Por Que o Ser Humano Primitivo Era Mais Feliz.

1
PORQUE O SER HUMANO “PRIMITIVO” ERA MUITO MAIS FELIZ. Há 60 mil anos surgiu, na África, uma nova espécie de primata: o Homo sapiens sapiens. Essa espécie logo se espalhou pelo mundo e viveu durante muito tempo como nômade caçador-coletor, o que significa que não se fixava em nenhum lugar específico, mas estava sempre rodando e sobrevivendo da caça e da coleta de alimentos. Esse estilo de vida pode parecer precário, mas na realidade não é. O ser humano pode se alimentar de quase qualquer coisa, o que significa que alimento não é um problema se você souber onde procurar (e eles sabiam). Por essa razão não eram necessárias mais do que três horas de trabalho diárias para se ter comida farta e variada. 3 HORAS! O resto do dia era gasto em eventos sociais, na companhia de familiares e amigos, com abundância de alimentos e com um céu estrelado todas as noites. Apesar da expectativa de vida ser cerca de metade da moderna (40 anos vs. 80 anos), a saúde daqueles seres humanos era muito mais forte do que a nossa, feita para resistir à hostilidade da natureza sem que fossem necessários antibióticos ou anti- inflamatórios. E assim se viveu durante 144 mil anos. ----------------------------------------------------------?----- ------------------------------------------------------- Hoje trabalhamos, no mínimo, 8 horas por dia. Mais algumas horas gastas com transporte, afazeres domésticos e higiene pessoal e o que nos sobra são breves momentos para aproveitarmos com os amigos e familiares, mas que muitas vezes desperdiçamos na frente da TV ou de um computador. Possuímos uma medicina avançada, é verdade, mas de que vale viver 80 anos com um constante sentimento de insatisfação? Ainda arrisco dizer que naquela época não existia suicídio. Mas é claro que nem tudo são flores e tenho consciência de que aquele estilo de vida devia ter suas provações, mas não consigo deixar de pensar que naquela época a vida devia ser muito mais florida do que é hoje. Pra ser sincero, eu os invejo.

description

Muitas pessoas acreditam que as sociedades humanas antigas eram piores do que as de hoje. Talvez por entenderem a prosperidade como consequência do desenvolvimento tecnológico. Muitos não percebem o custo de tal realidade: a perda de tempo livre. Tempo livre é visto como algo ruim, quando na verdade deveria ser estimulado.

Transcript of Por Que o Ser Humano Primitivo Era Mais Feliz.

PORQUE O SER HUMANO PRIMITIVO ERA MUITO MAIS FELIZ.H 60 mil anos surgiu, na frica, uma nova espcie de primata: o Homo sapiens sapiens. Essa espcie logo se espalhou pelo mundo e viveu durante muito tempo como nmade caador-coletor, o que significa que no se fixava em nenhum lugar especfico, mas estava sempre rodando e sobrevivendo da caa e da coleta de alimentos. Esse estilo de vida pode parecer precrio, mas na realidade no . O ser humano pode se alimentar de quase qualquer coisa, o que significa que alimento no um problema se voc souber onde procurar (e eles sabiam). Por essa razo no eram necessrias mais do que trs horas de trabalho dirias para se ter comida farta e variada. 3 HORAS! O resto do dia era gasto em eventos sociais, na companhia de familiares e amigos, com abundncia de alimentos e com um cu estrelado todas as noites. Apesar da expectativa de vida ser cerca de metade da moderna (40 anos vs. 80 anos), a sade daqueles seres humanos era muito mais forte do que a nossa, feita para resistir hostilidade da natureza sem que fossem necessrios antibiticos ou anti-inflamatrios. E assim se viveu durante 144 mil anos.----------------------------------------------------------?------------------------------------------------------------Hoje trabalhamos, no mnimo, 8 horas por dia. Mais algumas horas gastas com transporte, afazeres domsticos e higiene pessoal e o que nos sobra so breves momentos para aproveitarmos com os amigos e familiares, mas que muitas vezes desperdiamos na frente da TV ou de um computador. Possumos uma medicina avanada, verdade, mas de que vale viver 80 anos com um constante sentimento de insatisfao? Ainda arrisco dizer que naquela poca no existia suicdio.Mas claro que nem tudo so flores e tenho conscincia de que aquele estilo de vida devia ter suas provaes, mas no consigo deixar de pensar que naquela poca a vida devia ser muito mais florida do que hoje.Pra ser sincero, eu os invejo.