 6: Por que devemos ler os Ensinamentos de Meishu-Sama?

Resp: Isto é importante: ler nossos Ensinamentos tanto quanto possível. Quanto mais você ler, maior compreensão espiritual alcançará. Aqueles que neglicenciam a leitura e, portanto, a necessária compreensão, perdem a ligação com a energia espiritual que a Igreja Messiânica pode oferecer.A firmeza de sua fé virá quanto mais você se aproximar dos Ensinamentos, já que começará a ler como uma pessoa ávida de entendimento. É bom ler repetidas vezes, pois o que está escrito fará parte do seu ser, pouco a pouco.Desnecessário é afirmar que quanto mais você ler, mais esclarecido estará para realizar a Vontade de Deus. Pelos nossos Ensinamentos, Será possível penetrar no mistério da vida, compreender as verdades, tornar-se espiritualmente mais lúcido e, com sólida confiança, enfrentar o futuro com perfeita clarividência e, desta forma, obter a verdadeira segurança e tranqüilidade da vida.

pgt número 7: O que acontece com nossa alma quando lemos constantemente os Ensinamentos de Meishu-Sama?

Resp: O Johrei purifica de fora e, lendo os Ensinamentos, estes atingem a alma: com ela mesma não acontece nada, mas recebe influências da mácula, quando esta surge. Quando a alma está adormecida ou recebe influência externa, através da mácula, ela, que possuía um determinado tamanho menor. Lendo os Ensinamentos, ela desperta, repentinamente. Então, as máculas vão sendo eliminadas do centro para fora. A alma é algo, no fundo, absolutamente puro. Em determinada circunstância, até uma pessoa má desperta, ou na hora decisiva, faz algo de bom.Existem teorias de que o caráter bom ou mau é inato ao homem. O interior do homem é dessa maneira. Só em sua volta é que diversifica. Por isso, ela cresce ou encolhe.

pgt. número 8: Podemos receber Johrei através dos olhos, lendo os Ensinamentos?

Resp: Lendo os Ensinamentos, receberemos luz através dos olhos. Por isso, o importante é fazer com que as pessoas leiam os Ensinamentos. Através da leitura, elas podem, não apenas entender o significado, mas, também, receber Johrei. Assim, na mesma proporção, a alma da pessoa será purificada.Mesmo que ela se esqueça do conteúdo, depois da leitura, ainda ficará restando a força purificadora. Em outras palavras, é como se estivesse plantando uma pequena semente, que um dia germinará. Por isso, deve-se fazer com que leiam os Ensinamentos.

pgt número 9: Como messiânico, o que preciso fazer para compreender, com mais profundidade, todos os acontecimentos no nosso dia-a-dia?

Resp: Todos os acontecimentos costumam refletir-se no espelho de nossa mente. Se o espelho estiver embaçado, o reflexo será imperfeito, mas, se o polirmos constantemente, o reflexo será nítido e pderemos perceber a lógica de qualquer fato com mais rapidez. Esse é um ponto da Fé que, quase sempre, encaramos levianamente, mas que, na verdade, é muito importante.

# 18 / 23 #

Page 19: PONTO DE VISTA

A melhor maneira de manter límpido o espelho da mente é ler bastante os ensinamentos. Mesmo que a pessoa não compreenda muito bem na primeira leitura, numa segunda vez, ou depois isto de algum tempo, ela será impelida a exclamar: “É isto! Claro! Aqui está a resposta certa! Está tão claro! Como não consegui entender antes?”. Isso acontece porque, anteriormente, seu espírito estava maculado. À medida que as máculas espirituais são eliminadas, aumenta gradativamente o entendimento.

AULA NÚMERO 7

JOHREI E OHIKARI

O método do Johrei que tenho empregado atualmente, consiste em outorgar às pessoas um papel onde está escrita a palavra HIKARI, ou seja Luz. Os efeitos se manifestam quando esse papel é usado no peito, pendurado no pescoço. Isso acontece, porque , da palavra HIKARI se irradiam poderosas ondas de Luz, as quais são transmitidas através do corpo, do braço e da palma da mão do ministrante.E por que motivo irradiam-se ondas de Luz da palavra HIKARI?Essas ondas são emitidas do meu corpo e, pelo elo espiritual, transmitem-se instantaneamente à palavra em questão. É muito semelhante às ondas de rádio. Todavia, se as ondas de Luz são emitidas do meu corpo e transmitidas através do elo espiritual, surge a seguinte pergunta: “Que segredo existe no meu espírito?” Quando compreenderem isto, a dúvida desaparecerá. No meu ventre há uma bola de Luz que, normalmente, mede uns seis centímetros de diâmetro. Ela já foi vista por algumas pessoas.Dela, as ondas de Luz irradiam-se infinitamente. A fonte dessa bola está na “Bola de Luz” de Kanzeon Bossatsu ( Deus da Misericórdia ), no Mundo Espiritual; daí, me é fornecida uma Luz infinita. Esse é o poder Kannon ( Poder de Deus ), Também conhecido como Poder Incognoscível ou Poder da Inteligência Superior. A bola que Nyoirin Kannon traz consigo é igual à de Kanzeon Bossatsu.

pgt número 1: Qual é a natureza da Luz que abriga o ventre de Meishu-Sama?Resp: Falando-se em Luz, as pessoas poderão pensar em Luz Solar, mas trata-se da união do Sol e da Lua. Como a natureza da Luz que abriga o corpo de Meishu-Sama é constituída pelos dois elementos, forma-se a trilogia Fogo- Água- Terra, já que o corpo físico é constituído pelo elemento Terra.

pgt número 2: Por que o Johrei consegue erradicar as doenças?

Resp: O corpo humano também é formado pela trilogia Fogo- Água- Terra. Sendo assim, e método para a erradicação das doenças deve basear-se nesta trilogia. Isso constitui o Johrei da nossa Igreja, o qual está baseado no Poder Kannon ( Poder de Deus ). Esse poder é a luz transmitida por Kanzeon Bossatsu, uma luz espiritual, invisível aos olhos humanos. A luz visível, como a do Sol, a das lâmpadas, a do fogo, etc. é o “corpo” da Luz. A natureza da luz é resultante da união do fogo e da água. E será mais forte quanto maior for a quantidade do elemento Fogo.

pgt número 3: Qual é o meio concreto para a transmissão dessas poderosas ondas de Luz?

# 19 / 23 #

Page 20: PONTO DE VISTA

Resp: O meio concreto para se poder transmitir essas poderosas ondas de Luz para a erradicação das doenças e todos os sofrimentos humanos é uma folha de papel, com a palavra HIKARI, ou seja, Luz, escrita por Meishu-Sama, a qual se usa no peito, pendurada no pescoço. Nesta palavra está impregnada, de forma concentrada, a energia das ondas de Luz transmitidas através do braço de Meishu-Sama, para o pincel e deste para as letras. Assim, a palavra HIKARI está unida por elos espirituais à fonte de Luz, situada dentro do corpo de Meishu-Sama, a qual lhe transmite ondas incessantemente. É claro que a atividade do elo espiritual que liga Meishu-Sama a Kanzeon Bossatsu , ocorre de maneira idêntica e d’Ele são transmitidas a Meishu-Sama, ilimitadamente, as ondas de Luz para a salvação da humanidade.

pgt número 4: Quem é Kanzeon Bossatsu?

Resp: Nós, da Igreja Messiânica Mundial entendemos que o Senhor e Criador do UNiverso, com o objetivo de construir o Reino dos Céus na Terra ( Paraíso Terrestre ) mostra-se primeiro como Deus da Misericórdia ( Kanzeon Bossatsu ), desce a este mundo e desenvolve a Obra da Salvação do Mundo. Com o decorrer do tempo, passa a atuar como o Deus da Luz (Komyo Nyorai ) e após transformar-se em Deus da Ação Livre e Desimpedida ( Ooshim Miroku ), está manifestando, pela Divinas Mãos do Messias ( Meishu-Sama ), os mais variados e incontáveis milagres, utilizando livremente a sagrada energia vital. Para nós, da Igreja Messiânica Mundial, o Deus Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra veio à Terra como Kanzeon Bossatsu e foi se transformando até voltar ao seu estado original como Deus da Salvação ( Miroku Oomikami ), para através de Meishu-Sama ( o Messias ), realizar a última salvação do mundo.

pgt número 5: Na prática, quais os cuidados que devemos ter com o Ohikari para não ver diminuído o seu poder vibratório?

Resp: Se o Ohikari cair no chão, o membro deve levá-lo imediatamente à Igreja para ser Reconsagrado pelo Ministro. Se o Ohikari cair no vaso sanitário, há necessidade de receber outro. No caso de se perder o Ohikari, há uma razão espiritual para isso e o membro deve buscar orientação com o Ministro. Colocar o Ohikari em qualquer lugar, mostra que a pessoa tem pouca compreensão da natureza do Ohikari ou do significado da OBRA DIVINA. Há necessidade de se ter um lugar apropriado para colocá-lo, senão o mínimo que pode acontecer com o mesmo é ele vir a cair. O cordão pode ser de seda, corrente de aço ou outro metal. Ele deve ser usado pendurado no pescoço. Se o membro falecer, o Ohikari deve permanecer pendurado no pescoço. O Ohikari não deve ser emprestado. O Ohikari não deve ser tirado do pescoço, exceto para o banho. A pessoa deve usá-lo dia e noite, não se separando dele nem mesmo por um minuto. Para retirá-lo, devemos colocá-lo numa caixinha própria que pode ser adquirido na Igreja, pendurá-lo num prego virgem colocado na parede ou no pescoço de um outro membro, até que tomemos banho. Após o banho devemos recolocá-lo, imediatamente.

pgt número 6: Qual a compreensão e postura que uma pessoa deve ter para poder receber intensamente a Luz de Deus através do Johrei?

Resp: A- Quem desconhece absolutamente tudo, pode duvidar o quanto quiser; por mais que duvide, será perdoado. Isso se enquadra na

# 20 / 23 #

Page 21: PONTO DE VISTA

lógica. Entretanto, quem já teve provas razoáveis e ainda assim continua duvidando, logo verá que as coisas não lhe correm bem. Isso também está enquadrado na lógica.B- Outro ponto fundamental a ser considerado é a questão do apego. Quando a família ou parentes daquele que recebe Johrei é tomada de ansiedade, a recuperação é surpreendentemente lenta. Algumas vezes, pessoas que têm forte apego à vida, acreditam poder curar-se a si próprias apenas com um esforço mental, não obstante, a maioria delas, sucumbe. O desordenado apego é fator que pode levar à morte e indica a prejudicial influência de atitudes errôneas. Quando há entrega a Deus, é freqüente a pessoa melhorar e, finalmente, se recuperar. Nunca é demais afirmar e reafirmar a importância de colocarmos toda a nossa fé na Providência Divina, confiando profundamente em Deus e refreando as aflições. Ainda que isso possa parecer muito simples, na prática não será tão fácil quanto parece.C- Outro ponto a ser considerado é quando o Johrei for recebido por uma pessoa cuja família se opõe ao recebimento do Johrei. Então, a atuação da Luz será mais fraca, pois a atitude de recusa, mesmo de apenas uma pessoa, pode modificar os seus resultados. Os elos espirituais que ligam os membros de uma família sempre são fortes e exercem poderosa influência.D- Também é muito importante que todos se conscientizem do sentimento de gratidão. Quando uma pessoa começa a se beneficiar através do Johrei e se nega a manifestar a sua gratidão, naturalmente, pode acontecer que a falta de gratidão venha a impedir a penetração da Luz de Deus. O fato se manifesta através de repetidas purificações renitentes e leves que começam a aparecer.E- É muito importante que a pessoa interessada manifeste o seu desejo e peça para receber Johrei.F- Também é importante que se receba muito Johrei, principalmente, as pessoas que estão em estágio de purificação.

pgt número 7: Qual a compreensão e postura que um membro deve ter para poder transmitir intensamente a Luz de Deus através do Johrei?Resp A – O maior aprimoramento com relação à ministraçào do Johrei é a anulação da força humana. Na verdade, é difícil conseguir isso, apesar de que o processo seja relativamente simples. Simples, mas difícil. Quando alguém se concentra para fazer com que a Luz flua, está empregando sua força. Como a Luz espiritual sai do OHIKARI e se irradia da palma da mão, a força humana, por menor que seja, pode impedir o seu fluxo. Em suma, o ser humano acaba obstruindo ou diminuindo com sua força, a intensidade da Luz de Deus. Assim, é preciso saber que é prejudicial ministrar Johrei com o pensamento muito concentrado.

B- Obter-se-á melhor efeito ministrando-o descontraidamente do que ministrando-o com ansiedade.

C- Talvez pareça estranho, mas conforme o pensamento, pode-se exercer certa influência na cura, sendo que esta é retardada principalmente pela interferência da força humana. O ideal é ministrar Johrei despreocupadamente, até com vontade de cantarolar uma música. É algo realmente estranho, mas, quando há muita compenetração no ato do Johrei, a cura se torna incompleta. Por isso, quando forem ministrar o Johrei, devem fazê-lo com espírito descontraído.

D- Devemos ministrar Johrei desinteressadamente, sem nos preocuparmos com os resultados. Como tudo é Obra de Deus, Ele é que irá definir

# 21 / 23 #

Page 22: PONTO DE VISTA

quem será salvo ou não. Daí, evitarmos a interferência do pensamento humano.

E- Pode-se, além disso, fazer a Deus uma oração fervorosa. Quando pedirem a Deus para aliviar ou curar a doença, é bom que o façam fervorosamente. É justo querer que Deus alivie, que Deus cure. Mas quando forem ministrar o Johrei devem fazê-lo descontraidamente.

F- É importante, no caso do Johrei, nos conscientizarmos de que não somos nós que curamos. Apenas agimos como instrumentos de Deus. Deus é quem opera a cura através de nós. Por isso precisamos manter uma postura de humildade.

G- Muitas vezes o doente não melhora mesmo recebendo o Johrei, entretanto, quando se faz oração a Deus, há uma melhora imediata. Isto porque o ministrante se amparou somente no Johrei, esquecendo-se de orar a Deus.

H- Outro ponto a ser considerado é que se colocarmos força no braço, a Luz diminui de intensidade. Quem ministra deve estar à vontade, com os cotovelos e as mãos completamente descontraídos. É importante não balançarmos a mão. Quando sentir cansaço, troque a mão. Mantenha os dedos levemente unidos para que a Luz possa se concentrar, sem fazer esforço. Evite conversar sobre assuntos que não tenham a ver com a Obra Divina.

I- Com relação aos nossos pensamentos e sentimento, basta apenas sentir pena da pessoa e desejo de querer ajudá-la, tendo sinceridade no coração. O desejo de curar é um sentimento bom, mas não se deve deixar que ele tome conta do pensamento, assim como também não se deve colocar força na mão.

J- É bom imaginar que a Luz esteja ultrapassando a outra pessoa e queimando suas máculas.

K- Também na ministração do Johrei, há lares aos quais nos dirigimos com prazer e somos abençoados com maravilhosos resultados. Mas, pode haver outros, aos quais nos dirigimos com uma sensação de relutância, obtendo poucos resultados. Se não pudermos ir com um espírito de animação e alegria, será preferível não irmos.

L- Devemos praticar bastante para ganharmos experiências. A eficácia da Luz que transmitimos, aumentará proporcionalmente ao número de Johrei praticado.

pgt número 8: Qual deve ser a ordem na ministração do Johrei e a distância ideal?

Resp: A ordem a que se obedecer é a que nos dita o bom senso. Como critério, devem prevalecer os doentes graves, depois, a ordem de chegada e, a seguir, a ordem decrescente de idade. Quanto aos outros casos, devemos basear-nos no bom senso. A distância adequada é de 30 centímetros. Ressalte-se que, quanto mais próximo o ministrante, mais facilmente a Luz atinge o local afetado. Quando o ministrante se distancia muito, isso se torna mais difícil.

# 22 / 23 #

Page 23: PONTO DE VISTA

pgt número 9: Quais são os locais mais importantes para a ministração do Johrei?

Resp: Os locais mais importantes para a ministração são: topo e partes posterior e frontal da cabeça; nuca; pescoço e ombros. É fundamental ministrar Johrei nas costas pois, se não o fizermos, não se obterá a melhora ideal. A região dos rins e das virilhas são igualmente pontos importantes. Ainda devemos canalizar a Luz onde exista dor e febre.

pgt número 10: Qual deve ser o nosso procedimento com relação às pessoas que estão gravemente enfermas?

Resp: Sempre que possível, é bom avisar à pessoas doentes sem esperanças, assim como à família, que ainda que o corpo físico não reaja ao Johrei, o corpo espiritual será purificado, pois essa compreensão ajudará o seu futuro desenvolvimento espiritual. Quando se consegue, inclusive, esclarecer a família a esse respeito, geralmente, a situação do doente melhora. Também, se sentirmos que a ministração não é suficiente, devemos procurar descobrir em que ponto não estamos de acordo com a Lei e o que impede a nossa união com a Fonte Infinita. Quando estamos ligados e unidos a Deus, a nossa prece é respondida.

pgt número 11: Quando alguém que ocupa uma alta posição social nos procura, como devemos proceder?

Resp: Não podemos nos deixar influenciar pela posição social da pessoa. Devemos ser imparciais no nosso relacionamento e gentis e atenciosos com todos. Seja ele rico ou pobre, aquele que vem à nossa frente, é porque Deus quer que o salvemos. Devemos ouvir com atenção a todos, sem distinção. Quando a pessoa melhora facilmente e faz tudo conforme é orientada, é porque chegou sua hora certa e foi atraída por Deus para cumprir a sua missão, independente de sua posição social.

pgt número 12: Muitas vezes ocorre de estarmos dormindo e as pessoas que nos cercam começam a se sentir mal. Como devemos agir?

Resp: Caso uma pessoa esteja se sentindo mal, devemos ajudá-la haja o que houver. Devemos nos levantar, mesmo que estejamos deitados, e ministar-lhe Johrei.

# 23 / 23 #