portfolio

39

description

trabalho de conclusão do cadeira de portfolio, do curso de fotografia da unicap

Transcript of portfolio

Page 1: portfolio
Page 2: portfolio
Page 3: portfolio

joanafpires

Page 4: portfolio
Page 5: portfolio

eu não entendo. a fotografia é algo que me escapa. não é de hoje, mas de sempre. talvez do nosso primeiro encontro – que já não guardo na memória – esse desentender que persegue.e o mais desanimador é que nunca entenderei. mas me conforto na ignorância. compreender já não é mais problema, certa que fico de que não é possível descrever aquele resultado, apesar de tanta gente já ter tentado. porque o que eu vejo não é exatamente uma reação química, com seu sentido mais puramente retido. fico imune a tanto reducionismo, e quando vejo uma foto, vejo mais do que um simples registro.

fotografia, do grego, “desenhar com luz”, soa muito além do que qualquer cientificismo possa descrever. e tudo se mistura num ceticismo quase que místico.tenho medo da fotografia porque ela cabe em si. e nela cabem todas as coisas do mundo. num movimento que se assemelha por demais ao eterno retorno, que me foi quase impos-sível de digerir naquele livro de kundera*. porque é um ser (o mundo) que se condensa num estar (a foto), que vai fazer referência a um outro ser (o mundo fotografado). e assim naquele círculo vicioso que a gente sabe que é vida. mais parecendo que a gente está preso. sendo isso o que atordoa.

a fotografia é uma arte que captura, que prende. porque cada pedaço de gente dentro de uma foto está consumido em uma parte. e é um pedaço de gente a menos. como aquelas pessoas que não se deixavam fotografar porque acreditavam que a fotografia era capaz de lhes roubar a alma. e quem é que pode negar?penso nisso com mais intensidade ainda quando vejo uma pinhole, com toda a sua artesanal perspicácia. e me soa como se fosse possível a gente fazer as mãos em concha e, abrindo um tiquinho, capturar um pedaço de mar. depois chegar em casa, abrir as mãos com delica-deza “para não desmanchar” e dizer surpreso: mãe, olha o mar que eu trouxe pra você lá de calhetas.acho que vai ter um dia em que a gente vai poder fazer isso com cheiro e mandar um email: meubem, te mando aquele cafezinho que você tanto gosta. beijo.

Pois, quando vejo uma pinhole é quando me espanto com a idéia de que a memória não de-pende da mente, nem de pensar. porque uma foto de pinhole é como lembrança, numa lata de leite ou numa caixinha de fósforo. o fotógrafo é um furtador de momentos.

28 de julho de 2008

Page 6: portfolio

Ressaca, 2011

Page 7: portfolio

Boa Viagem, Recife, 2010

Page 8: portfolio

Destino, 2011

Page 9: portfolio

Contorno, 2011

Page 10: portfolio

Adaptação, 2011

Page 11: portfolio

Esquecimento, 2011

Page 12: portfolio

Apagão em Recife, 2010

Page 13: portfolio

Pedra do Sal, Rio de Janeiro, 2010

Page 14: portfolio

Parada da Diversidade, Recife, 2010

Page 15: portfolio

Parada da Diversidade, Recife, 2010

Page 16: portfolio

Jockey Clube, Recife, 2011

Page 17: portfolio

Jockey Clube, Recife, 2011

Page 18: portfolio

Jockey Clube, Recife, 2011

Page 19: portfolio
Page 20: portfolio
Page 21: portfolio

Boa Viagem, 2011

Page 22: portfolio

Moda com Erastos Vasconcelos, 2011

Page 23: portfolio

Moda com Erastos Vasconcelos, 2011

Page 24: portfolio
Page 25: portfolio
Page 26: portfolio
Page 27: portfolio
Page 28: portfolio

Imaginidade

Page 29: portfolio
Page 30: portfolio

Teoria do Apagamento

Page 31: portfolio
Page 32: portfolio
Page 33: portfolio

Ilustre Quem

Page 34: portfolio
Page 35: portfolio
Page 36: portfolio
Page 37: portfolio
Page 38: portfolio
Page 39: portfolio

Joana Pires faz parte do coletivo 7Fotografia, que mantém o blog http://setefotografia.wordpress.com em parceria com as fotógrafas Ana Lira, Isabella Valle, Pri Buhr, Maíra Gamarra e Val Lima. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e concluinte do curso de fotografia pela Uni-versidade Católica de Pernambuco. Atualmente, estuda Mídia e Estética no mestrado de Comunicação da UFPE. Está es-crevendo a dissertação “Imagens contemporâneas: novas for-mas de interação com a imagem digital”, com orientação da professora Maria do Carmo Nino. Tem medo de ser fotógrafa.