POR INVALIDEZ Dicas para um sorriso saudável -...

8
Ano V - Edição 17 - Setembro/2006 Filiado a Força Sindical e CNTM O ano de 2007 será especial para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, por- que, em março, a entidade comemora 40 anos de tradição e con- quistas. Para festejar a data, a diretoria está empenhada em or- ganizar uma grande festa. O objetivo é realizar um evento único para comemorar o final de mais um ano e, ao mesmo tempo, os 40 anos de fundação do STIMMME. A festa já está agendada para mar- ço de 2007, por ocasião das festividades do aniversário do Sindi- cato. “O evento que estamos planejando terá grande repercussão e contará com a participação dos trabalhadores em sua organiza- ção”, adianta o presidente do Sindicato, José Elvio Atzler de Lima. Também será responsabilidade dos trabalhadores do setor coor- denar o almoço, que deve ser servido nas mesas. As reuniões para formar as comissões e discutir sobre as atrações da festividade iniciam em setembro. Muitas novidades prometem atrair os trabalhadores do setor me- tal-mecânico para a festa, que deverá ficar na história do sindica- to. Outras informações e a programação completa serão divulgadas posteriormente e através do site www.stimmme.com.br SORTEIO DE PRÊMIOS E ATRAÇÕES Os associados vão receber uma revista contando a trajetória do STIMMME em seus 40 anos de história. O material já está em fase Festa de final de ano será realizada em março de produção e será entregue após o evento. Além disso, uma das principais atrações do encontro será o sorteio dos tradi- cionais prêmios, entre eles geladeiras, microondas, televi- sores e máquinas de lavar. O grande destaque da festa será o sorteio de um automóvel zero km para os associados. Para participar do sorteio dos prêmios, o trabalhador precisa es- tar associado há pelo menos 90 dias no STIMMME. A compra dos prêmios será feita a partir dos resultados de uma licita- ção com as lojas da cidade, vencendo aquela que apresentar o menor valor. O automóvel popular será adquirido a partir de uma negociação com as concessionárias filiadas ao sindi- cato: Via Bento, BG Veículos, Feltrin Dall’Onder e Gambatto Sul. Na próxima edição do informativo será divulgado a mar- ca e o modelo vencedor. As fotos que aparecem nessa maté- ria são meramente ilustrativas. ESCOLHA DA RAINHA Outra novidade no calendário de festividades promovidas pelo STIMMME é a definição sobre a escolha da Rainha dos Metalúrgicos: o evento será realizado a cada dois anos, em uma festa exclusiva. A festividade marcará a eleição da mais bela trabalhadora do setor metal-mecânico e deverá ser agendada para o segundo semestre de 2007. Um carro zero km e muitos prêmios serão sorteados na festa dos 40 anos do STIMMME. Quem quiser concorrer precisa se assoaciar com pelo menos 90 dias de antecedência. O telefone é 3452-2003.

Transcript of POR INVALIDEZ Dicas para um sorriso saudável -...

08

Ano V - Edição 17 - Setembro/2006Filiado a Força Sindical e CNTM

O ano de 2007 será especial para o Sindicato dos Trabalhadoresnas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, por-que, em março, a entidade comemora 40 anos de tradição e con-quistas. Para festejar a data, a diretoria está empenhada em or-ganizar uma grande festa. O objetivo é realizar um evento únicopara comemorar o final de mais um ano e, ao mesmo tempo, os 40anos de fundação do STIMMME. A festa já está agendada para mar-ço de 2007, por ocasião das festividades do aniversário do Sindi-cato. “O evento que estamos planejando terá grande repercussãoe contará com a participação dos trabalhadores em sua organiza-ção”, adianta o presidente do Sindicato, José Elvio Atzler de Lima.Também será responsabilidade dos trabalhadores do setor coor-denar o almoço, que deve ser servido nas mesas. As reuniões paraformar as comissões e discutir sobre as atrações da festividadeiniciam em setembro.

Muitas novidades prometem atrair os trabalhadores do setor me-tal-mecânico para a festa, que deverá ficar na história do sindica-to. Outras informações e a programação completa serão divulgadasposteriormente e através do site www.stimmme.com.br

SORTEIO DE PRÊMIOS E ATRAÇÕESOs associados vão receber uma revista contando a trajetória do

STIMMME em seus 40 anos de história. O material já está em fase

Festa de final de ano será realizada em marçode produção e será entregue após o evento. Além disso, umadas principais atrações do encontro será o sorteio dos tradi-cionais prêmios, entre eles geladeiras, microondas, televi-sores e máquinas de lavar. O grande destaque da festa seráo sorteio de um automóvel zero km para os associados. Paraparticipar do sorteio dos prêmios, o trabalhador precisa es-tar associado há pelo menos 90 dias no STIMMME. A comprados prêmios será feita a partir dos resultados de uma licita-ção com as lojas da cidade, vencendo aquela que apresentaro menor valor. O automóvel popular será adquirido a partirde uma negociação com as concessionárias filiadas ao sindi-cato: Via Bento, BG Veículos, Feltrin Dall’Onder e GambattoSul. Na próxima edição do informativo será divulgado a mar-ca e o modelo vencedor. As fotos que aparecem nessa maté-ria são meramente ilustrativas.

ESCOLHA DA RAINHAOutra novidade no calendário de festividades promovidas

pelo STIMMME é a definição sobre a escolha da Rainha dosMetalúrgicos: o evento será realizado a cada dois anos, emuma festa exclusiva. A festividade marcará a eleição da maisbela trabalhadora do setor metal-mecânico e deverá seragendada para o segundo semestre de 2007.

Um carro zero km e muitos prêmios serão sorteados na festa dos 40 anos do STIMMME.Quem quiser concorrer precisa se assoaciar com pelo menos 90 dias de antecedência.

O telefone é 3452-2003.

ESCRITÓRIO CAINELLI DE ADVOCACIA

Bento GonçalvesRua General Osório, 248 - Centro(próximo ao Hospital Tacchini)

Fone 54.34521906e-mail:[email protected]

Nova PrataAvenida Borges de Medeiros, 846

(em frente a Igreja Matriz).

EM VERANÓPOLIS E NOVA BASSANOATENDEMOS NAS SUB-SEDES DO SINDICATO.

1º) Quem tem direito?Todo segurado que for consideradoincapaz de reabilitar-se para o exer-cício de atividade que lhe garanta asubsistência. A verificação da condi-ção de incapacidade deve ser atesta-da pelo médico do paciente e subme-tida à confirmação por exame médi-co-pericial a cargo da previdênciasocial, podendo o segurado, à custa,fazer-se acompanhar à perícia por seumédico. Comprovada a incapacidade,e negado o pedido de aposentadoriapor invalidez pelos médicos peritos doINSS, existe a possibilidade do segu-rado requerer o benefício através deação judicial.

2º) Pode o segurado aposentar-sepor invalidez em razão de doençaou lesão já existente quando do iní-cio do pagamento do INSS?Não tem direito a aposentadoria porinvalidez o paciente que restar in-capacitado para o trabalho por do-ença ou lesão já existente antes decomeçar pagar INSS, salvo quando aincapacidade for decorrente de pro-gressão ou agravamento dessa do-ença ou lesão.

3º) Qual o valor da aposentadoriapor invalidez?A aposentadoria por invalidez consis-tirá numa renda mensal correspon-dente a 100% (cem por cento) do sa-lário-de-benefício do segurado.

4º) Em caso de necessidade de auxí-lio de terceiro, é devido algum acrés-cimo ao aposentado por invalidez?Sim. O valor da aposentadoria por in-validez do segurado que necessitar daassistência permanente de outra pes-soa será acrescido de 25% (vinte e cin-co por cento).

APOSENTADORIAPOR INVALIDEZ

Quando falamos sobre saúde bucal, temos que ter em mente que a preven-ção é tão importante quanto o tratamento, pois é o que evita que os proble-mas ocorram. Se não tivermos uma higiene adequada, problemas desagradá-veis, como dor ou inchaço na gengiva podem nos pegar de surpresa.

Normalmente, quando sentimos dor em um dente, é porque estamos comcárie. Geralmente, ela acontece devido à uma higiene bucal ruim, ao consu-mo excessivo de doces e conseqüentemente ao acúmulo de placa bacterianano dente (aquela “massinha” amarela grudada no dente). Para evitar que acárie ocorra, basta diminuir a freqüência de ingestão de doces e ter o hábitode limpar bem os dentes após as refeições e antes de dormir.

Junto com a placa bacteriana, o tártaro (crostas amarelo – escuras ou mar-rons grudadas normalmente na parte de dentro dos dentes) pode agravar oproblema na gengiva, fazendo com que ela fique inflamada e inchada e sedesloque para baixo. Isto poderá fazer com que o osso que segura o dente“desmanche” e o dente caia, em casos mais graves.

Para fazermos uma boa higiene, não basta apenas escovarmos os dentescorretamente. Precisamos também utilizar fio dental sempre, pois a escovanão consegue limpar entre um dente e outro, apenas o fio. Podemos também,fazer bochechos diários com flúor (a partir dos 06 anos), ele deixará os dentesmais fortes, criando uma barreira protetora contra a cárie. Converse com odentista e veja o seu caso.

Lembramos que sempre que você estiver com alguma dúvida, conte com osdentistas do STIMMME, o Dr. Roberto e a Dra. Shana. Queremos ver seu sorrisosempre bonito e saudável!

Dicas para umsorriso saudável

DRA SHANA DE AZEVEDO FEDATTOCIRURGIA-DENTISTA

Fórum Sindical pede correção deimpostos ao Ministro do Trabalho

Aproveitando a visita do Ministro doTrabalho, Luiz Marinho, a Bento Gon-çalves, o Fórum Sindical dos Trabalha-dores do município entregou um docu-mento ao político solicitando maisatenção à tabela do imposto de renda.

Representando o Fórum Sindical, os presidentes de Sindicatos Eliana Passarin, José Elvio Atzler de Lima e OclairSanches entregaram documento ao Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

O texto, assinado por dez sindicatos,entre eles o STIMMME, reivindica a cor-reção da tabela para maior justiça so-cial com os trabalhadores do país eampliação das deduções com gasto emeducação e saúde.

0702

Bertolini confraterniza em costelão

Alegria comandou Festa Junina

SEDE CAMPESTRE

Música, fo-gueira, brinca-deiras, casamen-to caipira e mui-ta comida típica,como pinhão, pi-poca, quentão,cachorro quentee amendoim fo-ram as atraçõesda primeira Fes-ta Junina promo-vida pelo STIMM-ME, no dia de SãoJoão, (24) de ju-nho, na sede

campestre. A comemoração contou com a participação de maisde 850 pessoas, entre associados da categoria e seus familia-res, que receberam ingressos gratuitos e puderam se deliciarlivremente com as guloseimas durante toda a noite.

“Procuramos organizar encontros voltados à família do asso-ciado, promovendo sua integração com a entidade. Fiquei im-pressionado com a participação dos trabalhadores nessa come-moração e estou muito feliz com o sucesso na realização demais uma grande festa. Com certeza esse evento já está emnosso calendário anual de promoções”, enfatizou o presidentedo STIMMME, José Elvio Atzler de Lima.

As brincadeiras foram uma atração à parte: cadeia, pesca-ria, jogo das argolas e o jogo de dardos envolveram os convida-dos. Como não pode faltar em uma festa junina, o tradicionalcasamento caipira foi interpretado por integrantes da direto-ria e colaboradores do Sindicato. A quadrilha deu a partida para

Primando pelo bomrelacionamento entre oscolaboradores, todos osanos a Bertolini confra-

terniza com os integran-tes da Cipa e da Brigada

de Incêndio da empresa.Participam da festividade os

membros da atual gestão e os novosintegrantes da diretoria da Cipa, renovadosa cada ano, além da Brigada de Incêndio daempresa. Neste ano, a festa foi um costelãorealizado dia 05 de agosto na sede campes-tre do Sindicato. Mais de 150 pessoas parti-ciparam do almoço.

Crianças ganham parque nasede campestre

Com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para di-versão das crianças na sede campestre, o STIMMME inauguraum parque infantil com vários brinquedos que prometem fa-zer a festa dos pequenos. Para comemorar mais essa conquis-ta, no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a diretoria doSindicato vai distribuir balas e balões, festejando com muitasbrincadeiras e alegria o novo espaço direcionado às crianças.

o início da festa e foi acompanhada pela queima de fogos edanças junto à grande fogueira preparada para o encontro. Aolongo da festividade, o conjunto Som da Serra animou os convi-dados.

Cenário caipiraA sede campestre sofreu uma verdadeira transformação para

a Festa Junina. A fim de deixar os convidados no clima junino,cinco quiosques foram preparados para a realização das brin-cadeiras, bem como a igreja para o casamento. Todo o cenáriofoi coberto com galhos de vassoura, no melhor estilo caipira.Além disso, a decoração chamou a atenção pelas luzes e ban-deirolas que deixaram a sede campestre do STIMMME ainda maiscaracterizada. Na entrada, tochas iluminavam o caminho quedava acesso a festa.

Palavra do Presidente

Presidente: José Élvio Atzler de LimaVice-Presidente: Deoclides dos SantosDiretor Administrativo: Nelson MenegottoDiretor Formação Política Sindical: Ademar BressanDiretor Divulgação Cultural e Lazer: Antônio Danilo BraunDiretor de Finanças: Lucindo RubboDiretor Adjunto de Finanças: Inácio Lazzarotto

Diretoria – Gestão 2005/2009

Suplentes Dorvalino de Toni, Ademir Ferlito, Denis Braun,José A. dos Santos, Irajá Cabral Piegas

Conselho FiscalBernardino P. de SouzaAdemar LuciettoZeonir Marcante

Suplentes

Leoclides MariniFátima Pessutto

Delegados Repres.

José Élvio Atzler de LimaNelson Menegotto

Suplentes

Zulmir TarsoClarisse de F. dos Santos

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas IndústriasMetalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves

Rua Dom José Barea, 60 - Fone: (54) 3452-2003 - Bento Gonçalves - RS

www.stimmme.com.br

Coordenação: Exata Comunicação e Eventos - Fone: 3055-2225

Editoração: Ricardo Passarin - Fone: 3451-8924

Tiragem: 3.500 exemplares Distribuição: Gratuita

Estamos pas-sando da metadedo ano e já acu-mulamos umagrande satisfa-ção: consegui-mos formalizartodas as conven-ções coletivas,sendo que nãoatingimos os ín-dices reivindica-dos pela categoria mas entendemos que isso éresultado da situação que o país vive hoje.

Esperamos, sinceramente, que haja melho-ras para os próximos anos, e temos em nossasmãos a oportunidade para gerar essa mudançapositiva.

No dia 1º de outubro ocorrem as eleições etemos o dever de escolher os administradoresno nosso país. Peço a todos os trabalhadores queanalisem com atenção e votem de forma cons-ciente. Esse é o momento de mostrarmos se es-tamos satisfeitos com a atual situação ou indig-nados, e assim exigir mudanças imediatas. O votode cada um é importante e tem força para con-quistar um país justo. É a hora de todos contri-buirmos por uma sociedade melhor.

Nesse período também estamos iniciando ospreparativos para a festa de final de ano, quea partir de agora será realizada sempre no mêsde março. Em dezembro, sofríamos com a au-sência de muitos companheiros, principalmen-te porque naquele mês as empresas costumamrealizar suas confraternizações. A idéia de fa-zer essa mudança já existia. Este ano, por oca-sião das festividades dos 40 anos do Sindicato,decidimos aproveitar a oportunidade e reali-zar uma festa única – e de proporções aindamaiores, com sorteio de muitos prêmios, in-clusive de um carro zero km. Desde já faço oconvite para que todos os associados partici-pem dessa confraternização tão importantepara a família STIMMME.

J o s é Él v i o A t z l e r d e L i m a

Rindo com o presidenteNo final do mês, o dono da empresa queren-

do testar a confiança de um funcionário coloca20 reais a mais no seu salário. Passa o tempo eo funcionário não relata nada. Chegando nopróximo mês, o patrão resolveu colocar 20 re-ais a menos. Quando o funcionário recebeu, fi-

cou bravo e foi a sala do seu patrão imediatamente, dizendo que o salárioestava errado. O patrão diz:

- E por que você não falou comigo no mês passado?E o funcionário responde:- Erar uma vez eu aceito, mas duas não.

O STIMMME formou aproximada-mente 300 alunos no curso de infor-mática. Agora, eles dominam progra-mas como Windows, Word, Excel, IPD,sabem digitação e têm conhecimen-tos sobre Internet, Access, PowerPo-int, CorelDraw, PageMaker e FrontPa-ger. A entrega dos certificados aos 40alunos da sub sede do Sindicato deNova Bassano, foi no dia 10 de junho,seguida por um coquetel de confra-ternização. No dia 18 de agosto foi a

Sindicato forma turmasde informática

Formatura do curso de informática em Veranópolis

Formatura do curso em Nova Bassano

vez de Veranópolis formar sua primei-ra turma: 250 alunos receberam di-ploma e também participaram de umaconfraternização no refeitório da em-presa ER Amantino. O presidente doSindicato falou da satisfação em rea-lizar o primeiro curso de informáticana cidade, dos benefícios oferecidose dos projetos futuros que o STIMM-ME pretende implantar. Depois da en-trega dos certificados, todos partici-param de um coquetel.

0306

Trabalhador não precisamais provar que tem uma

doença ocupacional

JULIANA KROB DI LORENZO / RAFAEL MARANGON ORSOADVOGADOS

“Sempre fui associada ao Sindicato porque acredito nopotencial do seu trabalho. O Stimmme é importante poisajuda os associados e as empresas principalmente a man-terem uma boa relação. Além disso, a entidade possibili-ta aos associados da categoria reivindicarem seus direi-tos e objetivos de forma harmoniosa e competente, tra-zendo resultados positivos, melhores condições de tra-balho e de vida.”

Ana Paula Ferrari, 24 anos, associada há seis anos e fun-cionária da Maxiaço Indústria de Aberturas e Perfis Ltda

A opinião de quem é associado

O trabalhador com carteira assinada não precisará mais provar que tem uma do-ença ocupacional (entende-se como relacionada com o seu trabalho), caso a empre-sa não reconheça isso, segundo o texto da Medida Provisória n.º 316, anunciada em11 de agosto de 2006.

Antes, se a empresa não registrasse uma CAT (Comunicação de Acidente de Traba-lho), o funcionário que estava afastado receberia benefícios comuns da Previdência(auxílio-doença) e não teria vantagens adicionais como o depósito de FGTS e a esta-bilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho.

As novas regras sobre acidentes de trabalho e prevenção da saúde do trabalhadorvieram na mesma MP que fixou em 5,01% o reajuste para aposentados e pensionistasque recebem mais de um salário mínimo.

Entretanto, importante salientar que essa medida terá que ser votada pelo Con-gresso Nacional em até 120 dias, para que não perca a validade. FIQUE DE OLHO.

Estamos de Olho

“O motivo pelo qual decidi me associar são as condiçõesque o sindicato oferece: primeiro os planos odontológi-cos, depois, a sede campestre, onde poderei desfrutarcom a minha família. No entanto, a principal razão são oscursos de informática. Agora posso concretizar um antigodesejo. Já fiz a inscrição para o curso que iniciou dia 29de agosto e quero aproveitar essa facilidade também parameus filhos. O sindicato é muito bom e dá oportunidadespara quem tem menos condições, favorecendo, com suaestrutura, os associados e seus dependentes.”

Lúcia Barella Costenaro, associada há 30 dias e funcio-nária da Metalúrgica Obispa.

Perfil da Diretoria

JOSÉ ALVES DOS SANTOSO trabalho é tudo para José Alves dos Santos, Su-

plente da Diretoria do Stimmme. “Sem trabalho nãose faz nada, é importante para a sobrevivência”, diz.Prova dessa filosofia é a sólida carreira profissionalque construiu: há 23 anos atua na Farina Componen-tes Automotivos, atualmente exercendo a função deSupervisor de Fundição.

Sua atuação profissional estende-se também à par-ticipação na diretoria do Stimmme, da qual é suplentehá 12 anos. “O Sindicato é uma entidade que faz umtrabalho sério, honesto e sempre prioriza o associado ea categoria”, afirma. É positivo participar do Stimmmeporque, além de representar milhares de trabalhado-res da categoria pertencentes a 19 municípios, o sindi-cato tem se destacado por representar de forma ativaos interesses dos trabalhadores, conforme ele.

“Digo aos associados que continuem acreditando nopotencial de nosso sindicato. A estrutura que a entida-de tem hoje é toda oferecida e disponibilizada em proldeles, por isso é fundamental continuar participandodas ações promovidas pelo Stimmme”, diz.

José nasceu dia 26 de setembro de 1960, em Bar-ros Casal. Há 23 anos reside em Bento Gonçalves, ci-dade que considera ótima para viver, morar e traba-lhar. É casado e pai de Rafael e Helen.

ASSÉDIO MORALVamos juntos combater toda essa humilhação. Não deixede dar o seu grito inicial para garantirmos um ambientede trabalho sem violência e que seja sinônimo de cidada-nia. Qualquer abuso denuncie agora mesmo através do

0800.51.0467424 HORAS A SERVIÇO DO TRABALHADOR.

LIGAÇÃO GRATUITA

DORVALINO DE TONIGostar do que faz está entre os principais ingre-

dientes da trajetória profissional de Dorvalino DeToni, há 15 anos colaborador da Meber, atualmenteexercendo função no setor de usinagem. "O traba-lho para mim representa tudo, é gratificante e gos-to muito do trabalho que eu faço", afirma.

Outra fonte de satisfação para Dorvalino é aparticipação no STIMMME: há dez anos faz parte dadiretoria do sindicato. "Gosto muito de integrar adiretoria porque, assim, consigo ajudar mais as pes-soas e fazer o que posso para auxiliar através daestrutura que o sindicato oferece", explica.

A entidade é importante porque ajuda muito otrabalhador, representando-o e garantindo o acessoa benefícios e todo o apoio necessário, seja médico,odontológico ou jurídico, através dos convênios, áreade laser com a sede campestre e tantas outras faci-lidades que a estrutura atual permite aos associadose dependentes, segundo ele. "Digo aos trabalhado-res que conheçam de perto os projetos do sindicato,sua estrutura e seus benefícios, e assim possam par-ticipar cada vez mais, se associando e garantido umamelhor representatividade do setor."

Dorvalino nasceu dia 28 de fevereiro de 1955,em Bento Gonçalves, cidade na qual sempre viveu."Gosto muito de Bento Gonçalves", garante. Casadocom Aneli Pastorello, é pai de Igor e Diego.

Tendo como principal função representar deforma atuante e positiva os trabalhadores do seg-mento metalúrgico, defendendo seus interesses,o Stimmme busca constante atualização sobre ascondições do setor no contexto nacional para ga-rantir a qualidade do futuro de seus associados.Prova disso é a participação da entidade em doisimportantes encontros nacional e estadual. Umdeles foi o 1° Congresso Da Confederação Nacio-nal Dos Trabalhadores Metalúrgicos Do Brasil, re-alizado nos dias 06 e 07 de junho em Praia Gran-de, São Paulo.

O encontro teve como objetivo definir os ru-mos da categoria até 2009, entre elas a propostados sindicalistas de unificar a data-base dos me-talúrgicos em todo o país. Na oportunidade tam-bém foram discutidos temas como contrato cole-tivo de trabalho; condições de trabalho, saúde,higiene e segurança nos locais de trabalho; jor-nada de trabalho de 40 horas; reforma sindical;qualificação da mão-de-obra; liberdade à açãosindical; reforma trabalhista e tributária e coo-perativas.

Participaram do Congresso cerca de 1,2 mil de-legados sindicais de todo o Brasil, representandoum milhão e duzentos mil trabalhadores Metalúr-gicos ligados a CNTM (Confederação Nacional dosTrabalhadores Metalúrgicos). O Sindicato foi re-presentado por Deoclides Dos Santos, Nelson Me-negotto, Lucindo Rubbo, Inácio Lazzarotto, Dor-valino De Toni, Bernardino Prestes De Souza, Zeo-nir Marcante e Clarisse De Fátima Dos Santos.

Sindicato participa de encontros sobre o futuro do trabalhador

NO ESTADOJá em âmbito estadual, o Stimmme, representado por Nelson Menegotto,

participou do 5° Congresso Estadual da Força Sindical do Rio Grande do Sul,realizado em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de agosto. O congresso foi palcopara discussões relacionadas à luta pelo desenvolvimento do Estado e dos tra-balhadores gaúchos, à reforma sindical e trabalhista, à grande crise que aba-teu sobre os setores metalúrgico, mecânico, máquinas agrícolas, couro, calça-dos e moveleiro no Rio Grande do Sul.

Festa com mateada naAbastecedora Décio

O Stimmme convida seus associados para participar da festa dia 30 de setembro naAbastecedora Décio. O Sindicato participa da promoção com um espaço exclusivoonde será prestado atendimento odontológico gratuito a todos os presentes.

Haverá sorteio de diversos brindes para o público, brincadeiras e apresentaçõesmusicais. Outra atração é o “Dia da Qualidade Total”, promoção da ESSO, queestará disponibilizando serviços de lubrificantes e testes de controle atravésdo CQT ESSO (Controle de Qualidade Total), com sorteio de brindes e pro-moção especial no valor do combustível.

Traga a cuia e a bomba que a água quente e a erva mate serão porconta da Jacutinga. Participe da mateada e vamos juntos fazer umagrande festa na Abastecedora Décio.

Data: 30 de setembro de 2006Horário: das 9 às 16h30minLocal: Abastecedora Décio, na rua Salgado Filho

Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3452-2003

Diretores do Stimmme marcaram presença no 1° Congresso Da Confederação Nacional Dos TrabalhadoresMetalúrgicos Do Brasil

0504

Stimmme recebe a visita do Senador Pedro Simon

Deputado Álvaro Boéssio visita o Sindicato

Sempre que vem àSerra gaúcha, o De-putado Estadual Ál-varo Boéssio reservaum tempo em suaagenda para visitar adiretoria do STIMMMEem Bento Gonçalves.No dia 13 de julho,foi recepcionadopelo diretor adminis-trativo, Nelson Mene-gotto, e pelo presi-dente, José Élvio At-zler de Lima, na sedeadministrativa doSindicato. O deputado Boéssio falou dos projetos em andamento e colo-cou o seu gabinete, em Porto Alegre, à disposição do STIMMME.

O presidente doSTIMMME, José Él-vio Atzler de Lima(centro), recebeuuma medalha porser considerado‘Amigo da Brigadados Bombeiros deBento Gonçalves’.Na foto, aparececom o comandan-te do Corpo deBombeiros de Ben-to Gonçalves, Ca-

pitão Mauro Moro, e o Prefeito Alcindo Gabrielli. A solenidade aconte-ceu no dia 30 de junho, oportunidade em que o Corpo de Bombeirosrecebeu a doação de uma motocicleta oferecida pela ExpoBento e deum automóvel zero km pela Movelsul e Fimma Brasil.

Presidente ganha medalha de honra

Trabalhadoresvotam a favor dobanco de horas

O Sindicato realizou assembléia com os traba-lhadores da empresa Medabil Sistemas Constru-tivos S/A com o objetivo de deliberar sobre a pos-sibilidade de aderir ao banco de horas. Os cola-boradores votaram a favor do sistema. A assem-bléia foi realizada dia 25 de julho, em dois tur-nos, reunindo um total de 210 trabalhadores noSalão paroquial de Nova Bassano, cidade onde osindicato tem base e sub-sede.

Foto registou a visita oficial da comitiva do partidoà sede do Sindicato

Presidente do STIMMME, José Élvio Atzler de Lima, deu as boas vindas aosrepresentantes políticos do PMDB

Autoridades políticas regionais, entre elas o Senador Pe-dro Simon, os deputados Alexandre Postal e Wilson Cignachi,o presidente do PMDB local, Aido José Bertuol, e o Prefeitode Bento Gonçalves Alcindo Gabrielli visitaram a sede do

Sindicato dia 22 de agosto. O presidente José Élvio Atzler deLima, diretores e colaboradores da entidade recepcionarama comitiva, que conheceu a estrutura do STIMMME e os servi-ços por ele prestados aos associados da categoria.

Nelson Menegotto, Álvaro Boéssio eJosé Élvio Atzler de Lima

O STIMMME, através do seu presidente, atua tam-bém em prol da segurança da comunidade. José ElvioAtzler de Lima foi empossado como membro do Conse-lho Municipal de Segurança Comunitária (Consecom)durante solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, dia19 de junho. O suplente é Adiles Fossa.

A principal atribuição do Conselho é auxiliar o mu-nicípio na elaboração de políticas voltadas a melhori-as na área da segurança pública. Reunindo 18 mem-bros titulares e 18 suplentes por um mandato de doisanos, o Consecom foi criado através da Lei Municipalnº 3.864, de 22 de dezembro de 2005 como órgão mu-nicipal de caráter consultivo, deliberativo, permanentee com participação da sociedade civil organizada.

Prestigiaram a solenidade, o prefeito municipal Al-cindo Gabrielli, o vice-prefeito Jauri da Silveira Pei-xoto, o Comandante do 3º Batalhão Rodoviário da Bri-gada Militar Major Luiz Roberto Bonatto, o Procuradorda República Alexandre Scheneider, secretários muni-cipais, vereadores, autoridades civis e militares, im-prensa e comunidade.

Os trabalhadores metalúrgicos fecharam a convenção co-letiva em 4,5%, e os mecânicos em 5%, durante encontro rea-lizado dia 14 de julho. O índice é extensivo a todas as basesde atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Me-talúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, que abrange 19municípios da região.

Considerando o INPC de 3,34% entre maio de 2005 e maiode 2006, o trabalhador do setor metalúrgico obteve ganho realde 1,16% e os do setor mecânico 1,66%, conforme o presidentedo STIMMME, José Elvio Atzler de Lima. “Sabemos que esseíndice não contempla as necessidades da categoria, mas pre-cisamos levar em consideração a situação atual do nosso se-tor. Fazendo essa avaliação, o próprio trabalhador acabouaprovando o reajuste em assembléia”, disse.

Outras informações sobre os pisos e cláusulas sociais po-dem ser conferidas no site www.stimmme.com.br

Metalúrgicos e mecânicos fecham convenção coletiva

Stimmme integra o Conselho Municipal deSegurança Comunitária

José Élvio Atzler de Lima foi empossado como membro do Consecom

Vagas Abertas !!!

O Sindicato oferece aos associados e

dependentes treinamentos de Informática

Básica e Excel Avançado na sede de

Bento Gonçalves. Interessados devem

entrar em contato com Daiane pelo fone:

3452-2003

Cursos de Informática

0504

Stimmme recebe a visita do Senador Pedro Simon

Deputado Álvaro Boéssio visita o Sindicato

Sempre que vem àSerra gaúcha, o De-putado Estadual Ál-varo Boéssio reservaum tempo em suaagenda para visitar adiretoria do STIMMMEem Bento Gonçalves.No dia 13 de julho,foi recepcionadopelo diretor adminis-trativo, Nelson Mene-gotto, e pelo presi-dente, José Élvio At-zler de Lima, na sedeadministrativa doSindicato. O deputado Boéssio falou dos projetos em andamento e colo-cou o seu gabinete, em Porto Alegre, à disposição do STIMMME.

O presidente doSTIMMME, José Él-vio Atzler de Lima(centro), recebeuuma medalha porser considerado‘Amigo da Brigadados Bombeiros deBento Gonçalves’.Na foto, aparececom o comandan-te do Corpo deBombeiros de Ben-to Gonçalves, Ca-

pitão Mauro Moro, e o Prefeito Alcindo Gabrielli. A solenidade aconte-ceu no dia 30 de junho, oportunidade em que o Corpo de Bombeirosrecebeu a doação de uma motocicleta oferecida pela ExpoBento e deum automóvel zero km pela Movelsul e Fimma Brasil.

Presidente ganha medalha de honra

Trabalhadoresvotam a favor dobanco de horas

O Sindicato realizou assembléia com os traba-lhadores da empresa Medabil Sistemas Constru-tivos S/A com o objetivo de deliberar sobre a pos-sibilidade de aderir ao banco de horas. Os cola-boradores votaram a favor do sistema. A assem-bléia foi realizada dia 25 de julho, em dois tur-nos, reunindo um total de 210 trabalhadores noSalão paroquial de Nova Bassano, cidade onde osindicato tem base e sub-sede.

Foto registou a visita oficial da comitiva do partidoà sede do Sindicato

Presidente do STIMMME, José Élvio Atzler de Lima, deu as boas vindas aosrepresentantes políticos do PMDB

Autoridades políticas regionais, entre elas o Senador Pe-dro Simon, os deputados Alexandre Postal e Wilson Cignachi,o presidente do PMDB local, Aido José Bertuol, e o Prefeitode Bento Gonçalves Alcindo Gabrielli visitaram a sede do

Sindicato dia 22 de agosto. O presidente José Élvio Atzler deLima, diretores e colaboradores da entidade recepcionarama comitiva, que conheceu a estrutura do STIMMME e os servi-ços por ele prestados aos associados da categoria.

Nelson Menegotto, Álvaro Boéssio eJosé Élvio Atzler de Lima

O STIMMME, através do seu presidente, atua tam-bém em prol da segurança da comunidade. José ElvioAtzler de Lima foi empossado como membro do Conse-lho Municipal de Segurança Comunitária (Consecom)durante solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, dia19 de junho. O suplente é Adiles Fossa.

A principal atribuição do Conselho é auxiliar o mu-nicípio na elaboração de políticas voltadas a melhori-as na área da segurança pública. Reunindo 18 mem-bros titulares e 18 suplentes por um mandato de doisanos, o Consecom foi criado através da Lei Municipalnº 3.864, de 22 de dezembro de 2005 como órgão mu-nicipal de caráter consultivo, deliberativo, permanentee com participação da sociedade civil organizada.

Prestigiaram a solenidade, o prefeito municipal Al-cindo Gabrielli, o vice-prefeito Jauri da Silveira Pei-xoto, o Comandante do 3º Batalhão Rodoviário da Bri-gada Militar Major Luiz Roberto Bonatto, o Procuradorda República Alexandre Scheneider, secretários muni-cipais, vereadores, autoridades civis e militares, im-prensa e comunidade.

Os trabalhadores metalúrgicos fecharam a convenção co-letiva em 4,5%, e os mecânicos em 5%, durante encontro rea-lizado dia 14 de julho. O índice é extensivo a todas as basesde atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Me-talúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, que abrange 19municípios da região.

Considerando o INPC de 3,34% entre maio de 2005 e maiode 2006, o trabalhador do setor metalúrgico obteve ganho realde 1,16% e os do setor mecânico 1,66%, conforme o presidentedo STIMMME, José Elvio Atzler de Lima. “Sabemos que esseíndice não contempla as necessidades da categoria, mas pre-cisamos levar em consideração a situação atual do nosso se-tor. Fazendo essa avaliação, o próprio trabalhador acabouaprovando o reajuste em assembléia”, disse.

Outras informações sobre os pisos e cláusulas sociais po-dem ser conferidas no site www.stimmme.com.br

Metalúrgicos e mecânicos fecham convenção coletiva

Stimmme integra o Conselho Municipal deSegurança Comunitária

José Élvio Atzler de Lima foi empossado como membro do Consecom

Vagas Abertas !!!

O Sindicato oferece aos associados e

dependentes treinamentos de Informática

Básica e Excel Avançado na sede de

Bento Gonçalves. Interessados devem

entrar em contato com Daiane pelo fone:

3452-2003

Cursos de Informática

0306

Trabalhador não precisamais provar que tem uma

doença ocupacional

JULIANA KROB DI LORENZO / RAFAEL MARANGON ORSOADVOGADOS

“Sempre fui associada ao Sindicato porque acredito nopotencial do seu trabalho. O Stimmme é importante poisajuda os associados e as empresas principalmente a man-terem uma boa relação. Além disso, a entidade possibili-ta aos associados da categoria reivindicarem seus direi-tos e objetivos de forma harmoniosa e competente, tra-zendo resultados positivos, melhores condições de tra-balho e de vida.”

Ana Paula Ferrari, 24 anos, associada há seis anos e fun-cionária da Maxiaço Indústria de Aberturas e Perfis Ltda

A opinião de quem é associado

O trabalhador com carteira assinada não precisará mais provar que tem uma do-ença ocupacional (entende-se como relacionada com o seu trabalho), caso a empre-sa não reconheça isso, segundo o texto da Medida Provisória n.º 316, anunciada em11 de agosto de 2006.

Antes, se a empresa não registrasse uma CAT (Comunicação de Acidente de Traba-lho), o funcionário que estava afastado receberia benefícios comuns da Previdência(auxílio-doença) e não teria vantagens adicionais como o depósito de FGTS e a esta-bilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho.

As novas regras sobre acidentes de trabalho e prevenção da saúde do trabalhadorvieram na mesma MP que fixou em 5,01% o reajuste para aposentados e pensionistasque recebem mais de um salário mínimo.

Entretanto, importante salientar que essa medida terá que ser votada pelo Con-gresso Nacional em até 120 dias, para que não perca a validade. FIQUE DE OLHO.

Estamos de Olho

“O motivo pelo qual decidi me associar são as condiçõesque o sindicato oferece: primeiro os planos odontológi-cos, depois, a sede campestre, onde poderei desfrutarcom a minha família. No entanto, a principal razão são oscursos de informática. Agora posso concretizar um antigodesejo. Já fiz a inscrição para o curso que iniciou dia 29de agosto e quero aproveitar essa facilidade também parameus filhos. O sindicato é muito bom e dá oportunidadespara quem tem menos condições, favorecendo, com suaestrutura, os associados e seus dependentes.”

Lúcia Barella Costenaro, associada há 30 dias e funcio-nária da Metalúrgica Obispa.

Perfil da Diretoria

JOSÉ ALVES DOS SANTOSO trabalho é tudo para José Alves dos Santos, Su-

plente da Diretoria do Stimmme. “Sem trabalho nãose faz nada, é importante para a sobrevivência”, diz.Prova dessa filosofia é a sólida carreira profissionalque construiu: há 23 anos atua na Farina Componen-tes Automotivos, atualmente exercendo a função deSupervisor de Fundição.

Sua atuação profissional estende-se também à par-ticipação na diretoria do Stimmme, da qual é suplentehá 12 anos. “O Sindicato é uma entidade que faz umtrabalho sério, honesto e sempre prioriza o associado ea categoria”, afirma. É positivo participar do Stimmmeporque, além de representar milhares de trabalhado-res da categoria pertencentes a 19 municípios, o sindi-cato tem se destacado por representar de forma ativaos interesses dos trabalhadores, conforme ele.

“Digo aos associados que continuem acreditando nopotencial de nosso sindicato. A estrutura que a entida-de tem hoje é toda oferecida e disponibilizada em proldeles, por isso é fundamental continuar participandodas ações promovidas pelo Stimmme”, diz.

José nasceu dia 26 de setembro de 1960, em Bar-ros Casal. Há 23 anos reside em Bento Gonçalves, ci-dade que considera ótima para viver, morar e traba-lhar. É casado e pai de Rafael e Helen.

ASSÉDIO MORALVamos juntos combater toda essa humilhação. Não deixede dar o seu grito inicial para garantirmos um ambientede trabalho sem violência e que seja sinônimo de cidada-nia. Qualquer abuso denuncie agora mesmo através do

0800.51.0467424 HORAS A SERVIÇO DO TRABALHADOR.

LIGAÇÃO GRATUITA

DORVALINO DE TONIGostar do que faz está entre os principais ingre-

dientes da trajetória profissional de Dorvalino DeToni, há 15 anos colaborador da Meber, atualmenteexercendo função no setor de usinagem. "O traba-lho para mim representa tudo, é gratificante e gos-to muito do trabalho que eu faço", afirma.

Outra fonte de satisfação para Dorvalino é aparticipação no STIMMME: há dez anos faz parte dadiretoria do sindicato. "Gosto muito de integrar adiretoria porque, assim, consigo ajudar mais as pes-soas e fazer o que posso para auxiliar através daestrutura que o sindicato oferece", explica.

A entidade é importante porque ajuda muito otrabalhador, representando-o e garantindo o acessoa benefícios e todo o apoio necessário, seja médico,odontológico ou jurídico, através dos convênios, áreade laser com a sede campestre e tantas outras faci-lidades que a estrutura atual permite aos associadose dependentes, segundo ele. "Digo aos trabalhado-res que conheçam de perto os projetos do sindicato,sua estrutura e seus benefícios, e assim possam par-ticipar cada vez mais, se associando e garantido umamelhor representatividade do setor."

Dorvalino nasceu dia 28 de fevereiro de 1955,em Bento Gonçalves, cidade na qual sempre viveu."Gosto muito de Bento Gonçalves", garante. Casadocom Aneli Pastorello, é pai de Igor e Diego.

Tendo como principal função representar deforma atuante e positiva os trabalhadores do seg-mento metalúrgico, defendendo seus interesses,o Stimmme busca constante atualização sobre ascondições do setor no contexto nacional para ga-rantir a qualidade do futuro de seus associados.Prova disso é a participação da entidade em doisimportantes encontros nacional e estadual. Umdeles foi o 1° Congresso Da Confederação Nacio-nal Dos Trabalhadores Metalúrgicos Do Brasil, re-alizado nos dias 06 e 07 de junho em Praia Gran-de, São Paulo.

O encontro teve como objetivo definir os ru-mos da categoria até 2009, entre elas a propostados sindicalistas de unificar a data-base dos me-talúrgicos em todo o país. Na oportunidade tam-bém foram discutidos temas como contrato cole-tivo de trabalho; condições de trabalho, saúde,higiene e segurança nos locais de trabalho; jor-nada de trabalho de 40 horas; reforma sindical;qualificação da mão-de-obra; liberdade à açãosindical; reforma trabalhista e tributária e coo-perativas.

Participaram do Congresso cerca de 1,2 mil de-legados sindicais de todo o Brasil, representandoum milhão e duzentos mil trabalhadores Metalúr-gicos ligados a CNTM (Confederação Nacional dosTrabalhadores Metalúrgicos). O Sindicato foi re-presentado por Deoclides Dos Santos, Nelson Me-negotto, Lucindo Rubbo, Inácio Lazzarotto, Dor-valino De Toni, Bernardino Prestes De Souza, Zeo-nir Marcante e Clarisse De Fátima Dos Santos.

Sindicato participa de encontros sobre o futuro do trabalhador

NO ESTADOJá em âmbito estadual, o Stimmme, representado por Nelson Menegotto,

participou do 5° Congresso Estadual da Força Sindical do Rio Grande do Sul,realizado em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de agosto. O congresso foi palcopara discussões relacionadas à luta pelo desenvolvimento do Estado e dos tra-balhadores gaúchos, à reforma sindical e trabalhista, à grande crise que aba-teu sobre os setores metalúrgico, mecânico, máquinas agrícolas, couro, calça-dos e moveleiro no Rio Grande do Sul.

Festa com mateada naAbastecedora Décio

O Stimmme convida seus associados para participar da festa dia 30 de setembro naAbastecedora Décio. O Sindicato participa da promoção com um espaço exclusivoonde será prestado atendimento odontológico gratuito a todos os presentes.

Haverá sorteio de diversos brindes para o público, brincadeiras e apresentaçõesmusicais. Outra atração é o “Dia da Qualidade Total”, promoção da ESSO, queestará disponibilizando serviços de lubrificantes e testes de controle atravésdo CQT ESSO (Controle de Qualidade Total), com sorteio de brindes e pro-moção especial no valor do combustível.

Traga a cuia e a bomba que a água quente e a erva mate serão porconta da Jacutinga. Participe da mateada e vamos juntos fazer umagrande festa na Abastecedora Décio.

Data: 30 de setembro de 2006Horário: das 9 às 16h30minLocal: Abastecedora Décio, na rua Salgado Filho

Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3452-2003

Diretores do Stimmme marcaram presença no 1° Congresso Da Confederação Nacional Dos TrabalhadoresMetalúrgicos Do Brasil

0702

Bertolini confraterniza em costelão

Alegria comandou Festa Junina

SEDE CAMPESTRE

Música, fo-gueira, brinca-deiras, casamen-to caipira e mui-ta comida típica,como pinhão, pi-poca, quentão,cachorro quentee amendoim fo-ram as atraçõesda primeira Fes-ta Junina promo-vida pelo STIMM-ME, no dia de SãoJoão, (24) de ju-nho, na sede

campestre. A comemoração contou com a participação de maisde 850 pessoas, entre associados da categoria e seus familia-res, que receberam ingressos gratuitos e puderam se deliciarlivremente com as guloseimas durante toda a noite.

“Procuramos organizar encontros voltados à família do asso-ciado, promovendo sua integração com a entidade. Fiquei im-pressionado com a participação dos trabalhadores nessa come-moração e estou muito feliz com o sucesso na realização demais uma grande festa. Com certeza esse evento já está emnosso calendário anual de promoções”, enfatizou o presidentedo STIMMME, José Elvio Atzler de Lima.

As brincadeiras foram uma atração à parte: cadeia, pesca-ria, jogo das argolas e o jogo de dardos envolveram os convida-dos. Como não pode faltar em uma festa junina, o tradicionalcasamento caipira foi interpretado por integrantes da direto-ria e colaboradores do Sindicato. A quadrilha deu a partida para

Primando pelo bomrelacionamento entre oscolaboradores, todos osanos a Bertolini confra-

terniza com os integran-tes da Cipa e da Brigada

de Incêndio da empresa.Participam da festividade os

membros da atual gestão e os novosintegrantes da diretoria da Cipa, renovadosa cada ano, além da Brigada de Incêndio daempresa. Neste ano, a festa foi um costelãorealizado dia 05 de agosto na sede campes-tre do Sindicato. Mais de 150 pessoas parti-ciparam do almoço.

Crianças ganham parque nasede campestre

Com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para di-versão das crianças na sede campestre, o STIMMME inauguraum parque infantil com vários brinquedos que prometem fa-zer a festa dos pequenos. Para comemorar mais essa conquis-ta, no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a diretoria doSindicato vai distribuir balas e balões, festejando com muitasbrincadeiras e alegria o novo espaço direcionado às crianças.

o início da festa e foi acompanhada pela queima de fogos edanças junto à grande fogueira preparada para o encontro. Aolongo da festividade, o conjunto Som da Serra animou os convi-dados.

Cenário caipiraA sede campestre sofreu uma verdadeira transformação para

a Festa Junina. A fim de deixar os convidados no clima junino,cinco quiosques foram preparados para a realização das brin-cadeiras, bem como a igreja para o casamento. Todo o cenáriofoi coberto com galhos de vassoura, no melhor estilo caipira.Além disso, a decoração chamou a atenção pelas luzes e ban-deirolas que deixaram a sede campestre do STIMMME ainda maiscaracterizada. Na entrada, tochas iluminavam o caminho quedava acesso a festa.

Palavra do Presidente

Presidente: José Élvio Atzler de LimaVice-Presidente: Deoclides dos SantosDiretor Administrativo: Nelson MenegottoDiretor Formação Política Sindical: Ademar BressanDiretor Divulgação Cultural e Lazer: Antônio Danilo BraunDiretor de Finanças: Lucindo RubboDiretor Adjunto de Finanças: Inácio Lazzarotto

Diretoria – Gestão 2005/2009

Suplentes Dorvalino de Toni, Ademir Ferlito, Denis Braun,José A. dos Santos, Irajá Cabral Piegas

Conselho FiscalBernardino P. de SouzaAdemar LuciettoZeonir Marcante

Suplentes

Leoclides MariniFátima Pessutto

Delegados Repres.

José Élvio Atzler de LimaNelson Menegotto

Suplentes

Zulmir TarsoClarisse de F. dos Santos

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas IndústriasMetalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves

Rua Dom José Barea, 60 - Fone: (54) 3452-2003 - Bento Gonçalves - RS

www.stimmme.com.br

Coordenação: Exata Comunicação e Eventos - Fone: 3055-2225

Editoração: Ricardo Passarin - Fone: 3451-8924

Tiragem: 3.500 exemplares Distribuição: Gratuita

Estamos pas-sando da metadedo ano e já acu-mulamos umagrande satisfa-ção: consegui-mos formalizartodas as conven-ções coletivas,sendo que nãoatingimos os ín-dices reivindica-dos pela categoria mas entendemos que isso éresultado da situação que o país vive hoje.

Esperamos, sinceramente, que haja melho-ras para os próximos anos, e temos em nossasmãos a oportunidade para gerar essa mudançapositiva.

No dia 1º de outubro ocorrem as eleições etemos o dever de escolher os administradoresno nosso país. Peço a todos os trabalhadores queanalisem com atenção e votem de forma cons-ciente. Esse é o momento de mostrarmos se es-tamos satisfeitos com a atual situação ou indig-nados, e assim exigir mudanças imediatas. O votode cada um é importante e tem força para con-quistar um país justo. É a hora de todos contri-buirmos por uma sociedade melhor.

Nesse período também estamos iniciando ospreparativos para a festa de final de ano, quea partir de agora será realizada sempre no mêsde março. Em dezembro, sofríamos com a au-sência de muitos companheiros, principalmen-te porque naquele mês as empresas costumamrealizar suas confraternizações. A idéia de fa-zer essa mudança já existia. Este ano, por oca-sião das festividades dos 40 anos do Sindicato,decidimos aproveitar a oportunidade e reali-zar uma festa única – e de proporções aindamaiores, com sorteio de muitos prêmios, in-clusive de um carro zero km. Desde já faço oconvite para que todos os associados partici-pem dessa confraternização tão importantepara a família STIMMME.

J o s é Él v i o A t z l e r d e L i m a

Rindo com o presidenteNo final do mês, o dono da empresa queren-

do testar a confiança de um funcionário coloca20 reais a mais no seu salário. Passa o tempo eo funcionário não relata nada. Chegando nopróximo mês, o patrão resolveu colocar 20 re-ais a menos. Quando o funcionário recebeu, fi-

cou bravo e foi a sala do seu patrão imediatamente, dizendo que o salárioestava errado. O patrão diz:

- E por que você não falou comigo no mês passado?E o funcionário responde:- Erar uma vez eu aceito, mas duas não.

O STIMMME formou aproximada-mente 300 alunos no curso de infor-mática. Agora, eles dominam progra-mas como Windows, Word, Excel, IPD,sabem digitação e têm conhecimen-tos sobre Internet, Access, PowerPo-int, CorelDraw, PageMaker e FrontPa-ger. A entrega dos certificados aos 40alunos da sub sede do Sindicato deNova Bassano, foi no dia 10 de junho,seguida por um coquetel de confra-ternização. No dia 18 de agosto foi a

Sindicato forma turmasde informática

Formatura do curso de informática em Veranópolis

Formatura do curso em Nova Bassano

vez de Veranópolis formar sua primei-ra turma: 250 alunos receberam di-ploma e também participaram de umaconfraternização no refeitório da em-presa ER Amantino. O presidente doSindicato falou da satisfação em rea-lizar o primeiro curso de informáticana cidade, dos benefícios oferecidose dos projetos futuros que o STIMM-ME pretende implantar. Depois da en-trega dos certificados, todos partici-param de um coquetel.

08

Ano V - Edição 17 - Setembro/2006Filiado a Força Sindical e CNTM

O ano de 2007 será especial para o Sindicato dos Trabalhadoresnas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, por-que, em março, a entidade comemora 40 anos de tradição e con-quistas. Para festejar a data, a diretoria está empenhada em or-ganizar uma grande festa. O objetivo é realizar um evento únicopara comemorar o final de mais um ano e, ao mesmo tempo, os 40anos de fundação do STIMMME. A festa já está agendada para mar-ço de 2007, por ocasião das festividades do aniversário do Sindi-cato. “O evento que estamos planejando terá grande repercussãoe contará com a participação dos trabalhadores em sua organiza-ção”, adianta o presidente do Sindicato, José Elvio Atzler de Lima.Também será responsabilidade dos trabalhadores do setor coor-denar o almoço, que deve ser servido nas mesas. As reuniões paraformar as comissões e discutir sobre as atrações da festividadeiniciam em setembro.

Muitas novidades prometem atrair os trabalhadores do setor me-tal-mecânico para a festa, que deverá ficar na história do sindica-to. Outras informações e a programação completa serão divulgadasposteriormente e através do site www.stimmme.com.br

SORTEIO DE PRÊMIOS E ATRAÇÕESOs associados vão receber uma revista contando a trajetória do

STIMMME em seus 40 anos de história. O material já está em fase

Festa de final de ano será realizada em marçode produção e será entregue após o evento. Além disso, umadas principais atrações do encontro será o sorteio dos tradi-cionais prêmios, entre eles geladeiras, microondas, televi-sores e máquinas de lavar. O grande destaque da festa seráo sorteio de um automóvel zero km para os associados. Paraparticipar do sorteio dos prêmios, o trabalhador precisa es-tar associado há pelo menos 90 dias no STIMMME. A comprados prêmios será feita a partir dos resultados de uma licita-ção com as lojas da cidade, vencendo aquela que apresentaro menor valor. O automóvel popular será adquirido a partirde uma negociação com as concessionárias filiadas ao sindi-cato: Via Bento, BG Veículos, Feltrin Dall’Onder e GambattoSul. Na próxima edição do informativo será divulgado a mar-ca e o modelo vencedor. As fotos que aparecem nessa maté-ria são meramente ilustrativas.

ESCOLHA DA RAINHAOutra novidade no calendário de festividades promovidas

pelo STIMMME é a definição sobre a escolha da Rainha dosMetalúrgicos: o evento será realizado a cada dois anos, emuma festa exclusiva. A festividade marcará a eleição da maisbela trabalhadora do setor metal-mecânico e deverá seragendada para o segundo semestre de 2007.

Um carro zero km e muitos prêmios serão sorteados na festa dos 40 anos do STIMMME.Quem quiser concorrer precisa se assoaciar com pelo menos 90 dias de antecedência.

O telefone é 3452-2003.

ESCRITÓRIO CAINELLI DE ADVOCACIA

Bento GonçalvesRua General Osório, 248 - Centro(próximo ao Hospital Tacchini)

Fone 54.34521906e-mail:[email protected]

Nova PrataAvenida Borges de Medeiros, 846

(em frente a Igreja Matriz).

EM VERANÓPOLIS E NOVA BASSANOATENDEMOS NAS SUB-SEDES DO SINDICATO.

1º) Quem tem direito?Todo segurado que for consideradoincapaz de reabilitar-se para o exer-cício de atividade que lhe garanta asubsistência. A verificação da condi-ção de incapacidade deve ser atesta-da pelo médico do paciente e subme-tida à confirmação por exame médi-co-pericial a cargo da previdênciasocial, podendo o segurado, à custa,fazer-se acompanhar à perícia por seumédico. Comprovada a incapacidade,e negado o pedido de aposentadoriapor invalidez pelos médicos peritos doINSS, existe a possibilidade do segu-rado requerer o benefício através deação judicial.

2º) Pode o segurado aposentar-sepor invalidez em razão de doençaou lesão já existente quando do iní-cio do pagamento do INSS?Não tem direito a aposentadoria porinvalidez o paciente que restar in-capacitado para o trabalho por do-ença ou lesão já existente antes decomeçar pagar INSS, salvo quando aincapacidade for decorrente de pro-gressão ou agravamento dessa do-ença ou lesão.

3º) Qual o valor da aposentadoriapor invalidez?A aposentadoria por invalidez consis-tirá numa renda mensal correspon-dente a 100% (cem por cento) do sa-lário-de-benefício do segurado.

4º) Em caso de necessidade de auxí-lio de terceiro, é devido algum acrés-cimo ao aposentado por invalidez?Sim. O valor da aposentadoria por in-validez do segurado que necessitar daassistência permanente de outra pes-soa será acrescido de 25% (vinte e cin-co por cento).

APOSENTADORIAPOR INVALIDEZ

Quando falamos sobre saúde bucal, temos que ter em mente que a preven-ção é tão importante quanto o tratamento, pois é o que evita que os proble-mas ocorram. Se não tivermos uma higiene adequada, problemas desagradá-veis, como dor ou inchaço na gengiva podem nos pegar de surpresa.

Normalmente, quando sentimos dor em um dente, é porque estamos comcárie. Geralmente, ela acontece devido à uma higiene bucal ruim, ao consu-mo excessivo de doces e conseqüentemente ao acúmulo de placa bacterianano dente (aquela “massinha” amarela grudada no dente). Para evitar que acárie ocorra, basta diminuir a freqüência de ingestão de doces e ter o hábitode limpar bem os dentes após as refeições e antes de dormir.

Junto com a placa bacteriana, o tártaro (crostas amarelo – escuras ou mar-rons grudadas normalmente na parte de dentro dos dentes) pode agravar oproblema na gengiva, fazendo com que ela fique inflamada e inchada e sedesloque para baixo. Isto poderá fazer com que o osso que segura o dente“desmanche” e o dente caia, em casos mais graves.

Para fazermos uma boa higiene, não basta apenas escovarmos os dentescorretamente. Precisamos também utilizar fio dental sempre, pois a escovanão consegue limpar entre um dente e outro, apenas o fio. Podemos também,fazer bochechos diários com flúor (a partir dos 06 anos), ele deixará os dentesmais fortes, criando uma barreira protetora contra a cárie. Converse com odentista e veja o seu caso.

Lembramos que sempre que você estiver com alguma dúvida, conte com osdentistas do STIMMME, o Dr. Roberto e a Dra. Shana. Queremos ver seu sorrisosempre bonito e saudável!

Dicas para umsorriso saudável

DRA SHANA DE AZEVEDO FEDATTOCIRURGIA-DENTISTA

Fórum Sindical pede correção deimpostos ao Ministro do Trabalho

Aproveitando a visita do Ministro doTrabalho, Luiz Marinho, a Bento Gon-çalves, o Fórum Sindical dos Trabalha-dores do município entregou um docu-mento ao político solicitando maisatenção à tabela do imposto de renda.

Representando o Fórum Sindical, os presidentes de Sindicatos Eliana Passarin, José Elvio Atzler de Lima e OclairSanches entregaram documento ao Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

O texto, assinado por dez sindicatos,entre eles o STIMMME, reivindica a cor-reção da tabela para maior justiça so-cial com os trabalhadores do país eampliação das deduções com gasto emeducação e saúde.