Portal - Prof. Jorge : Coesão

9
COESÃO Coesão é a amarração entre várias partes do texto; na definição definição de Maria Thereza Fraga Rocco, considera-se “coesão como sendo a não íntima entre as partes de um todo”

Transcript of Portal - Prof. Jorge : Coesão

Page 1: Portal - Prof. Jorge : Coesão

COESÃO

Coesão é a amarração entre várias partes do texto; na definição

definição de Maria Thereza Fraga Rocco, considera-se “coesão como sendo a não íntima entre as partes

de um todo”

Page 2: Portal - Prof. Jorge : Coesão

Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar (aqui) ou o tempo (agora) em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado (eu/tu). São dêiticos: os pronomes pessoais que indicam os participantes; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo (agora, hoje, amanhã, etc.); os demonstrativos (aqui, lá, este, esse, aquele, etc). Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação.

Por exemplo, um bilhete com a mensagem: Eu quero que você vá hoje ao meu escritório. O termo 'hoje' perde o sentido, se não houver um referencial da data em que o bilhete foi escrito. Também o pronome 'eu' deve estar, certamente, explícito no contexto, caso contrário, ninguém sabe a quem se refere. Por isso, diz-se que o termo 'dêixis' significa ''apontar para'.

Page 3: Portal - Prof. Jorge : Coesão

O que você quer que eu faça com uma blusa assim?

Como é sua casa?

O termo 'assim' em (a) foi empregado deiticamente para representar a situação em que a 'blusa' se encontrava. Certamente a blusa está em péssimo estado e a palavra 'assim' aponta para isso. Assim como o advérbio interrogativo de modo 'como' indaga sobre características da casa, que certamente numa resposta apontaria para o predicativo do sujeito: minha casa é pequena e aconchegante.

Page 4: Portal - Prof. Jorge : Coesão

Os pronomes pessoais são palavras que têm sua carga significativa plena apenas quando relacionadas a um substantivo (já citado anteriormente ou que ainda será citado.) Isso significa que um pronome nunca tem autonomia e, por referir-se a outro termo, torna-se peça fundamental na “arquitetura” de um texto.

1 - Meus amigos, meus irmãos, cortai os lábios da mulher morena. Eles são maduros e úmidos e inquietos (Vinícius de Moraes)

Obs.: O pronome eles refere-se a um termo antecedente: os lábios da mulher morena, referência anafórica.

2 – Vós, meus amigos e meus irmãos, que guardais os meus cantos.

Obs.: O pronome vós refere-se a um termo que ainda será citado: meus amigos e meus irmãos, referência catafórica.

Page 5: Portal - Prof. Jorge : Coesão

3 – Os pronomes possessivos, além de representar posse, também fazem referência textual.

“Através do projeto, os professores podem usar o jornal de forma interdisciplinar. Eles pegam o jornal com seus diferentes temas e cadernos e aproximam o aluno da sua realidade.

4 – Os pronomes relativos, alem de retomarem um termo antecedente, via de regra introduzem uma oração subordinada e desempenham função sintática nessa oração. O incorreto emprego de pronomes relativos (o qual, que, cujo) desestrutura por completo um texto.

A república é ainda uma jovem de quatorze anos, cujos princípios estão em plena fase de consolidação sob o governo de Rodrigues Alves.

Page 6: Portal - Prof. Jorge : Coesão

5 – Os pronomes demonstrativos, no contexto textual, relacionam-se a uma pessoa do discurso e indicam a posição dos substantivos em relação ao que se declara dele:

Em campo, os jogadores retribuíram o interesse do público, da melhor maneira: balançando as redes. Foram 250 gols em 90 jogos, gerando uma média de 2,7. A torcida que mais vezes comemorou foi a do Sport. Este fez 40 gols, contra 38 do Náutico e 32 do Santa.

6 – Os pronomes indefinidos, como sabemos, são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:

que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro.

Obs.: O pronome outro refere-se a um termo antecedente: um galo, referência anafórica.

Page 7: Portal - Prof. Jorge : Coesão

No caso das palavras fóricas, isto é, de palavras que preenchem seu significado pela associação com um referente, como é o caso dos pronomes, o distanciamento entre eles (a palavra fórica e seu referente) pode provocar ambiguidade ou, até mesmo, ruptura da sustentação coesiva.

Page 8: Portal - Prof. Jorge : Coesão

7 – Os advérbios dão coordenadas sobre a localização no espaço e no tempo dos elementos a que se referem e que podem aparecer no contexto textual.

O parque não hospeda turistas. Uma boa dica é a Fazenda Santa Amélia que fica a 30km dali.

8 – A substituição com função de concisão evita a redundância na exposição das ideias, retomando uma palavra, frase, período com o emprego de termos como assim, o mesmo, também etc.:

E Bernardo Resende já avisou qual o próximo objetivo da seleção masculina de vôlei. “Ouro nos jogos de Atenas? Sim, esse é o nosso sonho, mas muitas equipes querem o mesmo. Então o sofrimento começará de novo.

Obs.: O pronome mesmo faz referência a querem ouro nos jogos de Atenas.

Page 9: Portal - Prof. Jorge : Coesão

Os conectivos – conjunções ou preposições – são responsáveis pela ligação de elementos lingüísticos (palavras, frases, orações, Períodos), podendo carregar ou não significado para as relações que fazem. As conjunções, assim como as preposições, não desempenham função sintática, o que ressalta seu papel de elementos conectores.

A artista plástica Sylvia Martins sempre quis viver em um barco. Contudo, enquanto o sonho não se realiza, a gaúcha de 48 anos vive debruçada sobre o azul do Arpoador, em um loft contemporâneo que conta até com uma cozinha em forma de proa, de frente para o mar

Ordenadores textuais – em resumo; por um lado; por outro lado; daí, então; para começar etc.

Se Por um lado a diretoria faz uma jogada de risco em apostar num treinador em inícios de carreira, mas com uma forte ligação com o clube, por outro lado, Mauro Galvão coloca a acomodação de lado e deixa de ser auxiliar técnico...