Portfolio

10
Escola Básica 2,3 de Ruy Belo Portfolio Ciências Naturais

Transcript of Portfolio

Page 1: Portfolio

Escola Básica 2,3 de Ruy Belo

Portfolio Ciências Naturais

Prof: Maria João Serra Tigza Migzates Nº26 8ºF

Page 2: Portfolio

Ciências naturais

Indice

Apresentação do meu portfolio…………………………….pg 3

Quem sou eu?..............................pg3

Este ano gostaria de………………pg6

Diário da minha aprendizagem pg6

Reflexão do portfolio……………..pg7

Page 3: Portfolio

Apresentação do meu portfolio

A parte do portfólio que mais gostei foi a parte do “quem sou eu” em que revelamos os gostos pessoais entre outras coisas. Na escolha dos trabalhos tive em conta aqueles que foram os primeiros, em que os fiz pela primeira vez que tive alguma dificuldade, também os que tive melhor e pior nota, para revelar um “melhor e pior” do meu ano lectivo a ciências naturais, e sem duvida o portfólio ajudou-me a ser mais organizado. Foi difícil para mim, porque tive de arquivar alguns trabalhos no meu portfolio e também tive de fazer algumas reflexões sobre o meu trabalho, este portfolio fez-me sentir uma maior responsabilidade pelos trabalhos a realizar, mas em geral pelos estudos. O portfolio é o melhor instrumento de avaliação, é o instrumento em que realmente se vê o nosso trabalho desenvolvido como estudante e permite ver aquilo que somos como estudantes, também distinguir os melhores dos piores.

Quem sou eu ?

Nome: Tigza Migzates Kamikazes Matz

Naturalidade: Queluz

Os meus gostos pessoais: Eu gosto muito de musica (rock, AC/DC), gosto de desporto especialmente futebol, o meu clube preferido é o Sporting, gosto

Page 4: Portfolio

de esparguete à bolonhesa, gosto de mulheres, o meu instrumento favorito é a guitarra.As minhas qualidades/defeitos: Sou simpático, brincalhão, social, teimoso, preguiçoso e desatento.A minha escola: Não gosto dela, as salas de aula estão mal mantidas (tectos cheios de humidade e com infiltrações), as instalações sanitárias estão mal limpas, sem condições de higiene e com certas regras da escola mal pensadas.Os meus sites preferidos: http://powerfootball.miniclip.comhttp://www.youtube.comhttp://www.abola.pthttp://www.ojogo.pthttp://www.record.pthttp://www.marionunes.blogspot.pthttp://www.acdc.comhttp://ez.mygames.pthttp://www.soccermanager.com

O meu educando: Com 14 anos efectivos a partir do próximo dia 5 (estou a escrever estas palavras no dia 1 de Junho), revela-se um adolescente que procura afirmar-se, no seu carácter, muitas vezes através de opiniões já muito definitivas e de certezas absolutas (próprio da idade). Nestas alturas consegue ser impetuoso demais, o que pode ser confundido com uma atitude mais agressiva, mas ao lhe darem a perceber tal situação, fica constrangido, porque na sua essência é respeitador.

Obviamente, o entretenimento é a sua prioridade das prioridades, o que leva algumas vezes a distrair-se em relação ao que deve ser o essencial, e a

Page 5: Portfolio

algumas repreensões por esse comportamento se reflectir na sala de aula.

..Tem enraizada uma cultura de conhecimento, que começa a rarear nos adolescentes. Quando se interessa por um assunto, pesquisa, muitas vezes exaustivamente, até sentir a sua curiosidade satisfeita. Esta qualidade leva-o a ter o que (orgulho de pai a expressar-se) considero uma cultura geral acima da média, muitas vezes até, penso que, superior à de alguns adultos. Tenho a certeza que esta qualidade quando bem aproveitada e espicaçada pode render muito mais a nível escolar, assim, os professores consigam estimulá-lo e desafiá-lo para pôr essa curiosidade em prática, ao serviço do estudo.

Page 6: Portfolio

Este ano gostaria de…..

Este ano eu gostaria principalmente subir as notas que tive nestes primeiros períodos, gostaria de aprender mais sobre os animais, seres vivos e seus habitats, e para aprender e subir as notas tenho que estar mais atento nas aulas e não perturba-las.

O meu diário de aprendizagem

Este ano aprendi muita matéria nova em relação ao ano anterior, aprendi diversos conteúdos das rochas, minerais, animais e seres vivos, as suas relações entre eles e habitats.

Consegui aprender esta matéria através dos tpc das aulas de ciências, e relatórios ou outros projectos semelhantes.

Relatório de ciências naturais: Minerais e rochasEste trabalho consistiu em observar certos minerais rochas magmáticas, observar a sua cor, brilho, granularidade, aspecto laminado, etc e de seguida apontar, discutir os resultados no relatório, incluir também uma introdução teórica e no fim uma conclusão.Eu realizei este trabalho porque é uma forma de os alunos aprenderem os conteúdos e informações um pouco por si e também para se conseguirem organizar e habituarem-se a fazer estes trabalhos.Neste relatório aprendi as diferentes cores que os minerais e rochas podem ter, os seus nomes, o brilho, traço, dureza, clivagem ou fractura dos minerais e a granularidade, aspecto laminado e minerais presentes nas respectivas rochas magmáticas presentes no relatório.

Page 7: Portfolio

Aprendi neste trabalho como se deve observar os minerais e rochas para descobrir minerais presentes nas rochas ou para medir a dureza num mineral com certos materiais.Principalmente se eu fizesse este trabalho de novo, tinha mais atenção e corrigir os erros que tive ao apontar certas informações como o traço dos minerais e fazer uma melhor introdução teórica neste relatórioOs meus principais objectivos é conseguir boas notas nas disciplinas e se houver novos trabalhos do mesmo tipo aplicar-me melhor ainda do que com esteNeste trabalho acho que me saí até bem já que este foi o 1º trabalho deste género do ano inteiro a ciências naturais e com aplicação pesquisa e procedimentos consegui uma positiva.Penso que os meus colegas se esforçaram já que para muitos isto era novo para eles, mas infelizmente outros não tiveram a mesma preocupação e esforço que os demais. O meu encarregado de educação tem sido muito educador, ele tem-se preocupado pelas minhas boas notas e é exigente comigo quando não tiro boas notas. A professora ensinou e ajudou em certas formas a resolver o relatório, a professora é óptima a explicar, exigente e disciplinadora.

Em destaque gostava mais de aprender sobre os animais e os seus habitats.

Reflexão do Portfolio

Eu gostei de fazer este portfolio porque foi algo que para alem de me fazer mais organizado e responsabilizado, também foi um trabalho em que

Page 8: Portfolio

pude revelar como aluno, o meu trabalho, e aprendizagem. Houve uma parte em particular que gostei mais, em que foi o “quem sou eu” pois permitiu-me revelar gostos pessoais e mais sobre mim. Não fiz o meu portfolio muito a correr, pois eu comecei cedo a fazer o portfolio, logo nas ferias da Páscoa, para não ter que fazer “à pressa” para poder fazer um trabalho bom, e não “a correr”. Fazer o portfolio foi algo difícil, pois foi de muita responsabilidade e de longe nunca fiz nada parecido, e este trabalho pesa muito na minha nota, um equivalente a 5 testes sumativos.