Por mais difícil que seja, fale sempre a...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Por mais difícil que seja, fale sempre a verdade “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (At 5:3). Q uando falamos a verdade a alguém, quando somos sinceros, quem nos ouve nem sempre está preparado para receber a ver- dade. Vivemos num mundo extremamente hipócrita, onde as pessoas só falam o que os outros querem ouvir e evitam ouvir aquilo que as desagrada. Estamos acompanhando atônitos os mais recentes es- cândalos na política brasileira, envolvendo políticos de vários escalões, além de pessoas das mais diferentes camadas da sociedade. Absurdos aos poucos vão sendo revelados nas comissões parlamentares de inqué- rito instauradas pelo Congresso Nacional. Nas CPIs, além de todas as de- núncias podemos também assistir a um “show” de hipocrisias, em que ouvimos coisa como “Vossa excelência é um ladrão!”. Falar a verdade é sempre o melhor caminho. Ser verdadeiro está liga- do diretamente com nossa sinceridade. Diz o velho ditado que a verdade dói! Sim, é verdade! Quando alguém tem a coragem de apontar para ou- tra pessoa algo que nela precisa ser melhorado ou corrigido, quem ouve a crítica invariavelmente se sente agredido ou injustiçado, mesmo que nada além da verdade tenha sido dito. O que acontece muitas vezes é que a maioria das pessoas não tem a coragem de dizer a verdade, porque isso gera confronto de opiniões. Quem fala se compromete com o ouvin- te, pois está se expondo e assumindo o risco de ser mal interpretado. Ao dizermos a verdade para alguém, necessariamente nos envolvemos com quem a ouviu. Uma vez que falamos o que ninguém fala, automaticamen- te nos envolvemos com o problema, com a situação ou com a pessoa. A passagem bíblica de Atos cita- da acima nos relata um momen- to em que a verdade foi deixada de lado. Ananias e Safira, com a intenção de causar uma boa impressão, ainda que falsa, aos apóstolos, disseram ter vendido uma propriedade e dado todo o dinheiro a eles. Mas isso não era BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 422 • 17 DE JUNHO DE 2012

Transcript of Por mais difícil que seja, fale sempre a...

Page 1: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Por mais difícil que seja, fale sempre a verdade

“Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (At 5:3).

Quando falamos a verdade a alguém, quando somos sinceros, quem nos ouve nem sempre está preparado para receber a ver-dade. Vivemos num mundo extremamente hipócrita, onde as

pessoas só falam o que os outros querem ouvir e evitam ouvir aquilo que as desagrada. Estamos acompanhando atônitos os mais recentes es-cândalos na política brasileira, envolvendo políticos de vários escalões, além de pessoas das mais diferentes camadas da sociedade. Absurdos aos poucos vão sendo revelados nas comissões parlamentares de inqué-rito instauradas pelo Congresso Nacional. Nas CPIs, além de todas as de-núncias podemos também assistir a um “show” de hipocrisias, em que ouvimos coisa como “Vossa excelência é um ladrão!”.

Falar a verdade é sempre o melhor caminho. Ser verdadeiro está liga-do diretamente com nossa sinceridade. Diz o velho ditado que a verdade dói! Sim, é verdade! Quando alguém tem a coragem de apontar para ou-tra pessoa algo que nela precisa ser melhorado ou corrigido, quem ouve a crítica invariavelmente se sente agredido ou injustiçado, mesmo que nada além da verdade tenha sido dito. O que acontece muitas vezes é que a maioria das pessoas não tem a coragem de dizer a verdade, porque isso gera confronto de opiniões. Quem fala se compromete com o ouvin-te, pois está se expondo e assumindo o risco de ser mal interpretado. Ao dizermos a verdade para alguém, necessariamente nos envolvemos com quem a ouviu. Uma vez que falamos o que ninguém fala, automaticamen-te nos envolvemos com o problema, com a situação ou com a pessoa.

A passagem bíblica de Atos cita-da acima nos relata um momen-to em que a verdade foi deixada de lado. Ananias e Safira, com a intenção de causar uma boa impressão, ainda que falsa, aos apóstolos, disseram ter vendido uma propriedade e dado todo o dinheiro a eles. Mas isso não era

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 422 • 17 DE JUNHO DE 2012

Page 2: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

verdade; eles haviam dado apenas uma parte do dinheiro. O texto é mui-to forte, pois o casal pagou com a vida por aquela mentira.

Durante seu ministério, Jesus foi categórico ao afirmar que a verdade é fundamental na vida do cristão e que tem o poder de libertar. Afinal, Ele é a verdade e o caminho que leva à vida.

Somos desafiados nas diferentes áreas de nossa vida a optar pela verda-de. Por mais que algumas vezes isso seja difícil, temos de buscar em Deus a sabedoria e o discernimento necessários para dizermos todas as ver-dades que precisam ser ditas. Basta que o façamos em amor, por amor e com amor. É possível nosso interlocutor não goste do que está ouvin-do, mas a vida nos mostra que, cedo ou tarde, a verdade sempre produz bons frutos, gerando mudança de atitude ou de comportamento, corre-ção de falhas ou erros e amadurecimento.

Pode parecer estranho ter de dar essa orientação, mas se faz necessário: fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade de fé, temos de ser um exemplo para esse mundo hipócrita. Fale a verdade seja a quem for e evite melindres. Se pregamos que somos uma igreja de amor, temos a obrigação de falar a verdade uns aos outros, não importa se o irmão ou irmã tem pouco ou muito tempo de igreja, se é um líder ou não. Sobretu-do, nunca deixe de ser sincero(a) com os pastores, pois nós não evitamos

falar a verdade à igreja. Que Deus possa nos capaci-tar a sermos pessoas cada vez mais sinceras e transpa-rentes, que falam a verdade, que edificam e honram o nome do Senhor.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

“Sempre que você tem a verdade, ela precisa ser transmitida com amor, ou a mensagem e o mensageiro serão rejeitados.” Mahatma Gandhi, líder político e pacifista indiano (1869-1948)

Opinião

Crentes globais, a gente vê por aqui!A emissora mais popular do Brasil apela mais uma vez e os cristãos se sentem desrespeitados. Mas isso já não era previsível ?

Um dos assuntos mais comenta-dos na mídia cristã nos últimos dias foi o fato de os cristãos se sentirem ofendidos pela Rede Globo de Televisão, por causa da cena de nudez de uma personagem evangélica da novela Avenida Brasil. Artigos, comen-

Page 3: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

tários, críticas e muita perplexidade com o fato de a Globo ter ultrapassa-do todo e qualquer limite de respeito com o público evangélico. Líderes cristãos se manifestaram e, em meio a tantas vozes, eu me pergunto: por que tanta surpresa?

Já não é de hoje a criação de personagens caricatos ofendendo evangé-licos. Sátiras, críticas, ofensas, e o ibope nas alturas. Brasileiro é um povo omisso, que não se manifesta nem em relação à política do próprio do país. Então muito me espanta essa sensação de ofendidos. Afinal, não é a primeira nem será a última vez que veremos isso na mídia secular.

Todo mundo está cansado de saber que a base religiosa da Globo é espí-rita ou, como rotularam agora, espiritualista, e que eles só respeitam os católicos por questões financeiras e políticas.

Resumindo, evangélicos nunca serão bem-vindos à emissora, a não ser que os donos lucrem alguns milhares de reais com eles, como no caso do festival Promessas. Não estou falando dos músicos cristãos que parti-ciparam do festival, e sim da emissora que produziu e produzirá novas edições do evento. Creio, sim, que Deus pode mudar vidas por meio des-ses eventos anuais, pois Ele é Deus, e quem sou eu para definir onde Ele manifestará Sua glória?

A questão é que hoje existem vários canais televisivos cristãos – pouco atraentes, diga-se –, os quais, tanto quanto a Globo, estão mais preocu-pados com os cifrões ($$$), e ainda por cima usando descaradamente o nome de Deus para faturar.

Evangélicos perderam a credibilidade perante a mídia secular e entre seus próprios seguidores. Escândalo atrás de escândalo manchando o nome de milhares de fiéis, e a generalização faz a festa.

Aí entra a Globo, jogando tudo isso na nossa cara, por meio de uma personagem despida, e nos sentimos ofendidos. Moralmente sim, passa-ram dos limites. Mas vamos colocar a mão na consciência, né? Em que mundo, ou melhor, em que igreja vivemos? Na sua igreja só há pesso-as perfeitas? Sem vícios, problemas ou coisas do gênero? Sim, a cena foi apelativa, porém milimetricamente calculada para produzir todo esse burburinho que está acontecendo.

E, mais uma vez, o ibope nas alturas, composto principalmente por evan-gélicos que adoram uma polêmica. Ouça qualquer rodinha de “crentes” na rua e constate que, infelizmente, na maioria das vezes estão falando de novelas e desses programas que, no mínimo, provocam lavagem ce-rebral. Como já dizia Helena Tannure, apresentadora de TV evangélica: “Ligue sua TV, assista um reality show e o que você tem é uma hemor-ragia do inferno na sua casa, deturpação de Satanás e destruição para sua família”.

Page 4: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

Por que o Big Brother Brasil já tem mais de uma década? Um programa com desconhecidos, que ficam o dia inteiro sem fazer nada e, quando fazem, estão alterados física e emocionalmente: barracos, porres, pega-ção. E, assim, a cada dia brota um novo programa de péssima qualidade para nos alienar. E por quê? Porque assistimos a eles; somos o fermento que dá longa vida a eles.

Enquanto houver público para rir ou chorar, sempre haverá um novo pa-lhaço, uma nova piada, uma nova tragédia. Ou seja, nós, o público, so-mos o fator principal para mudar isso!

Por Carla Stracke Pimentel

“Considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém na sala liga o aparelho, vou para o quarto ler um livro.” Groucho Marx, comediante e ator norte-americano (1890-1977)

Reflexão

Salmo 104 – As obras de Deus na natureza“Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste” (Sl 104:24).

Para C.S. Lewis, o salmo 104 ex-pressa a satisfação do salmista dian-te da natureza. Ele começa pela narrativa da criação em Gênesis 1, seguindo mais ou menos a mesma ordem, e descrevendo, com gran-de beleza poética, como Deus fez e sustenta os céus e a terra (v.1-9).

Na segunda metade do salmo, o salmista mostra como Deus providencia alimento, bebida e abrigo aos passarinhos e aos animais selvagens da ter-ra (v.10-23). Ecologia talvez seja um termo excessivamente científico para ser aplicado aqui, mas, sem dúvida, é a isto que o autor está se referindo. Ele está maravilhado com a forma como Deus ajustou os recursos da na-tureza às necessidades dos seres vivos e vice-versa.

Alimento e preservação da vida são necessidades básicas de todas as criaturas, e o salmista atribui a primeira à mão aberta de Deus e a se-gunda ao sopro reanimador do fôlego de Deus. Quando Ele esconde o seu rosto, o fôlego lhes é retirado. Para os nossos ouvidos modernos, isso talvez soe singelo demais. É claro que a linguagem do salmista é figura-tiva, tanto pelo uso de recursos poéticos quanto pelas imagens antropo-mórficas.

Mas, por trás dessas imagens, a verdade de Deus permanece. Deus, o Criador, é o Senhor da sua criação. Ele não abdicou de Seu trono. Ele

Page 5: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

governa sobre toda a criação. Nenhum cristão pode ter uma visão me-canicista da natureza. O universo não é uma máquina gigante que ope-ra por leis inflexíveis. Assim também, Deus não está sujeito a nenhuma de suas leis. O termo “lei da natureza” é apenas uma expressão conven-cional que denota a consistência da obra de Deus. Ele está vivo e ativo no mundo que Ele criou, e dependemos d’Ele para nos dar “vida, fôlego e as demais coisas” (At 17:25). Assim, é correto agradecer a Deus não só por Ele ter nos criado, mas também por preservar nossas vidas.Por John Stott, em “A Bíblia Toda, o Ano Todo”

Avisos

Cada Metodista um Missionário, Cada Missionário um Discípulo

30/6, às 20h00 | 1/7, às 9h00 e às 19h00

2ª. Conferência MissionáriaConferencistas:

Rev. Luís Carlos Lima Araújo, pastor da I.M. em Vila Mariana;

Revda. Joana d’Arc Meireles, secretária-executiva para Vida e Missão

Sinval Filho,vice-presidente da Confederação Metodista de Jovens.

Dízimos e ofertas“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colo-carei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é funda-mental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, de Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da

D. Herodias Dias da Silva, da D. Jardivina (mãe da Marilene), da D. Judith e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

• Por Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e família;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Page 6: Por mais difícil que seja, fale sempre a verdademetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06-17.pdf · fale a verdade dentro da igreja. Nós, como comunidade

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª FeiRA 4ª FeiRA 6ª FeiRA doMingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Aniversariantes17/6 Ricardo Paplovskis Pinto;18/6 Elizabeth Hatsue Wada Longatti;19/6 Davi Gerson Franco Garcia;22/6 Rodrigo Mateus de Brito e

Sônia Regina Rodrigues Marques

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (17/6) PRÓX. DOMINGO (24/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Danilo/Tiago Edward/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Patrícia Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marcão Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Flávia Gonçalves Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura