Por dentro do · ria Bertoldi, Técnica de Suporte, DRH) • Maior autonomia dos servido-res. •...

5
Por dentro da Biblioteca Por dentro do 23 de abril: Dia Mundial do Livro Página 2 Página 3 Página 5 Edição 2 - Ano 1 - Data: 22 de abril de 2013 De olho no futuro: Conheça o novo modelo de gestão Incaper no caminho do conhecimento Circuito Saúde visita o Centro Norte Inovação na Fazenda de Marilândia Página 5 Página 4

Transcript of Por dentro do · ria Bertoldi, Técnica de Suporte, DRH) • Maior autonomia dos servido-res. •...

Por dentro da Biblioteca

Por dentro do23 de abril: Dia Mundial do Livro

Página 2

Página 3

Página 5

Edição 2 - Ano 1 - Data: 22 de abril de 2013

De olho no futuro: Conheça o novo modelo de gestão

Incaper no caminho do conhecimento

Circuito Saúde visita o Centro Norte

Inovação naFazenda de Marilândia Página 5

Página 4

Incaper destaca importância das publicações no Dia do Livro

2

Por dentro do

No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. Para celebrar essa data, o chefe da área de pesquisa, José Aires Ventura, destaca a importância das publi-cações do Incaper para a socie-dade. “Por ser uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, o Incaper tem como missão contri-buir para o desenvolvimento do Espírito Santo e uma das manei-

ras de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas é por meio das publicações”, enfatizou.

Ele também disse que as tecno-logias, produtos e conhecimentos gerados pelo Incaper nascem do levantamento das demandas que partem dos agricultores e da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e são trabalhados na forma de projetos de pesqui-

sa, desenvolvimento e inovação. “Esses resultados devem retornar para a sociedade através do siste-ma de publicações do Incaper ou, em casos mais específicos, por meio de artigos científicos em re-vistas especializadas nacionais e internacionais”, falou Aires.

O pesquisador incentivou pes-quisadores e extensionistas a pu-blicarem seus trabalhos e experi-ências. “Além de ser uma resposta para a sociedade às demandas e investimentos feitos, dá visibili-dade ao Incaper, que se torna uma referência em soluções integradas para pesquisa e Ater. Por outro lado, contribui para a avaliação de desempenho dos técnicos, prin-cipalmente os pesquisadores, em que a produtividade científica é muito importante para aprovação de projetos em editais”, relatou.

Coordenação Editorial (DCM)Telefone: 3636-9867E-mail:[email protected]

Os resultados dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação devem ser redigi-dos com linguagem apropriada para o público-alvo, já com a indicação do veículo em que se deve publicar, a partir das nor-mas da Política Editorial do In-caper. Elas estão disponíveis na

página do Incaper (área restrita). É importante destacar que não se publicam apenas livros, mas também comunicados e circula-res técnicas, documentos, folder institucional, entre outros. Após a produção escrita, os trabalhos devem ser enviadas à Coordena-ção Editorial, no DCM, que irá direcioná-los para o Conselho Editorial para os devidos encami-nhamentos.

No caso de artigos científi-cos para revistas especializa-das, os manuscritos devem ser encaminhados para a revista selecionada e seguir as regras apresentadas por ela. A publi-cação do artigo deve ser co-municada ao DCM e, quando publicado, deve ser disponibi-lizado em formato digitalizado ou impresso para arquivamen-to na biblioteca.

Como publicar

José Aires Ventura tem cerca de 70 publicações entre livros e capítulos de livros

Por dentro doA biblioteca de portas abertas

3

A chefe da Área de Documen-tação e Informação, Merielem Frasson, apresenta informações sobre a biblioteca e seus serviços:

Como está organizada a Biblio-teca do Incaper?

É uma biblioteca especializada em informações sobre o meio ru-ral, onde se encontram livros, pe-riódicos, mapas, CDs, DVDs, VHS, folhetos e demais publicações de autores do Incaper e de outras ins-tituições. Na Sede, há a Biblioteca central. No interior, existem mini-bibliotecas na maioria dos escritó-rios locais e centros regionais.Quais os serviços da biblioteca?

Comut: aquisição, em forma-to digital, de periódicos raros ou antigos, de difícil acesso.

Empréstimo domiciliar: em-préstimo de exemplares da biblio-teca para usuários do Incaper.

Auxílio à normatização de trabalhos acadêmicos: orien-tações sobre regras da ABNT para trabalhos científicos, como artigos, monografias, dissertações e teses.

Pesquisa: auxílio ao usuário para encontrar informações de interesse, indicando as melhores fontes e bases de dados.

Depósito legal: envio de todas as publicações do Incaper para a Biblioteca Nacional e Biblioteca Nacional de Agricultura (Bina-gri), conforme exigência legal.

Intercâmbio de informações: envio de informações do Incaper para 40 instituições da área rural, que também repassam materiais.

Doação: envio fixo de mate-riais do Incaper para 25 institui-ções de ensino do meio rural.

Distribuição: Envio de mate-riais do Incaper e editoras parcei-ras para as unidades do Instituto.

Como os servidores e o público externo podem ter acesso aos materiais da Biblioteca?

Os servidores da Sede podem realizar o empréstimo na própria Biblioteca. A devolução deve ser

feita em 15 dias. Os servidores do interior podem solicitar por e-mail ou telefone. O material é enviado por malote e deve ser de-volvido em 30 dias. Os usuários externos podem realizar consul-tas na Biblioteca, que funciona como porta de entrada para o pú-blico externo conhecer o Incaper.Quais os desafios da Biblioteca?

O Incaper é uma referência em conhecimento especializado sobre o meio rural e deve manter seus servidores e o público exter-no constantemente atualizados. Nosso principal desafio é a rees-truturação da Biblioteca, revita-lizando os acervos da Sede e do interior com publicações impres-sas e digitais. Poucas pessoas têm procurado o acervo da Biblioteca por acharem que a maioria das informações está na internet. A internet oferece muita informa-ção que precisa ser filtrada, pois muitas são incorretas e desatua-lizadas. O profissional da infor-mação pode auxiliar o usuário na mediação do acesso às informa-ções mais precisas e relevantes.

Acervo total: mais de 20 mil títulos Periódicos: cerca de 200 títulosIntercâmbio: 40 instituiçõesDoação: 25 instituiçõesEmpréstimo: em torno de 15 por mês

A biblioteca em números

Merielem Frasson é formada em Biblioteconomia pela UFES, possui especialização em Biblioteca Digital de Imagem e tem experiência em Gestão Documental.

Novo modelo de gestão traz mudança de visão no Incaper

4

Por dentro doTrabalho integrado com foco

na sociedade, decisões coletivas, ações estratégicas para alcançar os resultados estabelecidos, com me-tas e indicadores de avaliação. Essa é a cara do Incaper do futuro. Pelo Modelo Integrado de Gestão por Resultados, apresentado na última quinta-feira (18) aos servidores da Sede, a instituição passará por mu-danças que irão trazer mais auto-nomia, transparência e resultados coerentes com a missão do Inca-per.

Após a apresentação do históri-co do PEI, a equipe do Escritório de Gerenciamento de Processos e Pro-jetos (EGPP) discutiu com os servi-dores como está a implantação. “O Modelo Integrado de Gestão por Resultados é o que precisaremos adotar para implantar o PEI, o que requer melhorias nos procedimen-tos internos”, explicou Virgínia Vasconcelos.

Durante o encontro, foram a-presentadas as quatro fases para a implantação do novo modelo: Ma-peamento, Desenho e Redesenho de Processos; Capacitação em Ge-renciamento de Projetos, Definição do Portfólio de Projetos Prioritá-rios e Montagem do Escritório de Projetos; Redesenho da Estrutura Organizacional; e Implantação da Central de Resultados. As três pri-meiras já estão em andamento.

“Estou com muita expectativa com o novo modelo de gestão, pois será um marco no Incaper. Estou na instituição há 27 anos, passei por vários planejamentos estratégi-cos que ficaram pelo caminho, e es-tou sentindo que esse é o momento de efetivar a implementação, já que temos novos servidores com novas ideias. Vejo que as coisas estão ca-minhando gradativamente e fico feliz por estar contribuindo com essa transformação” (Jane Ma-ria Bertoldi, Técnica de Suporte, DRH)

• Maior autonomia dos servido-res.• Resultados pactuados.• Avaliação e monitoramento dos resultados do processo: possibi-lidade de correção de rumos e avaliação da qualidade dos resul-tados, garantindo o ganho social. • Mudança de visão: da auto-refe-rência para o foco no cidadão e na sociedade (metas e resultados).• Responsabilização: prestação de contas ao cidadão e à sociedade.

“O Modelo Integrado de Ges-tão por Resultados consiste em estabelecer os resultados desejados, de acordo com os objetivos da organização; monitorar as atividades a se-rem realizadas para o alcan-ce dos resultados definidos e avaliar, realizando ações corretivas que se fizerem ne-cessárias após a avaliação. ”

“As empresas precisam adotar esse novo modelo gerencial para crescer. Com esse novo modelo, podemos observar melhor a real situação da instituição, ter mais transparência nas ações. Avaliar por resultados é algo positivo” (Vagner Gomes Corrêa, Auxiliar de Suporte, Serviços Gerais)

Vantagens do novo modelo

“Está em nossas mãos trazer o Incaper para o século XXI”, afirmou Bassani no evento

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Rafael TeixeiraPeriodicidade: Semanal

Expediente

23/04: Circuito Saúde no Centro Serrano e comemoração dos aniversariantes na Fazenda de Venda Nova.

29/04: Circuito Saúde e co-memoração dos aniversariantes na Fazenda de Pacotuba.

30/04: Apresentação do Mo-delo Integrado de Gestão por Resultados, no Centro Serrano, envolvendo o Sul Caparaó.

13/05: Apresentação do Mo-delo no Centro Norte, em con-junto com o Extremo Norte.

Por dentro do

Na Fazenda de Marilândia, os auxiliares rurais responsáveis pela aplicação de defensivos agrícolas participaram de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP) no dia 16 de abril. A atividade fez parte do trabalho final de Capacitação Continuada dos novos servidores que ingressaram no Incaper. “Fo-ram levantadas dúvidas sobre a aplicação dos produtos e também houve um treinamento sobre o manuseio dos equipamentos de aplicação”, afirmou o técnico responsável pelo DRP, Marcelo Agenciano de Freitas.

A comemoração dos aniversa-riantes do quadrimestre também animou os servidores da Fazenda de Sooretama. A festividade ocor-reu no dia 16 de abril e teve a parti-cipação de 14 pessoas, sendo 8 no-vatos. No evento, houve dinâmicas de integração entre os servidores, que abordaram a responsabilidade e o reconhecimento pelo trabalho.

Os auxiliares rurais de outros serviços, como roçagem e uso de motosserra, também partici-parão de um DRP e receberão treinamento sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI) nas respectivas áreas. “Cada funcio-nário traz suas experiências e rit-mos individuais de trabalho. Uma atividade como essa é importante porque padroniza as ações dos funcionários quanto aos cuidados referentes à aplicação de defensi-vos agrícolas”, comentou o chefe da Fazenda de Marilândia, Aldo Luiz Mauri.

O técnico Marcelo Agenciano e os servidores que participaram do DRP

Trabalho com segurança Festa na Fazenda de Sooretama

No Centro Norte, em Linha-res, o Circuito Saúde contou com a participação de 58 servidores. Além dos profissionais do Inca-per, participaram familiares dos dos servidores que moram no entorno. Além de uma palestra interativa sobre “Mitos e verda-des na alimentação”, com uma nutricionista, houve aferição de pressão, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), exame de glicemia capilar e vacinação con-

tra febre amarela, tétano e gripe (Influenza). Na ocasião, também foi comemorado o aniversaário de 16 servidores.

Saúde em pauta em Linhares

Servidores medindo IMC

5

Agenda