Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os...

8
Por dentro Ano 1 - Número 22 - 02 de Setembro de 2013 do Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 Página 2 Págs. 6 e 7 Página 5 Pág.8 Pág. 8 O Incaper na mídia: campanha institucional Artigo sobre Fruticultura Equipe do Incaper visita Epagri em Santa Catarina Movimentação de Servidores Uso consciente dos recursos da internet

Transcript of Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os...

Page 1: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro Ano 1 - Número 22 - 02 de Setembro de 2013 do

Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4

Página 2

Págs. 6 e 7

Página 5

Pág.8 Pág. 8

O Incaper na mídia: campanha institucional

Artigo sobreFruticultura

Equipe do Incaper visita Epagri em Santa Catarina

Movimentação de Servidores

Uso consciente dos recursos da internet

Page 2: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Incaper por toda parte

Incaper vai a Santa Catarina conhecer a metodologia da Epagri para implantação do Balanço Social

A comissão que trabalha para o desenvolvimento do Balanço Social do Incaper está a todo vapor. Em busca de informações, os colegas Vanessa Justino, Luciano Oliveira e Juliana Esteves visitaram a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Florianópolis.

A equipe do Incaper foi recebida pelo coordenador dos trabalhos, Luiz Toresan, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O objetivo da visita foi conhecer a metodologia adotada no desenvolvimento do Balanço Social da Epagri. “Todos foram bastante receptivos e fizeram questão de apresentar com detalhes

a metodologia adotada por eles. Esta troca de experiências foi bastante proveitosa, pois podemos adaptar a metodologia deles à nossa realidade. A implantação do Balanço Social ajuda a inaugurar uma nova fase na história do Incaper, que teve início com o Planejamento Estratégico. “É importante que isso seja feito de maneira consistente”, disse Vanessa Alves Justino Borges, coordenadora da comissão do Balanço Social do Incaper.

“A Epagri possui um produto semelhante ao que estamos propondo, e o nosso objetivo era justamente conhecer este caso de sucesso. Foi bastante

produtivo porque conhecemos os passos que eles já deram, como eles deram esses passos, quais os equívocos cometidos ao longo dessa caminhada e quais as melhorias implantadas para superar estes obstáculos. Além disso, foi possível observar qual a estrutura necessária para se chegar às informações, para obter os dados necessários à construção do Balanço Social”, complementou Luciano Oliveira, chefe da área de planejamento do Incaper.

“O Balanço Social é uma importante ferramenta de comunicação. É uma forma de apresentar à sociedade capixaba os resultados que comprovam a importância dos trabalhos do Incaper para o estado. Por isso, o material deve ser apresentado de maneira leve e atrativa”, disse Juliana Esteves, chefe da área de comunicação e marketing do Incaper. “A intenção de se fazer o Balanço Social já existia há bastante tempo e, agora, começa a virar realidade. É dessa maneira que vamos demonstrar a competência do trabalho executado pelos pesquisadores, técnicos e extensionistas do Incaper”, finalizou Luiz Antônio Bassani, chefe do Departamento de Planejamento (DPC).

Equipe do Incaper reúne-se com coordenador do Balanço Social da Epagri

Page 3: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 2013 3

por dentro dos setoresPor dentro do CRDR Centro Serrano

Chegou a vez da turma das montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao Por dentro do Incaper:

Como está organizado o Centro Regional?

No Centro Serrano, são desenvolvidas atividades de Pesquisa e Ater e, desse modo, existe uma convivência entre pesquisadores e extensionistas sob uma mesma coordenação. As atividades de Ater são realizadas por meio de 18 Escritórios Locais, compreendendo os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha. Há também dois Escritórios Distritais, localizados em Paraju e Pedra Azul, no município de Domingos Martins,

totalizando 20 ELDRs em 18 municípios.

O CRDR-CS possui duas fazendas que desenvolvem atividades de pesquisa: a Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante e a Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, onde fica localizada a sede do Centro Regional.

No âmbito do CRDR, existem 185 servidores no total, dos quais 22 são pesquisadores (13 doutores e 9 mestres). Há quatro servidores em fase de doutoramento. Além disso, existem 80 extensionistas, dentre eles sete cedidos pelas prefeituras; 21 auxiliares de campo; 44 servidores administrativos e de apoio, dos quais 6 são cedidos pelas prefeituras, 7 bolsistas e estagiários; e 11 servidores de limpeza e vigilantes. A chefe desse Centro Regional é Rosana Maria Altoé Borel.

Qual o perfil dos municípios que integram o CRDR?

A região recebeu influências

tanto dos colonizadores, como portugueses, italianos, pomeranos, alemães entre outros, como dos povos de origem africana que ali foram utilizados como mão de obra escrava.

Sua economia é fundamentada nas atividades rurais, em especial naquelas ligadas à agropecuária. A produção de café em grão, por exemplo, impulsionou a economia e o desenvolvimento da região.

Os estabelecimentos rurais com áreas de até 50 hectares atingem 86% do total das propriedades da região. Ao considerar as propriedades com área até 100 hectares, esse valor sobe para 96% do total. Essa divisão em pequenas propriedades rurais na região é consequência da partilha histórica e sucessiva das terras entre herdeiros. Essa partilha, por sua vez, está relacionada ao acesso à água (segurança hídrica), abundante nessa região, em função de inúmeras nascentes de água a curtas distâncias. Por isso, a região é denominada “produtora de água”.

Pesquisadores, extensionistas, auxiliares de campo e servidores administrativos compõem equipe do Centro Serrano

Page 4: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 20134

A região ainda possui relevo plano nos municípios litorâneos e acidentado no interior; a maioria dos municípios são tipicamente rurais, com pequenas propriedades predominantemente de economia de base familiar. Essa economia é bastante diversificada, fundamen-tada na cafeicultura, olericultura, fruticultura e silvicultura. O turis-mo rural e as agroindústrias arte-sanais também se destacam.

Quais as principais pesqui-sas desenvolvidas no Centro Serrano?

A Fazenda Mendes da Fonse-ca concentra pesquisas relaciona-das a diversas culturas, especial-mente as de clima mais ameno, das quais o café arábica, a oleri-cultura e a fruticultura de clima temperado se sobressaem. Além de contar com um banco de ger-moplasma de citros, há também coleções de abacate, pêssego, nêspera e caqui. Também são de-senvolvidos trabalhos relaciona-dos a sistemas de cultivo, espe-cialmente plantio direto na palha e agricultura orgânica que, dentro de suas ações, têm uma unidade de referência para todo o estado.

Nessa Fazenda, também há seis laboratórios que desen-volvem trabalhos de suporte à

pesquisa e atendimento ao pú-blico em geral: Entomologia, Fitopatologia, Análises de Solo, Cultura de Tecidos, Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular.

Já a Fazenda Experimental de Venda Nova é a principal base de pesquisa e transferência de tecno-logias em café arábica. Possui ex-perimentos nas diversas áreas de conhecimentos em cafeicultura, além de realizar toda a avalia-ção pós-colheita dessa cultura no Incaper. Possui ainda um banco de germoplasma em citros e uma horta de plantas medicinais. Essa Fazenda recebe visitas constantes de alunos e de estagiários.

Quais as principais ações do CRDR?

Atender às políticas públicas federais e estaduais por meio de programas e ações estratégicos, como as da cafeicultura, fruticul-tura, Programa Reflorestar, Inclu-ir, Programa Brasil Sem Miséria, PNAE, PAA, Chamada Pública, Agricultura Familiar etc. O Re-gional possui três coordenações de polos: o da Uva e do Vinho, o do Morango e o da Tangerina.

Quais os principais desafios?Com a queda acentuada e

cíclica dos preços dos produtos

agrícolas, em especial o do café, associada a restrições de mão de obra, como indisponibilidade, alto custo e implicações trabalhistas, e o aumento constante no preço dos insumos, existe uma tendência desestimuladora revelada pela relação desfavorável produto/insumo.

Essa tendência passa a exigir um esforço comum das instituições públicas e da sociedade ao propor novas alternativas que sejam tecnicamente factíveis, ambientalmente adequadas e economicamente viáveis aos sistemas produtivos das propriedades rurais. Nesse aspecto, o Incaper exerce o papel de protagonista na coordenação das ações, com o comprometimento ativo da sociedade local, considerando as cadeias agroalimentares e agroindustriais das culturas economicamente relevantes.

Por conter as funções de Pes-quisa Agropecuária e Ater, outro desafio do Centro Serrano é im-plantar o processo de integração Pesquisa x ATER e proceder a sua melhoria contínua. Para isso, o Centro Regional tem a responsabilidade de desenvolver suas atividades de forma partici-pativa buscando metodologias, métodos, técnicas e dinâmicas que se ajustem às diversidades socioecológicas e culturais dessa região como uma forma de me-diar a integração dos agricultores ao mercado. Atender aos novos Editais e Chamadas Públicas também são desafios à Pesquisa e Ater no momento atual.

ContatoCentro Regional Centro SerranoTelefone: (27) 3248-1181E-mail: [email protected]

Laboratórios marcam estrutura do Centro Serrano

Page 5: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 20135

Qualidade de vida

Com animação, servidores da Fazenda festejam aniversários

Comemoração em Pacotuba

No dia 22 de agosto, os servidores da Fa-zenda Experimental de Bananal do Norte, Pacotuba, comemoram os aniversários do quadrimestre. Na ocasião, houve dinâmicas de integração e o tradicional bolo de aniversário. “Essa confraternização é muito boa, pois podemos nos encontrar com os colegas do lo-cal de trabalho em um momento de descon-tração”, afirmou o Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural, Francisco de Assis Simões. Na ocasião, seis servidores estavam aniversariando.

Nos meses de setembro e outubro, o Projeto Qualidade de Vida irá realizar exames clínicos e laboratori-ais na Sede e Centros Regionais com os servidores que participaram da mesma ação em 2011. A proposta é monitorar e avaliar se nesse período de dois anos em que foi implantado o projeto de Qualidade de Vida, houve melhorias desejadas ou esperadas. O objetivo é direcionar mais adequadamente as ações e propor melhorias no projeto.

Exames clínicos e laboratoriais

Departamentos

O Incaper na mídia

Começou a ser veiculada, na TV e nos jornais impressos, uma campanha institucional do Incaper. O objetivo é mostrar que o Incaper está presente no dia a dia de todos os capixabas do campo e da cidade.

“O trabalho do Incaper é, sem dúvida, muito maior do que a campanha mostra. Mas essa pub-licidade tem uma importância enorme porque dá mais visibili-dade ao trabalho dos servidores. O trabalho que o Incaper faz no campo já é conhecido pelos ag-ricultores, mas quem mora na cidade muitas vezes nem sabe que tem a vida impactada pelas nossas ações”, disse Liliâm Ma-ria Ventorim Ferrão, chefe do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper.

As peças publicitárias se pas-sam em dois cenários: uma feira e uma praia. Ambas apresentam, de maneira dinâmica e objetiva, algumas das ações do Incaper no Espírito Santo, como a fruticul-tura, a meteorologia, o Geobases, a atividade pesqueira e várias out-ras. Sempre trazendo os conceitos

de agricultura familiar e sustent-abilidade, focos de atuação do Incaper. Inclusive, alguns servi-dores participaram das gravações. “Que bom que desta vez os cole-gas estão sendo mostrados, e não só atores”, alegrou-se Aparecida de Lourdes do Nascimento.

Os anúncios impressos foram publicados em mais de 30 jornais. No texto, referência à missão do Incaper: promover soluções tec-nológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, as-sistência técnica e extensão ru-ral, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo. Na TV, os vídeos aparecem em mais de 15 emissoras de todo o estado, em horários distribuídos ao longo da programação. Os servidores do Incaper também têm acesso aos vídeos através da área restrita do site institucional.

Anúncio do Incaper veiculado na mídia impressa

Page 6: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 2013 6

Qualidade de vida

Com animação, servidores da Fazenda festejam aniversários

Departamentos

Uso consciente dos recursos da internet no Incaper

A Internet é uma ferramenta bastante útil atualmente, pois proporciona suporte para os vários modalidades de comunicação. Sem ela, teríamos mais dificuldades em estabelecer contato no nosso dia a dia, o que inclui a comu-nicação no ambiente de trabalho.

Justamente por ser um meio de comunicação tão importante, é que o Incaper, por meio do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) e do Centro de Processamento de Dados (CPD), elaborou orientações sobre o uso consciente e racional dos recursos da Internet. É uma maneira de tornar o seu uso mais seguro e eficiente nas diversas unidades do Incaper. Acompanhe!

Serviço de Internetno Incaper

Hoje a capacidade de utilização da Internet (banda contratada), na maior parte dos escritórios do In-caper, é pequena. Esse é um re-curso limitado que precisa ser uti-lizado para o desenvolvimento das atividades do Instituto. A utiliza-ção como meio de lazer para ouvir músicas, ver vídeos em tempo real (online) ou acompanhar redes so-ciais, pode dificultar o andamento das tarefas nos escritórios, devido ao consumo de banda dessas apli-cações. É como se ocorresse um “congestionamento” na Internet do escritório, tornando a conexão mais lenta, o que impossibilita o desenvolvimento de tarefas mais importantes.

Devido à grande capilaridade do Incaper, o acesso à Internet é um serviço prestado por diferen-tes empresas. No interior, o ser-viço é contratado de provedores de banda larga, disponibilizado por meio de convênios com as prefeituras ou pela Rede-ES, rede Corporativa do Governo do Espírito Santo. Na Sede, esse ser-viço é prestado pela RNP (www.rnp.br), que também conecta o Incaper a redes acadêmicas na-cionais e internacionais.

Os acessos contratados de provedores de banda larga, como Velox, por exemplo, têm menor disponibilidade. Pela regula-

mentação atual, as operadoras de banda larga são obrigadas a dis-ponibilizar apenas 20% da banda máxima contratada. Dependendo da localidade, as velocidades contratadas são de 300Kbps, 600Kbps e 1Mbps.

Já as conexões contratadas da Rede-ES fornecem 100% da banda durante todo o tempo. As velocidades contratadas são de 256Kbps, 512Kbps, 2Mbps nos Centros Regionais do Centro Norte e Centro Serrano, distribuídas da seguinte maneira: 35 escritórios locais possuem velocidade de 512Kbps para todos os funcionários do Incaper e do Idaf; 4 escritórios possuem 256Kbps para todos os servidores do Instituto e os dois Centros Regionais, 2Mbps para todos os profissionais do Incaper.

Consumo da Internet (ban-da) por aplicações

É muito importante que cada usuário saiba quanto cada aplicati-vo consome da banda da Internet. Esse conhecimento demonstra os motivos pelos quais a conexão torna-se lenta. As aplicações na internet vão utilizar o máximo disponibilizado pela banda a fim de garantir a melhor qualidade de serviço para o usuário. A seguir, seguem informações sobre os aplicativos mais utilizados.

A maior parte das rádios online consome de 32Kbps a 128Kbps, podendo ser maior que isso de-pendendo da qualidade desejada. Para atingir uma boa qualidade, a maior parte das rádios trabalha com a taxa de 128Kbps.

O consumo de banda no Face-book é muito difícil de se definir analiticamente, uma vez que em sua linha do tempo há diver-sos aplicativos compartilhados. Há compartilhamento de fotos e vídeos, comentários, chat e até jo-gos. Cada uma dessas aplicações consome uma parte da velocidade. Deixar o Facebook aberto ou rolar a barra para o final faz com que o site carregue novas postagens, mesmo que de dias anteriores. Para cada foto ou comentário car-regado, consome-se banda.

Estima-se que para o uso fluente do Facebook sejam necessários de 1 a 2 Mbps contratados.

A largura de banda exigida pelo Skype depende do tipo de chamada que você quer fazer. Se for feita uma chamada simples, consome-se, pelo menos, 30Kbps; se for chamada com vídeo e compartilhamento de tela, no mínimo, 128Kbps; e se for chamada com vídeo em alta quali-dade, pode-se chegar a 500Kbps.

Skype

Facebook

Rádio online

Page 7: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 20137

SUA BANDA DE INTERNET É CAPAZ DE MANTER SIMULTANEAMENTEVelocidade da Internet

Rádio online

Skype Youtube

256Kbps

8 rádios a 32Kbps

8,5 chamadas de áudio na qualidade mínima (30Kbps)

Não é capaz de assistir vídeo sem o prévio carregamento (buffer), mes-mo na resolução mínima (300Kbps)

4 rádios a 64Kbps

2,5 chamadas de áudio na qualidade reco-mendada (100Kbps)

2 rádios a 128Kbps

2 chamadas com vídeo ou compartilhamento de tela na qualidade mínima (128Kbps)

512Kbps 4 rádios a 128Kbps

5 chamadas de áudio na qualidade reco-mendada (100Kbps)

1,3 vídeos com resolução 240p na velocidade recomendada (400Kbps)

2Mbps 16 rádios a 128Kbps

20 chamadas de áudio na qualidade reco-mendada (100Kbps)

2,7 vídeos com resolução 360p na velocidade recomendada (750Kbps)

A tabela abaixo apresenta uma simulação de consumo de bandas de Internet de diferentes velocidades. Veja como a utilização individual ou simultânea dos aplicativos torna mais lenta a velocidade da Internet:

Simulação de consumo

Uma vez ultrapassados esses limites, a internet começa a ficar lenta, podendo comprometer os trabalhos executados no local de trabalho. O uso da Internet para lazer pode atrapalhar um colega ao submeter um projeto, um relatório ou usar um sistema do Governo.

Dentro dos requisitos de uso, é solicitado uma banda mínima de 500Kbps. Todavia, é possível as-sistir a vídeos em locais com me-nos banda devido ao mecanismo de buffer utilizado. O vídeo é baixado antes de ser exibido. Essa prática

ocuparia a banda disponível no momento para baixar os vídeos.

Abaixo, apresentam-se as ocu-pações mínimas recomendadas e máximas ocupadas para assistir a vídeos no Youtube. Ao assitir a um vídeo com a resolução de 240p, ocupa-se, no mínimo, 300Kbps. Em um vídeo em Full

Tipo de chamada Download mínimo/Velocidade de upload

Download recomendado/velocidade de upload

Chamadas 30 kbps/ 30 kbps 100 kbps/ 100 kbpsChamadas com vídeo/ Compartilhamento de tela

128 kbps/ 128 kbps 300 kbps/ 300 kbps

Chamadas com vídeo(alta qualidade)

400 kbps/ 400 kbps 500 kbps/ 500 kbps

Chamadas com vídeo (HD) 1,2 Mbps/ 1,2 Mbps 1,5 Mbps/ 1,5 MbpsVídeo em grupo (3 pessoas) 512 kbps/ 128 kbps 2 Mbps/ 512 KbpsVídeo em grupo (5 pessoas) 2 Mbps/ 128 kbps 4 Mbps/ 512 KbpsVídeo em grupo (+ 7 pessoas) 4 Mbps/ 128 kbps 8 Mbps/ 512 Kbps

YouTubeHD (1080p), o consumo de banda chega a até 6000Kbps (6Mbps). Neste caso, se o usuário tiver uma conexão de 512Kbps, ele ocu-pará toda a banda pelo período de 12 vezes a duração do vídeo, ou seja, para um vídeo de 1 minuto de duração, serão necessários 12 minutos para baixá-lo.

240p 360p 480p 720p 1080p*

Resolução 426 x 240 640 x 360 854 x 480 1280 x 720 1920 x 1080

Taxas de bists de vídeoMáximo 700 kbps 1000 Kbps 2000 Kbps 4000 Kbps 6000 Kbps

Recomentado 400 Kbps 750 Kbps 1000 Kbps 2500 Kbps 4500 KbpsMínimo 300 Kbps 400 Kbps 500 Kbps 1500 Kbps 3000 Kbps

*Somente na plataforma nova

Page 8: Por dentro do CRDR Centro Serrano Páginas 3 e 4 · montanhas capixabas se apresentar a todos os servidores do Incaper. Confira as informações que o CRDR Centro Serrano enviou ao

Por dentro do Incaper

02 de Setembro de 2013 8

7

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana SilvestreRevisão: Marcos Roberto da Costa Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

Agenda

Encontro técnico de laranja na Região Sul Caparaó.

Encontro Técnico de Produtores de Banana do Estado do Espírito Santo, em Alfredo Chaves.

I Semana de Ciência e Tec-nologia de São Mateus.

Reunião do grupo de combate à hipertensão, na Sede.

03/09

Movimentação de servidores

Espaço Técnico-Científico

Artigo - Eficiência do Cloreto de Cálcio na Prevenção do Anelamento do Fruto da Goiabeira em Duas Épocas de Avaliação

Autores: Luiz Carlos Santos Caetano* e Rogério Carvalho Guarçoni**

03 a05/09

No último Congresso Brasilei-ro de Fruticultura, em 2012, foi apresentado o resumo “Eficiência do Cloreto de Cálcio na Preven-ção do Anelamento do Fruto da

*Engenheiro Agrônomo e Pesquisador do Incaper, lotado no CRDR Sul Caparaó.

** Engenheiro Agrícola e Pes-quisador do Incaper, lotado no CRDR Centro Serrano.

Errata: O nome correto do au-tor do artigo publicado na edição nº 21 do Por dentro do Incaper é Jorge Alberto Marques Rezende.

02/09

04/09

Goiabeira em Duas Épocas de Avaliação”. Esse trabalho é parte da pesquisa desenvolvida na Fa-zenda Experimental de Bananal do Norte, entre os anos de 2006 e 2010, pela qual foi possível diag-nosticar e encontrar a forma de evitar a ocorrência do anelamen-to do fruto da goiabeira, um dis-túrbio fisiológico que é a razão de sérios danos aos frutos da goia-beira. A pesquisa é inédita e traz solução para um problema que causa grande prejuízo à produção de goiaba em todo o Brasil.

O trabalho pode ser acessa-do em http://www.congresso-fruticultura2012.com.br/anais/resumos/4YGE.pdf

Localização de Novos Servidores

- Fabiola Angela Ferrari, Agente de Pesquisa e Inovação em De-senvolvimento Rural, Engenhei-ra Agrimensora e de Segurança do Trabalho, foi lotada no Geo-bases.- Fernando Soares de Oliveira, Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural, En-genheiro Florestal, foi lotado no Geobases. - Sandra Vilela, Assistente de Su-porte em Desenvolvimento Rural foi lotada no Departamento de Operações Técnicas (DOT). Ela estava no ELDR de Vila Valério.- Ronaldo Fabricio Rigo, Técnico de Suporte em Desenvolvimento Rural foi localizado no Departa-mento Financeiro (DEF).

Substituições de chefia

- ELDR Santa Teresa: Cassio de Faria Venturini irá exercer a função de chefe do ELDR, no período de 02/09/2013 a 01/10/2013, por mo-tivo de férias do titular.- DEF: Ronaldo Gomes de Lima irá exercer a função gratificada de chefe do DEF, no período de 02/09/2013 a 11/10/2013, por motivo de férias da titular.

Licença

- Elio José dos Santos, Técnico em Desenvolvimento Rural do ELDR de Marilândia, encontra-se licencia-do para Trato de Interesses Particu-lares desde 20 de agosto. Sua licença vai até 17 de dezembro de 2013.

Anelamento em estado avançado